Vai por mim: San Francisco a Los Angeles de carro

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Highway 1, entre San Francisco e Monterey

Atenção: Highway 1 reaberta

  • Desde 20 de julho de 2018 o trecho de Ragged Point está reaberto ao tráfego, possibilitando percorrer toda a Highway 1 pela costeira. Leia aqui.

Pecorrer a costa da Califórnia entre San Francisco e Los Angeles pela lendária costeira Highway 1 está na lista de viagens de sonho de muita gente. Acabei de fazer esse trajeto e trago impressões fresquinhas e dicas testadas na prática.

Quantos dias?

Não é dividindo os 730 quilômetros entre San Francisco e Los Angeles por nenhuma velocidade média que você descobre quantas horas são necessárias para cumprir o percurso. Trata-se de uma viagem para fazer sem afundar o pé no acelerador – e parando a cada mirante que se oferecer pelo caminho. Para esquadrinhar trecho por trecho da costeira, você vai precisar de três dias inteiros, pernoitando primeiro em Monterey ou Carmel e depois em San Luis Obispo ou Santa Bárbara antes de chegar a Los Angeles. Tendo apenas dois dias disponíveis, dá para fazer o filé; programe o pernoite em Monterey ou Carmel. Se dispuser de mais dias, demore-se em Big Sur (para fazer trilhas nos parques) ou em Santa Bárbara (para esgotar as vinícolas do Vale Santa Inês ou pegar praia).

Qual é o filé?

O eixo Monterey-Carmel-Big Sur, de apenas 70 quilômetros, detém a maior concentração de “uau” por quilômetro rodado. Neste trecho você vai encontrar o fabuloso Aquário de Monterey, a ultracenografada 17-Mile Drive, o charmosinho vilarejo de Carmel e a vertiginosa costeira até a entrada da reserva de Big Sur. Caso não se interesse por Los Angeles, você pode pernoitar e retornar dali mesmo (de Carmel a San Francisco são menos de 200 quilômetros pela auto-estrada 101, que vai pelo interior).

Negocie com o GPS

Se você quer aproveitar bem sua viagem, dirigir nos Estados Unidos sem GPS é impossível. Leve o seu do Brasil, compre um ao chegar ou certifique-se de que a sua locadora tem um aparelho para alugar. Nesta rota, porém, não basta ter um GPS: é preciso fazer com que o danado obedeça às suas ordens. Aprenda a programar os trechos que você quer fazer pela Highway 1, que é uma estrada secundária.

San Francisco: sem carro

Se você ficar uns dias antes em San Francisco (o mínimo ideal são quatro dias), não é preciso estar de carro desde o início. Assim como Nova York, San Francisco é uma cidade para ser explorada a pé e de transporte público (e quando precisar, o táxi não é caro). Deixe para pegar o carro no último dia – e aproveite para dar um rolê no Vale de Napa. Os vilarejos vizinhos de St. Helena e Yountville, que concentram as vinícolas e restaurantes, estão a uma hora e meia da Union Square.

Leia mais: 40 hotéis em San Francisco comentados pelos leitores

Leia mais: 4 dias em San Francisco, no Hotel California Blog

Leia mais: Sausalito de carro, com direito ao melhor mirante para a Golden Gate

Leia mais: Uma tarde perfeita no Vale de Napa

Leia mais: Vale de Napa: um jantar cedinho no Bouchon

Leia mais: Berkeley: um jantar no Chez Panisse

Leia mais: San Francisco & Napa: os tours personalizados em português da Maryanne

De San Francisco a Monterey (200 km)

O dia em que parti amanheceu muito feio, então não fiz questão de ir pela costeira desde o início. Saí de San Francisco pela auto-estrada 101 e peguei a Highway 1 em Half Moon Bay, 50 quilômetros adiante. Os 80 quilômetros seguintes, até pouco antes de Santa Cruz, ostentam uma costa ainda selvagem, quase toda protegida por parques estaduais. Há falésias e dunas banhadas por um mar azul e bravo. Já os 70 quilômetros entre Santa Cruz e Monterey são pouco interessantes: muito já foi urbanizado, e a estrada corre por longos trechos sem vista para o mar. Em Monterey, dirija-se à Cannery Row, antiga região de fábricas de sardinha que foi transformada num cais turístico. No fim da rua fica uma das maiores atrações da Califórnia: o Monterey Bay Aquarium, que tem uma coleção sensacional de invertebrados marinhos – esponjas, anêmonas e outros exóticos habitantes dos corais, iluminados com maestria. As lontras também têm muitos fãs. Ponha o carro num estacionamento coberto (e não deixe nenhum sinal aparente de que está carregando bagagem).

Leia mais: De carro na Califórnia, parte 1: de San Francisco a Monterey

Leia mais: 11 hotéis em Monterey comentados pelos leitores

De Monterey a Carmel (15 km)

Você nunca levou tanto tempo para cobrir tão pouco chão (engarrafamentos na Marginal em frente ao Robocop não contam). A 17-Mile Drive é uma estrada particular que vai do bairro Pacific Grove, em Monterey, até a entrada de Carmel. Apesar do nome, a estrada tem menos de 10 milhas. Cada carro paga 9 dólares para entrar e ganha um mapinha para zanzar pelo condomínio de Pebble Beach -- onde você pode pensar que as pedras fincadas no mar são obra dos mesmos arquitetos e paisagistas que criaram as mansões e os campos de golfe do caminho. Passando o portão de saída você estará em Carmel, uma cidade-bibelô em que nada está fora do lugar. Os hotéis de Monterey são bem mais em conta (e pela auto-estrada, ficam a meros 10 minutos), mas se você puder cacifar uma noite em Carmel, fique. É um belo lugar para guardar o carro e caminhar pelo centrinho, bisbilhotando as lojas e galerias e escolhendo um restaurante para jantar.

Leia mais: De carro na Califórnia, parte 2: de Monterey a Carmel

Leia mais: 9 hotéis em Carmel comentados pelos leitores

De Carmel a Big Sur (50 km)

Se na 17-Mile Drive você testemunha o quanto o homem pode embelezar um ambiente natural, na Highway 1 entre Carmel e Big Sur você vai ver belezas naturais em estado bruto: a estrada se equilibra entre montanhas altíssimas e desfiladeiros à beira-mar. (OK: neste trecho também há duas pontes construídas pelo homem para que você possa apreciar toda essa natureza.) Pouco depois de 40 km, porém, a estrada envereda por dentro da mata. Por ali, procure a Pfeiffer Beach, uma das prainhas mais bonitas da Califórnia -- fica no Pfeiffer Big Sur State Park, ao final da Sycamore Road. Outro programa nota 10 para culminar este passeio é marcar um almoço no Sierra Mar, restaurante do cultuado hotel Post Ranch Inn, dependurado na montanha à beira-mar (abre do meio-dia às 15h; reserve pelo opentable.com).

Leia mais: De carro na Califórnia, parte 3: de Carmel a Big Sur

San Luis Obispo e Santa Barbara

A 210 quilômetros de Carmel pela Highway 1, San Luis Obispo tem uma missão católica bem-conservada. No caminho, 65 quilômetros antes de chegar você pode visitar o Hearst Castle, um delírio do milionário William Randolph Hearst que hoje funciona como parque estadual da Califórnia.

Mais 170 quilômetros na direção sul e você chega a Santa Barbara, linda cidade colonial espanhola convertida em balneário. Os bacanas ficam no Four Seasons e jantam nos restaurantes de Montecito – mas dá para se divertir também ficando num hotel plebeu da região do porto e conferindo à noite o movimento da State Street. Santa Barbara é também a base ideal para refazer o caminho dos personagens do filme Sideways – as vinícolas do vale de Santa Inês estão a menos de 40 minutos de viagem. De Santa Barbara a Los Angeles são mais 150 km; no meio do caminho, aproveite para dar uma paradinha no Premium Outlets de Camarillo (a 70 km).

Leia mais: De carro na Califórnia, parte 4: de Big Sur a Santa Barbara

Leia mais: 6 hotéis em San Luis Obispo comentados pelos leitores

Leia mais: 12 hotéis em Santa Barbara comentados pelos leitores

Leia mais: De carro na Califórnia, parte 5: de Santa Barbara a Los Angeles

Los Angeles: fique com o carro

Se San Francisco é melhor sem carro, Los Angeles só é possível sobre rodas. E o GPS será o seu melhor amigo para se entender com as free-ways (e descobrir os caminhos menos engarrafados para todos os seus percursos). Fique pelo menos quatro dias: há muito o que rodar.

Leia mais: Onde ficar em Los Angeles: Santa Monica ou West Hollywood?

Leia mais: Los Angeles: 5 lugares para descer do carro

Leia mais: Los Angeles: o tour fofoqueiro por Hollywood do TMZ

Leia mais: 60 hotéis em Los Angeles comentados pelos leitores

Leia também:

1325 comentários

Claudia Barreira

Olá, Riq .... estou precisando das suas dicas .... o que vc acha de Yosemite Park e Grand Canyon por volta do dia 14 de Jan ? A neve atrapalha o passeio ou dá para curtir ? E as sequoias do Yosemite, podem ser vistas nessa epoca ? Brigadão .....

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Claudia! Aqui quem fala é A Bóia.

O "dá pra curtir" vai de pessoa para pessoa; é preciso bastante tolerância ao frio ao ar livre, já que a proposta de uma viagem a um parque é estar junto à natureza.

Para o Yosemite, consulte o MauOscar, que é especialista:
http://mauoscar.com/2011/02/14/guia-yosemite-national-park/

Oscar | MauOscar.com

Cláudia

Estive no Yosemite no final do verão do ano passado. No Blog tenho uma série de 10 posts contando como foi esta viagem. Lembrando que nos meses de inverno o visitante acaba tendo acesso apenas à região do Yosemite Valley e dependendo das condições pode não conseguir chegar a região do Mariposa Grove onde esta um dos 3 maciços florestais de sequóias gigantes no parque. Lembrando que o inverno apesar de ser considerada uma das estações mais bonitas é também a mais vazia do parque. Como a Bóia comentou o "curtir" vai de pessoa para pessoa. Mas lembre-se que os tempos de deslocamenos de um lugar ao outro sao pelo menos 2x maior que o normal..

Estive no Grand Cannyon em Março deste ano e no último dia chegamos a pegar neve. O Grand Cannyon é enorme e tem diferents lugares para er visto. Basicamente falando única região inacessível nesta época é o North Rim. Conhecemos apenas a regiao do South Rim (4h 30 min de carro de Las Vegas) e apesar do vento e solo escorregadio foi digamos tranquilo.. Ainda não tive tempo de postar nada sobre essa viagem mas recomendo o Post da sua chará do Aprendiz de Viajante http://www.aprendizdeviajante.com/index.php/2010/10/07/guiaparavisitarograndcanyon/ e o Vai por mim aqui do VnV https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-grand-canyon/
Precisando de alguma outra coisa estamos ai ou no Blog..
Abraço

humberto
humbertoPermalinkResponder

Muito bom , me ajudou bem.
Devo pernoitar em San Luiz Obispo, pois conforme minha programação tem só um dia.
É a metade do caminho, quero sair cedo de Sao Francisco e almoçar em Carmel, chegar em Sao Luiz até 05 horas da tarde.
Em Loz angeles que hotel me indica, que ficar em algum lugar proximo a saida de Las Vegas , pois irei para lá de carro e me disserão que los angeles é dificil para dirigir.
Abs, Obrigado, humberto.

Ismaia Costa
Ismaia CostaPermalinkResponder

Boia,

Estou com viagem marcada para o finalzinho de Marco até 11 de Abril. estou querendo percorrer o HW1 de SF a LA depois de LA a LV e por fim passar pelo Yosemite(Route 41) para retornar para SF.Meu receio e pegar alguma estrada com neve. É possivel nessa época????

Ismaia

Oscar | MauOscar.com

Ismaia

A chance de voce pegar neve ainda existe nessa época mas e pequena comparada com o período entre Dezembro e Março nada que impeça sua viagem.. A Route 41 fecha dentro do parque apenas após as grandes nevascas mas reabre assim que o serviço de remoção retira a neve e a estrada volta a ter condições de trafego.. O único problema seria se voce viesse de Las Vegas pelo Death Valley (I 395) visto que a Tioga Pass Road nesta época ainda deve estar fechada

Abraço

fernanda briao

boa tarde, estou indo para california 17 dias com marido e filha de 15
anos, chegarei em las vegas, alugaremos um carro, e ficaremos até
terminar em san francisco.
A operadora sugeriu uma noite no grand canyon. mas estou em duvida, se
não seria melhor comprar um tour e usar esta noite para conhecrr san
diego.
Hoje, meu planehamento está assim:
5 noites em vegas
1 noite gran canyon
3 noites em LA
1 noite Carmel
5 noites em san francisco
tu poderia me sugerir um roteiro melhor de carro? é que não conheço
ninguém que tenha feito esta viagem
se puder me ajudar
Fernanda

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda!

Se você ainda não comprou a passagem, o ideal é fazer o seguinte:
1) comprar a ida até Flagstaff
2) alugar o carro em Flagstaff e passar duas noites no Grand Canyon
3) devolver o carro em Las Vegas ao chegar (carro em Las Vegas mais atrapalha do que ajuda)
4) voar a San Francisco ou Los Angeles e seguir de lá de carro até a outra cidade
5) comprar a volta desde a última cidade (San Francisco ou LA)

Combine o roteiro deste post com o roteiro deste aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-grand-canyon/

Ismaia Costa
Ismaia CostaPermalinkResponder

minha proposta de itinerario é:

Las Vegas - Bakersfield - oakurst(yosemite) - sonoma-San Francisco
algumas dessa estradas podem estar interditadas???.Voces sabem como elas sao????muitas curvas(sinuosas),cansativas para dirigir ou muito montanhosas????estou muito preocupada.

Gustavo - Viajar e Pensar

Oi Ismaia

Acho que a ida do Yosemite deva ser planejada, existem estradas vindo de Fresno menos sinuosas.
Fiz o caminho vindo de San Francisco e achei bastante sinuosa e perigosa em alguns trechos, necessitam de bastante cuidado , se não tiver neve ou geada, o que geralmente não apresenta em Abril, acho que não deva ser impossível, somente cuidado.
Tenho um post sobre isso no V&P:
http://viajarepensar.blogspot.com/2011/01/bate-volta-ao-yosemite-nao-repitam.html

Boa Viagem!!!

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Tudo depende do seu ritmo de viagem. As distâncias envolvidas são grandes, quase 1.150km para todo o périplo.

Os trechos de auto-estrada são planos, mas às vezes monótonos. De/para Yosemite, há trechos mais montanhosos, mas a estrada é segura sem neve (muito improvável em abril).

Só aloque tempo suficiente, e evite a tentação de ganhar tempo como "depois de ir a Yosemite o segundo dia, vou logo emendar mais 200km para chegar a Sonoma).

Ismaia Costa
Ismaia CostaPermalinkResponder

so para completar, estamos indo bem no inicio de Abril.

obrigada
Ismaia

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ismaia! Vamos colocar a sua pergunta no Perguntódromo, para ver se alguém já fez este roteiro e nesta época.

De todo modo, pegar estrada nos Estados Unidos é para quem gosta muito de dirigir; se você acha cansativo dirigir por longas distâncias, pense em roteiros rodoviários na Europa.

Maryanne
MaryannePermalinkResponder

Ismaia, vc esqueceu de dizer em qto tempo vc pretende fazer esse trajeto. O unic lugar que ainda pode ter neve é perto de Yosemite, e nao dá pra saber com antecedencia. As estradas por lá tem bastante curvas e sao muito sinuosas. A HW 1 tb, mas acho que pode ser comparada a Rio-Santos.De qq forma, sao longas distancias.

ISMAIA COSTA
ISMAIA COSTAPermalinkResponder

Olá boia,

Meu marido adora dirigir,como vamos ter dias de viagem entre 4 a 5 horasnossa preocupacao é se essas estradas sao perigosas,sinuosas ou com neve,ja que nunca dirigimos,nem nunca colocamos correntes nos pneus.assim torna a viagem muito mais cansativas.Estarei aguardando.
obrigada
Ismaia

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Ismaia, a probabilidade de ter neve na pista (não na montanha) em abril é pequena. Até pq se tiver neve ao lado, mas não estiver nevando, a estrada estará livre e limpa de neve, e com temperaturas acima de 3 oC, não se forma gelo (esse sim muito mais perigoso que neve). Vá tranquila.

ISMAIA COSTA
ISMAIA COSTAPermalinkResponder

Oi Maryanne,

o trajeto todo para fazer o triangulo SF-LA-LV-Yosemite-SF comecaremos em 22.03 saindo do Brasil e terminaremos em 10.04 saindo de SF.entao ate OAKHUST a estrada é beleza.Se nevar, de OAKHURST voltaremos para SF sem Yosemite é o jeito.
SF - 3 dias
SA - 4 dias
LV - 5 dias ,incluido os Grands Canions -vamos de Helicoptero, voces conhecem alguem para comprarmos via internet ou la se acha com facilidade????
LV a SF - 5 dias ( 1 em Barkesfield dois em Oakhur incluindo Yosemite .1 em Sonoma e o ultimo para o Aeroporto de SF

obrigadona
Ismaia

Bjs
Ismaia

Silvia Andrade

Ismaia
em abril de 2000 fiz com meu marido parte deste trajeto, pois saí de Las Vegas, fui ao Grand Canyon e Death Valey e tinha o firme propósito de ir a Yosemite, mas quando comecei a subir pelo caminho que ia para Lake Tahoe (dica de um amigo - é lindo), me informei e me disseram que as entradas para o parque nacional por aquele lado estavam ainda fechadas (lá no alto). Na pista mesmo tudo liberado e é uma subida leve (as montanhas ficam do lado esquerdo e se pode ver bastante neve no alto). Na descida de Tahoe a estrada fica um pouco sinuosa, mas nada que atrapalhe a viagem. Passe pelo Napa Valey antes de voltar a S. Francisco para fazer algumas visitas e degustações de vinhos, Boa viagem.

Val Lagoa
Val LagoaPermalinkResponder

Olá, preciso de uma ajudinha... Estou começando a organizar minhas férias de 2012 e o roteiro é o seguinte: San Franciso, Los Angeles, Las Vegas (de carro) e NY.

Minha pergunta é, saindo do RJ, qual seria a melhor opção de vôo (mais rápida e, se possível, mais econômica) pra chegar em S. Francisco? Já andei pesquisando, mas confesso que não consegui definir muita coisa.

Minha idéia é na volta pegar um vôo direto NY – RJ. Será que dá pra conciliar sem que a passagem saia num valor astronômico? Ou a melhor opção seria ir pra NY, depois S. Francisco, pegar um vôo interno Las Vegas – NY, pra na volta poder pegar o vôo direto?

Many tks,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Val! Orce sua passagem com um agente de viagem. O mais interessante é quando toda a parte aérea está contida na mesma passagem, para que o limite de bagagagem seja o mesmo. Provavelmente você vai usar algum hub para conexões, tanto na ida quanto na volta -- pode ser Miami, Atlanta, Dallas, Houston, Charlotte, dependendo da cia. que oferecer as melhores condições.

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Ricardo e quem mais puder ajudar. Vou em junho, sendo que só emiti a passagem de ida, por enquanto, chegando em LÁ. Tenho algumas duvidas. Primeira, qto tempo ficar no total para conhecer a Califórnia com calma? Vamos eu, meu marido e minhas duas filhas pequenas (5 e 3 anos). 21 dias dá pra ver tudo? Outra pergunta: vale a pena encarar a viagem até o Grand Canyon, ou é melhor deixar para daqui a uns anos? Como vou começar por Los Angeles, dá pra fazer a rota inversa pela #1 até San Francisco? E para voltar para o Rio, é melhor de SF ou de alguma outra cidade? Ufa! obrigada desd já!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vanessa! "Toda a Califórnia" é um objetivo extremamente vago. Imagine "Toda a Bahia" ou "Toda a Argentina"... quanto mais você se informa, mais vai descobrir parques nacionais, praias, coisas para fazer ao redor de San Francisco...

Com 21 dias certamente dá para ver bastante. Tenha em mente que crianças pequenas requerem um ritmo mais lento.

Indo pela rota inversa o que acontece é que você não faz os trechos mais bonitos na pista junto ao mar, mas dá para parar nos mirantes de todo modo.

Você pode voltar ao Rio de onde você quiser; sempre haverá uma conexão no hub da companhia aérea (pode ser Dallas, Miami, Houston, Atlanta...).

É um erro emitir só passagem de ida. Foi com milhas? A volta pode ficar quase tão cara quanto uma ida e volta. Veja se não é mais interessante cancelar esta passagem e emitir outra do zero.

Leia sobre o Grand Canyon:
https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-grand-canyon/

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Bóia,

Emiti as passagens com milhas e só posso emitir a volta no fim do mês (com milhas tbm), por causa da antecedência máxima de 6 meses. Por isso pergunto qual a cidade mais interessante para voltar. Só pra tirar uma duvida, a estrada é a mesma na rota inversa (LA-SF), em mão dupla?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vanessa! A estrada é a mesma. Mas quem vai para o norte não fica na mão colada ao mar.

Agnaldo
AgnaldoPermalinkResponder

Ola,
Li seu relato sobre a viagem de SF a LA. Vou fazer agora em Janeiro. Vc pode me falar se esse trajeto tem perigo para quem viaja com familia? Abusando mais pouco. Essas cidades são perigosas? Assaltos ou sequetros. Coisas que vemos todos os dias no Brasil.
Agradeço retorno,
Abs, Agnaldo

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Agnaldo! O Comandante não colocaria por aqui lugares para onde fosse especialmente perigoso viajar sem uma advertência. wink Fique tranqüilo.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Agnaldo! Não há perigo algum.

Fred Bueno
Fred BuenoPermalinkResponder

Muito útil e extremamente detalhado seu artigo. Estarei chegando e partindo de LAX e vou viajar para Las Vegas (também de carro). A pergunta que me (lhe) faço é se é melhor fazer LA to SF ou SF to LA, já que posso fazer esse trajeto logo após a chegada ou antes da partida. Usando a lógica, ir de norte a Sul faz mais sentido porque estarei do lado da pista onde ficam os mirantes, mas você pode ter alguma dica...Agradeço desde já.
Um abraço,
Fred

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fred! Este foi o raciocínio feito pelo Ricardo Freire também.

Daniela Pereira

Oi, Gente !
Vou fazer novamente esta viagem pela PCH, alguém tem uma dica de hotel em Santa Barbara, da última vez fiquei num hotel cuja vista era para o cemitério, rsrsrsrs e a localização tb não era muito boa.
Obrigada !

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniela! O Ricardo Freire ficou no Oceana Inn e gostou.

Alexandre
AlexandrePermalinkResponder

Estou indo para LA, SF e LV no final de janeiro (de 26/01 at 05/02). Gostaria de saber s nessa época tem neve e qual seria a melhor rota (seqüência) a fazer de carro entre os 3 lugares e se a qtde. de dias esta boa (como dividir os dias?).
Obrigado.
ABs.
Alexandre

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alexandre! Neva muito ocasionalmente e Las Vegas. Não neva em San Francisco nem em Los Angeles. Se você não vai fazer nenhum dos parque nacionais californianos, faça a costa de carro, devolva o carro e pegue um avião a Las Vegas.

São Francisco e região merecem entre 4 e 7 dias, a costa 3 a 5 dias, Los Angeles no mínimo 3 dias, Las Vegas no mínimo 3 dias.

Marcus Tabosa
Marcus TabosaPermalinkResponder

Primeiramente quero agradecer a todos pelos comentários aqui no site...faço sempre minhas viagens semestrais aproveitando-me deles...quase sempre muito utéis.

e venho dar uma pequena colaboração pela primeira vez aqui no site. Acabo de chegar de uma viagem de carro de 20 dias pela California/ Las Vegas.

San Francisco (fiquei 5 dias) é realmente o point. Adoro frutos do mar e os caranqueijos (inclusive o King Crab) são imperdíveis. Adorei a cidade e não falta passeios para os cinco dias. Inclusive uma esticada (bate-e-volta) no Napa Valley. Vale muito uma visita ao Castello di Amarosa. Tomei um dos melhores Pinot da minha vida lá.

Los Angeles é bem parada...Gostei de Santa Monica, inclusive da 3ª Street. A calçada da Fama se faz realmente rápido. E aí vai uma dica: bote no GPS o endereço 2601 Beachwood Dr., perto da Glean Oak...achei a vista do Hollywood bem melhor que no Griffith Observatory.

San Diego é uma boa pedida para dois dias...cidade legalzinha...e bom perto do pier...tive uma comida descente perto do Nimitz (porta-avião), no Fish Market. Aliás gostei muito do museu do Nimitz e da praia de Pacific Beach.

Las Vegas foi ótima para 5 dias, inclusive uma ida ao Grand Canyon (West Ring). Não vi nada de mais no Skywalker...paguei caro e não gostei...muito rápido e não acrescenta nada...porém a vista no segundo ponto de observação do parque é realmente muito bonito...acho que não fica muito atrás das vistas do South Ring.

Tirando a oferta de Prostitutas nas ruas e dentro dos cassinos, a cidade é uma diversão só...Fiz 3 circos de soleil (Zumanity, KA e Cris Angel) promoção no meu hotel por US$150,00. O New York é bem legal internamente...gostei do café da manhã na padaria existente lá dentro, bem como do show do Dueling Pianos. Não é um Belagio ou Caesars Palece, mas com ótimo custo benefício (paguei US$52,00 por quarto). Ainda não está decadente, como vi no Circus Circus e Luxor. Muito pouca gente no Stratosfere e no Excalibur. Achei muito bonito o MGM Grand, o Venetian, o Paris. Balada é com o Aria (palavras dos meus filhos). O outlet fora da cidade em Primm foi a melhor compra da viagem.

Desculpe ter escrito demais.

Marcus Tabosa

line
linePermalinkResponder

Adorei as dicas: DDDD

Vc poderia me ajudar em como chegar à San Francisco de busão saindo de L.A? Como faço pra comprar o ticket?
Meu destino final é SanFrancisco só pararei em L.A pq o voo entrando por Los Angeles saiu mais barato por isso quero seguir de onibus hehheehe

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Line! Esse tipo de economia faz algum sentido na hora que a gente está contando tostões para fazer a reserva, mas na vida real sai pela culatra. A continuação por terra ou por outro meio nunca sai de graça e causa sérios transtornos logísticos -- você sempre corre o risco ou de perder a conexão por calcular mal o tempo de deslocamento ou de ficar esperando demais, perdendo seu precioso tempo de viagem. Seria como um gringo vir para o Brasil e comprar passagem só até São Paulo, quando o seu destino é Belo Horizonte.

No seu caso você vai ter que sair do aeroporto e ou ir até o centro de Los Angeles pegar um ônibus ( http://www.cashuttlebus.net ) ou o trem da Amtrak ( http://www.amtrak.com ) que vai até Oakland (de lá você toma um metrô a San Francisco).

Quanto mais cedo você compra, mais barato sai a passagem. Mas como já dissemos é supercomplicado calcular o tempo de baldeação. Compre a passagem de continuação para pelo menos 6 horas depois do horário previsto para o seu avião chegar, já prevendo algum atraso.

nadia
nadiaPermalinkResponder

Pretendo seguir sua dica e fazer este roteiro só que no sentido inverso, ou seja, saindo de Los Angeles de carro até San Francisco. É possível se hospedar o caminho com um pouco de conforto e segurança sem pagar caro? Há lugares onde podemos comer com qualidade mais com economia?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nadia! Não há insegurança nos Estados Unidos.

Os sites de reservas como http://www.hoteis.com trazem todos os tipos de hospedagens, você escolhe a que cabe no seu bolso.

Gastos com alimentação é algo que não dá para estimar, varia de pessoa para pessoa, de apetite para apetite, de estilo para estilo, mas todo mundo acha o seu ponto de equilíbrio. Leia:

https://www.viajenaviagem.com/2011/03/quanto-vou-gastar-em-alimentacao/

Katia Camargo
Katia CamargoPermalinkResponder

Fiz este roteiro de carro (LA a SanFran) em jul_2011, super tranquilo para acessarmos os "mirantes" no percurso. Dormimos em Solvang no Kronborg Inn (muito bom). Há várias opções de hospedagem econômica nas principais cidades desta rota.

Lorena
LorenaPermalinkResponder

Riq,

Vou viajar com meus pais (mais idosos) e minha irmã para Califórnia no final de fevereiro e vou ficar 15 dias.
Fiz um roteiro provisório, mas estou em dúvida principalmente nas paradas na Highway 1 e nas idas corridas à San Diego e à Los Angeles.
Roteiro Provisório Viagem Califórnia
17/02 – Chegada San Francisco
18/02- San Francisco
19/02- San Francisco
20/02 – San Francisco
21/02 – San Francisco/ Napa Valley/ San Francisco
22/02 – San Francisco / Monterey / Carmel
23/02 – Carmel / Big Sur / Lus Obispo / Santa Bárbara
24/02 – Santa Barbara / San Diego
25/02 – San Diego
26/02 – San Diego / Los Angeles
27/02 – Los Angeles
28/02 – Los Angeles / Las Vegas
29/02 – Las Vegas
01/03 – Las Vegas
02/03 – Las Vegas
03/03 – Las Vegas retorno Brasil

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lorena! Aqui quem responde é A Bóia.

Lembre-se que praia na Califórnia é mais para olhar do que para curtir. Talvez a esticada a San Diego seja exagerada, sobretudo no inverno. Aproveite para destrinchar Los Angeles, no lugar.

O Ricardo Freire recomenda ir de avião a Las Vegas.

Marcus Tabosa
Marcus TabosaPermalinkResponder

Lorena, fiz essa recentemente. Foi muito legal dirigir na h-1. Ficou mais barato dormir em Monterey. Saímos cedo de Los Angeles, e mesmo com as paradas para fotos e almoço chegamos antes do por do sol em Monterey. Comemos um bom crab no píer da cidade. Vc vai adorar San Francisco. Peguei informações preciosas na central de informações na cidade de Napa Valley. Incluísse mapa do melhor percurso que tive que negociar co meu Gps. Santa Bárbara foi a surpresa da viagem. Adorei...pena que só passei um dia lá. Muito bonita, limpa, e excelente alto astral. Fiquei perto do mar (píer) . Voltando preferiria ficar perto da avenida central. Achei lá o point. Concordo com o Riq. Se vc não vai ao Sea World, da para pular San Diego. Tem outros parques em LA.

Lorene
LorenePermalinkResponder

Bóia e Marcus,

Obrigada pela ajuda.

Resolvi seguir o conselho do Riq e vou para Las Vegas de avião.

Marcus Tabosa
Marcus TabosaPermalinkResponder

Lorene,

De nada! Quanto ao percurso de L.A para Vegas fiz de carro e não foi ruim. São aprox 430 km em auto-pista...umas 5 horas de viagem...a exceção de uma parada. Da para fazer legal. Minha preferencia pelo carro foi porque éramos 4 e com 5 malas grandes. Achei mais barato.

Boa viagem !

Priscyla
PriscylaPermalinkResponder

Acabei de destrinchar os posts e comentarios sobre o assunto, mas ainda continuo com duvida no meu roteiro (e peço desculpas se isso ja tiver sido respondido). Teremos 8 dias (de 17 a 25 de fevereiro) para fazer Las Vegas + Gran Canyon e o roteiro do Riq pela costa. A minha duvida é: vou direto pra LV de aviao, fico 4 dias, pego um voo interno para Sao Francisco e desço de carro ate LA para pegar o voo de volta. Ou voamos direto para SF e descemos de carro até LV, sem passar por LA, pegando de la o voo de volta?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Priscyla! Faça San Francisco - Los Angeles de carro; Los Angeles - Las Vegas de avião e Las Vegas - Grand Canyon de carro. Volte desde Flagstaff via Phoenix ao Brasil. Ou o contrário exato.

Priscyla
PriscylaPermalinkResponder

Olá Bóia! Muitíssimo obrigada!

Pedro
PedroPermalinkResponder

olá, você saberia me dizer qual é a temperatura de san francisco no carnaval, estou interessado em ir e gostaria de saber o clime nesse periodo, obrigado

Fábio
FábioPermalinkResponder

Olá Bóia! Primeiramente, parabéns pelo site... Em Julho vou fazer San Francisco-Vegas de carro parando em suas recomendações, depois NY.
29/06 - SF
30/06 - SF
01/07 - SF
02/07 - SF-MONTERREY-CARMEL
03/07 - STA BARBARA-LOS ANGELES
04/07 - LOS ANGELES
05/07 - LOS ANGELES
06/07 - LOS ANGELES
07/07 - LOS ANGELES-LAS VEGAS
08/07 - LAS VEGAS
09/07 - LAS VEGAS
10/07 A 15/7 - NY

O que acha do roteiro? Faria alguma alteração de tempo em alguma cidade?

Obrigado e um abraço!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, fábio! O Ricardo Freire recomenda ir de avião a Las Vegas.

Cleber
CleberPermalinkResponder

Olá!
Vamos a mais um possível roteiro para vossa apreciação:

Participarei de um evento em SF em Agosto. Durante duas semanas vou revezar entre os compromissos e as atrações. Após isso quero emendar mais 10 dias pela California, possivelmente com mais um amigo.

Me interesso mais em conhecer as cidades que as praias então estudo sair de carro de SF até SD passando, e parando, por LA e adjacencias (Holywood, Beverly, Malibu) e voltando pra SP.

Queria saber:
Dá mesmo pra fazer 1000 Km com 50 dólares de gasolina ?
Tem pedágio em algum caminho ?
Dá pra voltar de Tijuana ? E deixar o carro lá ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cleber! Descubra todos os pedágios e faça simulações de gastos de combustíveis no site http://www.viamichelin.com .

Tijuana não é uma cidade turística. Não queira ir até lá só para dizer que foi ao México.

Fabio Lima
Fabio LimaPermalinkResponder

Boa tarde Riq.

Estou programando para ir com minha esposa para Califórnia em julho e esse guia de carro vai ser fundamental!

Antes de eu começar a esmiuçar a viagem, queria saber se fazer o caminho contrário (LA-SF) não seria mais interessante, até para seguir um dos seus preceitos antigos de deixar o mais bacana para o final, como, por exemplo, começar por Montevideu e terminar por Buenos Aires (bem, não conheço, mas estou considerando que SF é mais legal que LA por ser menos automotiva e mais charmosa, sei lá). Alguma contra-indicação de chegar por LA e ir de carro para SF (depois sigo de avião, de uma das cidades, para NY).
Abraço,
Fabio

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabio! Aqui quem responde é A Bóia.

O único inconveniente é estar do outro lado da estrada nos trechos costeiros. Mas indo com calma dá para identificar os mirantes, parar no acostamento e esperar a hora de atravessar a estrada.

Nádia
NádiaPermalinkResponder

Olá, vamos mesmo fazer este roteiro. Ao final vamos nos hospedar em Santa Monica por dois dias e conhecer um pouco de Los Angeles (Hollywood, Beverly Hills e Santa Mônica é claro). Saberia me dizer em que rua ou bairro seria melhor para nos hospedar? A região em que os acessos ficariam mais fáceis? Em hoteis de médio conforto?
O que você diria que é imperdível em Santa Mônica e Los Angeles?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nadia! O Ricardo Freire recomenda ficar em West Hollywood.

Por enquanto tempos pouco material sobre a cidade. Leia estes posts:

https://www.viajenaviagem.com/2011/09/5-lugares-para-descer-do-carro-em-los-angeles/

https://www.viajenaviagem.com/2011/06/los-angeles-o-tour-fofoqueiro-por-hollywood-com-a-tmz-com/

Leia mais sobre Los Angeles nos blogs Aprendiz de Viajante e Mikix:

http://www.aprendizdeviajante.com/index.php/categoria/estadosunidos/california/losangeles/

http://mikix.com/?p=1957

Maíra
MaíraPermalinkResponder

Nádia, acho que em Santa Mônica tem vários bons lugares pra ficar, sem muito medo de errar. Eu fiquei em Venice Beach na verdade, próximo a Marina del Rey num hotel meia boca, já que não fiz reserva antes.
O Best Western tem uma localização boa pra quem está de carro e não é caro.
Se quiser dá uma olhada nos posts de Los Angeles no meu blog. Estive lá em abril deste ano.
http://mairinhanomundodalua.wordpress.com/tag/los-angeles/

Oscar | MauOscar.com

Nadia

Ano passado vistamos Los Angeles e San Diego numa segunda viagem a California

Em Los Angeles ficamos hospedados em West Hollywood num hotel excelente (Melhor cafe da amanha de hotel nos EUA ate hoje) => http://mauoscar.com/2011/05/20/andaz-west-hollywood/

Ficamos hospedados também no Double Tree em Santa Monica bem pertinho do pier.
http://mauoscar.com/2011/05/25/santa-monica/

Ambos os hotéis foram ótimos, com destaque para o de West Hollywood..

Outros Posts de LA e região
http://mauoscar.com/2011/05/23/explorando-hollywood/
http://mauoscar.com/2011/06/02/malibu-coast/

Nádia
NádiaPermalinkResponder

A idéia é pegar um avião em Las Vegas para chegar em San Francisco a tempo de curtir a tarde e o dia seguinte inteiro. No 3º dia sair de carro com destino a Santa Mônica com previsão de chegada no 5º dia e daí teremos dois dias inteiros em Santa Mônica e Los Angeles. Parece simples mais ainda estamos perdidas. Não sabemos se já reservaremos os hoteis ou se vamos andar "à deriva" e parar aonde der. Mais acredito que pelo menos o hotel de Santa Mônica precisaria ser reservado com antecedência. O que acham?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nádia! Não se viaja a lugar nenhum sem hotel reservado. Na hora sempre é mais caro. E seu tempo em férias é precioso demais para ser perdido procurando hotel.

Nádia
NádiaPermalinkResponder

Oi Maira, obrigada pela resposta. O Best Western estava mesmo na minha lista de hoteis provaveis mais aquele da Manchester Blvd - o Airpark Hotel. Trata-se deste hotel ou o Plus Sunrise da N Harbor - Redondo Beach. A propósito, adorei as suas fotos!

Maíra
MaíraPermalinkResponder

Obrigada Nádia! Na verdade eu estava falando do Best Western Plus Gateway Hotel, que fica em Santa Mônica mesmo.

Viviane
VivianePermalinkResponder

Olá! Estou embarcando no final de janeiro para LA e pretendo chegar em SF em 12 dias. Normalmente, vejo que as pessoas fazer a rota em sentido contrário. Qual a razão? Aproveito para convidá-lo a conhecer meu blog, feito especialmente para a mulher que viaja sozinha. Obrigada!!!! http://mulherescomasas.blogspot.com/

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Viviane! A razão é que indo de San Francisco para Los Angeles você estará já do lado da costa nos trechos panorâmicos. Indo no sentido contrário, para parar nos mirantes, você precisará atravessar a estrada, só isso. Mas há vantagem de fazer no sentido oposto, LA-SF, que é deixar o melhor para o fim grin

André Camargo

Olá amigo! Muito interessante seus relatos, parabéns! estou planejando passar minhas férias viajando pela costa oeste dos eua (US 101 desde seattle) (US 1 sao francisco los angeles)adoro andar de carro, mas estou um pouco preocupado... Já andou pela 101 na costa do oregon e washington? acha possível fazer esse trajeto sozinho em 15 dias de carro ou é meio loucura? abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, André! Aqui quem responde é A Bóia, assistente do Ricardo Freire.

Não, ele não andou de carro pelo Oregon.

De Seattle a Los Angeles são menos de 2.000 km, em 15 dias sobra tempo.

Com tanto tempo, seria uma pena não dar uma chegadinha a Vancouver e Victoria, no Canadá.

André Camargo

A viagem será entre julho e agosto de 2012

Clara
ClaraPermalinkResponder

Eu andei no Oregon. É tranquilo e lindo como na california. Mas vale a pena ver as sequoias gigantes do norte da California e mudar de estrada para isso. Tranquilo.

Nádia
NádiaPermalinkResponder

Obrigada pessoal por todas as dicas. Acho que estamos com todo o roteiro pronto. Agora é só fazer as malas!

Eduardo
EduardoPermalinkResponder

Venho aqui para agradecer ao Ricardo Freire e sua equipe pelas dicas e aos colegas que aqui postaram suas experiências. Fiz LA a San Francisco em 9 noites agora no início de janeiro acompanhado de minha esposa(4 noites em LA e 4 em San Francisco e 1 em Big Sur no trânsito entre as duas na mágica Highway 1) e todas as dicas foram muito valiosas. Como forma de retribuir, fico à disposição, se alguém precisar, é claro.

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Olá, vou fazer a viagem de carro SF p/ LA em maio. Como é a minha primeira viagem de carro pelos EUA, podem me dar umas dicas para o aluguel do carro (taxas/seguros/GPS).
Entrei no site da Mobility cf indicação de vcs, e os preços são bem diferentes que numa Hertz ou Avis. Será que tem alguma pegadinha?

Obrigada pela ajuda!
Abs,
Fernanda smile

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! A Mobillity é um consolidador, que tem tarifas preferenciais com as locadoras e pode repassar as melhores ofertas. Suas tarifas já incluem os seguros.

Não vale a pena alugar GPS. Leve um GPS com os mapas já carregados, ou compre um assim que chegar aos Estados Unidos.

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Bóia,

obrigada pelas informações!!

Abs,
Fernanda smile

Márcia
MárciaPermalinkResponder

Prezado Ricardo,

na matéria Vai por mim: San Francisco a Los Angeles de carro, você mencionou que o mínimo ideal tanto para San Francisco quanto Los Angeles são 4 dias. E para Las Vegas, qual seria?
Obrigada.
abraços,
Márcia

BRUNO
BRUNOPermalinkResponder

Boa noite. Excelentes dicas, portanto vou copiar quase tudo de seu roteiro. rsrsrs. Vou para Las Vegas. De la vou de carro até Gran Canyon, depois direto para Los Angeles, então iniciarei seu roteiro no sentido inverso. Você sabe me informar se consigo hotéis bem baratos durante o roteiro ou se preciso de reservar antes. Minha viagem será em junho. Existem pedágios neste roteiro? Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruno! Reserve sempre antes, não perca seu tempo procurando hotel pelo caminho. Na hora sempre é mais caro.

Procure info sobre pedágios neste site:
http://www.fhwa.dot.gov/policyinformation/tollpage/

Clara
ClaraPermalinkResponder

Reserve sem hesitação para relaxar e não ter dor de cabeça na viagem. Acho indispensável, ainda mais em junho, já alta temporada nos EUA.

philipe
philipePermalinkResponder

ola,
estou indo para los angeles chegando 22maio, voltando dia 30 ao br..
gostaria de ir a vegas e sfs.. alugar um esportivo etc..
viagem de lua de mel! alguma sugestao de rota ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Philipe! Carro mais atrapalha do que ajuda em Vegas. Faça o roteiro descrito neste post, e depois (ou antes) voe a Vegas.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá Bóia. Parabéns e obrigada pelas dicas. Muito interessante!
Vou viajar com meu marido e filho agora no carnaval para LA chego dia 20. pretendo ficar 2 dias LA sair para San Francisco pela costeira Dormir onde? Chegando em San Francisco 3 dias lá saindo para Lake Tahoe e pernoitando Estamos pensando sair de lá para Yosemite + 1 pernoite. Depois direto para Las Vegas (5 dias) pois nosso vôo de volta parte de LV. O que vc acha? Será que conseguimos fazer Lake Tahoe e Yosemite . Queríamos ir a uma estação de ski. Será que vai ser muito cansativo? O que vc acha? Obrigada.

Maria Cristina

A Bóia
Parabéns pelas dicas e muito obrigada . São muito interesssantes e úteis. Facilitam a nossa vida. Estou indo agora no carnaval. Fico 13 dias eu marido e filho. Vamos fazer o roteiro LA SF fico 2 dias LA vamos de carro até .. talvez Obispo. SF 3 dias .Lake Tahoe pernoite saindo pra Yosemite dormindo lá e saindo pra LV onde ficaremos 5 dias na realidade 4 pois o último sai do Hotel aeroporto ... O que vc acha? vai ficar cansativo? Queríamos visitar uma estação de SKY vale a pena ir nos dois lugares Lake Tahoe e Yosemite? Aguardo notícias.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Cristina! Lembre-se de que cada dia de deslocamento é um dia perdido, por isso evite ao máximo um único pernoite.

Pernoitar em Carmel e seguir viagem é OK, porque não há muito a ser visto em Carmel; a viagem está no caminho, mesmo.

Agora: para aproveitar alguma coisa no Lake Tahoe ou no Yosemite você precisaria dormir duas noites em cada um desses lugares, já que o primeiro dia é perdido em deslocamento e check-in.

Márcia
MárciaPermalinkResponder

Prezada A Bóia,

estou montando um roteiro baseado nas dicas e roteiros descritos por você e pelo Ricardo Freire.
vocês mencionaram que o mínimo ideal para São Francisco e Los Angeles são 04 dias para cada uma. Em se tratando de Las Vegas, vocês teriam ideia de quantos dias, no mínimo, seriam necessários?
Parabéns pelas máterias que são "show dw bola"!
Aguardo seus comentários e desde já os agradeço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcia! Com três dias você dá conta da cidade; acrescente mais se quiser fazer passeios aos arredores.

Mirian
MirianPermalinkResponder

A Boía,

estamos indo para São Francisco agora no próximo dia 03/02, ficaremos lá 5 dias, depois iremos de carro até Los Angeles, lá ficamos 3 dias e depois seguimos para Las Vegas. Ajude-nos no seguinte:

- de SF a LA qual a melhor estrada? qual cidade você recomenda uma pernoite e a distância desta? nessa cidade saberias de um bom hotel?

- em LA é fácil de dirigir?

- saindo de LA para LV a estrada é boa?, quanto tempo de viagem?

- em LV vc saberia de alguma excursão legal para o Grand Canyon?

Desculpe tantas perguntas.

Obrigada

Mon
MonPermalinkResponder

Oi, Mirian!
Sobre sua primeira pergunta, aqui no post mesmo você encontra as respostas! Seja direta ou indiretamente (pelos links).

De LA a LV são umas quatro horas de viagem.
bjs

Nádia
NádiaPermalinkResponder

No caminho de San Francisco à Los Angeles pretendemos dormir a primeira noite em Carmel ou Monterrey ou talvez Big Sur mais estamos achando que os hoteis lá são os mais caros. A segunda noite seria em Santa Barbara para chegar em Santa Mônica no terceiro dia. Isso é bastante para ver bem os lugares? Ou será que apenas um pernoite seria o bastante? E mais, algumas pessoas estão tentando nos assustar por sermos em três mulheres sem a companhia de um homem, vocês acreditam mesmo nisso?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nádia!

Não há problemas em não haver homens no seu grupo. Vocês vão para os Estados Unidos, não para o Irã.

Apenas pernoitar significa não ver nada do lugar onde vocês estão. Em Carmel tudo bem, o interessante é o percurso, mas em Santa Barbara vocês vão perder a oportunidade de ir a Solvang, por exemplo.

Rachel
RachelPermalinkResponder

Olá de novo! rsrs
Depois de ler os posts eu resolvi mudar meu roteiro e esticar minha passagem pela H1.
Primeiro dia: Sair de SF, passar por monterey (aquário), 17 mile drive e carmel (pernoite). Segundo dia: Carmel-Big Sur- Santa Bárbara (pernoite). Terceiro dia: Santa Bárbara- outlet- Santa Mônica e venice (com pernoite em Santa Mônica). Quarto dia: Santa Mônica- LA. O que acha? Dá pra conhecer bem a estrada? No meio do caminho estou pensando em parar no castelo e na praia que tem a cachoeira. Vale a pena? Não me interesso por vinículas.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rachel! Está bem assim. Santa Mônica já fica em Los Angeles.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar