Férias no Brasil: como fugir da chuva

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Mundaú, Ceará -- sem chuva de julho a dezembro

Mais uma vez o verão começou bastante chuvoso no Sudeste (e de quebra trouxe essa tragédia da Serra fluminense, que abalou o Brasil inteiro). Antes disso, a primavera já tinha trazido frio e tempo feio à região. O que está acontecendo? O clima realmente enloqueceu? Nada disso. Por estas bandas entre Rio, São Paulo e Minas o normal é as primaveras serem frias e cinzentas e os verões, chuvosos. Só que todos os anos nos esquecemos disso, porque temos na cabeça uma noção romanceada das estações -- que podem valer nos climas temperados, mas não correspondem à vida real dos trópicos.

Em outras partes do Brasil, no entanto, o que define as estações é realmente o clima, não o calendário. O nordestino sabe que o seu inverno começa em março ou abril. O paraense celebra a chegada do verão em junho; o cearense e o tocantinense, em julho. Se São Paulo ficasse na Ásia, isso que conhecemos por verão se chamaria “monções”. Você marcaria uma viagem para a praia durante as monções?

Veja a seguir as melhores épocas para viajar pelas diversas regiões do Brasil com probabilidade de menos chuva.

Litoral do Sudeste

A virada do ano e janeiro costumam ser bastante chuvosos. Quem aposta em fevereiro na praia normalmente se dá um pouco melhor. A elevada umidade da época – a mesma que provoca as enxurradas do fim de tarde – pode fazer com que frentes frias (vindas do sul) e zonas de convergência tropical (vindas da Amazônia, via Brasil Central) estacionem na região. O Espírito Santo registra os verões mais ensolarados do Sudeste (mas este ano, como se viu, também começou debaixo d’água). O clima mais gostoso para viajar só começa quando as férias escolares acabam: o outono oferece dias secos e quentes e noites agradáveis. Essas condições costumam continuar inverno adentro – prejudicadas apenas por uma ou outra frente fria (que no meio do ano passam mais rapidamente do que no início). É por isso que todos os anos as tevês mostram reportagens de praias lotadas no Rio no meio do ano (agosto é o mês mais seco do por lá). Na primavera as frentes frias são mais freqüentes e não é raro termos a sensação de passar mais frio – ou pelo menos um frio mais prolongado – do que no inverno. Veredicto: recupere-se das chuvas de verão descendo à praia nos fins de semana ensolarados do outono.

Sul

Não difere muito do tempo no Sudeste: verões úmidos com pancadas de chuva no fim da tarde e frentes frias preguiçosas; outonos secos, primaveras chuvosas. O inverno é mais seco em Santa Catarina do que no Rio Grande, onde julho e agosto são bastante úmidos. As temperaturas são sensivelmente mais baixas do que no Sudeste, então praia no inverno (e no início da primavera) é só para olhar, mesmo. Veredicto: o outono em Santa Catarina é perfeito: quem resolve pegar praia por lá entre o Carnaval e a Páscoa dificilmente perde a viagem (e de quebra não enfrenta os problemas do trânsito no verão).

Norte da Bahia ao Rio Grande do Norte

O verão da faixa leste do Nordeste corresponde totalmente ao que sonhamos para a estação: dias predominantemente ensolarados e bastante quentes. Eventualmente zonas de convergência tropical vindas da Amazônia podem nublar alguns dias (ou mega frentes frias do Sudeste podem chegar à Bahia), mas são eventualidades que justificam reclamações expressas a São Pedro. Basta abril chegar, porém, para “invernar”. O grosso das chuvas vai até junho ou julho. O estio volta a predominar em agosto, e entre outubro e dezembro é registrado o tempo mais firme, com chuvinhas rápidas e espaçadas. (Mas atenção: para o Sul da Bahia, veja mais abaixo) Veredicto: se você não quer passar o Réveillon e as férias de janeiro na chuva, já sabe aonde ir.

Ceará ao Maranhão

No litoral brasileiro voltado para o norte o verão começa mais cedo: julho já tem sol garantido todos os dias. Os meses mais esturricantes são de setembro a dezembro – conhecidos no Ceará como “os meses bró”. O segundo semestre é também a época mais ventosa, atraindo legiões de praticantes de kite e windsurfe. A partir de janeiro o inverno pode chegar a qualquer momento (ou não chegar nunca, em anos de seca brava). A época mais chuvosa, segundo o caderninho, vai de março a maio. Veredicto: prefira esta região para as férias de julho. Entre julho e agosto, pegue as lagoas cheias nos Lençóis Maranhenses.

Amazônia

A Região Norte tem duas estações: a chuvosa e a seca (que também poderia ser chamada... menos chuvosa). A época das chuvas começa em dezembro e vai até maio – e tem o seu encanto para os turistas, sim, porque é nas cheias que os igarapés e igapós são mais navegáveis. O verão amazonense começa em junho. As águas vão baixando e revelam as praias de rio lá por agosto. Veredicto: lembre-se de ir a Alter do Chão entre setembro e outubro.

Interior do Sudeste e Centro-Oeste

O verão é chuvoso, mas tanto o outono quanto o inverno têm tempo firmíssimo, dificilmente abalado pela chuva ocasional trazida pelas frentes frias que trafegam pela faixa litorânea. De abril ao fim de setembro, você não precisa levar guarda-chuva para as cidades históricas de Minas, as termas do Rio Quente, as Chapadas dos Veadeiros, dos Guimarães (e a Diamantina também, que está quase no Cerrado), o Jalapão, Pantanal e Bonito (mas aqui as águas dos rios cristalinos estarão bastante frias). Veredicto: no meio do ano, o sol sempre brilha no meião do Brasil.

Sul da Bahia

As regiões de Ilhéus e Porto Seguro têm chuvas bastante bem distribuídas ao longo do ano. Isso significa que você provavalmente vai pegar sol e chuva em qualquer época. Acredite, é uma vantagem: os verões costumam ser bem menos chuvosos que os do Sudeste, e naqueles meses de “inverno” no Nordeste mais para cima, a região sempre é uma aposta melhor. Veredicto: faça chuva ou faça sol, não deixe de ir.

Tira-teima

Está na dúvida sobre algum lugar específico? O lugar mais fácil de consultar é o site do Jornal do Tempo, que usa informações da Somar Meteorologia. Pesquise a previsão dos próximos dias no destino desejado e, quando a previsão carregar, role até o pé da página: lá você vai encontrar um gráfico de temperatura e precipitação mês a mês.

Originalmente publicado na minha página Turista Profissional, que sai toda 3a. no suplemento Viagem & Aventura do Estadão.

Onde pegar praia, mês a mês

173 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Gustavo - Viajar e Pensar

Com certeza o melhor mês de praia aqui em Florianópolis é Março. Além do clima, as praias ficam tranquilas, sem grandes grupos de turistas, o trânsito fácil, além de custos novamente dentro da normalidade. Além da praia cheia do Beatiful people da ilha, que no verão fica espalhados.
Raras exceções temos em Florianópolis também o Veranico de Maio, fica uns 10-15 dias de calor geralmente prévio ao início da temporada das tainhas na ilha.
Maio é excelentes para curtir a cidade no seu esplendor de Beleza, aos fotografos com certeza as melhores cores e Por do Sol, devido a baixa umidade, ficam fotos lindas. Além de noites mais frescas, que combinam com uma boa mesa e bom vinho.

Zuma
ZumaPermalink

Olá estou em São Luiz ,desde do dia 20 é não para de chuver o hotel Pestana muito bom,fui a varios restaurantes mais o que mais goste da comida foi da barraca landruá

Aluysio
AluysioPermalink

Ricardo, eu colocaria a região dos lagos, especialmente Cabo Frio e Búzios, numa categoria especial. Embora estejam no Sudeste, o regime de chuvas lá é completamente diferente do resto do estado do RJ. Paraty, por exemplo, chove muito no verão, pois montanhas perto do mar provocam as tais chuvas orográficas. Mas, em Cabo Frio/Búzios é diferente. Um morador de Búzios me disse que em 2010 houve lá apenas 37 dias de chuva! Então vale muito a pena. Abraços

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

O verão em Búzios/Cabo Frio é realmente mais seco do que no Rio, mas a primavera é tão nublada-chuvosa quanto.

Luciana Bordallo Misura

Concordo Aluysio, passei muitos veroes em Cabo Frio e Arraial do Cabo e raramente peguei chuva, tempos bons aqueles smile

Marcia Kawabe
Marcia KawabePermalink

Eb! fiquei feliz em saber que o astro rei vai estar comigo em Floripa no próximo mês de março smile

Caroline®
Caroline®Permalink

Salvador não tá dando praia, não. O tempo anda superdoido, chovendo quase todo fim de semana. Anteontem caiu uma verdadeira tempestade. Estranho, porque o normal é um sol de rachar o coco de dezembro a março direto.

Daniele
DanielePermalink

Valeu Riq! Este post é um serviço de utilidade pública!!!

PêEsse
PêEssePermalink

A respeito do assunto chuvas no Brasil os seguintes posts também são muito úteis:

- Brasil: como fugir das chuvas, mês a mês

http://viajenaviagem.t35.com/BRASIL/Brasil%20como%20fugir%20das%20chuvas,%20mes%20a%20mes%20-%20Viaje%20na%20Viagem-%20Blogs%20viajeaqui.htm

- Brasil: como fugir das chuvas, destino a destino

http://viajenaviagem.t35.com/BRASIL/Brasil%20como%20fugir%20das%20chuvas,%20destino%20a%20destino%20-%20Viaje%20na%20Viagem-%20Blogs%20viajeaqui.htm

Leandro
LeandroPermalink

Aqui no RJ o ano começou chuvoso e foi assim até metade do mês mas agora melhorou bastante, estamos tendo um "veranico" no verão smile

Ed
EdPermalink

Tempo chuvoso passando a nublado esses dias no CE.

Thyago Portela
Thyago PortelaPermalink

Aqui em Jampa, São Pedro resolveu aparecer justo ontem (sexta) e ainda não foi embora. Tá na hora dele fazer o check out e só voltar durante a semana, nada de sábado e domingo chuvoso.

zuzu
zuzuPermalink

Riq
Vc resumiu com maestria estas informaçoes climaticas!
Bom fds!

Kely
KelyPermalink

Mto bom!!!
Alguém tem alguma indicação do que fazer em Floripa com chuva??
Tem previsao de chuva até o final do mes sad
Valeu

Cristina L
Cristina LPermalink

bem, eu daria um pulo até São João Bastista e me esbaldaria de comprar sapatos nas lojas da estrada. Também faria um passeio pela Lagoa da Conceição com o ônibus-barco que sai ao lado da ponte das Rendeiras e pararia em qualquer restaurante que o "motorista" me indicasse - e comeria muito camarão a preços bem mais módicos do que nas Rendeiras. Iria a Santo Antônio de Lisboa e passearia pelo bairro - se possível, almoçaria por ali também smile Se não estiver chovendo muito, no sul da Ilha iria à Lagoa do Peri no fim da tarde ver o pôr do sol mais incrível do mundo (bem não tão fim da tarde assim, lá pelas 4-5h), atrás dos montes.

Cristina
CristinaPermalink

Xará,
Santo Antonio do Lisboa, estou com vc! Adiciono visitar o Forte.

Gustavo - Viajar e Pensar

Fugindo ida aos 3 Shoppings da Cidade. E as muitas horas de trânsito que as chuvas causam.

Museus e Palácio Cruz e Souza, talvez a mais bela edificação do centro de Florianópolis e Catedral, ambos ao redor da Famosa Praça XV e sua Figueira (porém com chuva debaixo dela caem gotas enormes pelo acumulo de d'água).
http://www.guiafloripa.com.br/mhsc/

Outro museu próximo e de vistação válida é a casa e Museu Vitor Meirelles, o pintor da primeira Missa do Brasil e da Batalha do Paraguai, ambos obras no Museu de Belas Artes no rio de Janeiro. no museu exitem exposições temporarias e algumas obras de menor expressão do Vitor Meirelles.
www.museuvictormeirelles.org.br

No centro ainda, vistaria o Mercado Público, observar os peixes e frutos do mar a venda, tomar um chopp e comer um Pastel no Famoso Box 32. Na volta passaria no largo da Alfandega.
http://www.box32.com.br

Pode ir no Forte São José da Ponta Grossa, na praia do Forte.
http://www.guiafloripa.com.br/turismo/fortes/ponta_grossa.php3

Na BArra da Lagoa, no leste da ilha, existe uma das sedes do Projeto Tamr, com um criador das belas Tartarugas Marinhas.
http://www.tamar.org.br/cv_sc_barradalagoa.php

Passeios de Scunna, se não tiver vento é uma boa também, você vistará o Forte de Anhatomirim e um Passeio belas baias da Cidade. com sorte avistará os Golfinhos na Baia dos Golfinhos.
Diferença que vc não mergulhará, e as fotos ficarão com fundo triste.

Abaixo da Ponte Hercílo Luz, tem um Forte da época Colonial e o Museu das Armas, sobre a história dos Bomberiros e a Polícia Militar.

Passeio até o Ribeirã da Ilha, no sul da ilha e sentar no Ostradamus ou Porto do Retrato e cair no Pecadao da Gula e esbaldar-se de ostras, Lulas e Camarão. Programa $$$, mas excelente.
Na cidade possui uma ampla gastrônomia Internacional, de Tailandeses, Japoneses, Mexicanos, Franceses, Portugueses, Argentinos, fora as já tradicionais casas de Frutos do Mar.
Temos Boliches, Kart Indoor, Pista de Patinação.
Porém sempre a cidade fica mais bela com Sol.

Fiz quase um post. Depois monto e coloco no meu Blog também.
QQr coisa estamos a disposição.

Kely
KelyPermalink

Obrigada Gustavo e Cristina,
Ainda bem que hj e ontem meio que deu um solzinho, assim dá mais vontade de sair e as fotos ficam bem melhores, dicas anotadas!!
fico até mes que vem, agora tenho mais opcoes de programa!
Valeu

wagner
wagnerPermalink

Kely
Vc. está esquecendo que está na Santa e BELA Catarina. Em um raio de 100km.(máx.1h),com boas estradas; tem mais de 200 praias.Tanto ao sul quanto ao norte.Vida noturna "bombando" com gente bonita.Restaurantes os mais variados. Lembre-se q. pode estar chovendo em Balneário Camboriu mas não em Garopaba.Passeios em Nova Trento,Blumenal, Pomerode,etc...
Passeios de escuna, fortes antigos restaurados, museus, mergulho, surfe, banana boat, jet, ufa!
Desculpe; mas do que é mesmo que vc. mais gosta?
Ps. não se esqueça de levar seu protetor solar junto; senão periga levar um sapecão.

Kely
KelyPermalink

Oi Wagner!
Obrigada pelas dicas, considero só de Floripa pra cima para sair, pq descendo a 101 tá horrível depois de Palhoça, infelizmente tem poucos trechos bons, mas 101 ao norte já temos ótimas opções smile
Gosto bastante de esportes, praia tranquila, transito nao grin (meio impossivel nessa época por aqui)
Valeu as dicas

carlos reis
carlos reisPermalink

mas bah!!! che!!!!

finalmente

29 abraços

Lu
LuPermalink

Como disse a Daniele, este post é de utilidade pública!! E veio bem na hora de planejar o ano. Minha meta p/2011 é ir aos Lençóis Maranhenses e descer até Jeri. Estava justamente pensando qdo seria a melhor época. Vou me programar p/agosto/setembro. Valeu, comandante!

Rita
RitaPermalink

Lu, fiz esse trecho (na verdade, de São Luís até Fortaleza) na segunda quinzena de junho do ano passado e foi memorável.
Minha única frustração foi não ter feito o sobrevôo dos lençóis porque o aeroporto de Barreirinhas estava interditado (não sei se ainda está, mas certamente voltarei lá para sobrevoar os lençóis).

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lu! Não deixe para muito tarde em setembro, não! Lembre-se que as lagoas estão cheíssimas no fim de junho e vão secando lentamente.

Thiago Augusto
Thiago AugustoPermalink

Cheguei ontem de Fortaleza. Uma semana de muita chuva. Sou nordestino e acabo de aprender que "No litoral brasileiro voltado para o norte" só depois de junho ...

Rafaela Ventura
Rafaela VenturaPermalink

Caros Trips,
Pra quem quer uma praia em julho, recomendo muitíssimo as praias dos rios Araguaia e Tocantins. São deslumbrantes! As mais famosas são Caseara, no Tocantins e Conceição, no Pará. E julho/ agosto é a alta temporada do Jalapão. Preparem-se para o calor- temperatura chega aos 40 graus fácil. Nada que um mergulho no rio não resolva!

André Galvão
André GalvãoPermalink

Este ano está difícil fugir da chuva no Brasil.
Em Natal o tempo fechou desde a última quarta-feira e acho que fica assim pelos próximos dias.
Uma amiga que tinha vindo aqui antes, neste janeiro, relatou a mesma situação, poucos dias de sol na cidade e muitos dias nublados.

Roberto
RobertoPermalink

Bom dia,

Vou passar nossa lua de mel final de março e começo de abril e assim surgiu algumas duvidas de destinos.
1ª opção (Trancoso): Vi que em Salvador essa época é de bastante chuva mas no sul da Bahia me falaram que ainda ta na época de sol, agora com esse post dizendo que sempre vai ter sol e chuva vi que continua uma boa opção.
2ª opção (Fernando de Noronha) : Li em alguns lugares que nessa época é mt chuva cm não tem nada no seu post sobre essa época gostaria de saber a respeito. É mt chuva essa epoca?? vale a pena?? pergunto isso pq tipo é um lugar que quero mt conhecer, mas tipo quero ver aquele tons de azul maravilhoso no mar e se for pra la pra ver aquilo acho que pode ser um pouco frustante. O que vc acha??
3ª opção (Maceió) essa opção seria pra conhecer as praias de Alagoas tipo Maragogi, praia do gunga e outras, essa época vale a pena?? cm anda o mar??

dentre as 3 opções qual seria melhor em relação a chuva e as praias??

Agradeço pela atenção

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Roberto! Entre as três idéias, em função do clima é mais garantido ir para o sul da Bahia. A época é chuvosa em Noronha e em Maceió também!

Veja neste outro post como é o "inverno" no Nordeste: https://www.viajenaviagem.com/2010/04/como-aproveitar-o-inverno-do-nordeste/

Clara Andrade
Clara AndradePermalink

Riq, eu tentei achar algo mais específico no perguntódromo, mas não consegui.
Meus pais estão saindo de férias na segunda quinzena de Março e querem um lugar beeem tranquilo, com praia, sem agitação, sem movimento, com boas paisagens e natureza.

Eu pensei no Sul da Bahia, mas alguns pontos acredito estarem ainda cheios nesta época. Pensei também nos Lençois Maranhenses, mas o período bom de ir começa em Junho.
Enfim, o que você me recomenda pesquisar??

Obrigada e abraços!

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Clara! O Comandante costuma dizer que praias só ficam cheias em janeiro, no réveillon, no carnaval e em feriadões. O resto do ano é tranqüilo, até julho. Em março tente Rota Ecológica, sul da Bahia ou Santa Catarina. Fora da semana do carnaval, claro! wink

Clara Andrade
Clara AndradePermalink

Obrigada Bóia!! smile

Evelyn
EvelynPermalink

Olá,
Rota Ecológica na segunda quinzena de março não é roubada? Tô pensando em ir sozinha, pra relaxar, mas tenho medo da chuva estragar tudo.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Evelyn! Sozinha, para relaxar? O Comandante garante que é a pedida!

Dê uma olhadinha neste post para se informar melhor sobre a estação: https://www.viajenaviagem.com/2010/04/como-aproveitar-o-inverno-do-nordeste/

Simone Lima
Simone LimaPermalink

Olá, conheci a pouco este site e estou gostando muito.
Pretendo tirar uma semana de férias no início de maio/2011, ja li os posts sobre os resorts do nordeste mas ainda estou confusa.
Qual o melhor destino para o inicio de maio por favor?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Simone! Nesta época já é o "inverno" na região, um período em que costuma chover bastante. O Comandante recomenda o sul da Bahia -- você poderá pegar alguma chuva, mas não será o tempo todo.

Há um post específico sobre como aproveitar o Nordeste nesta estação de chuvas. Veja aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2010/04/como-aproveitar-o-inverno-do-nordeste/

Simone Lima
Simone LimaPermalink

A Boia,
Muito obrigada. Dentre os resorts que mais gostei está o Arraial d'ajuda eco resort, sendo assim talvez seja mesmo a minha melhor opção.

victor
victorPermalink

Caro Ricardo,

Pretendo ir ao Miramar Maragogi em junho. Tendo em vista as chuvas, devo ir no início ou no fim do mês?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Victor! Essas coisas são impossíveis de prever. Siga essas instruções:

https://www.viajenaviagem.com/2010/04/como-aproveitar-o-inverno-do-nordeste/

Vi por aí #22 «
Vi por aí #22 «Permalink

[...] do Ricardo Freire, no Viaje na Viagem sobre o clima no Brasil de norte a sul, com um lindo destaque para o Sul da Bahia: Sul da Bahia As regiões de Ilhéus e Porto Seguro têm [...]

Maria Tereza
Maria TerezaPermalink

Olá Ricardo, conheci este site agora e adorei! Por favor tente me dar uma boa notícia!
Minha "QUERIDA" chefe só me libera em maio. Quero muito ir para o nordeste, mas não Porto Seguro e Salvador, pois já conheço bastante. Pretendo viajar de 10 a 25/05/2011.
Há alguma praia onde não chova muito? Tenho preferência por cidades onde também tenha turismo cultural, tipo Salvador.
Obrigada, Maria Teresa.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria Tereza! Recife/Olinda têm mais atrações culturais. Para ver como aproveitar o inverno do Nordeste, leia este post: https://www.viajenaviagem.com/2010/04/como-aproveitar-o-inverno-do-nordeste/

Colt
ColtPermalink

Oi pessoal, tudo certo?

Vamos lá... trata-se de um pedido de sugestões aos participantes do site. Eu tenho férias marcadas para o período de 04/04 a 20/04 e estou completamente sem idéias de para onde viajar. Eu estava a fim mesmo de ir á Patagônia e fazer o Crucero Australis, mas pelo que vi no site deles, já é final de temporada, e nesse período temos os últimos cruzeiros. Pareceu-me que já meio seria frio e chuvoso demais nessa época (Máxima média de 9.8 °C, 49.7 mm de precipitação e 23 dias chuvosos em Ushuaia no mês de abril, segundo a Wikipédia) sad Alguém confirma que não é tão legal nessa época?

Gostaria de receber sugestões de destinos para os quais as condições climáticas (pluviometria, temperatura...) tendem a ser favoráveis nessa época do ano.

Não que eu queira me ater demais às previsões climáticas, até porque essas coisas são realmente imprevisíveis, mas se pudermos aumentar as chances das férias serem mais bem aproveitadas, tanto melhor, não é mesmo? smile

Sei que o post trata do Brasil, mas aceito sugestões para o exterior também (quiçá preferencialmente). Se a mensagem estiver no tópico errado, peço desculpas. Muito obrigado!

Colt

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Colt! Uma ferramenta bem útil é a busca do Weather.com, que fornece médias de temperatura e chuva para destinos do mundo inteiro. Veja um passo-a-passo de como o serviço funciona aqui: https://www.viajenaviagem.com/2010/09/como-pesquisar-temperatura-e-chuvas-no-exterior/

Simone Lima
Simone LimaPermalink

Bom dia, A Boia.
Você me deu informações muito úteis há uns 8 posts atrás, e gostaria de mais uma ajudinha. Mudei um pouco os planos e agora ao invés de viajar no inicio de maio e ficar 7 dias, ficaremos do dia 14/4/11 a 25/4/11, os 8 dias de Arraial D'ajuda Eco Resort pretendo manter, e o restante estou pensando em ficar no La Torre de Porto Seguro. Você acha uma boa idéia, ou teria algo mais interessante para me indicar, ah... não posso abusar muito na aventura pois estarei no quinto mês de gravidez.
Muito Obrigada
Simone

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Simone! Pessoalmente nunca estive em nenhum dos dois resorts. Mas lendo os posts do Comandante me parecem dois lugares com estilos tão distintos que imagino que ou você vai gostar de um, ou de outro!

ANDRE
ANDREPermalink

Quero pegar um pacote 05 dias em março na Ponta do Ganchos com minha esposa. O clima lá nesta época é bom?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Andre! Está respondidinho no texto! smile

Dia chuvoso em Fortaleza, e agora? | ABC de férias

[...] Você se preparou para passar o feriado de Páscoa no litoral, baseado numa cidade grande e visitando algumas praias durante o dia. Não foi suficientemente previdente e não deu bola para a previsão climática. Pior: não viu isso aqui. [...]

Allan
AllanPermalink

Final de maio então, o litoral de SC é uma boa pedida pra quem quer muito sol? Melhor que o Sul da Bahia?

A Bóia
A BóiaPermalink

Sim, Allan, o outono é mais seco em Santa Catarina!

Vania
VaniaPermalink

Oi Ricardo, gostei muito das informações que vc passa, e gostaria que vc me ajudasse. Meu marido e eu queremos viajar na primeira semana de maio pra praia. Ele quer Cabo Frio, e eu Porto Seguro. Consultei a previsão do tempo das duas cidades e nenhuma é muito animadora. Qual a melhor opção na sua opinião?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vania!

Aqui quem responde é A Bóia.

Pelo caderninho, maio é uma ótima época para pegar praia no Sudeste.

O Sul da Bahia é imprevisível o ano inteiro; você deve pegar sol e chuva em qualquer época do ano.

Juliana Costa
Juliana CostaPermalink

Boa tarde!!!

Preciso de uma praia urgente! Que tenha sol...

E sobre os resorts, qual o melhor preço agora?

Muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Juliana! Veja neste mesmo post as melhores opções de praia para a época!
Depois visite o Guia de Resorts e escolha onde se hospedar:
https://www.viajenaviagem.com/brasil/resorts/
Peça os orçamentos diretamente aos resorts!

Alexandra
AlexandraPermalink

Olá, marquei minhas ferias pra 02/07 em Maragogi, e agora estou com muitas duvidas???? Vou pegar muita chuva?? nesta época ainda chove muito lá????

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alexandra! O pior das chuvas já terá passado. A época mais seca começa em setembro.

Márcio Cabral de Moura

Bóia, será que o pior das chuvas já terá passado no início de julho? Eu sempre achei que o regime de chuvas do litoral norte de Alagoas fosse igual ao do litoral sul de Pernambuco. Sendo assim, a princípio julho é o pior mês com relação às chuvas. Claro que sempre é possível ter alguma sorte e pegar uma semana de sol em julho. Principalmente com esse clima louco que está fazendo ultimamente.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Márcio! Nossas fontes nos garantem que normalmente o pior das chuvas por lá é em maio/junho. (Aliás, pensavamos isso de Pernambuco também...)

beatryz
beatryzPermalink

Olá,marquei as minhas féria para o dia 11/07.Gostaria de saber se vou pegar chuva em PORTO SEGURO?!
Nesta época Chove e faz muito frio por lá??

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Beatryz! As informações estão todas neste mesmo post; procure "Sul da Bahia" no texto!

Érica
ÉricaPermalink

Amei este blog e o site e as dicas que dá. Estou prgramando minhas férias para o início de julho e nelas tenho uma nova integrante: minha filhota que terá 10 meses, o Rio de Janeiro é uma boa pedida, o clima estará ameno e pouco frio ou chuvoso na época?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

É provável, Érica.

Érica
ÉricaPermalink

Então, o clima estará chuvoso e frio, é isto? Que outra sugestão você me daria?

Grata,

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Os invernos são normalmente secos e amenos no Rio de Janeiro. Este ano, porém, está fazendo mais frio e chuva do que o normal. Pelo certo, seria uma época ótima para ir.

O lugar mais quente e ensolarado do litoral nesta época é o Ceará. Leia o texto, está tudo explicadinho.

Irineu
IrineuPermalink

Olá, Riq
Porto Seguro nas férias de julho, com a família, é uma boa? Grato

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Irineu! Aqui quem responde é A Bóia! Para saber como é o clima, leia a parte "Sul da Bahia" no texto acima wink

gustavo lima
gustavo limaPermalink

Pessoal, qual é a melhor pousada para ficar na Chapada dos Veadeiros ? São Jorge ou Alta Floresta ?
Abcs

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gustavo! A Rachel Verano, que tem bom gosto, recomenda a pousada Baguá em São Jorge:
http://viajeaqui.abril.com.br/blog/viajar-bem-barato/chapada-dos-veadeiros-o-upgrade-perfeito/

Claudia Chow
Claudia ChowPermalink

Eu recomendo ficar em São Jorge, foi onde fiquei em 2003.

Clemilson
ClemilsonPermalink

Pretendo ir para Trancoso e São Miguel dos Milagres nos feriados de 12 de outubro e 15 de novembro. Qual seria a melhor opção em cada feriado levando em consideração as chuvas?

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Clemilson! Está detalhadinho no texto acima wink Leia com atenção!

Rosângela
RosângelaPermalink

Como sempre, as dicas são excelentes e, principalmente, úteis.

Sylvania
SylvaniaPermalink

Muito úteis as informações deste site!
Estou para marcar as férias de 2012 e tinha dúvida se dava para ir a algum lugar legal em agosto. Os Lençóis Maranhenses são mesmo uma boa pedida.
Obrigada, Ricardo! Você é dez!

Kaju
KajuPermalink

Bóia e Ricardo. Em primeiro lugar, parabéns pelos posts elucidativos. Muito bons mesmo. Coisa de profissional.
Agora, a minha dúvida geográfica: vou para Costa do Sauípe com minha esposa e meu filho de 1 ano e meio. Tenho duas datas disponíveis: Final de abril/começo de maio (1a opção) ou outubro (2a opção).
Por qual previsão me oriento: "litoral sul da Bahia", que vc descreve como imprevisível, mas vale a pena (as vezes sol, as vezes chuva), ou a região norte da Bahia p/ arriba, com muitas chuvas. E outubro? Como é por lá, não achei na previsão.
Muito obrigado e parabéns pelo serviço prestado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Kaju! Quando o Comandante fala em sul da Bahia, é Porto Seguro, Arraial d'Ajuda, etc. Costa do Sauípe é pra cima! smile Entre outubro e dezembro é a época de tempo mais firme. As chuvas começam em abril.

Kaju
KajuPermalink

Obrigado Boia. Em abril o risco de chuva é grande na região então. Não consigo acessar o link da previsão de cidade a cidade que vcs postaram. Parece estar corrompido. Me diga uma outra forma de encontrá-lo, por favor.
Kajú

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Kaju! O link que o Comandante indica no texto é o do Jornal do Tempo: http://jornaldotempo.uol.com.br/

flavia
flaviaPermalink

Ola preciso de ajuda pretendo ir ao Rio entre 30 de março a 8 de abril 2012,costuma chover esta epoca??Dica de hoteis..obrigada
gosto de otimo cafe da manha

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Flavia! O outono é uma época normalmente mais seca no Rio.

Leia sobre hotéis recomendados nesta página:
https://www.viajenaviagem.com/2011/05/hoteis-no-rio-de-janeiro-os-relatos-dos-leitores-deixe-o-seu/

Rejane
RejanePermalink

Oiee!! Estou querendo viajar em março, queria ir para Porto Seguro mas pelo que li esse período é de chuva. Que lugar vc sugere que não esteja chuvendo??

Obrigada pela ajuda!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rejane! O sul da Bahia tem chuvas bem distribuídas ao longo do ano. Não dá para dizer quando é a seca. É uma boa aposta o ano inteiro.

Março é uma época de transição das estações em todo o Brasil. No Sudeste e em Santa Catarina, o verão chuvoso está dando lugar ao outono seco. Na costa leste do nordeste, o verão seco está sendo substituído pelo inverno chuvoso. Não há uma data exata para isso acontecer.

Nessa época o Ricardo Freire costuma recomendar o Sudeste e Santa Catarina.

Rejane
RejanePermalink

Obrigada pela dica!!

marcelo
marceloPermalink

olá. ja estive em ilheus, porem foi no mes de janeiro. gostaria de saber como é o clima em julho. obrigado

Ana Paula
Ana PaulaPermalink

Pessoal,
Preciso de dica de resort, li que Costa do Sauípe está bem precario, decadente..quemos passar 3 dias em Morro de SP e outros 4 em um resorte..
Qual vcs indicam? Já li várias coisas mas não cheguei a conclusão nenhuma. Pode ser em qualquer Estado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana Paula! Leia sobre os resorts da Bahia nesta página:
https://www.viajenaviagem.com/brasil/resorts

Meire
MeirePermalink

Olá, me caso no final de maio e estou na dúvida onde passar a lua de mel, pq muitos lugares no nordeste é época de chuva e por isso férias coletivas nos hoteis, Arraial d`ajuda tb chove muito nessa época? (a partir de 25 maio)

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Meire! O Sul da Bahia tem chuvas bem distribuídas ao longo do ano. Pode ser uma boa aposta. Mas não é garantido que não chova.

Maio é ótimo para o Sudeste e Santa Catarina (em Santa Catarina pode estar frio demais para praia).

Andre L.
Andre L.Permalink

Meire, o Sul da Bahia e ES (Itacaré até Vitória) se caracteriza por ser uma área de transição em que as chuvas são mais ou menos distribuídas ao longo do ano.

Meire
MeirePermalink

Muito obrigada !!!

FLÁVIA
FLÁVIAPermalink

Bom dia, A Bóia! Quero passar a lua de mel numa bonita praia brasileira, mas não queria pegar muita chuva!!! Que lugares praianos seriam menos chuvosos na primeira quinzena de junho??? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Flavia! Junho é uma época complicada. O Sudeste deve estar seco, mas sempre há o risco de uma frente fria, que nesta época são frias de verdade. Búzios é uma boa aposta.

O Sul da Bahia também pode ser considerado.