PRAIÔMETRO | Chuva mês a mês em 42 praias do Brasil e Caribe

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

São Miguel dos Milagres, Alagoas

Pesquisa & infográficos | Mariana Amaral

Pronto. Agora você já tem onde olhar para determinar onde vai pegar seu bronze. Pesquisamos o histórico de chuvas em mais de 40 destinos praianos no Brasil e no Caribe. (Antes que você fale: sim, eu sei, a Cidade do Panamá não tem praia, mas é escala de muita gente que vai ao Caribe, então já vai na carona.)

Os gráficos estão montados em ordem decrescente de precipitação pluviométrica, que é o jargão meteorológico pra chuva. Até 50 mm no mês é garantia de férias secas. Até 100 mm, eventuais chuvas não incomodarão. Entre 100mm e 200mm, não dá para reclamar com São Pedro se chover um pouco. Acima de 200 mm? Eu escolheria outra praia. Sempre tem alguma com tempo seco!

Fique atento, porém, às pegadinhas de cada mês, em que eu explico alguns detalhes que não aparecem nos gráficos.

Bom proveito!

Leia também:

Estação de chuvas no Nordeste e no Caribe: chove sem parar ou só um pouco?

Praiômetro: janeiro

JANEIRO: Nordeste e Caribe estão igualmente recomendáveis nesta época. Chove na Rio-Santos e Santa Catarina é uma loteria.

Pegadinhas: tem ondas em Noronha; o mar não está calminho como nos postais. No Caribe espere noites fresquinhas e água um pouco fria. Pode fazer frio em Miami. Note que o Ceará já está tão úmido quanto a Bahia -- não dá mais para ter certeza daqueles dias 100% ensolarados do segundo semestre.

Praiômetro: fevereiro

FEVEREIRO: situação bastante parecida com janeiro; mas já aumenta um pouco a precipitação no Nordeste inteiro. O Ceará entra na época chuvosa.

PEGADINHAS: as mesmas de janeiro. Ondas em Noronha, possibilidade de frio em Miami, água mais para fria no Caribe.

Praiômetro: março

MARÇO: Caribe sequíssimo, Nordeste se encaminhando para a estação das chuvas (Ceará superando Ubatuba no posto de mais chuvoso). O Rio tem o mês mais seco do verão.

PEGADINHAS: quanto mais para o fim do mês, mais interessante fica a aposta em Santa Catarina -- o tempo normalmente vai firmando, e o clima ainda está quente.

Praiômetro: abril

ABRIL: Ah, o outono! No Brasil o outono significa (1) inverno no Nordeste e (2) veranico no Sudeste e em Santa Catarina. Época de fazer a Rio-Santos, aproveitar o litoral catarinense sem chuva nem engarrafamento. O Caribe continua em forma.

PEGADINHA: deixe para ir ao Caribe depois da Páscoa, quando encerra a alta temporada e os preços caem.

Praiômetro: maio

MAIO: Caribe, Santa Catarina e Rio finalmente dão as boas-vindas às praias da Rio-Santos no rol das sequinhas. O Nordeste pode estar debaixo d'água; fique pelo sul da Bahia (que tem a fama, injustíssima, de ser chuvoso nessa época!)

PEGADINHAS: já pode esfriar em Santa Catarina. Punta del Este começou a hibernar definitivamente depois da Páscoa e assim permanecerá até o Natal. Punta Cana tem mais chuvas do que o normal.

Praiômetro: junho

JUNHO: situação mais ou menos inalterada desde maio. Note que o Ceará deixa a zona da trovoada e se encaminha para o seu verão. No Caribe, San Andrés e Bahamas já ultrapassam a barreira dos 200mm.

PEGADINHA: já está frio no Sul, gelado em Punta del Este. Em Punta Cana, a chuva de junho costuma se concentrar no início do mês.

Praiômetro: julho

JULHO: as férias do meio do ano serão mais secas no Caribe do que no Nordeste -- a não ser que você vá para o Ceará, onde o verão já começou.

PEGADINHAS: não pense em pegar praia no Sul ou em Punta del Este; por mais firme que o tempo esteja, não vai dar. No eixo Rio-São Paulo, o mar vai estar frio e os dias, debaixo do sol, agradáveis. Mas se aparecer uma frente fria, vai ser fria de verdade (e não apenas chuvosa). Oficialmente, já é temporada de furacão no Caribe, mas os primeiros a visitar a região só aparecem mesmo em agosto.

Praiômetro: agosto

AGOSTO: o Ceará inicia seus meses sequississíssimos, e o Nordeste começa a sair da zona de trovoadas. Noronha inicia a dupla de meses perfeitos, com tempo seco e mar flat. O sul da Bahia continua interessante (notou que as chuvas são bem distribuídas o ano inteiro por lá?). No Caribe, prefira os destinos sem risco de furacão: Aruba, Los Roques, Curaçao, Barbados.

PEGADINHA: não conte com praia no Sul e em Punta del Este; os destinos rajadinhos são os que têm risco de furacão.

Leia mais:

Furacões no Caribe: um balanço

Praiômetro: setembro

SETEMBRO: O Caribe entra na sua estação mais chuvosa, e ainda por cima com risco de furacão (nos destinos rajadinhos). Noronha está no cúmulo dos píncaros do auge. O Nordeste vai entrando inteiro no verão. A primavera do Rio é mais seca do que a de São Paulo.

PEGADINHA: ainda não conte com entrar n'água em Santa Catarina.

Praiômetro: outubro

OUTUBRO: o Nordeste vai tomando seu posto de melhor destino brasileiro de praia no verão -- enquanto o Caribe vive seus dias mais chuvosos (e ainda dentro da temporada de furacões, nos destinos rajadinhos).

PEGADINHA: Punta del Este? espere até o Natal.

Praiômetro: novembro

NOVEMBRO: já pro Nordeste! O Caribe também começa a ver a chuva arrefecer (mas tecnicamente ainda é época de furacão nos rajadinhos).

PEGADINHA: neste mês a chuva em Angra acompanha a do Rio, não a de Paraty (me surpreendi).

Praiômetro: dezembro

DEZEMBRO: excelente para Nordeste e Caribe; o Sudeste se encaminha para o padrão mais chuvosinho do verão (Rio-Santos já dá sinais daquele Réveillon molhado).

PEGADINHA: no Caribe as noites vão estar agradáveis mas a água estará mais para a friazinha.

Fontes: World Meteorological Organization (Cancún, San Andrés, Cidade do Panamá, Grand Cayman),Weather.com (Punta Cana, St. Maarten, Curaçao, Cartagena, Nassau, Miami, Barbados, Punta del Este), The Weather Network (Varadero), World Weather Travellers Guide (Aruba), World Weather Online (Los Roques, Turks & Caicos), Jornal do Tempo (Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió, Aracaju, Praia do Forte, Salvador, Maraú, Itacaré, Porto Seguro, Prado, Itaúnas, Vitória, Búzios, Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Paraty, Ubatuba, São Sebastião, Ilha do Mel, Balneário Camboriú, Florianópolis, Garopaba, Torres, Fernando de Noronha)

Leia também:

Estação de chuvas no Nordeste e no Caribe: chove sem parar ou só um pouco?

Pequeno guia para descobrir sua ilha no Caribe

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email

176 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Anderson
AndersonPermalink

Não achei nenhuma praia (muito) próxima a Marataizes/ES no praiometro. Estou querendo ir passar o feriado de Corpus Christi (final de maio/inicio de junho) por lá. Alguma recomendação?
Grato!

Ana
AnaPermalink

Não achei a legenda dos desenhos. Pretendo ir a Fortaleza e Jericoacora em maio. Como fica o tempo? Qual seria boas opções para este mês de maio em relação a praias? Já conheço Maceió, Natal e Porto de Galinhas e Porto seguro.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana! O item Fortaleza está presente em todas as tabelas. Existe uma tabela do mês de maio.

elisandra
elisandraPermalink

OLá. Vi que Búzios há baixa incidência de chuvas em agosto, mas minha dúvida é: como é a temperatura da água neste período Melhora ou é sempre geladíssima por lá (Búzios e Arraial). Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Elisandra! A temperatura da água é fria na região o ano inteiro.

claudia
claudiaPermalink

Bom dia

Desculpe-me mas poderia por favor me explicar as cores dos gráficos,o que representa as cores amarelas, a lilás e a riscada lilás e branca.
Agradeco muito e adoro voces

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Claudia! Amarelo é destino nacional, lilás é destino internacional, bloco rajadinho é risco de furacão.

vanessa
vanessaPermalink

Eu gostaria de saber se vou pegar tempo bom em Angra dos reis em agosto.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vanessa! É provável.

guilherme
guilhermePermalink

Li muito no site sobre maragogi, e até agora tinha a ideia de que em agosto/setembro não era época de chuvas, mas no praiometro aponta muita chuva neste período. Gostaria de confirmar se a ida para o Salinas de Maragogi é um bom negócio entre agosto e setembro. Abs/Guilherme

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Guilherme! Os meses em que Maragogi passa dos 200 mm são de abril a julho.