Guia da Suíça

Como chegar ao Matterhorn de trem

Em Zermatt está o Matterhorn, a montanha que estamos acostumados a ver estampando de caixas de lápis de cor Caran d’Ache e embalagens de Toblerone.

Junto com Interlaken, Zermatt está estruturada para receber com dignidade o turismo de massa. Nenhuma das duas tem pretensões aristocráticas, feito St. Moritz, Davos ou Gstaad.

Além da capacidade hoteleira e das condições perfeitas para esqui, trekking e alpinismo, as duas capitais alpinas têm como trunfo montanhas de cartão-postal. Em Interlaken ficam os montes Eiger, Mönsch e Jungfrau, este servido pela ferrovia mais alta da planeta, a Jungfraubahn.

matterhorn

É provável que você tenha que escolher entre um e outro para o seu périplo — mais tarde faço um post comparativo. Mas caso você faça questão de ir ao Pão de Açúcar e ao Corcovado suíços na mesma viagem, então me siga.

De Interlaken a Zermatt

A viagem entre Interlaken e Zermatt é um típico percurso pela região alpina da Suíça: lento e com baldeações, porém oferecendo belíssimas paisagens mesmo nos trechos (ou nos trens) que não são marketeados como panorâmicos.

Saímos de Interlaken Ost no trem das 14h para Berna; demos um oi novamente para o lago de Thun e descemos aos 21 do primeiro tempo, em Spiez. Ali esperamos quinze minutinhos e reembarcamos no trem que ia para Brig. Mais 26 minutos e descemos em Visp (em francês, Viège). Na estação já dava para ver cumes nevados muito próximos.

De Visp a Zermatt

Visp/Viège é o hub para todo mundo que queira subir a Zermatt. O último trecho é feito em trens que, apesar de servirem como transporte regular (afinal, mora gente em Zermatt e no caminho), já têm design panorâmico, mesmo na segunda classe.

O trem vai subindinho devagar — e você pode acompanhar o deslocamento pelo mapa impresso na sua mesinha (vários trechos panorâmicos vão oferecer a mesma comodidade). A viagem até Zermatt leva 1h05.

De Visp a Zermatt

Faltando 25 minutos você já consegue ver as montanhas do seu lado direito.

A penúltima estação, Täsch, é conectada a um gigantesco estacionamento: Zermatt é uma cidade onde carros particulares não circulam.

E então, duas horas e catorze minutos depois de deixar o pé do Jungfrau, já podíamos avistar o Matterhorn.

Zermatt

No dia seguinte a gente subiria até os melhores camarotes. Güentaí.

Ricardo Freire viajou à Suíça a convite do Swiss Travel System.

Leia mais::

Suíça alemã: Zurique x Lucerna x Berna

Suíça francesa: Montreux x Lausanne x Genebra

Lugano, Suíça à italiana

Estações alpinas: Interlaken x Zermatt x St. Moritz

Trens panorâmicos: como é o Glacier Express

Trens panorâmicos: como é o Bernina Express

Trens panorâmicos: como é a Golden Pass Line

Trens panorâmicos: como é a Jungfraubahn

Trens panorâmicos: como é o Wilhelm Tell Express

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    107 comentários

    Olá Ricardo, td bem?

    Tenho 6 dias para gastar na Suiça, com minhas filhas em: Zurique, Interlaken, Zermath e Lugano.

    Em face do curto espaço de tempo (02 a 08/04, pois, dia 08/04 deveremos retornar para Munique)gostaria de pedir sua valiosa sugestão sobre o roteiro que escolhemos.

    Queremos ir até o Top of Europe, conhecer os alpes e também pegar o Glacier Express. Ouvi falar no Swiss Golden Pass, MAS, como não teremos tempo para andar de barco e visitar Munseus, penso que não valeria a pena. Nesse caso o que você sugere em termos de acesso para esses lugares? Ou devo encarar o SGP mesmo?

    Não sabemos também como distribuir os dias para cada cidade. Qual a sua sugestão? Em termos de hospedagem, é mais econômico hospedagem nessas cidades ou em cidades vizinhas (quais?).

    Fique à vontade para sugerir qualquer outra coisa dentro desse PANORAMA que apresentei.
    Muitíssimo grata. Ângela

      Olá, Ângela! Golden Pass é o nome de uma linha de trem. O passe é o Swiss Pass e normalmente vale a pena, mesmo se você não aproveitar os descontos de museus. É um passe de locomoção.

      Fique dois dias em Interlaken e dois dias em Zermatt e vocês verão as mais belas paisagens alpinas suíças, sem precisar fazer linhas longas panorâmicas. Passem as outras duas noites em Lucerna ou Berna, que são cidades de porte médio, mais interessantes do que Zurique.

    Sim,
    claro!Muita ansiedade! E ja queria reservar os hoteis! Mas aguardo, pois sei q vale a pena! Obrigada!

    Ola, estou amando o blog de vcs!
    Sera que vcs poderiam me ajudar?
    Estou indo para europa em 22 de outubro. Farei londres, amsterdam e suica. Chego na suica dia 30 vindo de amsterdam de aviao. Ficarei em zurique. Primeiro gostaria de saber o melhor e mais em conta lugar para ficar em zurique.Depois ,gostaria de saber qual estacao de esqui mais proxima de zurique para ir e voltar em um dia (lembrando q sou iniciante no esporte! rs)
    E gostaria tb de saber se da para fazer um trem panoramico a partir de zurique.ficarei de 30out a 04nov qdo irei para paris de trem!
    Muuuito obrigada!

      Olá, Luana! O Ricardo Freire ainda não terminou de publicar toda a sua série da Suíça. Ao final da série haverá sugestões de itinerários. Você só vai viajar em outubro, pode esperar um pouquinho, não pode? 😀

    Obrigada pela ajuda!! ja passarei por genebra, berna, montreux, de carro em outros dias… sei que tb tem a possibilidade de ir a engelberg a partir de interlaken… mas realmente preferia zermatt. Vou avaliar. Obrigada!

      Olá, Fabi! Note que você teria que ir muito cedo a Zermatt para conseguir fazer o passeio completo no mesmo dia.

      Repense o meio de transporte: fazendo tudo de trem você poupa tempo (sobretudo no inverno) e descansa entre uma cidade e outra.

      Durma em Zermatt, volte a Montreux pelo Golden Pass.

      Leia todos os posts da Suíça da última viagem do Ricardo Freire:
      https://www.viajenaviagem.com/category/suica

    vou no carnaval. a viagem eh curta e de carro. sao 3 noites em interlaken. Pensei em fazer bate e volta interlaken-zermatt-interlaken de trem so mesmo para passar o dia em zermatt e la fazer o passeio ao gornergrat. São apenas 2 dias de trem na suiça, por isso achei que o swiss pass não valesse a pena. Tenho a opçao de fazer interlaken-zermatt-interlaken de carro, mas acho cansativa, preferia trem. so que os valores sao bem caros. Vale a pena um swiss pass para 2 dias? pq tem trechos que o swiss pass so da 50% de desconto…

      Olá, Fabi! Realmente o Swiss Pass é mais interessante para mais dias de viagem, e de viagem exclusivamente de trem.

      Leve em conta, porém, que Interlaken e Zermatt são redundantes numa viagem tão curta. É mais interessante escolher um ou outro. De Interlaken o melhor passeio de um dia é a Berna.

    Obrigada Boia! Mas eu só vou fazer os trechos interlaken-zermatt-interlaken e interlaken-jungfrau-interlaken. Eh melhor fazer um swiss pass nesse caso?

      Olá, Fabi! Mas você chega a Interlaken como? E sai como? Nesses dias também usa o Swiss Pass. E tem certeza de que você vai e volta Interlaken-Zermatt? É ruim ir e voltar pelo mesmo caminho. Quando é a sua viagem?

    Oi boia! estou tentando comprar passagens pelo site da sbb e me dão 2 tarifas… uma que eh metade do valor para quem tem um tal de travel card . Mas o site automaticamente ja marca essa opçao de half fare travelcard. Eu deixo essa opçao marcada? pq sem ela sai o dobro do preço, mas nao entendi o que seria esse travelcard. Help me!!!

      Olá, Fabi! Travelcards são passes mensais que dão direito a 50% de desconto em todas as viagens regulares (exceto os trens panorâmicos).

      Para o turista normalmente é mais vantajoso fazer um Swiss Pass.

    Oi Bóia
    Adorei a dica do check-in na estação de trem. Super útil. Acho que vou comprar o Swiss Pass porque, além das vantagens mencionadas no blog, é mais prático em eventuais mudanças de roteiro. Espero ansiosa os próximos posts.Gosto muito de ler este blog, mesmo quando não tenho viagem programada. É uma delícia! Super obrigada.
    Olá Gleiber
    Vou concentrar em Lucerna mesmo. Engelberg e o Titlis, através do Rotair, deve dar uma boa “introdução” de montanha Suiça para os meus filhos. Vou tentar incluir Berna, sim. Muito bom o seu blog também. Já visitava. Obrigada pelas dicas. Vcs não tem noção como ajuda.
    Mais viagens ma-ra-vi-lho-sas para todos vcs. Deus os abênçoe.
    Abs, Nika.

    Oi pessoal,obrigada por existirem, rsrs. O blog está icrível cada vez melhor.Já fiz duas viagens seguindo as dicas de vcs. Somos 4 pessoas e passaremos 4 dias na Suiça. Pretendo fazer apenas 1 subida a algum pico próximo de Interlaken ou Luzern e dois passeios de trem. Não teremos tempo para museus, então é vantajoso comprar o Swiss Pass? Podem dar uma dica de roteiro de 1 dia saindo e voltando para Luzern de trem? É que no dia seguinte teremos que estar em Zurique para o vôo.

      Olá, Nika! Lucerna está a apenas 1h15 do aeroporto de Zurique, e você pode fazer o check-in do vôo ainda na estação de Lucerna (desde que seja com antecedência).

      Se você vai ficar quatro dias na Suíça e pretende usar trem, barco e transporte público nesses quatro dias, o Swiss Pass é prático e provavelmente mais econômico do que comprar as passagens separadamente.

      A série inteira da Suíça deve estar concluída nas próximas duas semanas, aguarde, faltam apenas quatro posts.

      Perto de Lucerna, a montanha mais legal é o Monte Titlis, perto de Engelberg. Viagem de 1h até Engelberg e depois mais 1 hora até o topo da montanha. Interlaken, fica um pouco mais longe… Vai dar tempo de ir a Berna? Recomendo. Tenho dicas no meu blog também. Abraços.

    oi pessoal td bem? Vou para Europa em out. Vou fazer 3 dias Praga, 3 dias Viena 2 dias Innsbruck e ai pretendo ir a Suiça .Vou ate Berna? e dai a Interlaken de trem eh muito puxado? .Pretendo fazer todos esses trechos de trem .Voces acham q 3 dias na Suiça eh muito pouco?

      Olá, Silvia! De Innsbruck a Berna são 4h30 de trem. A Interlaken dá mais uma hora.

      Note que em Innsbruck você já terá contato com o ambiente alpino. Numa viagem tão curta, Innsbruck e Interlaken ficam redundantes.

      Sua viagem ficaria mais diversa se, em vez de dar essa volta para ver na Suíça algo parecido com o que você já viu na Áustria, você continuasse de Innsbruck a Munique.

      Caso você queira manter a Suíça, o melhor é voar de Viena a Genebra, dormindo a primeira noite em Montreux, então seguindo Golden Pass a Interlaken, dormindo três noites: no dia de chegada algum passeio pela cidade, no segundo dia vá ao Jungfrau, no terceiro desça a Berna e volte.

      Leia mais sobre a Suíça:
      https://www.viajenaviagem.com/category/suica

      Bóias fofinhas , Riq, trips, alguém… 🙂 Eu to bolando um roteiro que começa no Leste europeu e segue pela Áustria. Ao tentar definir o que virá depois de Innsbruck eu tive exatamente o feeling de que seguir para a Suíça seria redundante no quesito paisagem (como a bóia destacou acima). Considero fortemente subir para Munique (é o que parece mais racional), porém meu desejo maior é seguir para o norte da Itália, conhecer os lagos e Milão. Alguém tem sugestão de um itinerário rumo à Itália, saindo de Innsbruck e passando pela Suíça, que seja minimamente proveitoso e não muito desgastante?

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito