Rio de Janeiro

Continua sendo

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Dá para contar nos dedos as cidades do mundo conhecidas por seus slogans. Roma, Cidade Eterna. Paris, Cidade-Luz. Rio de Janeiro, Cidade Maravilhosa. O Rio é Oscar de cenário, direção de arte, casting, (falta de) figurino, roteiro e trilha sonora original.

Tudo o que é feito ao ar livre no Rio tem aparência, gosto, textura e consistência de férias. O carioca pode não se dar conta, mas fazer jogging no calçadão às 6 da manhã é como sair um pouco de férias todos os dias. Tomar um chope depois do trabalho é férias. Num domingo de sol, outras cidades param – mas o Rio entra em férias. É um prazer estar num lugar tão bem equipado para as férias dos seus habitantes.

Quer deixar tudo ainda mais bonito? Chegue pela Ponte Aérea. Um dos shows mais deslumbrantes do planeta, pelo preço de uma passagem de avião.

Quando ir

Não existe época ruim: o Rio é um destino para o ano inteiro.

O verão é quando tudo acontece, e a cidade parece ligada na tomada. Mas a época mais seca vai de abril a agosto – é por isso todo ano você assiste à mesma reportagem na TV da praia lotada num domingo de inverno.

O Réveillon de Copacabana rivaliza em beleza e emoção com o Carnaval. E já há 10 anos o Carnaval não é mais só no Sambódromo: os blocos de rua tomaram conta da cidade inteira.

Nos feriadões, é mais recomendável viajar ao Rio do que aos lugares próximos (Serra, Costa Verde e Região dos Lagos) para onde os cariocas fogem.

Como chegar

O Rio tem dois aeroportos. Um é central – o Santos Dumont, que recebe os vôos da Ponte Aérea e alguns de Belo Horizonte, Brasília, Vitória, Campinas e Porto Alegre. Dali ao Centro você pode levar mais tempo na fila de táxi do que no trânsito. Ipanema está a 13 km.

O aeroporto principal é o Galeão (ou Tom Jobim), que fica na Ilha do Governador, a 25 km de Ipanema. Ali chegam vôos diretos da maioria das capitais brasileiras, além de todos os internacionais.

De ônibus você chegará na recém-reformada rodoviária Novo Rio, situada num pedaço ainda mal-encarado da zona portuária.

De carro são 5 horas desde São Paulo.

Onde ficar

A rede hoteleira do Rio é subdimensionada para a cidade – evite ao máximo viajar sem reserva confirmada. Na Zona Sul, os hotéis de Copacabana costumam ter tarifas mais em conta do que os de Ipanema e Leblon — que são mais caros porque realmente podem: são os bairros mais bacanas da cidade.

Para mim, a localização mais inteligente é o miolinho entre Arpoador e Posto 6 de Copacabana. Ali você pode caminhar a três praias (Ipanema, Arpoador e o posto 6 de Copa, que é o trecho mais gostoso) e está servido pelo metrô (estação General Osório), com acessos por Ipanema (na praça do mesmo nome) e Copacabana (na rua Francisco Sá). Estão neste quadrante o Atlantis Copacabana, o Mercure Apartments Arpoador, o Arpoador Inn, o Adagio (antigo Mercure Ipanema), o Orla, o Rio Design, o Rio Hostel Ipanema, o superbarato Cristal Palace e, por que não, o Fasano e o Sofitel.

Em Copacabana, gosto da localização do Pestana Rio e do Promenade Princess (na região do Baixo Copa), do Premier (em frente ao metrô Siqueira Campos), do Royal e do Ibis Copacabana (que não estão longe do metrô Cardeal Arcoverde).

Meus favoritos em Ipanema são o Ipanema Plaza, o Promenade Visconti e o Mar Ipanema. O Ipanema Inn tem instalações simples e uma boa relação custo x benefício na quadra da praia. Caçadores de pechinchas devem procurar os superbásicos Vermont e San Marco.

No Leblon o Promenade Palladium está a meio caminho entre a rua Dias Ferreira e a praia. O Ritz Leblon também está perto da muvuca dos restaurantes.

Santa Teresa é um pólo de pequenos hotéis de charme (e muitas pousadas para mochileiros gringos).

Indo a trabalho você provavelmente estará bem servido pelo hotéis do Centro (há alguns inclusive próximos ao aeroporto Santos Dumont, como Novotel e Ibis Santo Dumont) e da Barra da Tijuca (para onde muitas empresas têm se transferido).

Leia comentários de leitores sobre 65 hotéis do Rio aqui.

O que fazer

Não faça como os cariocas – suba, sim, aos cartões postais da cidade. Para melhores fotos, vá ao Pão de Açúcar de manhã (o sol iluminando o Cristo) e ao Corcovado à tarde (o poente incidindo sobre o Morro da Urca).
Se não quiser rodar muito, vá direto ao ponto: restaurantes, rua Dias Ferreira no Leblon e Maria Angélica no Jardim Botânico; vitrines, Ipanema (rua Garcia D’Ávila, Praça N. Sra. da Paz); noites cariocas, Lapa. Em Copacabana, confira o Baixo Copa, nas imediações da rua Bolívar.

Para praias mais belas que as da Zona Sul, vá à Prainha (para lá da Barra) e Itacoatiara (Niterói).

O Rio é insuperável nos quesitos música popular e teatro. Os guias saem nos jornais de sexta.

Veja nos posts abaixo uma coleção de sugestões para você aproveitar o Rio.

Rio de Janeiro no Viaje na Viagem

255 comentários

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Oi Valéria. No Rio de Janeiro em Dezembro pode chover, estar nublado, fazer muito sol... É impossível saber! O único que te garanto é que faz calor.

Sueli Casagrande

Ninguém citou a Lapa como ponto turístico.
Gostaria de conhecer e obter algumas dicas.

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sueli! A Rua Mem de Sá, a Rua do Riachuelo e suas transversais nas proximidades dos Arcos da Lapa são um agito só. O Clube dos Democráticos, o Semente e o Carioca da Gema são alguns dos endereços mais célebres.

Danielle
DaniellePermalinkResponder

Seguindo sua dica, reservei o Atlantis.

andrea
andreaPermalinkResponder

Vai ser a primeira vez que vou ao Rio de Janeiro.Só conheço por televisão

Camila
CamilaPermalinkResponder

Vou passar o Carnaval no Rio e, para não gastar com hospedagem, ficarei hospedada na casa de amigos na Barra. Sei que não é a melhor localização, mas independente de alugar carro ou usar táxi, gastarei bem menos com locomoção do que gastaria com hospedagem por conta do período.

Enfim, minha dúvida é: a levar em conta estacionamento, espera/disponibilidade de táxis ou outros fatores para a época do Carnaval, qual a melhor opção, alugar carro ou usar táxis?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camila! Carnaval de carro, no Rio, é loucura. Use ônibus e, eventualmente, táxi.

Karol
KarolPermalinkResponder

Oi,Camila! Sou carioca, moro na Barra, e passo o carnaval aqui há anos, e todo mundo se locomove de ônibus, metrô, etc, até porque no carnaval tem blitz lei seca o dia todo! Dá tranquilamente pra encarar ônibus + metrô até ficando na Barra!

Marianna
MariannaPermalinkResponder

Olá! Vou para o RJ no final de janeiro e estou vendo para se hospedar em Ipanema, próximo a praça General Osório. Gostaria de saber se é um bom lugar para ficar em questão de localização e segurança.

Cris Chame
Cris ChamePermalinkResponder

Olá Mariana! Ipanema é cara e tem menos opções de hospedagem. Já pensou em ficar em Copa próximo às estações de metrô? São muitas as opções para todos os bolsos e você não gasta mais que 10 minutos até a Gal Osório. Além do bônus de estar a poucos passos do calçadão de Copacabana.

Conselho? Hospede-se entre as Ruas Djalma Ulrich e Bolívar para aproveitar o Baixo Copa a pé e use a estação Eugênio Jardim para ir a Ipanema. Metrô é a solução pra quase tudo no Rio.

Marianna
MariannaPermalinkResponder

Olá Cris, obrigada por sua dica. Foi muito válida e consegui alugar um apto. na região que me indicou! wink

Jéssica
JéssicaPermalinkResponder

Olá Marianna.Também estou indo ao rio e estou a procura de um apartamento para temporada. Pode me indicar o que você ficou?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marianna! A praça General Osório é onde fica a estação de metrô de Ipanema. É um ponto muito conveniente, a 10 minutos caminhando de Copacabana, e bem pertinho do Arpoador. O policiamento aumenta no verão.

Paula
PaulaPermalinkResponder

Pessoal, para complementar as dicas do Viaje na Viagem, dêem uma passada no Comer, Dormir e Viajar. Temos dicas sobre o revéillon no Rio. smile
http://comerdormireviajar.wordpress.com

Uzias Junior
Uzias JuniorPermalinkResponder

Boa Noite , Gostaria de Saber a Baixa temporada com passagens Aereas para conhecer o RJ , Sem Perder o que há de Melhor na Cidade Maravilhosa
Obrigado Pela Atenção.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Uzias! O Rio de Janeiro fica mais barato fora dos meses de verão e de férias. O outono é uma época boa para aproveitar a cidade.

Nathan
NathanPermalinkResponder

E ai Bóia, beleza?

Conhece alguma cooperativa ou empresa de táxi confiável no RJ?

Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nathan! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

val
valPermalinkResponder

Bóia, ia responder a pergunta mas o link do perguntódromo leva para Hannover Card

já usei a www.transcoopass.com.br e usei tb um particular com preço melhor: o Marcio Guedes, marciolg@gmail.com

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Obrigada, Val! Consertei o link!

Andrea Raminelli

Os táxis no RJ são bem confiáveis, nunca tive problema, mesmo com aqueles que não são de companhia. Atualmente uso mais o easy táxi, muitas cooperativas estão acabando.

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Desculpa Andrea, sou carioca e posso dizer que os taxis no Rio não são confiáveis. Pode pesquisar que vc vai encontrar diversos problemas de turistas com taxis no Santos Dumont, Galeão e dentro da cidade tb. É preciso tomar muito cuidado ao usar táxis que não são de Cooperativa. O ideal é usar uma das cooperativas citadas aqui ou o Easy taxi. Eu acho o Easy mais prático.

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Sou carioca e só uso o Easy Taxi. É bem confiável. Aqui a maior parte das cooperativas e dos taxistas recusam corridas que eles acham que nao valem a pena. No Easy taxi isso nao acontece. Vale a pena baixar o aplicativo e usar.

Luanna
LuannaPermalinkResponder

Nathan,
Eu uso a central coop (21) 38788880, ou 36222000.
Eles atendem as maiores empresas do rio, como petrobras, vale, etc..são bem sérios
Mas tem a pontual tb que e séria (21) 4003-7696
Boa sorte

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Nathan, eu sempre usei a Copataxi e nunca tive problema. Mas, sinceramente, depois do advento dos aplicativos, pra que cooperativa? Eu já usei o Easy taxi no Rio e me atendeu numa boa.

alcides guarino

Uso os aplicativos Easy taxi e Taxi Beat. Neles vc pode pegar um táxi confiável. Uma cooperativa que é boa é a JB Taxi. Vc deve tomar cuidado com os táxis dos aeroportos e da rodoviária.

Nathan
NathanPermalinkResponder

Alcides,

teria alguma maneira de eu pegar um taxi que nao é do aeroporto quando eu descer no Santos Dumont? Esses táxis de aeroporto são ruins por serem mais caros, né?

Luna
LunaPermalinkResponder

Uso duas aqui no Rio, a JB (2178-4000) e a Tele Urca (3501-0700).

Geralmente uso o Frescão pra ir/voltar do Galeão. Mas quando chego depois da meia-noite, hora que o ônibus pára de rodar, uso a JB. Eles dão desconto de 20% em cima do valor final da corrida, se ela for com origem no Galeão, acontecer em bandeira 2 e paga em dinheiro. Se estiver em bandeira 1, o desconto é 30%.

Vale a pena dar uma ligada e pedir um táxi deles, já mencionando e confirmando o desconto. Geralmente pedem para esperar o táxi programado no embarque dos terminais (tanto o 1 como o 2).

leo
leoPermalinkResponder

Recomendo utilizar o app "easy taxi". É rápido e 100% seguro.

Janú Gomes
Janú GomesPermalinkResponder

Olá, estarei no Rio de 22 à 25 de janeiro. Não gostaria de abrir mão de assistir algum ensaio de escola de samba. E se puder aproveitar para curtir junto, melhor ainda... Alguma dica de escola que receba turista com vontade de sacudir as cadeiras e se anestesiar ao som da batucada?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Janú! Taxistas estão acostumados a levar turistas à Mangueira. A Unidos da Tijuca tem um ensaio animado e mais próximo, muito popular entre o pessoal GLS, que deixa tudo mais animado.

Jeff
JeffPermalinkResponder

Olá Bóia! Pretendo passar uma semana no Rio em Janeiro, pra conhecer a cidade. Além dos tradicionais eventos do Rio, como réveillon e carnaval, me disseram que é o pior mês pra conhecer a cidade, tudo fica mais caro e mais difícil, pois fica lotada de gente, etc, essa informação procede?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jeff! O verão é quando a cidade está mais efervescente, mas também mais quente e mais cheia. Se quiser ir na melhor época, vá entre maio e agosto.

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Abril é uma época boa, pois ainda está quente, mas chove menos. No carnaval a cidade vira um inferno. Só é bom pra quem curte a bagunça do carnaval mesmo....

alcides guarino

Jeff, como qualquer cidade turística, a melhor época é na baixa estação. Sugiro logo após o carnaval, pois ainda está quente e os preços serão mais baixos. o inconveniente é que a cidade estará cheia, e o trânsito estará bem pior do que em janeiro

Amalia Fortes Luce

Ouvi você comentando no rádio sobre cintas para malas personalizadas. Não consegui anotar o site para comprar.Você poderia me informar o site da empresa?
Gosto muito das suas dicas de viagem. Desde já muito obrigado.

Amalia Fortes Luce

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Amalia! Quem responde é A Bóia. O site é http://www.idbag.com.br .

Cyro Ribeiro
Cyro RibeiroPermalinkResponder

O Parque Lage e o Jardim Botânico são dois locais interessantes para visitar no Rio. Ambos tem uma vegetação exuberante, incluindo as altíssimas palmeiras imperiais. O Parque Lage tem uma arquitetura especial italiana (romana) e abriga uma escola de artes visuais. Tudo com uma interessante vista do Cristo Redentor. Vai também a sugestão de almoçar no novo e bem arrumado restaurante Avenca, na rua Pacheco Leão, margeando o Jardim Botânico.

Larissa Castilho

Bom dia! Pretendemos passar a lua-de-mel em Curitiba, PR e somos de Taubaté SP. De carro dá praticamento 8 horas. O que é mais vantajoso: ir de avião e alugar um carro lá ou ir de carro daqui até Curitiba?

Grata.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Larissa! Esse é um post sobre o Rio de Janeiro. Para mantermos o site organizado, por favor, deixe sua pergunta em um post sobre Curitiba. Nosso guia está aqui: http://www.viajenaviagem.com/destino/curitiba

Murilo
MuriloPermalinkResponder

Olá ! Chego no Rio de Janeiro no dia 31/01/2015 (sábado) às 09h30 e preciso ir até a Rodoviária Novo Rio para pegar um ônibus até Paraty. Quanto tempo leva de táxi do Galeão até a Rodoviária no sábado ? A minha volta será num domingo 08/02/2015. O trecho da rodoviária até o Galeão no domingo leva o mesmo tempo ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Murilo! Sem trânsito, levará 20 minutos. Com trânsito, pode levar até uma hora. No domingo o trânsito é improvável, mas no sábado pode haver engarrafamento, sim.

Nathan
NathanPermalinkResponder

E ai Bóia e galera, tudo bem?

Gostaria de dicas de casas noturnas ou baladas legais no RJ. Gosto de Pagode, sertanejo, samba ou funk.

Ah, alguém tem referências do Barra Music pra me passar? Sabem se é bom e bem frequentado? É seguro eu ir de táxi de noite de Copa para lá? Vi no mapa que é perto da cidade de Deus. É mesmo?

Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nathan! Talvez aqui não seja o forum mais apropriado mas, tudo bem, vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

Fabio de Rezende

É perto da Cidade de Deus sim, mas isto não quer dizer muita coisa, pois a maioria dos lugares no Rio é próximo de alguma favela, seja grande ou pequena. O local não é menos seguro por causa disso. A insegurança no Rio não escolhe local, é algo meio generalizado.

Dizer se é bem frequentado ou não é algo muito pessoal. Faz uma busca de vídeos de frequentadores no Youtube que você descobrirá se a frequencia te agrada.

A segurança relacionada ao táxi também é bem relativa. É seguro ir de táxi de Copacabana ao Leblon? O Barra Music só é mais longe....

Use um aplicativo de taxi ou uma grande cooperativa que seus problemas serão minimizados.

Eu particularmente não gosto do local, mas não pelos seus frequentadores ou pelo local, mas sim pelo estilo de musica alvo da casa, mas esse não parece ser o seu problema.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Existe uma enorme ignorância em relação à insegurança no Rio de Janeiro. O Rio tem uma taxa de homicidios muito menor que todas as capitais e principais cidades do Nordeste, que Goiânia, Cuiabá, Belém, Vitória, BH. Inclusive Curitiba e Foz do Iguaçú são mais violentas que o Rio nesse sentido. A taxa de assassinatos en Fortaleza é 4 vezes maior que o Rio, por exemplo. Isso se deve à imprensa em geral, as más notícias no Rio tem muito mais repercussão. Eu conheço paulistanos que tem medo de ir ao Rio, mas passam o Carnaval em Salvador...Me desculpem, mas é muita ignorância!
Não sou cego em dizer que o Rio não tem problemas, mas eu diria que a Zona Sul do Rio em geral, que é onde o turista passeia, é relativamente segura e bem policiada. Nos últimos 10 anos houve uma tremenda evolução nesse sentido, e ao mesmo tempo uma piora radical em outras regiões brasileiras, em especial o Nordeste, infelizmente.

Fabio de Rezende

Você tem toda razão. Rio de Janeiro é a Suiça brasileira. Na vdd a mídia do RJ dá é uma aliviada, já que é amplamente bancada pelo governo e está até o talo envolvida nestes ilusórios programas de pacificação. Violência não é só homicídio. Não vale a pena nem alongar o assunto, seja pq não vale a pena mesmo, seja pq esse não é o intuito do site.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Meu caro, ninguém aqui falou que o Rio é a Suiça nem meteu política no meio. Há duas semanas houve arrastão na Linha Vermelha. Aquí é um blog de turismo, e a sensação de insegurança obviamente afeta os turistas, assim como a falta de informação.
10 ou 15 anos atrás, morando entre Copacabana e Ipanema, eu dormia com o barulho das metralhadoras dos traficantes em guerra do Pavão/Cantagalo. Até granada bandidos jogaram na minha rua, e um amigo estava sequestrado. Andar a noite pelo Posto 6 dava medo, e a Avenida Atlântica de noite era um deprimente desfile de travestis e prostitutas.
Hoje, obviamente não é como andar em Genebra ou Zurique, mas o que eu vejo no Rio (Copa/Ipanema) a noite é muita animação, muitos turistas, muitos estrangeiros, uma cidade internacional. Quiosques com wifi e banheiro, limpos. A prostituição mais discreta e localizada, seu antigo epicentro (Boate Help) agora é um lindo museu quase pronto. Muitas crianças passeando no calçadão da praia a noite. Mais ordem. E faz muito tempo que não escuto o barulho de uma bala! Diversos albergues e bares atendem turistas em favelas antes proibidas. Pro Pavãozinho dá para subir de elevador panorámico direto do metrô.
O que eu quero dizer é que o Rio para turistas melhorou muito nos últimos anos, com exceção do trânsito e das filas para o Corcovado. Claro que falo da Zona Sul e talvez o Centro. Não por elitismo, mas um turista raramente vai à Zona Norte, talvez só para o Maracanã, o Sambódromo e algum ensaio de escola de samba.
Falta muito ainda? Falta! Mas para muita gente, Rio continua sendo sinônimo de violência, e não, sei lá, Porto Alegre. A pesar das estatísticas mostrarem o contrário.
A realidade é essa, a violência no Rio caiu muito (e em SP também), mas infelizmente migrou para outras regiões, principalmente o Norte/Nordeste.
Grande abraço.

Nathan
NathanPermalinkResponder

Olá, Neftali.

Então, queria bater um papo com alguém que mora e conhece bem o RJ. Poderia me passar seu e-mail para eu tirar algumas dúvidas e pedir umas dicas?

Obrigado!

andre
andrePermalinkResponder

Brilhante colocação.
Brasileiro é engraçado, sai daqui para ser assaltado em Paris, mas lá é chic.
O Rio não perdeu por ter deixado de ser a capital do Brasil, o Brasil é que perdeu em ter uma capital como o Rio de Janeiro.

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Bastante ignorante seu comentário. Como o(a) Neftali já respondeu, não preciso me alongar.

Izumi
IzumiPermalinkResponder

Sinceramente, acho que se for de táxi ao Barra music não haverá problemas (aconselho usar um app de táxi) e questão de público isso é bem pessoal. Não sei se vc vem em janeiro/ fevereiro, mas nessa época bomba ensaio de escolas de samba e são bem animados e provavelmente mais próximos da onde vc irá ficar.

Nayara
NayaraPermalinkResponder

Bom, eu já fui ao Barra Music de taxi de copacabana. Saiu meio caro, mas pel horário achamos melhor. No dia, meu marido e o colega dele queriam muito conhecer um funkzao do Rio e acho que não conseguiram o que pretendiam.. era show da Valeska Popozuda e da Preta Gil e a boate parecia boate gay. Eu e a namorada do amigo dele nos amarramos. Achei bem divertido e o lugar, que é enorme, tava com o ar condicionado bombando! Quanto à frequência, achei tudo muito normal lá. Muitos adolescentes, mas muitos adultos tb, de boa. Eu não sou muito fã de boate, mas dependendo do que fosse tocar, eu até iria dd novo.

Fernanda Santos

Boa tarde! Gostaria de indicações de hotel fazenda e/ou resort com boa estrutura para crianças pequenas (1 ano) e que seja no estado do Rio. Obrigado!

Bernardo
BernardoPermalinkResponder

Olá Nathan,

Como alguns já disseram aqui, a frequência se é bom ou rui depende de quem está observando. Eu não sou frequentador assíduo do Barra Mausic mas já fui umas três vezes e me diverti bastante. O legal é ir com uma galera animada e tentar pegar um camarote. O único inconveniente é que ele é fora do roteiro turísitico do Rio e por isso recomendo ir e voltar de táxi. Caso você queira opções mais convencionais pela Barra da Tijuca, vale a pena conferir os bares da Avenida Olegário Maciel ou as boates que ficam na Avenida Armando Lombardi. Como você disse que gosta de funk e sertanejo a mais recomendada seria a boate São Nunca.

Abs

Nathan
NathanPermalinkResponder

Olá Bernardo, tudo certo?

Eu queria muitas dicas sobre a noite no RJ.

Você poderia me passar seu email pra eu tirar umas dúvidas e pegar algumas dicas?

Obrigado!

Nathan
NathanPermalinkResponder

Bom dia, Bóia e galera. Tudo bem?

Gostaria de indicações de quadras de escolas de samba para visitação ou feijoada no sábado? Ah, se possivel, as escolas com acesso mais fácil para quem estará hospedado na Zona Sul ou escolas perto do Maracanã.

Muito obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nathan! Quadras como a da Mangueira, da Portela e do Salgueiro são tranqüilas de visitar. Procure no site/Facebook das escolas detalhes das feijoadas, não é todo sábado que ocorrem. Vá de táxi.

Nathan
NathanPermalinkResponder

E ai Bóia e galera, beleza?

Vou para o RJ esta semana e estou vendo nos portais notícias de arrastões nas praias de lá no último final de semana.

Há alguma precaução ou esquema que podemos fazer para evitar cair nesses arrastões?

Quais praias são mais seguras na Zona Sul?

Valeu!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nathan! A dica é evitar Arpoador e imediações (posto cool no fim de semana, especialmente domingo. Não foram registradas ocorrências no posto 9 ou em Copacabana. Considere no fim de semana praias da Zona Oeste e de Niterói:

http://www.viajenaviagem.com/2011/09/13-praias-no-rio-e-em-niteroi

Nessa
NessaPermalinkResponder

Nathan, evite esses pontos que A Bóia informou e o fim de tarde. Se quiser pegar uma praia em paz, vá cedo e depois almoce num restaurante legal. Ah! e o básico, evite ficar expondo celular, câmera, cordões e relógios.

Camila
CamilaPermalinkResponder

Quanto custa o day-use do Fasano? É verdade que só se consegue com contatos?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camila! Nem sabíamos desse day-se smile

Léo
LéoPermalinkResponder

Galera, alguém que já usou o Uber no Rio pode compartilhar a experiência? Gosto de rodar de metrô mas em determinados programas precisarei do carro e já tive experiências desagradáveis com táxis na cidade...

jr de Belém
jr de BelémPermalinkResponder

estarei indo ao rj no mes de outubro, devo ficar no bairro de copacabana ok, quais as dicas em relação a restaurantes e locais para visitar pois estarei com minha familia, vamos conhecer a cidade maravilhosa

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jr! Por favor clique no posts que estão linkados nesta página.

Kelly silva
Kelly silvaPermalinkResponder

Bom dia.
Vou para o rio passar 3 dias em janeiro2015
Por favor para visitar o Cristo e bondinho é melhor sábado e domingo ou na semana? Qual é mais vazio. Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Kelly! Dia de semana sempre é um pouco menos cheio.

thiago
thiagoPermalinkResponder

ola! Estarei indo pro Rio nos dias 26,27,28,29 de janeiro e gostaria de passear de barco em (arraial do cabo, angra dos reis) porem tenho duvidas em qual passeio é o mais legal e qual a melhor empresa de turismo em custo beneficio para se fechar esse passeio.
Me ajudem ! grato!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thiago! São passeios complicados de fazer a partir do Rio. Você vai passar duas horas e meia no trânsito e na estrada para ir e para voltar. Há muito o que ver na Cidade Maravilhosa, aproveite seus dias por lá.

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Thiago,

Para Arraial do Cabo dá pra fazer bate-volta numa boa, mas o ideal seria ficar uma noite pra vc curtir. Eu super recomendo. Chegando em Arraial, vá para o cais, estacione e vc verá inúmeros passeios sendo vendidos. Pelo que sei é tabelado (eu paguei R$ 25 há alguns anos) e fazem o mesmo percurso (Atalaia, Gruta Azul, a praia da Marinha que eu esqueci o nome e Praia do Forno). Eu costumo descer na Praia do forno e ficar o dia lá (tem quiosques com uma comida ótima) e depois voltar a pé (vc tem que fazer uma trilha, mas é bem tranquila).

O passeio de Angra é bacana mas a logística é muito ruim. O ideal seria vc ir pra Paraty ou Ilha Grande (super recomendo tb) e ficar alguns dias. Bate-volta é loucura!!!

Boa viagem.

Mayara Nóbrega

Oi thiago todos os passeios são ótimos mas recomendo arraial do cabo ou búzios, te indico a agência maravilhosa tour ja fiz passeios com outras agências e não gostei eles são pontuais e toda estrutura não faça com uma agência chamada carioca tour vc soh vai passar raiva

Marcela Xavier

Olá.. Eu e uma amiga estamos indo passar as ferias de Julho no Rio. E provavelmente vamos ficar num Hostel no bairro de Botafogo durante 7 dias. Tem recomendações sobre essa área e as praias mais proximas? Aproveitando, quanto de dinheiro devemos levar mais ou menos, para nos divertir sem usar o cartão de credito ?

Obrigada e abraços !

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcela! Estimar gastos de viagem é sempre complicado, mas este post dá dicas boas de como ter uma noção deles - http://www.viajenaviagem.com/2013/07/como-estimar-gastos-viagem

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Marcela, as praias próximas (Botafogo e Flamengo) não são próprias para banho. Mas vc está próxima das demais. Copacabana é para turistas (e na minha opinião de carioca, ruim). Vá de metrô até Ipanema, mas a praia onde os cariocas costumam ir é na Barra. Se estiver com disposição, siga as dicas do post e vá até a Prainha (no final do Recreio) ou Itacoatiara (pros lados de Niterói). São as melhores praias da cidade.

Gabriely
GabrielyPermalinkResponder

oi... li este post e muito me interessei, como a dúvida de Marcela acima, me identifiquei, vou com meu marido para o Rio em Julho na última semana... ficaremos em copacabana, será nossa primeira vez no rio. como estaremos em copacabana, gostaria de sugestões de restaurantes mais em conta .
Pra passeios como cristo, o ideal é procurar uma agencia de turismo, ou ir pr conta? de metrô, por exemplo? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabriely! Para ver como chegar ao Cristo, leia - http://www.viajenaviagem.com/2013/07/ingressos-para-o-cristo-como-comprar
A lista é de restaurantes bacanas (não necessariamente mais em conta), mas pode te inspirar - http://www.viajenaviagem.com/2013/04/rio-10-restaurantes-ricardo-freire
E veja também - http://www.viajenaviagem.com/destino/rio-de-janeiro/

Marina Holanda

Olá! Estou indo ao Rio em março e pesquisando por aqui achei a Prainha dentre tantas muito linda! Vi fotos de pessoas chegando de bike. Tem algum ponto onde posso pegar a bike e pedalar próximo a orla?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marina! Dê uma olhadinha no aplicativo do Itaú. O provável é que o ponto mais próximo esteja no Recreio dos Bandeirantes.

Luquesio Oliveira

Olá! Segunda-feira farei o trajeto de carro desde o Galeão sentido cidade de Três Rios (a trabalho), passando por Petrópolis na ida e Itaipava na volta no dia seguinte. Alguém pode indicar alguma lugar imperdível para almoçar nestas duas cidades? Obrigado!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luquésio! O Ricardo Freire é fã do restaurante da Pousada Alcobaça, em Correias, perto de Itaipava. A Locanda della Mimosa, em Itapaiva, também é uma referência. Em Petrópolis, vale a pena o ambiente do restuarante da pousada Solar do Império.

Isabela Fernandes

Olá, em março farei uma conexão longa no rio para pegar um voo internacional também longo. O tempo de conexão é curto para ir na cidade e longo para ficar sentada na cadeira do aeroporto. Existe algum hotel no Galeão nos moldes do que existe em guarulhos? Onde você reserva por hora e tem um tempo para banho e soneca? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Isabel! Não tem não. Veja se este hotel tem algum plano de day-use:
http://www.gjphotels.com/hotel/13-linx-hotel-international-airport-galeao/detalhes

Audrey
AudreyPermalinkResponder

Radisson na Barra ou Sheraton no leblon???

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Os dois são ótimos hóteis. O Sheraton fica no Vidigal, 15 minutos caminhando do final da praia do Leblon. A Barra é um bonito e amplo bairro, praia maravilhosa, um pouco afastada da Zona Sul, uma mistura de Miami/Brasília, onde ter carro é essencial. Em ambos você vai depender de táxis. O melhor do Rio é caminhar e não depender de transporte, tomar um chopp no boteco, caminhar pelo calçadão... Por isso, pra turismo, seria melhor Ipanema, Leblon ou mesmo Copacabana, na minha humilde opinião.

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Concordo com o Neftalí. O ideal mesmo seria ficar em Ipanema/Leblon. Copacabana e Botafogo tb são opções boas. Barra pra mim só com carro (apesar da praia ser ótima).

Mas se vc quiser uma resposta sobre os dois hotéis, eu ficaria no Sheraton (de frente para o mar e de costas para o Vidigal por favor).

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Assino embaixo. Entre os dois é melhor o Sheraton, que fica mais perto (ou menos longe) de tudo. E a vista da Avenida Niemeyer é linda.

Paulo
PauloPermalinkResponder

Poxa....gostei muito dos comentarios. Estou planejando ir pro Rio em Marco. Queremos ficar em Ipanema no posto 9, alguem recomenda algum hotel? Alguem conhece o Hotel Sol de Ipanema, a localizacao eh perfeita e de frente pro mar....

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paulo! Leia as opiniões de ex-hóspedes do Best Western Plus Sol Ipanema Hotel no Booking.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Paulo, realmente a localização desse hotel é perfeita. Melhor só se fosse na areia! Outros hotéis com localização espetacular são o Caesar Park, o Fasano e o Arpoador Inn, o único onde o café da manhã é servido no calçadão.

ricardo souza
ricardo souzaPermalinkResponder

gostei muito das coisas q li aqui, parabéns pela franqueza. vou conhecer o rio em setembro e gostaria de saber como conhecer os principais pontos turisticos usando onibus circular. onde consigo informações? grato

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ricardo! O Google Maps indica os ônibus. Há também informação nos pontos de ônibus da cidade. http://maps.google.com.br/

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Ricardo, o principal é ficar hospedado em local com fácil acesso de transporte público e que fique próximo às atrações que vc pretende conhecer. Nesse sentido, os principais bairros são Ipanema, Copacabana (que eu não gosto muito) e Botafogo. Todos esses bairros tem metrô e ampla rede de ônibus.

mila
milaPermalinkResponder

Oi, pessoal! Quais são as opções de transporte do Santos Dumont à Copacabana?
Qual a melhor? Desde já agradeço a atenção! Abraços

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Se vc não quiser pegar um táxi, tem um ônibus executivo (que chamamos de frescão) cujo destino é a Barra da Tijuca mas que passa em toda a zona sul e sai da frente do Santos Dumont (fica próximo do ponto de táxi, é fácil de achar. Só cuidado para não confundir com o ônibus que vai para a Rodoviária e Galeão). Eu o peguei ano passado e custava R$ 13.

mila
milaPermalinkResponder

Muito obrigada pela informação, Thiago. Já anotei! Um abraço!

Carlos Tavares

Boa tarde Ricardo. Sou de Brasília e acabei de passar férias no Rio com minha família. Como sugerido por você, ficamos hospedado em Copacabana e fiz a comparação de preços...você tinha razão, foi mais barato do que em outros pontos da Zona Sul.
Visitamos o CCBB, museu de arte moderna, jardim botânico, os cartões postais tradicionais e alguns outros lugares interessantes. Fiz passeios com a agência www.tripintour.com então não fugi muito do itinerário de turista.
Não sei se você conhece, mas aprovei o preço e o serviço deles.
Sou grande fã de viagens e acompanho seu site. Ano que vem pretendo visitar Maragogi e já estou lendo seu post.
Forte abraço.

Jaqueline
JaquelinePermalinkResponder

Olá, se alguém puder me responder agradeço imenso...Terei que fazer uma troca de aeroporto, chego ao Santos Dumont as 15.02pm e tenho que apanhar o vôo no Galeão as 18.45 (numa sexta-feira). Será que chego a tempo e qual a melhor opção de transporte para o meu caso?
Muito obrigada a quem puder me responder! smile

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Oi Jaqueline,

O trânsito nesse sentido, dia da semana e horário é sempre o pior possível. Ainda mais com as infinitas obras para as Olimpíadas.

Isto posto, vc tem dois meios de transporte, basicamente:

- Ônibus executivo entre SDU e GIG (pode ser o da cia aérea ou um que faz ponto em frente ao aeroporto (no desembarque, próximo ao ponto de táxi). O problema é que eu acho que esse ônibus para na rodoviária antes de ir para o Galeão (mas tem que confirmar). Além disso, tem que ver de quanto em quanto tempo ele sai. Custava R$ 13 ano passado (não sei se aumentou)

- A outra opção é ir de taxi. Vai sair caro, mas é o meio mais rápido de chegar no Galeão.

Jaqueline
JaquelinePermalinkResponder

Oi Thiago, obrigada por ter respondido. Li em algum lugar que existe um taxi no valor de 90,00 que a gente trata dentro do Aeroporto. Você acha que de taxi eu consigo chegar a tempo ou continuo correndo o risco de perder meu vôo? A minha maior preocupação é o tempo, nem tanto o valor que terei que gastar. Obrigada! smile

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Oi Jaqueline, vc deve estar falando de corrida de taxi a preço fixo. Sinceramente, eu acho que não vale a pena. Essa corrida deve sair menos que isso, mesmo com trânsito. Mas o táxi é o mesmo, então a questão do valor é apenas uma questão de gosto. Independente se é taxímetro ou preço fixo, eles vão levar o mesmo tempo pra te levar no Galeão.

Jaqueline
JaquelinePermalinkResponder

Entao independente do taxi, eu consigo chegar ao Galeao em menos de 3h e 40m?

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Esse trajeto, sem trânsito, pode ser feito em 30, 35 minutos. Você deve pegar um baita trânsito, mas acredito que em umas duas horas vc chegue lá de táxi (lembrando que se o vôo é às 18:45h, vc tem que estar lá 1h antes pelo menos). Boa sorte.

Jaqueline
JaquelinePermalinkResponder

Vou precisar mesmo de sorte! Muito obrigada pela sua atencao!! smile)

Ana Thais
Ana ThaisPermalinkResponder

Olá,
Estou indo ao Rio em Abril para um show no Citibank Hall, e vou aproveitar para passar 6 dias na cidade. Você recomenda um hostel na Barra da Tijuca ou em outro local mais acessível?

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Ana, no site do HI (http://www.albergues.com.br/) vc acha os hostels da cidade (inclusive um no Recreio dos Bandeirantes). Não sei se tem outros.

Se vc for para o show, mas quiser aproveitar as atrações da cidade depois, talvez seja melhor se hospedar na Zona Sul (ou quem sabe vc possa fica na Barra até o show e depois ir para a Zona Sul). Ficar na Barra vale a pena para curtir praia todo dia e/ou se vc estiver de carro.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! O Citibank Hall fica na Barra, mas o ideal, caso não esteja de carro, já que você quer aproveitar a cidade, é ficar em bairros mais centrais como Copacabana ou Ipanema. Você pode pesquisar hostels no Hostel World: http://www.hostelworld.com/

Daniel
DanielPermalinkResponder

Oi gente. Irei estar na Rodoviária Novo Rio final do mês para ir para o Aeroporto do Galeão pela parte da manhã. To pensando em ir de táxi. Quanto será que está custando esse trajeto? Será que vale a pena perguntar as pessoas na Rodoviária se querem rachar ? Quanto tempo demora mais ou menos esse trajeto? obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniel! A gente sempre procura no http://www.tarifadetaxi.com.br , mas não sabemos por que neste momento a rota está indisponível... Calcule entre 30 e 60 minutos de trajeto, dependendo do trânsito (fluido a totalmente parado).

Daniel
DanielPermalinkResponder

Beleza, pensei q eles cobravam esse tipo de corrida, um valor fixo, tipo $50,00, algo assim.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniel! Você tem razão. Na rodoviária, assim como nos aeroportos, há uma tabela. Infelizmente não conseguimos localizar na internet os preços. Certamente haverá algum cartaz perto do ponto com os valores; informe-se antes de pegar o táxi.

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Daniel, como em todo aeroporto e rodoviária, há as cooperativas que fazem a corrida a preço fixo. Eu não gosto muito dessa opção. Vc pode pegar um taxi comum na saída da rodoviária e vai fazer o preço do taxímetro (exija isso). Se fosse chutar, diria que esse trajeto sairia por uns R$ 30 ou R$ 40. Também há a opção de pegar um ônibus executivo por uns R$ 13 que vai para o Galeão.

Obs.: Na parte da manhã, o mais provável é que vc não pegue trânsito no sentido Galeão (o trânsito de manhã é vindo para o Centro), mas tudo pode acontecer.

Daniel
DanielPermalinkResponder

Muito obrigado pela resposta. Estive procurando e realmente é isso mesmo. Os táxis fora da rodoviária são confiáveis? Ouvi dizer que eram perigosos. O preço é mais ou menos isso mesmo, estive olhando em um site que faz o calculo e deu + ou - R$ 42,00 reais. Você sabe quanto tempo demora esse trajeto ?

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Daniel, realmente táxi fora da rodoviária é complicado. Mas quando eu disse na saída da rodoviária, não quis dizer que é na rua. Tem um ponto de táxis cooperados (no mesmo estilo de qualquer aeroporto) bem na saída da rodoviária. O pessoal forma uma fila e vai entrando, entendeu? É que assim como nos aeroportos, vc já pode fazer o pagamento do preço fixo em cabines próximas e não se preocupar com o taxímetro. Mas eu prefiro corrida em taxímetro (ainda mais essa que não é longa e, teoricamente, seria no contra fluxo). Mas vc pode ver o preço na hora e decidir. Sobre o tempo, se estiver tranquilo, não deve levar mais que 20 ou 30 min.

Daniel
DanielPermalinkResponder

Entendi. Sei de qual você está falando. Realmente com taxímetro ligado vai ser melhor sim. É pouco tempo, que bom. E eu ainda posso dividir com alguém que esteja indo para o aeroporto. Muito obrigado pelas informações.

Regina
ReginaPermalinkResponder

Fui ao Rio pela primeira vez em abril de 2014 e adorei. Fiquei em Ipanema, coladinho com o Arpoador. Visitei o cristo, pão de açucar e na praia fiquei no começo de Ipanema. Estou planejando retornar esse ano, mas gostaria de uma localização diferente, além de fazer passeios diferentes. O que seria melhor: continuar na região de Ipanema/Arpoador ou ficar em Copa?

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Oi Regina. Você ficou no melhor lugar e adorou. Pra que mudar? Copacabana está ao lado, caminhe pra lá.

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Melhor localização que essa aí que vc ficou, impossível. Sobre os passeios, aqui vão algumas opções para vc considerar:
- Floresta da Tijuca (vc pode fazer um passeio light ou subir o Pico da Tijuca que é uma trilha de 1h, porém, tranquila)
- Vista Chinesa
- Prainha
- Praia de Itacoatiara (Niterói)
- Forte de Copacabana (ótimo lugar para um café da manhã ou da tarde na Confeitaria Colombo)
- Parque Lage (ótimo nos fins de semana e gratuito)
- roteiro cultural pelo Centro do Rio (Teatro Municipal, Biblioteca Nacional e Museu Nacional de Belas Artes, todos com visitação e no entorno da Cinelândia onde vc pode ir de metrô)
- Santa Teresa, etc....

Tem muita opção na cidade!!!! smile

Bárbara
BárbaraPermalinkResponder

Vou fazer uma conexão no Galeão e o intervalo entre um vôo e outro é de seis horas, existe algum shopping perto ou outra atração. Será que vale a pena sair do aeroporto?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bárbara! O aeroporto do Galeão fica na Ilha do Governador, afastado dos principais pontos turísticos. 6 horas de intervalo nunca são 6 horas. E com o trânsito no Rio, você levaria mais tempo dentro de um táxi do que em qualquer lugar que fosse passear. Para saber mais, veja:
http://www.viajenaviagem.com/2012/01/intervalo-entre-voos

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Na Ilha do Governador até tem um shopping (acho que Ilha Plaza), mas sinceramente não recomendo não. E os pontos que vc poderia aproveitar ficam longe.

jaque
jaquePermalinkResponder

Poxa, ninguém sugeriu um vôo duplo de asa delta flutuando sob a vista maravilhosa de São Conrado.
Experiência única e inesquecível.
Bairro cercado de montanha e mar.

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Verdade. Só a vista da Pedra Bonita já compensa. Mas o passeio de asa delta é clássico.

Rogério
RogérioPermalinkResponder

Pretendo ir ao Rio no dia 18 de março para assistir a um jogo no Maracanã. Vou ficar hospedado em Copacabana. O jogo deve terminar por volta da meia-noite. Minha duvida: será que consigo táxi neste horário para retornar para o hotel?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rogério! Consegue.

Marcelo Bispo
Marcelo BispoPermalinkResponder

Olá gente....Estou indo ao em Ipanema nesse mês de março e quero alugar um carro.Como faço o hotel onde vou ficar nao tem estacionamento...É confiável deixar na rua?Grato

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! Achar vaga vai ser o seu maior desafio. Pergunte na portaria se não tem um estacionamento fechado perto.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Comentar novamente

Cancelar