Berlim

Novo Velho mundo

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Que fim da história que nada. No caso de Berlim, a queda do Muro apenas fez com que a história recomeçasse. 25 anos depois da reunificação, Berlim está 25 anos mais jovem.

A Berlim que emergiu da poeira do Muro não é a metrópole high-tech que os burocratas imaginaram, nem a celebração desavergonhada do triunfo do capitalismo sobre o comunismo.

A cidade se mudou para o lado oriental – mas não apenas no sentido geográfico: a nova Berlim é igualitária e nada ostentatória.

O visitante tem o privilégio de ver uma das capitais do mundo se reinventando à sua frente. E o que é melhor: paga pouco por isso. Berlim é um dos lugares mais em conta da Europa – com preços que não assustariam no Brasil.

Quando ir

Berlim está numa latitude praticamente nórdica: prepare-se para passar frio. Mesmo no verão você vai precisar de um casaquinho de vez em quando.

Não se detenha por isso: a cidade tem museus, palácio, bares e restaurantes suficientes para entreter você nos dias gélidos. O frio mais gostoso é o de dezembro, quando é compensado pelas feiras de Natal típicas da Alemanha (a mais bonita é montada na praça Gendamenmarkt).

Mas se puder vir em julho ou agosto, venha. No verão Berlim vai toda a para a rua. Brotam cervejarias (Biergärten) ao ar livre e até praias em trechos do rio Spree. Nos dias de calor, Berlim vive seus dias de Barcelona, e fica ainda mais alegre e desencanada.

Como chegar

Todas as companhias aéreas européias levam do Brasil a Berlim com apenas uma conexão.

De trem, Hamburgo está a 1h40, Dresden a 2h, Frankfurt a 4h10, Praga a 4h45. Um pouco mais cansativos são os trajetos de/para Varsóvia (5h30), Munique (5h50) e Amsterdã (6h20). Não valem a pena de trem: Viena, a 9h30, Cracóvia, a 8h10, e Budapeste, a 12h.

De outros lugares, inclua o vôo a Berlim na passagem transatlântica, ou voe low-cost.

Berlim não se encaixa muito bem em roteiros de carro, pela escassez de lugares pitorescos na antiga Alemanha Oriental. Baviera, Reno & Mosel, Floresta Negra e Rota Romântica são mais interessantes.

Onde ficar

A maioria dos monumenos e museus que você quer visitar está no antigo lado oriental. O lugar mais conveniente para se hospedar é o bairro central de Mitte (procure nos arredores das estações Rosenthaler Strasse e Rosa Luxembourg Platz).

De Mitte você pode ir a pé à Museuminseln (Ilha dos Museus) e aproveitar a noite à sua porta. A estação Alexanderplatz é o maior entrocamento de linhas de metrô (U-Bahn) e trem urbano (S-Bahn) da cidade – você chega rapidinho aos outros pontos dos dois lados da cidade.

Atualmente o point mais descolado da cidade é Kreuzkölln, na intersecção dos bairros de Kreuzberg e Neukölln. Fique ligado, que estou neste momento (agosto de 2014) em Berlim e logo atualizarei este guia.

Daqui pra onde

Antes de programar a continuação da viagem, certifique-se de que vai ficar tempo suficiente na cidade. Em menos de três dias inteiros você não consegue entender Berlim. Com cinco dias dá para ir visitar o palácio e os jardins de Potsdam (26 min. de S-Bahn).

Considero Berlim um ótimo fecho para um tour pela Europa Central. Comece em Budapeste, cotinue de barco (6h) ou trem (3h) a Viena, prossiga de trem a Praga (4h30) e termine em Berlim (4h45 de trem). Dá para fazer no sentido oposto, mas acho que esta é a melhor seqüência.

Uma continuação original é a Copenhaguen: a viagem de trem dura 6h44, via Hamburgo, e tem um trecho em que o vagão embarca num ferry-boat.

Berlim no Viaje na Viagem

127 comentários

Danielle valente

Boa noite Boia e Freire.
Vou a Berlim na Páscoa e infelizmente a segunda feira pós pascoa cairá em um dia de "museum pass". Gostaria de saber se vocês sabem se nessa segunda feira de feriado os museus abrem, inclusive aqueles que não costumam abrir na segunda feira. O site oficial diz assim: Easter
- Friday, Saturday and Sunday, Monday (18 – 21 April 2014): all museums open as usual on Sunday

Mas fiquei confusa. Help me!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Danielle! Este aviso quer dizer que nesses dias os museus observarão o mesmo horário de funcionamento habitual dos domingos.

Denise Araujo
Denise AraujoPermalinkResponder

Oi Ricardo e Boia:
Vou a Berlim em fevereiro por 4 dias e após tenho 5 dias livres e pretendo fazer a rota dos contos de fadas o que vcs sugerem? Meu voo sai de Frankfurt 5 dias após , vamos em 5 pessoas.Estou atrapalhada de dirigir na neve..
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Denise! Infelizmente não temos conteúdo próprio sobre essa rota.

Leia sobre dirigir na neve:
http://www.viajenaviagem.com/2011/02/dirigindo-na-neve-na-alemanha-o-relato-do-carlos-henrique

Na opinião do Ricardo Freire, o inverno é mais apropriado para visitar cidades grandes e médias, e não se embrenhar por cidadezinhas que estarão hibernando:
http://www.viajenaviagem.com/2010/12/europa-no-inverno-impressoes-e-dicas-de-um-recem-chegado

Denise Araujo
Denise AraujoPermalinkResponder

Obrigada.

Isabela
IsabelaPermalinkResponder

Boa Tarde, vou para Berlim agora em fevereiro, e gostaria de ir para londres, amsterda, qual seria melhor ir primeiro? Consigo encaixar alguma cidade no meio dessas? Depois vou para Milao.
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Isabela! Por favor: primeiro defina o seu roteiro e então pergunte. Por favor não jogue uma pergunta especulativa a cada novo destino que resolver incluir.

Respondi sua outra pergunta onde você fez:
http://www.viajenaviagem.com/destino/londres/comment-page-1/#comment-453531

Entre Amsterdã e Berlim dá para ir de avião ou trem.

marcelo staccioli

Olá. Quero ir de Berlin para Wurzburg, onde pretendo alugar um carro para iniciar a rota romantica Vi que a distancia é de aproximadamente 485 km .Qua o melhor meio de transporte entre essas cidades ?
uito obrigado.
Marcelo

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! De trem dá pouco menos de 4h de viagem, com baldeação em Fulda.

Dioneia Peripato

Ricardo, boa noite!
Vou para Berlim participar da Maratona dia 27/09 e tomar cerveja logo após quero Oktoberfest, qual sua dica (ouvir dizer que existem alguns sites para a gente cadastrar e não precisar pagar pela cerveja, verdade ou mito)??

Depois vou a Copenhague. Qual o meio de transporte mais barato e qual a duração da viagem? Obrigada.

Liana Hemerly
Liana HemerlyPermalinkResponder

Boa Noite Boia
Estou pensando em fazer um roteiro em abril incluindo alguma cidade da Alemanha mas estou com medo pois não falo alemão. Será que é muito complicado só se comunicar com um inglês básico? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Liana! Temos dicas do Comandante sobre o assunto aqui - http://www.viajenaviagem.com/2010/09/nao-falo-ingles-posso-viajar-ao-exterior-mesmo-assim smile

Roberta Souza
Roberta SouzaPermalinkResponder

Oi Boia
Eu e meu marido iremos para Berlim em Maio e pensamos no seguinte roteiro:
Berlim 4 dias-->Amsterdâ 4 dias--> Bruxelas 2 dias--> Paris 5 dias.
Factivel? Alguma sugestâo para otimizar? Adoro o site; já me ajudou muito na nossa primeira viagem no ano passado. Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roberta! É factível, sim! Vá de Berlim a Amsterdã de avião, e faça o resto do roteiro de trem.

Ana Cecilia
Ana CeciliaPermalinkResponder

Gostaria de saber se o clima será muito frio se eu for a Berlim em setembro/outubro.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Cecília! Esteja preparada para eventuais mínimas de 13-15ºC em setembro e eventuais mínimas de 10ºC em outubro.

Bruno
BrunoPermalinkResponder

Olá, vou para hamburgo entre julho/agosto, e berlim com ctz será parte da viagem. Inicialmente pensei no roteiro budapeste, viena, praga, berlim e hamburgo...mas as passagens para esse roteiro estao extremamente caras em relacao ao roteiro amsterdan-hamburgo-berlim-praga....minha dúvida é se esse segundo roteiro é mto fora de mão e sem em futuras viagens à europa dificultaria o deslocamento entre cidades que ainda não conheço!!! mto obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruno! Você encontra passagens de trem com desconto a partir de 120 dias da data da viagem.

Moacir Volpato Sombrio

Queria fazer uma viagem a Europa +- 12 dias passando por dortmund na alemanha...meu filho quer ver um jogo do borussia passando por italia e espanha...vc poderia me ajudar com um roteiro? obrigado Moacir.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Moacir!

Comece a montar sua viagem lendo este post:
http://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa

Atenção: perguntas que já estejam respondidas no texto e comentários ofensivos ou em maiúsculas serão deletados.

Cancelar