Canada

Canadá

A partir de maio de 2017, visto americano vale para o Canadá

Cruzando o Canadá de avião, trem e carro: a viagem do Sergio

Montreal: um pé lá, outro cá

Montreal: como aproveitar a cidade subterrânea

Montreal: um passeio indoor pela cidade antiga

Metrô de Montreal: como usar

Poutine, o prato típico do Canadá francês

Novotel Montreal Centre: ótimos quartos renovados

Estados Unidos-Canadá de ônibus: de Vermont a Montreal pela Greyhound

Québec: um tour pelo Château Frontenac

Québec: afrescos, história e lojinhas no Quartier Petit Champlain

Tryp Pur: um hotel moderninho e BBB em Québec

Québec verde: parques e île d’Orléans

Toronto: roteiro de caminhada entre a CN Tower e o Distillery District

Toronto: arquitetura vitoriana e cenas de cinema no Distillery District

O jeito mais bacana de aterrissar em Toronto

Toronto: como subir à CN Tower

Holiday Inn Express Toronto: entrega o que promete

Niagara Falls: um pit stop entre Toronto e os Estados Unidos

Niagara Falls: pelo alto, por baixo e por trás

Ottawa no inverno: diversão abaixo de zero

Banff, onde mora o Lake Louise

Vancouver: quero mais

Stanley Park: trilhas, totens indígenas e aquário no coração de Vancouver

Vancouver: Granville Island, uma ilha no centro da cidade

Vancouver: arvorismo e vertigem no Capilano Suspension Bridge Park

Vancouver: tirolesa (no verão) e neve (no inverno) na Grouse Mountain

White Pass & Yukon Route: um trem panorâmico até o Canadá

Yukon: aurora boreal e outras dicas

Dossiê Neve 2015: Canadá e Estados Unidos

Que moeda levar para 50 países

Não perca dinheiro no câmbio

210 comentários

Por favor
Tenho uma viagem para China em abril/18, com escala no Canadá. Tenho visto USA e da China.

Preciso de visto ou QQ autorização do Canadá?

Grata

Eu e minha esposa compramos um pacote turístico para Canadá costa a costa que inicia em Toronto no dia 29/09/17 e termina em Vancouver em 15/10/17. Temos visto americano mas o nosso passaporte expira a validade em março de 2018. Com eTA podemos fazer esta viagem a Canadá sem visto canadense?. Após Vancouver pretendemos ir a Seattle de trem e podemos fazer isto com eTA? Tem de ter visto canadense? Tem algum problema com o tempo restante da validade do nosso passaporte?

    Olá, Juvenal! O seu visto americano continuará válido mesmo se você fizer um novo passaporte. Mas para voltar de Seattle a Vancouver por via terrestre ou marítima você precisa de visto canadense convencional.

Estou estudando os roteiros para uma viagem ao Canadá com meus filhos, casal de 12 e 15 anos. Muito interessante tudo o que li até aqui, tem muita informação no site e nos amigos que dão seus relatos, que é de suma importância para um bom planejamento. Já viajei sozinha com eles várias vezes e sempre deu certo. Muito obrigada pelas informações. Ansiosa por conhecer o Canadá!

Estou, pela primeira vez, pesquisando preços de passagem por estes sites que vendem passagens, mas estou encontrando uma dificuldade. Meu plano é ir pela Air Canadá de São Paulo a Montreal e retornar de Toronto a São Paulo. Em todos os sites o ida e volta pressupõe o retorno saindo do mesmo aeroporto. Tem algum macete nos sites que eu não estou percebendo para uma consulta ida e volta voltando de outro aeroporto, no caso Toronto?

Uma dúvida. Existe maneira de viajar para o Canadá sem escala nos Estados Unidos, ou seja, sem precisar de visto norte americano?

    Olá, Edilson! A Air Canada voa de São Paulo para Toronto direto. Também dá para ir pela Copa com conexão no Panamá ou pela Aeroméxico com conexão na Cidade do México.

Sim deve. Fiz uma viagem parecida. É verdade que não vai precisar de carro nas cidades. Mas viajar de carro pelo Canadá é fantástico. Tem as melhores paisagens. Nos primeiros dias não conseguia viajar 10km sem parar para apreciar as paisagens. Tem muito mais coisa pra ver pelo caminho do que em Toronto ou Montreal. Você está certo no seu planejamento. Não invista muito tempo nas cidades grandes. O carro será essencial no deslocamento entre esses pontos. Fique ao menos uma noite em Quebec. Se tiver disposição recomendo fortemente que inclua em seu roteiro icefield parkway, Banff, British Columbia… inesquecíveis.

    A Icefields Parlway fica do outro lado do país. Sou doido pra fazer, mas nessa viagem do Marcelo não tem o menor tempo para ir pra lá. Mesmo que estivesse em Vancouver, seria puxado, que dirá em Ontário. Tem que ser uma viagem à parte.

    Obrigado mais uma vez Thiago. Também sonho em ir a Banff e pesquisando vi que é inviável (distância e custo de aéreo, pois achei caras as passagens domesticas no Canadá) ir da região do Lago Ontário para o lado oeste.

    Nossa Igor, acho que terei que me conter, caso opte pelo carro, em também não ir parando pra apreciar as paisagens e locais. Suas indicações no final eu já havia pesquisado, mas infelizmente terei que deixar para uma outra ida ao Canadá. Banff e Lake Louise são as imagens selvagens que tenho do Canadá. Com certeza minha próxima ida terão esses destinos. Obrigado pelos pitacos.

Olá a todos. Eu e minha esposa iremos pro Canadá em Mai/2017 e lá ficaremos de 01/05 (chegada) a 19/05 (partida), sempre por Toronto. Estamos esboçando nosso roteiro com passagens por Toronto – Niagara Falls – Niagara on the Lake – Ottawa – Montreal – Quebec – Toronto. Minha grande dúvida é sobre se devo ou não locar um carro. Já li vários posts onde o carro é dispensável para Toronto e Montreal. Como chegaremos por Toronto e pretendemos ficar uns 3 dias (sem contar dia da chegada/partida), pensei em somente locar o carro quando for visitar Niagara e de lá fazer o restante do roteiro de carro. Também vi que a distância entre Quebec e Toronto é razoável pra se fazer de carro. Penso que seria ideal fazer em dois dias. Pretendo conhecer Algonquim Park, provavelmente quando estiver saindo de Niagara on the Lake (uma noite) e indo para Ottawa, onde também penso em passar uma noite em Algonquim. Sei o quanto o carro me facilitaria e me daria mobilidade pra fazer esses trajetos, mas quando chegar nas cidades percebo o quanto ele se torna desnecessário devido as boas opções de transporte público. Gostaria de receber pitacos pra poder me decidir sobre a locação do carro ou não, e quais meios de transporte seriam os melhores para deslocamento entre as cidades caso opte por não usar o carro. Muito obrigado a todos que se manifestarem.

    Olá, Marcelo! Compartilhei sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

    Oi Marcelo,

    Eu fiz uma parte do que vc vai fazer em fevereiro de 2011 e preferi alugar carro (mesmo sendo inverno) e gostei. Em Toronto, realmente o carro é um estorvo, pois a maioria das atrações estão no downtown e são facilmente alcançáveis de metrô ou à pé.

    Pelo que percebo, vc acha o carro bem mais prático para fazer os trajetos que vc quer fazer, mas está incomodado pq o carro pode te atrapalhar nas cidades. Bem, só posso falar sobre os lugares que eu estive.

    Toronto, como eu já disse lá em cima, vc não precisa de carro. Basta se hospedar próximo ao downtown ou ao metrô. O carro aqui iria te atrapalhar.

    Ottawa. Eu passei uma noite na cidade e consegui ir de carro até perto do Parlamento. Deixei no estacionamento de um shopping ali perto e fui passear à pé. Patinei no Rideau Canal, dei uma volta e peguei o carro. Apesar de ser a capital, Ottawa não chega nem perto de Toronto e Montreal. Achei o trânsito tranquilo.

    Montreal. Não sei se foi impressão minha (passei uma noite só aqui, na casa de um amigo), mas achei as atrações em Montreal meio espalhadas e o carro ajudou muito. Fomos ao Mont Royal, St Joseph Catedral, Notre Dame, Estádio Olímpico e Biodome.

    Não estive em Quebec (não tinha tempo :/ ), mas sei que é uma cidade murada. Provavelmente vc vai deixar o carro parado e fazer tudo à pé. Apenas uma sugestão: eu pensaria em deixar o carro aqui e voltar de avião até Toronto. De Quebec pra Toronto são uns 800 km de distância e vc já terá visto tudo que queria ver na ida. Bem, apenas uma sugestão, tem que ver preço de vôo e condições pra ver se compensa.

    De qualquer forma, o Canadá é fantástico! Tenho certeza que vai adorar! 🙂

    Muito obrigado Thiago, seu comentário foi muito valioso. Tenho que realmente analisar toda a situação. Já havia calculado a distância entre Quebec e Toronto, a qual pensei em fazer em dois dias. Em uma consulta para deixar o carro em local diferente do retirado lembro de haver uma taxa em torno de CAD 200 a CAD 300. Achei um tanto salgada, mas preciso verificar se procede. Obrigado novamente e forte abraço!

    Marcelo, já estive na região que você pretende visitar em duas ocasiões diferentes e nas duas vezes aluguei carro.
    Nas cidades propriamente o carro não é imprescindível, especialmente em Toronto e Montreal, o transporte público é excelente.
    Achei que o carro me deu uma mobilidade muito legal entre as cidades.
    Você pode ficar em Toronto os primeiros dias da viagem e depois pegar o carro para ir a Naiagara (dormir em Naiagara-on-th-lake, fiz isso na primeira vez) e de lá seguir para Ottawa, Quebec, voltar até Montreal, devolver o carro na chegada e de lá voar até Toronto para voltar (há vários voos entre Toronto e Montreal por dia, com preços bem atraentes).
    Em junho/julho deste ano (2016) eu desembarquei em Toronto e no mesmo dia tomei um voo interno da air canada para Quebec, fiquei lá por três dias e então aluguei um carro. Saí de Quebec e passei pela Ilha de Orleans, visitei uma vinícola local que faz creme de cassis e de lá fui para Montreal.
    Em Montreal acabei até visitando algumas atrações (Biodôme, Jardim Botânico, Torre inclinada do centro olímpico, ilha de notre dame – dá pra dirigir dentro do circuito gilles villeneuve da F1) com o carro, o trânsito é tranquilo e os locais tem estacionamento.
    De Montreal fui para Ottawa e foi legal estar com o carro porque foi fácil visitar o Diefenbunker Museum, (um abrigo nuclear, da época da guerra fria) que fica em uma cidade próxima a Ottawa (Carp, a uns 30km) e na volta passar em um outlet bem interessante.
    Entre Ottawa e Toronto dá para visitar as 1000 ilhas (se optar por visitar o Bold Castle tem que entrar nos EUA, daí tem que estar com o visto americano em dia), não foi complicado entrar por terra nos EUA, o controle de fronteira foi super tranquilo.
    De lá, antes de Toronto, dá pra passar em Kingston (que foi a primeira capital do Canadá) e ao chegar a Toronto devolvi o carro e fiquei o período que iria passar na cidade e de lá tomei o avião de volta.
    Se não quiser alugar carro dá pra ir de trem entre todas essas cidades. Cheque no site da via rail (https://www.viarail.ca/en).
    Boa viagem!

    Sua sugestão em ir de Ottawa pra Quebec e deixar Montreal por último é muito interessante. Inicio com Toronto e finalizo com Montreal meu roteiro com as cidades com excelente transporte público. Por mais que Quebec e Ottawa não precisem de carro, assim mesmo poderei me deslocar e ir apreciando as vistas e locais. Quando li seu post para minha esposa ela já pediu pra perguntar maiores detalhes do outlet, rsrs. Muito interessantes suas sugestões de locais a visitar. Com relação ao carro tenho que pesquisar se existe taxa de devolução em local diferente e ver se compensa. Muito obrigado por todos seus pitacos.

    Marcelo, o outlet em questão é o Tanger, de uma rede de outlets que há nos EUA e no Canadá, você pode checar em http://www.tangeroutlet.com/locations.
    Existe um próximo a Ottawa (8555 Campeau Drive – Ottawa ON), que foi o que visitei. Vale a parada. Até porque o dólar canadense não “machuca” tanto quanto o americano…

    Olá! Eu fiz praticamente a mesma viagem, só que de Quebec peguei avião para NY, e acho que valeu muito a pena alugar carro sim. Não alugue para os primeiros dias em Toronto porque realmente não precisa. Faça Niagara/Niágara on the lake de carro no último dia e depois vá para ottawa. O bom do carro é que vc pode parar por cidadezinhas no caminho, tem o Parque Omega tb que é legal e fica entre Montreal e Quebec, se não me engano. Realmente o carro deve ficar parado quando vc estiver visitando Ottawa e Montreal. Como fiquei 2 e 3 noites, não achei tanto assim. No caminho para Quebec vc tb passa pelo chemin du roy e tem muitas frutas sendo vendidas na estrada. Assim que cheguei em Quebec, já devolvi o carro e passei 3 dias maravilhosos lá. Poderia ter aproveitado para ir na Ilha de orleans antes de devolver tb. Me lembro de ter olhado os trens para comparar e, pelo menos para 2 pessoas, não estava valendo a pena. Os horários às vezes não são bons e acho que tinha que pagar pelas malas tb. Talvez valha a pena para a volta (Quebec-Toronto). Espero ter ajudado!

    Você e os demais ajudaram e muito Luana. Estou optando em deixar o carro quando chegar em Montreal, aí poderei me valer da sua sugestão de visita a Ilha de Orleans em Ottawa. Muito obrigado

    Eu só conheço Toronto, Montreal e Ottawa e consegui passear pelas principais atrações das cidades apenas caminhando e usando o transporte público local 😉

    Obrigado Natalie pela informação, mas acho que mudarei meu itinerário deixando pra entregar o carro em Montreal, e aí acho outra opção para me deslocar a Toronto pra daí voltar ao Brasil.

    Estive no Canadá e fiz o roteiro: Toronto (com um dia de passeio para conhecer Niagara Falls)- Montreal-Quebec-Toronto utilizando apenas transporte público nas cidades e trem para deslocamento entre elas (com exceção de Niagara,que contratamos um passeio saindo de Toronto, em umas barraquinhas de turismo que ficam a margem do lago). Não sentimos falta de carro. A viagem foi maravilhosa! O Canadá é lindo!

    Oi MArcelo, Tudo bem?
    Eu moro em Toronto, e quem me conhece sabe que sou super a favor de viajar de carro por aqui.
    Eu acho muito boa sua ideia de pegar o carro somente quando for a Niagara, não somente pelo valor do aluguel, mas também pelo custo do estacionamento. Você pode pegar o UpExpress do aeorporto de Toronto ao centro que é bem fácil e barato $12 por pessoa.
    Eu não sei se o Algonquin vai te surpreender em Maio, eu iria direto para Ottawa e visitaria o Parc Omega https://www.viajoteca.com/parc-omega/ – eu adoro! Pode ser uma boa alternativa entre Ottawa e Quebec, por exemplo.
    Eu escrevi um roteiro de 14 dias por essa região, que talvez te ajude um pouquinho: https://www.viajoteca.com/roteiro-14-dias-pelo-leste-do-canada/
    Qualquer coisa, estou a disposição.
    Abs

    Olá Marcelo, cheguei de viagem semana passada e estive no Canada em janeiro, gosto muito de carro, mas fiquei com medo, devido o inverno rigoroso de janeiro, mas o tempo foi bom.
    Cheguei de avião em Montreal vindo de Washington, e fui de Montreal a Quebec de trem, na minha opinião um ótimo transporte para neve, de Quebec fui de trem para Ottawa e de trem para Toronto, no último dia de Toronto aluguei o carro para Niágara, em Niágara fui de carro para búfalo e voltei no mesmo dia para Niágara, na fronteira do Canada para EUA, devo ter demorado algo em torno de 1 minuto, muito tranquilo, depois deixei o carro no aeroporto YYZ e fui de avião para Nova York.
    No meu caso a forma que usei o trem e o carro foi excelente, espero ter acrescentado, boa viagem.

    Olá Marcelo.
    Irei fazer um percurso parecido com o seu.
    Inicialmente chegarei em Montreal, onde mora um parente, ficarei lá por uns 7 dias, dentre esses 2 em Québec (mas só vou pernoitar).
    Em seguida alugo um carro, vou para Ottawa, passo o dia e no dia seguinte sigo para Toronto, onde vou devolver o carro, passar 05 dias e seguir de avião para NYC. Se quiser podemos trocar figurinhas. Boa sorte!

Olá. Irei ficar 7 dias em Toronto em Ago/2017, gostaria de conhecer algum parque nacional. Fiquei sabendo que dá para fazer um bate e volta em Tobermory. É viável ir e voltar no mesmo dia, pois são 3h30 de viagem? Teria outro parque mais perto?
Obrigada. Adoro o site.

    Olá, Daniela! Vamos compartilhar sua pergunta no Pergntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

    Oi Daniela. Eu acho que talvez valha a pena apenas pq vc vai no verão. Olhei no Google e deu quase 4h de viagem. Se vc sair às 8h, chegaria perto do meio dia. Pode almoçar e passear por lá boa parte da tarde. Em agosto, o sol se põe entre 9 e 10 da noite. Seria super cansativo, mas se é um desejo seu conhecer um parque nacional, acho que vale a pena.

    Oi Daniela,
    Eu acho cansativo ir até lá no bate e volta, somente se você curtir estrada, pois como no verão os dias são mais longos, dá para vc aproveitar entre 5 a 5 horas o parque, antes de retornar… Eu acho que vale um bate-dorme-volta.
    O Algonquin, fica uns 30 minutos mais perto, por exemplo, mas é para quem gosta de trilhas, não tem a coloração da água como em Bruce Peninsula no verão.
    Em Toronto, o Scarborough Bluffs é um parque legal, a cor da agua fica linda com sol…
    A boa notícia é que em 2017, TODOS os parques nacionais do Canadá serão de graça, estaremos comemorando 150 anos de Canadá!!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito