O Castelo de São Jorge é o melhor ponto de partida para uma primeira visita a Lisboa. De suas muralhas você pode tem uma visão ampla do centro histórico. Depois, pode descer se perdendo no labirinto mouro das ruas de Alfama, o mais pitoresco dos bairros lisboetas.
O problema está em como subir ao Castelo.
Indo a pé ladeira acima, você chega acabado. E se for de bonde (o eléctrico), você se arrisca a chegar sem carteira ou celular (as carreiras 12 e 28, que levam ao Castelo, são as mais visadas pelos batedores de carteira, veja aqui).
Boa noite, Lisboa
Lisboa: o atalho de elevador para o Castelo
Amigos que moram na região do Castelo, porém, me contaram o atalho usado pelos lisboetas para evitar tanto a caminhada quanto o eléctrico. Compartilho agora com você.
Se você está no Chiado, entre no acesso à estação de metro Baixa-Chiado do Largo do Chiado. Você vai usar a estação como uma passagem subterrânea, sem entrar no metrô. Desça pelas escadas rolantes, percorra todo o vão (passando ao largo das catracas) e suba as escadas rolantes do outro lado. Você vai sair pelo acesso da Baixa da mesma estação.
Muito bem: esta saída do metro dá direto na Rua da Vitória, que é um calçadão de pedestres. No fim da rua fica o Elevador do Castelo, escondido num prédio comum e com sinalização muito discreta. Ao contrário de outros elevadores famosos, como o de Santa Justa, da Glória ou da Bica, este é gratuito. É como entrar num elevador de prédio, só que leva para uma rua acima.
Você vai sair do elevador pela rua de trás. Vire à esquerda. Passando o prédio branco da praça, você vai encontrar à sua direita um supermercado Pingo Doce. Ali está a segunda etapa do elevador do Castelo. Também é grátis.
De novo, você vai sair pela rua de trás. Daí é só seguir pela direita (e virar à esquerda mais adiante). Esse trecho, de pouco menos de 10 minutos, é ladeira acima, infelizmente. Mas você terá sido poupado de muita subida.
Comer bem é preciso
Veja mais dicas de Lisboa na página O que fazer em Lisboa.
17 comentários