Réveillon no Rio de Janeiro

Guia do Rio de Janeiro

Réveillon no Rio de Janeiro

Assim como todo muçulmano precisa uma vez na vida ir a Meca, todo brasileiro precisa uma vez na vida passar o Réveillon no Rio de Janeiro em Copacabana. É a festa mais linda do Brasil.

Acredite: os fogos (e os shows) são o de menos. O que é fantástico é aquele milhão de pessoas de branco, em paz. Já passei 6 réveillons na areia de Copa, e quero passar tantos quantos puder.

Veja as minhas dicas para aproveitar o Réveillon do Rio de Janeiro em Copacabana.

A Bóia recomenda:

  • Hospede-se em Copacabana, Arpoador ou no começo de Ipanema, para poder ir a pé
  • Se estiver hospedado em outras regiões, compre com antecedência o cartão especial do metrô
  • É mais gostoso – e grátis – na areia (leve bebida)
  • É mais confortável – e caro – nos quiosques
  • Fique longe dos palcos e não leve penduricalhos! (Veja todas as dicas de segurança)

Como chegar ao Réveillon em Copacabana

A pé

Réveillon no Rio: vá a pé

O ideal é hospedar-se a uma distância caminhável da praia de Copacabana.

Você chega em poucos minutos à beira da praia hospedando-se em qualquer hotel de Copacabana.

A orla de Copa também está a uma curta caminhada dos hotéis do Arpoador.

Caso você se hospede em Ipanema, vai levar de 15 a 40 minutos para chegar ao Posto 6 a pé, dependendo da localização do seu hotel.

De metrô

Cartão do metrô especial Réveillon 2020

O único transporte que funciona a noite toda sem interrupção é o metrô. Mas tem uma pegadinha: só pode pegar metrô quem tiver comprado um cartão especial do Réveillon com embarque em hora marcada.

Cerca de 160.000 cartões são emitidos para o dia 31 de dezembro, divididos em cinco faixas de horário de embarque. Cada horário terá um cartão de cor diferente:

  • Das 19h às 20h
  • Das 20h às 21h
  • Das 21h às 22h
  • Das 22h às 23h
  • Das 23h à 0h
  • Volta: qualquer horário entre 0h e 5h

O cartão do Réveillon só é aceito pelas catracas no horário para o qual foi comprado. Os demais cartões usados no metrô ficarão inválidos entre as 19h do dia 31 de dezembro e as 5h do dia 1º de janeiro.

Garanta o seu cartão o quanto antes!.

O cartão especial do Réveillon costuma esgotar lá por 29 ou 30 de dezembro. Se você não está no Rio, peça para comprarem para você — é possível comprar até 10 cartões.

Até o dia 25 de dezembro, o cartão é vendido nas bilheterias normais de algumas (poucas) estações. A partir do dia 26 de dezembro, só numa bilheteria especial no subsolo da estação Carioca. Veja detalhes abaixo.

Informações práticas

De táxi ou Uber

Táxi e Uber só servem para quem vai chegar cedo a Copacabana.

O acesso a Copacabana é interrompido no começo da noite do dia 31. Há horários-limite para acesso carros comuns (incluindo Uber).

Táxis normalmente têm uma ou duas horas a mais de acesso livre. Assim que tivermos os horários confirmados do réveillon 2022, postaremos aqui.

Depois do horário-limite, táxi e Uber só podem deixar você na divisa do Arpoador, da Lagoa ou de Botafogo com Copacabana, e você vai terminar o trajeto a pé.

Vai para a areia? Leve bebida e gelo

Réveillon no Rio - dicas

Eu prefiro passar a virada na areia, próximo à beirinha. Mas na areia é sempre difícil conseguir bebida de qualidade com os ambulantes. Se você faz questão de brindar com espumante, leve de ‘casa’.

Compre taças de plástico numa das muitas lojas de utilidades da av. Nossa Senhora de Copacabana ou Visconde de Pirajá.

O onipresente supermercado Zona Sul vende os três itens mais importantes da noite: bolsa térmica, espumante e gelo. Para comprar gelo, peça no caixa (a geladeira fica depois do check-out para não molhar os corredores do supermercado).

Quer conforto? Reserve uma mesa num quiosque

Os quiosques de toda a orla funcionam como camarotes para o Réveillon. Não chegam a ser charmosos, mas se você tem grilo de ficar na areia, prefere ter um serviço de bordo eficiente e quer aumentar a sua sensação de segurança, vale o investimento.

Alguns quiosques estão reunidos em pool de vendas em sites patrocinados por cervejeiras. Os ingressos, com open bar e buffet de petiscos, custam a partir de R$ 500 por pessoa.

Caminhando pela orla nos dias anteriores ao Réveillon você pode reservar lugar em quiosques independentes.

Réveillon no Rio de Janeiro: dicas de segurança

Fique longe dos palcos

As aglomerações são campo fértil para batedores de carteira e celular. Desencane dos shows e procure um pedacinho de areia menos congestionado. Sua noite vai ser mais gostosa e tranqüila.

Evite penduricalhos

Nâo vá à praia com relógio, corrente, câmera poderosa a tiracolo. São penduricalhos que podem ser arrancados por pivetes, que podem agir sobretudo na saída da festa.

Use doleira

Guarde documento, dinheiro e chave na doleira. Para total desencargo de consciência, vale a pena também pôr o celular na doleira no caminho de ida e de volta da praia.

17 comentários

Preciso de um Help…já passei alguns Reveillons no Rio, mas no Flamengo ! Esse ano vou com meu namorado…primeiro Réveillon dele no Rio ! Estou em dúvida onde passar…Quiosque em Copacabana/Leme, Hotel ou Réveillon no Jockey ?

    Olá, Raphaella! Se você ainda não passou um Réveillon em Copacabana, você ainda não passou um Réveillon no Rio.

Boa noite! Sou morador de Copa, mas vou passar a noite de Reveillon fora de Copa. Vc saberia me dizer a que hs vão liberar a entrada de táxis para o retorno de moradores?

Quero saber se vai poder entrar no. Mar dia. 31/12/20

    Olá, Elizangela. As praias estão liberadas. O que não vai haver este ano serão os shows e o funcionamento do metrô a noite inteira.

quero ir museu do amanhã hoje dia 31, estou hotel Copacabana, consigo uber para voltar por volta das 16h? eles me deixam no hotel, av n sra copacabana 995?

    Olá, Rosana! Uber pode entrar nesse horário, até 19h.

    Você também pode voltar de VLT (salte na na estação Cinelândia) + metrô (salte na estação Cantagalo – saia pelo acesso B Xavier de Toledo).

Sabem qual a programação dos 4 palcos de Copa?
Obrigada

    Olá, Daniela! Só vai haver shows no palco principal. As atrações de fundo são Diogo Nogueira e Ferrugem. No fim da noite a Mangueira se apresenta. Os outros palcos terão só DJs. No Leme, o tema será Pop. No Posto 3, Rock. No Posto 5, Samba.

Comandante, como sempre, só dicas quentes! Feliz 2020!!! Com muitas viagens!!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.