Econômico

Temps des Cerises, restaurante com preços camaradas em ParisDevagar é mais barato | Ricardo Freire

Quer fazer viagens econômicas? Não pense só em passagens e hotéis em conta. Pense também em ficar mais tempo. Quanto mais você se demora num lugar, mais barato ele fica.

Primeiro, porque você gasta menos com deslocamento – um item que encarece bastante as viagens pinga-pinga. Depois, porque você não fica sob aquela pressão do pegar-ou-largar.

Quem passa correndo acaba precisando andar de táxi (senão não cumpre o roteiro), sacrificando dias inteiros de férias em trânsito (check-out, deslocamento até aeroporto/estação, viagem, deslocamento até hotel, check-in), gastando dinheiro para fazer passeios em dias feios (é agora ou nunca!).

Já quem viaja slow pode decidir cada passo com calma — sem sobressalto nem sobrepreço. E descobre as bocadas in loco.


–> Albergues/hostels

Alguns oferecem apartamentos com cama de casal – às vezes até com banheiro privativo. A recepção funciona como uma central de informações e passeios. A vida noturna também fica fácil: muitos hostels têm seus próprios bares, sempre muvucados.

Hostelword.com (reservas e resenhas de hostels/albergues)

220 hostels ao redor do mundo resenhados por leitores do Viaje na Viagem editado por Ricardo Freire

Albergues/hostels em Nova York: você já ficou num? editado por Ricardo Freire

–> Clubes de hospedagem

CouchSurfing e Hospitality Club são redes sociais de viajantes: você se cadastra e pode se hospedar de graça. Os participantes (anfitriões e hóspedes) são permanentemente avaliados, o que torna o esquema seguro.

Couchsurfing: já ouviu falar? por Ricardo Freire

–> Aluguel de quarto

O esquema do AirBnB é um intermediário entre o sofá gratuito do Couchsurfing e o bed & breakfast: você se hospeda na casa de alguém, porém pagando.

AirBnB (reserva de quartos em casas particulares)

–> Aluguel de apartamento

Vale a pena a partir de uma semana de permanência. E você ainda tem o gostinho de experimentar alguns aspectos do lugar como morador, não apenas como turista.

Como alugar apartamento de temporada no exterior por Ricardo Freire

–> Hotéis BBB

Os sites de reserva fornecem o polaroid de preços da época em que você quer se hospedar (e trazem ofertas de última hora). Ordenando os hotéis por notas dos hóspedes você descobre o melhor que o seu orçamento pode comprar. Já o site Eurocheapo é um bom guia para pesquisar, entre os hotéis mais escandalosamente baratos, quais os que valem arriscar.

Como reservar hotéis pela internet por Ricardo Freire

Eurocheapo.com (hotéis baratinhos para espíritos alternativos)

–> Redes econômicas

Foram planejadas para custar pouco, e por isso dão menos susto do que os hotéis baratinhos independentes. Na Europa, compensam a falta de charme com um padrão constante: Ibis, Formule 1, Étap, Premier Inn, Travelodge, Campanile, easyHotel, Tune Hotels — mas atenção para a localização, que pode ser bem distante. Nos Estados Unidos procure por Quality Inn, Marriott Residence Inn, Fairfield Inn by Marriott, Hampton Inn, Staybridge Suites, Holiday Inn Express, Comfort Inn, Candlewood Suites, Sleep Inn.

Hotéis em Londres: as redes econômicas por Ricardo Freire

–> Banheiro compartilhado

Disponha-se a compartilhar o banheiro, e você vai achar acomodações em conta mesmo nos lugares mais caros. Para ir na certa, escolha apenas os que tiverem notas altas no TripAdvisor.

Quer pagar baratíssimo por hotel em Nova York? Compartilhe o banheiro! por Ricardo Freire

–> Comer

Restaurantes são normalmente mais em conta no almoço do que no jantar. Restaurantes “étnicos” (cozinha local ou de imigrantes) costumam ter preços compatíveis com pizza ou fast food, tradicionais refúgios dos mãos-fechadas. É muito difícil estabelecer um “gasto médio” com refeições em qualquer lugar que seja, porque tudo vai depender dos hábitos alimentares e preferências do freguês. Mas não se preocupe: no segundo ou terceiro dia você já estará sabendo direitinho que tipo de restaurante/lanchonete/feira/supermercado é para o seu bico (ou o seu bolso).

Restaurantes BBB em Paris por Ricardo Freire

Restaurantes BBB em Londres por Ricardo Freire

–> Low-costs

Funcionam superbem nas viagens curtas de quem mora nos mercados servidos pelas companhias. No meio das nossas viagens nossas ao exterior, porém, há várias pegadinhas a considerar.

Cias. low-cost na Europa: modo de usar por Ricardo Freire

–> Ônibus

É o verdadeiro transporte low-cost. É muito barato na Europa, surpreendentemente confortável em partes da América Latina (México, Argentina, Chile, Peru) e bem melhor do que você imagina no Brasil.

Bahia de ônibus: de Salvador a Caraíva, com paradas por Ricardo Freire

México: de ônibus é ótimo por Ricardo Freire

Santiago-Mendoza de ônibus: paisagem na janela por Ricardo Freire

De El Calafate a Torres del Paine de ônibus por Ricardo Freire

Eurolines (passagens de ônibus na Europa)

–> Busão mochileiro

O OzExperience da Austrália, o KiwiExperience da Nova Zelândia e o BazBus da África do Sul  têm acordos com albergues. Os percursos são longos, mas o clima é de farra.

–> No Brasil

Viaje fora de Natal, Réveillon, Carnaval e férias escolares, e o Brasil chega a ficar barato – sobretudo fora das capitais. Fique atento às promoções de vôos, milhas e pacotes que ocorrem fora das férias.

Brazil A-Z por Ricardo Freire

De jipe pela Serra da Canastra, por Ernesto o Pato Econômico editado por Ricardo Freire

De Linha Berlim a Muçum, rumo à Ferrovia do Trigo, por Ernesto o Pato Econômico editado por Ricardo Freire

Cânion de Guartelá, por Ernesto o Pato Econômico por Ricardo Freire

–> No exterior

No Réveillon e no Carnaval viajar para fora sempre fica mais em conta – mas é preciso programar com alguma antecedência, porque os vôos acabam logo. O ano inteiro a América Latina e a Ásia são baratinhas. Na Europa: Portugal, Espanha, Turquia, Leste Europeu e, por incrível que pareça, Alemanha são os destinos mais em conta.

Europa A-Z por Ricardo Freire

Europa a 50 euros por dia, por Sílvia Oliveira (Matraqueando)

Peru de trem, por Ernesto o Pato Econômico por Ricardo Freire

Córdoba, Salta e Humauaca, por Ernesto o Pato Econômico por Ricardo Freire

Lima para duros, por Sylvia Lemos editado por Ricardo Freire

306 comentários para “Econômico”

  1. Vale a pena reservar hotéis na última hora ?

    Vi hoje umas promoção quase de graça de hotéis 4 estrelas.

    Viajo só e maio deixei alguns no bloqueio só de cautela.

    Acho que vale a pena correr o risco ou não de pegar na última hora ?

    1. Olá, Sandro! Alguns sites de reserva, como o Booking, permitem que você faça a reserva antecipada e cancele sem custo. Se você achar alguma oferta de última hora, dá para mudar de idéia.

  2. Exato Bóia é o que estou fazendo, mas tem alguns hotéis que ainda assim querem debitar no cartão.

    Vi hoje um hotel 4 estrelas em milão por R$ 166 a diária pena que é para dezembro espero encontrar um destes para maio.

    Abcs,

  3. Farei uma viagem no período de 27/12/2013 a 03/01/2014, de carro, de São Paulo até Pirenópolis (GO) e gostaria de aproveitar para conhecer Caldas Novas. Pensei em ir direto para Pirenópolis, passar o Ano Novo e na volta passar por Caldas Novas. O que você me aconselha? Se tiver mais alguns lugares, no caminho, que ache interessante para eu parar/passar…as sugestões serão muito bem vindas. Obrigada.

    1. Olá, Eliana! Não são tantos dias assim, não… A viagem é longa, você vai perder o dia da ida e o dia do deslocamento entre Piri e Caldas. Aproveite os lugares que você está indo visitar, há muitas cachoeiras em Piri e você precisará de dois dias em Caldas.

      1. Obrigada.

  4. Olá Bóia. Estou programando uma viagem em família (2 adultos e 2 crianças de 8 e 5 anos). Chegaremos em Frankfurt em 06/05 e partiremos de volta em 16/05. O detalhe é que queremos ir até Roma. Quero incluir neste roteiro que nem sei por onde começar, Munique e Salzburg. Super aceito sugestões para montá-lo e dicas do que visitar. Por favor, me ajude!!!

    1. Olá, Flávio! Não dá para fazer tantos lugares em 10 dias. Para incluir Roma você precisaria voar desde Munique.

      Leia sobre o que fazer na Europa em tão pouco tempo:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/03/roteiro-9-dias-europa/

      1. Oi Bóia . A intenção é realmente fazer estre trecho voando, principalmente para não cansar tanto as crianças. Quero fazer algum trecho por trem também …. Pelo visual …

        1. Olá, Flavia! Não é deixando suas crianças de castigo por horas a fio dentro de carro ou trem que a viagem vai passar voando. Não há visual em trens convencionais, você verá um borrão na janela o tempo todo. Na boa, não recomendamos esse tipo de viagem. Você encontrará quem diga que vale a pena, mas não conte com a gente para ajudar ninguém a viajar mal.

  5. Ola,

    Chile é o meu destino,mas estou em dúvida entre Valparaiso e Vina del Mar…quero ir no inicio de 2014,mas como to sem grana agora…qual é a dica de acomodação e alimentação!!!

    1. Olá, Marcio! Valparaíso é mais astral e mais econômico.

      Leia sobre a cidade:
      http://www.viajenaviagem.com/2010/04/valparaiso-surpreendente/

  6. Olá,
    Vou a Foz do Iguaçu dia 26-12-13 e retorno dia 30-12-2013
    O que você sugere? qual roteiro? Vou com a familia, 4 pessoas, sendo 03 adultos e uma criança de 9 anos.
    obrigado.

    1. Olá, Luciano! Monte o seu roteiro a partir das informações da página-guia de Foz do Iguaçu: http://www.viajenaviagem.com/brasil/foz-do-iguacu-ricardo-freire/

  7. Oi! Só pra dizer que eu curto demais o seu trabalho! Parabéns!

  8. comprei uma passagem pela American Rio-Milão com conexão em NY por 12 h. É possível extender para 36h a conexão?Sabe se tem algum hotel no JFK para descansar algumas horas?E lockers?Obrigada.

    1. Olá, Maria Isabel! Cada passagem tem suas regras, que dependem do tipo de tarifa. Para saber quanto você terá que pagar para mudar o vôo de continuação, só consultando o setor de reservas da cia. aérea ou simulando uma mudança no site onde você comprou. Não há lockers no aeroporto. Há muitos hotéis nas redondezas: veja aqui.

  9. Gostaria de saber o que você indica como imperdivel em uma visita a serra gaucha em setembro do ano que vem.

  10. Olá estou com a seguinte dúvida: Vou para a Alemanha (Nurembeg/Munique) e Viena e gostaria de saber se alguém já precisou usar o seguro saúde da Mastercard, quero saber se funcionou, se foi pago diretamente pela mastercard ao prestador de serviço ou se houve reembolso e quais as dificuldades para se solicitar esse reembolso. Ou se se sabem me dizer um outro seguro saúde que já funcionou.

    1. Olá, Divina! Nós reunimos alguns relatos de leitores aqui. Veja no rodapé do post: http://www.viajenaviagem.com/2013/01/viagem-a-europa-como-fazer-o-convenio-do-inss/

  11. como faço para me cadastrar.

  12. Te escuto na Band e adoro as dicas. Parabéns.

    Vale a pena levar uma criança de 6 anos na disney, sendo que essa viagem, talvez seja a única?
    Obrigada

  13. Olá,
    Eu e meu marido estamos programando viajar para a Europa no período de 29 de março a 19 de abril. Esta é a primeira vez que estaremos lá ! Pensamos em Lisboa, Porto, Roma, Veneza, Florença e Paris. Está bom este roteiro ? Quantos dias em cada cidade ? Quais os melhores meios de transporte entre essas cidades ? Gostaria de fazer pelo menos um desses trajetos de trem. Muito obrigada ! abraços

    1. Olá, Cristina!

      Comece seu planejamento aqui:
      http://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa/

  14. Iremos ficar de 8 a 23 de outubro. Chegaremos a Paris e Retornaremos por Amsterdam.
    Nosso principal destino é Paris, que dedicaremos mais tempo. Pensamos em 9 noites em Paris com bate-voltas para dentro da frança, 1 noite em bruxelas/bruges e 5 em amsterdam. O que acham desse roteiro ? 2 casais com uma criança de 5 anos. Será que Londres deixaria a viagem muito mais cara ? Vale a Pena somente 3 noites em Londres. Abraço.

    1. Olá, Felipe! Não há tantos bate-voltas assim para fazer a partir de Paris sem pernoite. Paris e Londres são cidades que demandam entre 5 e 7 dias para o básico ser visto. A criança deixa a viagem mais lenta.

  15. Olá, já usei muito as informações desse site que me foram muito úteis. Vamos em três casais sessentões, que adoram viajar juntos, para a Costa Amalfitana em 11 de maio, ficaremos 4 noites em Sorrento e 2 em Positano, pretendemos nos locomover com taxis, mas temos a informação que as vans são baratas porem não entram em qualquer lugar, e estamos também na dúvida sobre o custo em média das refeições. Ficaremos 1 noite em Capri. Se puder nos ajudar estarei imensamente grata

    1. Olá, Marli! Temos dicas de locomoção entre as ilhas aqui: http://www.viajenaviagem.com/2013/09/costa-amalfitana-roteiro-dicas/

      Quanto aos restaurantes, não dispomos de valores médios, mas os sites dos restaurantes às vezes têm cardápios com valores para espiar :) Leia também: http://www.viajenaviagem.com/2011/03/quanto-vou-gastar-em-alimentacao/

      Na Itália o fator que mais influi na conta é quantos pratos você vai pedir. Normalmente massa e carne não compõem o mesmo prato.

  16. Boa noite amigo! Acompanho sempre o seu programa diário na Band News FM RJ, muito legal viu! Estou pensando em viajar em maio, no meu aniversário e gostaria muitíssimo de conhecer a Toscana. A dúvida é que irei só, e gostaria de dicas para tal viagem. Tudo o que puder me informar eu agradeço, inclusive, na parte de segurança, já que irei sozinha em uma viagem internacional. Obrigada

  17. Olá temos um grupo de 40 pessoas que sempre viajamso juntos ….ja fizemos varios roteiros por santa Catarina e gostariamso de sugestões de roteiros com hotéis …para esse grupo ..aguardo .

    1. Olá, Viviane! Desculpe, não fazemos roteiros personalizados! Você pode navegar pelo site e pegar dicas para o roteiro do seu grupo ;)

  18. Olá, Vou a Santiago na próxima semana, período da Páscoa. Vamos no dia 17 e voltamos dia 21 de abril. Já olhei os outros posts e achei bem interessante, mas como são de 2 anos ou mais, fiquei com algumas dúvidas. Vamos ficar no Hotel Providência. Tem algum comércio por perto? Quais restaurantes vcs recomendam? O Mall Parque arauto continua sendo bom para compras? Se puderem me passar estas dicas eu agradeço.

    1. Olá, Helena! Os outros posts não estão desatualizados, pode se guiar por eles. E por favor use sempre posts do destino que quer visitar. Obrigada.

ATENÇÃO:
Antes de perguntar, veja se a dúvida já não está respondida no texto. Perguntas redundantes e comentários em maiúsculas serão apagados. Obrigado!