Berlim

Novo Velho mundo

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Que fim da história que nada. No caso de Berlim, a queda do Muro apenas fez com que a história recomeçasse. 25 anos depois da reunificação, Berlim está 25 anos mais jovem.

A Berlim que emergiu da poeira do Muro não é a metrópole high-tech que os burocratas imaginaram, nem a celebração desavergonhada do triunfo do capitalismo sobre o comunismo.

A cidade se mudou para o lado oriental – mas não apenas no sentido geográfico: a nova Berlim é igualitária e nada ostentatória.

O visitante tem o privilégio de ver uma das capitais do mundo se reinventando à sua frente. E o que é melhor: paga pouco por isso. Berlim é um dos lugares mais em conta da Europa – com preços que não assustariam no Brasil.

Quando ir

Berlim está numa latitude praticamente nórdica: prepare-se para passar frio. Mesmo no verão você vai precisar de um casaquinho de vez em quando.

Não se detenha por isso: a cidade tem museus, palácio, bares e restaurantes suficientes para entreter você nos dias gélidos. O frio mais gostoso é o de dezembro, quando é compensado pelas feiras de Natal típicas da Alemanha (a mais bonita é montada na praça Gendamenmarkt).

Mas se puder vir em julho ou agosto, venha. No verão Berlim vai toda a para a rua. Brotam cervejarias (Biergärten) ao ar livre e até praias em trechos do rio Spree. Nos dias de calor, Berlim vive seus dias de Barcelona, e fica ainda mais alegre e desencanada.

Como chegar

Todas as companhias aéreas européias levam do Brasil a Berlim com apenas uma conexão.

De trem, Hamburgo está a 1h40, Dresden a 2h, Frankfurt a 4h10, Praga a 4h45. Um pouco mais cansativos são os trajetos de/para Varsóvia (5h30), Munique (5h50) e Amsterdã (6h20). Não valem a pena de trem: Viena, a 9h30, Cracóvia, a 8h10, e Budapeste, a 12h.

De outros lugares, inclua o vôo a Berlim na passagem transatlântica, ou voe low-cost.

Berlim não se encaixa muito bem em roteiros de carro, pela escassez de lugares pitorescos na antiga Alemanha Oriental. Baviera, Reno & Mosel, Floresta Negra e Rota Romântica são mais interessantes.

Onde ficar

A maioria dos monumenos e museus que você quer visitar está no antigo lado oriental. O lugar mais conveniente para se hospedar é o bairro central de Mitte (procure nos arredores das estações Rosenthaler Strasse e Rosa Luxembourg Platz).

De Mitte você pode ir a pé à Museuminseln (Ilha dos Museus) e aproveitar a noite à sua porta. A estação Alexanderplatz é o maior entrocamento de linhas de metrô (U-Bahn) e trem urbano (S-Bahn) da cidade – você chega rapidinho aos outros pontos dos dois lados da cidade.

Atualmente o point mais descolado da cidade é Kreuzkölln, na intersecção dos bairros de Kreuzberg e Neukölln. Fique ligado, que estou neste momento (agosto de 2014) em Berlim e logo atualizarei este guia.

Daqui pra onde

Antes de programar a continuação da viagem, certifique-se de que vai ficar tempo suficiente na cidade. Em menos de três dias inteiros você não consegue entender Berlim. Com cinco dias dá para ir visitar o palácio e os jardins de Potsdam (26 min. de S-Bahn).

Considero Berlim um ótimo fecho para um tour pela Europa Central. Comece em Budapeste, cotinue de barco (6h) ou trem (3h) a Viena, prossiga de trem a Praga (4h30) e termine em Berlim (4h45 de trem). Dá para fazer no sentido oposto, mas acho que esta é a melhor seqüência.

Uma continuação original é a Copenhaguen: a viagem de trem dura 6h44, via Hamburgo, e tem um trecho em que o vagão embarca num ferry-boat.

Berlim no Viaje na Viagem

183 comentários

Danielle valente

Boa noite Boia e Freire.
Vou a Berlim na Páscoa e infelizmente a segunda feira pós pascoa cairá em um dia de "museum pass". Gostaria de saber se vocês sabem se nessa segunda feira de feriado os museus abrem, inclusive aqueles que não costumam abrir na segunda feira. O site oficial diz assim: Easter
- Friday, Saturday and Sunday, Monday (18 – 21 April 2014): all museums open as usual on Sunday

Mas fiquei confusa. Help me!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Danielle! Este aviso quer dizer que nesses dias os museus observarão o mesmo horário de funcionamento habitual dos domingos.

Denise Araujo
Denise AraujoPermalinkResponder

Oi Ricardo e Boia:
Vou a Berlim em fevereiro por 4 dias e após tenho 5 dias livres e pretendo fazer a rota dos contos de fadas o que vcs sugerem? Meu voo sai de Frankfurt 5 dias após , vamos em 5 pessoas.Estou atrapalhada de dirigir na neve..
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Denise! Infelizmente não temos conteúdo próprio sobre essa rota.

Leia sobre dirigir na neve:
http://www.viajenaviagem.com/2011/02/dirigindo-na-neve-na-alemanha-o-relato-do-carlos-henrique

Na opinião do Ricardo Freire, o inverno é mais apropriado para visitar cidades grandes e médias, e não se embrenhar por cidadezinhas que estarão hibernando:
http://www.viajenaviagem.com/2010/12/europa-no-inverno-impressoes-e-dicas-de-um-recem-chegado

Denise Araujo
Denise AraujoPermalinkResponder

Obrigada.

Isabela
IsabelaPermalinkResponder

Boa Tarde, vou para Berlim agora em fevereiro, e gostaria de ir para londres, amsterda, qual seria melhor ir primeiro? Consigo encaixar alguma cidade no meio dessas? Depois vou para Milao.
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Isabela! Por favor: primeiro defina o seu roteiro e então pergunte. Por favor não jogue uma pergunta especulativa a cada novo destino que resolver incluir.

Respondi sua outra pergunta onde você fez:
http://www.viajenaviagem.com/destino/londres/comment-page-1/#comment-453531

Entre Amsterdã e Berlim dá para ir de avião ou trem.

marcelo staccioli

Olá. Quero ir de Berlin para Wurzburg, onde pretendo alugar um carro para iniciar a rota romantica Vi que a distancia é de aproximadamente 485 km .Qua o melhor meio de transporte entre essas cidades ?
uito obrigado.
Marcelo

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! De trem dá pouco menos de 4h de viagem, com baldeação em Fulda.

Dioneia Peripato

Ricardo, boa noite!
Vou para Berlim participar da Maratona dia 27/09 e tomar cerveja logo após quero Oktoberfest, qual sua dica (ouvir dizer que existem alguns sites para a gente cadastrar e não precisar pagar pela cerveja, verdade ou mito)??

Depois vou a Copenhague. Qual o meio de transporte mais barato e qual a duração da viagem? Obrigada.

Liana Hemerly
Liana HemerlyPermalinkResponder

Boa Noite Boia
Estou pensando em fazer um roteiro em abril incluindo alguma cidade da Alemanha mas estou com medo pois não falo alemão. Será que é muito complicado só se comunicar com um inglês básico? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Liana! Temos dicas do Comandante sobre o assunto aqui - http://www.viajenaviagem.com/2010/09/nao-falo-ingles-posso-viajar-ao-exterior-mesmo-assim smile

Roberta Souza
Roberta SouzaPermalinkResponder

Oi Boia
Eu e meu marido iremos para Berlim em Maio e pensamos no seguinte roteiro:
Berlim 4 dias-->Amsterdâ 4 dias--> Bruxelas 2 dias--> Paris 5 dias.
Factivel? Alguma sugestâo para otimizar? Adoro o site; já me ajudou muito na nossa primeira viagem no ano passado. Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roberta! É factível, sim! Vá de Berlim a Amsterdã de avião, e faça o resto do roteiro de trem.

Ana Cecilia
Ana CeciliaPermalinkResponder

Gostaria de saber se o clima será muito frio se eu for a Berlim em setembro/outubro.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Cecília! Esteja preparada para eventuais mínimas de 13-15ºC em setembro e eventuais mínimas de 10ºC em outubro.

Bruno
BrunoPermalinkResponder

Olá, vou para hamburgo entre julho/agosto, e berlim com ctz será parte da viagem. Inicialmente pensei no roteiro budapeste, viena, praga, berlim e hamburgo...mas as passagens para esse roteiro estao extremamente caras em relacao ao roteiro amsterdan-hamburgo-berlim-praga....minha dúvida é se esse segundo roteiro é mto fora de mão e sem em futuras viagens à europa dificultaria o deslocamento entre cidades que ainda não conheço!!! mto obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruno! Você encontra passagens de trem com desconto a partir de 120 dias da data da viagem.

Moacir Volpato Sombrio

Queria fazer uma viagem a Europa +- 12 dias passando por dortmund na alemanha...meu filho quer ver um jogo do borussia passando por italia e espanha...vc poderia me ajudar com um roteiro? obrigado Moacir.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Moacir!

Comece a montar sua viagem lendo este post:
http://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa

Melissa
MelissaPermalinkResponder

Olá Ricardo e Bóia,

Maio ainda faz frio em Berlim? costuma chover essa época por lá? estamos em dúvida se viajamos em maio ou em junho. O roteiro que pretendemos fazer é Berlim;Dresden; Praga;Budapeste, Viena e Munique.
Adoro as dicas de vocês!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Melissa! O frio em maio não é tão severo em Berlim. Veja médias de temperatura e chuvas aqui: http://www.worldweatheronline.com/Berlin-weather-averages/Berlin/DE.aspx

João Cruz
João CruzPermalinkResponder

Olá boa tarde
Estou a pensar ir em Maio para Berlim e depois para Munique, qual o melhor transporte para fazer a viagem de Berlim Munique
Qual os hotéis mais em conta
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, João! Faça Berlim-Munique de trem.

Para pesquisar hotéis com preços dentro do seu orçamento, use sites como o Booking.

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

Boa noite pessoal!! Estou programando uma viagem entre os dias 18/12/2015 até 07 ou 08/01/2016. Meu roteiro: Berlim - Praga- Budapeste - Viena e Munique. Minha dúvida seria se devo fazer os trajetos de trem ou alugar um carro, pois as distâncias, são relativamente curtas. Não faço ideia das condições relarivas a locação de carro e custos. Um abraço e obrigado desde já. Guilherne

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Guilherme! Considere que você vai pegar o inverno do Hemisfério Norte, mas vale dar uma lida em:
http://www.viajenaviagem.com/2007/08/europa-aviao-trem-ou-carro/
http://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa/
http://www.viajenaviagem.com/2010/05/trem-na-europa-para-quem-tem-medo-de-vulcao/

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

Muito obrigado pela resposta e desculpe minha confusao, achei q minha pergunta não tinha sido enviada, mas na verdade foi entro post.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

wink

Flavia
FlaviaPermalinkResponder

Não recomendo alugar carro nessas cidades nessa época, Guilherme. Há chance de muita neve, o que dificultaria e muito o trânsito. Além do mais, estacionamentos na Europa são complicados e caríssimos. O transporte público por aqui funciona muito bem, então opte sempre que possível pelo avião ou trem smile

Ana Paula
Ana PaulaPermalinkResponder

Olá, adoro o blog. estou viajando para Alemanha com meu papi de 80 anos (que não gosta de caminhadas muitoooo longas) e por isso preciso de um hotel central (atrações turísticas) e perto de shopping (compras para fugirmos do frio) e do U+ S-Bahn. Minhas escolhas recaíram sobre o Motel One Alexanderplatz e o Radisson Park Inn. Agradeço muitíssimo se ajudassem a escolher ou sugerissem outro.

Cris
CrisPermalinkResponder

Olá, Ana Paula,

Eu não conheço a exata localização do Motel One Alexanderplatz, mas o Radisson Park Inn é MUITO próximo à estação Alexanderplatz, onde tem tanto S-Bahn como U-Bahn. Não chega a ser uma quadra, pois na verdade, é só atravessar um pedaço da praça. E bem na frente deste hotel tem a Galleria Kaufhof (uma loja de departamentos que é como se fosse um shopping vertical mesmo). Tem também uma filial enorme da Saturn mais à frente (loja de eletro-eletrônicos, tem de tudo lá, de máquina fotográfica a cafeteira Nespresso). No teu caso, eu acho que é um lugar adequado. Dá até para ir a pé até a ilha dos museus, o que deve dar uma caminhada de no máximo 15 minutos, mas se teu pai achar longe, fica a apenas uma estação pelo S-Bahn (descer na estação Hackescher Markt).

Outro local interessante para você procurar hotéis é nas imediações da estação Friedrischstrasse, na própria Freidrischstrasse. Tem vários hotéis por ali e também fica perto da ilha dos museus (também dá para se ir a pé até lá ou ir de S-Bahn, também após uma parada apenas), e há muitas lojas, livrarias, etc, nessa rua, especialmente na quadra onde se localiza a estação.

Eu já fiquei nas duas regiões. As duas são muito convenientes e e tranquilas, e eu não saberia dizer qual é a melhor. A única diferença é que a região da Friedrischstrasse fica um pouco mais próxima do Portal de Brandemburg e do antigo "lado ocidental" da cidade. Mas usando o S-Bahn, essa diferença de distância se resume a apenas duas estações muito próximas uma da outra.

Abs,

Cris

Ana Paula
Ana PaulaPermalinkResponder

Cris, obrigada de verdade por todas as dicas. Reservei o Park INN. Minha já se hospedou nele e fez críticas positivas (mas eu estava receosa).
Agora, venho aqui retribuir a dica para todos que estão pesquisando hotéis em Berlim. ATENÇÃO o hoteis.com está com uma promoção de 24hrs bárbara hoje (6 de abril.) Exemplo reservei o Park Inn para 4 dias por 1000 reais (total). Espero que ajude alguém.
Abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Paula! Os dois estão em Mitte, que é um bairro central e bem conveniente para se hospedar. Veja as opiniões de ex-hóspedes do Park Inn by Radisson Berlin Alexanderplatz e opiniões de ex-hóspedes do Motel One Berlin-Alexanderplatz no Booking.

Raphinadas Blog

Ana Paula,
Eu fiquei no Motel One e foi ótimo. Acho que você está fazendo uma boa escolha para o seu caso. wink

simone
simonePermalinkResponder

Olá! Estou amaaaando teu site! Você realmente sabe viajar e dar dicas eficientes! Parabéns!
Estou indo a Berlim dia 23 de março com meu marido e minha baby dentro da barriga (estarei com 28 semanas - 7o. mês). Ficamos 5 dias, vamos a outra cidade ainda a definir e depois a Paris. Esta será uma viagem um pouco mais tranquila e sem tanta andança como eu e meu marido estamos habituados, devido ao barrigão... Mas eu queria saber se você tem alguma indicação de localidades ou lajas especificas para comprar coisas para bebê, tipo carrinho e etc. Outra informação é se vc conhece algum serviço que despache compras (tipo o carrinho, se eu encontrar) para que eu não precise carregá-lo até o destino final da viagem...
Muito obrigada por todas as informações que o site ja promoveu! e mais ainda se vc tiver a resposta destas minhas perguntinhas... Ah... E se você tiver aceito sugestão quanto ao segundo destino e como ir, avião ou trem...
Abraços
Simone

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Simone! Infelizmente não temos informação sobre esse tipo de serviço na Europa.

Helena Mendonca

Oi Boia,
irei para Berlim em julho com meu marido, estamos com passagens chegando e saindo por Berlim e vamos ficar 7dias. Queria muito ir a Viena e Praga mas estou achando pouco tempo para as três cidades. É nossa primeira vez lá! Como teremos pouco tempo, queria dicas do que é imperdível nesses lugares, além da melhor forma de deslocamento.. trem, carro.. Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Helena! Com 7 dias e sendo sua primeira viagem à Berlim, vale escolher apenas mais uma das duas cidades para conhecer (ou explorar ainda mais o entorno da capital alemã). Dê uma olhada em:
http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar
http://www.viajenaviagem.com/destino/praga
http://www.viajenaviagem.com/destino/viena

Rosangela Freitas

Oi Bóia,
Eu e meu marido vamos para Copenhague em junho, seguindo depois para Berlim. Como ficaremos pelo menos 4 dias em Berlim, pensamos em fazer o trajeto Copenhague /Berlim de trem. Minha pergunta é : vale a pena, é um viagem bonita ou é melhor ir de avião? Um abraço, Rosangela

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rosangela! Os trajetos de trem na Europa dificilmente são bonitos como a gente imagina que seriam. A curiosidade desse percurso é que há um trecho feito em ferry.

Flavia
FlaviaPermalinkResponder

Olá Rosangela, sem dúvida de avião. O voo dura apenas 1 horinha, enquanto que de trem são praticamente 7 horas. É um dia inteiro perdido. A AirBerlin, a EasyJet e a Norwegian costumam ter passagens super baratinhas pra esse trecho, praticamente o mesmo valor que a passagem de trem.

Tereza Martins

Primeiramente parabéns pelo site!!! Muito bom... ja li
vários post de vcs aqui sobre o leste europeu e a ordem dos países,que vocês
orientam fazer...so que consegui uma passagem com preço bom, SP- Berlim voltando por Budapeste -SP... então gostaria de saber,se fica muito ruim,essa ordem... Berlim- Praga- Munique- Innsbruck- Viena- Budapeste...?Posso fazer todos esses trajetos de ônibus? Muito obrigada!!

Tereza Martins

Desculpa, de ônibus nao..., e sim de trem?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tereza! Sim, pode!

Tereza Martins

Bóia,obrigada por responder umas das perguntas,e quanto
ao roteiro( a ordem dos países?esta boa? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tereza! Com essa origem e este final, é o roteiro mais lógico.

Leila ALves
Leila ALvesPermalinkResponder

Boa Tarde! Fiz essa pergunta no post de Bratislava, mas como não houve resposta, estou repetindo: Irei fazer uma viagem ao Leste Europeu com saída do Brasil dia 28-10-15. O roteiro que eu construí é o seguinte: 4 noites em Budapeste, 4 noites em Viena-, 1 noite em Cesky Crumlov, 4 noites em Praga, 5 noites em Berlim e no fim, como o vôo da volta era por Paris não resisti em matar a saudades: 02 dias em Paris. Queria saber se vale a pena tirar um dia para Bratislava (se faço como pit stop de Budapeste indo para Viena, lembrando que estarei com malas), ou se fica cansativo, sendo melhor fazer Viena-Bratislava-Viena.

Também queria saber dicas sobre visita a Campos de Concentração.

E se vale a pena parar em Desdren a caminho de Berlim.

Por, fim gostaria de dicas da temperatura em novembro na Europa.

Obrigada!!!

Leila Alves
Leila AlvesPermalinkResponder

Poxa vida! Gosto tanto do viaje na viagem e a bóia não respondeu nenhuma das minhas perguntas. sad

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leila!
Recomendamos Bratislava como bate-volta de Viena.
De Berlim você pode visitar o campo de concentração de Sachsenhausen em bate-volta.
Veja sobre o pit-stop em Dresden entre Praga e Berlim:

http://www.viajenaviagem.com/2015/01/dresden-bate-volta-berlim-pit-stop-praga-roteiro

Leila Alves
Leila AlvesPermalinkResponder

Obrigada! Faz muito frio em novembro? A ponto de ter de comprar casacos com pena de ganso? Procurei informações sobre a temperatura, falam muito de dezembro de janeiro, mas novembro não consegui nada preciso. Se puder ajudar. Mais uma vez obrigada!!!

Leila Alves
Leila AlvesPermalinkResponder

Ainda não tinha visto que já tinha falado da temperatura no outro post. Desconsidere o comentário anterior. Obrigada!

Jose Pimenta
Jose PimentaPermalinkResponder

Por favor, quero saber qual é a maneira mais barata de chegar de Berlin a Lisboa, estou achando os valores dos voos diretos bem caros. Posso voar para uma outra capital e de lá pegar ou voo, ou uma viagem de trem?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, José! Vá de avião; orce incluir o trecho na sua passagem transatlântica, se ainda não tiver comprado. Tempo em viagem também é dinheiro. Não quebre um vôo em dois sem necessidade.

Maria
MariaPermalinkResponder

Olá. Vou brevemente à Alemanha, a Dusseldorf e Colónia, gostaria de saber se o bilhete Lander-tickets é o mesmo que Schoner Tag Ticket NRW) e se é válido por um dia inteiro (24 horas) para 1 a 5 pessoas e se dá para ir às cidades que referi.
Obrigada

Teresa
TeresaPermalinkResponder

Olá Ricardo e Bóia!
Estou indo para Berlim em junho e fiz reserva no Motel One da Alexanderplatz (a um quarteirão do Lux Eleven, elogiado pelo Riq pela localização), considerando as boas críticas no booking, preço e facilidade de acesso à estação da Alexanderplatz. Vi em posts do Riq de 2012 e desse ano que aquela região, próxima à Rosa-Luxemburg-Platz seria bem interessante, descolada, mas no google street view tive a impressão de ser uma região mais deserta, com pouco comércio. Estou errada? Percebi que a atualização do google era de julho de 2008... Houve uma mudança pra melhor na região nos últimos anos? Abraços,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Teresa! Quanto mais perto da Alexanderplatz, menos interessante. Quanto mais perto das estações Rosa Luxembourg Platz e Rosenthaler Platz, melhor.

Os arredores do hotel Circus são ideais, veja:
http://www.viajenaviagem.com/2014/10/berlim-onde-ficar-3-hoteis-descolados-dicas

Lia
LiaPermalinkResponder

Oi Teresa, a região da Rosa-Luxemburg-Platz e Rosenthaler Platz é super legal, jovem, sempre movimentada, cheia de bares descolados e perto do Hakescher Markt.

marilia
mariliaPermalinkResponder

Boa noite Ricardo e Boia
Gostaria de saber se algum de voces conhece o site de compras de passagens de trem DB : bahn2.rail.cc.
Eh confiavel?
Estou tentando comprar trecho Frankfurt-Berlim e achei-o mais facil.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marilia! Não conhecíamos. Parece sério. Veja se há diferença de preço final entre o que você encontra lá e na Bahn.

Eugenia
EugeniaPermalinkResponder

Já comprei daqui do Brasil, sem problema algum. Super confiavel. Inclusive já entregaram passagem (Dresden-Praga) aqui em casa , quando nao estava disponível impressão pela internet. Sempre peguei promoções por compras antecipadas.

Marcelo Araujo

Estive em Berlim em outubro do ano passado por três dias para participar de um congresso acadêmico e me hospedei num apartamento pelo Airbnb. Agora, quatro meses depois estou recebendo e-mails do dono do apartamento dizendo que preciso preencher um formulário para a prefeitura da cidade de Berlim para não ter que pagar impostos. Acho isso muito estranho, existe algum fundamento ou é um golpe?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! Se não pedem o cartão de crédito nem transferência bancária, golpe não há de ser.

Camila
CamilaPermalinkResponder

Olá Boia,
Estou finalizando o roteiro de Berlim e já usei várias dicas de vocês. Eu encontrei um tour subterrâneo que chama Berliner Unterwelten. Vocês conhecem? Sabem se vale a pena? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camila! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

Teka
TekaPermalinkResponder

Eu fiz e adorei, super recomendo, vale muito a pena!!!

Fabio de Rezende

Eu tb fiz e achei legal. ´Varias histórias interessantes. Uma outra perspectiva da Segunda Guerra.

Ana
AnaPermalinkResponder

Olá!! Vou pra Europa em maio com 2 amigas. Precisamos decidir qual o melhor meio de transporte entre as cidades que vamos visitar, na sequência: Munique, Praga, Berlim, Colonia e Paris. Estamos em dúvida se é mais econômico comprar um passe de trem (o Eurail Select Pass para 4 países), ou alugar um carro para viajar entre as cidades. Qual q melhor opção?? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana!

Veja por que não recomendamos Eurailpass:

http://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa

Veja por que viajar de carro em longas distâncias incluindo grandes cidades é uma má idéia:

http://www.viajenaviagem.com/2007/08/europa-aviao-trem-ou-carro

marco
marcoPermalinkResponder

Talvez não tenha procurado direito mas não vi informações mais detalhadas com prós e contras do ônibus linha 100 em Berlim.O que vocês acham?Grato

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marco! Não tem nenhum contra não smile

Com um passe válido para o dia, é uma rota ótima para cobrir vários pontos turísticos.

Raphinadas Blog

Oi, viajantes,
Eu acabei de voltar de Berlim. Queria compartilhar um tour de bike que fiz e foi muito bom. Eu tinha um medinho de andar de bike na cidade, e foi ótimo superar essa bobagem. Estou contando um pouco aqui:
http://raphinadas.com.br/tour-privado-bike-guia-berlim-alemanha-bicicleta/
bjs para todos!
Rapha

Marcelo Fernandes

Olá , parabéns pelo blog. Estou indo em outubro para Berlim, onde ficarei quatro dias. Depois irei para Praga com um pit stop em Dresden, conforme li num post de vcs. Ficaremos três dias inteiros lá . Aí começa minha dúvida , quero sair de Praga no dia 26 para Amsterdã , para ficar até o dia 30, quando já tenho uma passagem comprada para Lisboa. Qual a melhor maneira de fazer este trecho( Praga-Amsterdam)? Devemos ir de avião ou trem noturno? Ou diminuir um dia de Praga e de Amsterdã e fragmentar este trecho com paradas em Nuremberg e Colônia. Desde já agradeço. Abraços.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! Avião.

MÔNICA MENESCAL

Olá! Eu tb estou indo à Berlim em outubro e fiquei curioso com esse pit stop em Dresden na viagem de trem entre Berlim e Praga. Onde posso encontrar esse post? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mônica! É só clicar no texto em azul. Todos os posts listados dentro da caixa amarela são clicáveis.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Comentar novamente

Cancelar