Vai por mim: San Francisco a Los Angeles de carro

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Highway 1, entre San Francisco e Monterey

Pecorrer a costa da Califórnia entre San Francisco e Los Angeles pela lendária costeira Highway 1 está na lista de viagens de sonho de muita gente.

  • Desde 20 de julho de 2018 o trecho de Ragged Point está reaberto ao tráfego, possibilitando percorrer toda a Highway 1 pela costeira. Leia aqui.

Quantos dias na Highway 1?

Não é dividindo os 730 quilômetros entre San Francisco e Los Angeles por nenhuma velocidade média que você descobre quantas horas são necessárias para cumprir o percurso. Trata-se de uma viagem para fazer sem afundar o pé no acelerador – e parando a cada mirante que se oferecer pelo caminho.

Para esquadrinhar trecho por trecho da costeira, você vai precisar de três dias inteiros, pernoitando primeiro em Monterey ou Carmel e depois em San Luis Obispo ou Santa Bárbara antes de chegar a Los Angeles. Tendo apenas dois dias disponíveis, dá para fazer o filé; programe o pernoite em Monterey ou Carmel. Se dispuser de mais dias, demore-se em Big Sur (para fazer trilhas nos parques) ou em Santa Bárbara (para esgotar as vinícolas do Vale Santa Inês ou pegar praia).

Qual é a melhor parte?

O eixo Monterey-Carmel-Big Sur, de apenas 70 quilômetros, detém a maior concentração de “uau” por quilômetro rodado. Neste trecho você vai encontrar o fabuloso Aquário de Monterey, a ultracenografada 17-Mile Drive, o charmosinho vilarejo de Carmel e a vertiginosa costeira até a entrada da reserva de Big Sur. Caso não se interesse por Los Angeles, você pode pernoitar e retornar dali mesmo (de Carmel a San Francisco são menos de 200 quilômetros pela auto-estrada 101, que vai pelo interior).

Negocie com o GPS

Se você quer aproveitar bem sua viagem, dirigir nos Estados Unidos sem GPS é impossível. Leve o seu do Brasil, compre um ao chegar ou certifique-se de que a sua locadora tem um aparelho para alugar. Nesta rota, porém, não basta ter um GPS: é preciso fazer com que o danado obedeça às suas ordens. Aprenda a programar os trechos que você quer fazer pela Highway 1, que é uma estrada secundária.

San Francisco: sem carro

Se você ficar uns dias antes em San Francisco (o mínimo ideal são quatro dias), não é preciso estar de carro desde o início. Assim como Nova York, San Francisco é uma cidade para ser explorada a pé e de transporte público (e quando precisar, o táxi não é caro). Deixe para pegar o carro no último dia – e aproveite para dar um rolê no Vale de Napa. Os vilarejos vizinhos de St. Helena e Yountville, que concentram as vinícolas e restaurantes, estão a uma hora e meia da Union Square.

Leia mais: 40 hotéis em San Francisco comentados pelos leitores

Leia mais: 4 dias em San Francisco, no Hotel California Blog

Leia mais: Sausalito de carro, com direito ao melhor mirante para a Golden Gate

Leia mais: Uma tarde perfeita no Vale de Napa

Leia mais: Vale de Napa: um jantar cedinho no Bouchon

Leia mais: Berkeley: um jantar no Chez Panisse

Leia mais: San Francisco & Napa: os tours personalizados em português da Maryanne

De San Francisco a Monterey (200 km)

O dia em que parti amanheceu muito feio, então não fiz questão de ir pela costeira desde o início. Saí de San Francisco pela auto-estrada 101 e peguei a Highway 1 em Half Moon Bay, 50 quilômetros adiante. Os 80 quilômetros seguintes, até pouco antes de Santa Cruz, ostentam uma costa ainda selvagem, quase toda protegida por parques estaduais. Há falésias e dunas banhadas por um mar azul e bravo.

Já os 70 quilômetros entre Santa Cruz e Monterey são pouco interessantes: muito já foi urbanizado, e a estrada corre por longos trechos sem vista para o mar. Em Monterey, dirija-se à Cannery Row, antiga região de fábricas de sardinha que foi transformada num cais turístico. No fim da rua fica uma das maiores atrações da Califórnia: o Monterey Bay Aquarium, que tem uma coleção sensacional de invertebrados marinhos – esponjas, anêmonas e outros exóticos habitantes dos corais, iluminados com maestria. As lontras também têm muitos fãs. Ponha o carro num estacionamento coberto (e não deixe nenhum sinal aparente de que está carregando bagagem).

Leia mais: De carro na Califórnia, parte 1: de San Francisco a Monterey

Leia mais: 11 hotéis em Monterey comentados pelos leitores

De Monterey a Carmel (15 km)

Você nunca levou tanto tempo para cobrir tão pouco chão (engarrafamentos na Marginal em frente ao Robocop não contam). A 17-Mile Drive é uma estrada particular que vai do bairro Pacific Grove, em Monterey, até a entrada de Carmel. Apesar do nome, a estrada tem menos de 10 milhas. Cada carro paga 9 dólares para entrar e ganha um mapinha para zanzar pelo condomínio de Pebble Beach -- onde você pode pensar que as pedras fincadas no mar são obra dos mesmos arquitetos e paisagistas que criaram as mansões e os campos de golfe do caminho. Passando o portão de saída você estará em Carmel, uma cidade-bibelô em que nada está fora do lugar.

Os hotéis de Monterey são bem mais em conta (e pela auto-estrada, ficam a meros 10 minutos), mas se você puder cacifar uma noite em Carmel, fique. É um belo lugar para guardar o carro e caminhar pelo centrinho, bisbilhotando as lojas e galerias e escolhendo um restaurante para jantar.

Leia mais: De carro na Califórnia, parte 2: de Monterey a Carmel

Leia mais: 9 hotéis em Carmel comentados pelos leitores

De Carmel a Big Sur (50 km)

Se na 17-Mile Drive você testemunha o quanto o homem pode embelezar um ambiente natural, na Highway 1 entre Carmel e Big Sur você vai ver belezas naturais em estado bruto: a estrada se equilibra entre montanhas altíssimas e desfiladeiros à beira-mar. (OK: neste trecho também há duas pontes construídas pelo homem para que você possa apreciar toda essa natureza.) Pouco depois de 40 km, porém, a estrada envereda por dentro da mata.

Por ali, procure a Pfeiffer Beach, uma das prainhas mais bonitas da Califórnia -- fica no Pfeiffer Big Sur State Park, ao final da Sycamore Road. Outro programa nota 10 para culminar este passeio é marcar um almoço no Sierra Mar, restaurante do cultuado hotel Post Ranch Inn, dependurado na montanha à beira-mar (abre do meio-dia às 15h; reserve pelo opentable.com).

Leia mais: De carro na Califórnia, parte 3: de Carmel a Big Sur

San Luis Obispo e Santa Barbara

A 210 quilômetros de Carmel pela Highway 1, San Luis Obispo tem uma missão católica bem-conservada. No caminho, 65 quilômetros antes de chegar você pode visitar o Hearst Castle, um delírio do milionário William Randolph Hearst que hoje funciona como parque estadual da Califórnia.

Mais 170 quilômetros na direção sul e você chega a Santa Barbara, linda cidade colonial espanhola convertida em balneário. Os bacanas ficam no Four Seasons e jantam nos restaurantes de Montecito – mas dá para se divertir também ficando num hotel plebeu da região do porto e conferindo à noite o movimento da State Street. Santa Barbara é também a base ideal para refazer o caminho dos personagens do filme Sideways – as vinícolas do vale de Santa Inês estão a menos de 40 minutos de viagem. De Santa Barbara a Los Angeles são mais 150 km; no meio do caminho, aproveite para dar uma paradinha no Premium Outlets de Camarillo (a 70 km).

Leia mais: De carro na Califórnia, parte 4: de Big Sur a Santa Barbara

Leia mais: 6 hotéis em San Luis Obispo comentados pelos leitores

Leia mais: 12 hotéis em Santa Barbara comentados pelos leitores

Leia mais: De carro na Califórnia, parte 5: de Santa Barbara a Los Angeles

Los Angeles: fique com o carro

Se San Francisco é melhor sem carro, Los Angeles só é possível sobre rodas. E o GPS será o seu melhor amigo para se entender com as free-ways (e descobrir os caminhos menos engarrafados para todos os seus percursos). Fique pelo menos quatro dias: há muito o que rodar.

Leia mais: Onde ficar em Los Angeles: Santa Monica ou West Hollywood?

Leia mais: Los Angeles: 5 lugares para descer do carro

Leia mais: Los Angeles: o tour fofoqueiro por Hollywood do TMZ

Leia mais: 60 hotéis em Los Angeles comentados pelos leitores

Leia também:

1325 comentários

Inês
InêsPermalinkResponder

Olá,
Tudo bem?
Vou para a California em janeiro para passar 8 dias. Vamos chegar por São Francisco e voltar por Los Angeles e gostaríamos de incluir na viagem Napa Valley, Carmel, Santa Barbara, Mamouth e, é claro, São Francisco e Los Angeles, nossos pontos de chegada e partida.
Qual o itinerário que vocês sugerem?
Obrigada,
Inês

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Inês! O itinerário está no texto e nos posts linkados ao longo do texto. 8 dias não dá para fazer tudo o que você quer fazer não.

Teka
TekaPermalinkResponder

Boa tarde, Adorei as dicas

Vou viajar em setembro e vou com criança de 07 anos. Devo ficar na California uns 12 dias. Um dos lugares que mais gostaria de conhecer e San Diego. Qual a dica melhor para ir com criança? E Possivel pegar um vvo e ir para Orlando?
Abs
Teka Muito obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Teka!

Leia sobre San Diego com crianças no Wazari:
http://wazariblog.com/category/eua/san-diego/

A Alaska Airlines voa direto de San Diego a Orlando em 4h40. Nas outras cias. é preciso fazer conexões, o que estica o tempo de viagem para 6h a 8h.

Carlos
CarlosPermalinkResponder

Boa noite,
Gostaria que vc me desse umas dicas.....saio de NY em 23/12 de manhã com destino SFO fico lá até 26/12 saio de carro para LAS meu checkin 27/12 posso mudar para 28 que é o dia da luta do Anderson Silva e fico até 02/01. Tenho um voo para NY 04/01 saindo de LAX onde devolvo o carro. Achei incrível suas dicas pela rota 1.
Te agradeço se puder me dar algumas dicas.

Abs.

Carlos

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos! Você não tem tempo para a rota. É melhor fazer os trechos de avião.

Roberta
RobertaPermalinkResponder

Ola ! Comprei uma passagem do dia 14/04 chego as 07:00 pm para Los Angeles com retorno dia 23/04 as11:00 pm, porem gostariamos de ir a Sao Francisco. O q vc sugere chegar e pegar um voo direto para San francisco passar 3 dias e descer a Highway e passar o restante dos dias em Los Angeles ou ficar em Los Angeles por 3dias subir a San francisco de carro e depois retornar a Los Angeles para embarcar? Estou na maior duvida por favor me ajude!!! Ah quero passar por Camarillo pelo menos 1 dia.
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roberta! Recomendamos o sentido San Francisco-Los Angeles porque você já estará do lado certo da estrada para parar nos mirantes.

Da próxima vez, compre a sua passagem com ida ao primeiro lugar que você vai efetivamente visitar, com volta do último lugar que você vai efetivamente visitar. Essa passagem Los Angeles-San Francisco que você vai precisar comprar à parte, e todos os perrengues que decorrerão disso (não é seguro fazer uma conexão entre vôos desvinculados; o melhor é dormir pelo menos uma noite em Los Angeles), anularão a economia da ida e volta pelo mesmo lugar.

Daniela
DanielaPermalinkResponder

Olá! Estamos planejando ir para Califórnia em abril/2014. Iremos com nossa filha de 2 anos e 8m e nossa grande dúvido é se encaramos o trecho LA a São Francisco de carro com ela ou pegamos um avião. Se fossemos de carro pensamos em dormir em Solvang 1 noite e em Carmel 1 noite. Qual sua opinião? Muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniela! Só o pai e a mãe podem antecipar como uma criança pequena pode se comportar numa longa viagem de carro... os pontos de parada estão OK.

Note que, ao fazer a rota no sentido Los Angeles-San Francisco, nos trechos de costa vocês terão que atravessar a estrada para ir aos mirantes.

jeps
jepsPermalinkResponder

Olá gostaria de parabeniza-lo antes de tudo, procurei vários sites/blogs com dicas e esse é oque mais se encaixou comigo. Irei para Los angeles dia 5 de abril de 2014, gostaria de fazer este percurso porem ao contrário, irei com um amigo, pretendemos fazer esse percurso depois pretendemos ir para Las Vegas e Grand Canyon voltaremos dia 21 de abril. A primeira pergunta, quanto tempo devemos ter para esse percurso de carro? Olhando pelo google percebo que é uma estrada simples, não é perigoso? Caminhões, animais, acidentes? Preço de combustivel e pedágio é como no Brasil, caro? serviço celular para emergencias, sabe me dizer? Obrigado pelas dicas.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jeps! O Ricardo Freire recomenda entre 2 e 4 pernoites no caminho. O site http://www.viamichelin.com indica os pedágios. Vá com seguro-assistência do Brasil. Alugue o carro com seguros.

Larissa
LarissaPermalinkResponder

Olá,

Planejo fazer este roteiro com 15 dias em Setembro. Tem uma ideia de quanto gastaria de hotel em média?

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Larissa! Está muito cedo para simular preços. As diárias descontadas começam a aparecer com 90 dias de antecedência.

Veja hotéis recomendados aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2013/05/hoteis-california-san-francisco-los-angeles-santa-monica-carmel-monterey-anaheim-santa-barbara-san-diego/

Roderlei Ribas

Ola Bóia

Estaremos na Califórnia entre os dias 05/02 e 15/02. Dividimos a viagem da seguinte forma 05/02 a 09/02 em San Francisco, 09/02 a 10/02 em Monterey, 10/02 a 11/02 em Santa Barbara e 11/02 a 15/02 em Los Angeles. Entre San Francisco e LA, dois pernoites são suficientes? Pergunto por que as distâncias entre os o 1° trecho são pequenas e entre Santa Barbara e LA também são. Estava pensando em sair bem cedo de Santa Barbara e passar no OUTLET antes de chegar em LA, assim não precisaríamos voltar outro dia, e já deixaríamos as compras no hotel, afinal estamos ´programando passar um dia inteiro no OUTLET. Outra pergunta, o clima nessa êpoca é normalmente ameno? Ou corremos o risco de temperaturas baixas.

Grande abraço e parabéns pelo Blog.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roderlei! O Ricardo Freire recomenda de 2 a 4 pernoites no trecho. Leia sobre o trajeto Santa Barbara-Los Angeles via Camarillo no post que está linkado no texto. (Os textos que estão linkados, detalhando cada fase da viagem, devem ser lidos. Você terá reposta a várias perguntas que ainda não pensou em formular.)

Priscila Reis
Priscila ReisPermalinkResponder

Queridos leitores do Viaje na Viagem,
Fiz um post detalhando o meu roteiro de carro de Los Angeles a São Francisco, indicando as principais cidades e algumas dicas legais.
http://www.voali.com.br/los-angeles-a-sao-francisco-de-carro-roteiro-completo/

Também dei dicas de Big Sur, Carmel e Monterey com crianças, com muitos detalhes sobre o maravilhoso aquário de Monterey.
http://www.voali.com.br/dicas-big-sur-carmel-monterey-criancas/

Espero que aproveitem smile
bjs
Priscila Reis (www.voali.com.br)

Vero
VeroPermalinkResponder

Olá!
Estou indo para LA dia 1 de setembro, vou ficar uns dias la, depois quero fazer a Highway 1 para Sao Francisco e depois ir para Las Vegas.

A minha pergunta é: Na volta é melhor voltar pela Highway 1 novamente e dormir em LA, ou ir direto pela rota 5 para Vegas (8 horas) ?

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Fiz essa viagem em 1995(!!! rs) e voltar para LA é perda de tempo, faça a Highway 1 uma vez só... Na minha viagem, saímos de SF para o Yosemite Park e depois de 3 dias lá seguimos para LV (e depois ainda fomos a San Diego antes de voltar a LA para ir embora).

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vero! A melhor direção é San Francisco-Los Angeles, para estar do lado dos mirantes e não precisar atravessar a estrada a todo momento.

Vá de avião ou carro a Las Vegas, voe de Las Vegas a San Francisco e pegue o carro no último dia ao sair da cidade.

mari
mariPermalinkResponder

bóia, nossa estimada fonte de informação:
recentemente houve uma promoçao fantástica de voos aqui do brasil para sacramento e santa ana, lugares próximos, respectivamente, a são francisco e los angeles.
você tem alguma informação sobre como se locomover entre eles?
a intenção da minha próxima viagem é fazer sanfran-LA de carro, e por isso gostaria de saber se chegar nos EUA por sacramento ou santa ana é muito trabalhoso ou o super desconto da passagem valeria o transtorno.
obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mari! Sacramento está a 140 km de San Francisco e os shuttles (vans) não atendem San Francisco de lá. Você teria que alugar um carro. E, na nossa opinião, teria que devolver o carro ao chegar, porque não vale a pena ficar de carro enquanto você estiver em San Francisco.

O aeroporto de Orange County está a 80 km de Los Angeles. O shuttle custa 77 dólares para o primeiro passageiro, 9 dólares para o segundo. Não recomendamos o sentido Los Angeles-San Francisco porque você sobe a estrada do lado oposto aos mirantes. Vai ter que atravessar a estrada toda vez que quiser parar e não vai perceber alguns mirantes.

SERGIO MONACHESI

Olá Bóia,
Primeiramente parabéns pelas suas dicas de viagem de carro de San Francico para Los Angeles. Vou fazer essa viagem no início de abril e tenho 2 dias apenas para o trecho. Gostaria de saber se no primeiro dia se eu dormir em Carmel e o segundo dia em Santa Barbara fica muito puxado, uma vez que são 380 km de Carmel a Santa Barbara. Você teria uma sugestão de cidade legal para pernoitar fora Carmel que ficasse menos distante de Santa Barbara?
Abraço e parabéns mais uma vez pelo blog.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sergio! Dá para dormir em San Luis Obispo, assim você aproveita como se deve toda a costeira de Big Sur. A partir de San Luis Obispo o caminho vai por dentro, então não tem problema de fazer um puxadão até Los Angeles.

Katia Abud
Katia AbudPermalinkResponder

Vamos para São Francisco no dia 14/05/2014. Pretendemos ficar 4 dias em S.Francisco e depois pegar o carro , conhecer Monterrey/Carmel e Sta Barbara. E depois las Vegas. Voltaremos no dia 25/05. Temos 7 dias entre saí de SF e chegar em LV. Não conhecemos LA . Vale a pena passar por LA e depois LV?? Nosso tempo é muito curto?? Quantos km de LA a LV?? Agradecemos retorno

Matheus
MatheusPermalinkResponder

Bom dia!

E possível fazer o trajeto pela Route 1 saindo de Los Angeles e chegando em San Francisco? Pergunto isto por que sempre ouvi falar de fazer o trajeto justamente pelo contrario (Saindo de San Francisco e chegando em LA!)

Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Matheus! No sentido contrário você precisará atravessar a estrada toda vez que quiser ir a um mirante. Muitos mirantes passarão despercebidos porque você passará reto sem ver que são mirantes.

Matheus
MatheusPermalinkResponder

Ok! Sem problemas eu so quero parar na região do Big Sur e em Carmel com minha namorada.

Aonde voce recomenda parar na regiao de Bigsur para tirar fotos e em Carmel?

Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Matheus! Veja as recomendações do Ricardo Freire no post acima e aqui: https://www.viajenaviagem.com/2011/06/de-carro-na-california-parte-3-de-carmel-a-big-sur/

Matheus
MatheusPermalinkResponder

Muito Obrigado!

Por ultimo, pensei em ir para Lake Tahoe.. Voce conhece o lugar? Poderia passar algum post sobre o local?

Eu pensei em chegar no dia 26 de marco... mas não sei se ainda vai ter neve..

Abrs!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Matheus!

Falamos aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2013/12/temporada-neve-2014-canada-estados-unidos/

Acabamos de mandar um enviado especial a Tahoe, os relatos devem ir para o ar depois do carnaval.

jorge
jorgePermalinkResponder

ROTEIRO

Camila Torres
Camila TorresPermalinkResponder

Oi Boinha querida ! smile
Vou fazer o trecho Los Angeles - São Francisco no fim de março (resolvemos começar em LA pra pegar menos inverno possível em Yosemite).
Separei 3 dias pra Highway 1, porque queremos conhecer o Aquário. Mas estou bastante em dúvida sobre onde dormir. Será que dá pra decidirmos na hora, chegando na cidade e procurando hotel? Ou os hoteis desta região geralmente lotam nessa época?
Procurei no Booking e ele não deu aquela mensagem "Há muita procura nesta região, blablabla". Será que dá pra arriscar?
Muito obrigada!
Camila

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camila! A religião do Ricardo Freire manda reservar tudo com antecedência. Ainda mais quando as reservas são canceláveis...

daniela
danielaPermalinkResponder

Olá, FArei esse trajeto agora em MArço. POusarei em LAs vegas, e vou de carro até Santa cruz p\ então ir descendo até LOS Angeles. Conhece esse trecho? Visto que sao + ou - 500 milhas. SAbe me dizer se é viavel? obrigada, aguardo,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Viviane! São 870 km. Se você não estiver interessada em aproveitar o percurso, o melhor é voar a San Francisco e alugar outro carro por lá.

daniela
danielaPermalinkResponder

Olá Boia!

Estou interessa sim, em aproveitar. A opção mais viável é parando Em yosemite né? Ja fez esse trecho? sabe qntas horas de estrada? da p\ dirigir direto de vegas p\ lá? obrigada!

Eugenia
EugeniaPermalinkResponder

Gente, alguém já fez o trecho San Francisco - Los Angeles, pela Highway 1, de excursão? Eu e meu marido queremos fazer o percurso em 5 ou 6 dias, mas nao vai dar pra dirigir. O que sugerem?
Abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eugenia! Infelizmente não temos nenhuma cia. para indicar.

A.L.
A.L.PermalinkResponder

O problema de excursões americanas desse tipo é que, em geral, são baratas a princípio, mas 90% do tempo focadas em te deixar em lojas de souvenir, restaurantes que pagam comissão ao operador da excursão e por aí vai.

Eugenia
EugeniaPermalinkResponder

Pena! De qualquer forma, obrigada pelo retorno.
Abraços e obrigada pelas dicas valiosas na preparação de minhas andanças.

Maryana
MaryanaPermalinkResponder

Olá, estamos indo de los angeles pra São Francisco de carro, da pra fazer o mesmo intinerario que o seu? Já li que alguns pontos de parada ficam do outro lado da via o que dificulta fazer esse sentido... Oq vc me diz? Obg

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maryana! Todos os pontos de parada ficam do outro lado da via, o que prejudica fazer nesse sentido.

kleber
kleberPermalinkResponder

Ola , pretendo fazer a Big Sur, em outubro,de carro e comprar a seguinte passagem aerea:Sao (Paulo - Sao Francisco), (Los Angeles- Las Vegas). e voltar de Las Vegas-Sao Paulo.
o que acha ?

obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Kleber! Tá certinho!

kleber
kleberPermalinkResponder

Obrigado,
e sobre esse roteiro:
3 dias em SF,4dias na estrada entre SF e Los Angeles( com out-let a caminho),4dias em Los Angeles(sendo 1 dia de Disney),4dias em Vegas (sendo 1 no Grand Canion ,bate volta de aviao).todos os dias inteiros.
ta correto? o que posso melhorar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Kleber! Tire um dia de Vegas e um da estrada e passe duas noites no Grand Canyon de verdade.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-grand-canyon/

kleber
kleberPermalinkResponder

Qual a melhor forma de ir ao Grand Canyon? caso volte para o Brasil via Vegas?
grato

A.L.
A.L.PermalinkResponder

Saia de carro um dia bem cedo, vá a Williams ou Grand Canyon Village (dependendo de onde for se hospedar), fique por lá 2 noites, saia de volta no outro dia no horário de almoço e volte a Las Vegas.

Se for possível, é melhor vc tomar o vôo de volta não em Las Vegas, mas em Flagstaff ou Phoenix, que são mais próximas do Grand Canyon e reduzem os km a serem dirigidos na volta.

Philipp
PhilippPermalinkResponder

Existe alguma razao para NAO fazer da forma inversa (LA - SF)?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Philipp! Recomendamos o sentido San Francisco-Los Angeles porque você já estará do lado certo da estrada para parar nos mirantes.

Kleverson Ramos de Carvalho

Boa tarde !
Muito interessante esse fórum .
Pretendo ir em Julho, sei que é alta temporada, mas
como faço faculdade, é o unico tempo que tenho.
Quero fazer Los Angeles, Las Vegas e San Francisco.
Quero também seguir muitas dicas dadas nesse fórum.
A pergunta é , a princípio vou sozinho, não consegui ninguem
para ir comigo, tem alguém nesse forum que queira fazer essa viagem também nessa época ? Podemos rachar as despesas com locação de carro e hotel . No máximo mais 3 pessoas.

Gabriel Bianco

Ola, como vai?

Adorei a matéria. Vou para Los Angeles fazer 4 semanas de intercambio, no mês de outubro. Meu primeiro dia de aula será dia 06/10 e o ultimo em 31/10 até o meio dia. Minha ideia era sair da aula e ir para São Francisco e voltar para Los Angeles de carro, mas não sabia que precisaria de 4 dias para aproveitar esta estrada que deve ser linda. Pois meu voo de volta, sai de LA as 05 da manhã.

Agora fiquei em duvida, conhecer São Francisco ou ao chegar lá pegar um carro e descer para LA?

Quero fazer tanta coisa, que estou começando a achar que minhas férias de 30 dias serão pequenas. Quero conhecer os parques de LA e pontos turísticos, ir até Anahim e conhecer os parques da Disney. Ir até o SixFlags e passar um dia. Eita rsrs estou confuso.

Me ajuda?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabriel! San Francisco merece um fim de semana inteiro, pelo menos.

Michelle Meirelles

Olá,

O que vc sugere ir por SF e voltar por Los Angeles ou o contrário, temos um mês pra curtir e vamos descer de carro.
Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Michelle! Nós recomendamos ir de San Francisco a Los Angeles. O roteiro está no post. smile

Cláudia
CláudiaPermalinkResponder

Olá, pretendo fazer a costa da California em novembro. Teria algum problema em relaçao as condiçoes metereologicas? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cláudia! Sem problemas! wink

Márcia Fernanda Pinho

Oi! Pretendo ir para a Califórnia em janeiro de 2015, sei que é inverno, mas não tenho outra opção. Sei que está um pouquinho longe, mas gosto de planejar minhas viagens com bastante antecedência. Somos eu, meu marido e duas filhas de 11 e 13 anos. Gostaria de saber de vc se o roteiro que estou planejando é adequado para aproveitar bem essas cidades e os arredores delas. Aqui vai meu roteiro:

04/01 - chegada em L. A. e pernoite (preferimos descansar para pegar a estrada)
05/01 - saída para São Francisco.
06/01 - SF
07/01 - SF
08/01 - SF
09/01 - SF
10/01 - Carmel.
11/01 - Carmel.
12/01 - Sta. Bárbara.
13/01 - Sta. Bárbara.
14/01 - L. A.
15/01 - L. A.
16/01 - L. A.
17/01 - L. A.
18/01 - saída para Brasil

Sei que seria melhor chegar por SF e sair por LA, mas encarece muito o trecho aéreo, daí resolvi fazer de carro pela 101 e voltar pela praia.
Vc acha que devo mudar as cidades de pernoite no trecho de SF para LA? O que vc me aconselha? Estou meio perdida... Rsrsrs. Muito Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Márcia! Está bom.

Não há problema em fazer essa rota no inverno. O verão inclusive tem mais fog.

Márcia Fernanda Pinho

Oi! Esqueci de perguntar: vc acha que são muitos dias em LA, afinal minhas filhas já conhecem a Disney de Orlando e só querem ir para um parque da Disney California.
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Márcia!

San Diego é uma cidade mais amigável para crianças.

Leia:
http://wazariblog.com/category/eua/san-diego/

Mariana Ferreira

Oi Ricardo e equipe do VnV,

Com a ajuda de vocês, consegui acumular muitas viagens legais, e decidi dividir minhas experiências. Acabei de criar o Tripomania, ainda está no comecinho, mas já tem lá um post bacana da 17 Mile Drive e um guia com todos os posts de San Francisco. Acho que podem ser dicas legais pra quem está indo agora. Também tenho feito avaliações dos hotéis em que fiquei hospedada, e as fotos ilustram bem um pouquinho da viagem.

Um abraço e obrigada, sempre, por todas as dicas.

Links:

Roteiro pela 17-Mile Drive: http://www.tripomania.com.br/2014/03/monterey-17-mile-drive.html

Guia de Posts de San Francisco: http://www.tripomania.com.br/2014/03/san-francisco-guia-de-posts.html

Márcia Fernanda Pinho

Oi! Sobre o roteiro que postei (vc disse q estava bom), vc acha que vale a pena trocar uma noite em Sta. Bárbara por San Luís Obispo?
Segue o roteiro para facilitar.

04/01 – chegada em L. A. e pernoite (preferimos descansar para pegar a estrada)
05/01 – saída para São Francisco.
06/01 – SF
07/01 – SF
08/01 – SF
09/01 – SF
10/01 – Carmel.
11/01 – Carmel.
12/01 – Sta. Bárbara.
13/01 – Sta. Bárbara.
14/01 – L. A.
15/01 – L. A.
16/01 – L. A.
17/01 – L. A.
18/01 – saída para Brasil

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Márcia! Sim, é uma possibilidade. As duas dão certo.

Letícia
LetíciaPermalinkResponder

Olá, bom dia. Eu e meu marido queremos viajar em janeiro de 2015 e gostei muito desse roteiro. Mas fiquei com uma dúvida: Preciso reservar antes todos os hotéis onde pretendo ficar ao longo do caminho por exemplo em Carmel e Santa Barbara? Porque na verdade nós gostaríamos de decidir os caminhos na hora mesmo, então será que eu consigo hotel sem reserva antecipada nessas cidades? Outra dúvida é a seguinte: Vamos conseguir alugar um carro só com a habilitação brasileira ou precisamos de uma habilitação internacional? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Letícia! Não recomendamos viajar sem as reservas de hotéis feitas. Você acaba perdendo tempo de viagem procurando onde ficar e pode acabar tendo que pagar caro por isso. Fechando um roteiro e pesquisando online, com antecedência, você encontra hotéis melhores e mais baratos.

Sobre a habilitação internacional: https://www.viajenaviagem.com/2010/09/habilitacao-internacional-precisar-nao-precisa-mas-e-bom-ter/

Letícia
LetíciaPermalinkResponder

Muito obrigada pela sua resposta!!

Fernando
FernandoPermalinkResponder

Irei em Agosto para a California, e como desembarcarei primeiro em LA, gostaria de saber se fazer o caminho inverso, tem o mesmo efeito?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernando! A viagem também é bacana. A questão é que os mirantes ficam do outro lado da estrada.

Fabiane
FabianePermalinkResponder

Olá!

Pretendo fazer essa viagem em Junho com minha sobrinha de 15 anos e tenho 15 dias para isso.
Veja o roteiro que estou imaginando e as dúvidas que tenho, por favor:
-Chegaria em SF, onde ficaria uns 4 ou 5 dias. Daria tempo de conhecer o parque Yosemite dentro desse período de tempo? Gostaria muito!
-Depois voltaria, pegaria a estrada e conheceria Monterey, Carmel, Bir Sur, Santa Bárbara, Santa Mônica, Malibu- uns 4 ou 5 dias.
-Daí pularia LA, iria direto a San Diego, ficaria uns 2 dias, no máximo.
- Retornaria à LA, onde ficaria uns 3 a 4 dias, e terminaria minha viagem, retornando ao Brasil, de lá.

Tenho dificuldade em precisar os lugares em que vou parar e dormir, e no caso, reservar hotel.

Acho que precisaria reservar em SF, Monterey, Santa Barbara, LA e San Diego, certo?

Estou meio perdida nisso !

Se puder me ajudar, fico-lhe muito agradecida !

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabiane! Recomendamos reservar todos os hotéis da viagem. Para o Yosemite a recomendação é de no mínimo dois dias inteiros no parque, sem contar o dia da ida e o da volta.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/03/california-las-vegas-yosemite-grand-canyon/

Fabiane
FabianePermalinkResponder

Entendi.

Estou pensando, nesse caso, em ficar 2 dias em LA e 3 em SF, assim conseguiria encaixar Yosemite. O que acha? 2 dias em LA vc seria pouco?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabiane! Esse desvio ao Yosemite está tornando uma viagem que tinha um timing absolutamente perfeito numa viagem como a de todo mundo: picadíssima e estressada.

Fabiane
FabianePermalinkResponder

*vc acha que seria pouco?

claudio mafra
claudio mafraPermalinkResponder

Caro Ricardo, Vou alugar um carro. Gostaria de ir ao Vale da Morte, Grand Canyon, Monumental Valley e Yosemite. Não posso mudar minha passagem e chego em S.Francisco dia 4/maio e saio de Los Angeles dia 19/maio . É possivel, após dois dias em S.Francisco (conheço), ir para Los Angeles (avião) e dali fazer um circuito que inclua os lugares que mencionei acima para novamente estar em S.Francisco para então descer para LA entregando o carro no dia 19 ? Lendo suas dicas vi que é essencial fazer a costa pelo lado correto, isto é, SF-LA. Sempre ouço vc na Band, e nunca percebi que tinha um site. Eu escrevo para o Estadão. Obrigado.

Paulo Vitor
Paulo VitorPermalinkResponder

Qual a sua sugestão de roteiro para 20 dias na California?

Thiago
ThiagoPermalinkResponder

Ola, boa noite. Em primeiro lugar parabens e muito obrigado pelas dicas.
Minha pergunta:
Acha que consigo percorrer a higway 1 em 10 dias???

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thiago! Recomendamos um mínimo de 2 dias, um mínimo ideal de 4 dias para estrada. Quanto mais tempo você tiver, melhor.

Luísa Dotti
Luísa DottiPermalinkResponder

Olá, vou passar mais ou menos 1 mes e meio na California. Farei um curso de inglês. Porém estou em dúvida se faço o curso em San Francisco ou Los Angeles. Dizem que Los Angeles é muito mais cultural e legal, além de ser melhor localizado pra viajar pra cidades diferentes, mas que o transporte público é horrível. Não dirijo. E agora? É realmente impossível ficar em Los Angeles sem carro? Por que o curso é em Redondo Beach, e a casa onde vou ficar é mais no centro. Não é muito perto né? Me ajude haha Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luísa! Na nossa opinião, San Francisco é muitíssimo mais cultural do que Los Angeles, mas não somos donos da verdade.

O que sabemos é que, sim, não estar de carro em Los Angeles é pedir para passar bastante perrengue.

Luiz
LuizPermalinkResponder

Estou aproveitando bastante suas dicas.
Minha esposa teima em fazer o roteiro SF-LA no início de Dezembro próximo. Não há problema quanto ao frio, mas, e as chuvas? Incomodam? Atrapalham?
Abraço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiz! Não há problema em fazer essa rota no inverno. O verão inclusive tem mais fog. Pode ser que chova, mas nada a ponto de estragar a viagem. wink

Ivone Sato
Ivone SatoPermalinkResponder

Olá Boia! Adoro este site e a sua ajuda é muito bacana! Fiz um roteiro bem louco para este pedaço lindo do mundo em julho/14:

Chego por Miami de dia e durmo uma noite lá, no dia seguinte pego um voo para Las Vegas onde ficarei 3 dias, alugo um carro e sigo para Mammoth Lakes passando pelo Death Valley (fico uma noite em Mammoth), dia seguinte sigo para São Francisco passando pelo Yosemite.

Em SFO ficarei 3 noites, não conseguirei devolver o carro, pois as taxas de devolução em outra cidade são bem salgadas e acabam por compensar a estadia do carro num estacionamento.

Saio de SFO e vou para Monterey, onde fico uma noite. Sigo para Carmel, Big Sur até San Luis Obispo (mais uma noite aqui, conforme as dicas de vcs). Vou para Santa Barbara e fico mais uma noite lá. No dia seguinte sigo para Los Angeles onde ficaremos por 2 noites.

Ufa... De los Angeles, voltamos a Miami, três dias de compras e uns passeios e volto pro Brasil.

E ai? muita loucura?

Abraços, Ivone

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ivone! Você não está levando em consideração os deslocamentos. Precisaria aumentar pelo menos um pernoite em cada lugar. A viagem ficaria realmente aproveitável com pelo menos o dobro do tempo. Não nos peça para endossar viagens corridas; desculpe, a Bóia não serve para isso.

Ivone Sato
Ivone SatoPermalinkResponder

Obrigada Bóia!

Alan Bub Cabral

Em primeiro lugar, obrigado pelas dicas, muito bem escritas. Você colocou no texto que a locadora foi a Mobility, que na verdade é uma empresa de comparação entre locadoras. Chamou-me a atenção a diferença entre a tarifa da Mobility para um Mustang conversível pela Alamo e a cotação pelo próprio site da Alamo (o dobro do preço via site Alamo). Podemos confiar na Mobility e este preço bem mais baixo? Muito obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alan! A Mobility é confiável sim. wink

Jose Luiz Mendes Diniz

Ricardo - Estou querendo fazer uma viagem de lua de mel em agosto de 2014 , porem tanto eu quanto minha esposa temos limitação de tempo da viagem . Nossa ideia seria San Francisco ( não conhecemos) indo para Los Angeles de carro pela Highway 1, ficar um dia em Los Angeles (ja conhecemos) só para ir no SIXFLAGS e pegar um voo interno para Las Vegas retornando ao Brasil. Para tudo isso temos somente 11 dias por isso busco seu auxilio :
1) San Francisco : Saindo Cedo , consigo chegar no meio da tarde e pernoitar em Carmel, conhecendo carmel final da tarde e noite?
2) De Carmel consigo ir direto a santa Barbara ou melhor parar em San Luis ?Parando nos pontos da estrada
3)De santa Barbara iria ao SIX FLAGS e retornaria para dormir ?
4) Voo interno ou carro para Las Vegas, partindo de Santa Barbara?
obrigado desde ja

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, José Luiz! Quem responde é A Bóia.

Se você não está interessado no caminho entre Los Angeles e Las Vegas, vá de avião. Você não precisará de carro em Las Vegas.

Os trechos mais bonitos da estrada são de Monterey a Carmel e de Carmel a San Luis Obispo. Santa Barbara é apenas uma curiosidade. Melhor ir com calma e dormir em San Luis Obispo.

De San Luis Obispo ao Six Flags são 270 km. Se quiserem, vocês podem passar no Vale de Santa Ynez e Solvang. Dá para dormir no entorno do parque, clique para ver.

Do Six Flags ao aeroporto de Los Angeles dá 65 km.

Márcia Fernanda

Oi! Não sei se é o post adequado para perguntar, mas gostaria de saber se vc acha que vale a pena alugar carro em San Francisco?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Márcia! Apenas para ir ao Vale de Napa, e isso se o motorista não beber nas vinícolas.

paulo vanzeto
paulo vanzetoPermalinkResponder

b dia. vou p a California em junho pr[oximo e chego em los angeles com pretensao de ir a san Francisco, tenho apenas tres semanas e pretend fazer los angeles san Francisco e voltar.penso que SAN DIEGO ficara pa proxima, pois é pouco tempo oque acha???

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paulo! 3 semanas é bastante tempo para conhecer a Califórnia. Com certeza você terá tempo de conhecer San Diego. 2 dias são suficientes.

Para dicas, veja:
https://www.viajenaviagem.com/category/los-angeles/
https://www.viajenaviagem.com/category/san-francisco/
https://www.viajenaviagem.com/category/san-diego/

Mariana Ferreira

Paulo, não deixe San Diego de lado! A cidade é incrível, vale super a pena!

Suzana
SuzanaPermalinkResponder

Bóia, queria saber se fazer essa viagem sozinha é legal.
é uma das viagens dos meus sonhos, mas nunca encontro amigas com disponibilidade ou vontade para faze-la.
Como tenho duas semanas em agosto, gostaria de fazer essa viagem sozinha, dirigindo de SF até LA.
Será que vou conseguir aproveitar, ver os mirantes ou é melhor ter um co-piloto?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Suzana! Viajar é sempre bom. Viajar sozinho não é para todos, mas tem gente que adora. Se você não se incomodar em não ter um co-piloto, vá e se divirta!

Para dicas de como viajar sozinha, veja: https://www.viajenaviagem.com/seu-estilo/solo/

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar