Madri

El PradoEntre tapas e lerês | Ricardo Freire

Madri tem pelo menos três grandes museus de arte obrigatórios – o clássico Prado, o eclético (e recheado de Rodins) Thyssen-Bornemizsa, o moderno Reina Sofía (onde está o Guernica).

Um rosário de lugares incontornáveis – as cidades muradas de Toledo, Segóvia e Ávila; o complexo de El Escorial; o palácio de Aranjuez – também clamam por um tempinho na agenda do visitante.

Não desanime. Basta ter tempo suficiente, e Madri é uma delícia para turistar. Entre um lerê e outro você sempre vai passar por algum lugar divertido.

Os madrilenhos devotam mais tempo a beber e petiscar do que qualquer outro povo que você vá encontrar na Europa. Misture-se a eles e você vai ter uma estada repleta de diversão e arte.

Quando ir Como chegar Onde ficar? Daqui pra onde?
mad-lalatina mad-casapatas mad-chueca mad-segovia
Dizem que Madri tem duas estações: o inverno e o inferno.

É um exagero, claro. Mas indica que as temperaturas invernais (entre 2 e 11 graus) são mais baixas do que em Barcelona ou na Andaluzia (certamente porque a capital está numa altitude bem mais elevada). E no verão faz o calor que você espera da Espanha.

Maio, junho, fim de setembro e outubro são bastante agradáveis. Chove pouco o ano inteiro.

Para quem quer um lugar animado para passar o Réveillon na Europa, Madri é talvez a melhor alternativa: na virada do ano, a cidade inteira se posta em frente ao grande relógio da Puerta del Sol para comer doze bagos de uva (um a cada badalada da meia-noite).

Você pode voar direto a Madri desde São Paulo (TAM, Iberia, Air China), Rio (Iberia) e Salvador (Air Europa). Todas as outras companhias européias levam à cidade com uma conexão.

Lembre-se de que o aeroporto de Barajas é o mais encrencado para chegar. Vindo do Brasil, tenha todos os seus documentos em ordem (passagem de volta, reservas de hotel, seguro-saúde, extrato atualizado com saldo do VTM ou 60 euros em espécie por dia) e não caia em contradição.

De trem só vale a pena vir de Barcelona ou da Andaluzia, que têm trilhos rápidos para a capital. De Portugal e outras regiões da Europa, venha de avião. Principais low-costs que servem Madri: Vueling, easyJet, Ryanair.

Por mais que isso possa acarretar um pouco de barulho, nada combina tanto com Madri quanto se hospedar perto de algum foco de movida. Se eu fosse você, procuraria hotel nas imediações da Plaza Santa Ana, que é uma zona boêmia bacaninha, ou em Chueca, onde rola a muvuca dos modernos.

Ao reservar um “hostal”, tenha em mente que em espanhol isso é o equivalente (melhorado) da nossa “pensão”. São hoteizinhos que normalmente ocupam um andar inteiro; na Gran Vía um mesmo prédio costuma ter vários hostales. Sem banheiro no quarto, fica tão barato quanto albergue.

Para alugar apartamento, procure em Malasaña e Conde Duque, que oferecem vida de bairro mas ficam próximos ao agito.

Bate-voltas de trem: Toledo (meia hora), Segóvia (meia hora), Aranjuez (45 min.), El Escorial (1h15), Ávila (1h30). Córdoba está a 1h45, mas você pode deixar para fazer um pit stop a caminho de Sevilha (guarde a bagagem no guarda-volumes da rodoviária, atrás da estação de trem). Salamanca está a 2h40 e merece uma noite (a caminho de Portugal).

As continuações naturais de viagem são Barcelona (2h40 no direto ou até 3h30 com paradas — dá  para interromper a viagem em Zaragoza) e Andaluzia (Córdoba a 1h45, Sevilha 45 min. adiante).

Se você tiver poucos dias e só quiser um gostinho da Espanha, vá direto para Barcelona. Deixe Madri para uma segunda viagem, combinando com Andaluzia.

Leia também:

–> Hotéis, restaurantes, transporte, passeios e outras dicas por Ricardo Freire

–> Posts relevantes — e relatos de leitores por Ricardo Freire

–> Tudo para organizar sua viagem a Madri por Ricardo Freire


1.372 comentários para “Madri”

  1. oi Bóia, farei uma viagem de 12 dias a espanha e frança para conhecer madri, barcelona, marselha e paris? voce acha viavel? Se sim, como se desllocar entre cidades para otimizar o tempo?

      1. se cortar paris, é viavel transitar entre madri , barcelpona e marselha com um passe regional de trem ? ou é melhor aviao?
        grato

        1. Olá, Anselmo! Passes não são bom negócio.

          Leia:
          http://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa/

          Madri-Barcelona, Barcelona-Marselha e Marselha-Paris podem ser feitas de trem. Compre as passagens originadas na Espanha em http://www.renfe.com e originadas na França em http://www.voyages-sncf.com a partir de 90 dias de antecedência.

          1. Ola Bóia, tentei comprar as passagens direto na http://www.renfe.com, mas sempre ao concluir a transação dá um erro no site (9082) e a transação não é efetuada. No site da raileuro as passagens são o dobro do preço (porque são flexíveis), existe outro canal para compra de passagens Madri-Barcelona, Barcelona-Marselha?
            Att

  2. por favor, ajude-me, estou fazendo uma pesquisa árdua sobre minha 1° viagem a Madrid, pesquisei vários hostel e hotel, porém não encontrei aquilo que está nas minhas possibilidades, preciso encontrar uma acomodação boa, limpa, boa localização, com café da manhã por no máximo 70 euros a diária. É viável reservar com cancelamento e depois pagar em Madri? como é esse esquema? obrigada, pois sei que serei respondida. irei passar 5 dias em madrid, dá pra conhecer muita coisa? quais bate e volta vc me indica?

    1. Olá, Sandra!

      Leia sobre bate-voltas:
      http://www.viajenaviagem.com/2011/07/5-bate-voltas-para-fazer-desde-madri/

      Você pode fazer reservas canceláveis no Booking.

      Leia sobre hotéis em Madri:
      http://www.viajenaviagem.com/2011/06/hoteis-em-madri-o-relato-dos-leitores/

  3. Olá, irei a Madrid para passar o Ano Novo tem alguma dica de uma boa festa (comes e bebes)?
    Preciso comprar ticktes antecipado?

    Obrigada

    1. Olá, Stephania!

      Dê uma olhada nesta página:
      http://www.viajenaviagem.com/reveillon-2014

  4. Em Julho próximo vou ficar 4 dias em Madri e gostaria de sugestões para um roteiro básico;daria tempo de passar um dia em Barcelona?

    1. Olá, Júlio! Não vale a pena não.

      Veja que cidades dá para visitar a partir de Madri:
      http://www.viajenaviagem.com/2011/07/5-bate-voltas-para-fazer-desde-madri/

  5. Já visitei Madri em 2 oportunidades, aqui está o roteiro da 1a vez, + corrida: http://taindopraonde.blogspot.com.br/2013/10/roteiro-3-dias-em-madri.html, da 2a vez (quando fiquei em Madri por 1 semana) http://taindopraonde.blogspot.com.br/2014/01/atracoes-madri-para-quem-tem-mais-tempo.html e http://taindopraonde.blogspot.com.br/2014/01/um-passeio-por-madri.html. Uma ótima ideia de bate-volta diferente da tradicional Toledo é Aranjuez: http://taindopraonde.blogspot.com.br/2014/01/aranjuez-um-bate-volta-partir-de-madri.html.

    1. Oi Fernanda, tudo bem?
      Estou indo para Espanha em março e estou na dúvida se vale a pena comprar o passeio para Ávila e Segóvia aki do Brasil ou se deixo para comprar lá.Encontrei no site http://br.viator.com/pt/8328/tours/Madri/Excursao-diurna-de-Madrid-para-Avila-e-Segovia/d566-2140JTEMA11

      Será que da para confiar??

      Em Barcelona quero conhecer Girona e Figueres tbem pensei em comprar o passeio antes.
      Ate mais
      Talita

      1. Olá, Talita! Todos são passeios que dá para fazer por conta própria. Ao chegar você pode se informar dos preços localmente e ver se há ágio na venda online.

  6. Oi, boa tarde, Bóia!
    Irei com minha família para Lisboa em maio e, na ida, como passaremos por Madri, optei por passar o dia lá e, à noite, seguir para Lisboa. Sei que a exigência para entrar lá é grande e gostaria de saber se é a mesma para se passar apenas um dia. Se a resposta for positiva, o que providenciar?
    Obrigada,
    Bárbara.

    1. Olá, Bárbara! As exigências na imigração são as mesmas para todos, independente do tempo de permanência, mas é só estar com os documentos em ordem que não tem galho. Veja quais são neste post: http://www.viajenaviagem.com/2012/05/europa-imigracao-bagagem/

  7. Obrigada, Bóia!

  8. Por favor como ir de Granada a Valencia, já que o trem apesar de faltar poucos dias para minha viagem ainda não está disponível para compra.

    1. Olá, Maria Esther! Só existe um trem diário entre as duas regiões, é o Trenhotel noturno. Neste momento, consigo ver preços até o dia 19. A partir do dia 20 não há venda, o que é esquisito. Tentei fuçar alguma notícia na internet, mas não achei nada.

      Granada tem conexões ferroviárias muito ruins. O que o Ricardo Freire costuma recomendar é voar a Barcelona. Se não houver trens noturnos quando você precisar, você precisará ir de ônibus. A Alsa faz a rota. O percurso leva entre 7h45 e 9h:

      http://www.alsa.es

  9. Bom dia,
    Iremos a Madrid para a páscoa (5dias) com 2 crianças de 6 e 8 anos. Algum programa especial para crianças? Obrigada

  10. Olá, vou agora em março para Madrid com meu esposo, li em um post seu que o aeroporto de Madrid é o mais chato para entrar, como eu faço corretamente então, já que ficaremos em um apartamento emprestado de um amigo, mas que no momento ele esta morando aqui no brasil. Eu fiquei sabendo de uma carta convite, mas como eu faço agora?

  11. Olá… Nossa familia está pensando em ir em abril para Madri. Será apenas 1 semana. Mas gostaríamos de nesse período visitarmos uma familia de amigos que vivem perto de Londres. Estamos pensando em reservar o Ibis por uma semana em Madri, e dar uma “fugidinha” para Londres de 2 dias. Andei olhando passagens áreas na Edreams… é a melhor opção?? No caso somos 2 adultos e um bebê de 1 ano, percebi que eles cobram o valor de adulto para bebê. Gostaria de dicas sobre essa viagem. E tb se no caso poderíamos ir p/ mais algum local, tipo Lisboa, Barcelona de trem.

    Att

    Katia

    1. Olá, Katia! Não dá tempo de visitar tudo. Veja: http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

      Não pague hotel para não se hospedar nele ;) Tenha todos os documentos para apresentar na imigração: http://www.viajenaviagem.com/2012/05/europa-imigracao-bagagem/

  12. Olá, Bóia! Boa tarde!

    Meu noivo e eu nos casaremos na segunda quinzena de outubro de 2014 e faremos nossa viagem de lua de mel para a Europa. Queremos conhecer a Espanha (Madrid e Barcelona), Itália (Roma)e França (Paris). Acha que 10 dias é tempo suficiente para percorrer os 3 países? Ressalto que não desejamos conhecer muitas cidades em cada um deles, apenas as que mencionei. Gostaríamos também de acrescentar Portugal na lista, porém, creio que o tempo seja relativamente curto.
    Já efetuamos a compra das passagens de ida e volta Brasil – Madrid e Madrid-Brasil.
    Embarcamos no dia 19/10, chegamos em Madrid no início da tarde do dia 20/10 e retornamos ao Brasil na noite do dia 31/10.
    Se possível, gostaria de solicitar dicas no que se refere a melhor ordem de visitas e tempo dispensado a cada país/cidade.

    Desde já agradeço a atenção e os parabenizo pelo excelente trabalho que tem auxiliado a todos os que amam viajar.

    1. Olá, Maira! Veja o que o Ricardo Freire fala sobre o mínimo de dias em cidades deste porte:

      http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

      Monte sua viagem à Europa a partir deste post:

      http://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa/

  13. Olá, Bóia!
    Agradeço as dicas.
    um abraço

  14. Existem guarda volumes ( malas grandes ) na estação ferroviária de Atocha, em Madrid ?

    1. Olá, Mary! É um depósito (”consigna”). Abre das 5h30 às 22h20.

      http://www.adif.es/es_ES/infraestructuras/estaciones/60000/informacion_000070.shtml

  15. Bóia, estarei em Madri de 28 de abril a 2 de maio. Agora que caiu a ficha que dia 1º, ao menos por aqui é tudo fechado. Lá deve ser a mesma coisa…Estava pensando em ir pra Toledo no dia 30, mas to achando mais interessante ir pra cidadezinha no feriado. Como será a melhor forma de aproveitar esta data?

  16. Estarei em Madri de 14 a 18 de julho com mais 5 adultos e 2 crianças(4 e 6 anos)e gostaria de sugestões de passeios para conhecer o básico em Madri; gostaríamos de ir para Toledo e talvez outra cidade próxima;agradeço

    1. Olá, Julio! Veja dicas nesta página e também aqui: http://www.viajenaviagem.com/europa/madri-ricardo-freire/madri-links-e-posts/

  17. Olá, alguma dica para viagem entre Munique e Amsterdan? Vale a pena visitar alguma cidade da França depois ir para Amsterdan?obrigada.

    1. Olá, Lucilia! Esta página é sobre Madri e só aceita discussões sobre Madri e destinos correlatos.

      Por favor repita a pergunta em algum post sobre Munique ou Amsterdã. E por favor informe quantos dias terá disponíveis entre as duas paradas.

  18. Ola Tudo bem! Esse ano irei fazer minha primeira Euro Trip e o lugar central onde vou ficar é em madri e depois me desloco para outros paises. Gostaria de obter informações referente a Hostal.. e em media quanto por dia eu irei gastar, ficarei por volta de 20 dias em madri, sabe se existe desconto para estudantes ou até mesmo agente de viagens?

    1. Olá, Danilo! Você pode estimar valores usando sites de reserva como o Booking. A página da carteirinha de estudante ISIC informa sobre albergues que oferecem descontos para associados:
      http://www.isic.es/resultsearch/?cat_ID=588&searchCountry=Espa%C3%B1a

  19. Viajarei a Portugal (Lisboa) a partir de Brasília pela TAP em novembro com previsão de 14 dias de viagem e pretendo incluir Madri no roteiro (3 ou 4 dias). Como é bem mais barato ir e voltar para Madri a partir de Lisboa do que simplesmente voltar para o Brasil a partir de Madri na sequencia da viagem, eu gostaria de saber o seguinte:
    - Quando eu sair de Portugal para Madri, tenho que tomar alguma providência junto à migração portuguesa para assegurar o retorno a Lisboa?
    - Três dias só para Madri é suficiente para conhecer essa capital?

    1. Olá, Victor! O Ricardo Freire recomenda pelo menos quatro dias inteiros, excluindo o dia de chegada e o dia de partida, tanto para Lisboa quanto para Madri.
      http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

      Não é necessário tomar providências junto à migração. O seu vôo de Lisboa a Madri é como um vôo doméstico, porque você vai estar viajando dentro do Espaço Schengen. Você não passa novamente pela imigração, nesse caso. Entenda aqui: http://www.viajenaviagem.com/2012/05/europa-imigracao-bagagem/

  20. Olá!!! Chegaremos a Barcelona dia 09/05 e pretendemos no mesmo dia viajar para Andorra la Vela (ficar dois dias) e partir de trem para Madri, onde ficaremos 03 dias + 02 em Ronda (para conhecer Setenil de Las Bodegas). Em matéria de tempo e custos é melhor ir e voltar de ônibus Barcelona/Andorra la Vela/Andorra e em Barcelona pedar o trem para Madri ou ir de ônibus para Andorra, pegar outro para chegar a Lérida (ES) e dai pegar trem para Madri. Estou preocupada com o peso das malas nos trechos de ônibus(23 ou 32?). Queria tb saber como comprar bilhetes SENIOR tenho 69 e meu marido 67 anos. Grande abraço, Élia

    1. Olá, Élia! Leia sobre Andorra no Passaporte Barcelona:

      http://www.passaportebcn.com/andorra/

  21. Ficamos muito felizes pela resposta tão rápida. Temos mais uma dúvida: Seria muito inseguro comprar bilhetes de trem no dia do embarque na própria estação? Em LLeida para Madri/Atocha dia 11/05/2014 em Madri/Atocha para Ronda dia 14/05 e Ronda Madri/Atocha dia 16/05?? Estamos receosos de comprar e haver mudanças de horário/cidadee perdermos a compra…pior ainda o trem. Nos HELP por favor rsrsrs

  22. Agradecemos a resposta tão rápida. É inseguro deixar para comprar bilhetes de trem no dia na própria estação? Abçs

    1. Olá, Élia! Compre em http://www.renfe.com . Na hora você pagará tarifa cheia.

  23. Vamos chegar em Madrid vindo de Barcelona de trem na Estação Atocha no dia 24/04 e vamos para o Aeroporto de Barajas.
    Existe opção de trem de Atocha direto para o Aeroporto de Barajas? Vamos embarcar no Terminal T4S para Guarulhos.
    Olhei em algumas dicas de viagem e vi opções de Metro, Ônibus e Taxi. No mapa do transporte público de Madrid tem um trem C-1 Cercanias saindo de Atocha para o Aeroporto, não sei se ainda não está funcionando e por isso não é comentado nas dicas dos viajantes.
    Agradeço esclarecer.
    Maria Isabel

    1. Olá, Maria Isabel! Não sabíamos deste Cercanías. Mas pelo jeito existe, sim, desde o fim de 2011:

      http://www.aena-aeropuertos.es/csee/Satellite/Aeropuerto-Madrid-Barajas/en/InfoPractica_FP/1237554327779/1237554326802/Local-trains.html?other=1237554327698

  24. Olá! Viajo para Madri em Abril,gostaria de saber
    se levando meu Tablet na bolsa de mão, passa na
    alfandega ou é melhor levar na mala!
    Obrigada pela atenção!!!

    1. Olá, Arlete! Não despache computadores ou eletrônicos na mala. Leve sempre com você.

  25. Boa noite! Quero comprar passagem de trem de Madri para Córdoba do tipo bate-volta, ou seja, no mesmo dia. É preciso comprar as duas passagens ou uma só dá direito de ir e vir no mesmo dia? Você sugere algum outro meio de transporte mais barato e que gaste pouco tempo, do tipo ônibus ou é melhor trem mesmo?

    1. Olá, Carolina! Você precisa de passagens de ida e de volta. O trem de alta velocidade é a melhor opção. Compre com antecedência para garantir tarifas com desconto.

      Dicas aqui: http://www.viajenaviagem.com/2011/04/hoteis-em-bariloche-e-regiao-os-relatos-dos-leitores/

      1. O link está errado. Não é sobre trem, e sim hotéis em Bariloche.

  26. Muito obrigada. Vou viajar em maio, então estou comprando agora. Porém, tentei com o cartão visa e MasterCard no site da Renfe e está aparecendo a seguinte mensagem:
    The page cannot be displayed

    There is a problem with the page you are looking for, and it cannot be displayed.
    Please try the following:

    Contact the Web site administrator to inform them that this error has occured for this URL address.
    HTTP Error 500 – Internal server error.
    Internet Information Services (IIS)

    Technical Information (for support personnel)

    Go to Microsoft Product Support Services and perform a title search for the words HTTP and 500.
    Open IIS Help, which is accessible in IIS Manager (inetmgr), and search for topics titled Web Site Administration, and About Custom Error Messages.
    In the IIS Software Development Kit (SDK) or at the MSDN Online Library, search for topics titled Debugging ASP Scripts, Debugging Components, and Debugging ISAPI Extensions and Filters.

    Como faço para conseguir comprar?

    1. Olá, Ana Carolina! Você pode tentar com outro cartão ou de outro computador. Se não funcionar, tente na http://www.raileurope.com.br , atualmente os preços da Espanha parecem estar alinhados nos dois sites.

      Leia:
      http://www.viajenaviagem.com/2014/02/comparacao-precos-raileurope-x-ferrovias-europeias/

  27. Vou ficar alguns dias em Madri,fazer alguns bate-volta e depois ir de carro para Alicante, dormir uma noite por lá, e “subir” até Barcelona, passeando pelo litoral, com parada em Valência – 2 dias -. Essa viagem é bonita??? Compensa?? É a minha primeira vez na Espanha. É tranquilo dirigir por lá??? Como funciona o esquema de pedágio???
    To montando o esquema certo??? Agradeço qualquer informação.

    Abrx

    Ricardo.

    1. Olá, Ricardo! Não é dos nossos trajetos favoritos. Os dois litorais bonitos da Espanha são a Costa Brava perto de Madri e a Costa de la Luz entre Cádiz e Tarifa. Vá de trem a Valencia, de lá de trem a Barcelona, alugue um carro depois de 3 ou 4 dias para fazer a Costa Brava.

  28. Ola, durante viagem de lua de mel na Itália , meu voo de volta ao Brasil será Madrid-SP (conseguido por milhas).Chegarei de Veneza pelo Terminal 1 por volta das 23;45h do dia 18/06 para embarcar para Sao Paulo dia 19/06 às 08:45h. Seguindo suas orientações, ficarei em Madrid apenas para pernoite. Pensei em ficar em Hotel nas redondezas do aeroporto, mas li que tem um dentro do aeroporto no terminal 4. Alguém conhece? Sabe se transitar pelos terminais é facil? Grato Gustavo

    1. Olá, Gustavo! Chegando a essa hora, ficar pelo aeroporto é sim a melhor opção. Transitar pelo aeroporto é fácil, sim. (Mesmo se não fosse, seria mais prático do que depender de transporte de um hotel externo.)

  29. Olá! Tudo bom?
    estou indo para Madri no dia 22 de abril e fico até dia 7 de maio. Gostaria de ir também a Barcelona, Sevilha e Lisboa. Se tiver que excluir uma cidade, será Sevilha.
    Como Madri está exatamente entre Lisboa e Barcelona,e como meus voôs chegam e saem de Madri, gostaria da sua sugestão de quantos dias em cada cidade, meio de transporte e sequências das cidades visitadas.
    Muito obrigada!!!

    1. Olá, Lu! Você deveria ter comprado uma passagem com ida por um lugar e volta pelo outro (por exemplo: ida por Lisboa, volta por Barcelona). O seu deslocamento ficará mais caro porque você quer ir a lugares que estão em pontos opostos.

      Você pode ir de trem a Barcelona, de lá voar a Lisboa, continuar de ônibus a Sevilha e de trem a Madri.

      Veja quantos dias ficar em cada cidade:
      http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

  30. Oi, Bóia!
    Obrigada pela resposta. Acabei de eliminar Lisboa. Eu já conheço e prefiro focar somente na Espanha. Agora, mais tranquila, pensei em fazer Madrid, Sevilha, Granada e Barcelona. Mas, estou na dúvida se troco alguma por Córdoba, Málaga ou Valência. O que vc acha? Também me interessei pelo povoado de casinhas brancas!!!
    Dúvidas, dúvidas…
    Me ajude, por favor!!!

    1. Olá, Lu! Infelizmente não podemos decidir pelos leitores. Mas qualquer dúvida relacionada ao seu roteiro, é só perguntar! ;)

  31. Bóia, qual a melhor maneira de ir de Toledo para Córdoba? Trem ou ônibus? Por quais empresas?

    1. Olá, Lu! Não há nem ônibus nem trem direto. Vá de trem, via Madri.

  32. Bóia, me ajude tb sobre a melhor maneira de ir de Granada para Barcelona!!!

    1. Olá, Lu! A melhor forma de ir de Granada a Barcelona é de avião.

  33. Bóia, fechei o roteiro da seguinte maneira: 4 noites em Madrid. Toledo de passagem para Córdoba, um dia sem pernoitar. 1 noite em Córdoba, 3 noites em Sevilha, 2 noites em Granada, 5 noites em Barcelona e mais uma noite em Madrid. De volta ao Brasil. O que você acha?

    1. Olá, Lu! Fique mais uma noite em Madri, faça Toledo como bate-volta e Córdoba como pit stop a Sevilha.

  34. Olá, Bóia. Qual é a melhor opção para ir de Paris para Madri: trem ou avião? Grata

    1. Olá, Mariana! A melhor opção de Paris a Madri é ir de avião.

  35. Oi, Bóia!
    Viajo para Lisboa em maio com minha família e como passaremos por Madri, optei por passar o dia lá e seguir viagem a noite até meu destino final. Noutro dia já lhe pedi informações sobre a imigração e agora volto para me esclarecer uma dúvida: reservei hotel apenas para os 3 primeiro dias em Lisboa e pretendo alugar um carro para os restantes dos dias (13)sair passeando pelo norte e parando para dormir onde achar mais conveniente. Assim sendo, como comprovar na imigração isso já que eles exigem que estajamos com hotéis reservados para toda a temporada?
    Muito agradecida,
    Bárbara.

    1. Olá, Bárbara! Realmente a imigração exige as reservas feitas para todo o período da viagem. Eles podem pedir, ou não, para você apresentar os comprovantes. De toda forma, não recomendamos viajar sem reservas de hotel feitas. Você acaba perdendo tempo de viagem procurando onde ficar e por conta do cansaço, pode acabar não fazendo a melhor escolha. No fim das contas, pode acabar pagando mais caro do que se pesquisasse e reservasse antes, pela internet.

  36. Olá, Bóia! Obrigada pela dica! Vou alterar o meu roteiro.
    Bóia, encontrei passagens de trem de Toledo para Córdoba: https://venta.renfe.com/vol/buscarTren.do. Não farei mais o trecho, como vc sugeriu, mas gostaria de saber se essa empresa é legal. Fiquei em dúvida se tem mesmo ou não as passagens.Em Toledo há lugar para guardar a bagagem durante o dia? Se sim, é próximo da estação de trem?
    Em relação à viagem de Granada para Barcelona, quais as companhias aéreas que vc indica?
    Posso comprar as passagens de trem e de ônibus pela net ou é melhor comprar na hora?
    Estou pensando em fazer os deslocamentos entre as cidades à noite. É tranquilo desembarcar nas cidades da Espanha neste turno ou é perigoso?
    Obrigadaaaaaa!!!!!

    1. Olá, Lu! A Renfe é a única operadora de trens na Espanha. É a abreviatura de Red Nacional de Ferrocarriles Españoles. Os trens que você vê todos passam por Madri. Ou seja: você volta.

  37. Oi Boia. Tenho obervado, nas reservas de hoteis pela Espanha – Booking – , que a maioria oferece o café da manhã separado das diárias, e na maioria das vezes o valor das diárias sai muito mais em conta. Será mque o valor informado do café da manhã é aquele mesmo informado no site??? Será que compensa reservar só a diária e pagar o café separado no hotel?????
    Agradeço as informações.

    Abrx

    Ricardo.

    1. Olá, Ricardo! Para ajudar na sua decisão, consulte o hotel para confirmar o preço do café da manhã.

  38. Boa tarde, Bóia!
    Mais uma vez obrigada pela orientação mas, nunca me vi tão enrolada para planejar uma viagem por conta do medo da imigração em Madri. Já estou até bem desanimada. É tudo muito cansativo e complicado. A gente quer de um jeito e eles exigem de outro. Que saco! Vou ter que reservar hotel e não está nada fácil porque não sabemos onde queremos ficar por não conhecer nada. Vai que reservo hotel para 13 dias num lugar e resolvemos, logo depois, ir pra outro lugar? Tá complicado.
    Vou ter que voltar a pesquisar.
    Um abraço.
    Bárbara.

    1. Olá, Bárbara! Planejar uma viagem e fazer reservas hoje em dia é tão fácil! Acredite: vale muito a pena gastar algumas horas pesquisando destinos, hotéis e atrações antes de cair na estrada. É um tempo que você não perde quando já estiver lá.

  39. Olá, Bóia! Obrigada pela dica!
    Bóia, encontrei passagens de trem de Toledo para Córdoba: https://venta.renfe.com/vol/buscarTren.do. Não farei mais o trecho, como vc sugeriu, mas gostaria de saber se essa empresa é legal. Fiquei em dúvida se tem mesmo ou não as passagens.Em Toledo há lugar para guardar a bagagem durante o dia? Se sim, é próximo da estação de trem?
    Em relação à viagem de Granada para Barcelona, quais as companhias aéreas que vc indica?
    Posso comprar as passagens de trem e de ônibus pela net ou é melhor comprar na hora?
    Estou pensando em fazer os deslocamentos entre as cidades à noite. É tranquilo desembarcar nas cidades da Espanha neste turno ou é perigoso?

    1. Bóia, depois me ajude com essas dúvidas acima!!!

      1. Olá, Lu! Recomendamos que você faça Toledo como bate-volta desde Madri. Não precisa levar as malas.

        Encontre passagens aéreas em http://www.skyscanner.com.br .

        Compre passagens de ônibus em http://www.alsa.es .

        Compre passagens de trem em http://www.renfe.com .

        Compre com antecedência. Na hora pode não haver lugar e sempre será mais caro.

  40. Uma última dúvida, Bóia!!!
    Em Madrid e Barcelona, existem aqueles cartões que dão acesso a vários pontos turísticos?

    1. Olá, Lu! Não valem a pena. Nas duas cidades, são cartões pega-turista, que incluem ônibus turístico e atrações pouco culturais. Compre os passes de transporte público.

      1. Obrigada!!!!

  41. Bom dia, Bóia. Tudo bom? Vou fazer uma viagem de duas semanas para Barcelona e Madrid. Vc sabe me dizer se, assim como em Paris, existe Museum Pass nessas cidades?

    1. Olá, Gui! Nessas duas cidades os museus estão incluídos em passes pega-turista, com atrações pouco culturais e ônibus de dois andares. Não achamos interessante.

  42. Boa tarde, Bóia!
    Bem, resolvi tudo. Fiquei até às 02 da manhã ontem mas, resolvi tudo. fiz as reservas e já tenho os comprovantes de estadia. Se acaso não gostar do lugar, fico apenas um dia e saio. O importante é que já tenho as reservas para apresentar na imigração.
    Obrigada por tudo. Bjs.
    Bárbara.

  43. Olá, eu e 2 amigas chegaremos dia 30/06 em Madrid com intuito de conhecer o sul da Espanha passando em Salamanca. Retornamos dia 20/07 para SP. Tivemos que escolher a mesma cidade por promoção de passagens… Algumas duvidas: 1) Vale a pena ir direto para Salamanca ou é melhor pernoitar em Madri? 2) Quais cidades conhecer e quantos dias em cada uma dentro deste prazo? Dá pra dar um pulo em Marrocos? 3) Só eu dirijo e nunca aluguei carro, vale a pena ou é melhor fazer tudo de trem? Muito obrigada!

    1. Olá, Icimone! É melhor pernoitar em Madri, veja por quê:

      http://www.viajenaviagem.com/2014/03/roteiro-de-viagem-dicas-para-montar/

      Para ir de Salamanca à Andaluzia você precisa voltar a Madri.

      Veja um roteiro para a Andaluzia:

      http://www.viajenaviagem.com/2014/02/andaluzia-roteiro-7-dias/

      Reserve pelo menos 4 dias para Madri. Não dá temp para ir ao Marrocos.

  44. Oi, Bóia!
    Quero fazer Sevilha, Ronda e Granada nesta ordem. Como faço para ir de uma cidade para outra. Não quero alugar carro. Quantos dias devo ficar em cada uma?
    Muito obrigada!!!

    1. Olá, Gui! Veja a sugestão de roteiro do Ricardo Freire para a Andaluzia aqui: http://www.viajenaviagem.com/2014/02/andaluzia-roteiro-7-dias/

  45. Olá bôa tarde Bóia!
    Como sempre te perturbando com minhas viagens,
    mas preciso de uma informação:
    Ano passado fui p/Portugal e comprei um Tablet,
    como vou p/Espanha,será que posso levar sem ter
    complicação c/o fisco? não acho a nota fiscal
    porisso estou preocupada, p/favor me de uma dica!
    Obrigada!

    1. Olá, Arlete! Não tem jeito: se encasquetarem que o tablet é novo, ele pode entrar na sua cota, sim. Entenda: http://www.viajenaviagem.com/2011/10/compras-no-exterior-conheca-limites-isencoes-e-impostos/

  46. Boia obrigada pelo esclarecimento,mas então devo
    declarar na Policia Federal que estou levando um
    Tablet?
    Obrigada!!!

    1. Olá, Arlete! Não dá mais para declarar eletrônicos ao sair do Brasil. É uma situação sem saída, mesmo. Só deixando o tablet em casa, ou torcendo para o agente não encasquetar que o produto é novo.

  47. Olá, Bóia
    Estou em Sevilha e amanhã vou para Madri e pretendo fazer um bate-volta a Segovia. Sabe se a Catedral de Santa Maria estará aberta? Pergunto porque em Cordoba a Mesquita estava fechada ontem devido aos festejos da Semana Santa..
    Obrigada

    1. Olá, Marcia! Nesse caso, o melhor é achar o site do monumento em questão e dar uma ligada, aproveitando que para você é uma ligação local.

      http://www.turismodesegovia.com/es/que-ver/monumentos/catedral

      1. Obrigada, bóia, vou tentar.

1 ... 11 12 13

ATENÇÃO:
Antes de perguntar, veja se a dúvida já não está respondida no texto. Perguntas redundantes e comentários em maiúsculas serão apagados. Obrigado!