erros passagens aéreas

Passagens aéreas: 3 erros para não cometer

passagens aéreas erros

Nunca foi tão fácil comprar passagem aérea na internet. Por isso mesmo, nunca foi tão fácil cometer pequenos erros — por distração ou falta de conhecimento de macetes e pegadinhas.

3 erros para não cometer:

Passagens aéreas: 3 erros para não cometer 1

Erro 1 | Conexões desvinculadas, não!

O erro número mais comum de se cometer é comprar passagem com conexões desvinculadas.

O que é isso? Digamos que a passagem mais em conta que você achou foi Brasil-Madri. Só que o último destino da sua viagem é Roma.

Como a sua passagem é uma ponto a ponto simples Brasil-Madri-Brasil, você vai ter que voltar de Roma a Madri para pegar o vôo de volta. Para isso, você vai ter que comprar um vôo à parte.

Só que esse vôo complementar de Roma pra Madri não está vinculado ao seu vôo de Madri pro Brasil. As duas cias. aéreas não sabem do seu itinerário completo e não se responsabilizam pela conexão.

Assim, se o primeiro vôo (de Roma pra Madri) atrasar e você perder o segundo vôo (de Madri para o Brasil), nenhuma das duas cias. vai se responsabilizar pela sua hospedagem nem vai acomodar você automaticamente em outro vôo. É uma situação muito insegura, sobretudo quando o trecho ‘avulso’ é por cia. low-cost. Não se deve fazer isso nunca.

Aqui na América do Sul essa situação acontece bastante com quem vai a Cusco, mas só emite inicialmente a passagem Brasil-Lima-Brasil. Os trechos LimaCuscoLima acabam comprados à parte. E como o aeroporto de Cusco fecha por qualquer coisinha, a volta é uma tensão. Se o aeroporto de Cusco fecha, os passageiros brasileiros se dividem entre os que têm conexão vinculada no mesmo bilhete (vão passar perrengue, mas não vão precisar pagar nada extra) e os que estão com passagem a Lima avulsa e, se perderem o vôo de volta ao Brasil, vão ter que pôr a mão no bolso para reemitir a passagem de volta com multa e diferença tarifária.

Como evitar essa situação?

Compre passagens na modalidade múltiplos destinos/várias cidades

Para garantir todas as suas conexões e, de quebra, rentabilizar ao máximo a tarifa paga, compre passagens na modalidade múltiplos destinos ou várias cidades. Essa modalidade é oferecida por várias agências online e cias. aéreas.

Você compra com ida ao seu primeiro destino, e volta do seu último destino, no mesmo bilhete.

Por exemplo:

  • Trecho 1: Brasil-Madri
  • Trecho 2: Roma-Brasil

Ou:

  • Trecho 1: Brasil-Lima
  • Trecho 2: Lima-Cusco
  • Trecho 3: Cusco-Brasil

Mesmo que você tenha que fazer uma conexão, vai ser uma conexão garantida pelas cias. aéreas envolvidas, porque a sua reserva é a mesma nos dois vôos. Se um vôo atrasar, a cia. aérea vai ter que acomodar você em outro vôo e até arcar com custos de alimentação e hospedagem.

Isso custa muito mais caro do que comprar passagem só até o primeiro destino e comprar o outro trecho à parte? Na verdade, pode sair o mesmo preço. Você precisa no mínimo simular. E se for muito mais barato comprar essa outra passagem à parte, então durma uma noite na véspera no lugar onde você vai pegar o vôo de volta pra evitar esse contratempo da conexão desvinculada. Conexão desvinculada, não!

Para saber como emitir passagens aéreas na modalidade múltiplos destinos/várias cidades, leia este tutorial passo a passo.

Erro 2 | Troca de aeroporto, não!

Outro erro que se deve evitar a qualquer custo: fazer conexão que envolva trocar de aeroporto.

Às vezes a gente comete esse erro por economia, porque o sistema achou um itinerário mais barato com um vôo chegando por um aeroporto e a conexão saindo por outro. Outras vezes, isso acontece por pura desatenção. A gente não percebe que mudou o código do aeroporto na cidade da conexão.

O perrengue ocorre normalmente em três lugares no exterior: Buenos Aires, Nova York e Londres.

Mas também acontece antes do sair do Brasil, em São Paulo. Muitas cias. vendem o primeiro trecho com chegada no aeroporto central de Congonhas, com continuação saindo do aeroporto internacional de Guarulhos, a uma hora e meia (se não houver engarrafamentos) de viagem.

É preciso evitar essa situação ao máximo, porque a responsabilidade pelo transporte está na mão do passageiro. Tudo o que na conexão é automático (bagagem, check-in), na conexão com troca de aeroporto é complicado

A pior coisa numa viagem é a ida para o aeroporto — e ao fazer conexão em num segundo aeroporto, você arranja uma segunda ida para o aeroporto no meio da sua viagem!

Como evitar esse erro?

Pesquise mais — ou passe uma noite na cidade de conexão

Não aceite itinerário com troca de aeroporto. Confira como é o percurso em outras cias. aéreas. A economia não vale o trabalho e o stress, acredite.

Se não tiver outro jeito, interrompa a viagem na cidade da conexão. Passe uma noite na cidade, e no dia seguinte dirija-se normalmente ao aeroporto da conexão.

Erro 3 | Vôos muito cedo, só em último caso!

Este erro a gente comete na melhor das intenções: marcar vôos para de manhã cedíssimo.

Por que fazemos isso? Porque queremos aproveitar o dia de viagem ao máximo. Para que passar o início da manhã na cama quando podemos já estar na sala de embarque?

O problema é que essa decisão tem efeitos colaterais inesperados. O primeiro é que, ao querer ganhar o dia, a gente acaba perdendo a noite anterior. A gente dorme mal, preocupado em acordar às 3 ou 4 da manhã. Será que o táxi vai aparecer? Será que vai ter Uber?

Sim, porque um pouco antes disso a gente descobre que para ir ao aeroporto de madrugada não existe nenhum meio de transporte em conta. Ou seja: às vezes aquela economia que você fez ao escolher esse vôo cedo já vai embora no táxi que você vai ter que pegar.

Sem falar que o seu organismo sente. Quando você vai para a Europa durante a vigência do horário de verão, são 5 horas de diferença de fuso. Acordar às 3 da manhã no horário local significa acordar às 10 da noite no seu relógio biológico. É exigir demais do corpo — e abrir a porta para uma gripe ou um problema intestinal.

E se não der para evitar essa situação?

Durma num hotel próximo ao aeroporto

Caso seja incortornável — você precise mesmo pegar esse vôo cedíssimo, sem outra alternativa –, então durma num hotel próximo ao aeroporto.

Todo aeroporto que se preza tem vários hotéis nos arredores — a maioria deles, padrão 3 estrelas. E olha que prático: todos costumam oferecer transporte de/para o aeroporto para seus hóspedes.

Para você não perder nada do seu dia, faça o seguinte:

  • Faça check-out do seu hotel na cidade
  • Deixe as malas no depósito do hotel (todos farão isso de graça por você)
  • Faça todos os passeios que você tinha programado para o dia
  • Faça sua refeição noturna — jantar ou lanche — mais cedo, lá pelas 18h30/19h
  • Passe no seu hotel, retire a sua bagagem e aproveite o transporte público para o aeroporto
  • Pegue o transporte do aeroporto para o seu novo hotel, faça check-in e confira os horários de transporte durante a madrugada de volta para o aeroporto

Garanto que o vôo da madrugada vai ficar bem menos sacrificado.

Leia mais:


passagens aéreas erros

321 comentários

Ricardo, Bóia, como estão ? Antes de mais nada vida longa aos dois.
Necessito de um conselho. Em junho do ano que vem eu e minha esposa vamos dar um giro pela Itália e Espanha. Dentro dos meios de locomoção estão Easyjet, Ryanair e Aireuropa. Só bagagem de mão. Sabemos que nas lowcost tudo é pago, mas gostariamos de saber se devo ter algum cuidado em especial no momento da compra dos bilhetes. Por exemplo alguém aqui falou que o checkin on line da Ryanair é obrigatório e ela não avisa. Dicas deste tipo.
Por exemplo a jetSMART trocou meu voo de Santiago para Calama dois dias antes da viagem. A gente fica com um pé atrás.
Desde já agradeço.
Feliz Natal e um excelente 2020 !

    Olá, Rodinei! Acredito que o check-in online seja obrigatório em todas as low-costs. Se a Ryanair não avisa é porque já é o normal.

Vou para minha primeira viagem internacional e estou mega preocupada com a conexão . Estou de pacote para Cuszco com conexão em Lima. Vou ficar 4 horas lá . Gostaria de saber o passo a passo . Onde tenho que ir primeiro ? Tenho que pegar a bagagem ou ela já vai estar no segundo voo? Tenho que ir à imigração por conta desta conexão ??!

    Olá, Gisele! Vai ser supertranqüilo, você tem tempo suficiente. Você vai recolher as malas, passar pela imigração e então despachar suas malas novamente num guichê de conexão. Daí é só se dirigir ao portão de embarque do seu novo vôo a Cusco.

    Todas essas instruções são dadas pelos comissários e o pessoal de terra também está totalmente acostumado com marinheiros de primeira viagem, não há por que se preocupar.

Acho que você pode verificar os sites da Emirates, Ethiopian e Qatar. Quanto ao jet lag (o que você sente por causa dos fusos horários é horas de vôo), acho que uma parada é desnecessária, vá até seu destino final normalmente e depois pegue leve nos primeiros dias para se adaptar ao novo horário. Eu já vim para a Ásia várias vezes a partir do Brasil, o que mais funciona para mim é imediatamente seguir o ciclo de luz do dia, acordando de manhã e tomando sol, e a noite tomar um comprimido de malatonina antes de ir para a cama. No pior dos casos em 4 dias você está adaptado.

Olá, emiti bilhetes internacionais , sendo que o nome de minha esposa é maria aparecida da silva Rodrigues , eu posso colocar somente Maria A. S. Rodrigues ou tem que ser por extenso? Mas neste caso o nome dela não sai inteiro no bilhete? Grato

Olá gostaria de saber se vc pode me ajudar tirando uma dúvida.
Qdo estou indo da Índia para belo Horizonte passamos por guarulhos…como saber se minhas malas vão direto para BH ou se tenho q pegar as malas em Guarulhos.
Outra dúvida é qto a quantidade de malas e o peso delas.
Ficarei muitoooo grata se vc puder me ajudar
Obrigada

    Olá, Fernanda! Você pega as malas em Guarulhos, passa pela alfândega e redespacha para Belo Horizonte no guichê de conexões. Já a quantidade de volumes e o peso vão depender do tipo de passagem que você comprar. Verifique as opções ao pesquisar.

Ricardo, posso abandonar o segundo voo de conexão internacional?? Tenho um voo para Santiago, com conexão em Lima, mas pretendo ficar em Lima e não embarcar para Santiago. Detalhe: só vou levar bagagem de mão.

    Olá, Pedro! Quem responde é a Bóia. Se houver uma passagem de volta no mesmo localizador, você perde a reserva e terá que pagar diferença tarifária. Se for só ida, sem bagagem despachada, na prática não tem problema.

Bom dia!!
Ano que vem, estou indo para a Europa (Portugal, Espanha e Itália). Estava pensando em comprar a passagem com a chegada em Portugal e volta pela Itália, e realizar o deslocamento entre os países de trem. será que vale a pena ou é melhor comprar com vários destinos ou stopover?
Obrigada!

    Olá, Karla! Portugal não tem boas ligações de trem para nenhum país. E a Itália e a Espanha estão muito longe para ir de trem. Compre uma multidestinos com ida Brasil-Itália, trecho(s) intermediário(s) Itália-Espanha-Portugal e volta Portugal-Brasil. Compare também com uma ida Brasil-Itália com volta Portugal-Brasil e trechos intermediários comprados à parte.

Olá, boa tarde! Tenho uma dúvida sobre compra de voo (apenas ida). Atualmente estudo em Portugal e, após o término, pretendo voltar para o Brasil em definitivo. Porém, as passagens saindo de Lisboa estão caríssimas, mas em compensação, saindo de outros lugares da Europa está mais em conta. É possível voltar ao Brasil saindo de outro país da Europa? Não sei se teria algum problema com a imigração. Alguém já passou por essa situação? Desde já agradeço por qualquer ajuda.

Olá, boa noite. Meus pais compraram (sem nos avisar) passagens para Miami, saindo de Vitória para São Paulo, com troca de aeroporto Congonhas-Guarulhos, com super pouco tempo chegam em Congonhas as 21h e o voo sai 00:15 em Guarulhos. Estamos com medo que eles percam a viagem e não sabemos o que fazer. Obrigada.

    Olá, Sabrina! Se não for possível trocar o primeiro vôo para Guarulhos, tente ao menos antecipar o vôo a Congonhas.

Alguém consegue explicar porque as passagens para Europa, por exemplo, Dublin, ida e volta, da LATAM custam R$4.000 a R$6.000 e pela Bristish ou Iberia ou Air France custam de R$3.000 a R$3500??? Um absurdo descomunal da LATAM, e fiz essa cotação no saite LATAMPASS do qual sou associado!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito