5 roteiros para combinar Argentina e Chile na mesma viagem 1

5 roteiros para combinar Argentina e Chile na mesma viagem

Argentina e Chile são dois países compridíssimos, que compartilham mais de 5 mil km de fronteira. A Cordilheira dos Andes atua como limite natural e proporciona paisagens belíssimas dos dois lados da divisa.

Atravessar a fronteira e explorar o que há do outro lado, na mesma latitude, sempre faz sentido. É possível combinar Argentina e Chile em uma série de viagens perfeitas em ziguezague. A fórmula você já sabe: basta ir desempacotado, que os roteiros ficam todos viáveis.

5 roteiros para combinar Argentina e Chile na mesma viagem

Santiago + Mendoza

combinar argentina e chile na mesma viagem

Mendoza, a capital argentina do vinho, está a 1.100 km de Buenos Aires — mas a apenas 350 km de Santiago do Chile. Combinar as duas cidades na mesma viagem não apenas encurta distâncias, mas oferece de lambuja o mais belo ponto de travessia dos Andes — tanto pelo ar, quanto por terra.

Você pode voar a Santiago e, depois de uns dias, pegar um ônibus para Mendoza. São 6 horas de viagem; vá de dia e curta vistas incríveis (tente reservar o assento da frente, no segundo andar).

Em Mendoza, além de degustações em vinícolas, aproveite para fazer as atividades de ecoturismo nos arredores. Prossiga de avião — seja de volta a Santiago, seja a Buenos Aires, para aproveitar uns dias antes de regressar ao Brasil.

Bariloche + Lagos Andinos Chilenos

Bariloche, bonita mesmo sem neve

Bariloche e Lagos Andinos: eis outra combinação clássica que oferece deslumbre em dobro numa viagem só.

Ao contrário do que muita gente pensa, a melhor época para fazer esta viagem combinada é fora do inverno, quando as atividades lacustres ficam mais interessantes e todos os caminhos estão desimpedidos.

O verão é a época preferida pelos argentinos e chilenos para desfrutar da região dos lagos.

(Claro que, para ver neve, é preciso ir entre meados de julho e meados de setembro. E neste caso, é melhor não planejar deslocamentos e se concentrar nas atividades da estação de esqui mais próxima.)

Comece a viagem pelo Chile, voando a Puerto Montt via Santiago, e fique hospedado por alguns dias em Puerto Varas (onde você pode ter vista para o vulcão Osorno).

Faça então a travessia pelo Cruce Andino, que navega durante um dia inteiro por três lagos até Bariloche. Volte de ônibus a Puerto Montt (5 horas de viagem), para não repetir o mesmo trajeto. Ou, melhor ainda — retorne pela Argentina mesmo ao Brasil.

El Calafate + Puerto Natales

Glaciar Perito Moreno, El Calafate

Por trás desses nomes pouco conhecidos estão duas das maiores atrações naturais do continente americano: o glaciar Perito Moreno (a uma hora do centrinho de El Calafate, na Argentina) e o parque nacional de Torres del Paine (a uma hora de Puerto Natales, no Chile).

Os dois lugares são tão longe da gente — e relativamente tão perto entre si — que é uma pena visitar um sem dar um pulinho do outro lado da fronteira.

Você pode voar a El Calafate (via Buenos Aires) e depois pegar um ônibus a Puerto Natales (são 5 horas de viagem para ir e outras tantas para voltar).

Caso queira ir por um país e voltar pelo outro, comece pelo Chile: voe a Punta Arenas, então pegue um ônibus a Puerto Natales (3 horas de percurso), prossiga depois de uns dias a El Calafate (5 horas) e então retorne de avião ao Brasil via Buenos Aires.

Ushuaia + Punta Arenas (com extensão a Puerto Natales e El Calafate)

Pingüins na Ilha Magdalena

Não, a Terra do Fogo não é sinônimo de Patagônia: pertence à Patagônia, mas é um arquipélago no extremo sul da região. Assim como o restante do território patagônico, também a Terra do Fogo é dividida entre Argentina e Chile.

As cidades mais austrais dos dois países, Ushuaia, do lado argentino, e Punta Arenas, do lado chileno, são ligadas por ônibus que fazem a viagem em doze horas (com uma travessia de balsa por um canal).

É possível também viajar entre as duas cidades por navios de cruzeiro que passam pelo canal de Beagle, contornam o Cabo Horn e passam ao longo de glaciares no estreito de Magalhães.

A viagem fica mais completa quando você aproveita também para visitar Torres del Paine e El Calafate. Voe até Ushuaia. Vá de cruzeiro ou ônibus a Punta Arenas. Siga de ônibus a Puerto Natales (3 horas de viagem).

Depois de visitar Torres del Paine, continue de ônibus a El Calafate, na Argentina (5 horas de percurso). Volte de avião de El Calafate.

Querendo evitar a viagem de ônibus entre Ushuaia e Punta Arenas, voe de Ushuaia a El Calafate e então atravesse de ônibus para Puerto Natales. Volte de avião a partir de Punta Arenas via Santiago.

Salta + Atacama

Salar do Atacama

O norte argentino guarda paisagens magníficas. A árida região de Salta, Jujuy e Quebrada de Humahuaca tem formações geológicas belíssimas e serve como ante-sala para visitar o vizinho mais famoso — o deserto do Atacama, uma das regiões (justificadamente) mais cobiçadas do Chile.

É possível voar a Salta via Buenos Aires. De lá, quatro vezes por semana saem ônibus para San Pedro de Atacama (via Jujuy). A viagem leva 11 horas. Voe ao Brasil desde Calama, via Santiago.

(Os mais intrépidos incluem no roteiro o Salar de Uyuni, na Bolívia, fazendo um bem-bolado de três regiões fronteiriças.)

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia mais:

    756 comentários

    Oi, Lenita!
    Fiz uma viagem pela Patagônia ano retrasado, fui fim de agosto, invernão e sobrevivi numa boa! Nada muito diferente do clima de Bariloche no inverno, por exemplo! Fiquei bastante em d[uvida quanto a ir no inverno na época, mas não me arrependi, pois também queria esquiar. O centro de ski de Ushuaia é ótimo, fiquei 5 dias entre ski e passeios e foi suficiente. El Calafate 2 ou 3 dias são suficientes, a cidade é um ovo e o Perito Moreno é sua grande atração, vale a viagem! Outra cidade que recomendo muitíssimo na Patagônia é Puerto Madryn, nesta época repleta de baleias, coisa mais linda!
    Qualquer coisa é só perguntar!

      Bóia, então você acha melhor não fazer Patagônia no inverno? O link das estações do Chile é porque você acha melhor ir para lá nessa época? Eu combinaria o esqui com mais o que?

      Karol, você conseguiu fazer todos os passeios que quis nessa época? Porque caso não seja a melhor época para conhecer a Patagônia, o ideal seria procurar uma outra estação que eu esquiasse e combinasse com algum outro roteiro legal.

      Aceito sugestões!

      Muito obrigada a todos!

      Olá, Lenita! A Patagônia não é recomendável no inverno. Por isso a sua alta temporada é no verão e muitos passeios só acontecem entre outubro e abril.

      Vá a Ushuaia se você quer esquiar. Mas lembre-se que está a 4h30 de vôo de Buenos Aires e que muitos passeios que você gostaria de fazer não estarão disponíveis.

      Então Patagônia está suspensa (por enquanto!).
      Que programa você me sugere? Eu queria esquiar e depois viajar. Se eu for para o Chile, você acha viável incluir o Atacama? Ou vou para a Argentina e incluo Mendonza?
      Alguém tem sugestões?

    Olá, Bóia!
    Estou pensando em ir no meio do ano esquiar, e pensei em aproveitar para conhecer a Patagônia. Ir no inverno é uma boa idéia?
    Minha intenção era voar para Ushuaia, passar uns 4 ou 5 dias entre esqui e passeios (aceito sugestões), depois voar para El Calafate, ficar mais uns 2 ou 3 dias lá (quantos você acha suficiente?). De El Calafate, pensei em pegar um ônibus para Puerto Natales, onde ficaria mais 2 dias e visitaria Isla Magdalena e Torres Del Paine. De lá, mais um ônibus para Punta Arenas, e de lá ônibus ou barco para Ushuaia, e volto para o Brasil.
    Será que é melhor conhecer a Patagônia no verão? Ou o inverno também pode ser bom?
    Se não for Patagônia, o que você sugere, de preferência na Argentina ou Chile (não quero uma viagem cara), para complementar alguns dias de esqui?
    Muito obrigada!

      Olá, Lenita! Ushuaia é uma ótima pedida para esquiar, porque a neve é garantida e começa cedo. Para os outros passeios, porém, é melhor ir no verão. Muitos sequer estarão funcionando. Os pingüins não estarão por lá.

      Leia sobre as estações do Chile neste post:
      https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

      (role a página)

    Desculpem,mas no momento desejo me descadastrar deste Site, por motivos particulares.
    Obrigada.

    Olá
    Estou pretendendo fazer Bariloche -Chile via lagos andinos no mes de julho e com tantos comentários a respeito das cinzas do vulcão gostaria de sua opinião e tirar algumas dúvidas, como:
    Quanto tempo leva a travessia, qual a cidade mais próxima dos lagos pelo lado chileno, pois de lá pretendemos voltar por Santiago e se julho é um bom mes para essa travessia.

      Marta,
      Chegue a Bariloche e de lá faça a travessia dos lagos, é uma viagem de 2 dias entre barco e onibus e que vale por tudo,a viagem termina em Puerto Varas, lá voce pode ficar us 3 dias e subir o vulcao Osorno, conhecer Puerto Montt, ir até a cidade de Frutillar, linda e que fica a 15 km de P. Varas, depois siga de onibus ou avião até Santiago e retorno ao Brasil. Meu marido e eu fizemos isso em novembro/11, só que alugamos um carro e P. Varas e viemos até Santiago, passamos por Pucon, Valdivia etc. Foi maravilhoso. Voce não vai se arrepender.

    Pessoal, estarei de férias em julho/2012 e pretendo ir com minha filha de 13 anos para chile x argentina x foz do iguaçu, o que vocês me dizem? Seria uma boa opção ir para chile x argentina ou opetar fazer o cruce andino para ir a bariloche também? Gostaria de dicas, estou indo por conta propria. Na opinião de vocês queremos muito conhecer a neve qual seria a melhor opções a neve em santiago ou bariloche?

      Olá, Luciana! Foz do Iguaçu está bem fora de mão aí no seu roteiro. Você teria que voar a Buenos Aires e lá pegar um vôo doméstico a Puerto Iguazú.

      Em julho a neve é garantida em Santiago. Em Bariloche só dá para garantir mais para o fim do mês. Agosto em Bariloche tem neve garantida.

    Desculpe, eu realmente não expliquei direito, estou indo para passar 16 dias, divididos entre Argentina e Chile. Então gostaria de saber se é viável passar 4 dias em Buenos Aires, 4 em Salta e qual seria a melhor maneira de voltar a Santiago, conhecendo outro lugar? Fica muito “corrido”?

      Olá, Tainara! Para sair de Salta e ir a Santiago, ou você vai ao Atacama e voa de Calama a Santiago, ou voa de volta a Buenos Aires e pega um avião para Santiago de lá, ou vai de ônibus a Mendoza e segue de ônibus a Santiago.

      Obrigada Bóia!
      Pesquisando os vôos de Buenos Aires para Salta, encontrei a eDreams, e o vôo mais barato, mesmo durante a semana, está no valor de 191 euros! É tão caro assim, mesmo?

      Olá, Tainara! Compare com preços nos sites da Aerolíneas, da Lan e da Rumbo.com.ar .

      Bóia, em virtude dos preços altíssimos das passagens aéreas de Buenos Aires a Salta, resolvemos fazer de ônibus… Sei que a viagem dura em torno de 20h e que tem opção de ônibus semi-leito ou leito, os valores que encontrei em alguns comentários é 450 pesos argentinos para o semi-leito e 550 pesos argentinos para leito. Os valores giram em torno disso mesmo?
      Tem algum site onde eu possa comprar as passagens, ou posso comprar em Buenos Aires mesmo (é arriscado não tem vaga)?

      Olá, Tainara! Veja no https://www.plataforma10.com as cias. que fazem a rota (preencha o formulário com “Retiro”, que significa Buenos Aires, e “Salta”) e depois google para ver se elas têm site. Tendo site, pode ser que dê para comprar online. No plataforma10 não aceitam cartões brasileiros. Empresas como Andesmar e Cata aceitam, mas não sei se elas estão nesta rota.

      Olá Tainara de novo 😀

      Se você ainda não tiver comprado sua passagem para a Argentina, seria bom comprar apenas a ida a Buenos Aires.

      De Salta você pode ir a Resistencia (4h de ônibus) e lá pegar um ônibus para Posadas (5h30). Lá você visita importantes missões argentinas e paraguaias.

      Dois dias depois, pode seguir a Puerto Iguazú (4h30), voltando de avião desde Foz do Iguaçu.

      Oi Bóia! Comprei ontem as passagens para Buenos Aires, por maravilhosas 6.000 milhas cada uma (promoção da Gol que terminou ontem). Nós compramos apenas a ida a Buenos Aires (4 dias) e depois devemos seguir para Salta (3 dias) depois seguir para San Pedro do Atacama, via Jujuy (4 dias no Atacama) e retornar para Santiago via Calama (3 dias e meio em Santiago) e depois, finalmente, voltar ao Brasil!
      Ufa!
      O que você acha?
      De Calama a Santiago vamos comprar as passagens no site chileno Sky, seguindo a ótima dica de vocês. O restante dos trechos vamos fazer de ônibus.

    Olá Bóia, vou viajar em maio para Argentina e Chile, com o namorado, e pretendo chegar em Buenos Aires e sair de Santiago, ficamos muito interessados por Salta (também pelo post do Pato econômico, que descreveu a cidade de uma maneira imperdível), mas a viagem de ônibus dura em torno de 20h, li na sugestão Salta+Atacama que é possível voar de buenos aires até Salta, você pode dar maiores informações?
    Além disso, qual seria a melhor maneira de voltar a Santiago? 9 dias são suficientes para Buenos Aires + Salta (e os passeios ao redor, talvez sem o Atacama)?
    Desde já agradeço!

    Boia, quero muito ir a Patagonia, mas nao tenho muito tempo, minha maior preocupacao é Torres del Paine, será que existe algum passeio com menos de 4 dias para conhecer o Parque? Ou melhor, para conhecer os pontos imperdiveis? Indica alguma agencia de viagem? No maximo teria 3 dias para essa regiao e nao sei se conseguiria fazer 20km de trekking por dia. Obrigada!!!

    Olá…parabéns pelo maravilhoso site…estava nos meus planos para junho fazer Bariloche e lagos andinos, porém, depois do que li por aqui desanimei….Pergunto: qual o melhor mês/época para visitar os lagos andinos?

      Olá, Juliana! O melhor é esperar o vulcão apagar completamente.

      Depois que o vulcão apagar, o ano inteiro será bonito. Os argentinos e chilenos lotam a região no verão, apesar do tempo não ser muito seco. Os brasileiros vão no inverno, e as meias-estações são tranqüilas.

    Pessoal, acabei de descobri e adorei esse site!! Prestacao de servico, dicas bacanas, tudo de bom!!! Estou morando ha 3 meses na Argentina e gostaria de fazer uma viagem de 10 dias no final de marco e comeco de Abril para Bariloche com meu marido e filha pequena. Por tudo que li aqui, resolvi conhecer primeiro Mendoza mas gostaria de saber se eh possivel fazer uma viagem para Mendoza e Lagos Andinos em 9 dias e qual sugestao de roteiro. Ja conheco muito bem Santiago e, por isso, excluimos desse nosso roteiro ou somente passariamos por la em funcao de translado. Agradeco muito qualquer ajuda e dicas.

      Olá, Ana Paula! Mendoza fica no centro da Argentina, e a região do lagos está no sul. Se você morasse em São Paulo, seria como pedir para distribuir uma viagem de 9 dias entre Porto Seguro e Gramado.

      Dá tanqüilamente para voar a Mendoza, ficar três dias e depois voar de volta a Bariloche, via Buenos Aires, e ficar seis dias entre Bariloche e Puerto Varas. Mas você não rentabiliza o deslocamento.

      Se você não tem interesse por Santiago, a viagem circular, via Chile, fica mais cansativa do que útil (ir até Santiago só para pegar um vôo para o sul não faz sentido). E para explorar o caminho de Santiago até o sul por via terrestre o seu tempo é muito pouco.

      Leia mais:
      https://www.viajenaviagem.com/2011/09/de-santiago-a-puerto-montt-de-carro-onde-parar/

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito