Berlim

Novo Velho mundo

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Que fim da história que nada. No caso de Berlim, a queda do Muro apenas fez com que a história recomeçasse. 25 anos depois da reunificação, Berlim está 25 anos mais jovem.

A Berlim que emergiu da poeira do Muro não é a metrópole high-tech que os burocratas imaginaram, nem a celebração desavergonhada do triunfo do capitalismo sobre o comunismo.

A cidade se mudou para o lado oriental – mas não apenas no sentido geográfico: a nova Berlim é igualitária e nada ostentatória.

O visitante tem o privilégio de ver uma das capitais do mundo se reinventando à sua frente. E o que é melhor: paga pouco por isso. Berlim é um dos lugares mais em conta da Europa – com preços que não assustariam no Brasil.

Quando ir

Berlim está numa latitude praticamente nórdica: prepare-se para passar frio. Mesmo no verão você vai precisar de um casaquinho de vez em quando.

Não se detenha por isso: a cidade tem museus, palácio, bares e restaurantes suficientes para entreter você nos dias gélidos. O frio mais gostoso é o de dezembro, quando é compensado pelas feiras de Natal típicas da Alemanha (a mais bonita é montada na praça Gendamenmarkt).

Mas se puder vir em julho ou agosto, venha. No verão Berlim vai toda a para a rua. Brotam cervejarias (Biergärten) ao ar livre e até praias em trechos do rio Spree. Nos dias de calor, Berlim vive seus dias de Barcelona, e fica ainda mais alegre e desencanada.

Como chegar

Todas as companhias aéreas européias levam do Brasil a Berlim com apenas uma conexão.

De trem, Hamburgo está a 1h40, Dresden a 2h, Frankfurt a 4h10, Praga a 4h45. Um pouco mais cansativos são os trajetos de/para Varsóvia (5h30), Munique (5h50) e Amsterdã (6h20). Não valem a pena de trem: Viena, a 9h30, Cracóvia, a 8h10, e Budapeste, a 12h.

De outros lugares, inclua o vôo a Berlim na passagem transatlântica, ou voe low-cost.

Berlim não se encaixa muito bem em roteiros de carro, pela escassez de lugares pitorescos na antiga Alemanha Oriental. Baviera, Reno & Mosel, Floresta Negra e Rota Romântica são mais interessantes.

Onde ficar

A maioria dos monumenos e museus que você quer visitar está no antigo lado oriental. O lugar mais conveniente para se hospedar é o bairro central de Mitte (procure nos arredores das estações Rosenthaler Strasse e Rosa Luxembourg Platz).

De Mitte você pode ir a pé à Museuminseln (Ilha dos Museus) e aproveitar a noite à sua porta. A estação Alexanderplatz é o maior entrocamento de linhas de metrô (U-Bahn) e trem urbano (S-Bahn) da cidade – você chega rapidinho aos outros pontos dos dois lados da cidade.

Atualmente o point mais descolado da cidade é Kreuzkölln, na intersecção dos bairros de Kreuzberg e Neukölln. Fique ligado, que estou neste momento (agosto de 2014) em Berlim e logo atualizarei este guia.

Daqui pra onde

Antes de programar a continuação da viagem, certifique-se de que vai ficar tempo suficiente na cidade. Em menos de três dias inteiros você não consegue entender Berlim. Com cinco dias dá para ir visitar o palácio e os jardins de Potsdam (26 min. de S-Bahn).

Considero Berlim um ótimo fecho para um tour pela Europa Central. Comece em Budapeste, cotinue de barco (6h) ou trem (3h) a Viena, prossiga de trem a Praga (4h30) e termine em Berlim (4h45 de trem). Dá para fazer no sentido oposto, mas acho que esta é a melhor seqüência.

Uma continuação original é a Copenhaguen: a viagem de trem dura 6h44, via Hamburgo, e tem um trecho em que o vagão embarca num ferry-boat.

Berlim no Viaje na Viagem

32 comentários

Atenção: perguntas que já estejam respondidas no texto e comentários ofensivos ou em maiúsculas serão deletados.

Cancelar
TANIA JANIN
TANIA JANINPermalinkResponder

Irei a Berlim este mês mas ainda não li nada sobre uso de celular e internet. Já que o " comandante" está na Alemanha, será que vocês tem alguma dica pra dar neste sentido, porque de resto as informações obtidas, como sempre, estão ótimas.

Alexandre Fernandes

Olá! Pretendo fazer minha 1ª viagem internacional em janeiro (e sozinho) e escolhi começar por Berlim pela localização, história e custo. Primeira pergunta:escolhi bem? Também pretendo ir à Paris. Segunda pergunta:é melhor ir de trem ou avião (custo-benefício)? como compro a passagem Belim-Paris? Acho que vou ficar 15 dias, dá pra encaixar um bate-volta pra Varsóvia e alguns dias em Roma? Vou levar 10 mil reais, é suficiente? Quais recomendações para um marujo de primeira viagem, solitário e que gosta de conhecer os lugares à pé, como eu?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alexandre! Vamos com calma! mrgreen Entre Berlim e Paris, vá de avião. A melhor idéia é incluir estes trechos na sua passagem transatlântica. Veja tudo para planejar a sua primeira viagem à Europa aqui:
http://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa
http://www.viajenaviagem.com/2007/04/a-primeira-viagem-a-europa
http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

Marcia
MarciaPermalinkResponder

Estou indo para Berlim em meados de setembro para um curso (duração de 1 mês) que fica em Neuköln. O curso só ocupa a parte da manhã e pretendo usar a tarde para conhecer a cidade. Considerando o custo e os benefícios, acha melhor ficar próximo ao curso ou em Mitte?
Acha viável conseguir um hostel que tenha quarto individual com banheiro?

Obrigada pelas dicas, sempre muito úteis!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcia! Neukölln é um bairro que está acontecendo, por isso pode ser interessante ficar por lá mesmo. O hostel 2A tem quartos individuais também.

Mariana
MarianaPermalinkResponder

Olá! Vou para a Europa na próxima semana - meu roteiro: Budapeste (3 dias), Viena (3 dias), Praga (4 dias), Berlim (3 dias) e Londres (5 dias). De Budapeste para Viena e Viena para Praga vou de trem, de Berlim para Londres de avião...Minha dúvida: fazer o trecho Praga-Berlim de trem ou ir de Praga para Dresden de trem (logo cedo), passar o dia na cidade e então seguir para Berlim de carro - assim consigo aproveitar um pouco das estradas da Alemanha sem pagar a taxa para devolução de carro em outro país. Me ajuda?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariana! Tanto perrengue de pegar e devolver carro alugado para andar 190 km? Continue no trem. Deixe para experimentar as estradas alemãs quando você voltar e fizer uma viagem que requeira curtir as estradas alemãs.

Gláucia
GláuciaPermalinkResponder

Oi Ricardo,
Li em outros blogs que em Berlim pode-se beber água da torneira, mesmo nos hotéis.Então não preciso gastar meus preciosos euros com água, isso é verdade?
Obrigada.
Gláucia.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gláucia! Sim. Mas comprar água em minimercados é baratinho. Água só é cara em restaurantes.

Marcia
MarciaPermalinkResponder

Vou estar em Berlim e tenho 4 ou 5 dias livres antes de voltar ao Brasil. Pensei em aproveitar para conhecer Viena e já voltar direto de lá.
Qual a melhor forma de fazer Berlim/Viena? Não estou considerando os voos "low cost" pois vou estar com toda a bagagem de 1 mês de viagem....
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcia! O único transporte civilizado é o avião. De trem são 9h30 de viagem.

Se você não comprou sua passagem, orce quanto custa incluir o trecho Berlim-Viena na sua passagem internacional saindo do Brasil.

Thereza
TherezaPermalinkResponder

Olá, estou adorando o site.
Gostaria de saber se vale a pena ficar 20 dias em Berlim.
Pensei também em dividir a viagem e fazer multi-destinos. Brasil x Barcelona x Berlim x Brasil. Essa opção é muito cansativa? O que poderia aproveitar mais ficando em Berlim e fazendo bate-volta?
Obrigada.
Bjs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thereza! É muito tempo para uma cidade só. Aproveite para passear mais smile No guia acima o Ricardo Freire dá dicas sobre o que aproveitar nos arredores.

Sua idéia de incluir Barcelona em uma passagem multi-destinos é bacana, sim! Mais dicas: http://www.viajenaviagem.com/2013/10/dicas-comprar-passagens-areas-nacionais-internacionais

Flavia
FlaviaPermalinkResponder

Oi Ricardo! Vou chegar em Berlim pelo Tegel e vou ficar em maxvorstadt (mitte) Gostaria de fazer o trajeto de trem até o hotel. Qual estação devo descer!? Desde já, obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Flavia! Explicamos como sair do aeroporto em Berlim aqui: http://www.viajenaviagem.com/2013/04/berlim-chegando-tegel-schonefeld/

Rosane Pereira

Caros Ricardo e Bóia,

Irei a Europa em outubro de 2014 e quero comprar as passagens de trem pela internet na DB, para o trecho Praga - Berlim e quero incluir uma parada de 24 horas em Dresden. Sei que é possível, aproveitando o mesmo ticket, já vasculhei o site da DB ,mas não estou consigo encontrar a opção. Acho que é "stopover". Por gentileza, poderiam me ajudar.
Muito obrigada.

Rosane Pereira

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rosane! Não acreditamos que o stopover dê direito a uma parada de 24 horas, não. Você teria que seguir viagem no mesmo dia.

Angela | Alemanha! Por que não?

Olá Rosane,

Sim, é possível fazer o stopover, contanto que entre o início da sua viagem (no caso em Praga) e a chegada à estacao final (no caso Berlim) nao se passem mais do que 48 horas.

Entao é perfeitamente possível uma parada de 24 horas em Dresden, utilizando um único ticket de trem.

Para marcar o stopover, clique em "Change other data" logo abaixo da caixa onde está marcado Praga e Berlim, e depois clique em "Enter stopovers", colocando Dresden e o tempo desejado (neste caso 24:00).

Malu
MaluPermalinkResponder

Na Alemanha, cada dia mais, está aumentando a concorrencia onibus interurbano (que há poucos anos nao existia), muito baratos, mas com percurso mais demorado e os trens, rápidos, mas muito mais caros.
Por exemplo, de Berlin a Prag, há ofertas já a partir de 19 Euros (um percurso).

https://www.google.de/search?q=bus+berlin+-+prag&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:deeekfficial&client=firefox-a&channel=sb&gfe_rd=cr&ei=uR7zU5rUHYqm8weBqoGgBQ

karla
karlaPermalinkResponder

Olá,

Farei a rota romantica de carro de Frankfurt à Fussen em 4 dias a partir de 12/10, depois passadinha rapida em Innsbruck e de carro até Munique, de Munique para Berlim iremos de trem e chegaremos a tarde para tentar ver a Filarmonica a noite e ficaremos até segunda pela manhã. Minhas perguntas são: 1) domingo as lojas de departamento abrem em Berlim? não dará tempo de fazer compras sábado a noite nem segunda pela manha pois o trem para Frankfurt parte 12h, se sim quais? 2) Tentei comprar ingressos para um show pela internet mas ao final pede senha do cartão e da internet do banco, fiquei preocupada e não finalizei a compra, isso é comum ? É seguro? 3) 4 dias de carro pela rota romantica é tranquilo? Dá pra fazer sem falar alemão fluente? 5) Iremos a Áustria de carro só por um dia, sei que tem que comprar o selo do pedágio, mas fora isso é uma viagem tranquila de carro? Desculpe o tanto de perguntas mas pesquisei muito e não encontrei nada a respeito. Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Karla! O grande comércio de Berlim abre apenas em alguns domingos ao longo do ano. Em outubro acontecerá no dia 5:
http://www.visitberlin.de/en/article/sunday-shopping

Bilheterias online que usam sistema Verified by Visa ou MasterCard SecureCode pedirão a senha do seu cartão, sim.

De Füssen a Innsbruck são 111 km. De Innsbruck a Munique, 160 km.

Com algum conhecimento de inglês você não terá problemas na Alemanha.

Leia sobre a Rota Romântica:

http://www.viajenaviagem.com/destino/rota-romantica

Felipe azevedo

Boa noite. Irei para Berlim para uma feira e consegui o finde livre para aproveitar por la. O que voce recomenda? Fico no mitte? Quais sao os 4 passeios imperdiveis? Abs felipe

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Felipe! O Ricardo acabou de voltar de Berlim e em breve este capítulo ganhará mais corpo. Use as informações do item "O que fazer" que você já tem pano pra manga desses 4 dias smile

Pedro Reis
Pedro ReisPermalinkResponder

Olá! Vou a Berlim na segunda quinzena de Setembro. Devo me preocupar com o frio? Comparando com Paris e Amsterdã, Berlim é cara? Vou passar 7 dias na capital. Alguma sugestão bate-volta? Estou perdido... O Hop on / Hop Off vale o custo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Pedro! Faz frio, mas um bom casaco e cachecol resolvem. Berlim é mais barata que Paris e Amsterdã. Use as dicas do nosso guia para passeios e bate-voltas. smile Hop-on hop-off não é indispensável; faça se curtir esse tipo de passeio.

camila miranda

Ola, irei a Berlim em Outubro so que vamos em 3 adultos e estou tendo dificuldades em encontrar quarto triplo em que a terceira cama nao seja um sofa cama.. obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camila! Tente pesquisar em sites de reserva como o Booking esta configuração.

Simone
SimonePermalinkResponder

Amo seu site, estou indo para Copenhagen, Berlim e Genebra. Como eu faço para comprar esse trem de Copenhagen para Berlim? Obrigada. bj

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Simone! Compre em http://www.bahn.de/international com 90 dias de antecedência.

kleber
kleberPermalinkResponder

oi, sô consigo comprar passagem pela Tam ate Frankfurt, como fazer pra ir a Berlim.e viavel:trem

grato

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Kleber! Prossiga de trem. O melhor é dormir a noite da chegada e da véspera da partida em Frankfurt para evitar contratempos de conexão.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2014/08/trem-alemanha-como-comprar-passagem-dicas