Onde ficar em Natal

Guia de Natal

Onde ficar em Natal

Natal oferece uma grande diversidade de hospedagem. Você pode optar entre hotéis estilo resort, hotéis verticais com conforto urbano ou pequenos hotéis e pousadas com espírito praiano. Veja nossa seleção de onde ficar em Natal.

A Bóia recomenda:

Diferenças entre as zonas hoteleiras

Cada região de Natal concentra um tipo específico de hospedagem.

A Via Costeira é o pólo dos hotéis estilo resort. As piscinas são mais interessantes (e seguras) do que a praia, mas a vista é sempre linda. Não conte em sair a pé: não há comércio na avenida.

A Av. Engenheiro Roberto Freire, dependendo do trecho, está a 4 ou 5 quadras da orla de Ponta Negra. Ali o plano diretor da cidade permite arranha-céus: por isso, é onde estão instalados os hotéis verticais, com conforto de hotel urbano, não-praiano.

Finalmente, a praia de Ponta Negra, onde prédios altos são proibidos, é o endereço dos hotéis e das pousadas com jeitinho praiano. Quanto mais para o lado direito (sul) da praia, melhores são as condições de banho de mar.

Onde ficar em Natal: Via Costeira

A Via Costeira é uma avenida expressa de quase 9 quilômetros que corre entre o Parque das Dunas e o mar. Foi construída em 1985 e abriu caminho para Natal se transformar num destino turístico de massa. No seu auge, havia 10 resorts instalados aqui. Hoje, alguns deles estão fechados.

Não existe vida fora dos hotéis na Via Costeira. Todos os hotéis, porém, têm restaurantes (os maiores, mais de um). E a chegada do Uber tornou fácil chegar e sair dos hotéis: uma corrida até Ponta Negra sai entre R$ 10 e R$ 15, dependendo do ponto da Via Costeira onde estiver o seu resort.

A praia em frente aos hotéis é bonita de ver, mas perigosa de entrar — há repuxo e, em alguns trechos, pedras.

Hotel na Via Costeira é para você que:

  • Gosta do estilo resort
  • Quer aproveitar o hotel
  • Prefere piscina a praia
  • Não faz questão de sair à noite depois de voltar do passeio

Ocean Palace (all-inclusive)

O Ocean Palace foi o primeimro resort de Natal a aderir ao sistema all-inclusive..

O resort ocupa a área mais extensa da Via Costeira, devido à incorporação, há alguns anos, do hotel vizinho. Com isso, seus apartamentos estão em duas alas (uma delas, com uma seção de bangalôs).

Na área livre entre as duas alas, sem incidência de sombra de prédios, ficam as suas piscinas: são inúmeras, de vários formatos.

O all-inclusive pode ser desfrutado nas piscinas (onde garçons passam com petiscos), em 5 restaurantes (buffet, pizzaria, francês, asiático e cafeteria) e 5 bares.

Para as crianças, tirolesa, arvorismo, mini-toboáguas e kid’s club com monitores. Fica relativamente próximo a Ponta Negra.

Wish Natal (all-inclusive opcional)

O Wish Natal já se chamou Pestana e Prodigy. Desde 2024 oferece três tipos de diárias: só com café da manhã, com café da manhã e jantar ou all-inclusive (chamado All You Wish).

Dos hotéis grandões da Via Costeira, o Wish é, na minha opinião, o que tem a arquitetura mais bonita. Os andares estão sobrepostos em formato em pirâmide, e a piscina ocupa a área nobre do terreno. A reforma mudou as áreas sociais e requalificou a piscina. O spa é muito elegante.

Os quartos têm padrão executivo, sem pretensões de luxo.

Serhs Natal Grand Hotel (all-inclusive opcional)

O Serhs tem, visualmente, a maior área construída da Via Costeira: é um prédio enorme, que ocupa praticamente todo o terreno. Todos os apartamentos, superconfortáveis, oferecem vista para o mar — frontal ou lateral.

São 5 restaurantes (o buffet, uma churrascaria, um especializado em frutos do mar, uma pizzaria e um “tropical”) e 3 bares. Oferece kid’s club com animadores.

Ao fazer sua reserva, você pode optar entre vários planos de alimentação. Há tarifas incluindo apenas o café da manhã, ou café da manhã + jantar, ou café da manhã + almoço + jantar – e também tarifas que dão direito ao sistema all-inclusive. A cor da pulseira do hóspede indica o plano da sua hospedagem.

A piscina toma toda a frente do hotel, mas fica à sombra do prédio logo no início da tarde (bom para quem prefere a piscina com sombra).

O hotel está localizado mais ou menos na metade da Via Costeira.

Marsol Beach Resort (all-inclusive opcional)

Aberto em 1985, junto com a Via Costeira, o Marsol Beach Resort conserva a simpatia ‘vintage’ dos primeiros resorts brasileiros. A estrutura é predominantemente horizontal e integrada aos jardins.

As piscinas são modestas quando comparadas às dos outros hotéis, mas o acesso à praia é o melhor de toda a Via Costeira: o hotel está ao nível da areia. As acomodações mais interessantes são os bangalôs, que têm pequenas piscinas privativas a ótimo custo x benefício.

O hotel opera com dois sistemas: há diárias com café da manhã e diárias all-inclusive (os hóspedes são diferenciados pela cor da pulseirinha).

Onde ficar em Natal: av. Eng. Roberto Freire

Por conta do zoneamento de Ponta Negra, que não permite prédios altos nas quatro primeiras quadras da praia, a parte alta do bairro se tornou o endereço de grandes hotéis verticais de redes voltadas ao público executivo.

Hospedando-se aqui, você abre mão do clima praiano dos resorts da Via Costeira ou das pousadas próximas à praia de Ponta Negra. Por outro lado, garante uma sensação maior de segurança, já que a avenida é movimentada e super-iluminada, e não dá medo de caminhar à noite até algum restaurante próximo (a avenida tem vários).

Hotel na av. Roberto Freire é para você:

  • Que procura um hotel mais novo, de bom padrão
  • Que quer minimizar a possibilidade de mofo no quarto
  • Que não quer passar o dia na piscina
  • Que quer sair a pé a noite para algum restaurante próximo

Golden Tulip Ponta Negra

O mais novo dos hotéis da avenida é o Golden Tulip Ponta Negra, inaugurado no segundo semestre de 2016. São duas torres de 31 andares, combinando hotel com residências. Os quartos sóbrios e confortáveis, com vista para o mar.

A área da piscina é muito bonita, mas é acanhada para o tamanho do complexo.

Majestic Ponta Negra Beach

No Majestic Ponta Negra Beach, luxo é sinônimo de decoração rebuscada: candelabros, mármores, dourados, mobiliário Louis XV. Uma coisa meio Versalhes da Shopee – mas se você entrar no clima, pode ser divertido.

Seu restaurante, a Brasserie de la Mer, tem cardápio e supervisão de Eric Jacquin (sim, o francês do Masterchef).

Os quartos têm duas camas de casal, mas não chegam a ser grandes.

Praiamar Express

Com instalações enxutas, o Praiamar Express (ex-Holiday Inn Express) costuma ter as tarifas mais simpáticas da avenida. Os quartos são básicos, mas têm bom tamanho.

Os hóspedes podem usar a piscina e parque aquático infantil do hotel Praiamar, a 300 metros, à beira-mar.

Quality Suites Natal

O hotel de rede pioneiro da parte alta de Ponta Negra é o Quality Suites Natal. Sua localização não é na avenidona, mas na continuação.

Apesar do nome, o hotel não é composto só por suites – a maioria dos quartos é convencional. A vantagem de estar aqui é poder descer para a praia de Ponta Negra num trecho mais próximo ao Morro do Careca do que os outros hotéis da avenida.

Onde ficar em Natal: orla de Ponta Negra

Ponta Negra é um bairro que se desenvolveu a partir da segunda metade da década de 90, quando viu instalar-se uma miríade de pequenos hotéis e pousadas nas quadras próximas ao mar.

As restrições ao número de andares preservaram o ar praiano do bairro: os hotéis são baixos e, devido ao aclive natural do terreno, a maioria dos apartamentos tem vista para o mar.

À noite, porém, só existe movimento na rua Erivan França (a acanhada beira-mar de Ponta Negra). Infelizmente os bares e restaurantes da orlinha, em sua maior parte, não têm qualidade nem são frequentados pelos natalenses.

Fora desse trecho, o bairro fica ermo à noite, e você vai querer chamar um Uber para sair e voltar.

Hotel ou pousada em Ponta Negra é para você que:

  • Quer se hospedar pertinho do mar
  • Não curte resort
  • Não veio para o Nordeste para ficar em hotel padrão executivo
  • Sai de Uber à noite

Manary Praia Hotel

Um dos primeiros associados do Roteiros de Charme, o Manary Praia Hotel tem hotelaria sofisticada, com staff experiente e profissional. Fica no calçadão da parte nova e tem seu próprio (excelente) restaurante. Os quartos são compactos. O spa Amana foi o pioneiro entre os hotéis de Natal.

Vogal Luxury Beach

Localizado na orla de Ponta Negra, pertinho da virada para a Via Costeira, o Vogal Luxury Beach Hotel & Spa é de fato o mais luxuoso do bairro.

O prédio tem arquitetura contemporânea mas está suficiente recuado para não interferir na paisagem.

A área de piscinas é muito bem pensada, com vários nichos – e o mais interessante: à sombra de castanheiras.

Os quartos são amplos, decorados com móveis de qualidade. Alguns banheiros são equipados com hidromassagem.

O serviço é muito eficiente. As diárias incluem jantar.

Manga Rosa

A vantagem da Pousada Manga Rosa é estar pé na areia no ponto mais gostoso da praia de Ponta Negra, junto ao Morro do Careca.

Os quartos são compactos mas têm decoração charmosa.

Estacionar por aqui é bem difícil – melhor chegar e sair de Uber.

Aquaria

No comecinho da orla tradicional, o Aquaria Hotel, no comecinho da orla tradicional, tem a localização perfeita para pegar praia no cantinho direito de Ponta Negra.

O destaque é a piscina, que parece de hotel de porte bem maior.

Coral Plaza Apart

O Coral Plaza Apart é um flat ideal para famílias.

Todos os apartamentos dispõe de cozinha equipada. Ainda assim, as diárias incluem café da manhã.

Está bem posicionado no calçadão, com ótima piscina de frente para o mar.

Visual Praia Hotel

Um dos hotéis mais tradicionais de Ponta Negra, o Visual Praia está à beira-mar, num bom ponto do calçadão.

Os quartos não são grandes, mas oferecem vista lateral do mar.

Liiv

A rede Liiv opera três hotéis em Ponta Negra com alma de airbnb.

A hospedagem é totalmente digital: não há funcionári9os na recepção. Você recebe códigos que abrem as portas durante a sua diária.

Algumas diárias incluem café da manhã. E sempre há uma copa/cozinha comunitária à disposição dos hóspedes.

São 3 endereços em Ponta Negra, entre os restaurantes Camarões Potiguar e Mangai: Liiv Mar, Liiv Costeira e Liiv Cobogó.

São boas opções para quem quer economizar e está ciente do serviço limitado.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Pipa

    Vai por mim! Pipa precisa de pelo menos um pernoite para que a visita valha a pena. Veja aqui minha seleção de onde ficar em Pipa.

    Comentários

    Aline
    Responder

    Qual melhor área pra se hospedar pra quem quer sair a noite?

      A Bóia

      Olá, Aline! Os altos de Ponta Negra têm movimento, assim como a orlinha central de Ponta Negra. O mais provável, porém, é que você vá de Uber ao restaurante que escolher.

    VIRGINIA
    Responder

    Boa tarde, tudo bem? Quero ir para Natal em outubro, e pegar o dia das crianças, você recomenda o Ocean Palace ou o Serhs? Pergunto em estrutura e alimentação, beira mar…

      A Bóia

      Olá, Virginia! A localização é praticamente idêntica. O Ocean Palace é all-inclusive para todos os hóspedes, no Serhs o plano “Serhs inclusive “, opcional, inclui refeições mas não bebidas nem lanches entre as refeições.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito