Guia do Rio de Janeiro
Réveillon 2026 em Copacabana
Assim como todo muçulmano precisa ir a Meca uma vez na vida, todo brasileiro precisa passar um réveillon em Copacabana. Não tem pra ninguém: é o réveillon mais carismático do planeta.
Como acontece todos os anos, o Réveillon 2026 em Copacabana deve reunir mais de 1 milhão de pessoas, a maioria vestida de branco – como manda a tradição.
Já foram definidas as atrações dos palcos e já está à venda o bilhete especial do metrô para a noite de Réveillon – que este ano vem com novidade: vai ser digital, com QR Code. Veja como comprar seu bilhete do metrô mesmo antes de embarcar para o Rio de Janeiro.
Os detalhes do esquema de trânsito devem ser anunciados alguns dias antes da festa, mas tradicionalmente o bairro de Copacabana fica fechado à entrada de carros depois das 19h. Veja como foi em anos anteriores.
A Bóia recomenda:
- Não vai se hospedar em Copacabana? Garanta o quanto antes do seu bilhete especial de metrô para o Réveillon
- É mais gostoso – e grátis – na areia (leve sua bebida)
- É mais confortável – e caro – nos quiosques
- É mais tranquilo – e seguro – nos Postos 5 e 6, longe dos palcos (salte nas estações Cantagalo ou General Osório – acesso D Sá Ferreira)
- Não leve penduricalhos! (Veja todas as dicas de segurança)
Réveillon 2026 em Copacabana: como ir de metrô


Se você não estiver hospedado em Copacabana, o melhor jeito de ir ao Réveillon 2026 é de metrô.
E como acontece todos os anos, a partir das 19h de 31 de dezembro as catracas não vão aceitar os bilhetes e passes comuns do metrô (Giro, RioCard, Jaé e Bilhete Único).
Apenas o bilhete especial, que em 2026 foi rebatizado Passaporte Réveillon, será válido.
Passaporte Réveillon: compre online


Desde o Réveillon 2025 é possível comprar o bilhete especial do Réveillon do metrô sem estar no Rio de Janeiro – nem precisar enfrentar a fila de uma bilheteria.
O Passaporte Réveillon 2026 é digital, com QR Code. Você libera a catraca com o QR Code na tela do seu celular. Depois de passar pela catraca, recebe uma pulseira digital para a viagem de retorno.


Os Passaportes estão à venda no site ou no app do Metrô Rio. Prefira comprar pelo app, assim o bilhete já fica armazenado no aplicativo.
A partir deste ano, há apenas uma modalidade de bilhete.
- Passaporte Réveillon 2026, com hora marcada para ida e horário livre para a volta – R$ 15
Não é mais possível comprar bilhete apenas para ida ou para volta.
Atenção: os bilhetes esgotam! Compre (ou consiga alguém para comprar) o quanto antes, porque a venda nunca vai até o dia da festa.
Já estarei em Copacabana mas só usarei o metrô na volta, como faço?
Você vai precisar retirar sua pulseira da volta com antecedência.
Proceda desta maneira:
- Compre seu Passaporte Réveillon 2026
- No dia 31, entre 14h e 22h, use seu QR code para retirar a pulseira da volta na bilheteria de alguma destas estações:
- Siqueira Campos
- Cantagalo
- General Osório
- Jardim Oceânico
- Maracanã
Dá para comprar o bilhete numa bilheteria?
Sim, se você não quiser comprar online pode comprar um bilhete com o QR Code impresso em 4 estações do metrô: Carioca, Jardim Oceânico e Del Castilho.
Essas bilheterias vão funcionar apenas até o dia 21 de dezembro, das 10h às 19h.
Qual é o horário do metrô do Rio na noite de Réveillon?
O metrô vai funcionar a noite toda até as 5h.
Ida
Todas as estações estarão abertas para embarque de portadores do bilhete especial do Réveillon até a meia-noite.
Será preciso embarcar no intervalo horário marcado no bilhete. Há bilhetes com entrada entre 19h e 20h, entre 20h e 21h, entre 21h e 22h, entre 22h e 23h e entre 23h e 0h. Fora do horário marcado, o bilhete não funciona na catraca.
Volta
As estações de Copacabana estarão abertas até as 5h. Todos os portadores de bilhetes ida e volta ou bilhetes de volta poderão voltar no horário que quiserem.
Recomenda-se usar as estações Cantagalo ou Siqueira Campos (e evitar a Cardeal Arcoverde, que é a que tem mais filas).
As estações de metrô fora de Copacabana estarão abertas até as 5h apenas para desembarque.
Entre 5h e 7h as estações do metrô estarão fechadas.
Em que estação saltar?
Copacabana é servida por 4 estações de metrô. Escolha em qual saltar:
- Cardeal Arcoverde – a mais lotada, por estar mais próxima do Palco Rio (a 4 quadras/8 minutos de caminhada, pela Rua Rodolfo Dantas) e também do Palco Samba (a 6 quadras/10 minutos pela Rua República do Peru)
- Siqueira Campos – a 6 quadras (algumas bem curtinhas)/8 minutos de caminhada da praia. É uima estação conveniente para chegar ao Palco Samba
- Cantagalo – a 5 quadras/7 minutos de caminhada da praia pela Rua Xavier da Silveira. Dá entre o Posto 5 e o Posto 4
- General Osório (acesso D Sá Ferreira) – a estação General Osório serve Ipanema, mas a saída D Sá Ferreira está a 3 quadras/8 minutos de caminhada da praia, pela Rua Sá Ferreira (ou, para não passar pela entrada da subida para a comunidade, pela Rua Sousa Lima). Dá na divisa do Posto 5 com o Posto 6, onde o mar é sempre calminho e a faixa de areia, estreita
Nossa dica: assista no Posto 6. Está longe dos palcos e você vê os fogos de esguelha, mas nunca tem tumulto.

Promoções para sua viagem
Como chegar a Copacabana por outros meios

Quem não conseguiu comprar os bilhetes especiais do metrô para a noite do Réveillon pode usar outros meios de transporte, mas leia com atenção as informações abaixo sobre restrições de circulação e prepare-se antecipadamente.
Carro
O acesso a carros particulares será fechado às 19h30. Se você está pensando em ir de carro antes desse horário, pense duas vezes: o estacionamento fica proibido em grande parte de Copacabana desde o início da manhã.
Uber
Uber segue a regra dos carros particulares: o acesso será fechado às 19h30.
Táxi
Entre 19h30 e 22h, táxis ainda conseguirão furar o bloqueio de acesso ao bairro – mas apenas se o passageiro comprovar residência ou hospedagem em Copacabana.
A pé
Se você não conseguiu comprar bilhete de metrô, pode ir de táxi ou Uber até um desses pontos, terminando o trajeto a pé:
- Rua Gomes Carneiro em Ipanema (8 minutos de caminhada até a orla do Posto 5/6, pela Rua Francisco Sá)
- Corte de Cantagalo na Lagoa (15 minutos de caminhada, incluindo um aclive, pela Rua Miguel Lemos até a orla do Posto 5)
- Enseada de Botafogo (30 minutos de caminhada, incluindo a passagem por um túnel, pela Av. Princesa Isabel até a orla do Leme). O caminho de volta costuma ser tumultuado, com possibilidade de arrastão na Av. Princesa Isabel
Nossa dica: se vai fazer o último percurso a pé, tente chegar por Ipanema. Tanto a chegada quanto – principalmente! – a saída são mais tranquilas.

Onde se hospedar no Rio de Janeiro:
Vai para a areia? Leve bebida e gelo

Eu prefiro passar a virada na areia, próximo à beirinha.
Desde o Réveillon 2025 é proibido chegar à praia com garrafas e copos de vidro (a foto desta seção é mais antiga), então você vai precisar levar suas bebidas em garrafas de plástico ou comprar diretamente dos barraqueiros.

Escolha seus passeios no Rio de Janeiro
Onde é melhor assistir ao Réveillon na areia?
Depende.
- Se você quer assistir aos shows, deve ir para as redondezas de algum dos palcos (Palco Rio ou Palco Samba ou Palco Leme)
- Para ter a melhor visão dos fogos, fique no centro da orla, à altura dos Postos 3 e 4.
- Para garantir uma noite mais tranquila, vá para os Postos 5 ou 6, longe dos palcos e das situações de tumulto.
Este ano haverá três palcos montados. O principal é o Palco Rio (em frente ao Copacabana Palace, posto 2). Os outros dois palcos estão relativamente próximos: o Palco Samba (no Posto 3) e o Palco Leme, de música gospel.
Palco Rio (Posto 2)
Venha para este trecho do Posto 2 (entre as ruas Fernando Mendes e Rodolfo Dantas), em frente ao hotel Copacabana Palace, para ficar próximo do palco onde se apresentarão:
- Gilberto Gil e Ney Matogrosso (20h)
- Belo e Alcione (22h30)
- JOão Gomes e Iza (0h12)
- Alok (2h)
- Beija-Flor (3h30)
Caso resolva ficar por aqui, guarde todos os seus pertences na doleira!
Palco Samba (Posto 3)
O Palco Samba vai ser montado em frente à Rua República do Peru.
Vai receber:
- Roberta Sá (20h)
- Mart’nália (22h)
- Diogo Nogueira (0h12)
- Feyjão e Bloco da Preta (2h)
- Grande Rio (3h30)
Também é recomendável usar doleira.
Palco Leme (gospel)
Erguido em frente à av. Princesa Isabel – principal rota de entrada e saída para Botafogo -, o Palco Leme vai receber estrelas da música gospel, como o DJ Marcelo Araujo, Midian Lima, Thales Roberto e mais uma atração a definir.
Posto 4: para apreciar os fogos
No meio da orla – entre o hotel JW Marriott (Rua Figueiredo de Magalhães) e o Pestana (Rua Constante Ramos) você deve ter a melhor visão dos fogos. A faixa de areia nesse trecho é larga, o que facilita a acomodação do público.
Postos 5 e 6: para uma noite mais tranquila

Longe dos palcos e com uma visão de esguelha dos fogos, os Postos 5 e 6 (pense do hotel Othon, na Rua Xavier da Silveira, até o Forte de Copacabana, na Rua Francisco Otaviano) oferecem uma festa com menos muvuca e mais segurança.
A faixa de areia é mais estreita e o mar sempre está calminho, o que facilita chegar até a água para pular as 7 ondas depois da meia-noite.
É o nosso ponto preferido para passar o Réveillon 2026 no Rio de Janeiro.
Quer conforto? Reserve uma mesa num quiosque
Os quiosques de toda a orla funcionam como camarotes para o Réveillon. Não chegam a ser charmosos, mas se você tem grilo de ficar na areia, prefere ter um serviço de bordo eficiente e quer aumentar a sua sensação de segurança, vale o investimento.
Os ingressos, com open bar e buffet de petiscos, custam a partir de R$ 800 por pessoa.
Caminhando pela orla nos dias anteriores ao Réveillon você pode reservar lugar.

Mala de bordo nas medidas certas
Réveillon 2026 em Copacabana: dicas de segurança
Não aglomere
A dica para não pegar covid também serve para a segurança. Os batedores de carteira atuam melhor em pontos em que as pessoas estão apinhadas. Mantenha o maior distanciamento possível, e você também vai escapar dos esbarrões profissionais dos mãos-leves.
Fique longe dos palcos. A localização mais segura – incluindo para voltar para o metrô – é entre os Postos 5 e 6, no canto direito da praia.
Evite penduricalhos
Nâão vá à praia com relógio, corrente, câmera poderosa a tiracolo. São penduricalhos que podem ser arrancados por pivetes, que podem agir sobretudo na saída da festa.
Os pontos mais sensíveis para a volta são o caminho para a Enseada de Botafogo pela Av. Princesa Isabel e as ruas que levam à estação Cardeal Arcoverde.
Use doleira
Guarde documento, dinheiro e chave na doleira.
Para total desencargo de consciência, vale a pena também pôr o celular na doleira no caminho de ida e de volta da praia.
Prefira os Postos 5 e 6
Por estarem longe dos palcos e proporcionarem uma visão meio de esguelha dos fogos, os Postos 5 e 6 – digamos, entre o hotel Othon (Rua Xavier da Silveira) e o Forte de Copacabana (Rua Francisco Otaviano) – são os pontos mais tranquilos e seguros para participar da festa.
Comentários
Olá!
Na parte mais inicial do leme, próxima o pontal, também é possível visualizar bem os fogos? E em questão de segurança, fica muito movimentado também?
Olá, Valeria! A localização do Leme não é central, mas você vai ver bem os fogos. Há um palco gospel bem em frente à av. Princesa Isabel, que é o corredor para quem circula a pé entre Botafogo e Copacabana. Fica cheio, claro, como toda a praia.
Se eu for de carro, e terminar de chegar a pé, tem onde deixar o carro? Um estacionamento?
Olá, Márcia! Nâo vá de carro. Primeiro, que você teria que ir de manhã ou à tarde porque no começo da noite carros particulares já não podem entrar. E depois porque o pouco estacionamento que há nas ruas fica ainda mais reduzido, com a proibição de estacionar em inúmeras ruas. Não é fácil chegar e sair de Copacabana nesta noite, mas certamente carro é, de longe, a pior escolha.