Férias no Brasil: como fugir da chuva

Mundaú, Ceará -- sem chuva de julho a dezembro

Mais uma vez o verão começou bastante chuvoso no Sudeste (e de quebra trouxe essa tragédia da Serra fluminense, que abalou o Brasil inteiro). Antes disso, a primavera já tinha trazido frio e tempo feio à região. O que está acontecendo? O clima realmente enloqueceu? Nada disso. Por estas bandas entre Rio, São Paulo e Minas o normal é as primaveras serem frias e cinzentas e os verões, chuvosos. Só que todos os anos nos esquecemos disso, porque temos na cabeça uma noção romanceada das estações — que podem valer nos climas temperados, mas não correspondem à vida real dos trópicos.

Em outras partes do Brasil, no entanto, o que define as estações é realmente o clima, não o calendário. O nordestino sabe que o seu inverno começa em março ou abril. O paraense celebra a chegada do verão em junho; o cearense e o tocantinense, em julho. Se São Paulo ficasse na Ásia, isso que conhecemos por verão se chamaria “monções”. Você marcaria uma viagem para a praia durante as monções?

Veja a seguir as melhores épocas para viajar pelas diversas regiões do Brasil com probabilidade de menos chuva.

Litoral do Sudeste

A virada do ano e janeiro costumam ser bastante chuvosos. Quem aposta em fevereiro na praia normalmente se dá um pouco melhor. A elevada umidade da época – a mesma que provoca as enxurradas do fim de tarde – pode fazer com que frentes frias (vindas do sul) e zonas de convergência tropical (vindas da Amazônia, via Brasil Central) estacionem na região. O Espírito Santo registra os verões mais ensolarados do Sudeste (mas este ano, como se viu, também começou debaixo d’água). O clima mais gostoso para viajar só começa quando as férias escolares acabam: o outono oferece dias secos e quentes e noites agradáveis. Essas condições costumam continuar inverno adentro – prejudicadas apenas por uma ou outra frente fria (que no meio do ano passam mais rapidamente do que no início). É por isso que todos os anos as tevês mostram reportagens de praias lotadas no Rio no meio do ano (agosto é o mês mais seco do por lá). Na primavera as frentes frias são mais freqüentes e não é raro termos a sensação de passar mais frio – ou pelo menos um frio mais prolongado – do que no inverno. Veredicto: recupere-se das chuvas de verão descendo à praia nos fins de semana ensolarados do outono.

Sul

Não difere muito do tempo no Sudeste: verões úmidos com pancadas de chuva no fim da tarde e frentes frias preguiçosas; outonos secos, primaveras chuvosas. O inverno é mais seco em Santa Catarina do que no Rio Grande, onde julho e agosto são bastante úmidos. As temperaturas são sensivelmente mais baixas do que no Sudeste, então praia no inverno (e no início da primavera) é só para olhar, mesmo. Veredicto: o outono em Santa Catarina é perfeito: quem resolve pegar praia por lá entre o Carnaval e a Páscoa dificilmente perde a viagem (e de quebra não enfrenta os problemas do trânsito no verão).

Norte da Bahia ao Rio Grande do Norte

O verão da faixa leste do Nordeste corresponde totalmente ao que sonhamos para a estação: dias predominantemente ensolarados e bastante quentes. Eventualmente zonas de convergência tropical vindas da Amazônia podem nublar alguns dias (ou mega frentes frias do Sudeste podem chegar à Bahia), mas são eventualidades que justificam reclamações expressas a São Pedro. Basta abril chegar, porém, para “invernar”. O grosso das chuvas vai até junho ou julho. O estio volta a predominar em agosto, e entre outubro e dezembro é registrado o tempo mais firme, com chuvinhas rápidas e espaçadas. (Mas atenção: para o Sul da Bahia, veja mais abaixo) Veredicto: se você não quer passar o Réveillon e as férias de janeiro na chuva, já sabe aonde ir.

Ceará ao Maranhão

No litoral brasileiro voltado para o norte o verão começa mais cedo: julho já tem sol garantido todos os dias. Os meses mais esturricantes são de setembro a dezembro – conhecidos no Ceará como “os meses bró”. O segundo semestre é também a época mais ventosa, atraindo legiões de praticantes de kite e windsurfe. A partir de janeiro o inverno pode chegar a qualquer momento (ou não chegar nunca, em anos de seca brava). A época mais chuvosa, segundo o caderninho, vai de março a maio. Veredicto: prefira esta região para as férias de julho. Entre julho e agosto, pegue as lagoas cheias nos Lençóis Maranhenses.

Amazônia

A Região Norte tem duas estações: a chuvosa e a seca (que também poderia ser chamada… menos chuvosa). A época das chuvas começa em dezembro e vai até maio – e tem o seu encanto para os turistas, sim, porque é nas cheias que os igarapés e igapós são mais navegáveis. O verão amazonense começa em junho. As águas vão baixando e revelam as praias de rio lá por agosto. Veredicto: lembre-se de ir a Alter do Chão entre setembro e outubro.

Interior do Sudeste e Centro-Oeste

O verão é chuvoso, mas tanto o outono quanto o inverno têm tempo firmíssimo, dificilmente abalado pela chuva ocasional trazida pelas frentes frias que trafegam pela faixa litorânea. De abril ao fim de setembro, você não precisa levar guarda-chuva para as cidades históricas de Minas, as termas do Rio Quente, as Chapadas dos Veadeiros, dos Guimarães (e a Diamantina também, que está quase no Cerrado), o Jalapão, Pantanal e Bonito (mas aqui as águas dos rios cristalinos estarão bastante frias). Veredicto: no meio do ano, o sol sempre brilha no meião do Brasil.

Sul da Bahia

As regiões de Ilhéus e Porto Seguro têm chuvas bastante bem distribuídas ao longo do ano. Isso significa que você provavalmente vai pegar sol e chuva em qualquer época. Acredite, é uma vantagem: os verões costumam ser bem menos chuvosos que os do Sudeste, e naqueles meses de “inverno” no Nordeste mais para cima, a região sempre é uma aposta melhor. Veredicto: faça chuva ou faça sol, não deixe de ir.

Tira-teima

Está na dúvida sobre algum lugar específico? O lugar mais fácil de consultar é o site do Jornal do Tempo, que usa informações da Somar Meteorologia. Pesquise a previsão dos próximos dias no destino desejado e, quando a previsão carregar, role até o pé da página: lá você vai encontrar um gráfico de temperatura e precipitação mês a mês.

Originalmente publicado na minha página Turista Profissional, que sai toda 3a. no suplemento Viagem & Aventura do Estadão.


Onde pegar praia, mês a mês


Guias de praias: Brasil


Guias de praias: caribe

173 comentários

Estou com viagem marcada para a última semana de novembro deste ano para Porto Seguro e gostaria de saber como fica o tempo nessa época. Muito sol?

    Olá, Carla! As chuvas são bem distribuídas ao longo do ano.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito