Berlim: como chegar pelos aeroportos Tegel e Schönefeld

Berlim

Em algum momento do futuro, Berlim terá apenas um aeroporto, o Brandenburg, que está sendo construído no mesmo local onde funciona o aeroporto Schönefeld. Só que as obras não terminam nunca; estima-se que abrirá só em 2014. (Imagina na Infraero!)

Até lá, quem chegar de avião pode desembarcar em Tegel, o aeroporto no antigo lado ocidental e mais próximo da cidade (e preferido pela maioria das cias. aéreas) e Schönefeld, que fica mais distante, no antigo lado oriental, e que é usado pela easyJet. Apesar de mais distante, Schönefeld é o que oferece melhor transporte público (de trem suburbano S-Bahn) — uma estrutura que certamente será aproveitada pelo novo aeroporto Brandenburg, quando abrir.

Berlin Tegel

Ônibus

O ônibus JetExpress TXL leva do aeroporto Tegel às imediações da Alexanderplatz, em Mitte, fazendo paradas pelo caminho. As partidas acontecem das 6h às 23h, de segunda a sábado, e das 6h às 22h aos domingos. Os intervalos entre as saídas variam de 10 a 20 minutos, e a viagem dura em torno de 40 minutos.

Escolha, entre as paradas centrais, o ponto mais próximo ao seu hotel, ou o mais conveniente para fazer baldeação: Portão de Brandemburgo (Brandenburger Tor, estação de S-Bahn/trem suburbano e U-Bahn/metrô), cruzamento da Unter den Linden com Friedrichstrasse, Spandauer Strasse na altura da Marienkirche, ou a estação terminal Memhardstrasse, próxima à Alexanderplatz (S-Bahn e U-Bahn).

O bilhete válido para as zonas A e B custa 2,40. O passe de um dia (Tageskarte) também pode ser utilizado e sai por 6,50 para as zonas A e B.

Outros ônibus também servem ao aeroporto Tegel, mas podem exigir baldeações. Localize o seu hotel com o Google Maps e use o site da VBB para descobrir a forma mais prática de chegar a ele.

Atenção: Não há metrô nem S-Bahn pra Tegel.

Táxi

Há dois pontos de táxi oficiais: um no terminal A, outro no terminal C. Uma corrida entre o aeroporto Tegel e Mitte sai por volta de 30 euros. Pode ser cobrada taxa de bagagem.

Use o Google Maps para localizar o seu hotel e o World Taximeter para estimar valores.

Schönefeld

Trem

O trem Airport Express parte do aeroporto Schönefeld a cada 30 minutos. As linhas R7 (direção Dessau Hauptbahnhof) e RB14 (direção Nauen Bahnhof) da S-Bahn (trem suburbano) levam sem baldeações a duas estações em Mitte, o bairro mais bacana de se hospedar em Berlim: estação Alexanderplatz e estação Friedrichstrasse. Localize o seu hotel no Google Maps para saber qual é a mais próxima.

O trajeto até a região de Mitte leva menos de 30 minutos no Airport Express e uns 40 minutos nos outros trens. A passagem custa 3,10 euros em ambos; compre o bilhete que contempla as zonas A, B e C. Atenção: não esqueça de validar na maquininha! Esse mesmo bilhete pode ser usado novamente em um período de até duas horas em viagens de trem urbano (S-Bahn), metrô (U-Bahn), ônibus (bus) ou bonde (tram). O passe de um dia (Tageskarte) também pode ser utilizado e sai por 7 euros para as zonas A, B e C.

O serviço funciona o dia inteiro, com interrupção apenas por algumas horas durante a madrugada.

Caso não dê para ir a pé até o hotel, continue a viagem em trem urbano (S-Bahn) ou metrô (U-Bahn). Até a Potsdamer Platz, por exemplo, faça baldeação na estação Friedrichstrasse para as linhas S1 ou S25 do S-Bahn. Até a Rosenthaler Platz, prossiga de U-Bahn, linha U8, a partir da estação Alexanderplatz.

Use o site da VBB para simular a viagem até o seu destino final.

Dica: caso bata uma preguiça de caminhar, existe um serviço de ônibus grátis que liga o terminal do aeroporto à estação de trem.

Táxi

O ponto de táxi oficial fica na frente do Terminal A. Uma corrida entre o aeroporto Schönefeld e Mitte custa em torno de 45 euros. Pode ser cobrada taxa de bagagem.

Use o Google Maps para localizar o seu hotel e o World Taximeter para estimar valores.

Leia mais:

24 comentários

Nova descoberta: o express TXL funciona na madrugada também . Usei por volta de 5 da manhã, mas havia horário anterior. Quem for usar que pesquise no site da BVG. Lá tem os horários certinhos.

Oláaa.. chego em Berlin em 18.05.15 através da Air Berlin (vindo de Munique) gostaria de saber duas coisinhas: a) o ponto para o JETexpress TXL fica em qual terminal? b) o ticket eu compro no próprio ônibus ou em algum guichê específico? Obrigada desde já! Minhas viagens sempre são planejadas com suas dicas! Abraçooo

    Olá, Nilce! É preciso ter um passe válido (de 1 dia, 1 semana, 1 passagem avulsa, ou um Berlin Welcomecard). Você compra na maquininha do lado de fora do desembarque do terminal A. É preciso validar o passe antes de subir no ônibus.

Olá,
Parabéns pelo seu blog! Sem dúvida alguma, uma excelente ajuda!
Eu e minha esposa chegaremos no Aeroporto de Tegel, em Berlim, dia 3/05/2015, domingo, por volta das 14h15. Em seguida, iremos para Colônia, num trem ICE (já temos o GermanRailPasses). Qual a estação do ICE mais próxima do aeroporto de Tegel e qual a melhor opção para irmos do aeroporto até lá? Ônibus, trem ou táxi? É preciso fazer reservas no trem da ICE para Colônia?
Desde já, muito obrigado.

    Olá, Carlos! Há um ônibus que leva à Hauptbahnhof. Um táxi não custará mais do que 15 euros. No ICE reservas são recomendáveis, não são necessárias. No ICE Sprinter as reservas são obrigatórias.

Chegarei em Berlin pelo Tegel mas não ficarei em Berlin pois vou para Leipzig. Existe algum trem perto do aeroporto que me leve a Leipzig sem precisar pegá-lo em Haupfbhanhof?

Desde ja agradeço a informação

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito