Guia de Arraial do Cabo dicas

PRAIÔMETRO | Descubra praias sem chuva mês a mês

Pesquisa & infográficos | Mariana Amaral

Como aproveitar praias sem chuva no Brasil e no Caribe?

O melhor é saber antecipadamente se na época em que você quer viajar aquela praia linda do nordeste vai estar debaixo de chuva ou se vai estar te esperando ensolarada. Encontre aqui o histórico de chuvas mês a mês em praias no Brasil e no Caribe – são mais de 40 destinos.

Os gráficos estão montados em ordem decrescente de precipitação pluviométrica, que é o jargão meteorológico para chuva.

Até 50 mm no mês é garantia de praias sem chuva e férias sequinhas.

Até 100 mm, eventuais chuvas não incomodarão. Entre 100mm e 200mm, não dá para reclamar com São Pedro se chover um pouco. Acima de 200 mm? Eu escolheria outra praia. Sempre tem alguma com tempo seco!

Fique atento, porém, às pegadinhas de cada mês, em que eu explico alguns detalhes que não aparecem nos gráficos.

Bom proveito!

Praias sem chuva em janeiro

melhor-praia-brasil-caribe-janeiro

Janeiro: Nordeste e Caribe estão igualmente recomendáveis nesta época. Chove na Rio-Santos e Santa Catarina é uma loteria.

Pegadinhas: tem ondas em Noronha; o mar não está calminho como nos postais. No Caribe espere noites fresquinhas e água um pouco fria. Pode fazer frio em Miami. Note que o Ceará já está tão úmido quanto a Bahia — não dá mais para ter certeza daqueles dias 100% ensolarados do segundo semestre.

Melhores praias em janeiro: Veja onde ir para não pegar chuva no Brasil e no Caribe em janeiro.

Praias sem chuva em fevereiro

melhor-praia-brasil-caribe-fevereiro

Fevereiro: situação bastante parecida com janeiro; mas já aumenta um pouco a precipitação no Nordeste inteiro. O Ceará entra na época chuvosa.

Pegadinhas: as mesmas de janeiro. Ondas em Fernando de Noronha, possibilidade de frio em Miami, água mais para fria no Caribe.

Melhores praias em fevereiro: aonde ir em fevereiro para não pegar chuva na praia, no Brasil e no Caribe.

Praias sem chuva em março

melhor-praia-brasil-caribe-marco

Março: Caribe sequíssimo, Nordeste se encaminhando para a estação das chuvas (Ceará superando Ubatuba no posto de mais chuvoso). O Rio de Janeiro tem o mês mais seco do verão.

Pegadinhas: quanto mais para o fim do mês, mais interessante fica a aposta em Santa Catarina — o tempo normalmente vai firmando, e o clima ainda está quente.

Melhores praias em março: onde não pegar chuva no Brasil e no Caribe em março.

Praias sem chuva em abril

melhor-praia-brasil-caribe-abril

Abril: Ah, o outono! No Brasil o outono significa (1) inverno no Nordeste e (2) veranico no Sudeste e em Santa Catarina. Época de fazer a Rio-Santos, aproveitar praias sem chuva nem engarrafamento em Santa Catarina. O Caribe continua em forma.

Pegadinha: deixe para ir ao Caribe depois da Páscoa, quando encerra a alta temporada e os preços caem.

Melhores praias em abril: onde não pegar chuva na praia em abril, no Brasil e no Caribe

Praias sem chuva em maio

melhor-praia-brasil-caribe-maio

Maio: Caribe, Santa Catarina e Rio finalmente dão as boas-vindas às praias da Rio-Santos no rol das sequinhas. O Nordeste pode estar debaixo d’água; fique pelo sul da Bahia (que tem a fama, injustíssima, de ser chuvoso nessa época!)

Pegadinhas: já pode esfriar em Santa Catarina. Punta del Este começou a hibernar definitivamente depois da Páscoa e assim permanecerá até o Natal. Punta Cana tem mais chuvas do que o normal.

Melhores praias em maio: veja onde escapar chuva em maio no Brasil e no Caribe

Praias sem chuva em junho

melhor-praia-brasil-caribe-junho

Junho: situação mais ou menos inalterada desde maio. Note que o Ceará deixa a zona da trovoada e se encaminha para o seu verão. No Caribe, San Andrés e Bahamas já ultrapassam a barreira dos 200mm.

Pegadinha: já está frio no Sul, gelado em Punta del Este. Em Punta Cana, a chuva de junho costuma se concentrar no início do mês.

Melhores praias em junho: praias para não pegar chuva em junho no Brasil e no Caribe

Praias sem chuva em julho

melhor-praia-brasil-caribe-julho

Julho: as férias do meio do ano serão mais secas no Caribe do que no Nordeste — a não ser que você vá para o Ceará, onde o verão já começou.

Pegadinhas: não pense em pegar praia no Sul ou em Punta del Este; por mais firme que o tempo esteja, não vai dar. No eixo Rio-São Paulo, o mar vai estar frio e os dias, debaixo do sol, agradáveis.

Mas se aparecer uma frente fria, vai ser fria de verdade (e não apenas chuvosa). Oficialmente, já é temporada de furacão no Caribe, mas os primeiros a visitar a região só aparecem mesmo em agosto.

Melhores praias em julho: praias para escapar da chuva em julho, no Brasil e no Caribe

Praias sem chuva em agosto

melhor-praia-brasil-caribe-agosto

Agosto: o Ceará inicia seus meses sequississíssimos, e o Nordeste começa a sair da zona de trovoadas. Fernando de Noronha inicia a dupla de meses perfeitos, com tempo seco e mar flat.

O sul da Bahia continua interessante (notou que as chuvas são bem distribuídas o ano inteiro por lá?). No Caribe, prefira os destinos sem risco de furacão: Aruba, Los Roques, Curaçao, Barbados.

Pegadinha: não conte com praia no Sul e em Punta del Este; os destinos rajadinhos são os que têm risco de furacão.

Melhores praias em agosto: veja aonde ir para não pegar chuva na praia em agosto, no Brasil e no Caribe

Praias sem chuva em setembro

melhor-praia-brasil-caribe-janeiro

Setembro: O Caribe entra na sua estação mais chuvosa, e ainda por cima com risco de furacão (nos destinos rajadinhos). Noronha está no cúmulo dos píncaros do auge. O Nordeste vai entrando inteiro no verão. A primavera do Rio é mais seca do que a de São Paulo.

Pegadinha: ainda não conte com entrar n’água em Santa Catarina.

Melhores praias em setembro: aonde ir em setembro para não pegar praia com chuva.

Praias sem chuva em outubro

melhor-praia-brasil-caribe-outubro

Outubro: o Nordeste vai tomando seu posto de melhor destino brasileiro de praia no verão — enquanto o Caribe vive seus dias mais chuvosos (e ainda dentro da temporada de furacões, nos destinos rajadinhos).

Pegadinha: Punta del Este? espere até o Natal.

Melhores praias em outubro: encontre destinos de praias sem chuva em outubro, no Brasil e no Caribe

Praias sem chuva em novembro

melhor-praia-brasil-caribe-novembro

Novembro: já pro Nordeste! O Caribe também começa a ver a chuva arrefecer (mas tecnicamente ainda é época de furacão nos rajadinhos).

Pegadinha: neste mês a chuva em Angra acompanha a do Rio, não a de Paraty (me surpreendi).

Melhores praias em novembro: onde pegar praia sem chuva em novembro no Brasil e no Caribe.

Praias sem chuva em dezembro

melhor-praia-brasil-caribe-dezembro

Dezembro: excelente para Nordeste e Caribe; o Sudeste se encaminha para o padrão mais chuvosinho do verão (Rio-Santos já dá sinais daquele Réveillon molhado).

Pegadinha: no Caribe as noites vão estar agradáveis mas a água estará mais para a friazinha.

Melhores praias em dezembro: encontre destinos de praia sem chuva em dezembro no Brasil e no Caribe.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Fontes: World Meteorological Organization (Cancún, San Andrés, Cidade do Panamá, Grand Cayman),Weather.com (Punta Cana, St. Maarten, Curaçao, Cartagena, Nassau, Miami, Barbados, Punta del Este), The Weather Network (Varadero), World Weather Travellers Guide (Aruba), World Weather Online (Los Roques, Turks & Caicos), Jornal do Tempo (Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió, Aracaju, Praia do Forte, Salvador, Maraú, Itacaré, Porto Seguro, Prado, Itaúnas, Vitória, Búzios, Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Paraty, Ubatuba, São Sebastião, Ilha do Mel, Balneário Camboriú, Florianópolis, Garopaba, Torres, Fernando de Noronha)

    176 comentários

    Li muito no site sobre maragogi, e até agora tinha a ideia de que em agosto/setembro não era época de chuvas, mas no praiometro aponta muita chuva neste período. Gostaria de confirmar se a ida para o Salinas de Maragogi é um bom negócio entre agosto e setembro. Abs/Guilherme

      Olá, Guilherme! Os meses em que Maragogi passa dos 200 mm são de abril a julho.

    Bom dia

    Desculpe-me mas poderia por favor me explicar as cores dos gráficos,o que representa as cores amarelas, a lilás e a riscada lilás e branca.
    Agradeco muito e adoro voces

      Olá, Claudia! Amarelo é destino nacional, lilás é destino internacional, bloco rajadinho é risco de furacão.

    OLá. Vi que Búzios há baixa incidência de chuvas em agosto, mas minha dúvida é: como é a temperatura da água neste período Melhora ou é sempre geladíssima por lá (Búzios e Arraial). Obrigada

      Olá, Elisandra! A temperatura da água é fria na região o ano inteiro.

    Não achei a legenda dos desenhos. Pretendo ir a Fortaleza e Jericoacora em maio. Como fica o tempo? Qual seria boas opções para este mês de maio em relação a praias? Já conheço Maceió, Natal e Porto de Galinhas e Porto seguro.

      Olá, Ana! O item Fortaleza está presente em todas as tabelas. Existe uma tabela do mês de maio.

    Não achei nenhuma praia (muito) próxima a Marataizes/ES no praiometro. Estou querendo ir passar o feriado de Corpus Christi (final de maio/inicio de junho) por lá. Alguma recomendação?
    Grato!

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito