Quando ir a Natal

Guia de Natal

Quando ir a Natal

Natal se localiza numa região predominantemente árida. O clima é mais seco do que nos demais estados da costa leste do Nordeste. Mesmo assim, dependendo da época do ano em que você viajar, pode pegar chuva. Veja quando ir a Natal:

A Bóia recomenda:

Temperatura e chuvas, mês a mês

Janeiro

Viaje sem receio de chuva.

Chove muito pouco em janeiro em Natal: a média histórica é 55 mm. A temperatura máxima chega a 30ºC, mas amenizada pela brisa litorânea.

Fevereiro

Se chover, não vai estragar seu passeio.

Fevereiro em Natal tem média de precipitação de 85 mm, o que é pouco. É o mês mais quente do ano, com máximas de 32ºC.

Março

Deve chover um pouco.

Março marca a transição para a estação chuvosa em Natal. A precipitação mais que dobra com relação a fevereiro: chove 190 mm. A temperatura máxima volta a 30ºC.

Abril e maio

Viaje preparado para pegar chuva.

Abril e maio costumam ser os meses mais chuvosos do ano em Natal, com chuvas no patamar de 250 mm. A temperatura máxima desce a 29ºC em maio.

Junho e julho

Viaje preparado para pegar chuva.

Junho e julho ainda sinalizam a estação chuvosa em Natal. Mas chove menos do que em abril e maio: em média, 200 mm. A temperatura máxima baixa a 28ºC, e a mínima desce a 21ºC em julho.

Agosto

Se chover, não vai estragar seu passeio.

Agosto em Natal marca a transição para a estação seca. Historicamente chove 110 mm, o que não deve atrapalhar as suas férias. É um mês fresco para Natal, com máxima de 28ºC e mínima de 21ºC. O mar costuma estar muito mexido por causa dos ventos.

Setembro

Viaje sem receio de chuva.

Setembro é o primeiro da série de seis meses de sol e mais sol em Natal. Chove apenas 60 mm. A temperatura máxima é de 29ºC.

Outubro, novembro e dezembro

Viaje sem receio de chuva.

Outubro, novembro e dezembro são os meses mais secos do ano em Natal. Chove abaixo de 20 mm — praticamente nada. Com dias sempre ensolarados, a máxima sobe a 30ºC.

Como é a estação das chuvas em Natal?

Não existe padrão para a estação chuvosa de Natal.

Pode acontecer qualquer uma dessas coisas:

  • Chover sem parar o tempo todo
  • Chover um pouco de madrugada e fazer sol o dia inteiro
  • O tempo abrir e fechar, abrir e fechar, abrir e fechar
  • Fazer o maior sol, sem chuva

Ou seja: pode ser que nem chova. Mas se chover, você não pode dizer que não avisaram.

Quando ir a Natal para passear nos parrachos

Se você quer fazer os passeios aos parrachos (piscinas naturais) como os de Perobas e Maracajaú, vai precisar escolher uma época sob a lua cheia ou a lua nova.

Apenas nesses períodos a maré seca o suficiente para tornar o passeio proveitoso. (Em marés mais altas o passeio sequer é oferecido). Veja o vídeo para entender como funciona.

53 comentários

qual seria uma boa pedida, considerando chuvas na região, PARRACHOS de PEROBAS Rio do Fogo e VILA GALÉ,
Fevereiro, agosto ou outubro? de 2022. Obgdo Ricardo.

    Olá, Alysson! Outubro ou fevereiro. Escolha uma semana de lua cheia ou lua nova, para poder fazer passeios aos parrachos.

Boa tarde!
Estarei indo pra Natal de 11/03 a 18/03/2021, corro risco de pegar chuva ?

    Olá, Regina! Março e abril são os meses de transição para a estação chuvosa. Pode ser que você pegue alguma chuva, mas também pode ser que você pegue todos os dias bonitos.

Vamos em um casal, em Dezembro para Natal e estamos em dúvida se vale a pena alugar um carro ou pagar os passeios com uma empresa, qual o melhor?
Vamos ficar no Infinity Natal Praia Hotel, na praia do meio, é uma boa localização?

    Olá, Luana! A região da Praia do Meio é um pouco erma. Se não alugar carro, chegue e saia de Uber. Se você gosta de passeios em grupo, faça os tours. Se preferir ter autonomia, alugue um carro ou negocie passeios de dia inteiro com um taxista do ponto do seu hotel.

Boa tarde estarei indo no início de março dia 3 gostaria de saber se e uma época boa

    Olá, Gustavo! É época de transição para o inverno, mas o tempo bom deve prevalecer.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.