Lisboa: como subir ao Castelo de elevador (de graça)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Lisboa: atalho ao Castelo

O Castelo de São Jorge é o melhor ponto de partida para uma primeira visita a Lisboa. De suas muralhas você pode tem uma visão ampla do centro histórico. Depois, pode descer se perdendo no labirinto mouro das ruas de Alfama, o mais pitoresco dos bairros lisboetas.

O problema está em como subir ao Castelo.

Indo a pé ladeira acima, você chega acabado. E se for de bonde (o eléctrico), você se arrisca a chegar sem carteira ou celular (as carreiras 12 e 28, que levam ao Castelo, são as mais visadas pelos batedores de carteira, veja aqui).

Lisboa: o atalho de elevador para o Castelo

Amigos que moram na região do Castelo, porém, me contaram o atalho usado pelos lisboetas para evitar tanto a caminhada quanto o eléctrico. Compartilho agora com você.

Lisboa; atalho ao Castelo

Se você está no Chiado, entre no acesso à estação de metro Baixa-Chiado do Largo do Chiado. Você vai usar a estação como uma passagem subterrânea, sem entrar no metrô. Desça pelas escadas rolantes, percorra todo o vão (passando ao largo das catracas) e suba as escadas rolantes do outro lado. Você vai sair pelo acesso da Baixa da mesma estação.

Lisboa: atalho ao Castelo

Muito bem: esta saída do metro dá direto na Rua da Vitória, que é um calçadão de pedestres. No fim da rua fica o Elevador do Castelo, escondido num prédio comum e com sinalização muito discreta. Ao contrário de outros elevadores famosos, como o de Santa Justa, da Glória ou da Bica, este é gratuito. É como entrar num elevador de prédio, só que leva para uma rua acima.

Lisboa: atalho ao Castelo

Você vai sair do elevador pela rua de trás. Vire à esquerda. Passando o prédio branco da praça, você vai encontrar à sua direita um supermercado Pingo Doce. Ali está a segunda etapa do elevador do Castelo. Também é grátis.

Lisboa: atalho ao Castelo

De novo, você vai sair pela rua de trás. Daí é só seguir pela direita (e virar à esquerda mais adiante). Esse trecho, de pouco menos de 10 minutos, é ladeira acima, infelizmente. Mas você terá sido poupado de muita subida.

Veja mais dicas de Lisboa na página O que fazer em Lisboa.

Leia mais:

4 comentários

João Branco
João BrancoPermalinkResponder

Usei este elevador para subir e descer ao Castelo de São Jorge por indicação da dona de um restaurante que almoçamos nas redondezas. Realmente é fácil, seguro e bem divertido. E grátis!

Caroline®
Caroline®PermalinkResponder

Tem um micro-ônibus urbano (autocarro em português de Portugal), o 737, que leva da Praça da Figueira até a entrada do castelo. Pra quem estiver com o Lisboa Card, vale muito a pena.

Eva Franco
Eva FrancoPermalinkResponder

Para mim, é a melhor forma de ir ao Castelo, 737 praça da figueira, vale a pena

Júnia Ribeiro

Que achado! Ano passado eu fui de bonde, saindo de Martim Moniz. Esperei um tempinho na fila para embarcar, estava bem cheio. E ainda tive q deduzir qual era o ponto de descer! Dica guardada para a próxima vez q for a Lisboa!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar