Quando ir a Natal

Guia de Natal

Quando ir a Natal

Natal se localiza numa região predominantemente árida. O clima é mais seco do que nos demais estados da costa leste do Nordeste. Mesmo assim, dependendo da época do ano em que você viajar, pode pegar chuva. Veja quando ir a Natal:

A Bóia recomenda:

Temperatura e chuvas, mês a mês

Janeiro

Viaje sem receio de chuva.

Chove muito pouco em janeiro em Natal: a média histórica é 55 mm. A temperatura máxima chega a 30ºC, mas amenizada pela brisa litorânea.

Fevereiro

Se chover, não vai estragar seu passeio.

Fevereiro em Natal tem média de precipitação de 85 mm, o que é pouco. É o mês mais quente do ano, com máximas de 32ºC.

Março

Deve chover um pouco.

Março marca a transição para a estação chuvosa em Natal. A precipitação mais que dobra com relação a fevereiro: chove 190 mm. A temperatura máxima volta a 30ºC.

Abril e maio

Viaje preparado para pegar chuva.

Abril e maio costumam ser os meses mais chuvosos do ano em Natal, com chuvas no patamar de 250 mm. A temperatura máxima desce a 29ºC em maio.

Junho e julho

Viaje preparado para pegar chuva.

Junho e julho ainda sinalizam a estação chuvosa em Natal. Mas chove menos do que em abril e maio: em média, 200 mm. A temperatura máxima baixa a 28ºC, e a mínima desce a 21ºC em julho.

Agosto

Se chover, não vai estragar seu passeio.

Agosto em Natal marca a transição para a estação seca. Historicamente chove 110 mm, o que não deve atrapalhar as suas férias. É um mês fresco para Natal, com máxima de 28ºC e mínima de 21ºC. O mar costuma estar muito mexido por causa dos ventos.

Setembro

Viaje sem receio de chuva.

Setembro é o primeiro da série de seis meses de sol e mais sol em Natal. Chove apenas 60 mm. A temperatura máxima é de 29ºC.

Outubro, novembro e dezembro

Viaje sem receio de chuva.

Outubro, novembro e dezembro são os meses mais secos do ano em Natal. Chove abaixo de 20 mm — praticamente nada. Com dias sempre ensolarados, a máxima sobe a 30ºC.

Como é a estação das chuvas em Natal?

Não existe padrão para a estação chuvosa de Natal.

Pode acontecer qualquer uma dessas coisas:

  • Chover sem parar o tempo todo
  • Chover um pouco de madrugada e fazer sol o dia inteiro
  • O tempo abrir e fechar, abrir e fechar, abrir e fechar
  • Fazer o maior sol, sem chuva

Ou seja: pode ser que nem chova. Mas se chover, você não pode dizer que não avisaram.

Quando ir a Natal para passear nos parrachos

Se você quer fazer os passeios aos parrachos (piscinas naturais) como os de Perobas e Maracajaú, vai precisar escolher uma época sob a lua cheia ou a lua nova.

Apenas nesses períodos a maré seca o suficiente para tornar o passeio proveitoso. (Em marés mais altas o passeio sequer é oferecido). Veja o vídeo para entender como funciona.

57 comentários

O periodo no meio de Março (10 a 20) é muito arriscado chuvas? Ou devo optar por um destino na Bahia?

    Olá, Rayssa! O risco vai ser parecido. Provavelmente fará mais tempo bom.

Qual o melhor mês pra ir em Natal com sol?

    Olá, Juliana! O tempo é super firme entre setembro e fevereiro. Dezembro (até dia 20) é um mês ótimo, com sol, o mar já azul e sem a lotação do fim do ano e janeiro.

Vou no dia 01 de julho me hospedar no Ocean Palace… tem alguma observação a respeito do hotel e socorro risco de muita chuva?

    Olá, Raquel! O hotel agora é all-inclusive e tem tido boas resenhas no Booking. Há risco de chuva em julho. Se quer ir a Natal sem risco de chuva, viaje entre setembro e fevereiro.

Boa tarde, fui ano retrasado pra Natal, em agosto, e não choveu….será q se eu for de novo será a mesma coisa? Gosto de ficar em Ponta e irei sozinha , algum hotel bom que Vcs podem me indicar.

    Olá, Juliana! Você deu sorte, e pode dar sorte de novo. Mas também pode dar azar, e se der azar, já terá sido avisada.

Minhas férias é em abril, queira está marcando a viagem para a primeira semana, chove muito esse período?

    Olá, Aryana! O tempo não estará mais tão firme. Viaje a Natal entre setembro e fevereiro.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.