Berlim

belrim-brandenburgoNovo Velho mundo | Ricardo Freire

Que fim da história que nada. No caso de Berlim, a queda do Muro apenas fez com que a história recomeçasse. Vinte anos depois da reunificação, Berlim está vinte anos mais jovem.

A Berlim que emergiu da poeira do Muro não é a metrópole high-tech que os burocratas imaginaram, nem a celebração desavergonhada do triunfo do capitalismo sobre o comunismo.

A cidade se mudou para o lado oriental – mas não apenas no sentido geográfico: a nova Berlim é igualitária e nada ostentatória.

O visitante tem o privilégio de ver uma das capitais do mundo se reinventando à sua frente. E o que é melhor: paga pouco por isso. Berlim é um dos lugares mais em conta da Europa – com preços que não assustariam no Brasil.


Quando ir Como chegar Onde ficar? Daqui pra onde?
berlim-oranienburgerst berlim-gendamenmarkt berlim-charlottenburg berlim-ampelmann1
Berlim está numa latitude praticamente nórdica: prepare-se para passar frio. Mesmo no verão você vai precisar de um casaquinho de vez em quando.

Não se detenha por isso: a cidade tem museus, palácio, bares e restaurantes suficientes para entreter você nos dias gélidos. O frio mais gostoso é o de dezembro, quando é compensado pelas feiras de Natal típicas da Alemanha (a mais bonita é montada na praça Gendamenmarkt).

Mas se puder vir em julho ou agosto, venha. No verão Berlim vai toda a para a rua. Brotam cervejarias (Biergärten) ao ar livre e até praias em trechos do rio Spree. Nos dias de calor, Berlim vive seus dias de Barcelona, e fica ainda mais alegre e desencanada.

Todas as companhias aéreas européias levam do Brasil a Berlim com apenas uma conexão.

De trem, Hamburgo está a 1h40, Dresden a 2h, Frankfurt a 4h10, Praga a 4h45. Um pouco mais cansativos são os trajetos de/para Varsóvia (5h30), Munique (5h50) e Amsterdã (6h20). Não valem a pena de trem: Viena, a 9h30, Cracóvia, a 8h40, e Budapeste, a 12h.

De outros lugares, inclua o vôo a Berlim na passagem transatlântica, ou voe low-cost.

Berlim não se encaixa muito bem em roteiros de carro, pela escassez de lugares pitorescos na antiga Alemanha Oriental. Baviera, Reno & Mosel, Floresta Negra e Rota Romântica são mais interessantes.

A maioria dos lugares que você quer visitar está no antigo lado oriental. A noite mais quente está no antigo lado oriental. Existe um bairro no lado oriental que se chama ‘Mitte’ e significa ‘centro’. Alguma dúvida sobre o melhor lugar para se hospedar?

De Mitte você pode ir a pé à Museuminseln (Ilha dos Museus) e aproveitar a noite à sua porta. A estação Alexanderplatz é o maior entrocamento de linhas de metrô (U-Bahn) e trem urbano (S-Bahn) da cidade – você chega rapidinho aos outros pontos dos dois lados da cidade.

Resista às ofertas que encontrar no antigo lado ocidental – há bons hotéis por lá, mas a Ku’damm não tem mais graça e você vai passar mais tempo no metrô do que o recomendável.

Antes de programar a continuação da viagem, certifique-se de que vai ficar tempo suficiente na cidade. Em menos de três dias inteiros você não consegue entender Berlim. Com cinco dias dá para ir visitar o palácio e os jardins de Potsdam (26 min. de S-Bahn).

Considero Berlim um ótimo fecho para um tour pela Europa Central. Comece em Budapeste, cotinue de barco (6h) ou trem  (3h) a Viena, prossiga de trem a Praga (4h30) e termine em Berlim (4h45 de trem). Dá para fazer no sentido oposto, mas acho que esta é a melhor seqüência.

Uma continuação original é a Copenhague: a viagem de trem dura 6h44, via Hamburgo, e tem um trecho em que o vagão embarca num ferry-boat.

Leia também:

–> Hotéis, restaurantes, transporte, passeios e outras dicas por Ricardo Freire

–> Posts relevantes — e relatos de leitores por Ricardo Freire

–> Tudo para organizar sua viagem a Berlim por Ricardo Freire


1.193 comentários para “Berlim”

  1. Olá Ricardo, vamos em julho a Berlin e ao Douro, em Portugal. Sabemos dos bons vinhos do Douro, mas não temos certeza se Berlin é tão boa p/ cervejarias quanto Munique. Diversão garantida? Estaremos hospedados no Adlon. Beijos e obrigada,

    1. Realmente não é a mesma coisa, mas você estará na Alemanha e eles adoram cerveja. A cervejaria mais turística de Munich tem uma filial em Berlim. Eu fui nas duas, na mesma viagem, e são bem parecidas, ambas divertidas. A de Berlim fica pertinho da Alexanderplatz, é a Hofbrau Munchen Berlin. Se der faça reserva.

      1. Olá, anotado. obrigada!

  2. Olá Ricardo, tenho 17 dias de ferias pra aproveitar entre Berlim e Budapeste no fim de junho. Qto tempo vc me recomenda em cada uma destas cidades? To pensando em pegar um voo interno de Berlim ate Buda e dps volto à Berlim pra embarcar de volta ao Brasil. Aceito dicas! Obrigada, Cintya

    1. Olá, Cintya! Quem responde é A Bóia. Pense em pelo menos 4 dias inteiros para Berlim e 3 dias inteiros para Budapeste, sem contar o dia da chegada. Entre as duas cidades, o roteiro-padrão é Dresden como pit stop de trem para Praga (3 dias inteiros), trem para Viena (4 dias inteiros, com um bate-volta a Bratislava) e trem para Budapeste. Entre Praga e Viena é possível também passar uma noite em Cesky Krumlov (nesse caso, vai-se de van). O ideal seria comprar uma passagem com ida Brasil-Berlim e volta Budapeste-Brasil (ou vice-versa; deixe por último a cidade que lhe interessa mais). Caso tenha que voltar a Berlim, durma a véspera da volta na cidade, para não dar chabu de conexão.

  3. Programei uma viagem pela Europa na qual começo em Roma e termno em Veneza. Serão oito dias. Assim, sairia de Venza no dia 28/07. Meu voo de volta para o brasi lé dia 02/08 saindo de Berlim. Tenho, assim, 04 dias para sair de veneza e aproveitar Berlim. Qual a meor forma de ir de veneza pra berlim … avião ? Teria agum trem noturno direito ? O brigado. Sergio Bragatte

    1. Olá Sergio! A melhor maneira de ir de Veneza para Berlim, é de avião. De trem, são quase 19 horas de viagem. Você irá perder 1 dia todo. E lembrando que o Ricardo Freire não indica o trem noturno: http://www.viajenaviagem.com/2014/03/roteiro-de-viagem-dicas-para-montar/

    2. Vou fazer a rota oposta, sendo que chego em berlim dia 28. =)

  4. Olá Boia, estou indo para Berlim no dia 20/05 e fiquei sabendo por alguns sites que existe a possibilidade de aluguel compartilhado de carros. Gostaria de saber se você tem alguma experiência sobre este tipo de aluguel. Qual empresa vale mais a pena? DriveNow, Flinkster ou Drive2Go? Obrigada.

    1. Recomendo você DriveNow!(https://de.drive-now.com/). DriveNow tem carros mais agradáveis ??do que a concorrência

      1. Obrigada Alex, mas vc usou o sistema? É tranquilo alugar com nossa carteira de motorista? Vc sabe se a DriveNow tem carros no aeroporto?

  5. Ricardo, onde faço a reserva na cervejaria de Berlim, Hofbrau Munchen Berlin, que vc indicou???

    1. Olá, JGCSM! Quem indicou essa cervejaria foi o nosso leitor Fabio. Você pode fazer a reserva direto pelo site deles: http://www.hofbraeuhaus-berlin.de/reservierung_en.htm

      1. Infelizmente não consigo entrar nesse site :(

        1. Ola, JGCSM! Aqui eu entro normalmente.

          1. Bóia, consegui entrar, agradeço sempre!!!!

  6. Amigos, Bom Dia.
    Eu e minha noiva gostaríamos de ir de carro de Berlim até a Ilha Hvar na Croácia?
    Alguém já fez? É uma viagem que vale a pena?
    Obrigado,

    1. Olá, Guilherme! Muitos berlinenses devem fazer isso no verão europeu — assim como muitos paulistas vão de carro à região de Porto Seguro. São 1.500 km.

      Agora: alugar um carro para fazer essa viagem só faz sentido se você quiser aproveitar o caminho. Lembre-se que é preciso voltar para devolver o carro na Alemanha. O bom senso indica pegar um vôo a Split e seguir de ferry boat.

  7. Bóia,
    Outra dúvida.
    Para fazer a Rota Romântica, é mais fácil chegar de avião por Frankfurt e alugar um carro. Ou por Munique, ficar uns dias por lá, e depois fazer a Rota?
    Outra dúvida, e a Floresta Negra? É possível chegar de carro também?
    Obrigado,

    1. Olá, Guilherme! Tudo dá pra fazer de carro, a partir de Frankfurt ou de Munique.

  8. Oi Ricardo
    Pretendo ir em julho. Vou a Porto,onde ficarei em torno de 3 dias. Pegarei avião até Alemanha, ficando 5 a 6 dias. Pretendo conhecer Colônia, Berlim, Munique e o Castelo da Cinderela em Füssen. Posteriormente ir à Suiça (Zurique, Berna e talvez Lucerna), ficando cerca de 3 dias.Por último retornar a Portugal (Porto ou Lisboa. Ao todo tenho apenas 15 dias. Acha que este roteiro será viável? Alguma sugestão de como me deslocar entre as cidades da Alemanha?

    1. Olá, Analucia! Quem responde é A Bóia. Você está prevendo 8 lugares em 15 dias. Dá menos de 2 dias por lugar. Cada dia de de deslocamento é um dia em grande parte perdido.

      Volte à casa 1:
      http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

      http://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa/

  9. Boia, boa noite,
    Iremos a Praga e queremos conhecer Cesky Krumlov, qto.tempo e qual melhor transporte p se chegsr la?
    Grata , Leila

    1. Olá, Leila!

      Há várias empresas que fazem o trajeto em microônibus, você encontrará folhetos no seu hotel. A viagem demora 3 horas. Uma dessas companhias: http://www.ckshuttle.cz/bus-cesky-krumlov-transfer/

  10. Olá
    Tenho em setembro 8 dias em setembro próximo (um congresso medico em Munique) e gostaria de dicas do que posso conhecer nesse lugar.
    Gostaria de conciliar com outra cidade ou pais. Será que vale a pena? Penso em Belim ou Viena na Áustria mas aceito sugestões!!!
    Beijos e obrigada!!!

    1. Olá, Fátima! Veja o que já foi publicado sobre Munique e arredores no Viaje na Viagem:
      http://www.viajenaviagem.com/category/munique/

      Temos dicas de roteiros que incluem Munique aqui:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/03/roteiro-9-dias-europa/

  11. Ricardo querido
    Vc me ajudou muito com belos toques quando fui a Praga e Veneza 3 anos atrás.
    Vou ficar 15 dias na alemanha agora fim de junho, com julho. pretendo gastar uns 10, 12 dias em berlim e queria muito, sonho de garoto, alugar um carro e viajar pelas estradas de lá. pensei em ir pra colonia q sou louco pra conhecer. não parece longe, quase 600 km.
    se não for te alugar demais, adoraria alguma dica sobre este trajeto, cidades e/ou passeios imperdiveis entre uma cidade e outra. se achas melhor ir direto, ou dormir em algum lugarejo especial.
    enfim….
    te agradeço seu tempo.
    abs
    Rodrigo

      1. Muito obrigado, Bóia!

  12. Oi Ricardo!

    Viajarei em outubro (16 dias) para algumas cidades na Alemanha e Barcelona. Na Alemanha, onde é melhor começar? Hamburgo, Berlim ou Frankfurt? Já conheço a rota romântica e Munique. O que me sugere? Pretendo ficar 4 dias em Berlim e 4 dias em Barcelona…

    Será que dá p/ encaixar outras cidades como Colônia e Zurique, caso opte de ir para Munique?

    Obrigada.

    Angélica

    1. Olá, Maria Angélica! Quem responde é A Bóia. Logisticamente, Berlim e Barcelona são as pontas desta viagem. Deixe por último aquela pela qual você tem mais expectativa.

      Colônia está 4h20 de trem de Berlim. Basiléia (Basel), na Suiça, está a 4h10 de trem de Colônia. Zurique fica 45 minutos adiante.

      Leia sobre a Suíça:
      http://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass/

  13. Olá Ricardo

    Tenho duvida na compra do tick da DB BAHN. O que significa o termo abaixo.

    Asociación a un tren determinado, es decir, su billete sólo será válido en los trenes que figuren en el mismo. La combinación con la tarjeta BahnCard 25 es posible.

    Obrigado,

    1. Olá, Paulo! Diz que o seu ticket só poderá ser usado nos trens discriminados no bilhete.

  14. Olá, eu e meu marido planejamos viajar por 18 dias. É viável fazer Berlim, Rota Romântica, Praga, Viena e Budapeste com esse número de dias?
    Obrigada!

      1. Certo, verificando as dicas de vcs seria viável. Mas quantos dias, em média, dura a Rota Romântica?

  15. Olá Ricardo

    Viajarei de Hamburgo a Praga de trem com uma parada de 12 min em Berlim. Estes 12 min e o suficiente?

    Obrigada.

    DB BAHN

    Estación/parada Fecha Hora Vía Productos
    Hamburg Hbf Do, 17.08.14 de 10:51 8 ICE 209 Intercity-Express
    Restaurante a bordo
    Berlin Hbf (tief) Do, 17.08.14 a 12:34 2
    Tiempo de trasbordo 12 min.
    Adaptar el tiempo de trasbordo
    Berlin Hbf (tief) Do, 17.08.14 de 12:46 3 EC 177 Eurocity
    Restaurante a bordo
    Praha hl.n.

  16. Olá Ricardo, estamos programando um roteiro Paris, Berlim, Dresden, Rothenburg Der T, Fussen, Garmisch P, Munich, bate volta a Salsburg e Munich- Paris, onde ficaremos alguns dias. Estamos pretendendo alugar um carro p ir de Berlim até Munich, conhecendo as cidaddes citadas. Por favor, uma dúvida: qual o melhor p retirar o carro em Berlim, considerando q dali já iremos p Dresden e onde entregar o carro em Munich, não tendo que enfrentar o transito mais intenso da cidade? Quantos dias de aluguel do carro?Onde pernoitar? Em Berlim pretendemos ficar 4 noites e 3 em Munich. Esta bem? Aceito sugestões. Grata

    1. Olá, Daisy! Use as locadoras dos aeroportos.

      Durma pelo menos duas noites em cada escala.

  17. Olá Bóia,

    eu e minha namorada estamos planejando uma viagem para a Europa em 2015 (Junho) e já pesquisamos bastante aqui no site, inclusive alteramos a sequencia do roteiro em função dos comentários aqui postados.

    Chegamos ao roteiro abaixo, e gostaríamos da opinião de vocês:

    1) BUDAPESTE: 4 noites com 3 dias completos

    2) Traslado Budapeste -> Praga: 1 dia

    3) PRAGA: 5 noites com 4 dias completos

    4) Traslado Praga -> Dresden: 1 dia

    5) DRESDEN: 2 noites com 1 dia completo

    6) Traslado Dresden -> Berlin: 1 dia

    7) BERLIN: 6 noites com 5 dias completos

    No traslado de Budapeste -> Praga, para aproveitar o dia, já localizamos algumas opções de serviço de shuttle privativo com possibilidade de fazer um pit-stop em Bratislava ou Cesky Krumlov. Estamos mais propensos a fazer “Cesky Krumlov”, mas temos receio das 4 horas de pit-stop não serem suficientes. Uma alternativa seria fazer o pit-stop em Bratislava, e depois, já em Praga, fazer uma day trip pra Cesky Krumlov. Neste caso “perderíamos” 1 dia de Praga… O que acha da ideia?

    Para o traslado de Dresden -> Berlin, pretendemos alugar um carro e fazer um pit-stop em alguma cidadezinha da região para almoçar e rápida visita. Vocês possuem indicações de cidadezinhas nas proximidades de Dresden / Leipzig / Berlin ? Lemos a respeito de Weimar e Erfurt. Obrigado.

    1. Olá, Paulo! O shuttle privado entre Budapeste e Praga parece uma boa idéia. De Dresden a Berlim, melhor ir de trem mesmo.

  18. Olá Bóia.

    Estarei em Berlim até o dia 9 de agosto e de lá para meu próximo destino que é Amsterdam, tenho 2 opções: Avião ou Trem. Qual sua opinião?
    O Trem ICE/IC sai para mim e minha esposa por ¢88 Euros. (6 horas de viagem). Saída 08:45 – Chegada: 15:00.
    Pela lowcost EasyJet sairá ¢200 euros, já incluindo 2 malas extras no valor. (1:20h + enrolação de aeroporto). Saída 09:55 – Chegada: 11:20.

    Embora há grande diferenças no valor qual seria a melhor opção? … Levando em consideração que vou ficar em Amsterdam por 3 noites.
    Se optasse pelo trem, o que me diz sobre 6 horas ? Cansativo?

    Abs!

    1. Olá, Fred! A gente recomenda o trem para trajetos de até 4 horas, mas a lowcost não está tão baratinha. Se a viagem de vocês não estiver corrida, e se essa diferença de valores pesar no orçamento, considere ir de trem.

  19. Estamos planejando ir para Berlim em junho/2015, numa viagem de 8/10 dias. Para tão pouco tempo de viagem, que outras cidades vocês sugerem?

    1. Olá, Angélica! É fácil combinar com Praga, que está a 4h30 de trem. Dá para ir cedo e passar o dia em Dresden, no meio do caminho, antes de seguir viagem.

    2. Na realidade, vou reformular a pergunta: decidimos ficar só na Alemanha. Acham viável, em até 10 dias, fazer Berlim, Hockenheim, Heidelberg e Colonia?

      1. Olá, Angélica! Recomendamos um mínimo de 4 dias em Berlim, idealmente 5. Para Colônia pense em 2 ou 3 dias inteiros. Evite passar apenas 1 noite em qualquer lugar; se for para passar apenas uma noite, melhor fazer pit-stop, deixando as malas na estação e seguindo viagem no fim do dia.

        Veja horários de trem na Alemanha em http://www.bahn.de/international .

        Leia sobre pit stop e bate-volta:
        http://www.viajenaviagem.com/2013/01/bate-volta-pit-stop-quando-usar/

        Leia sobre quantos dias em cada lugar:
        http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

1 ... 9 10 11

ATENÇÃO:
Desculpe, mas esta caixa está inativa e seu comentário não aparecerá. Estamos aprontando um novo Viaje na Viagem. No novo site a caixa de comentários voltará a funcionar. Obrigado pela compreensão!