Gramado

Tamanho família

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

No século passado (tipo: até os anos 80), Gramado e Canela eram lugares procurados para curtir o frio do inverno e torcer por uma eventual neve -- se desse uma geada, todo mundo já ficava feliz. Subia-se a serra para comer fondue e chocolate, acender a lareira, namorar. Na época do Festival de Cinema, a atração eram as estrelas do cinema nacional, que vinham desfilar no tapete vermelho.

Em 1986, a região começou a se reinventar. Foi quando começou o Natal Luz -- originalmente, um concerto de música erudita em dezembro, que inaugurava a ornamentação natalina da cidade.

Gramado

Hoje o Natal Luz começa em novembro e vai até meados de janeiro, e transformou-se na principal atração da região. Gramado e Canela agora prescindem do frio: são visitadas o ano inteiro.

Gramado, em particular, abraçou a idéia do turismo de massa com a mesma eficiência germânica usada tempos atrás para se transformar num vilarejo alpino. Se você passou o início desta década aproveitando o real valorizado nos Estados Unidos, vai ficar surpreso com a variedade e a qualidade das atrações instaladas na região. Assim como em Orlando, uma semana já é pouco para curtir tudo o que Gramado e Canela oferecem às famílias.

Canela

O comentário mais tradicional de uma visita à Serra -- "não parece Brasil!" -- agora tem mais significados. Dependendo dos programas que você escolhar, Gramado vai parecer a Suíça, a Alemanha, a Itália -- ou a Flórida.

106 comentários

Adriana Junqueira

(ah, ultimo comentário, reforcando o que já falaram aqui sobre Gramado: parece mesmo que estamos em outro pais: náo há pixacoes, nao há postes horrorozos com fiaçao exposta (apenas postes de luz!), náo há semáforos, os motoristas respeitam TODAS as faixas de pedestre, o parquimetro funciona!
As faixas de pedestre sao recuadas, nao ficam nas esquinas, pois as quadras sáo arredondadas. Isso traz mais seguranca em geral. Exemplo!)

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Comentar novamente

Atenção: Bóia de férias! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 1º de fevereiro de 2017. Obrigado pela compreensão.

Cancelar