Natal

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Natal: onde ficar

Em Natal você pode optar entre três tipos de hospedagem:

Via Costeira

A Via Costeira é uma avenida expressa de quase 9 quilômetros imprensada entre o Parque das Dunas e o mar. Foi construída em meados da década de 80 e abriu caminho para Natal se transformar num destino turístico de massa: aqui estão instalados nada menos que 10 hotéis estilo resort (um deles, o Pirâmide, está em reforma para se transformar num Mercure).

Não existe vida fora dos hotéis na Via Costeira. Uma corrida de táxi a Ponta Negra vai sair entre R$ 12 e R$ 20. Todos os hotéis, porém, têm restaurantes (os maiores, mais de um); alguns pacotes incluem meia pensão.

A praia em frente aos hotéis é bonita de ver, mas perigosa de entrar -- há repuxo e, em alguns trechos, pedras.

Hotel na Via Costeira é para você:

  • Que gosta de resort
  • Que quer aproveitar o hotel
  • Que prefere piscina a praia
  • Que talvez não queira sair depois de voltar do passeio

Os dois hotéis top da Via Costeira não devem nada a resorts de praia não-urbanos.

Natal: onde ficar - Serhs

Serhs Natal

O Serhs tem, visualmente, a maior área construída da Via Costeira: é um prédio enorme, que ocupa praticamente todo o terreno. Todos os apartamentos, superconfortáveis, têm vista para o mar -- frontal ou lateral. Tem 4 restaurantes (o buffet, uma churrascaria, um especializado em frutos do mar e uma pizzaria) e um bar. Tem kid's club com animadores. A piscina toma toda a frente do hotel, mas fica à sombra do prédio logo no início da tarde. Fica mais ou menos na metade da Via Costeira.

Natal: onde ficar - Ocean Palace

Ocean Palace

O Ocean Palace tem a área mais extensa, devido à incorporação, há alguns anos, do hotel vizinho. Com isso, seus apartamentos estão em duas alas, e há também uma ala de bangalôs. O destaque do Ocean é para o seu parque de piscinas: são inúmeras, de vários formatos, a maioria com incidência de sol o dia inteiro. Tem 5 restaurantes: buffet, grelhados, pizzaria, francês e sushi bar. O kid's club tem animadores. Fica relativamente próximo a Ponta Negra.

Natal: onde ficar - Prodigy

Prodigy Natal (antigo Pestana)

Um terceiro hotel compõe o time de 5 estrelas da Via Costeira -- mas no momento, encontra-se num momento de transição. O Prodigy Natal é o antigo Pestana, que nos últimos tempos vinha funcionando no sistema all-inclusive. Comprado pela JGP Hotéis em julho de 2016, reverteu ao sistema convencional (diária com café ou meia-pensão). Alguns andares já estão sendo reformados. Dos grandões da Via Costeira, é o que tem a arquitetura mais bonita -- os andares em pirâmide, a piscina ocupando a área nobre do terreno. Por enquanto, só está funcionando o restaurante buffet. Tem kid's club com animadores. Está no centro da Via Costeira.

Os demais hotéis da Via Costeira também oferecem estrutura básica de resort (piscinas grandes, kid's club, restaurante-buffet, às vezes até também restaurantes à la carte), por preços mais em conta que o trio 5 estrelas. Antes de reservar, porém, sugiro que você dê uma olhada nas resenhas -- os hotéis da Via Costeira costumam ter críticas sobre estado de conservação.

Da turma, o que está com melhor avaliação no Booking é o eSuites Vila do Mar, que vem passando por extensa renovação e tem uma piscina pertíssimo do mar.

Natal: onde ficar - Marsol

Marsol

O Marsol, que tem um quê de clube (e piscinas modestas) -- mas a ala de bangalôs junto ao mar oferece excelente relação custo x benefício.

O Parque da Costeira é o que tem a maior estrutura entre o segundo time (incluindo dois restaurantes à la carte). Um dos campeões de venda de pacotes, vive cheio. Já o Imirá Plaza tem estrutura bem básica e preços correspondentes.

Voltar | Menu

Na av. Roberto Freire (Ponta Negra)

Por conta do zoneamento de Ponta Negra, que não permite prédios altos nas quatro primeiras quadras da praia, a parte alta do bairro se tornou o endereço de grandes hotéis verticais de redes voltadas ao público executivo. Hospedando-se aqui, você abre mão do clima praiano dos resorts da Via Costeira ou das pousadas próximas à praia de Ponta Negra, mas garante um padrão mais constante de manutenção (a distância do mar significa menos maresia agindo nos prédios) e uma sensação maior de segurança, já que a avenida é movimentada e super-iluminada, e não dá medo de caminhar à noite até algum restaurante próximo (a avenida tem vários).

Hotel na av. Roberto Freire é para você:

  • Que procura um hotel mais novo, de bom padrão
  • Que quer minimizar a possibilidade de mofo no quarto
  • Que não quer passar o dia na piscina
  • Que quer sair a pé a noite para algum restaurante próximo

O mais novinho dos hotéis da avenida é o Golden Tulip Ponta Negra, inaugurado no segundo semestre de 2016; tem quartos sóbrios e confortáveis, com vista para o mar. O outro hotel da avenida na categoria luxo já está bem-estabelecido há alguns anos: o Best Western Premier Ponta Negra, que tem um restaurante com cardápio de Eric Jacquin (sim, o francês do Masterchef) e detalhes rococó na decoração.

Com instalações mais enxutas (e preços mais em conta), pense no Holiday Inn Express Natal, que costuma ter as tarifas mais simpáticas da avenida (não confunda, porém, com o Holiday Inn Natal, que fica perto da Arena das Dunas e só é bem localizado para assistir a jogo de futebol).

O hotel de rede pioneiro da área é o Quality Suites Natal. Sua localização não é na avenidona, mas na continuação. A vantagem de estar aqui é poder aproveitar a boemia de fim de semana nos Altos de Ponta Negra (bar do albergue Lua Cheia, forró) e poder descer para a praia de Ponta Negra num trecho mais próximo ao Morro do Careca do que os outros hotéis da avenida.

Hotéis de rede perto da orla central

Existem hotéis com as mesmas características em outra região da cidade: junto à orla central. É uma localização interessante para quem pretende fazer passeios ao litoral norte (dá para sair da cidade pela ponte Newton Navarro) e aproveitar os restaurantes dos bairros de Petrópolis e Tirol, freqüentados quase exclusivamente por natalenses.

Natal: onde ficar - Golden Tulip Petrópolis

Golden Tulip Petrópolis

O Golden Tulip Petrópolis está no alto da Ladeira do Sol, a um pulinho da Praça das Flores, um pequenino pólo gastronômico não-turístico de Natal.

O Intercity Natal vem com o bônus de estar em frente à praia de Miami, uma ótima prainha pouquíssimo freqüentada.

Voltar | Menu

Ponta Negra, perto da praia

Ponta Negra é um bairro de desenvolvimento recente; teve um boom de construção na segunda metade da década de 90, quando viu instalar-se uma miríade de pequenos hotéis e pousadas -- sobretudo em sua parte mais nova, que não tem ruazinha à beira-mar. As restrições ao número de andares preservaram o ar praiano do bairro, e a extensão do calçadão da parte antiga da praia para a nova aumentou o encanto de se hospedar por ali.

Há uns dez anos, porém, o bairro deu uma estagnada, devido ao fim dos charters vindos da Europa. Ainda hoje há muitos terrenos baldios -- e a sensação de que existem mais pousadas e hotéis do que casas de moradores. Os bares e restaurantes da orla tradicional do bairro não têm prestígio nem são freqüentados por natalenses; a parte nova quase não tem comércio. À noite, as ruas escuras dão insegurança a quem quer caminhar.

Vale a pena se hospedar por aqui? Vale! Você fica mais perto da praia -- que, ao contrário da Via Costeira, é inteiramente aproveitável -- e aproveita um tipo de hospedagem da maior simpatia, que não se encontra em outras capitais litorâneas. Mas à noite, por desencargo de consciência, saia de carro ou táxi.

Hotel ou pousada em Ponta Negra é para você:

  • Que quer se hospedar pertinho do mar
  • Que não curte resort
  • Que não veio para o Nordeste para ficar em hotelão business
  • Que pode pegar táxi ou carro para sair à noite

Natal: onde ficar - Vila Bonita

Vila Bonita

Na minha última passada, influenciado por ótimas resenhas no Booking, experimentei uma pousada de charme que correspondeu plenamente às expectativas: o No canto direito, próximo ao Morro do Careca, a Vila Bonita. Tudo muito caprichado, com atendimento da proprietária e uma piscina elegante no terraço. Fica a duas quadras do calçadão, num ponto da parte nova do bairro próximo à orlinha tradicional.

Natal: onde ficar - Manga Rosa

Manga Rosa

Ainda não consegui me hospedar na Pousada Manga Rosa (está sempre lotada), mas os comentários são sempre elogiosos, a arquitetura é interessante e a localização, à beira-mar, perfeita para para aproveitar o canto direito da praia, junto ao Morro do Careca (onde o banho é mais gostoso).

Natal: onde ficar - Aquaria

Aquaria

Pertinho da Manga Rosa, o hotel Aquaria, no comecinho da orla tradicional, compartilha a boa localização para pegar o canto direito da praia; o destaque é a piscina, que parece de hotel bem maior.

Natal: onde ficar - Vip Praia

Vip Praia

No comecinho da parte nova do bairro, junto à orlinha tradicional, o Vip Praia vale pela piscina no terraço. Vizinho de trás, o Safari tem decoração divertida, de temática africana.

Natal: onde ficar - Nobile Suites

Nobile Suites

O flat Blue Marlin e o hotel Nobile Suites Ponta Negra têm arquitetura parecida; os apartamentos do Nobile são mais arejados.

Natal: onde ficar - Manary

Manary

A hotelaria mais sofisticada de Natal está no Manary, um dos primeiros associados dos Roteiros de Charme. Fica no calçadão da parte nova e tem seu próprio (excelente) restaurante.

Natal: onde ficar - Araçá Flat

Araçá Flat

O Araçá Flat é uma boa opção para famílias -- todos os apartamentos têm salinha e microondas (alguns oferecem fogão convencional e utensílios de cozinha também).

Natal: onde ficar - Coral Plaza

Coral Plaza

Outro flat tamanho família é o Coral Plaza Apart, que está bem posicionado no calçadão.

O bairro também tem hotéis de porte intermediário, quase grande. Se você prefere esse tipo de hotel, confira o Visual Praia (no calçadão), o Rifoles e o Pontalmar (que estão entre o calçadão e a Via Costeira).

Voltar | Menu

Pipa

Hotel da Pipa

Hotel da Pipa

Vai por mim! Pipa precisa de pelo menos um pernoite para que a visita valha a pena. Veja aqui minha seleção de 10 hotéis e pousadas bem-localizados em Pipa.

7 comentários

Caroline
CarolinePermalinkResponder

Fuja do eSuite Vila do Mar. Hotel decadente, tive uma péssima experiência. Esta em reforma, cheio de tapumes, o restaurante é ruim, ar-condicionado velho, sujeira...
O Manary é top! Definitivamente o melhor de Natal, mas não é para crianças. Hotel romântico. Restaurante maravilhoso!
O Quality é padrão. Bom. Linda vista da praia.
Minha surpresa foi o The King's Hotel! É um flat maravilhoso. Varandas enormes, na beira da praia de Ponta Negra. Custo-benefício excelente.

Márcio Simões Rogel

Hotel Belo maré conforte muito bom e confortável.

Alex Balint
Alex BalintPermalinkResponder

Passei uns dias no Aquaria em Ponta Negra, gostei. Procurando com boa antecedência é possível achar boas tarifas. E o footing a noite pelo calçadão está garantido !

Carla Freitas
Carla FreitasPermalinkResponder

Bóia, o que me diz sobre o Esmeralda Praia Hotel, vale à pena?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carla! Está bem localizado no trecho sossegado do calçadão de Ponta Negra.

Gilberto Cipriano

TRANSFER AEROPORTO DE NATTL Á TIBAU DO SUL ( PRAIA DE PIPA)
Estarei no Rio Grande do Norte no próximo dia 29, porém, estou achando um pouco salgado o valor do transfer para o destino acima. Alguém pode indicar Vans ou Micro Ônibus que realizam este percurso?
Também não poderia de parabenizar o Viaje na Viagem pelos excelentes posts e por ser a inspiração e a bússola em minhas viagens.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar