Rio de Janeiro: quando ir
Veja esta página quando ir ao Rio de Janeiro: como se comportam as estações e como é viajar ao Rio nos feriados.
- A Bóia recomenda: um destino para o ano inteiro
- Verão no Rio de Janeiro: dezembro a março
- Outono no Rio de Janeiro: abril a junho
- Inverno no Rio de Janeiro: julho e agosto
- Primavera no Rio de Janeiro: setembro a novembro
- Réveillon e Carnaval no Rio de Janeiro
- Feriados no Rio de Janeiro
- Quando dá praia no Rio de Janeiro?
A Bóia recomenda: quando ir ao Rio de Janeiro
Não existe época ruim: o Rio é um destino para o ano inteiro.
Aqui não há nenhuma estação excessivamente chuvosa: enquanto na costa do Nordeste e no litoral entre o Rio e São Paulo há meses em que chove até 400 mm, no Rio os meses mais chuvosos (dezembro a março) têm apenas 140 mm de precipitação -- muito pouco para uma cidade nos trópicos cercada por montanhas.
Além disso, o frio do meio do ano é perfeitamente suportável, e é relativamente comum dar praia em julho ou agosto.
Isso não quer dizer, obviamente, que todos os dias da sua viagem serão quentes e ensolarados. Frentes frias, previstas ou inesperadas, passam pela cidade em todas as estações e podem, sim, ocasionar uma seqüência de dias sem praia.
'Cariocas não gostam de dias nublados', diz a canção da (gaúcha) Adriana Calcanhotto. Os visitantes tampouco. Mas felizmente há muito o que fazer em dias de chuva.
Rio de Janeiro no verão: dezembro a março
O verão é quando tudo acontece, e a cidade parece ligada na tomada. O calor, porém, é forte: as temperaturas máximas batem seguidamente os 30ºC, sem o benefício daquela brisa que costuma soprar no Nordeste. Passear no meio do dia em lugares como o Boulevard Olímpico será exaustivo. Mas todos os ambientes do Rio são refrigerados.
E os dias mais longos, devido ao horário de verão, permitem passear até mais tarde. No verão aumenta a probabilidade de pegar mar calminho na Zona Sul.
Historicamente, chove menos de 150 mm em todos esses meses.
Rio de Janeiro no outono: abril a junho
Com temperaturas mínimas em torno dos 20ºC e máximas ligeiramente acima de 25ºC, o outono é uma estação bastante agradável para visitar. O tempo vai estar excelente para passeios. Você não vai precisar de muita sorte para pegar dias em que ir à praia será irresistível. As chuvas vão diminuindo: a média histórica cai de 95 mm em abril para 43 mm em junho.
Rio de Janeiro no inverno: julho e agosto
Você já ouviu Adriana Calcanhotto (olha ela de novo) cantando (o verso de Antônio Cícero) 'o inverno no Leblon é quase glacial'? Não tome ao pé da letra: trata-se de uma hipérbole. Mínimas de 18ºC (ou, vá lá, um pouco menos) fazem cariocas e turistas se encasacarem e vestirem botas, mas são compensadas com máximas que chegam a 25ºC com freqüência. Chove quase nada: 40 mm no mês.
Em fins de semana ensolarados, a praia lota. É quando vai ao ar reportagem de praxe do Jornal Nacional, que todos os anos se surpreende com a repetição do mesmo fenômeno: a praia lotada no inverno. Mas se você der azar de pegar uma frente fria, aí o jeito vai ser fazer programas invernais mesmo.
Rio de Janeiro na primavera: setembro a novembro
A primavera em São Paulo e no litoral da Rio-Santos costuma ser chuvosa, mas São Pedro parece pegar mais leve com o Rio. Historicamente, as precipitações mensais vão subindo de 54 mm em setembro a 95 mm em novembro. Ou seja, o tempo seco predomina. As mínimas voltam à casa dos 20ºC e as máximas vão galgando os termômetros até chegar perto dos 30ºC.
Rio de Janeiro no Réveillon e no Carnaval
As duas festas máximas do Rio acontecem no verão. Por isso, sempre são ameaçadas pelas chuvas (o Réveillon mais do que o Carnaval).
Se vier para o Réveillon, planeje hospedar-se a uma distância caminhável da praia, porque o transporte fica impossível (o metrô só funciona para quem tem passagens pré-compradas, que se esgotam antes dos visitantes chegarem para a virada).
Só venha ao Rio no Carnaval se você quiser participar da festa, que hoje se espalha pelas ruas de toda a cidade.
Rio nos outros feriados
O Rio de Janeiro é um destino perfeito para feriadões. Como uma parte da população sai da cidade, você não vai experimentar os problemas de superlotação normalmente associados a destinos de praia (e que se intensificam em destinos próximos ao Rio, como Búzios e Arraial do Cabo). Será preciso, no entanto, reservar com antecedência ingressos para as principais atrações turísticas; e se quiser ir às praias da Zona Oeste, chegue cedo, porque os cariocas que ficaram na cidade terão a mesma idéia.
Rio de Janeiro: quando dá praia?
Calor intenso, pode chover:
Janeiro | Fevereiro | Março | Dezembro
Calor moderado, chove pouco:
Abril | Maio | Setembro | Outubro
Pode esfriar, mas chove bem pouco:
Guia do Rio de Janeiro
Resolva sua viagem:
Passagens mais baratas para Rio de Janeiro no Kayak
Encontre seu hotel no Rio no Booking
Alugue carro no Rio de Janeiro na Rentcars em até 10 vezes
Trânsfers e passeios no Rio de Janeiro com a Easy Travel Shop
15 comentários