Berlim

belrim-brandenburgoNovo Velho mundo | Ricardo Freire

Que fim da história que nada. No caso de Berlim, a queda do Muro apenas fez com que a história recomeçasse. Vinte anos depois da reunificação, Berlim está vinte anos mais jovem.

A Berlim que emergiu da poeira do Muro não é a metrópole high-tech que os burocratas imaginaram, nem a celebração desavergonhada do triunfo do capitalismo sobre o comunismo.

A cidade se mudou para o lado oriental – mas não apenas no sentido geográfico: a nova Berlim é igualitária e nada ostentatória.

O visitante tem o privilégio de ver uma das capitais do mundo se reinventando à sua frente. E o que é melhor: paga pouco por isso. Berlim é um dos lugares mais em conta da Europa – com preços que não assustariam no Brasil.


Quando ir Como chegar Onde ficar? Daqui pra onde?
berlim-oranienburgerst berlim-gendamenmarkt berlim-charlottenburg berlim-ampelmann1
Berlim está numa latitude praticamente nórdica: prepare-se para passar frio. Mesmo no verão você vai precisar de um casaquinho de vez em quando.

Não se detenha por isso: a cidade tem museus, palácio, bares e restaurantes suficientes para entreter você nos dias gélidos. O frio mais gostoso é o de dezembro, quando é compensado pelas feiras de Natal típicas da Alemanha (a mais bonita é montada na praça Gendamenmarkt).

Mas se puder vir em julho ou agosto, venha. No verão Berlim vai toda a para a rua. Brotam cervejarias (Biergärten) ao ar livre e até praias em trechos do rio Spree. Nos dias de calor, Berlim vive seus dias de Barcelona, e fica ainda mais alegre e desencanada.

Todas as companhias aéreas européias levam do Brasil a Berlim com apenas uma conexão.

De trem, Hamburgo está a 1h40, Dresden a 2h, Frankfurt a 4h10, Praga a 4h45. Um pouco mais cansativos são os trajetos de/para Varsóvia (5h30), Munique (5h50) e Amsterdã (6h20). Não valem a pena de trem: Viena, a 9h30, Cracóvia, a 8h40, e Budapeste, a 12h.

De outros lugares, inclua o vôo a Berlim na passagem transatlântica, ou voe low-cost.

Berlim não se encaixa muito bem em roteiros de carro, pela escassez de lugares pitorescos na antiga Alemanha Oriental. Baviera, Reno & Mosel, Floresta Negra e Rota Romântica são mais interessantes.

A maioria dos lugares que você quer visitar está no antigo lado oriental. A noite mais quente está no antigo lado oriental. Existe um bairro no lado oriental que se chama ‘Mitte’ e significa ‘centro’. Alguma dúvida sobre o melhor lugar para se hospedar?

De Mitte você pode ir a pé à Museuminseln (Ilha dos Museus) e aproveitar a noite à sua porta. A estação Alexanderplatz é o maior entrocamento de linhas de metrô (U-Bahn) e trem urbano (S-Bahn) da cidade – você chega rapidinho aos outros pontos dos dois lados da cidade.

Resista às ofertas que encontrar no antigo lado ocidental – há bons hotéis por lá, mas a Ku’damm não tem mais graça e você vai passar mais tempo no metrô do que o recomendável.

Antes de programar a continuação da viagem, certifique-se de que vai ficar tempo suficiente na cidade. Em menos de três dias inteiros você não consegue entender Berlim. Com cinco dias dá para ir visitar o palácio e os jardins de Potsdam (26 min. de S-Bahn).

Considero Berlim um ótimo fecho para um tour pela Europa Central. Comece em Budapeste, cotinue de barco (6h) ou trem  (3h) a Viena, prossiga de trem a Praga (4h30) e termine em Berlim (4h45 de trem). Dá para fazer no sentido oposto, mas acho que esta é a melhor seqüência.

Uma continuação original é a Copenhague: a viagem de trem dura 6h44, via Hamburgo, e tem um trecho em que o vagão embarca num ferry-boat.

Leia também:

–> Hotéis, restaurantes, transporte, passeios e outras dicas por Ricardo Freire

–> Posts relevantes — e relatos de leitores por Ricardo Freire

–> Tudo para organizar sua viagem a Berlim por Ricardo Freire


1.139 comentários para “Berlim”

  1. Oi, Bóia! Está nos planos uma viagem curta a Berlin em fevereiro/2014, de uns 7-8 dias. Fui a Berlin uma única vez, mas já faz 10 anos.

    Alguma sugestão nos arredores? Seria muita indiada ir até alguma cidadezinha da Polônia, alugando um carro (bate-volta, prá dormir em Berlin de novo e evitar entra-e-sai de hotel, abre-e-fecha malas, etc.)? OU fazer o mesmo para dar uma voltinha em Dresden ou Praga (que tb já conheço)?

    Outra coisa: a saída será de Porto Alegre-RS. Seria viável pegar um vôo da TAP que vai a Lisboa, e com isso evitar a passagem por Guarulhos?

    1. Olá, Carin! O vôo via LiSboa é uma boa. Os bate-voltas de Berlim estão nesta página mesmo, na seção “Daqui pra onde?”. Pra Polônia não dá para fazer bate-volta.

    2. Tecnicamente dá para fazer um bate-volta para a Polônia, pois Berlim fica a apenas pouco mais de 90km da fronteira.

      Mas, a cidade interessante mais próxima para um bate-volta seria Stettin (ou Szczecin, em polonês); esta fica a 150km, e leva quase duas horas para se chegar lá.
      Como você vai em fevereiro, nao seria adequado, pois iria pegar a estrada sempre à noite, e com muita chance de neve.

      Dresden fica a quase 200km, e Praga fica a 350km. Sem chance para um bate-volta, até porque as duas cidades merecem muito mais tempo.

  2. Olá,
    Estou querendo fazer em Janeiro próximo uma viagem a Berlim e Praga (10 noites) ou como outra opção Moscou/St.Petersburgo/Budapeste/Praga(13 noites).

    Qual seria a melhor forma para fazer estes roteiros? Começando por onde? Dá para fazer de carro ou só podemos fazer de trem??

    Agradeço a ajuda.

    1. Olá, Vivian! Rússia no auge do inverno é para profissionais.

      Para fazer Berlim-Praga, compre uma passagem aérea do Brasil a Berlim, com volta de Praga ao Brasil. Faça Berlim a Praga de trem, compre em http://www.bahn.de/international.

      Veja como comprar passagens multidestinos:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum/

  3. Olá Bóia! Estarei 3 dias em Frankfurt e gostaria de fazer dois bate e voltas, um para Colônia e outro para Heidelberg, ficando em Frankfurt apenas um dia. É viável? Como seria melhor o bate e volta? De trem ou de ônibus? Será facil comprar as passagens na hora? Agradeço a atenção.

    1. Olá, Luciana!

      Compre as passagens com 80 dias de antecedência em http://www.bahn.de/international para obter tarifas descontadas.

      Leia também:
      http://www.viajenaviagem.com/2010/01/frankfurt-e-heidelberg-pra-marcie/

  4. Olá, Boia! Leeds, Amsterdam, Berlim, Munique e Londres em 20 dias é loucura? Trem ou avião?

    1. Olá, Fabiula! O Ricardo Freire recomenda um mínimo de 5 dias, e um mínimo ideal de 7 dias, para uma primeira vez em Londres.

      Leia:
      http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

      Veja como comprar passagens internacionais multidestinos:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum/

      Londres-Amsterdã e Amsterdã-Berlim podem ser feitas tanto de trem quanto de avião.

  5. Olá Bóia,

    Estarei em Frankfurt de 18/11/2013 a 22/11/2013 em uma feira de negócios, gostaria de umas dicas da cidade e da região. Pretendo ir antes a Berlin, provavelmente chegarei sábado 16/11 e depois vou para Frankfurt no dia 18/11.
    Conto com sua ajuda, suas dicas foram fundamentais em uma viajem maravilhosa que fiz a Portugal, desde já agradeço a força.
    Um forte abraço

    1. Olá, Alamir! Leia sobre Frankfurt no Alemanha Por Que Não:

      http://www.alemanhaporquenao.com/tag/frankfurt

  6. Olá!!

    Preciso de um dica, estou um pouco perdida na montagem do meu roteiro..

    Estarei no mês de abril na Alemanha, na cidade de Tübingen para um curso de cinco dias.

    Como meu objetivo é conhecer também algumas outras cidades Alemãs, como Munique, Frankfurt, Berlim e Colonia, peço sua ajuda para clarear a elaboração do meu roteiro! :)

    Há algum trem que faça estas principais cidades dentro do país..
    É a melhor opção em termos de distancia e valores..

    O plano é ficar no país por 10 dias.
    A viagem será um total de 15 dias, em que pretendo visitar algum país fronteira com a Alemanha antes do retorno ao Brasil. Alguma dica também de país para minha escolha.. estou entre Suíça, Austria, Republica Tcheca e Polonia e até mesmo Luxemburgo, pois já conheço França, Belgica e Holanda.
    Missão difiicil, terei que escolher um para conhecer ou mesmo 02, pequeninos, que caibam neste periodo.

    Obrigada!!!

    1. Olá, Giselle! INfelizmente não temos como elaborar roteiros individuais.

      Alertamos que você está querendo fazer lugares demais em poucos dias.

      Leia:
      http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

      http://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-viagem/

      Não se “conhecem” “países” em tão pouco tempo. Visitam-se lugares.

  7. Seria loucura fazer Londres, Amsterdã e Hamburgo em 11 dias?

    1. Olá, Rafael!

      O que o Ricardo Freire diz sobre o assunto está aqui:
      http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

  8. Berlim não fica longe de Hamburgo. Pra quem se interessar, postei aqui sobre a cidade: http://taindopraonde.blogspot.com.br/2013/11/um-dia-em-hamburgo-alemanha.html.

  9. Oi Ricardo!
    Adoro vc e suas dicas!
    estou programando uma viagem c meu marido pela Europa em set/2014, irei encontrar c ele em Paris, onde ficarei 2 dias e depois iremos de trem a Alemanha ( Frankfurt, Munich, Praga,Berlim e Paris ).
    Gostaria de algumas dicas e sugestões. bjs
    Rosangela
    Há iremos de mochila!!!!

  10. Estarei chegando em Berlim dia 22/12/2013 e ficarei lá 5 dias saindo 27/12/2013 para Londres ficando lá até 02/01/2013 gostaria de saber se tem alguma opção de bate volta em Berlim e em Londres??? Obrigada angela

    1. Olá, Ângela! Os bate-voltas estão indicados na seção “Daqui pra onde?” da página de cada cidade.

      A de Londres é esta:
      http://www.viajenaviagem.com/europa/londres-ricardo-freire

  11. Estarei na Europa em Março de 2014 vou fazer intercâmbio de 3 semanas em Londres e vou ter 11 dias para realizar um mochilão… será 3 dias em Paris, 1 dia em Amsterdã, 3 dias Roma e 3 Berlim o que vc acha?? poderia me passar algumas dicas e roteiros… bjos!

  12. Oi Bóia.
    Estou programando uma viagem ao Leste Europeu para entre junho e julho/2014, como auto presente de aniversário, cerca de 30 dias. Fiquei impressionado com os preços baixos das passagens na Europa!
    Bem, o que você me sugere no trajeto Lisboa x Praga, passando pela Alemanha?
    Tu é o cara nas dicas da Band News!
    Abraços.

    1. Olá, Cléber! Quem responde é A Bóia.

      Comece seu planejamento por este post:
      http://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa/

  13. Pretendo fazer minha primeira viagem à Europa, é aconselhável que eu vá com alguma agência de viagens? Fechando algum pacote?

    1. Olá, Rosiane! As agências oferecem excursões; se você prefere esse tipo de viagem, é uma boa.

      Para viajar por conta própria, comece por este texto:
      http://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa/

  14. ola pessoal, vamos viajar com a minha mulher pela europa em finais de março até abril (21 dias ) o roterio é o seguinte :

    rio de janeiro-cracovia -3 dias-avião (vale a pena 3 dias}}, pois a ideia de conhecer lá , é pelo campo de concentração primeiramente)

    cracovia-berlim-4 dias-avião (de trem da 9hs mais ou menos) achei muito

    Berlim-Amsterdã-4 dias ( de trem tem 4-30)ainda vou ver se compensa pegar avião)

    Amsterdã-Bruxelas-2 dias-(trem)

    Bruxelas-Londres-4 dias ( trem eurostar)

    Londres-paris-4 dias( trem eurostar)

    o que vcs acham do roteiro, só tem 2 viajes longas ( cracovia-berlim e Berlim-Amsterdã) na verdade eu queria conhecer a suíça, mas fica muito longe do roteiro, o que vocês acham, ou teriam alguma forma melhor de conhecer suíça}} obrigadooooo

    1. Oi! Eu fiz agora em janeiro parte desse roteiro e entre berlim e amsterdam fomos de trem! Achei muito prático e achei que compensou. O preço de passagens e horas (pega trem pro aero, espera, embarca, viaja, desembarca, pega mala, pega outro trem..) deu quase na mesma. Recomendo.
      Outra, a 30min ao norte de Berlim fica o campo de concentração de sachsenhausen. Eu fui visitar e gostei muito!

    2. Olá, German! Berlim-Amsterdã são 7 horas de trem; escolha entre trem e avião. Cracóvia-Berlim tem que ser avião mesmo. Seria interessante aumentar mais dias em Londres e Paris; 4 dias é muito pouco. Pense em sacrificar Bruxelas e voar de Amsterdã a Londres.

  15. ola, apagaram minha pergunta

    só quero saiber se meu roteiro esta bem

    rio de janeiro-cracovia-3 dias

    cracovia-berlim-4 dias-avião

    Berlim-Amsterdã 3 dias -trem

    Amsterdã-Bruxelas-2 dias-trem

    Bruxelas-Londres-4 dias-trem eurostar

    Londres-paris 5 dias-trem eurostar

    na verdade estou com vontade de conhecer berna na suíça, o que você acha Boia}} agradeço as ajudas

    1. Olá, German! Como já respondi, redcomendo que você elimine Bruxelas e aumente um dia em Londres e outro em Paris. (Mas você não precisa seguir, não. Eu só não vou mudar de opinião…)

  16. Bóia, gostaria de passar 3 meses na Europa, dando uma volta e privilegiando Berlim e os países de seus arredores. Você acha que 7.000 euros por mês é suficiente para mim e meu marido?
    Obrigada!!

    1. Olá, Melina! Você vai encontrar na internet muita gente fazendo conta e dizendo qual é o mínimo para subsistir neste ou naquele lugar, mas na vida real só você pode fazer suas contas. Depende de tantos fatores que não há como outra pessoa calcular por você.

      Leia:
      http://www.viajenaviagem.com/2013/07/como-estimar-gastos-viagem/

  17. Obrigado pelas dicas, Então pessoal , acabamos de fechar o roteiro ! Vejam . Viaje 16/03–06/04 21 dias

    Rio de janeiro-Berlim –5 dias

    Berlim–Amsterdã –4 dias—-avião ( pelo lowcost vo direto 116 euros finais com a mala 2 pessóas, mais em conta que o trem) aqui minha duvida, queremos conhecer brugues na Bélgica , mas para fazer bate volta de Amsterdã , sera que da? Pois a idéia era de Bruxelas pegar o eurostar para Londres, alguém sabe se da para ir de Amesterdã para Londres ? Acham que4 dias inteiros e muito na Amsterdã ??

    Bruxelas-Londres—-4 dias—-eurostar

    Londres—-Paris —-4 dias—-eurostar

    Paris—Berna ou Zurique—-4 dias— ( ainda nao decidimos qual lugar, pois o vo de volta sai de Zurique, então alguém sabe onde e melhor ficar pessoal?? Obrigado e aguardo bjs

    1. Olá, German!

      Na opinião do Ricardo Freire, Bruges depois de Amsterdã não tem lá muita graça; é como sair da cidade de verdade para a que é apenas um cenário. Os canais de Amsterdã são mais bonitos e engenhosos que os de Bruges.

      Você pode voar de Amsterdã a Londres. Também pode passar em Bruges a caminho de Bruxelas para pegar o trem a Londres. Na Suíça, o Ricardo Freire indica Lucerna, a 40 minutos de trem do aeroporto de Zurique, como base.

      Leia:
      http://www.viajenaviagem.com/2009/08/um-pulinho-em-bruges/

      http://www.viajenaviagem.com/2012/04/zurique-lucerna-berna/

      http://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass/

  18. Boa Tarde!

    Em Agosto estarei passando 1 mes na polônia e aproveitarei para conhecer cidades próximas, não queria abrir mão de Paris, ja que tenho um filho pequeno e gostaria de ir a EuroDisney.
    Mais o roteiro esta me matando por favor( implorando mesmo, tenho parentes na polônia com disponibilidade de carro, não tenho pressa ja que tenho 30 dias dias para aproveitar.
    Por favor me ajude a aproveitar esse tempo, de uma forma barata e inesquecível.
    Obs. Tenho amigos em Berlim e ja fui a Londres
    Noemy

    1. Olá, Noemy! Não podemos fazer roteiros individuais, mas podemos ajudar nas dúvidas pontuais da sua viagem :) Seus parentes na Polônia certamente terão dicas ótimas para aproveitar os arredores, também.

  19. Oi boia!
    Vamos ficar 5 dias em Berlim agora em abril, e estávamos pensando em fazer um bate e volta em Dresden. Você acha viável (já que não é tão perto)?

    Obrigada!

    1. Olá, Anni! Dá 1h30 de viagem em cada sentido, é superfactível :mrgreen:

  20. Olá, pessoal!Gostaria de ir até a Alemanha e visitar o museu do carro. Alguém saberia me informar qual o melhor modo de ir até lá, aluguel de carro ou trem, e quais cidades no trajeto são boas para visitar.
    Obrigada, Samara

    1. Olá, Samara! Não deu para saber se você se refere ao Automuseum em Ladeburg, ao museu da Porsche nos arredores de Stuttgart, ao museu da BMW em Munique ou ao museu da Mercedes em Stuttgart.

      Simule viagens de carro em http://www.viamichelin.com . Veja passagens de trem em http://www.bahn.de/international .

  21. Chegarei em Berlim no dia 10 de abril. Gostaria de saber como é o clima nesta época. Ainda faz muito frio? Abs!

    1. Olá, Tiago! Sim, pode ainda estar muito frio. Esteja preparado para mínimas em torno de 10ºC.

  22. Olá, gostaria de saber informações sobre o trem de Hamburgo pra Berlim. O valor, a estação, os horários e se devo comprar desde aqui no Brasil ou é fácil comprar lá na hora do embarque.

    1. Olá, Maria Luiza! Compre a partir de 90 dias de antecedência em http://www.bahn.de/international . As tarifas promocionais começam em 19 euros. A tarifa cheia na última hora pode passar de 80 euros.

  23. Para os que queiram saber onde se hospedar em Berlim, aqui vai um post sobre o assunto. O blog é também bem interessante para quem queira dicas de compras, restaurantes, atrações turísticas, etc.

    http://www.conexaoberlim.com/2014/02/19/onde-ficar-em-berlim/

  24. oi pessoal, já fechamos o roteiro pela europa, vamos lá

    rio de janeiro-Berlim–avião–5 dias

    Berlim-amsterdãm–avião—4 dias

    amsterdãm—Londres—avião—4 dias

    Londres—paris—eurostar ou avião /ainda não reservei, pois a passagem de trem ta muito cara e no momento compensa avião/ 4 dias

    paris-Interlanken(Suíça)—Trem TGV—-4 dias

    voo de volta Zurique-rio de janeiro, total dias 21 —16 de março-6 de abril

    já reservamos todos os trajetos de avião e trem pela europa, como assim também o trajeto do rio a Berlim, todos os hotéis foram reservados pelo site Decolar, pois achei bom que dava para dividir até 6 sem juros, então compensou mais e o trajeto de rio-Berlim foi pela IBERIA em 10 sem juros.
    o site de vocês foi essencial para decidir nosso roteiro pela europa, como assim também para a organização da viagem, muito obrigado pessoal e agora só resta disfrutar e conhecer o velho continente. saludos y buena vida a todos !!!!

  25. Olá! Chegraremos por Frankurt e sairemos de lá de carro, por volta das 17:30, do dia 27/03, para a rota româmtica. Por favor, quais as cidades da Rota Romantica mais indicadas (com mais movimento noturno e/ou mais romãnticas) para dormir? Quantos dias recomendam para a rota romântica? Duas noites seriam suficientes ou seriam necessárias três noites?

    1. Olá, Bianca! As cidades com movimento noturno são as maiorzinhas, como Würzburg e Augsburg. As mais encantadoras são Rothenburg ob der Tauber e Dinkelsbühl.

  26. Bom dia!
    Vou para a Alemanha em maio e gostaria de saber se há roteiros específicos para melhor conhecer a história do nazismo. Esclareço que o interesse é meramente histórico!!!
    Obrigado!

    1. Olá, Junior! Há um museu em Nuremberg, que era onde eram realizadas as principais manifestações do partido.

      http://museums.nuremberg.de/documentation-centre/

  27. Júnior,

    Na Cidade de Berlim, um passeio imperdível é o Monumento às vítimas do Holocausto.
    Saindo do parlamento, seguir pela Ebertstrasse em direção ao Portão de Bradenburgo, passando direto por ele e chegando ao Monumento às vítimas do holocausto, que parece um cemitério, com mais de 2 mil blocos de concreto. É um memorial em Berlim para vítimas judias do Holocausto.
    Além disso, você pode visitar o campo de concentração SACHSENHAUSEN. É história pura. Toma-se a linha S1 de trem com destino ao norte e a descida é na última parada do trem, em Oranienburgo (cidade da antiga Alemanha Oriental a 35 km de Berlim). Vale muito a pena.

  28. Olá Bóia! Vou para Berlim no próximo dia 20. Nesta época ainda neva por lá ou o frio intenso já se foi? E, consigo me comunicar bem com o inglês?
    Um abraço e obrigado!

    1. Olá, Fernando! Estará ainda bastante frio; esteja preparado para mínimas abaixo dos 10ºC. Em Berlim é fácil se virar só com o inglês.

  29. Bóia, agradeço a indicação de Nuremberg. Junior

  30. Bom dia Jorge. Agradeço tua atenção. Se me permites, uma pergunta: conheço Dachau; mesmo assim entendes que valed a pena ir a SACHSENHAUSEN???

  31. Júnior,

    Eu não conheço DACHAU, mas na conceituação devem ser a mesma coisa. Fica a seu critério.

    1. Valeu Jorge. Grande abraço. Junior

  32. Olá Bóia, tudo bem?

    Em maio farei o roteiro Berlim X Praga X Viena X Budapeste.
    Sei que a ordem dos países está alterada, mas os valores que consegui de passagens aéreas e hospedagem justificam a minha troca.
    Ressalto que todos os hoteis escolhidos foram baseados nas excelentes dicas que encontrei aqui no site.
    Agora estou na fase de compra de passagem de trem para me descolar de um país para o outro.
    Tenho pesquisado no DB BAHN.
    Você sugere mais algum site que venda direto pela internet?

    Abraços e obrigado

  33. Olha eu de novo.

    No DB Bahn só tem diponível o trecho Berlim X Praga.
    Os demais não estão disponíveis on-line.

    1. Olá, Marcos! O site da Bahn é o melhor para saber horários da Europa inteira, mas só vende passagens que tenham a Alemanha como origem ou destino.

      Viena-Budapeste compre em http://www.oebb.at/en . Praga-Viena você pode tentar em http://www.cd.cz .

      Leia mais:
      http://www.viajenaviagem.com/2014/02/comparacao-precos-raileurope-x-ferrovias-europeias/

      1. Valeu pela dica. Abraços.

  34. Olá Bóia/Ricardo.

    Fechei meu Roteiro para Alemanha e outros países da seguinte maneira.
    Gostaria de uma opinião e saber se está legal o cronograma a partir de Munique. Fique a vontade para opinar.

    IDA 01/08 – SP/MUNIQUE – SEXTA
    02/08 – MUNIQUE (NOITE) – SÁBADO
    03/08 – MUNIQUE
    04/08 – MUNIQUE
    05/08 – MUNIQUE / FÜSSEN (PELA MANHÃ) Visita ao Castelo Neuschwanstein – Retorno para Munique às 16h00. Voo para Berlim às 21h40. Noite em Berlim.
    06/08 – BERLIM
    07/08 – BERLIM
    08/08 – BERLIM
    09/08 – BERLIM / AMSTERDAM (TREM) – Chegada em Amsterdam às 15h00.
    10/08 – AMSTERDAM
    11/08 – AMSTERDAM
    12/08 – AMSTERDAM / LONDRES (via EASYJET às 12h00)
    13/08 – LONDRES
    14/08 – LONDRES
    15/08 – LONDRES
    16/08 – LONDRES
    17/08 – LONDRES
    18/08 – LONDRES / PARIS (EUROSTAR – CANAL DA MANCHA).
    19/08 – PARIS
    20/08 – PARIS
    21/08 – PARIS
    22/08 – PARIS
    23/08 – PARIS (MANHÃ/TARDE) – SÁBADO
    23/08 – RETORNO BRASIL/SP – NOITE

    Obrigado!!
    Fred.

    1. Olá, Fred! Está redondo. Seria melhor se você fizesse o passeio a Füssen um dia antes da ida a Berlim. Assim você não se estressa com horários.

      1. Obrigado!

        Estive pensando aqui, embora tenha optado por Berlim devido a fatores de vida noturna e também pela própria história da cidade, você acha que ficaria legal a substituição da ida para Berlim por um passeio pela Rota Romântica até o dia 9 (antes da ida à Amsterdam) ?

        Leve em consideração que mesmo indo para Berlim estou fazendo um dos roteiros que compreende esta rota, que é Füssen.
        Ou deixaria como está que já está um ótimo passeio?

        Obrigado e Abs!
        Fred.

        1. Olá, Fred! É uma questão de gosto pessoal. Não há hierarquia entre destinos. Vá em busca da experiência que mais lhe apetece.

  35. Oi Ricardo!!!

    Adoro o site!!!!

    Estou indo para Alemanha agora em maio e estou com dúvida sobre o hotel.
    Podes me ajudar?

    1. Arcotel velvet Berlin
    2. Hotel Adelante Berlin – Mitte
    3. Ramada Hotel Berlin Mitte
    4. Calma Berlin Mitte

    Selecionei estes, mas não sei qual escolher. Qual está melhor localizado?

    Obrigada!!!!

    Um abraço,
    Gabriela

    1. Olá, Gabriela! Quanto mais perto da estação Rosa Luxemburg Platz, melhor instalada você estará em Mitte. Ponha os hotéis no Google Maps que você descobre.

  36. Bom dia Bóia!!

    Vou fazer uma viajem para Europa (Agosto) que incluirão os seguintes trechos, exatamente nesta ordem:
    Munique (3 noites c/ Füssen) > Berlim (4 noites) > Amsterdam (3 noites) > Londres (6 noites) > Paris (5 noites)

    Apenas entre Londres e Paris planejo fazer a viagem de Eurostar. Em todo o resto minha locomoção será de avião.

    Você acha que a viagem fica muito monótona apenas fazê-la de avião? Valeria a pena pegar algum desses trechos de trem ? Ou se o $$ compensar, o avião torna-se mais atrativo devido a distancia entre as cidades?

    A propósito, este roteiro acima está bacana? Ou muito disperso?

    Abs e Obrigado.

    1. Olá, Paulo! De Munique a Berlim, e de Berlim a Amsterdã, a melhor opção é mesmo o avião (e de Londres a Paris, o trem). De Amsterdã a Londres você pode escolher ir de trem ou de avião.
      Antes de comprar vôos em companhias low-cost, orce com um agente de viagens a inclusão dos trechos na sua passagem intercontinental.

      Entenda:
      http://www.viajenaviagem.com/2009/07/cias-low-cost-na-europa-modo-de-usar/
      http://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum/

  37. Bóia.

    Andei pesquisando de tudo no blog e sobre hospedagens em Berlim e o Ricardo diz que quanto mais próximo de Alexanderplatz ou Rosa-Luxemburg ficar, melhor. Selecionei alguns hotéis que inclusive já estão reservados, mas que ainda estou em dúvidas, pois como nunca fui, realmente não consegui definir quais destes seriam a melhor opção de localização. Todos eles estão na mesma faixa de preço.
    Qual vocês me indicam?

    St Christopher’s Apartments
    Hotel AMANO
    Ramada Hotel Berlin-Alexanderplatz
    Park Inn by Radisson Berlin Alexanderplatz
    Motel One Berlin-Alexanderplatz
    Hotel Indigo Berlin-Alexanderplatz

    Ficaria muito grata com a ajuda.
    Obrigada.

    1. Olá, Fernanda! Todos esses hotéis estão no pedaço mais bacana de Mitte. A melhor forma que você tem de conferir a localização é traçar uma rota entre eles no Google Maps e comparar com o mapa desse post: http://www.viajenaviagem.com/2011/05/hoteis-em-berlim-os-relatos-dos-leitores/

      Para mais dicas sobre como escolher a localização de hotéis, leia aqui: http://www.viajenaviagem.com/2012/09/google-maps-dicas/

  38. Olá, minha 1ª viagem à Europa daqui 2 meses. Serão 12 dias, chegando em Paris às 11h do dia 25/05 e retorno Paris-Gru dia 05/06 às 20h. Li seus posts principais e foram fundamentais p mim, achei fantástico, porém ainda estou em dúvida do meu 3º destino… Fico 4 dias em Paris (saindo 29/5), 4 em Londres (saindo 02/06) e a dúvida está entre Dublin, Bruxelas/Amsterdã ou Berlim (pra conhecer um campo de concentração). Pode me dar uma luz quto a decidir qual 3ª cidade, melhor locomoção entre elas? Detalhe: mochilao sozinha ;)

    1. Olá, Fabiana! A melhor opção seriam 6 dias em Paris e 6 em Londres :-)

      Amsterdã é a que está mais no meio do caminho entre as duas, e dá para fazer de trem. Tanto Dublin quanto Berlim necessitam avião.

      Lembre-se que o dia de deslocamento é um dia praticamente perdido, o que reduziria o seu tempo útil em cada cidade a 3 dias. Para Paris e Londres seria uma lástima.

      Leia:
      http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

  39. Olá Fabiana.

    Quem sou eu para falar, mas como já estive no triângulo Paris/Londres/Amsterdam, eu recomendaria Amsterdam, sem dúvidas. Para 3 dias seria perfeito. Principalmente pelo que percebi que sua entrada e saída na Europa será por Paris. Mas, não existe a possibilidade de trocar isso? Se tiver como alterá-la, tente múltiplos destinos, entrando por Paris e saindo por Londres ou a maneira que você achar melhor no seu roteiro.

    Mas é minha opinião e a da Bóia com certeza merece ser ouvida.

    Abs!

  40. Bóia !!! Meu amigo virtual eheheh Fui para Italia e Grécia ano passado ( sozinho) e suas dicas foram perfeitas fiz bate-volta Napoli, fui a Ilha de Capri, Florença, Pisa…tudo perfeito VC FOI DEMAIS.
    Me ajude novamente:
    Irei para Paris 4 noites, Buxelas 3 noites, pois irei para Brudges, Amsterdã 3 noites , Berlim 5 noites , Praga 2 noites e Budapeste 2 noites.
    Minha dúvida é se tem como fazer bate volta em Berlim para Colônia e outras cidades na Alemanha.
    Grande Abraço !!
    Obs: Irei começar por Paris vc acha uma boa idéia ?? e Viena…acha uma boa ??

    1. Olá, Marcelo! Dois dias em Budapeste e Praga significam um dia em Budapeste e um dia em Praga. Lembre-se que você perde o dia do deslocamento. Deixe o leste para outra viagem. Paris também precisa de mais dias. Colônia está muito longe de Berlim, não dá para bate-volta. As cidades que permitem bate-volta estão na seção “Daqui pra onde?”, nesta página mesmo. O Ricardo Freire recomenda sempre terminar em Paris. No seu caso, chegue por Berlim, vá a Amsterdã, Bruxelas e volte de Paris.

  41. Olá Bóia,

    Bom dia! Eu estou querendo fazer o roteiro que o Ricardo sugere: Budapeste, Viena, Praga e Berlim, mas queria aproveitar para conhecer o sul da Alemanha. Como posso adicionar Munique a esse roteiro? Ao todo, serão 21 dias de viagem. Pensei em fazer: 4 dias Budapeste, três dias Viena, cinco dias Munique (ia aproveitar pra fazer alguns bate-volta pelas cidadezinhas do sul da Alemanha), três dias Praga e seis dias Berlim, seguindo essa ordem. O que acham?

    Ah, uma dúvida. Pensei em fazer Budapeste / Viena de barco. Alguém já fez essa passeio? É legal? Bonito? Ou trem é melhor?

    Abraços e obrigada!!!

    1. Olá, Juliana! A viagem Budapeste-Viena de barco é ótima. Só é oferecida entre junho e setembro:

      http://www.mahart.info/webset32.cgi?MAHART@@EN@@38@@365391497

      Você pode colocar Munique entre Praga e Berlim (a Bahn vende ônibus de Munique a Praga; entre Munique e Berlim, vá de trem ou de avião) ou depois de Berlim (vá de trem ou avião a Munique). Caso você voe Lufthansa desde o Brasil, vai ser mais interessante deixar Munique para o final, evitando uma conexão na volta para casa.

      1. Obrigada, Bóia!!! Vou pesquisar os voos com as duas opções, voltando por Berlim ou por Munique. Obrigada pela dica.

        Surgiu um dúvida agora: pensei em aproveitar os cinco dias em Munique para fazer alguns bate-volta ou até conhecer a Rota Romântica ou a Floresta Negra. O que vocês recomendariam??? Acham que posso tirar ou colocar dias em mais algum dos destinos?

        Obrigada de novooooooooooo!

        Beijos

        1. Olá, Juliana! É possível fazer um bate-volta a Rothenburg, será bastante cansativo mas é possível. Para a Floresta Negra, separe alguns dias, é uma região de natureza.

          1. Muito obrigada, Bóia. Mais duas perguntinhas (desculpe o abuso…). O que você acha dessa divisão do roteiro:
            Com 22 dias de viagem, faríamos 4 dias em Budapeste (contando o dia de chegada), três dias em Viena, cinco dias em Munique, três dias em Praga e sete dias Berlim, seguindo essa ordem. De Berlim pensei em fazermos dois bate-volta: Dresden e Potsdam. Acha que vale? Ou Hamburg?

            Beijoss e obrigada!!!!!!

            1. Olá, Juliana! Está redondo.

  42. Oii Bóia!!

    Já fizemos algumas viagens seguindo vários roteiros do que o Ric. Freire recomenda e eu e meu namorado curtimos muito.
    Nesse momento estamos organizando uma viagem que inclui Alemanha. Estamos com uma duvida muito grande com relação a fazer a Rota Romântica ou ir para Berlim. Ambos os destinos nos agradam e sabemos que são completamente diferentes. Temos 4 dias para um deles.

    Enfim, chegaremos por Munique, e ficaremos 2 dias, então o que seria uma boa escolha tendo em vista as opções abaixo?

    Ficar estes dois dias em Munique e fazer a Rota Romântica durante 4 dias, incluindo Füssen, ou…
    Ficar estes dois dias em Munique, incluir um dia p/ Füssen como Daytrip, e depois partir para Berlim ficando 3 dias completos (exceto locomoção) ?

    Vale lembrar que depois dessa etapa vamos para Amsterdam!
    Gostaria que opinassem como se fosse uma viagem para ele (ou pra você) rsrs…

    Obrigadaaa!
    Bjs.

    1. Olá, Ana Paula! É muito difícil dar opinião “como se fosse a gente”. A viagem é sua…

      O Ricardo Freire não iria a Füssen, dormiria uma noite em Rothenburg e seguiria para Berlim.

  43. Olá,

    Estarei indo de Berlim ate Praga em Maio…
    Acha melhor ir de trem (4h:40m) ou de avião pela CZECH AIRLINES saindo de Tegel (1h:10m + tempo de check in + embarque + desembarque)?

    Obrigado !!!

    1. Olá, Fábio! O trem será mais rápido.

  44. Esqueci de perguntar… caso eu opte por ir de trem, qual seria a melhor estação de embarque em Berlim e desembarque em Praga?

    Obrigado e Parabens!

    1. Olá, Fabio! Berlin hfb e Praha hlavní nádraží.

      1. Obrigado!

        Só mais uma duvida:
        Estou comprando a passagem (2 pax / 1st class) no site da DB BAHN, e na hora de escolher me oferecem 2 tarifas na mesma classe:

        Europa-Spezial Tschechien Specific train(s) i.e. your ticket is only valid on the train(s) specified on your ticket. Can be used in conjunction with BahnCard 25. Exchange/refund, EUR 15; Excluded from the 1st day of validity. 98,00 EUR

        Standard fare Fully flexible (not bound to a specific train / not dependent on the connection indicated on the selected route). Exchange/refund free of charge, a fee of EUR 15 will apply from the 1st day of validity. 214,80 EUR

        Devo pegar essa promoção? Será que ela só é valida pra quem possui o BahnCard?
        Estou tentado pois é uma economia de 115 Euros ….

        Obrigado pela ajuda!

        1. Olá, Fábio! Não é preciso ter o Bahn Card. Uma tarifa é promocional e atrelada a um trem específico; se perder o horário, tem que comprar outra passagem. A outra tarifa é flexível e pode ser remarcada sem custo caso você perca o trem.

  45. Adoro suas dicas e, quando volto, penso que poderia dar a maior parte delas. Não tem roubada!

    Compramos um bilhete para Berlim em julho/agosto e gostaríamos de montar um roteiro a partir de lá. O que é mais interesssante, sob o aspecto logístico, para não virar uma gincana: ir à Varsóvia, Cracóvia, Hamburgo, Dresden e o que ficar ali pelo norte ou visitar o resto da Alemanha?

    Obrigada.

    1. Olá, Cinchouette! Se vai à Polônia, voe; os trens de Berlim para lá são lentos. Hamburgo e Dresden estão a 1h30 de viagem, mas cada uma para um lado.

      Quando montar viagens para a Europa, pense primeiro no itinerário e então compre passagens com ida para o primeiro lugar que você vai efetivamente visitar, voltando do último lugar que vai efetivamente visitar.

      Veja:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum/

  46. Boia, vou à Berlim em Maio pela empresa vou ficar 4 dias, não terei os dias inteiros livres para passear, mas o pessoal de la disse que consigo ver bastante coisa. Depois estou pensando em ir até Zurique, o que acha??? mais uns 4 dias!!

    Avião ou Trem?

    Obrigado!

    1. Olá, Henry! De Berlim a Zurique, melhor ir de avião.
      Se você tem um interesse específico por Zurique, fique por lá. Mas o Ricardo Freire acha que se hospedar em Berna e Lucerna é mais interessante para passear pela Suíça alemã. Veja: http://www.viajenaviagem.com/2012/04/zurique-lucerna-berna/

  47. Olá, Equipe VnV! To planejando ir pra Berlin, mas reparei que não há voos diretos pra lá. E como nao curto fazer escalas, cogitei ir pra Franksfurt, pra onde consigo chegar num voo direto. Vale a pena começar uma viagem pela Alemanha por Frankfurt e dps seguir de avião ou trem pra Berlin? Há coisas legais pra se ver e fazer em Franskfurt? Ou vcs indicam msm o voo com escalas pra Berlin? Muito obrigada se puderem ajudar. ;)

    1. Olá, Cintya! Qualquer cia. européia leva você a Berlim com uma escala. Não se atenha aos vôos diretos das cias.

      Veja:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum/

      Caso esteja interessada realmente em Frankfurt, leia:
      http://www.viajenaviagem.com/2010/01/frankfurt-e-heidelberg-pra-marcie

  48. Olá Bóia! Pretendo viajar em dezembro, de Salvador para Londres, incluíndo Alemanha no meu roteiro. Já que é a minha primeira viagem para este país, devo priorizar a ida para Berlim, Frankfurt ou ambas? Ou conhecer Berlim e de lá fazer algum bate-volta para cidades próximas?

    1. Olá, Pedro! Berlim é uma cidade avara em bate-voltas, pelo que você pode ler na seção “Daqui pra onde?”. O mais interessante é usar Berlim como ponto de partida ou chegada para uma incursão pela Europa Central — Praga, Viena e Budapeste.

      Frankfurt é uma cidade meio sem-graça, perto do que a Alemanha oferece. Munique é muito mais interessante, e oferece muitos bate-voltas distintos (Salzburgo, Füssen, Garmisch-Partenkirschen, até mesmo Rothenburg-ober-der-Tabuer).

1 ... 8 9 10

ATENÇÃO:
Antes de perguntar, veja se a dúvida já não está respondida no texto. Perguntas redundantes e comentários em maiúsculas serão apagados. Obrigado!