Vai por mim: San Francisco a Los Angeles de carro

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Highway 1, entre San Francisco e Monterey

Atenção: Highway 1 reaberta

  • Desde 20 de julho de 2018 o trecho de Ragged Point está reaberto ao tráfego, possibilitando percorrer toda a Highway 1 pela costeira. Leia aqui.

Pecorrer a costa da Califórnia entre San Francisco e Los Angeles pela lendária costeira Highway 1 está na lista de viagens de sonho de muita gente. Acabei de fazer esse trajeto e trago impressões fresquinhas e dicas testadas na prática.

Quantos dias?

Não é dividindo os 730 quilômetros entre San Francisco e Los Angeles por nenhuma velocidade média que você descobre quantas horas são necessárias para cumprir o percurso. Trata-se de uma viagem para fazer sem afundar o pé no acelerador – e parando a cada mirante que se oferecer pelo caminho. Para esquadrinhar trecho por trecho da costeira, você vai precisar de três dias inteiros, pernoitando primeiro em Monterey ou Carmel e depois em San Luis Obispo ou Santa Bárbara antes de chegar a Los Angeles. Tendo apenas dois dias disponíveis, dá para fazer o filé; programe o pernoite em Monterey ou Carmel. Se dispuser de mais dias, demore-se em Big Sur (para fazer trilhas nos parques) ou em Santa Bárbara (para esgotar as vinícolas do Vale Santa Inês ou pegar praia).

Qual é o filé?

O eixo Monterey-Carmel-Big Sur, de apenas 70 quilômetros, detém a maior concentração de “uau” por quilômetro rodado. Neste trecho você vai encontrar o fabuloso Aquário de Monterey, a ultracenografada 17-Mile Drive, o charmosinho vilarejo de Carmel e a vertiginosa costeira até a entrada da reserva de Big Sur. Caso não se interesse por Los Angeles, você pode pernoitar e retornar dali mesmo (de Carmel a San Francisco são menos de 200 quilômetros pela auto-estrada 101, que vai pelo interior).

Negocie com o GPS

Se você quer aproveitar bem sua viagem, dirigir nos Estados Unidos sem GPS é impossível. Leve o seu do Brasil, compre um ao chegar ou certifique-se de que a sua locadora tem um aparelho para alugar. Nesta rota, porém, não basta ter um GPS: é preciso fazer com que o danado obedeça às suas ordens. Aprenda a programar os trechos que você quer fazer pela Highway 1, que é uma estrada secundária.

San Francisco: sem carro

Se você ficar uns dias antes em San Francisco (o mínimo ideal são quatro dias), não é preciso estar de carro desde o início. Assim como Nova York, San Francisco é uma cidade para ser explorada a pé e de transporte público (e quando precisar, o táxi não é caro). Deixe para pegar o carro no último dia – e aproveite para dar um rolê no Vale de Napa. Os vilarejos vizinhos de St. Helena e Yountville, que concentram as vinícolas e restaurantes, estão a uma hora e meia da Union Square.

Leia mais: 40 hotéis em San Francisco comentados pelos leitores

Leia mais: 4 dias em San Francisco, no Hotel California Blog

Leia mais: Sausalito de carro, com direito ao melhor mirante para a Golden Gate

Leia mais: Uma tarde perfeita no Vale de Napa

Leia mais: Vale de Napa: um jantar cedinho no Bouchon

Leia mais: Berkeley: um jantar no Chez Panisse

Leia mais: San Francisco & Napa: os tours personalizados em português da Maryanne

De San Francisco a Monterey (200 km)

O dia em que parti amanheceu muito feio, então não fiz questão de ir pela costeira desde o início. Saí de San Francisco pela auto-estrada 101 e peguei a Highway 1 em Half Moon Bay, 50 quilômetros adiante. Os 80 quilômetros seguintes, até pouco antes de Santa Cruz, ostentam uma costa ainda selvagem, quase toda protegida por parques estaduais. Há falésias e dunas banhadas por um mar azul e bravo. Já os 70 quilômetros entre Santa Cruz e Monterey são pouco interessantes: muito já foi urbanizado, e a estrada corre por longos trechos sem vista para o mar. Em Monterey, dirija-se à Cannery Row, antiga região de fábricas de sardinha que foi transformada num cais turístico. No fim da rua fica uma das maiores atrações da Califórnia: o Monterey Bay Aquarium, que tem uma coleção sensacional de invertebrados marinhos – esponjas, anêmonas e outros exóticos habitantes dos corais, iluminados com maestria. As lontras também têm muitos fãs. Ponha o carro num estacionamento coberto (e não deixe nenhum sinal aparente de que está carregando bagagem).

Leia mais: De carro na Califórnia, parte 1: de San Francisco a Monterey

Leia mais: 11 hotéis em Monterey comentados pelos leitores

De Monterey a Carmel (15 km)

Você nunca levou tanto tempo para cobrir tão pouco chão (engarrafamentos na Marginal em frente ao Robocop não contam). A 17-Mile Drive é uma estrada particular que vai do bairro Pacific Grove, em Monterey, até a entrada de Carmel. Apesar do nome, a estrada tem menos de 10 milhas. Cada carro paga 9 dólares para entrar e ganha um mapinha para zanzar pelo condomínio de Pebble Beach -- onde você pode pensar que as pedras fincadas no mar são obra dos mesmos arquitetos e paisagistas que criaram as mansões e os campos de golfe do caminho. Passando o portão de saída você estará em Carmel, uma cidade-bibelô em que nada está fora do lugar. Os hotéis de Monterey são bem mais em conta (e pela auto-estrada, ficam a meros 10 minutos), mas se você puder cacifar uma noite em Carmel, fique. É um belo lugar para guardar o carro e caminhar pelo centrinho, bisbilhotando as lojas e galerias e escolhendo um restaurante para jantar.

Leia mais: De carro na Califórnia, parte 2: de Monterey a Carmel

Leia mais: 9 hotéis em Carmel comentados pelos leitores

De Carmel a Big Sur (50 km)

Se na 17-Mile Drive você testemunha o quanto o homem pode embelezar um ambiente natural, na Highway 1 entre Carmel e Big Sur você vai ver belezas naturais em estado bruto: a estrada se equilibra entre montanhas altíssimas e desfiladeiros à beira-mar. (OK: neste trecho também há duas pontes construídas pelo homem para que você possa apreciar toda essa natureza.) Pouco depois de 40 km, porém, a estrada envereda por dentro da mata. Por ali, procure a Pfeiffer Beach, uma das prainhas mais bonitas da Califórnia -- fica no Pfeiffer Big Sur State Park, ao final da Sycamore Road. Outro programa nota 10 para culminar este passeio é marcar um almoço no Sierra Mar, restaurante do cultuado hotel Post Ranch Inn, dependurado na montanha à beira-mar (abre do meio-dia às 15h; reserve pelo opentable.com).

Leia mais: De carro na Califórnia, parte 3: de Carmel a Big Sur

San Luis Obispo e Santa Barbara

A 210 quilômetros de Carmel pela Highway 1, San Luis Obispo tem uma missão católica bem-conservada. No caminho, 65 quilômetros antes de chegar você pode visitar o Hearst Castle, um delírio do milionário William Randolph Hearst que hoje funciona como parque estadual da Califórnia.

Mais 170 quilômetros na direção sul e você chega a Santa Barbara, linda cidade colonial espanhola convertida em balneário. Os bacanas ficam no Four Seasons e jantam nos restaurantes de Montecito – mas dá para se divertir também ficando num hotel plebeu da região do porto e conferindo à noite o movimento da State Street. Santa Barbara é também a base ideal para refazer o caminho dos personagens do filme Sideways – as vinícolas do vale de Santa Inês estão a menos de 40 minutos de viagem. De Santa Barbara a Los Angeles são mais 150 km; no meio do caminho, aproveite para dar uma paradinha no Premium Outlets de Camarillo (a 70 km).

Leia mais: De carro na Califórnia, parte 4: de Big Sur a Santa Barbara

Leia mais: 6 hotéis em San Luis Obispo comentados pelos leitores

Leia mais: 12 hotéis em Santa Barbara comentados pelos leitores

Leia mais: De carro na Califórnia, parte 5: de Santa Barbara a Los Angeles

Los Angeles: fique com o carro

Se San Francisco é melhor sem carro, Los Angeles só é possível sobre rodas. E o GPS será o seu melhor amigo para se entender com as free-ways (e descobrir os caminhos menos engarrafados para todos os seus percursos). Fique pelo menos quatro dias: há muito o que rodar.

Leia mais: Onde ficar em Los Angeles: Santa Monica ou West Hollywood?

Leia mais: Los Angeles: 5 lugares para descer do carro

Leia mais: Los Angeles: o tour fofoqueiro por Hollywood do TMZ

Leia mais: 60 hotéis em Los Angeles comentados pelos leitores

Leia também:

1317 comentários

Rachel
RachelPermalinkResponder

Outra coisa: é melhor eu alugar o carro do brasil ou deixar pra alugar lá em SF?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rachel! Sempre é melhor alugar com antecedência. Na hora os preços sempre são mais caros. Recomendamos a http://www.mobility-online.com.br , que faz cotação com todas as maiores locadoras.

Ademir Maldi Pedroso

Ricardo;

Qual o seria o tempo ideal para curtir essa viagem e mais ou menos quanto de grana irei gastar, sem esbanjar, digamos assim, não só o básico mas também nada de luxo?

Valew desde já!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ademir! Aqui quem responde é A Bóia.

Os preços variam conforme a época, o mínimo de conforto que você admite, seu apetite, hábitos alimentares, tenacidade... o que você pode fazer é orçar carro e hospedagem para a época que deseja ir.

Sobre alimentação:
https://www.viajenaviagem.com/2011/03/quanto-vou-gastar-em-alimentacao/

Renata Chamon
Renata ChamonPermalinkResponder

Fiz esta viagem em outubro passado. Foi maravilhoooso! Sugiro dormir pelo caminho... fazer a viagem com bastante tranquilidade... reservar cerca de dois ou tres dias... Sugiro tb que seja feita em casa, pois é uma viagem romântica! Não é uma viagem pra fazer em grupo! Não acho seguro dirigir a noite pois apesar da excelente condição do asfalto, a rodovia não é iluminada e qndo anoitece fica um breu absoluto e a estrada é muito sinuosa! Mas a vista é absolutamente fantástica! É uma prova de que Deus existe e criou nosso planeta com os mais ricos detalhes! Vale muito a pena!

Jaiane Medeiros

Oi,
Farei uma viagem pela california em maio de 2012 em 15 dias.Estammos abertos a sugetões dos mais experientes! Sairemos de los Angeles para San francisco pela highway 1 incluindo Napa Valley, depois seguiremos para o Yosemite e em seguida para Las Vegas, Grand Canyon e retorno para LA. Minhas dúvidas são: você acha vantagem pegar um tour de SF para as vinículas? Adoro vinho e meu marido também... a gente indo de carro alguém teria que não degustar nada... Como vc foi para o yosemite? vale a pena? Tenho hospedagem em SF free, pois tenho parentes lá. Já tinha reservado 2 diárias em um hotel próximo ao yosemite total de 320 dólares, por isso estou pensando em cancelar e fazer um bate-volta de SF ou pegar um tour... O que vc acha?
A distribuição de dias está assim:
20/05 a 22/05 LA;
23/05 - LA até carmel ( pernoite em Carmel);
24/05 - Carmel até SF; 25/05 - San Francisco
26/05 - Napa Valley;
27/05 - SF para Yosemite com pernoite;
28/05 - yosemite com pernoite;
29/05 - yosemite para Las Vegas
30/05 - Las Vegas
31/05 - Las Vegas
01/06 - Las Vegas para grand canyon com pernoite no GC
02/06 - grand canyon para LA
03/06- LA
04/06 - Brasil
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jaiane! O Yosemite está atrapalhando a sua viagem. Você está ficando pouco tempo em San Francisco e está ficando tempo demais na estrada.

1) Siga a viagem SF-Los Angeles que indicamos nest roteiro.

2) No último dia, deixe o carro em Los Angeles e voe a Flagstaff.

3) Pegue um carro em Flagstaff e durma duas noites no Grand Canyon.

4) Siga de carro a Las Vegas e entregue ao chegar.

5) Volte de avião desde Las Vegas.

Se quiser incluir o Yosemite e fazer seu roteiro completo, acrescente mais 5 dias.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-grand-canyon/

https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-viagem

Jaiane Medeiros

Eu de novo Bóia! Já compramos nossa passagem e o nosso vôo chega em Los Angeles proveniente de Manaus no dia 20/05 pela copa air, por isso, que preferimos fazer o trajeto LA-SF pela highway 1. O hotel do Grand canyon reservamos para o dia 01/06, pois nas datas de maio já estava lotado e só consegui na segunda opção que foi o Bright Angel.Realmente percebi que o yosemite estava "travando" a viagem. Sua sugestão então é: tirar o yosemite e ficar mais tempo em San francisco? o melhor é que tenho uma prima que mora em Kensington (Berkley). Seria então melhor Pegar um Vôo para Las Vegas e de lá alugar um carro para o grand canyon? e a volta para Los Angeles de carro? Qual a sua sugestão? como se diz aqui no nordeste estou mais perdida QUE CEGO EM TIROTEIO! RSRS.
ps: Deixamos as compras para Las Vegas
valeu e brigadão

Jaiane Medeiros

Oi Ricardo, please me dá um feedback sad
Valeu!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jaiane! Infelizmente o Ricardo Freire não pode dar pitacos. Tem mais de 150 posts atrasados para fazer (não é exagero, é este o número) e o site não se propõe a traçar roteiros individuais.

O que lhe passei é baseado nas orientações que ele já me deu em outras oportunidades. Mas a sintonia fina é você que tem que fazer, sozinha ou com ajuda de um profissional de viagem.

Para entender a dinâmica Flagstaff-Grand Canyon-Las Vegas, por favor leia:

https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-grand-canyon/

Laryssa
LaryssaPermalinkResponder

Bóia, Riq ou quem puder ajudar:

Estou quebrando a cabeça pra fazer esse trecho em 2 dias (sei que o ideal são 3, mas infelizmente não vai dar). Meu roteiro está assim:

30/05: Pensei em sair bem cedo de SF passar em Monterey, visitar o aquario, curtir a 17-Mile, Carmel dormir em Carmel.

31/05: Pegar a Big Sur e almoçar no belíssimo restaurante Post Ranch Inn. Ai entra meu dilema: Onde dormir pra ficar pelo menos o dia seguinte em LA? Pensei em dormir em Santa Barbara, mas de lá ainda são 160km pra LA. Sendo assim vai sobrar só uma tarde pra LA, ou seja praticamente parar pra dormir...

01/05: LA
02/05: Por volta do 12:00 pegar voo pra Las Vegas.

Maryanne
MaryannePermalinkResponder

Laryssa, vou ser bem sincera, ficar em LA um dia ou meio-dia não faz muita diferença. É o maior transito, tem tempo de deslocamento e, de qq jeito, vc nao vai ter tempo de ver nem o básico. Eu sugiro vc curtir Santa Barbara e a HW-1, que sao o maximo, e deixar LA pra proxima. bj

Laryssa
LaryssaPermalinkResponder

Oi Maryanne, obrigada pela opinião! Estou lendo seu blog e aproveitando muitas dicas de lá, pra mim é o mais completo sobre a califórnia! smile

Pois é, como tá muito corrido, estou pensando em dormir em Carmel e no dia seguinte após a Big Sur ir direto a LA. Dormir lá e no dia seguinte conhecer pelo menos a Universal, calçada da fama e kodak Theatre. Adoro cinema e não queria de deixar de passar pelo menos um dia por lá...No dia seguinte por volta do 12:00, rumo à Vegas!!!

bjs

Daniela Pereira

Oi gente !

Tô indo pra Califa dia 24/02, depois volto aqui e deixo as minhas impressões sobre os hotéis de San Francisco, Santa Barbara, Napa Valley e San Diego !

ps: Ricardo, em um outro comentário chamei vc de capitão, desculpe,eu quis dizer Comandante smile
bjs

Fernando
FernandoPermalinkResponder

Ricardo, excelentes as suas dicas. Vou agora em março fazer esta rota, mas preciso aproveitar para fazer umas comprinhas, você indica algum outlet na região? Será que os outlets na Califo´rnia tem a mesma base de valores (excelentes) de New York e Orlando??

Sandro Franco
Sandro FrancoPermalinkResponder

Ric / Boai / Todos

Parabens pelo blog, sensacional. Estou a procura de uma info, vasculhei tudo, li tudo, mas nao achei. Infelizmente, terei somente 1 dia pra ir de SF para LA.... Sei que e pouco, mas.... enfim, pra fazer o file do supresumo, que e Monterey/Carmel/Bigsur, queria saber o seguinte: tem como eu ir na via expressa ate Monterey, dai fazer a H1 nos km mais bonitos, e depois, pra nao perder tempo, voltar pra expressa pra nao ser tao cansativa a viagem? Saio as 7 da matina de SF e planejo chegar em LA por volta das 21h. Sabe dizer se da? Vale a pena ou fica mais longe ainda? Sei que perderei muitas coisas legais... mas ... nao poderei passar o tempo que gostaria... sabem tb qual o speed limit da Highway 1? Muitissimo obrigado, gosto muito de seus posts: inteligentes e divertidos. Abracao! Sandro

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sandro! São 700 km, rapaz. Não daria para parar pelo caminho. Deixe para quando você tiver tempo.

Sandro Franco
Sandro FrancoPermalinkResponder

Obrigado pela resposta the flash! smile Eu entendo que e complicado, mas estaremos em 3 motoristas no carro! Eu raramente terei outra oportunidade, nao tao logo, de fazer esse trecho. Ao menos, queria ver o file!!! Vc acah que nao da pra ir direto ao ponto, ver os 70km apos Monterey, tal...e voltar pra Highway pra ir direto pra LA? Obrigado de novo, desculpa te por outra pergunta... abracao! Boa semana

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sandro! Eu levaria uma bronca do meu chefe se desse força para a sua idéia. Turismo não é rali!

Sandro Franco
Sandro FrancoPermalinkResponder

hahahahaahahahaha!!!!! Ta certo..... obrigado anyway! Eu entendo seu ponto perfeitamente. Mas mesmo correndo, entenda, e possivel SIM fazer turismo. Nem sempre temos todo tempo do mundo, principalmente em viagem de negocio!!! Por isso, temos que aproveitar ao maximo tudo que for possivel!!! E vou postar aqui o resultado!!!! Obrigadao de novo! Ate mais!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sandro! Nossa função aqui é orientar. Infelizmente sabemos que muitos viajantes só vão amadurecer na prática, depois de desperdiçar tempo e dinheiro.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-viagem/

Rose
RosePermalinkResponder

Estou indo para Yosemite passar 2 noites, alguma dica de hotel e cidade legal para ficar? Alguma informaçào sobre Oakhurst?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rose! Os hotéis dentro do parque lotam com bastante antecedência. Tente o mais próximo possível: http://www.staynearyosemite.com/

André
AndréPermalinkResponder

Ola pessoal, antes de tudo quero parabenizar o blog, achei muita informação que esta me fazendo mudar meu roteiro. Estou indo 3/07 para os EUA, fico a primeira semana em NY depois voo direto para SF, imaginava fazer em um dia a viagem para LA, mas estou vendo que preciso de no mínimo 2 dias ou 3 dias, estou indo com minha namorada e iremos ficar mais 6 dias em LA e 3 em LAS. Qual a melhor opção para aproveitar a viagem de carro, ficar um dia em Monterrey e 1 dia em Santa Barbara ? As cidades ficar a beira da estrada ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, André! Respostas no texto acima! mrgreen Leia com atenção!

Vivi
ViviPermalinkResponder

Estou indo com meu marido em abril e queremos ir para vegas e fazer a costa da calfornia. So teremos 8 dias e 9 noites. Qual a sugestao....?.....obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vivi! Oito dias é o mínimo para fazer San Francisco, a estrada e Los Angeles. Las Vegas está sobrando.

Bernardo
BernardoPermalinkResponder

Olá, no dia 1° de abril chegarei a SF. Farei o percurso de SF a San diego e dps las vegas, de carro.
Gostaria de saber se este período tem um clima bom ou chove mto? Em cada lugar leio coisas divergentes: alguns dizem q é calor e outros dizem que chove.

Obg!
abs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bernardo! São três lugares com situações climáticas diferentes.

Las Vegas está no deserto, chove pouquíssimo. San Francisco é chuvoso o ano inteiro. Mesmo em dias secos na Califórnia, tenha em mente que abril ainda é início de primavera, você não terá vontade de pegar praia.

Veja como saber médias de temperatura e chuva em qualquer lugar do mundo:
https://www.viajenaviagem.com/2010/09/como-pesquisar-temperatura-e-chuvas-no-exterior/

Daniel Calmon
Daniel CalmonPermalinkResponder

Olá, amigos
Conheci ontem este blog e gostei muito. Estou aprendendo bastante e pegando dicas. Vou fazer uma viagem agora em maio São Francisco/Los Angeles/ Las Vegas de carro com outras cinco pessoas. Tenho muitas perguntas, mas vou começar pelo 'começo' rs para ver se alguém me ajuda. Afinal de contas, é melhor ou não alugar carro em São Francisco? Queremos ficar alguns dias e estamos decidindo se no início ou no final da viagem. De qq forma, nosso voo chega lá. Obrigado e abs a todos e parabéns aos responsáveis pelo blog.

Daniel Calmon
Daniel CalmonPermalinkResponder

Olá, antes que falem, vi que no texto existe um relato sobre SF sem carro. Porém, gostaria de saber mais informações e 'provocar'o debate sobre o tema com pensa o contrário. Acho que a decisão depende muito da localização do hotel. Ou seja, preciso tb de dicas de hotéis...bons, bonitos, baratos e na cara dos picos interessantes para se fazer tudo. Dicas de hotéis tb amigos, muito obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Ola, Daniel! Nossa opinião é a de que o carro só é necessário nos dias em que você quiser fazer passeios nos arredores.

Na cidade, mais atrapalha do que ajuda.

Leia mais sobre San Francisco:
https://www.viajenaviagem.com/category/san-francisco

Um blog inteiro sobre San Francisco:
http://hotelcaliforniablog.wordpress.com

ROSARIA
ROSARIAPermalinkResponder

Olá, pessoal! Gostaria de dicas de onde é o melhor lugar para ficar em LA (Hollywood, Beverly Hills, Santa Monica…). Viajo c/ minha família em julho e ficaremos 4 noites em LA, depois vamos a LV (3 noites) e voltamos p/ mais duas noites em LA. Daí voltaremos ao Brasil. Vamos estar de carro, ok?
Abraços,
Rosária

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rosaria! Santa Monica é à beira-mar, por isso é o bairro mais turístico e familiar. Já West Hollywood tem a hospedagem mais descolada. Os hotéis de Beverly Hills costumam ser mais caros.

ROSARIA
ROSARIAPermalinkResponder

Valeu, Bóia!!!
Rosária

renata
renataPermalinkResponder

ola,eu ja estou nos estados unido e to querendo fazer essa viagem,estou a passeio e nao falo ingles,e pretendo alugar um carro e ir só,vc acha q seria possivel??rs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! Cada um é que sabe dos seus limites. Se você dirige, pode fazer o passeio. Mas entenda que o fato de não dominar a língua pode trazer alguns perrengues. Estude a sinalização.

Eduardo
EduardoPermalinkResponder

Oi estou planejando fazer esse mesmo trajeto, parando e curtindo o que tiver pelo caminha, seguindo suas dicas. Daí fiquei com a dúvida de onde é melhor para passar uma noite, se em San Luis Obispo ou em Santa Barbara, lembrando que ainda passo uma noite em Malibú antes de chegar a LA. Agradeço se puder me ajudar. Um abraço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eduardo! San Luis Obispo é mais alternativo, Santa Barbara é mais papai-mamãe! Se você já vai dormir em Malibu, talvez faça mais sentido experimentar Obispo antes.

Mauricio Tathibana

Ricardo,

Estamos pensando em ir no mês de novembro, apenas estamos na dúvida se já é frio e perderemos muitas paisagens.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mauricio! É frio, sim, mas as paisagens estarão lá. Nem no alto verão dá muita vontade de pegar praia.

Cleber
CleberPermalinkResponder

Bóia ou Ricardo,

Estou no Rio e gostaria de uma sugestão: qual o melhor roteiro/empresa para fazer Rio-San Francisco para começar lá minha viagem? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cleber! Qualquer cia. que voe aos Estados Unidos te leva a San Francisco, com uma conexão. Orce nos sites de passagens e veja qual tem o melhor preço na época em que você deseja viajar.

Ruth
RuthPermalinkResponder

Oi pessoal, achei o blog super legal. Estou pensando em ir a California em janeiro de 2013. A ideia e ficar uns 10 dias e depois devo ir ao Canada. Acontece q irei com uma amiga q nao dirige e nao gostaria de ficarresponsavel por dirigir tanto. Vcs possuem algma dica de pacotes comprados la e/ou aqui q facam esse trajeto terrestre de SF a LA? Incluindo Vegas quem sabe...abracos

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ruth! Entedemos pouco de pacotes e não temos tempo de pesquisar passeios organizados. O ideal no seu caso é voar entre as cidades e ao chegar ver os passeios que são oferecidos.

A http://www.viator.com lista muitos passeios em todos os lugares, veja se os de San Francisco te agradam.

Para curtir San Francisco, não deixe de visitar http://hotelcaliforniablog.wordpress.com .

Nádia
NádiaPermalinkResponder

Faltam poucos dias para a minha viagem e as minhas dúvidas só aumentam. Fiz a rota de San Francisco à Santa Barbara no google pela Highway 1, mais quando amplio o mapa tenho a impressão de que boa pate do trecho deixa a vista do mar para tras. E isso mesmo? Quais seriam as rodovias pra seguir?
Reservamos dois dias inteiros, planejando passar a primeira noite em Carmel e a segunda em Santa Barbara, isso é bastante pra ver um pouco mais que as atrações principais?
Obrigada pelas dicas

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nádia! Por favor não duplique perguntas em posts diferentes. Lemos tudo, encaminhamos resposta a todas.

Não confunda a Highway 1 com a 101. A Highway 1 acompanha o mar e proporciona vistas durante boa parte do percurso. Nem sempre, porém, está exatamente no precipício.

Clique no mapa deste post e aproxime para ver. Clique também nos posts que detalham trecho a trecho; ali você fica sabendo quando verá o mar e quando não verá.

Marilia - https://www.facebook.com/nomatterwhathappensbehappy

Sensacional!!! Definitivamente o melhor post sobre esse trajeto.
Super bem escrito e explicativo! Adorei smile

Marcos
MarcosPermalinkResponder

Pessoal, alguém que tenha feito a viagem dormiu em Santa Mônica? Estou querendo sugestões de hotéis pra ficar lá, não em Los Angeles. Os 2 que me indicaram estou achando meio salgado. sad

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcos! Santa Mônica fica em Los Angeles.

LA é uma reunião de cidades -- "Los Angeles" é só o nome oficial do centro. Santa Mônica, Hollywood, West Hollywood, Beverly Hills, Venice, todas essas têm o mesmo status de cidade.

Oscar | MauOscar.com

Marcos em Santa Monica ficamos no Double Tree.. Os quartos eram espaçosos com uma ante-sala e Mini cozinha e estava a cerca de 600 metros do píer..
Abraço

Marcos
MarcosPermalinkResponder

Olá, Boia! Eu sei disso, acho que minha pergunta ficou mal formulada:
Alguém tem alguma indicação de hotel em Los Angeles, na região de Santa Mônica?
Obrigado!

Fabio
FabioPermalinkResponder

O ano passado fiquei no Travelodge Pico Boulevard e achei excelente o custo beneficio.
Limpinho, com cafe da manha e funcionarios atenciosos.

Marco A
Marco APermalinkResponder

Parabéns pelo blog, muito bom, resolveu meu problema de traçar um roteiro na costa oeste!
Só que pretendo fazer minha viagem no sentido inverso, voltando de Vegas, estimo 8 dias a partir da chegada em LA. Alguma sugestão adicional, ou só seguir o roteiro na direção oposta ? Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marco! Sim, o roteiro é o mesmo. Para contemplar os mirantes você vai precisar atravessar a estrada, de carro ou a pé.

Alessandra Borba

Ola Ricardo, adorei o blogue as suas sugestões! Parabéns! Estamos planejando de ir para a costa oeste dos EUA em julho de 2012. Estou pretendendo ficar alguns dias em LÁ, conhecer a disneylandia e depôs seguir até São Francisco. Vc acha que e possível fazer esse trajeto com uma criança de 3 anos. Tem algumas dicas para famílias? Obrigada!

Gabriela
GabrielaPermalinkResponder

Olá pessoal!
Parabéns pelo Blog!

Estou com as passagens compradas com meu namorado para fazer essa viagem! Chegaremos em São Francisco dia 02/06 e ficaremos viajando até o dia 16/06, quando retornaremos por Los Angeles! Adorei o roteiro sugerido por vocês, mas pretendemos acrescentar uma ida a Las Vegas e a San Diego, além de dar uma chegadinha para conhecer o Grand Canyon!
Como vocês sugerem a divisão dos dias? E qual a melhor ordem para ir até San Diego e depois retornar a LA? Onde entraria Las Vegas, considerando as estradas e arredores?

Desde já, muito obrigada!
Gabriela

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabriela!

Para fazer Las Vegas e Grand Canyon direitinho você precisaria separar uns seis dias.

Entregue o carro em Los Angeles, voe a Flagstaff. Pegue o carro em Flagstaff, durma duas noites em Tusayan, na entrada do parque. Continue de carro no terceiro dia e entregue ao chegar em Las Vegas. Voe ao Brasil a partir de Las Vegas.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-grand-canyon/

Maria Carolina Rangel

Prezados,
Estou adorando as dicas, vou em Agosto e estou pesquisando um bom roteiro para fazer pela Highway 1. Vamos chegar em San Francisco ficar 3 noites, seguir para Santa Monica ficar 2 noites, e então ficar mais 2 noites em LA. Por fim, vamos de carro até Las Vegas e ficar mais 4 noites. Oq vcs acham? Santa Monica é um bom lugar para parar ou vocês tem alguma dica melhor?
Obrigada!
Maria Carolina

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Carolina! A maioria das pessoas gosta de Santa Monica. O Ricardo Freire prefere West Hollywood.

Maria Carolina Rangel

Obrigada pela resposta! Só mais uma pergunta...e Santa Bárbara? Vale a pena ficar hospedado uns dias por lá?

gabriela
gabrielaPermalinkResponder

Olá!
Estou pensando em fazer essa viagem,em abril, porem vou sozinha.Teria alguma dica para solo travellers na california?Queria fazer SF,Viniculas e los angles.Teria como ir de carro ate la?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabriela! Os Estados Unidos são perfeitos para viagem solo e para viagens de carro. Siga as instruções do post.

Sobre o Vale de Napa, leia aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2011/05/san-francisco-uma-tarde-perfeita-no-vale-do-napa/

Edward
EdwardPermalinkResponder

Bom dia pessoal,
Estou pensando em fazer essa viagem de 05/09 a 16/09/2012,de carro com minha esposa, ou com um casal amigo, ficando em média 3 dias em cada cidade, São Francisco, Los Angeles e Las Vegas. Qual o melhor roteiro a seguir?

Rachel
RachelPermalinkResponder

Boa noite! Estou partindo para San Francisco no dia 25/04 e retorno no dia 08/05. Pretendo ficar uns dias em SF e descer pela Highway 1 até LA. Tenho tempo suficiente? O que mais poderia incluir no meu roteiro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rachel! Pense em 5 dias para San Francisco, contando um dia para passear pelo Vale de Napa, e 4 dias em Los Angeles. 4 dias é um bom tempo para fazer a estrada.

Edilson
EdilsonPermalinkResponder

Bom dia, até que enfim encontrei um lugar que eu procurava, seu blog, muito bom! Estou indo com minha namorada, boa parte da viagem está planejada, mas hotel em São Francisco ou é antigo e meia boca ou é novo e caríssimo. Alguma dica de hotel bom e relativamente barato localizado próximo da Union Square ou a direita da mesma?

Claudia
ClaudiaPermalinkResponder

Olá... Adorei seu Site, esta me ajudando muito no planejamento da minha viagem.
Vou fazer São Francisco x Los Angeles em Junho / 2012, pretendemos fazer em 2 dias.. estamos em duvida se paramos em Cambria ou San Luis El Bispo, qual sua sugestão?? Você acha que é um bom ponto pra se dormir no primeiro dia??

Parabéns pelo Site.
Abraço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Alô, Claudia! As sugestões de parada estão no texto. Dê uma olhadinha wink

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Estou indo para a California e Havai em junho com minhas filhas (3 e 5 anos) e meu marido. Em dezembro pedi umas dicas e agora já montei o roteiro básico. Vou postar meu roteiro e gostaria de palpites de quem já conhece essas cidades, principalmente para a Bóia.
Já estamos acostumados a viajar com as meninas, fazemos o roteiro priorizando o q interessa às crianças e fazendo tudo num ritmo mais lento, pois elas acordam cedo e dormem cedo.
Dia 31/05 - Chegada em LAX às 9:30am, pegar o carro e check in em Anaheim ( staybridge suites, escolhemos esse hotel pq tem cozinha completa). Almoçar no Red Lobster, comprar mantimentos no mercado e Target. Dormir cedo por causa da diferença de fuso.
1/06 - Disneyland all day long.
2/06 - Disneyland CALIFORNIA adventures
3/06 - universal studios, BH, Hollywood, cirque du soleil (?). Estou pensando em sair nesse dia em Anaheim e fzr o check in em Sta. Monica. O q acham?
4/06 - check out de Anaheim e partir p/ Sta. Monica. Ficaremos 1 noite no
travelodge pico boulevard. Conhecer as praias malibu, venice beach e santa Monica/third promenade.
5/06 - vôo para Honolulu de manhã cedo. Ficaremos lá até 12/06.
12/06 - chegamos em San Diego às 10pm.(best western inn la jolla)
13/06 - sea world
14/06 - SD Zôo + Fashion Valley Mall (como as crianças já apagam qdo entram no carro depois do parque, aproveitamos p fzr compras)
15/06 - legoland + Carlsbad outlet
16/06 - san diego Safari ou legoland water park. Outra opcao seria passear em gaslamp, coronado, etc. pegar a estrada. Dormir em santa Monica.
17/06 - santa Monica de manhã + outlet de Camarillo + dormir em santa barbara
18/06 - santa barbara ( ainda nao escolhemos hotel) + solvang + dormir em carmel/monterrey (super 8)
19/06 - aquário de monterrey e pegar a estrada p/ san francisco ( chegaremos em SF à noite)
20 a 23/06 - SF (ainda nao fiz o roteiro). Reservei o The suites at Fisherman's wharf, mas estou em duvida se nao seria melhor ficar em Union Square.
24/06 - nosso vôo sai às 14h
O que acham?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vanessa! Subimos sua pergunta para o Perguntódromo!

Luciana Bordallo Misura

Oi Vanessa,
Acho que o dia 3/06 esta muito cheio, ainda mais se voce trocar de hotel mesmo. Talvez eu trocasse o Sea World e o SD Zoo de dias, porque voces vao chegar do Hawaii tarde da noite no dia anterior e tem diferenca de fuso-horario. Vao certamente acordar tarde e cansados no dia seguinte.
Onde voce vai ficar em Honolulu?
Legoland e um parque bem grandinho, nao sei que horas o outlet fecha mas nao sei se voce vai ter tempo.
No dia 16/06 eu passaria o dia no Legoland Water Park e depois pegaria a estrada, certeza das criancas dormirem no carro depois do parque ate voce chegar no hotel.
Eu preferiria ficar em Union Square do que no Fisherman's Wharf.

Nao sei se voce viu os meus posts sobre esses lugares que voce vai visitar:
http://luciana.misura.org/tag/san-francisco-com-criancas/
http://luciana.misura.org/tag/los-angeles-com-criancas/
http://luciana.misura.org/tag/san-diego-com-criancas/
http://luciana.misura.org/2010/08/25/o-que-fazer-em-oahu-hawaii/

Mas acho que esta bem legal sim!
Beijos,
Luciana

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Luciana,
Já tinha imprimido suas dicas de Oahu, mas as da CA ainda vou ler, obrigada. Vamos ficar no Aston Beach em Waikiki.
O Carlsbad outlet fecha às 21h, e em Orlando a gente saía dos parque por volta das 18h, e eu vi no Maps que fica a 5 min de Legoland. Não é muito tempo, mas a gente ainda vai passar 1 dia inteiro no de Camarillo...
Em Union Square vc tem algum hotel bom e não muito caro pra indicar, de preferência com cozinha?
Pensei em colocar o Sea world nesse dia 13 pq me disseram q é menor do que o de Orlando, achei de demoraria menos tempo.
Na verdade, estou em dúvida se vou fazer todos os parques de SD, pois vamos ficar sem tempo de passear na cidade. Já conhecemos o Seaworld de Orlando, então, o que vc acha melhor cortar, o Seaworld ou o Lego Water land (elas nunca foram em parque aquático, mas adoram praia e piscina)?

Uma curiosidade: meu marido é de Niterói e, vendo o seu blog comigo, me disse que conhece vc e seu marido de vista...mundo pequeno esse smile
Super obrigada!

Luciana Bordallo Misura

Oi Vanessa,

A gente ficou no W San Francisco, que e perto de Union Square, mas nao tem cozinha. Uma pesquisinha rapida no Google me deu esse resultado: http://sanfrancisco.lovetoknow.com/wiki/San_Francisco_Hotels_with_Kitchenette Da uma olhada nos hoteis listados e confere as reviews no TripAdvisor pra ver se estao bem recomendados ou nao.

Se elas ja foram no Sea World e nunca foram em Water Park acho que a resposta esta ai smile Eu pularia o Sea World em favor de uma primeira vez em Water Park!

Serio que ele ja viu eu e o Gabe em Niteroi? Sera que ele nao esta confundindo? Porque o Gabe nunca morou em Niteroi, so foi a passeio, quando ele morou no Brasil nos moravamos em Sao Paulo. Mas enfim, a gente visita todo ano e fica em Niteroi, entao nao e impossivel!

Sobre o hotel: a gente ficou em Coronado, eu achei que teria sido melhor ficar em downtown San Diego, perto do Gaslamp. La Jolla acho que pode ser legal sim, pelo menos e no meio do caminho entre as atracoes de San Diego e Legoland/Carlsbad.

Beijos,
Luciana

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Luciana,
se não for abusar muito, vc acha que é bom ficar em La Jolla em SD ou tem outra área melhor?
Obrigada

Adelly
AdellyPermalinkResponder

Gostaria de agradecer a todos , estou partindo amanha de LA vim de SF fiz a highway 1 , bom aproveitei varias dicas ... E vou deixar a minha nao percam o gaúchos village em glendale , comida excelente churrasco do Brasil pra matar as saudades !!!!

Renata
RenataPermalinkResponder

Gostaria de saber a opinião de alguem que tenha feito esse trecho da California (Los Angeles - San Francisco) em janeiro. Os dias realmente foram muito chuvosos nessa época?

Adriana Braga
Adriana BragaPermalinkResponder

Respondendo a Renata, fiz esse passeio em janeiro e não peguei chuva nenhuma. Só o frio...Em San Francisco escurecia cedo por conta da neblina e fez muito frio. Los Angeles foi mais tranquilo...encaramos até a praia!!! Fomos a Santa Monica e a Oceanside(próximo a San Diego). Só não recomendo entrar na água, pois é extremamente gelada.
Estou colocando as dicas dessa viagem em meu blog: todafucsia.blogspot.com

Adriana Braga

Adriana Braga
Adriana BragaPermalinkResponder

Respondendo a Vanessa, que perguntou se tinha outra opção referente a La Jolla. Fiquei em Carlsbad e adorei!!! Fica bem pertinho de Oceanside, que tem uma praia linda!

Adriana Braga

Giselle
GisellePermalinkResponder

Olá.
Adorei os comentários,,,Estou pretendendo fazer essa viagem Sao Francisco - Los Angeles - Las Vegas com meu marido em Junho.. Só gostaria de saber se me indicam levar meu filho de 1ano e meio.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Giselle! Veja as dicas dos nossos leitores para viagens "de adulto" com os pequeninos:
https://www.viajenaviagem.com/2012/02/destino-adulto-com-criancas-onde-voce-ja-foi/

Adriana Braga
Adriana BragaPermalinkResponder

Eu levaria, Gisele!

fadel
fadelPermalinkResponder

boa tarde pessoal, to conhecendo agora o site e estou gostando muito, pretendo fazer San Francisco a San Diego em Agosto, gostaria de saber se a epoca é boa e nao muito cara, tambem quantos dias necessarios no minimo para conhecer o basico
obrigado, abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fadel! A época é verão, boa para praia. Recomendamos 4 a 5 dias em San Francisco, 2 a 4 dias na costa até Los Angeles, 4 dias em Los Angeles, 3 dias em San Diego.

Claudia
ClaudiaPermalinkResponder

Olá Bóia,

Gostei muito do blog. Queria umas dicas de hotel em LÁ, SF, Vegas e SD. Me indicaram o mayfair em Lá, mas estou na duvida se realmente fico no down town. Tenho medo de ser roubada..... Valeu

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Claudia! Em Los Angeles o Ricardo Freire recomenda West Hollywood. (Downtown está em ascensão, porém.)

Ainda não compilamos as informações de hospedagem na Califórnia, mas se você xeretar as áreas de comentários dos posts, inclusive deste (comece da página 1, nos numerinhos que aparecem embaixo da caixa) você vai achar inúmeras discussões e links para outros blogs.

https://www.viajenaviagem.com/category/los-angeles
https://www.viajenaviagem.com/category/san-francisco
https://www.viajenaviagem.com/category/san-diego

Sobre Las Vegas:
https://www.viajenaviagem.com/2012/02/las-vegas-onde-ficar-strip/

Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar