Portão de Brandenburgo

Guia de Berlim

Berlim

Que fim da história que nada. No caso de Berlim, a queda do Muro apenas fez com que a história recomeçasse. 25 anos depois da reunificação, Berlim está 25 anos mais jovem.

A Berlim que emergiu da poeira do Muro não é a metrópole high-tech que os burocratas imaginaram, nem a celebração desavergonhada do triunfo do capitalismo sobre o comunismo.

A cidade se mudou para o lado oriental – mas não apenas no sentido geográfico: a nova Berlim é igualitária e nada ostentatória.

O visitante tem o privilégio de ver uma das capitais do mundo se reinventando à sua frente. E o que é melhor: paga pouco por isso. Berlim é um dos lugares mais em conta da Europa – com preços que não assustariam no Brasil.

Quando ir

Berlim está numa latitude praticamente nórdica: prepare-se para passar frio. Mesmo no verão você vai precisar de um casaquinho de vez em quando.

Não se detenha por isso: a cidade tem museus, palácio, bares e restaurantes suficientes para entreter você nos dias gélidos. O frio mais gostoso é o de dezembro, quando é compensado pelas feiras de Natal típicas da Alemanha (a mais bonita é montada na praça Gendamenmarkt).

Mas se puder vir em julho ou agosto, venha. No verão Berlim vai toda a para a rua. Brotam cervejarias (Biergärten) ao ar livre e até praias em trechos do rio Spree. Nos dias de calor, Berlim vive seus dias de Barcelona, e fica ainda mais alegre e desencanada.

Como chegar a berlim

Como chegar

De avião

Todas as companhias aéreas européias levam do Brasil a Berlim com apenas uma conexão.

Veja como chegar pelos aeroportos Tegel e Schönefeld.

Trânsfers privados com nosso parceiro Viator 

De trem

Hamburgo está a 1h40, Dresden a 2h, Frankfurt a 4h10, Praga a 4h45.

Um pouco mais cansativos são os trajetos de/para Varsóvia (5h30), Munique (5h50) e Amsterdã (6h20).

Não valem a pena de trem: Viena, a 9h30, Cracóvia, a 8h10, e Budapeste, a 12h.

De outros lugares, inclua o vôo a Berlim na passagem transatlântica, ou voe low-cost.

De carro

Berlim não se encaixa muito bem em roteiros de carro, pela escassez de lugares pitorescos na antiga Alemanha Oriental. Baviera, Reno & Mosel, Floresta Negra e Rota Romântica são mais interessantes.

Onde ficar

A maioria dos monumentos e museus que você quer visitar está no antigo lado oriental de Berlim. O lugar mais conveniente para se hospedar é o bairro central de Mitte (procure nos arredores das estações Rosenthaler Strasse e Rosa Luxembourg Platz).

De Mitte você pode ir a pé à Museuminseln (Ilha dos Museus) e aproveitar a noite à sua porta. A estação Alexanderplatz é o maior entrocamento de linhas de metrô (U-Bahn) e trem urbano (S-Bahn) da cidade – você chega rapidinho aos outros pontos dos dois lados da cidade.

Atualmente o point mais descolado da cidade é Kreuzkölln, na intersecção dos bairros de Kreuzberg e Neukölln. Fique ligado, que estou neste momento (agosto de 2014) em Berlim e logo atualizarei este guia.

Hotel 25 Hours Berlim

Destinos para combinar com Berlim

Quantos dias em Berlim

Antes de programar a continuação da viagem, certifique-se de que vai ficar tempo suficiente na cidade. Para entender Berlim você precisa de no mínimo 3 dias inteiros. Com 5 dias dá para ir visitar o palácio e os jardins de Potsdam em um bate-volta (26 min. de trem urbano (S-Bahn). Veja como fazer por conta própria um bate-volta a Dresden saindo de Berlim.

Combinar Berlim com Europa Central

Considero Berlim um ótimo fecho para um tour pela Europa Central. Comece em Budapeste, continue de barco (6h) ou trem (3h) a Viena, prossiga de trem a Praga (4h30) e termine em Berlim (4h45 de trem). Dá para fazer no sentido oposto, mas acho que esta é a melhor seqüência.

Uma continuação original é a Copenhagen: a viagem de trem dura 6h44, via Hamburgo, e tem um trecho em que o vagão embarca num ferry-boat.

Passeios de 1 dia e tour privados com nosso parceiro Viator

Berlim no Viaje na Viagem

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    414 comentários

    Olá! Site muito legal! Gostaria que me orientassem se meu plano para SET15 é muito ousado ou dá pra encarar numa boa: SP-Munique (aéreo), Munique-Budapest (trem), Budapest-Bratislava (trem), Bratislava-Viena (trem), Viena-Praga (trem), Praga-Varsóvia (trem), Varsóvia-Berlin (trem) e Berlin-SP (aéreo). Seriam 18-20 dias. Gostaria de sugestão sobre quantas noites em cada cidade…Abração!!

    Olá! Estou muito feliz por ter encontrado esse site e estou amando todas as dicas!!!Estarei junto com minha família passar o reveillon na Espanha e depois iremos para Amsterdã e Berlim. Inverno…ui…será uma boa ou mudamos nosso roteiro? Tenho medo do frio estragar nosso passeio. O frio da Espanha é tolerável, mas no leste não sei..Passaremos uns 15 dias por lá…

    Olá Bóia.
    É o Xavier de novo.
    Apenas gostaria de saber a melhor época em baixa temporada que vocês me indicariam fazer esse passeio?
    Obrigado.

      Olá, Xavier! A época mais em conta é o inverno, quando o passeio é menos indicado.

      A Alemanha é um país que apresenta ótima relação custo x benefício. Os hotéis mais básicos costumam ser muito bons, e a comida é muito mais barata do que na França ou na Itália. Na Europa ocidental, só Portugal é mais barato; a Espanha meio que empata.

      A melhor época para viajar pela Alemanha é julho, quando está quente mas ainda não é agosto, mês que é o pico das férias.

    Boa noite
    Estou ficando en 25 hours hotel berlin gracias a voce. Eu adoro.
    Diga pra min a donde enviar as fotos que vive esquiciu tomar ?
    Obrigada siempre com voce
    Fernanda

      Olá, Fernanda! Quem responde é A Bóia. Você pode enviar para redacao arroba viajenaviagem ponto com. Obrigada!

    Olá Bóia.
    Estou começando a montar meu roteiro de viagem a Europa para 2015.
    Eu e minha esposa temos datas flexíveis para ficar uns 15/20 dias para conhecer Berlin e Praga, visitando também pequenas cidades alemãs.
    Quando fui a Paris e Lisboa em 2012, fiz um bate-volta de Paris a Strassbourg (por sugestão do próprio VnV) e gostamos muito dessa cidade que tem arquitetura típica de cidadezinha alemã.
    Gostaríamos de fazer um roteiro que se encaixasse também em visitar cidades pequenas alemãs e vi que existe a rota romântica que pode ser feita em uns 2 dias, mesmo que faça de forma parcial.
    Estou pensando num roteiro:
    Rio/Berlin.
    Berlin/Praga (trem).
    Praga/Munique (trem ou ônibus?).
    Rota Romântica (uns 2 dias), retornando a Munique.
    Volta Munique/Rio.
    Perguntas: Roteiro em 15 dias, é viável? Quantos dias em cada local?
    Gostaria de ir em baixa temporada para tentar aproveitar preços mais baixos de hotéis e atrações. Quando seria essa melhor época?
    Abraços.
    Xavier.

      Olá, Xavier! Ao contrário do que pensávamos, dá para fazer Praga-Munique de trem. A ferrovia é privada, não é da Deutsche Bahn. Dá para comprar no site da cia. tcheca, https://www.cd.cz/en . Recomendamos 4 a 5 dias para Berlim, 3 a 4 dias para Praga, 4 dias para Munique. Você pode montar a base para a Rota Romântica em Rothenburg.

    Prezado:
    estou montando uma viagem para a Europa ano que vem e como gosto muito de viajar de carro, gostaria de umas dicas para ir de Berlin a Paris passando por Frankfurt, pois irei visitar uma sobrinha que mora perto em Blackforest. Tudo isso seria em agosto de 2015. O que acha?

    Prezados,

    Moro em Portugal e não vou ter grana pra passar o fim de ano no Brasil. Vou ter que ficar pela Europa mesmo. Para não ficar muito deprê longe da família aqui, pensei em passar natal/reveillon na Alemanha para aproveitar as feiras natalinas, e talvez em Berlim, para passar o dia em museus e coisas assim, fora do frio. Minha dúvida é: será que é melhor ficar em Berlim mesmo um tempo grande ou optar por ficar alguns dias em uma cidade menor? Queria conhecer o verdadeiro ” natal Alemão” e não sei se Berlim terá essa atmosfera (nas minhas viagens por aqui, cheguei a conclusão de que metrópoles são sempre metrópoles, muito agitadas, pouco charmosas). O que pensam disso? se acharem que uma cidade menor vale a pena no frio de Dezembro, qual seria essa (alguma que combine o espírito natalino – e de reveillon – com o conforto e atividades “indoor” necessárias para o inverno). E se possível que voe low-cost (como disse a grana anda curta..rsrs).

    Olá Ricardo, olá Bóia!
    Estou planejando uma viajem para Europa para abril/2015 e estou com algumas duvidas.
    Viajarei para um congresso em Portugal, onde passarei por Lisboa e Vilamoura e, de lá, pretendo pegar um voo para Amsterdam. De Amsterdam pretendo prosseguir de trem para Colonia e Berlim. A grande dúvida: compensa ir de trem de Colonia para Berlim? É direto ou precisaria fazer conexão? E Amsterdam-Colonia, é tranquilo? Pesquisei e vi que o trecho Colonia-Berlim seria um pouco longo. Por outro lado, não estou com vontade de fazer mais um trecho de avião.
    Obrigada pelas dicas. São sempre muito úteis!

    Prezados,

    No final de dezembro desse ano vou sair de Bruxelas, passando por Amsterdã e Hannover, em direção a Berlim, fazendo após o trajeto inverso. Sei que é inverno, sendo aí que reside minha dúvida: Sabem informar se é necessário um carro equipado com pneus de neve para encarar os mais de 2.000 KM dessa viajem?
    Desde já agradeço.

      Olá, Thiago! Se o seu sonho é andar de carro sem limite de velocidade na Alemanha, alugue um carro em Hannover e tire um dia para zunir pelas Autobahns dos arredores. Então devolva o carro lá e siga viagem de trem. Não há razão para viajar entre cidades grandes, onde o carro é um estorvo, por distâncias tão grandes, e ainda no inverno, tendo que carregar correntes no carro que talvez precisem ser montadas.

      Viagens de carro que valem a pena são por estradas secundárias e panorâmicas, que você percorre sem pressa, podendo parar pelo caminho. Para os outros deslocamentos inventaram o trem e o avião.

      Leia:
      https://www.viajenaviagem.com/2007/08/europa-aviao-trem-ou-carro

      Obrigado, Ricardo! É que eu gosto de dirigir e os hotéis que estou reservando possuem garagem. A intenção é apenas fazer os deslocamentos entre as cidades, deixando o carro no hotel. O meu medo é neve no traçado, pois nunca dirigi nessas condições.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito