P’rt’gall: âj sèt’ mârâvílhâj

Mosteiro de Alcobaça. Foto: Arnaldo Interata

Se você, como eu, não conseguia entender como o suíço Bernard Weber conseguiu reunir 40 mil pessoas no estádio da Luz, em Lisboa, para assistir ao anúncio das 7 Novas Maravilhas do Mundo, eu explico.

É que, além das apresentações de Mariza, Carlos do Carmo e Rui Veloso, havia uma eleição paralela a capturar as paixões portuguesas: a escolha das 7 Maravilhas de Portugal, que foram anunciadas um pouquinho antes das 7 Novas Maravilhas do Mundo.

Entre as vencedoras, três fazem parte do roteiro básico de todo brasileiro em Portugal: a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos e o Palácio da Pena, em Sintra.

Outras três podem ser visitadas na carona do Arnaldo: os Mosteiros de Alcobaça (cujas fotos, surrupiadas do Fatos & Fotos de Viagem, ilustram este post) e da Batalha, e o Castelo de Óbidos.

A sétima maravilha pode ser visitada facilmente a partir do Porto: é o Castelo de Guimarães.

Mas sabe do que eu gostei mais? Da lista dos 14 finalistas que não conseguiram se eleger. Não porque ache que alguns deles merecessem figurar entre os vencedores (não tenho autoridade nenhuma no assunto), mas porque a lista é altamente inspiradora.

Quais desses desvios você vai querer incluir no seu próximo tour português?

Castelo de Almourol

Castelo de Marvão

Convento de Cristo, em Tomar

Convento de Mafra

Fortaleza de Sagres

Fortificações de Monsaraz

Igreja de São Francisco, no Porto

Torre dos Clérigos, no Porto

Paço Ducal de Vila Viçosa

Palácio de Mateus

Palácio de Queluz

Ruínas de Conímbriga

Templo Romano de Évora

Universidade de Coimbra

inesemorta450.jpg

52 comentários

Estou morando em Portugal ha alguns meses e devo citar um lugar incrível que não vi mencionado até agora: a ilha das Berlengas. É um pedaço do paraíso!!!! Para chegar lá basta pegar um barco de Peniche (custa cerca de 20 euros ida e volta), o trajeto pode ser tenso porque o mar é bem agitado, mas vale cada segundo de enjôo, heheh…
A ilha tem apenas um restaurante, um hostel (que é um antigo forte renovado) e uma área de campismo. De resto, só a praia, a área de preservação ambiental e grutas pra explorar de barco ou fazendo mergulho.
Não fui no auge do verão, mas dizem que em julho/agosto fica lotada (e a ilha tem um limite de visitantes por dia).

Pra quem ainda não se convenceu:
http://vidadeturista.cscm-lx.pt/wp-content/uploads/sites/9/2013/05/3a4f8acb09aebdca19b2ba6cf40fdb9f.jpg

Ricardo,

Estava lendo os comentários acima e ninguém comentou sobre Aveiro _ “a Veneza portuguesa”, que ficá à 80km do Porto. A cidade é uma gracinha, cheia de canais e famosa pelos deliciosos Ovos Moles. No parte central da cidade tem o Museu Sta Joana Princesa, com a igreja mais bonita que já vi. E a entrada é franca!!! As casas listradas, tradicionais dos pescadores na Costa Nova do Prado (10km de Aveiro)também valem a visita. É um bate-volta imperdível!!!

Alguém esteve em Paraty recentemente? Vou aproveitar os dias lindos que virão e seguirei para lá na próxima quinta, dia 20/08, e volto domingo, dia 23. Saindo a passeio de barco há restaurante em alguma ilha onde se possa parar e comer um bom peixe? E na cidade, voces conhecem bons restaurantes?

    Pergunte ao barqueiro se o Êh-Lahô (tel. 24/3371-2253), na ilha do Catimbau, ainda está funcionando (a Marinha estava encrencando com os restaurantes de ilhotas).
    http://culinariacomgosto.blogspot.com/2008/07/restaurante-eh-lah-ilha-do-catimbau.html

    Se não funcionar mais, tente o Hiltinho da Ilha do Algodão, que é um clásico.
    http://www.barcoupe.com/ilha.htm

    Na cidade eu e (a ala gormet da) torcida do Flamengo gostamos do Banana da Terra, que sempre arruma um jeito de pôr nos pratos o ingrediente que lhe dá nome.

    Gosto também do Bartholomeu (que fica ao lado do Banana da Terra), do Thai Brasil e dos PFs do Vagalume.

    Na minha última passada, comi uma moqueca muito boa no Porto da Pinga, que é mais bar do que restaurante.

    Mas restaurante bom é o que não falta na cidade: examine o cardápio durante o footing e escolha o que mais lhe apetecer…

Riq,

Há uma semana troquei meu destino de férias e volto quase à estaca zero na programação. Depois de pesquisar um bocado, montei Portugal em 12 dias (06 a 17/setembro) do centro ao sul, e gostaria de sua opinião, pois já conheço um pouco de Lisboa, Sintra, Óbidos, Nazaré, Fátima e Porto.
Lisboa (2 dias)
Cascais, Guincho, Estoril (1 dia)
Sintra (1 dia)
Alcobaça, Batalha e Tomar (1 dia)
Évora (1 dia com pernoite)
Praias Algarve, ficando em Albufeira (3 dias)
Volta pra Lisboa por Vila Nova de Milfontes e Porto Covo
Lisboa (2 dias)

O transporte seria carro alugado entre o terceiro e antepenúltimo dia.
Minhas maiores dúvidas são sobre onde ficar no Algarve; se Tomar não mereceria um dia inteiro; e sobre o meio de transporte. Será que vale a volta de carro do Algarve a Lisboa?
Seu puder opinar, agradeço imensamente.
Um abraço,
Sheila

    Sheila, se você quiser dedicar um dia inteiro a Tomar, pode fazer Guincho e Cascais na volta de Sintra, no meio da tarde.

    A Sylvia é fã de Albufeira, que eu sei. Estando de carro, é melhor devolver em Lisboa, sim.

    Dixe-me botar uma pulguinha sua orelha: os portugueses com quem falo não costumam se entusiasmar com o Algarve, não. Acham muito construído e muito adaptado ao gosto alemão e inglês.

    Ao mesmo tempo, todos falam maravilhas do Alentejo, que é a região da vez. Dê uma pesquisadinha em Marvão, Monsaraz, Nisa e redondezas. Você pode fazer tudo a partir de Évora.

    Este site tem muitas sugestões de passeios e atividades no Alentejo:
    http://www.lifecooler.com/CanalAlentejo/

    Mas o meu sonho de consumo é fazer, de carro, este roteiro que uma operadora inglesa faz de bicicleta:
    http://www.easyridertours.com/site/self-guided/portugal-colors-of-the-alentejo.html

    Riq,
    A dica da rota do passeio de bike é muito legal. Me pareceu um pedacinho da Provence em Portugal, claro que com um contorno cultural diferente. Mas as paisagens bucólicas e a proximidade entre as cidades são realmente uma rota tentadora. Reavaliarei meu roteiro agora com algumas pulgas colocadas por vc na minha orelha…;)
    Depois de pesquisar mais um pouco voltarei com notícias.

ha ha adorei! bem copiei esse link tb, riq!!! muito obrigada!!! acho que rola um preconceito qto a cidade pelos meus amigos viajandões….dos tempos de faculdade é claro!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.