Arcos de la Frontera

Guia de Andaluzia

Andaluzia

Andaluzia: roteiro de 7 dias, com mapas

10 dias entre Madri e Andaluzia em setembro 2015: bora? #ad

Mesquita de Córdoba como pit-stop de trem entre Madri e Sevilha

20 hotéis em Sevilha comentados por leitores (com mapa!)

Flamenco em Sevilha: dois ótimos shows

Alhambra, em Granada: como comprar ingressos e como visitar

Sierra Nevada: dicas de quem já foi

Andaluzia de carro: de Granada a Málaga, pelas Alpujarras

Trem na Espanha: como comprar passagem no site da Renfe

Como montar sua viagem à Europa

Europa: quantos dias em cada lugar?

Europa: roteiros de 9 dias

Europa: roteiros de 15 dias

Europa: avião, trem ou carro?

Trem na Europa: tudo o que você precisa saber

Como comprar a passagem aérea certa para a Europa

Dinheiro para viagem: euro x cartão pré-pago x cartão de crédito

Como estimar gastos de viagem

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Que moeda levar para 50 países

    Não perca dinheiro no câmbio

    125 comentários

    Se perguntassem a um holandês qual é o melhor país da Europa para visitar, ele diria Espanha. Se perguntassem a um alemão, ele também diria Espanha. Se perguntassem a um italiano, a resposta seria Itália. E o segundo melhor país? Ele assumiria que é a Espanha.

    Que país reúne a melhor combinação história–paisagens-gastronomia-custo da viagem-estilo de vida do povo? Até os franceses concordariam com os outros europeus.

    Como se isso não bastasse, os espanhóis inventaram as tapas. Enquanto fazemos refeições, eles vão de tapas. De pequenas em pequenas porções, com muita variedade, até se esquecem de almoçar ou jantar.

    Difícil é escolher a cidade das melhores tapas. Os madrilenos, catalães, bascos, valencianos e sevilhanos puxam a brasa para suas tapas. Fiquemos com a opinião dos sevilhanos.

    Sevilha é cidade para passar três dias. Por ter ficado três semanas, tive tempo de pesquisar, arriscar, tentar ir às melhores bodegas-bodeguitas-tavernas-bares, seja o nome que eles queiram dar.

    Perguntei a nativos, consultei guias escritos por pessoas que moram lá. A boa notícia é que podemos ir a todos esses lugares sem precisar de ônibus, bonde, metrô, nada. Bastam as pernas.

    Só precisamos das pernas porque são quatro bairros vizinhos: Santa Cruz, Centro, Arenal e Triana. Este último fica do outro lado do rio, é só atravessar a ponte. Desde que não seja de junho a agosto, quando o calor é insuportável. Há quem diga que Sevilha tem o maior centro histórico da Espanha. Os sevilhanos dizem isso.

    Seguem os lugares testados e aprovados em outubro de 2015. A maioria abre por volta de uma e meia da tarde e fecha às quatro. À noite, é das oito em diante. Nada muito caro, a maior conta foram 14 euros.

    Bodega 2 De Mayo. Plaza de la Gavidia, 2.
    Foi um dos meus preferidos. É frequentada por nativos e turistas. O ambiente é muito agradável. Fui no meio e no fim da semana. É bom evitar os dias e horários de pico.

    La Azotea (Santa Cruz). Calle Mateos Gago, 8.
    Há outra na Calle Jesús del Gran Poder, 31. É preciso ter cuidado com essa rua, a Mateos Gago. Ela fica em frente à catedral, é porta de entrada do bairro Santa Cruz, é cheia de restaurantes pega-turista. A maioria não vale a pena. Eles vivem dos turistas desavisados. O La Azotea é exceção.

    Las Golondrinas I (Triana). Calle Antillano Campos, 26.
    Há também o Las Golondrinas II, que fica perto, na Calle Pagés del Corro, 76. Gostei mais do primeiro, o antigo.

    Eslava (perto da Plaza de San Lorenzo). Calle Eslava, 3.
    Um professor recomendou esse. Pedi até a tapa que ele sugeriu.

    Casa Román (Santa Cruz). Plaza de los Venerables, 1.
    Há mesas na praça também. O bairro é um labirinto e só tem turista.

    Baco Cuna (perto de Las Setas). Calle Cuna, 2.
    Pareceu um pouco sofisticado, o que não me agrada muito. Prefiro ambientes mais simples. É fácil de achar, fica ao lado da Casa de la Memoria, onde enxames de turistas vão ver shows de flamenco.

    La Brunilda (Arenal). Calle Galera, 5.
    Tem que chegar cedo. O lugar é pequeno, vive lotado. À noite, abre às oito e meia. Um dia cheguei às oito e quinze, já havia fila na rua. Acabei desistindo. O cardápio é bem enxuto. Uma delícia.

    Las Teresas (Santa Cruz). Santa Teresa, 2.
    Santa Cruz é o bairro dos turistas. Aqui, deve-se ter ainda mais cuidado com os restaurantes. A maioria é de qualidade duvidosa, é pega-turista. O Las Teresas é um dos poucos que escapam. Não sou eu quem está dizendo isso. Pessoas que moram lá me disseram.

    Bodega Casa Morales (perto do Ayuntamiento de Sevilha). Calle García de Vinuesa, 11.
    Há dois ambientes. O melhor fica mais escondido, a entrada é pela rua lateral.

    Bodeguita Antonio Romero (Arenal – perto da Plaza de Toros). Calle Antonia Díaz, 19.
    Às segundas, a entrada na Plaza de Toros é gratuita. Dá tempo pegar o ingresso, ir à Bodeguita e aguardar o horário da visita. O Alcazar, a principal atração de Sevilha, também é grátis às segundas.

    Blanca Paloma (Triana). Calle Pagés del Corro, 86.
    Aqui, em 12 de outubro do ano passado, eu estava numa mesa, quando chegou um casal com dois filhos. Como estava lotado, cedi o lugar e fui para o balcão. Ao lado, um senhor de cabelos brancos tinha um violão. Perguntei onde poderia ver um show de flamenco. Ele apresentou sua mulher, disse que ela era cantora de flamenco e que eles estavam indo cantar para uns amigos ali perto. Ele foi muito gentil, me convidou para ir com eles. E não deixou que eu pagasse minha conta. Há coisas que só acontecem na Espanha.

    Boa noite, estou com dificuldade de chegar em Sevilha a partir de Évora e não pretendemos alugar carro para esse trajeto. Você poderia me informar como faço? Obrigada.

    Boa noite bóia. Você poderia dar uma avaliada no meu roteiro?? Vou viajar com minha namorada e no trecho de Barcelona a Portugal um amigo nos acompanhará. As passagens internacionais Florianópolis/Roma e Lisboa/Florianopolis já estão compradas, assim como Veneza/Viena e Budapeste/Barcelona.

    1 12/mai ITALIA FPOLIS/S. PAULO/ROMA AVIÃO (cheg. 07:00 am )
    2 13/mai ITALIA ROMA COLETIVO
    3 14/mai ITALIA ROMA COLETIVO
    4 15/mai ITALIA ROMA COLETIVO
    5 16/mai ITALIA ROMA/FIRENZE CARRO
    6 17/mai ITALIA FIRENZE CARRO
    7 18/mai ITALIA FIRENZE/MILÃO CARRO
    8 19/mai ITALIA MILÃO/VENEZA CARRO
    9 20/mai ITALIA VENEZA CARRO
    10 21/mai ITALIA VENEZA/VIENA TREM (chegada às 08:00 am)
    11 22/mai AUSTRIA VIENA COLETIVO
    12 23/mai AUSTRIA VIENA COLETIVO
    13 24/mai ESLOVAQUIA VIENA/BRATISLAVA BARCO
    14 25/mai HUMGRIA BRATISLAVA/BUDAPESTE BARCO
    15 26/mai HUMGRIA BUDAPESTE COLETIVO
    16 27/mai HUMGRIA BUDAPESTE/BARCELONA AVIÃO (cheg 23:00)
    17 28/mai ESPANHA BARCELONA COLETIVO
    18 29/mai ESPANHA BARCELONA COLETIVO
    19 30/mai ESPANHA BARCELONA/VALENCIA CARRO
    20 31/mai ESPANHA VALENCIA CARRO
    21 01/jun ESPANHA VALENCIA/ALMERIA CARRO
    22 02/jun ESPANHA ALMERIA/MARBELLA CARRO
    23 03/jun ESPANHA MARBELLA CARRO
    24 04/jun ESPANHA MARBELLA/VEJER DE LA FROTERA CARRO
    25 05/jun ESPANHA VEJER DE LA FROTERA/SEVILHA CARRO
    26 06/jun ESPANHA SEVILHA/LISBOA AVIÃO
    27 07/jun PORTUGAL LISBOA
    28 08/jun PORTUGAL LISBOA
    29 09/jun PORTUGAL LISBOA/S. PAULO/FLORIANOPOLIS AVIÃO

    Este trecho entre Barcelona e Portugal é o que tenho mais dúvida, pois a maioria das dicas apresentadas no site me pareceram para viagens no inverno. Importante explicar que já conheço Barcelona.

    Aguardo orientações!!

    Muito Obrigado!!

    Adalberto

    Boa noite,
    Estou me organizando para ir para Barcelona e Andaluzia ou Lisboa, Andaluzia e Barcelona en Julho, num total de 15 dias.Tenho 57 anos e quero ir sozinha. É melhor eu fazer um pacote ou é tranquilo fazer esta viagem sozinha?Que dicas vocês poderiam me dar?

    Boa Noite!

    Estou morando em Coimbra e terei uma folga nos estudos entre os dias 29/03 e 06/04, logo, estou pensando em viajar!
    Pensei em fazer a região da Andaluzia mesmo, pois já li muitas coisas boas a respeito da região!
    No entanto, gostaria de saber como é o clima nesse período, pois tenho receio de alugar um carro e pegar estrada sempre com chuva, pois quero aproveitar a paisagem e dirigir tranquilo! hehe!
    Alguém sabe me dizer se nesse período a chuva não é um incômodo?

    Obrigado!

    oi Ricardo, eu e meu marido estamos querendo fazer uma viagem este ano para Portugal e Espanha- 10 dias em cada pais. o que acha, o que sugere de roteiro em cada local. nossa dúvida é como dividimos a viagem.

    Poxa Bóia. É muito tempo. Há transbordo? Onde? No site da Renfe (renfe.com), não consegui visualizar o trajeto. Parece-me que sou eu quem tem que fazê-lo, como múltiplos destinos. É isso? Qual seria a cidade? Desde já agradeço.

      Oi Alexandre. Acho que você está um pouco confuso. A Renfe é a empresa ferroviária estatal, que administra vários tipos de trens, entre eles o AVE (alta velocidade). Não há ainda AVE de Granada a Madrid (está sendo construído), o Altaria é o que te leva a Madrid, sem baldeação (mas com paradas) em 4 horas e meia. A alternativa um pouco mais rápida é pegar um trem comum até Antequera e daí pegar o AVE que sai de Málaga para Madrid, mas aí você só economiza meia hora e vai pagar muito mais caro.

      Obrigado Neftalí. Realmente estava um pouco confuso e seus esclarecimentos estão ajudando a clarear minhas idéias. Vc tem alguma dica de onde posso consultar os horários do trem Granada/Madrid e na sua opinião é necessário comprar a passagem com antecedência ? Desde já agradeço.

      Oi Alexandre. Tanto para comprar passagens como para consultar horários use http://www.renfe.com . Qualquer outro site vai te cobrar uma comissão.
      Em quanto à antecedência, te posso dar meu exemplo. Ano passado viajei à Espanha com um casal de amigos. Eu comprei a passagem de volta (AVE) Málaga-Madrid com muita antecipação, acho que 90 ou 60 dias, pagando 23 Euros cada. Esse casal deixou para comprar na estação, comentando que queriam estar “livres”, sem horários, acordando tranquilamente. Resultado, no final fomos juntos à estação, meu trem estava lotado e eles tiveram que esperar duas horas para o próximo, e pagaram quase 100 Euros pela passagem. Chegaram mais tarde à Madrid e ainda perderam a oportunidade de conhecer o Prado, pois no dia seguinte já era o vôo de volta ao Brasil.
      Enfim, se você tem dinheiro e tempo para jogar fora, não compre antecipadamente. Abraço.

      Tudo claro, entendido e resolvido. Muito obrigado pelas informações. É possível que em breve volte com mais dúvidas 🙂

      De nada, estamos a disposição. Tenho certeza que sua viagem vai ser espetacular. A época é muito boa, a comida na Espanha é espetacular e barata e os andaluzes são os mais latinos dos espanhóis, muito simpáticos!

      Olá Neftalí. Até agora não consegui encontrar o Altaria no site da Renfe. Poderia me ajudar novamente, enviando-me o link de localização? Desde já agradeço.

      Oi Alexandre! Realmente é estranho, no site da Renfe não estão aparecendo opções de passagens de Granada para Madrid no dia 2 de maio. Talvez seja devido à alta demanda pelo feriado, ou as passagens não estão no sistema. Sugiro consultar diretamente com a Renfe, ou comprar as passagens de ônibus, onde sim há disponíveis, em http://www.alsa.es . A viagem de ônibus demora 5 horas, quase o mesmo que o trem e são mais baratas. Sorte!

      Obrigado uma vez mais amigo. Já tinha visto as opções de ônibus. Acho que vai ser por aí. Nem os ingressos para Alhambra pro dia 01 de maio (na verdade para o mês de maio) não estão aparecendo. Ab.

    Bóia, socorro!!! Seguindo o roteiro do VnV, chego dia 27/4 a Madri e vou direto à Sevillha, com um pit-stop em Córdoba. Fico 2 dias em Sevilha (28 e 29). Saio dia 30 à Granada e dia 01/05 visito Allhambra, dormindo 2 noites lá. Dia 2 preciso voltar à Madri. Como faço para voltar desde Granada? Há o Renfe (alta velocidade)? Ou tenho que voltar à Sevilha?

      Olá, Alexandre! Tem Renfe a partir de Granada, sim. A viagem vai durar perto de 4 horas e meia.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito