Madri

El PradoEntre tapas e lerês | Ricardo Freire

Madri tem pelo menos três grandes museus de arte obrigatórios – o clássico Prado, o eclético (e recheado de Rodins) Thyssen-Bornemizsa, o moderno Reina Sofía (onde está o Guernica).

Um rosário de lugares incontornáveis – as cidades muradas de Toledo, Segóvia e Ávila; o complexo de El Escorial; o palácio de Aranjuez – também clamam por um tempinho na agenda do visitante.

Não desanime. Basta ter tempo suficiente, e Madri é uma delícia para turistar. Entre um lerê e outro você sempre vai passar por algum lugar divertido.

Os madrilenhos devotam mais tempo a beber e petiscar do que qualquer outro povo que você vá encontrar na Europa. Misture-se a eles e você vai ter uma estada repleta de diversão e arte.

Quando ir Como chegar Onde ficar? Daqui pra onde?
mad-lalatina mad-casapatas mad-chueca mad-segovia
Dizem que Madri tem duas estações: o inverno e o inferno.

É um exagero, claro. Mas indica que as temperaturas invernais (entre 2 e 11 graus) são mais baixas do que em Barcelona ou na Andaluzia (certamente porque a capital está numa altitude bem mais elevada). E no verão faz o calor que você espera da Espanha.

Maio, junho, fim de setembro e outubro são bastante agradáveis. Chove pouco o ano inteiro.

Para quem quer um lugar animado para passar o Réveillon na Europa, Madri é talvez a melhor alternativa: na virada do ano, a cidade inteira se posta em frente ao grande relógio da Puerta del Sol para comer doze bagos de uva (um a cada badalada da meia-noite).

Você pode voar direto a Madri desde São Paulo (TAM, Iberia, Air China), Rio (Iberia) e Salvador (Air Europa). Todas as outras companhias européias levam à cidade com uma conexão.

Lembre-se de que o aeroporto de Barajas é o mais encrencado para chegar. Vindo do Brasil, tenha todos os seus documentos em ordem (passagem de volta, reservas de hotel, seguro-saúde, extrato atualizado com saldo do VTM ou 60 euros em espécie por dia) e não caia em contradição.

De trem só vale a pena vir de Barcelona ou da Andaluzia, que têm trilhos rápidos para a capital. De Portugal e outras regiões da Europa, venha de avião. Principais low-costs que servem Madri: Vueling, easyJet, Ryanair.

Por mais que isso possa acarretar um pouco de barulho, nada combina tanto com Madri quanto se hospedar perto de algum foco de movida. Se eu fosse você, procuraria hotel nas imediações da Plaza Santa Ana, que é uma zona boêmia bacaninha, ou em Chueca, onde rola a muvuca dos modernos.

Ao reservar um “hostal”, tenha em mente que em espanhol isso é o equivalente (melhorado) da nossa “pensão”. São hoteizinhos que normalmente ocupam um andar inteiro; na Gran Vía um mesmo prédio costuma ter vários hostales. Sem banheiro no quarto, fica tão barato quanto albergue.

Para alugar apartamento, procure em Malasaña e Conde Duque, que oferecem vida de bairro mas ficam próximos ao agito.

Bate-voltas de trem: Toledo (meia hora), Segóvia (meia hora), Aranjuez (45 min.), El Escorial (1h15), Ávila (1h30). Córdoba está a 1h45, mas você pode deixar para fazer um pit stop a caminho de Sevilha (guarde a bagagem no guarda-volumes da rodoviária, atrás da estação de trem). Salamanca está a 2h40 e merece uma noite (a caminho de Portugal).

As continuações naturais de viagem são Barcelona (2h40 no direto ou até 3h30 com paradas — dá  para interromper a viagem em Zaragoza) e Andaluzia (Córdoba a 1h45, Sevilha 45 min. adiante).

Se você tiver poucos dias e só quiser um gostinho da Espanha, vá direto para Barcelona. Deixe Madri para uma segunda viagem, combinando com Andaluzia.

Leia também:

–> Hotéis, restaurantes, transporte, passeios e outras dicas por Ricardo Freire

–> Posts relevantes — e relatos de leitores por Ricardo Freire

–> Tudo para organizar sua viagem a Madri por Ricardo Freire


1.413 comentários para “Madri”

  1. Olá, Bóia.
    Fiz uma viagem para Santiago (Chile) em janeiro e tomei suas dicas como base. Foram ótimas. Fiz meu roteiro a partir dos seus. Agora, em julho estarei indo para Portugal ou Espanha, para ficar 16 dias. Fiz uma pesquisa e vi que para esses países não consta um roteiro por dia como para Santiago. Não existe mesmo? Se não, pode elaborar um? Ou, se existe, onde devo buscar? Qual dos dois países vou conhecer mais em 16 dias?
    Obrigada

  2. Olá Bóia,
    No site da accor há informação de que no Ibes Styles há desconto pela reserva antecipada. Entretanto quando tendo finalizar não aparece nenhuma informação desse desconto. Será que é assim mesmo? Estou com dúvida quanto ao valor que realmente irei pagar. Você sabe alguma coisa sobre isso?

    Também gostaria de saber se a localização do Mercure Madrid Santo Domingo é tão boa quanto ao Ibes Styles Madrid Prado.

    1. Olá, Rosa! A tarifa que aparece é a que você vai pagar.

      O Mercure Santo Domingo está no coração da Madri antiga, perto da Plaza Mayor. O Ibis Prado está na rua dos museus. São duas boas localizações, você vai precisar transitar por ambas nos seus passeios.

  3. Ola Ricardo , parabéns pelo seu blog , está me ajudando muito .
    Gostaria de saber se eu e meu marido precisamos pagar a taxa anual do passaporte italiano p/ a nossa viagem p/ Espanha em setembro .Será que é exigido o paga/to dessa taxa p/ entrar na Espanha ?
    Antecipa/e agradeço.

    1. Olá, Zezé! Este selo só é necessário se você sair da Itália para um país que não seja da Comunidade Européia.

      Nenhum outro controle de imigração no mundo procurará esse selo no passaporte.

      Veja:
      http://www.italiangenealogy.com/forum/off-topic/25550

  4. Entrei em contato no Consulado Italiano e me deixaram mais confusa ainda.Voces saberiam me orientar melhor sobre isso,pois achei a pessoa muito insegura nas informações . Obrigado.

    1. Olá, Zezé! Por favor só pergunte uma vez. Respondemos acima. Obrigada!

  5. Olá
    estaremos em Madri 13 ago 2014
    destino final Lisboa a melhor opção de transporte seria o trem????
    como consultar horário ????:

    1. Olá, Dercilio! A melhor forma de ir de Madri a Lisboa é de avião.

  6. Oi Ricardo,comprei tickets na rail Europe(site) e no cadastro errei o email, com isso nao recebi os bilhetes.Não consigo fazer a alteração,eeeeee……estou sem os bilhetes.Escrevi para eles e nada, minha viagem é na próxima quarta feira.Alguma sugestão.tenho o numero da reserva.Grata

    1. Olá, Maria Goretti! Quem responde é A Bóia. Infelizmente temos muitas reclamações sobre o serviço de atendimento ao cliente da Raileurope. Se não conseguir resolver no Brasil, procure um escritório da cia. na Europa.

  7. Menino!!! sabe que hoje eles entraram em contato e ja até fizeram a devolução, via paypal.Surpresa!!!Alegaram problemas com o site

  8. Olá, estarei em Madri nos dias 16 e 17 de Novembro, vale a pena alugar um carro?

    1. Olá, Tiago! Não alugue carro em cidade grande na Europa, é puro estorvo.

  9. Oi Boia, me de uma ajuda.
    Estamos em 6 pessoas, cada um com uma mala. Você acha que é tranquilo ir de metro do aeroporto para o centro de Madri, ou aconselha pegarmos taxi mesmo. Li em alguns blogs que agora tem um trem que sai do aeroporto e vai para o centro. Procede????
    Te agradeço.

    Abrx
    Ricardo.

    1. Olá, Ricardo! Sim, esse trem existe, mas você provavelmente vai precisar pegar um táxi para o hotel. Já pegue desde o aeroporto, serão dois táxis, dividido por três não sai caro.

  10. Olá, vamos pra França e Espanha em agosto e estamos na dúvida como é a melhor solução para aluguel de carro. Pretendemos pegar o carro no Aeroporto de Bordeaux, passear alguns dias na região, passar por Biarritz, Saint Jean de Luz em seguida San Sebastian e outras cidades do País Basco, terminando nossa viagem em Madri (total de 13 dias). Há alguma opção boa de retirada de carro em um país e devolução e outra? Alguém tem alguma sugestão? Obrigada!

    1. Olá, Mariana! Existe essa opção, mas há uma sobretaxa salgada. Você pode devolver o carro em Biarritz e alugar outro em San Sebastián.

  11. Olá, Ricardo! Eu e meu marido estamos querendo fechar uma viagem de 20 dias para Europa, chegando por Portugal ( pois meu cunhado está morando em Torres Vedras) , depois Espanha ( Madri, Barcelona e Sevilha), Paris e retornando para Portugal para o retorno a São Paulo.
    Quantos dias em cada local voce indica?
    Entre Madri – Barcelona – Sevilha conseguimos fazer de trem?
    Obrigada

      1. Ola!!!
        Mto obrigada pela breve resposta!!!
        Beijos

      2. Ola!!!
        Mto obrigada pela breve resposta!!!
        Beijos

  12. Oi pessoal,
    Sempre que penso em viajar à algum lugar, este é o primeiro site que visito e sempre “me dei muito bem”.
    Viajarei em janeiro, por apenas 7 dias (chegando 24 cedo e viajando de volta 30/01 por volta das 5 da tarde) para Espanha e infelizmente por isso faremos aquele tipo de viajem “maluca e meio corrida”.
    Ficaremos 3 noites em Madri, um dia será usado em um bate e volta a Toledo. Os outros 3 pensamos em ir p/ sul e visitar Cordoba, Sevilha e Granada. Pergunta 1: melhor custo benefício seria viajar de carro ou de trem? Pergunta 2: Melhor dormir em Sevilha e fazer bate e volta p/ Granada e Córdoba, ou ficar em Córdoba e fazer bate e volta a Granada e Sevilha? Agradeço desde já a atenção e tudo o que leio, principalmente porque minha viagem sempre se inicia aqui… Bjos,

    1. Olá, Maya! Desculpe, mas se você sempre se deu muito bem é porque você seguiu nossas dicas sensatas. Não nos peça para recomendar viagens malucas, elas não dão certo e são um desperdício de tempo e dinheiro. 3 dias para Córdoba, Sevilha e Granada é impossível.

      Leia:
      http://www.viajenaviagem.com/2014/02/andaluzia-roteiro-7-dias/

  13. Olá Bóia!
    Viajarei com meu marido durante 20 dias pela Espanha e Portugal (entre 15/09 e 05/10). Veja se o trajeto idealizado é viável e por favor, nos oriente em relação às inúmeras dúvidas… Pensamos em chegar em Madri (permanecer por 5 a 6 dias para conhecer os arredores), ir para Santiago de Compostela (permanecer 2 dias), lá alugar um carro e rumar para Portugal, conhecendo todo o roteiro tranquilamente até chegar em Lisboa (onde ficaríamos 5 dias)e voltaríamos para o Brasil. Qual a melhor forma de ir de Madri para Santiago de Compostela? É possível fazer um pedaço pequeno do caminho de Santiago (~40 a 50 km)e qual a forma de operacionalizar isto? Desde já, agradeço muito!!
    Abraço!

  14. Obrigada Bóia! Já li todos estes posts e estou no planejamento… Abração!

  15. Prezado Bóia
    Vou fazer com minha esposa 6 dias em Madrid e 5 dias(9 a 21.07) em Santiago de Compostela.
    Favor passar pra gente umas dicas de passeios para essas duas cidades. Grato.

    1. Olá, Adisio! O post acima dá dicas de passeios em Madri. Não deixe de visitar o Parque do Retiro. Para mais dicas da cidade, veja: http://www.viajenaviagem.com/category/madri/

      Para sugestões de Santiago de Compostela, leia: http://www.viajenaviagem.com/2011/12/com-o-meu-cordial-boa-noite-de-santiago-de-compostela/comment-page-1/#comment-336261

  16. Oi pessoal,
    Acabamos de chegar de uma viagem que fizemos para a Espanha no período de 20/5 a 4/6 e estamos compartilhando as dicas e o nosso roteiro.
    Todos os Hotéis foram reservados pelo Booking, sem necessidade de pagamento adiantado.
    Ao chegarmos em Madri, pegamos o carro previamente alugado (Europe Car) e seguimos viagem em direção à Salamanca, passando por Segóvia e Ávila.

    21 a 23/05 – Salamanca – NH Puerta De La Catedral
    Excelente localização. Custo benefício perfeito.

    23 a 24/05 – Cáceres Atrio Restaurante Hotel (8 quartos apenas)
    Maravilhoso….da cadeia Relais te Chateaux. Ponto alto da viagem.
    Cáceres poderia ser vista em apenas um dia, mas o pernoite nesse hotel foi algo inesquecível.
    O jantar foi uma efeméride. O chef e dono do hotel, Toño Perez tem 2 estrelas no Guia Michelin. A adega do Átrio possui mais de 30.000 rótulos de vinhos.

    24 a 26/05 – Sevilha – Hotel Amadeus & La Musica
    Muito charmoso, mas o carro não chega até a porta. O Parking fica próximo.
    No caminho de Cáceres passamos por Trujillo e Córdoba que é um encanto e merece uma noite. Passamos por lá para conhecermos a Mesquita que é lindíssima.

    26 a 27/05 – Ronda – Ronda Hotel – simples e funcional
    Ao seguirmos para Granada, passamos por Setenil de Las Bodegas.

    27 a 29/05 – Granada – Santa Isabel La Real – super agradável e localizado no centro histórico.
    Ao seguirmos para Toledo passamos por Ubeda.

    29 a 30/05 – Toledo – Hotel la Bastida. Hotel novo, localizado na estrada, bem próximo da entrada de Toledo. Toledo não merece pernoite, apenas uma passagem.

    30/05 a 4/06 – Madri – Hotel Atlântico – excelente no conforto, no café da manhã e na localização.

    Observação:
    Como sugestão, faria algumas modificações. Claro que tudo depende do limite de tempo que cada um tem disponível, mas acho que Córdoba merecia um pernoite.

  17. Olá,

    Aproveito para sugerir também alguns restaurantes:

    Madrid
    Mr. Frank – Ótimo para almoço com preço de 12 euros ( entrada, prato principal, sobremesa e bebida)
    Na!a – excelente para um jantarzonho gostoso
    Paraguas – excelente para um jantar mais formal
    Bazar- bom local para um jantarzinho
    Diurno – idem

    Caceres- imperdível …
    Átrio Restaurante hotel

    Sevilha
    Rua Mateus Gago. …repleto de restaurantes legais

    Granada –
    Huerto de Juan Hanas e também o restaurante ao lado.

  18. Tânia,

    Anotadas as dicas dos restaurantes em Madri e entorno.

    Bóia,

    Excelente site!

    Meu marido e eu vamos chegar em Madri dia 09/08, dia 12 vamos para Barcelona, e de lá voamos para o Porto, no dia 14. Nossa idéia é descer até Lisboa conhecendo lugares legais. Li a respeito de Aveiro e Coimbra. Esses lugares valem à pena? Valem o pernoite, ou você nos indicaria outro lugar para pernoitar?

    1. Olá, Ana! Veja dicas sobre Lisboa e arredores aqui: http://www.viajenaviagem.com/europa/lisboa-ricardo-freire/

      Suas dúvidas podem ser tiradas por lá! :)

1 ... 12 13 14

ATENÇÃO:
Desculpe, mas esta caixa está inativa e seu comentário não aparecerá. Estamos aprontando um novo Viaje na Viagem. No novo site a caixa de comentários voltará a funcionar. Obrigado pela compreensão!