Vai por mim: San Francisco a Los Angeles de carro

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Highway 1, entre San Francisco e Monterey

Atenção: Highway 1 reaberta

  • Desde 20 de julho de 2018 o trecho de Ragged Point está reaberto ao tráfego, possibilitando percorrer toda a Highway 1 pela costeira. Leia aqui.

Pecorrer a costa da Califórnia entre San Francisco e Los Angeles pela lendária costeira Highway 1 está na lista de viagens de sonho de muita gente. Acabei de fazer esse trajeto e trago impressões fresquinhas e dicas testadas na prática.

Quantos dias?

Não é dividindo os 730 quilômetros entre San Francisco e Los Angeles por nenhuma velocidade média que você descobre quantas horas são necessárias para cumprir o percurso. Trata-se de uma viagem para fazer sem afundar o pé no acelerador – e parando a cada mirante que se oferecer pelo caminho. Para esquadrinhar trecho por trecho da costeira, você vai precisar de três dias inteiros, pernoitando primeiro em Monterey ou Carmel e depois em San Luis Obispo ou Santa Bárbara antes de chegar a Los Angeles. Tendo apenas dois dias disponíveis, dá para fazer o filé; programe o pernoite em Monterey ou Carmel. Se dispuser de mais dias, demore-se em Big Sur (para fazer trilhas nos parques) ou em Santa Bárbara (para esgotar as vinícolas do Vale Santa Inês ou pegar praia).

Qual é o filé?

O eixo Monterey-Carmel-Big Sur, de apenas 70 quilômetros, detém a maior concentração de “uau” por quilômetro rodado. Neste trecho você vai encontrar o fabuloso Aquário de Monterey, a ultracenografada 17-Mile Drive, o charmosinho vilarejo de Carmel e a vertiginosa costeira até a entrada da reserva de Big Sur. Caso não se interesse por Los Angeles, você pode pernoitar e retornar dali mesmo (de Carmel a San Francisco são menos de 200 quilômetros pela auto-estrada 101, que vai pelo interior).

Negocie com o GPS

Se você quer aproveitar bem sua viagem, dirigir nos Estados Unidos sem GPS é impossível. Leve o seu do Brasil, compre um ao chegar ou certifique-se de que a sua locadora tem um aparelho para alugar. Nesta rota, porém, não basta ter um GPS: é preciso fazer com que o danado obedeça às suas ordens. Aprenda a programar os trechos que você quer fazer pela Highway 1, que é uma estrada secundária.

San Francisco: sem carro

Se você ficar uns dias antes em San Francisco (o mínimo ideal são quatro dias), não é preciso estar de carro desde o início. Assim como Nova York, San Francisco é uma cidade para ser explorada a pé e de transporte público (e quando precisar, o táxi não é caro). Deixe para pegar o carro no último dia – e aproveite para dar um rolê no Vale de Napa. Os vilarejos vizinhos de St. Helena e Yountville, que concentram as vinícolas e restaurantes, estão a uma hora e meia da Union Square.

Leia mais: 40 hotéis em San Francisco comentados pelos leitores

Leia mais: 4 dias em San Francisco, no Hotel California Blog

Leia mais: Sausalito de carro, com direito ao melhor mirante para a Golden Gate

Leia mais: Uma tarde perfeita no Vale de Napa

Leia mais: Vale de Napa: um jantar cedinho no Bouchon

Leia mais: Berkeley: um jantar no Chez Panisse

Leia mais: San Francisco & Napa: os tours personalizados em português da Maryanne

De San Francisco a Monterey (200 km)

O dia em que parti amanheceu muito feio, então não fiz questão de ir pela costeira desde o início. Saí de San Francisco pela auto-estrada 101 e peguei a Highway 1 em Half Moon Bay, 50 quilômetros adiante. Os 80 quilômetros seguintes, até pouco antes de Santa Cruz, ostentam uma costa ainda selvagem, quase toda protegida por parques estaduais. Há falésias e dunas banhadas por um mar azul e bravo. Já os 70 quilômetros entre Santa Cruz e Monterey são pouco interessantes: muito já foi urbanizado, e a estrada corre por longos trechos sem vista para o mar. Em Monterey, dirija-se à Cannery Row, antiga região de fábricas de sardinha que foi transformada num cais turístico. No fim da rua fica uma das maiores atrações da Califórnia: o Monterey Bay Aquarium, que tem uma coleção sensacional de invertebrados marinhos – esponjas, anêmonas e outros exóticos habitantes dos corais, iluminados com maestria. As lontras também têm muitos fãs. Ponha o carro num estacionamento coberto (e não deixe nenhum sinal aparente de que está carregando bagagem).

Leia mais: De carro na Califórnia, parte 1: de San Francisco a Monterey

Leia mais: 11 hotéis em Monterey comentados pelos leitores

De Monterey a Carmel (15 km)

Você nunca levou tanto tempo para cobrir tão pouco chão (engarrafamentos na Marginal em frente ao Robocop não contam). A 17-Mile Drive é uma estrada particular que vai do bairro Pacific Grove, em Monterey, até a entrada de Carmel. Apesar do nome, a estrada tem menos de 10 milhas. Cada carro paga 9 dólares para entrar e ganha um mapinha para zanzar pelo condomínio de Pebble Beach -- onde você pode pensar que as pedras fincadas no mar são obra dos mesmos arquitetos e paisagistas que criaram as mansões e os campos de golfe do caminho. Passando o portão de saída você estará em Carmel, uma cidade-bibelô em que nada está fora do lugar. Os hotéis de Monterey são bem mais em conta (e pela auto-estrada, ficam a meros 10 minutos), mas se você puder cacifar uma noite em Carmel, fique. É um belo lugar para guardar o carro e caminhar pelo centrinho, bisbilhotando as lojas e galerias e escolhendo um restaurante para jantar.

Leia mais: De carro na Califórnia, parte 2: de Monterey a Carmel

Leia mais: 9 hotéis em Carmel comentados pelos leitores

De Carmel a Big Sur (50 km)

Se na 17-Mile Drive você testemunha o quanto o homem pode embelezar um ambiente natural, na Highway 1 entre Carmel e Big Sur você vai ver belezas naturais em estado bruto: a estrada se equilibra entre montanhas altíssimas e desfiladeiros à beira-mar. (OK: neste trecho também há duas pontes construídas pelo homem para que você possa apreciar toda essa natureza.) Pouco depois de 40 km, porém, a estrada envereda por dentro da mata. Por ali, procure a Pfeiffer Beach, uma das prainhas mais bonitas da Califórnia -- fica no Pfeiffer Big Sur State Park, ao final da Sycamore Road. Outro programa nota 10 para culminar este passeio é marcar um almoço no Sierra Mar, restaurante do cultuado hotel Post Ranch Inn, dependurado na montanha à beira-mar (abre do meio-dia às 15h; reserve pelo opentable.com).

Leia mais: De carro na Califórnia, parte 3: de Carmel a Big Sur

San Luis Obispo e Santa Barbara

A 210 quilômetros de Carmel pela Highway 1, San Luis Obispo tem uma missão católica bem-conservada. No caminho, 65 quilômetros antes de chegar você pode visitar o Hearst Castle, um delírio do milionário William Randolph Hearst que hoje funciona como parque estadual da Califórnia.

Mais 170 quilômetros na direção sul e você chega a Santa Barbara, linda cidade colonial espanhola convertida em balneário. Os bacanas ficam no Four Seasons e jantam nos restaurantes de Montecito – mas dá para se divertir também ficando num hotel plebeu da região do porto e conferindo à noite o movimento da State Street. Santa Barbara é também a base ideal para refazer o caminho dos personagens do filme Sideways – as vinícolas do vale de Santa Inês estão a menos de 40 minutos de viagem. De Santa Barbara a Los Angeles são mais 150 km; no meio do caminho, aproveite para dar uma paradinha no Premium Outlets de Camarillo (a 70 km).

Leia mais: De carro na Califórnia, parte 4: de Big Sur a Santa Barbara

Leia mais: 6 hotéis em San Luis Obispo comentados pelos leitores

Leia mais: 12 hotéis em Santa Barbara comentados pelos leitores

Leia mais: De carro na Califórnia, parte 5: de Santa Barbara a Los Angeles

Los Angeles: fique com o carro

Se San Francisco é melhor sem carro, Los Angeles só é possível sobre rodas. E o GPS será o seu melhor amigo para se entender com as free-ways (e descobrir os caminhos menos engarrafados para todos os seus percursos). Fique pelo menos quatro dias: há muito o que rodar.

Leia mais: Onde ficar em Los Angeles: Santa Monica ou West Hollywood?

Leia mais: Los Angeles: 5 lugares para descer do carro

Leia mais: Los Angeles: o tour fofoqueiro por Hollywood do TMZ

Leia mais: 60 hotéis em Los Angeles comentados pelos leitores

Leia também:

1313 comentários

val
valPermalinkResponder

Simplesmente AMO a série "Vai por Mim". Obrigada!

Oscar | MauOscar.com

Ótimo!!!!

Só preciso arranjar t$mpo para fazer essa viagem completa... O trechinho que fizemos entre SFO e Santa Cruz ( http://mauoscar.com/2010/08/31/na-california-de-san-francisco-a-santa-cruz-pela-highway-1/ ) e pela Costa de Malibu ( http://mauoscar.com/2011/06/02/malibu-coast/ ) so serviram para deixar com água na boca...

Walter F Leite

Sensacional Ricardo! Estou acompanhando todas de carros pela California. Muito bom. Parabéns.

Carmen
CarmenPermalinkResponder

A verdade, que querem um guia de viagem ou pesquisar pela Internet, se existei no excelente viajenaviagem??? Aqui você pode encontrar as melhores dicas, charmosas e comprovadas! Certo!
Adorei, eh!!!

PêEsse
PêEssePermalinkResponder

Sem falar no Yosemite (para onde se pode ir a partir de San Francisco ou da região do Napa Valley) e em Las Vegas (de onde se pode ir ao Death Valley e ao Grand Canyon), que são viagens laterais nessa viagem costeira pela Califórnia, eu ainda recomendaria descer um pouquinho mais de carro até San Diego, uma cidade de um astral ótimo e muito bonita. Em três dias se conhece bem tudo. Os vôos de San Diego para Las Vegas são rápidos e não são caros (pela Southwest).

Luis Gustavo
Luis GustavoPermalinkResponder

Eu estive em Yosemite novembro passado e acabei não conseguindo aproveitar nada por conta da neve. O máximo que consegui fazer, foi uma caminhada até as Sequóias de Mariposa Grove. Se quiserem arriscar, estejam com um carro 4X4 ou com as tais correntes que podem ser alugadas por lá mesmo. Fiquei hospedado em um hotel da rede Days Inn em Oakhurst.

Daniela Pereira

Amo esse destino, em 2009 fiz com meu marido o trecho Los Angeles a San Francisco (amo essa cidade) e realmente tenho que concordar com o Ricardo tem um monte de trecho UAU !!!! Visitei Solvang que achei uma graça ! Espero em breve refazer essa viagem e encaixar dessa vez: Napa Valley, Las Vegas e o Grand Canyon !

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Sobre GPS, deixo as seguintes dicas:

- se vc for viajar por mais de 1 dias em passeios como esse, compre uma mapa impresso! Não para se orientar ao dirigir, mas pq mapas impressos trazem uma riqueza de detalhes para vc planejar sua viagem, como mirantes, trilhas, parques, pontos famosos. Tem dezenas de mapas da US 1 à venda por poucos dólares. Vale o investimento - e a dica, para qualquer passeio rodoviário

- se vc tem um GPS no Brasil, é muito mais prático comparar mapa americano para ele. Vc já está acostumado com o equipamento e a operá-lo.

- se vc não tem, considere duas opções: comprar um aplicativo para smartphone (os da TomTom para Android ou iPhone são os melhores), a partir de $ 40-50, ou então comprar um GPS novinho em folha nos EUA (compre de uma marca que atue no Brasil pra vc poder comprar mapa brasileiro depois).

- a PIOR alternativa, em geral, é vc pagar pelo aluguel de GPS. As locadoras cobram US$ 15-20 POR DIA (talvez o Riq tenha pago menos devido à Mobility, não sei) para alugar um GPS, em geral um que não é tão novo assim. Por US$ 100 vc acha GPS básico na primeira Best Buy que cruzar e, o melhor, pode trazer pra casa depois da viagem :p

- dê uma planejada antes de ir seguindo cegamente o GPS, exceto quando seu objetivo é apenas chegar. Para "forçar" o GPS a desviar de auto-estradas, programe "viewpoint" or "go through" or "waypoint" ou "via point" antes de vc embarcar. E saiba onde vc está indo (daí a dica do mapa).

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, André! O Comandante comprou um GPS! Ele explicou isso na época do post da viagem a Sausalito grin

Sara
SaraPermalinkResponder

Da última vez que fui de SF pra Los Angeles fiz o trecho pela Southwest pois não tinha tempo suficiente pra ir de carro. Da próxima vez certamente irei de carro.

sabrina
sabrinaPermalinkResponder

Sara, quantas horas levou de LA para San Francisco?

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

Baita viagem! Tá na minha wishlist de roadtrips wink

Evelyn
EvelynPermalinkResponder

guia PER-FEI-TO!!!!!

Adri Lima
Adri LimaPermalinkResponder

Fiz, recomendo, e quero voltar pra aproveitar mais ainda a California eno-gastronomicamente falando!

Alexandre
AlexandrePermalinkResponder

Essa viagem é incrível, já fiz umas 3 vezes! Vale a pena também pra quem tiver tempo estender de Los Angeles a San Diego, passando pelas praias do sul da California ( Hunttington, Newport Beach, Laguna Beach, La Jolla) , muito legal!

Arlene
ArlenePermalinkResponder

Riq, o restaurante no Big Sur é Sierra Madre ou Sierra Mar? bjos

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Arlene! Aqui quem responde é A Bóia. O restaurante se chama Sierra Mar. O link está correto!

luciana
lucianaPermalinkResponder

Ricardo

Pretendemos fazer essa viagem em janeiro mas como desceremos em Los Angeles , faremos o caminho inverso . Nesse caso, tu tens alguma dica adicional ?

obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! Aqui quem responde é A Bóia!

Você notará que as distâncias estão dadas trecho por trecho. A intenção do Ricardo Freire foi permitir que cada pessoa desenhasse a sua viagem a partir do tempo disponível e dos seus interesses! Dê uma tentadinha grin

Viviane
VivianePermalinkResponder

"Viajei" novamente lendo o roteiro sugerido pelo Ricardo. Concordo com ele, de San Francisco à Los Angeles TEM que ser de carro!!! Recomento MUITO! Assim que possível, repetirei o trajeto.

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Fiz mal, de ônibus e trem, não conheci a Highway 1, então tá na minha wish list tb.

sabrina petermann

Olá Riq
Realmente essa viajem é o sonho de muita gente.
Eu sonho com ela desde os tempos de faculdade de Turismo...quando eu ainda não sabia bem ao certo onde ir e o que fazer e só queria fazer a costa da california de carro conversível!
Pois segunda-feira proxima, dia 20 estou embarcando, depois de já estar no planejamento final venho acompanhando todos estes post que só vão me ajudar!
Já estão todos impressos...e vão junto comigo!
Abraços
Sabrina Petermann

Tiago
TiagoPermalinkResponder

Olá, vou fazer exatamente este roteiro!! Estou apenas com uma dúvida em relação à hospedagem em LA. Eu preferia ficar em Sta. Monica, mas a hospedagem lá é caríssima! Alguém tem alguma dica!
Abraços

Tiago Faria

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tiago! O Ricardo Freire vai fazer um post sobre isso. Ele prefere a região de West Hollywood grin

Tiago
TiagoPermalinkResponder

Ah legal...vou esperar!

Giovana
GiovanaPermalinkResponder

Ola Boia. Tambem estou esperando as dicas do Ricardo sobre hospedagem em Los Angeles, pois estou programando ir para la em outubro,mas nao consigo me decidir em que bairro ficar, simplesmente me viciei(no bom sentido....rsrrsrsr)em consultar o site VNV antes de fazer as minhas reservas de Hoteis. Ja fui pra NY, MIami e Aruba e sempre segui as dicas dos Trips e do Ricardo e sempre deu super certo.
Abracos
Giovana

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Giovana! O Ricardo Freire junta um monte de viagens numa só e dá nisso, atrasa tudo... o chefinho é bagunçado! eekops:

Mas olha só -- ele já deixou claro que prefere West Hollywood a Santa Monica grin

Giovana
GiovanaPermalinkResponder

Ha esse chefe pode tudo...Vou esperar pacientemente,porque sei que quando ele puder postar as dicas dos hoteis,vao ser certeiras...

Giovana

Clara
ClaraPermalinkResponder

A Giovana fez a mesma exata pergunta que eu iria fazer ao Riq sobre hotel em Los Angeles.

Oscar | MauOscar.com

Giovana e Clara

Como a Bóia ja comentou em Los Angeles é bacana ficar em West Hollywood e em Santa Monica
Passamos por lá em Março deste ano e ficamos hospedados em ambos os locais...
Por sinal recomendo bastante o Andaz West Hollywood... Gostamos tanto que até fiz um Post sobre ele no Meu Blog => http://mauoscar.com/2011/05/20/andaz-west-hollywood/

Em Santa Monica ficamos no Double Tree e gostamos bastante => http://mauoscar.com/2011/05/25/santa-monica/

Abraço

Clara
ClaraPermalinkResponder

Meu bom Oscar, muito obrigada pelas dicas. Mais, já vi que o teu blog é super legal, e pretendo explorá-lo (no bom sentido, claro) daqui em diante.

Grande abraço!

Oscar | MauOscar.com

Clara

Estamos as ordens grin Qualquer coisa é so dar um alô!!

Abraço

Luis Gustavo
Luis GustavoPermalinkResponder

Eu fiquei em um hotel da rede Days Inn em Anahein, tendo vista que minha intenção era conhecer a Disney. É afastado de tudo, mas como não queria rodar muito por Los Angeles, só fiz uma viagem quando quis conhecer o Universal Studios...

Vivi
ViviPermalinkResponder

Riq Help me!
Estou querendo passar um findi em Los Angeles qdo estiver em San Francisco.Já vi avião e tá em torno de 200 doletas e demoro 1h e 20mim, tem alguma outra opção mais barata que avião? Bjos

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vivi! Aqui quem responde é A Bóia. As duas cidades estão a 700 km de distância, então avião é o mais indicado. Mas você pode ver quanto fica o ônibus http://www.greyhound.com e o trem http://www.amtrak.com .

Pesquise passagens de avião em http://www.expedia.com ou http://www.kayak.com . A ida e volta começa em US$ 150.

Vivi
ViviPermalinkResponder

Bóia mais uma vez vc tá me salvando smile Vi por Amtrak, mas demora umas 9h sad Assim não aproveitarei nada. Vou olhar os demais. Muito obrigada.

Oscar | MauOscar.com

Vivi

Quando estivemos em Los Angeles em Março deste ano os vôos para LAX estavam absurdamente caros.. Acabamos achando uma ótima promoção para o Aeroporto de Santa Ana (SNA) no Orange County... Como em Los Angeles você necessariamente precisa de carro descer em SNA (45min - 1h de Downtown LA) não vai fazer muita diferença, principalmente se a economia for consideravel.. No nosso caso (PHL-SNA) a diferença para (PHL-LAX)chegava a cerca de 200 USD por passageiro...

Abraço

Dionísio
DionísioPermalinkResponder

Pessoal, como é o clima na California na segunda quinzena de dezembro e início de janeiro, principalmente neste eixo San Francisco-L.A.? Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Dionísio! Veja como pesquisar temperatura e chuvas de qualquer lugar do exterior: https://www.viajenaviagem.com/2010/09/como-pesquisar-temperatura-e-chuvas-no-exterior/

Dionísio
DionísioPermalinkResponder

Ótima dica. Obrigado!

juliana
julianaPermalinkResponder

caramba! estou procurando o que fazer depois de vegas e procurei por uma viagem de carro pra los angeles e achei vc, fiquei impressionada com a riquesa de detalhes que vc dá. adorei e acho que vou fazer esse caminho que vc fez. adorei!

karen
karenPermalinkResponder

Oi Ric, Sensacional suas dicas, segui seu roteiro agora em Julho descendo a HW 1 e gostaria de acrescentar que paramos em Prismo beach no caminho a Santa Bárbara para comer King Crab no cracked crab,segue o link:
www.crackedcrab.com , e a dica de nao esquecer de colocar Malibu no GPS apos a parada "básica " no outlet a caminho de LA foi importantissima!
Obrigada
Karen

Monica
MonicaPermalinkResponder

Fiz esta viagem em novembro do ano passado com o meu marido e realmente é algo incrivel! Fizemos tudo de carro, começando por Las Vegas, seguindo para Oakhurst (que é proximo da entrada do Parque Nacional de Yosemite aonde passamos o dia), depois São Francisco, Monterey, Carmel e por fim fomos para Los Angeles pela belíssima Big Sur. Vale muito a pena, é algo inesquecivel... pegamos dia ensolarados nesta época, um cenário de cinema!

Beatriz
BeatrizPermalinkResponder

Olá
Estou planejando a minha viagem para a california . Tenho passagem Rio / las vegas , Sao Francisco /Rio.
A minha pergunta é : é melhor ir de carro de Las Vegas para San Diego ou Las Vegas para San Francisco ? é legal tb fazer a HW1 no sentido San Diego para San francisco? Quais cidades vc recomenda eu dormir? Tenho 17 dias para esta viagem.
obrigada!

Viviane Moura
Viviane MouraPermalinkResponder

Oi Beatriz:
Também estava pretendendo fazer essa viagem e há uma infinidade de dicas nesses posts sobre Califórnia, inclusive nas caixas de comentários. Aliás, voce vai descobrir um monte de coisas pra montar legal a sua viagem.
Como resposta a uma das suas perguntas transcrevo o comentário do Fábio Gomes sobre qual o melhor trajeto na HW1.
Aproveite bastante!
Um abraço!

Fabio Nitschke Gomes
20 de julho de 2007 às 16:33

A primeira coisa a Ana já está fazendo certo: ir em direção a San Francisco, e não o contrário. “Vai ficando mais bonito à medida em que se percorre a Highway 1?, me contou quem curtiu o passeio.

Em Los Angeles, dedique umas horinhas ao Getty Museum ( http://www.getty.edu/museum/about.html ).

No caminho, considere em dormir em Carmel.

Boa viagem! wink

Antonio
AntonioPermalinkResponder

Boa tarde pessoal,
Gostaria de saber de vcs se é viável fazer o trajeto San Francisco - Los angeles de carro em fevereiro (inicio de mês), estarei indo com minha familia (04 pax).
Grato pela Atenção.
Antonio

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Antonio! Estará frio, mas a paisagem é linda de todo jeito. Calor é difícil fazer em qualquer época do ano no norte da Califórnia.

Eleonora
EleonoraPermalinkResponder

Boa tarde!
Gostaria de saber qual região ficar em Los Angeles, levando-se em conta que irei a Disneylandia e a Universal. Alguma dica de hotel?
Eleonora

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eleonora! As duas melhores regiões de Los Angeles para se hospedar são Santa Monica, a preferida dos turistas (está na praia) e West Hollywood, a preferida do Ricardo Freire.

O Ricardo Freire ficou no Montrose Suite Hotel. Em breve haverá um post sobre hospedagem em Los Angeles. Ainda não conseguimos compilar as sugestões dos leitores.

https://www.viajenaviagem.com/2011/05/charada-da-6a-a-oeste-de-hollywood/

Bia Botelho
Bia BotelhoPermalinkResponder

Oi Ricardo, Bóia e demais tripulantes, estou pretendendo fazer esta viagem de SF a LA de carro com meu marido e dois filhos (8 e 4 anos) de carro, só que estou perdida! Não conheço a California e não tenho noção do roteiro, lugares legais para conhecer, dormir e programas legais para os meninos. será que vcs podem me ajudar? Teremos uns 15 dias. O que sugerem? A viagem será em junho de 2012, sei que ainda falta muito tempo mas gosto de "viajar" antes da viagem!! rsrs Desde já agradeço as dicas. E desculpe a "exploração"!! Abçs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Alô, Bia! Comece lendo este post mesmo, visite os links e leia os comentários! Já será um grande ponto de partida smile

Veja também tudo o que já foi publicado no site sobre a Califórnia: https://www.viajenaviagem.com/category/california/

Dagmar
DagmarPermalinkResponder

Olá Riq, Bóia e toda a galera do VNV,

Estou programando esta viagem MARARA para final de fev.2012 - alguém sabe me dizer a quantas fica o clima nesta época?? Se tem muito fog e etc...pois dependendo das dicas, mudo a época, sei lá. Abs e super obrigadadadada. Bjks
Dag

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Dagmar! Vai estar mais frio do que o normal. Fog tem uma ano inteiro. A Maryanne do http://hotelcaliforniablog.wordpress.com recomenda os meses de setembro e outubro como os melhores.

Juliane
JulianePermalinkResponder

A Highway 1 é de mão dupla? Dá para fazer o caminho inverso (Los Angeles - São Francisco)?

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Sim, alguns trechos próximos às duas metrópoles são duplicados, inclusive.

Erick
ErickPermalinkResponder

Olá Ricardo, Bóia, preciso de uma ajuda de vocês. Tenho 8 dias para conhecer Las Vegas e algum outro lugar. A principio tinha programado sair de Los Angeles para Las Vegas de carro, mas tenho acompanhado vários depoimentos de que existem lugares melhores para conhecer do LA e que a viagem de carro entre LA e Las Vegas não tem muitas paisagens nem "uaus"...rs
A idéia e pegar o carro de algum lugar próximo de Las Vegas, conhecer a cidade e após isso ir de carro para Las Vegas. Tinha separado 4 dias para Las Vegas e 4 dias para conhecer outro lugar e chegar de carro em Las Vegas. Que lugar você me indicaria?
Muito obrigado. Abs, Erick

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Erick! Desça em Phoenix, alugue o carro, vá ao Grand Canyon, então siga para Vegas.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-grand-canyon/

Thais Lima
Thais LimaPermalinkResponder

Olá, pessoal. Vocês indicam fazer essa viagem em janeiro? Tenho duas filhas de 6 anos e elas irão conosco. Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thais! Janeiro é bastante frio. Você é quem pode saber se as suas garotas agüentam uma viagem de carro nessas circunstâncias. Os meses mais indicados são agosto, setembro e outubro.

Nina
NinaPermalinkResponder

Ricardo, meu noivo e eu passaremos a nossa lua de mel percorrendo o trecho SF até San Diego agora no começo de outubro/2011. Suas dicas foram ótimas para compor o nosso roteiro! Por acaso você teria uma dica de empresa que faz o tour para Yosemite em 1 dia? Gostaria de uma indicação! Obrigada!!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nina! Aqui quem responde é A Bóia.

São 4 horas de viagem entre San Francisco e o parque Yosemite. Não é recomendável fazer em esquema bate-volta.

Leia sobre o Yosemite no MauOscar:
http://mauoscar.com/2011/02/14/guia-yosemite-national-park/

Nina
NinaPermalinkResponder

Obrigada pela dica sobre Yosemite....pensaremos melhor sobre ficar mais tempo lá!

Gustavo - Viajar e Pensar

Nina eu fiz este bate e volta ao Yosemite e não recomendo, meu relato:

http://viajarepensar.blogspot.com/2011/01/bate-volta-ao-yosemite-nao-repitam.html

Daniela
DanielaPermalinkResponder

Ricardo: vce poderia me dar os nomes ou sites dos hoteis q vce se hospedou na California? Pretendemos ir em janeiro para lá, com nossos 3 filhos.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniela! Aqui quem responde é A Bóia. O Ricardo Freire se hospedou no Clift em San Francisco, no Pine Inn em Carmel, no Oceanna em Santa Barbara e no The Montrose em Los Angeles.

Duas resenhas já saíram:

https://www.viajenaviagem.com/2011/06/clift-san-francisco-historico-contemporaneo-bem-localizado/

https://www.viajenaviagem.com/2011/06/pine-inn-charme-classico-no-centrinho-de-carmel/

Daniela
DanielaPermalinkResponder

Obrigada pela rapida resposta.
So para complementar: Dicas de hotel estilo Ricardo Freire em Las Vegas e ,San Diego.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniela! O Ricardo Freire nunca foi a San Diego. Em Las Vegas ficou no Bellagio, no Mirage e no Stratosphere.

Camila Campolino

Califórnia é tudo de bom! Em junho do ano passado, sem a menor pressa fiz o roteiro de LA a San Francisco pela Highway One, e depois Yosemite, Death Valley e Las Vegas. Para Yosemite, recomendo reservar hospedagem com muita antecedência (mais ainda para quem pretende acampar dentro do parque, cerca de 1 ano de espera). Quero deixar uma dica de hotel em San Luis Obispo: chama-se Apple Farm é o hotel mais fofo em que já me hospedei. Não faltam atrações bacanas na Califórnia, e ainda tem Napa Valley, Rota 66, Grand Canyon ali pertinho...

Raldrei Natividade

Olá Ricardo tudo bem??

Estou num dilema e preciso de um HELP!!!!

Chego em L.A. (7 de Novembro) e saio de San Diego (21 Novembro) totalizando 15 dias de viagem!! E de tanto ler os seus textos e dos seus contribuintes me deu uma vontade louca de pegar o carro (que já está alugado pela Alamo) e partir para San Francisco!!! Fazer essa rota maravilhosa que é a Pacific Coast HighWay (US 1).

Porém estou mais ou menos no meio do caminho (LA) e minha saída é por San Diego!! O que mais está me preocupando é o desperdício de tempo e custos!! Sei que vou voltar a California um dia, porém queria saber qual é a melhor coisa a fazer!!

Se realmente devo meter a cara e subir de carro pra depois descer ou ficar por ali por baixo mesmo!!! Queria uma dica sua!! Me ajuda ai irmão!! Por Favor!!!

Grande abraço

Raldrei Natividade

Maíra
MaíraPermalinkResponder

Raldrei, quem sabe ir de carro de LA até SF e depois voar de SF para San Diego? Não perde muito tempo e tem vôos baratos.

Luciana Bordallo Misura

Eu faria o sentido contrário - pegaria um avião de LA pra SF e aí desceria direto de SF até San Diego.

Raldrei Natividade

É uma idéia boa mas já aluguel o carro e já paguei ele!!! Estou pensando em dar um tiro de 6 ou 7 horas mesmo na volta ou na ida!!! Ou sei lá fazer ida e volta pela a Highway 1 mesmo!!! Pelo menos assim posso contribuir mas com o site e compartilhar essa experiência com vcs!!! Hehehehe...

Eneida
EneidaPermalinkResponder

Estive na Califórnia em agosto e, antes de ir para São Francisco pela PCH, ficamos alguns dias em Laguna Beach e outras cidades do Orange County, entre LA e San Diego. É um lugar muito bacana para passar uns dias, pelo menos no verão. Não sei quanto à epoca em que você estará por lá.

Nós fomos para São Francisco de carro e de lá pegamos um voo para Miami, com este trecho incluído na passagem internacional de volta para o Brasil. Mas não deve ser difícil achar uma passagem barata entre SF e San Diego.

Gustavo Bonelli

Nos planejamentos da viagem que farei em abril, encontrei o Custom Hotel em Los Angeles. Alguem conhece ou ja se hospedou nele?

Obrigado

Bruno
BrunoPermalinkResponder

Pessoal, quem puder me tire uma dúvida crucial pra minha viagem do ano que vem:

Por que todo mundo faz a viagem São Francisco-Los Angeles ao invés de Los Angeles-São Francisco??? Tem algum empecilho??

Não estava nos meus planos começar por São Francisco...

Clara
ClaraPermalinkResponder

Bruno, empecilho nenhum. É o que farei em novembro. E terminar na maravilhosa San Francisco é a cereja do bolo.

Maíra
MaíraPermalinkResponder

Eu fiz LA - SF em abril deste ano. Dá uma olhada no meu blog, ainda estou escrevendo sobre isso.

http://mairinhanomundodalua.wordpress.com

Gustavo - Viajar e Pensar

Oi Bruno,
Fiz duas Vezes do Norte para o Sul, para chegando no lugar mais frio (San Francisco) e descer para os mais quentes. Além disso voltei por Vegas, sendo mais perto do Brasil.
Sempre opto ir ao mais distante de avião e voltar de carro.
Tem alguma dicas no meu Blog também do roteiro:

http://viajarepensar.blogspot.com/search/label/Calif%C3%B3rnia

Boa Viagem smile

Oscar | MauOscar.com

Bruno

A principal razão pela qual se recomenda fazer o roteiro no sentido norte sul é pelo fato de você estar dirigindo na faixa ao lado do Mar. Isso significa dizer que você pode parar no acostamento ou nos vários Pull overs deste lado da pista a qualquer momento para fotografar/comtemplar esta maravilha sem fazer grandes manobras.
No sentido contrário estes Pull Overs são mais escassos e como a estrada é bem sinuosa em alguns trechos não se recomenda parar no acostamento que é geralmente bem estreito..

Eduardo Kives Ostronoff

Bruno, é que os voos para o Brasil em geral saem de Los Angeles (pelo menos é o que aconteceu comigo nas 3 vezes que fiz a PCH).

Raldrei Natividade

Estou esperando dicas também mas no meu caso volto por San Diego!!! E quero muito fazer esse caminho até San Francisco!!! Mas o meu retorno é que me deixa preocupado em relação a custo e tempo!! Será que vou ou fico pelas redondezas??? "eis a questão"!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Raldrei! Voe a São Francisco, pegue o carro lá e vá descendo. Fazer o trajeto LA-SF duas vezes vai sair mais caro do que essa passagem...

Raldrei Natividade

É né bóia!! Repondi a Maira mas acho que vcs tem razão!!

Muito obrigado pela dica!!! Valeu galera...

Maíra
MaíraPermalinkResponder

Outra opção é fazer um desvio na volta e ir até o Yosemite Park. Vai precisar de um dia a mais para valer a pena, mas pra mim valeu muito. Eu adorei.

Mauro
MauroPermalinkResponder

Olá Raldrei

Como vc. já alugou o carro, sugiro que vá direto de LA para SF pela auto-estrada 101, que deve demorar umas 7/8 horas, e depois de passar alguns dias em SF retorne com calma pela US 1, pelo menos 3 dias, até San Diego.

Raldrei Natividade

Pensei seriamente em fazer isso!!! Ir direto (LA/SF) e depois voltar com calma!!! É uma opção que não sai da minha cabeça!! Mas...

Outra opção e ficar por baixo mesmo em Santa Monica/LA e por suas redondezas (Centro Sul) e depois partir de Santa Monica para Camarillo (Comprinhas de leve) e ir até Santa Barbara e ficar alguns dias ou 1 dia mesmo e partir para San Luis Obispo (vale a pena??) e depois descer novamente!!! O que vc acha??

Tenho 15 dias de viagem!!! Chego em LA e saiu por San Diego!!

Na verdade queria uma dica de quantos dias em cada lugar!! Isso sim seria a melhor dica!! Vou com a minha esposa e a gente gosta muito de aventuras e passeios!! Eu pego onda (surfo) e por isso quero ficar mais perto do litoral!!! Não sei se vai ser possível surfar mas estou lá né!!! rs...

Paulo H. Leme
Paulo H. LemePermalinkResponder

Sensacional essa viagem! Alguém já fez esse trecho sozinho? recomenda??

to afim de fazer mas não sei se vale a pena sozinho ou não!

Hostel nos EUA são bons pra pernoitar ou ficar em cidades como San Francisco e Los Angeles?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paulo! Tudo depende do fato de você curtir viajar sozinho ou não! Não há nenhum perigo para viajar sozinho nesta área.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/seu-estilo/solo/

Quanto a hostels, veja se oferecem estacionamento -- não é uma característica comum do segmento, não. Pesquise em http://www.hostelworld.com

Oscar | MauOscar.com

Paulo

Acho que essa viagem vale tanto sozinho quanto acompanhado... Se você realmente for, recomendo este hostel...Se soubesse da existência dele antes teria considerado pernoitar uma noite lá
http://norcalhostels.org/pigeon/
Abraço

Maga
MagaPermalinkResponder

Gente, amei este blog e estou lendo todos os que acho sobre a CA. Viajamos, eu o maridos e duas filhas de 25 anos em maio de 2012. Ficaremos 4 dias em SF e depois alugaremos um motorhome por 12 dias para fazer a highway 1 com 2 dias em LA, depois mais 2 em LV e um no Grand Canyon. Queria saber se alguém tem informações sobre esta viagem de motorhome. Bóia me ajuda por favor.

Eduardo
EduardoPermalinkResponder

Maga, não tenho a experiência do motorhome, mas, ao viajar por essas bandas de carro, vi muitos na estrada, o que prova que os RVs (como são chamados lá) são muito utilizados pelas famílias americanas em viagens, especialmente nos parques nacionais. No entanto, acho que o motorhome poderá ser um estorvo nas metrópoles (LA principalmente). Lembre que o transporte público não é uma boa opção nessas cidades, e você poderá ter dificuldade em estacionar um veículo desse porte em locais onde as vagas públicas são demarcadas (Santa Monica, por exemplo).

Maryanne
MaryannePermalinkResponder

Maga, minha irma, meu cunhado e 2 filhas fizeram essa viagem agora em julho. Alugaram um RV em LA e devolveram aqui em SF, onde ficaram comigo por uma semana. Ele disse que escreveria um relato pro meu blog, mas ainda nao saiu. Vc tem alguma pergunta especifica? Dai acho que eu posso te ajudar.

Said
SaidPermalinkResponder

Esse é o melhor relato dessa viagem que encontrei, me ajudou muito a decidir varias coisas. Mas ainda assim fiquei com algumas duvidas, principalmente quanto a logística. É o seguinte: eu e minha namorada estamos com viagem marcada para os EUA agora no fim de dezembro, passaremos o natal e NY e chegamos em SF dia 30/12. A idéia é pegar o carro dia 05/12 pela manhã e pegar a estrada. Meu roteiro está mais ou menos assim:

05/01 - Estrada até Monterey, aquário, seguir pra Carmel. Dormir em carmel
06/01 - passar o dia em Carmel e dormir novamente
07/01 - Sair cedo, estrada até Solvang,conhecer um pouco e seguir para Santa Barbara nofim da tarde para dormir
08/01 - Passear um pouco por santa barbara pela manhã e seguir para LA, parando no outlet no meio do caminha. Chegada a noite em Santa Monica e dormimos por aqui.
09/01 - Conhecer Santa monica, venice...e ir para west hollywood, onde fica nosso hotel
10/01 - Universal Studios
11/01 - Disney
12/01 - Beverly Hills, Hollywood, getty Museum...
13/01 - Voo de volta para o Brasil

Minhas dúvidas:
Vale a pena ficar dois dias entre Monterey/Carmel ou melhor sair no outro dia cedo de Carmel?
Melhor dormir em Solvang ou Snata Barbara?
Estamos perdendo algo interessante? (não queremos ir no Hearst castle)
As distancia estão bem distribuidas, pra não viajar muito e nem durante a noite?

Quem puder ajudar, estou precisando!

Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Said!

Você está pulando a parte mais bonita da viagem, que é abaixo de Carmel em direção ao castelo Hearst, via Big Sur.

Saia cedo no dia 6 e faça este caminho; durma em San Luis Obispo ou Santa Bárbara.

Said
SaidPermalinkResponder

Não, a idéia é fazer esse trecho dia 07 e só parar lá na frente em Solvang...não ficou bem claro...agora a dúvida é se vale a pena ficar 2 dias emMonterey/Carmel ou não!

Mauro
MauroPermalinkResponder

Olá Said
Estive em Carmel em julho e achei o lugar muitíssimo agradável. Mas a cidade é bem pequena e creio que uma só noite seria suficiente para desfrutar do lugar.
Se vc. conseguir sair cedo de San Francisco, chegará em Carmel a tarde (mesmo visitando o aquário de Monterey). Mais a manhã do dia seguinte seria o suficiente.
Segui também uma dica dada pelo Ricardo, de um restaurante localizado no hotel Post Ranch Inn, após Carmel, que é bom demais (embora o preço seja um pouco salgado)e tem uma vista espetacular.
Seguindo adiante, dormi em Solvalng, que também é bem legal mas menor ainda do que Carmel e meio paradona à noite. Santa Bárbara é uma cidade maior, com maiores opções de lazer. Acho mais interessante o pernoite por lá.

octavio rene lebarbenchon neto

Quero dizer que segui as orientacoes de ir de carro de san francisco para los angeles. Valeu muito todas as dicas que o site sugere, foi uma viagem maravilhosa, o caminho eh encantador, deslumbrante. Alugamos um carro e fizemos cada circuito sugerido. A unica coisa que agregaria, eh a cidade de halfmoon bay, chegamos a esta cidade sem querer, considerada a capital americana da abobora e do halloween. Tem a maior plantacao de abobora que vi na minha vida e sao gigantes. Alem disso a cidade e bem agradavel, pequena e simpatica vale uma parada pra almocar ou fazer um lanche. Esta cidade esta localizada logo na saida de San Francisco. Valeu. E vamos para a proxima.

Maga
MagaPermalinkResponder

Gente, muito obrigada, fiz um comentário enorme na pagina principal do blog pois o Ricardo postou o meu pedido de help lá. Maryane, há um comentário enorme para você, por favor se o seu irmão mandar algo, me deixe saber, ok? Valeu!!!

Sil
SilPermalinkResponder

Oi Riq, eu e meu marido vamos pra California em fev/12. Pensei no seguinte roteiro: chegaremos em Sao Francisco dia 05 onde ficaremos por 2 dias, pegaremos o carro para descer até LA e depois seguir até Las Vegas. Temos do dia 08/02 a 14/02 pois dia 15 vamos para NY. Sei que sao poucos dias, mas gostaria de conhecer neste periodo Malibu, Carmel, Monterey e Grand Canyon. O que vc recomenda? Como é o tempo nesta época do ano? Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sil! Aqui quem responde é A Bóia.

Em fevereiro estará bastante frio.

As informações que você procura estão neste próprio post (basta ler com atenção) e neste outro aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-grand-canyon/

Patrick Scheidt

Olá.
Fiz esta viagem em agosto deste ano, mas fui até San Diego, para me encontrar com amigos americanos que moram lá. Recomendo!
O ponto alto da minha viagem foi parar com minha namorada em Carmel, e jantar no Hog's Breath Inn, o restaurante do astro Clint Eastwood. Comida e ambiente perfeitos!
wink

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar