Rio de Janeiro

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Divirta-se no Rio de Janeiro

Veja nesta página dicas para aproveitar a noite, o teatro e os shows do Rio de Janeiro e tornar a sua viagem ainda mais bacana.

A Bóia recomenda: aproveite o Rio dos cariocas

No seu hit 'Cariocas', Adriana Calcanhotto canta que 'cariocas não gostam de dias nublados' e 'cariocas não gostam de sinal fechado'. Poderia acrescentar: 'cariocas nunca subiram ao Pão de Açúcar' e 'cariocas têm preguiça de ir ao Cristo Redentor'.

Se você quiser seguir estritamente o Carioca way of life, pode abdicar completamente das chamadas atrações turísticas. O Rio das praias, da noite, dos shows e do teatro já vale a viagem.

A melhor estratégia, claro, está no meio termo. Tempere a turistagem com generosas porções de carioquice, e você vai aproveitar o Rio mais que os cariocas (e que os colegas turistas).

Voltar | Topo

Noites cariocas

Use os comandos (+) e (-) para aproximar e afastar

Mais até do que a praia, o botequim (ou seria a calçada?) é a sala de estar do carioca. Não existe atividade social na cidade mais importante que sair para beber com amigos.

Botequins clássicos

O que fazer no Rio de Janeiro: botequins

Adega Pérola

A experiência de boteco fica mais completa quando você escolhe um botequim famoso pela qualidade de seus petiscos. A gente fala deles na página Onde comer no Rio: botequins. Clique nos links do destaque para ir direto à descrição de cada um.

Botequins clássicos: uma pequena lista

- Adega Pérola (Copacabana)
- Jobi (Leblon)
- Bracarense (Leblon)
- Pavão Azul (Copacabana)
- O Caranguejo (Copacabana)
- Armazém São Thiago (Santa Teresa)
- Salete (Tijuca)

Voltar | Noites cariocas | Topo

De noite no Baixo

O que fazer no Rio de Janeiro: Pobreta da Urca

Pobreta da Urca

Nos anos 80, o entorno da Pizzaria Guanabara e do Luna Bar, no Leblon, era o point da moçada notívaga do Rio. Por estar na parte baixa do bairro, acabou conhecido como Baixo Leblon. Cazuza era um dos habituês -- e desde o fim de 2016, está de volta ao pedaço, agora eternizado numa escultura.

Com o aburguesamento do bairro, o Baixo Leblon acabou perdendo a aura alternativa (mesmo continuando com um certo movimento). Mas outros pólos de barzinhos surgidos na cidade depois dele acabaram batizados de 'Baixo'. Mesmo quando não incorporam o 'baixo' ao nome, esses lugares compartilham uma característica: o movimento se espalha dos bares para as calçadas. Nas noites de 6ª e sábado, chega a ser difícil passar de carro. Se estiver à procura de muvuca ao ar livre, procure qualquer um desses baixos:

Baixo Gávea

Em termos de carisma, é o sucessor do Baixo Leblon. Fica na Praça Santos Dumont, no entorno do bar Braseiro da Gávea (tel. 21 2239-7494 - Instagram).

Baixo Botafogo

A rua Voluntários da Pátria, entre a praça Nelson Mandela e a Praia de Botafogo, virou um mar de mesas na calçada. A facilidade de chegar de metrô (salte na estação Botafogo, saída F Voluntários da Pátria) está surrupiando freqüentadores da Lapa. Em meio a botequins genéricos, o ótimo Marchezinho se destaca: também funciona como café, bistrô e armazém -- e fica na cara dos cinemas Estação Net Rio (R. Voluntários da Pátria, 46, tel. 21 96722‑4946‬ - Instagram)

BotaSoho

Fora do pólo de barzinhos do entorno do metrô, as ruas Arnaldo Quintela, Fernando Guimarães e Álvaro Guimarães viram surgir nos últimos anos vários bares cheios de personalidade.

O Quartinho Bar tem drinks autorais (Arapuru: gin-tônica com essência de caju e sálvia; Curry Pork Bloody Mary, com jus de porco e curry), tábuas bacaninhas (Couvert Artístico: pão de fermentação natural, creme de queijo de cabra, coulis de frutas vermelhas, queijo canastra, noz pecan e mel) e sandubas delícia -- a versão da casa para o X-Coração dos gaúchos é excelente. (R. Arnaldo Quintela, 124 - Instagram)

Instalado num casarão e com ambientação brechó-chic, o Canastra Rosé traz o charme do grupo Canastra a Botafogo. Tem vinhos selecionados a R$ 15 a taça, drinks na faixa de R$ 25 (Adão e Eva: Jack Daniel's, redução de tamarindo com maçã e tomilho), tapas de qualidade (polvo, gravlax de salmão, presunto cru) e uma grelha no terraço de onde saem espetinho de ancho, shiitake assado, beterraba assada acompanhada de queijo de cabra e um ótimo choripán. (R. Álvaro Ramos, 154, tel. 21 99061-8080 - Instagram)

Vizinho do Canastra Rosé, a Liga dos Botecos une forças (e comidinhas campeãs de audiência) de quatro botequins da Zona Norte: Momo (Tijuca), Cachambeer (Cachambi), Botero (Tijuca) e Bar da Frente (Praça da Bandeira). No cardápio, o bolovo de bacalhau e a moela com batata doce do Momo; o harumaki de porco ('porquinho de quimono') e o jambalaya do Bar da Frente; a costela no bafo e o palmito gigante com catupiry do Cachambeer; os pastéis de queijo e cebola roxa e o parmegiana com caldo de costela do Botero. (R. Álvaro Ramos, 160, tel. 21 3586-2511 - Instagram)

O CoLab, instalado numa garagem, foi um dos pioneiros da área e mantém o espírito hipster-alternativo. Começou como um café moderninho, mas fez tanto sucesso que hoje abre da manhã à noite. O menu é bastante variado -- tem cafés, chás especiais e kombucha, brunch todos os dias, wok tailandês no almoço, comida indiana no jantar e uma seção de junk food. Em algumas noites rola música ao vivo. (R. Fernandes Guimarães, 66, tel. 21 3592-0470 - Facebook)

No Porco Amigo Bar, a carne suína é a estrela de 90% do cardápio. Vai do tradicional -- pernil ou costelinha com farofa, por exemplo -- ao experimental, como o kibe recheado com porco, o hamburger de pancetta e o bolinho de arroz recheado com lingüiça e queijo. O caldinho de feijão é deliciosamente espesso. Para acompanhar, cervejas artesanais. (R. São Manuel, 43, tel. 21 2137-4963 - Instagram)

Fora do eixo da Arnaldo Quintela, o Be+Co é uma vila de containers onde dá para comer e beber de vários fornecedores. Os ocupantes atuais são o árabe Zatar, a sanduicheria Curadoria, a marisqueria Ají, o Cozinha Bistrô Bar, o bar Tortin e o Lilia Café. (R. da Matriz, 54 - Instagram)

Leia sobre o South Ferro na página Onde comer no Rio de Janeiro: Botafogo.

Baixo Copa

As ruas Domingos Ferreira e Aires Saldanha, ao cruzarem com a Bolívar, formam um corredor de botecos. Dá para escolher entre botequins-raiz, um indefectível Belmonte (R. Domingos Ferreira, 242, esquina Bolívar, tel. 21 2255-9696 - Instagram) e bares gourmetizados como o Stuzzi Gastrobar (R. Aires Saldanha, 13, tel. 21 3796-9113 - site) e o El Born (R. Bolívar, 17, tel. 21 - Instagram).

Lapa

O burburinho noturno da av. Mem de Sá começa já embaixo dos Arcos, com barracas de cerveja e drinks, e continua pelas próximas três quadras e suas transversais. Alguns dos bons bares do bairro: Contemporâneo (Av. Gomes Freire, 325, tel. 21 2507-1758 - Instagram), Lapa Café (Gomes Freire, 453, tel. 21 3971-6812 - Instagram), Booze (Av. Mem de Sá, tel. 21 2252-1588 - Instagram).

Praça São Salvador, Laranjeiras

A pracinha de Laranjeiras (perto da estação Largo do Machado do metrô) atrai um público alternativo, muitos ambulantes (e a ira dos moradores, que não curtem nada o barulho). Fazendo questão de uma mesa de boteco, considere o Caneco 85 (R. São Salvador, 85, tel. 21 2558-4166) e o Restaurante da Praça (R. São Salvador, 75, tel. 21 2558-3285).

Pobreta da Urca

A pouco mais de 1 km da pioneira Mureta do Bar Urca, a Pobreta atrai a moçada pela cerveja mais em conta. Fica à altura do Urca Grill (Marechal Cantuária, 18, tel. 21 3209-1623 - Instagram)

Dias Ferreira (Leblon)

A rua gastronômica mais tradicional do Leblon está mudando de perfil: cada vez mais bares se instalam por ali, transbordando gente para a calçada (e o asfalto) nas noites mais movimentadas. Não chega a ser um revival do Baixo Leblon, porque agora qualquer aspecto 'roots' eventual é mera cenografia.

A matriz do Brewteco (R. Dias Ferreira, 415, tel. 21 3217-8280 - Instagram), com suas 21 torneiras de chope artesanal, fica numa esquina de esguelha com outro ímã de cervejeiros, o Belmonte (R. Dias Ferreira, 521, tel. 21 2294-2849 - Instagram).

Na última (digo: primeira) quadra fica a matriz do Struzzi Gastrobar, com suas tapas italianas (R. Dias Ferreira, 45, tel. 21 99588-4270 - Instagram); o cocktail bar de origem galega Garoa Dias Ferreira, 50, tel. 21 3591-7617 - Instagram); a filial do paulistano Boteco Boa Praça, aberto em 2019 (R. Dias Ferreira, 12, tel. 21 3507-7000 - Instagram); e o bistrô-bar especializado em petiscos marinhos Iara Mar & Bar (R. Dias Ferreira, 66, tel. 21 99656-1960 - Instagram - leia mais em Onde comer no Rio de Janeiro: Leblon).

Baixo Barra

A rua Olegário Maciel, no Jardim Oceânico (à altura da praia do Pepê) é o foco de vida noturna a céu aberto na Barra da Tijuca. Muitas das casas são filiais de bares da Zona Sul -- como o Brewteco, do Leblon, presente com 15 torneiras de chope artesanal (Av. Olegário Maciel, 231, tel. 21 986-1012 - Instagram), e as hamburguerias Hell's Burguer (Av. Olegário Maciel, 101, tel. 21 3579-4824 - Instagram) e T.T. Burger (Av. Olegário Maciel, 460, tel. 21 96458-8675 - Instagram).

Voltar | Noites cariocas | Topo

Eu sou o samba

O que fazer no Rio de Janeiro: Trapiche Gamboa

Trapiche Gamboa

Tanto faz o dia da sua visita ao Rio de Janeiro. De segunda a segunda, sempre existe algum bom samba acontecendo na cidade.

Literalmente: no primeiro dia útil da semana já tem samba. Perto do Boulevard Olímpico (mas só se não estiver chovendo ou ameaçando chover), acontece a Roda de Samba da Pedra do Sal, uma das rodas de samba mais cultuadas do Rio. Numa pracinha ao pé do Morro da Conceição, os músicos tocam e cantam sem microfone. Barraquinhas e bares ao redor suprem os comes e bebes(R. Argemiro Bulcão, 1 - Facebook).

No Andaraí (Zona Norte), um dos grandes nomes do samba carioca, Moacyr Luz, comanda o Samba do Trabalhador, no Renascença Clube (R. Barão de São Francisco, 54, tel. 21 3253-2322, abre às 16h - Facebook).

Para os dias seguintes tem Carioca da Gema (Av. Mem de Sá, 79, tel. 21 2221-0043 - Facebook) e Rio Scenarium (R. do Lavradio, 20, tel. 21 3147-9000 - Instagram), ambos na Lapa, e Trapiche Gamboa, na Zona Portuária (R. Sacadura Cabral, 155, tel. 21 98900-9925 - Instagram), na zona portuária... entre outros. As atrações variam a cada dia (clique nas redes sociais para ver a programação), mas o que não muda é a animação do público.

Ensaios das escolas de samba

As quadras de escolas de samba promovem ensaios abertos de arrepiar -- a bateria da escola, dentro de um pavilhão ou ginásio, fica ainda mais poderosa.

Mangueira (R. Visconde de Niterói, 1072, tel. 21 2567-3419 - Facebook), Salgueiro (R. Silva Teles, 104, tel. 21 2238-9226 - Facebook), Portela (R. Clara Nunes, 81, tel. 21 3256-9411 - Facebook) e outras grandes escolas estão mais do que acostumadas a receber turistas, e não têm acesso complicado (clique nas redes sociais para ver a programação).

Voltar | Noites cariocas | Topo

São Cristóvão, ó xente

O que fazer no Rio de Janeiro: Feira de São Cristóvão

'Qual é a boa?' Se tem um programa que sempre é 'a boa', é a noite de 6ª ou sábado da Feira de São Cristóvão. O enorme pavilhão tem múltiplos palcos onde nos fins de semana se apresentam repentistas, trios e bandas de forró, e também músicos de outros ritmos brasileiros. (Campo de São Cristóvão, s/nº, tel. 21 2580-6946 - Instagram)

O público é animado e gosta de dançar de parzinho, além de soltar o gogó nos quiosques de videokê. No Bazar da Cantoria a sua performance pode ser gravada em pendrive. (Campo de São Cristóvão, s/nº, Rua Paraíba, 38, tel. 21 2580-0521 - site)

Na Barraca Já Disse, a proprietária e hostess Vilani também participa da brincadeira, cantando de Clara Nunes a Liza Minnelli com a mesma desenvoltura. (Campo de São Cristóvão, s/nº, Rua Ceará, D10, tel. 21 2146-6704)

Voltar | Noites cariocas | Topo

Shows no Rio de Janeiro

O que fazer no Rio de Janeiro: Teatro Rival

Teatro Rival

Já foi mais fácil assistir a grandes shows no Rio. A maioria dos artistas agora faz apresentações únicas, com ingressos que podem esgotar rápido. A melhor estratégia é percorrer os sites das principais casas de espetáculos algumas semanas antes da sua viagem, e já garantir os ingressos.

Onde assistir a shows no Rio

Use os comandos (+) e (-) para aproximar e afastar

Vivo Rio

Rio de Janeiro divirta-se show no Vivo Rio

O Vivo Rio é o sucessor não-oficial do Canecão: a grande casa de espetáculos da Zona Sul. É a chance de você ver estrelas máximas da MPB sem precisar viajar à Barra. Mas consulte a programação assim que planejar a sua viagem: os ingressos esgotam com bastante antecedência. Se você deixar para comprar ingresso depois que chegar, não vai conseguir. Fica no Aterro, colado ao MAM. Os shows começam pontualmente no horário marcado.

  • Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85 (Aterro do Flamengo)
  • Telefone: (21) 2272-2901
  • VLT: Antônio Carlos
  • Agenda de shows
Circo Voador

Montado num espaço muito interessante sob os Arcos da Lapa, tem uma programação eclética. Seu palco alterna medalhões da MPB com nomes novos do pop brasileiro. Os preços são acessíveis (levando 1 kg de alimento, todo mundo paga meia-entrada). Não há lugar marcado -- você fica em pé na arena ou sentado numa arquibancada metálica. Os shows começam pelo menos 1 hora depois do horário marcado.

Circo Voador
  • Endereço: R. dos Arcos, s/n (Lapa)
  • Telefone: (21) 2533-0354
  • Agenda de shows)
Teatro Rival Petrobrás

Não existe lugar mais pitoresco para assistir a shows do que o Teatro Rival. O espaço não é grande nem pequeno; você se sente próximo do artista não importa onde esteja sentado. Os grandes nomes têm rareado na programação, mas sempre vale a pena conferir para ver se você tem sorte. (Vi um show de Luiz Melodia poucos meses antes de sua morte.) Os espectadores se acomodam em torno de mesas com lugares marcados. O serviço de bar tem drinks bem-feitos e petiscos do Aconchego Carioca. Ultimamente os nomes sobre o palco já não são tão fulgurantes -- acredito que o patrocínio esteja murchando, infelizmente. Os shows começam cerca de meia hora depois do horário marcado.

  • Endereço: R. Álvaro Alvim, 33 (Cinelândia)
  • Telefone: (21) 2240-4469
  • Metrô: Cinelândia, saída A Theatro Municipal
  • Agenda de shows)
Club Manouche

Rio de Janeiro shows: club Manouche

É atualmente o meu lugar favorito para assistir a shows no Rio. O espaço aproveita o porão do restaurante Casa Camolese, no Jockey. Intimista, com som e iluminação perfeitos, o Manouche escala grandes talentos da MPB que muitas vezes não teriam vez em casas maiores. O serviço de bar é discreto e eficiente, e o público, bem mais educado do que a média. Jantar na Casa Camolese antes ou depois do show sempre aumenta a comodidade do programa. Os shows costumam começar meia hora depois do horário previsto (mas como não há lugar marcado, chegue na hora para escolher lugar).

  • Endereço: R. Jardim Botânico, 983 (Jardim Botânico)
  • Telefone: (21) 3514-8200
  • Agenda de shows)
Theatro Net Rio

O Net Rio tem programação predominantemente teatral. Mas examine a agenda com atenção, que de vez em quando acontecem ótimos shows no meio de semana (já vi Teresa Cristina, Zélia Duncan e Alcione). Fica no segundo andar de um shopping vintage (o térreo dá medo, mas a sobreloja é arrumadinha) ao lado da estação Siqueira Campos do metrô.

Theatro Net Rio
  • Endereço: R. Siqueira Campos, 143, sobreloja
  • Telefone: (21) 2147-8060
  • Metrô Siqueira Campos, saída A Siqueira Campos
  • Agenda de espetáculos
Theatro Municipal

O que fazer no Rio: Theatro Municipal

Com o orçamento minguado, a programação erudita do Theatro Municipal está bastante reduzida. Mas a casa é freqüentemente arrendada para shows de artistas de música popular (já assisti a Ney Matogrosso e Madeleine Peyroux ali). Todos os espetáculos têm ingressos à venda online -- os preços para os espetáculos de música erudita costumam ser camaradas.

Theatro Municipal
  • Endereço: Praça Floriano, s/n
  • Tel.: (21) 2332-9191
  • Metrô Cinelândia, saída A Theatro Municipal
  • Agenda de espetáculos
Sala Cecilia Meireles

Mais intimista que o Municipal, a Sala Cecília Meireles tem uma agenda constante de concertos, a preços módicos.

  • Endereço: R. da Lapa, 47
  • Telefone: (21) 2332-9223
  • Metrô Cinelândia, saída D Passeio
  • Agenda de concertos
Teatro Riachuelo

Na Cinelândia, o luxuosamente restaurado Teatro Riachuelo costuma preencher dias vagos durante a semana com shows de grandes nomes da MPB.

  • Endereço: R. do Passeio, 38
  • Telefone: (21) 2533-8799
  • Metrô Cinelândia, saída D Passeio
  • Agenda de espetáculos (r. do Passeio, 38, tel. 21 2533-8799, metrô Cinelândia, saída D Rua do Passeio)
Sala Baden Powell

Praticamente atrás do Copacabana Palace, a Sala Baden Powell faz parte da rede de teatros da prefeitura. Seu palco recebe excelentes shows de MPB. Dá para comprar ingresso na hora.

  • Endereço:Av. N. Sra. de Copacabana, 360
  • Telefone: (21) 2547-9147
  • Metrô Cardeal Arcoverde
  • Agenda de shows
Beco das Garrafas

O que fazer no Rio: Beco das Garrafas

Amanda Bravo, filha do compositor Durval Ferreira, um dos grandes da bossa nova, arrematou as três microboates que nos anos 50 e 60 compunham o lendário Beco das Garrafas. Dividiu o espaço em dois, revivendo os nomes Bottle's e Little Club. A programação tem ênfase em bossa nova e nomes da velha guarda. Fica a uma quadra do Copacabana Palace.

Beco das Garrafas
  • Endereço: R. Duvivier, 37
  • Telefone: (21) 2543-2961
  • Metrô Cardeal Arcoverde
  • (Duvivier, 37, tel. 21 2543-2962, metrô Cardeal Arcoverde)
  • Agenda de shows
Km de Vantagens Hall

Antiga Metropolitan, a maior casa de shows do Rio há alguns anos atende pelo nome de um programa de fidelidade de posto de gasolina. Recebe artistas de peso. Fica no shopping Via Parque, a meio caminho entre a Barra da Tijuca e o Parque Olímpico.

Km de Vantagens Hall
  • Endereço: Shopping Via Parque, Av. Ayrton Senna, 3000
  • Telefone: (21) 2156-7300
  • Agenda de shows
Parque Olímpico

O espaço multiuso Jeunesse Arena é o único equipamento do Parque Olímpico que continua em pleno funcionamento. Costuma receber artistas populares e shows do humor (além de muitos eventos esportivos). A área do parque também é usada para megafestivais, como o Rock in Rio e o Festeja Brasil.

Jeunesse Arena
  • Endereço: Av. Embaixador Abelardo Bueno, 3401, Jacarepaguá
  • Telefone: (21) 2430-1750
  • BRT: Rio 2
  • Agenda de espetáculos
Saudades do Canecão

O Rio ainda se ressente da perda de sua casa de shows mais carismática, o Canecão. Localizado na saída do Túnel Novo, entre Copacabana e a Urca, o Canecão era o lugar para ver grandes shows de MPB sem precisar ir ao Centro ou viajar à Barra.

A casa funcionava sob um contrato de sublocação da associação civil que detinha o usufruto do terreno. Acontece que a União acabou doando o terreno à Universidade Federal do Rio de Janeiro, a UFRJ. Em desacordo com a exploração comercial do lugar por uma empresa com fins lucrativos, a universidade passou 40 anos tentando evacuar os ocupantes. A sentença definitiva veio em 2010, e a UFRJ não aceitou nenhum tipo de negociação.

Desde então o palco mais mitológico de música brasileira está silencioso. De vez em quando se divulga um projeto para o lugar, mas a penúria das finanças públicas impede que vá adiante. É lamentável que uma universidade tenha se empenhado tanto em fechar uma instituição carioca, sem ter condições de fazer nada no lugar.

Voltar | Topo

Teatro no Rio

Use os comandos (+) e (-) para aproximar e afastar

Se você gosta de teatro, vai se esbaldar no Rio. Se quiser, pode ir todas as noites. Além dos espetáculos com temporada convencional de 5ª a domingo, existem peças com apresentações só no meio da semana, aproveitando os dias vagos das produções principais. Se procurar bem, você encontra peças em cartaz até na 2ª feira -- o dia em que a 'classe' pode ver os trabalhos dos colegas.

Além de grande, a oferta de teatro é bastante diversificada. Você vai poder escolher entre musicais, peças com atores globais, dramas, besteiróis, textos-cabeça, espetáculos experimentais ou descaradamente comerciais. Quase sempre dá para conseguir ingresso com apenas alguns dias de antecedência. Caso você se organize para comprar uma semana antes, encontra ingresso para praticamente qualquer espetáculo.

Para ver a programação da semana, compre o jornal O Globo na sexta-feira e consulte o caderno Rio Show. Dá para consultar online, mas o guia é menos organizado na internet do que no papel. Também dá para dar um rolê pelos sites dos melhores teatros para ver a programação das semanas seguintes.

Alguns dos meus lugares favoritos para assistir a peças no Rio:

Teatros no Leblon e na Gávea

Teatro Petra Gold (Leblon)

A seguradora Petra Gold adotou e reformou inteiramente o antigo Teatro do Leblon (Sala Marília Pêra), que estava desativado. Espere encontrar peças 'sérias', sem concessões comerciais. Na mesma galeria funciona o restaurante Chez Claude, de Claude Troisgros -- dá um ótimo programa duplo.

Teatro Petra Gold
Teatro Oi Casa Grande (Leblon)

Rio de Janeiro divirta-se Teatro Oi Casagrande

Um dos teatros mais tradicionais do Rio, o Oi Casa Grande é o maior teatro da Zona Sul. Divide a programação entre shows e grandes produções, sempre em curtas temporadas. Vale a pena comprar ingresso com antecedência. Fica anexo ao Shopping Leblon.

Teatro Oi Casa Grande
  • Endereço: Av. Afrânio de Melo Franco, 290 - Leblon
  • Telefone: (21) 2511-0800
  • Metrô Jardim de Alah, saída B Almirante Pereira Guimarães
  • Agenda de espetáculos
Teatro Municipal Café Pequeno

Pequenino e alternativo, o Café Pequeno, da rede de teatros da prefeitura, costuma apresentar esquetes e pocket shows.

Teatro Municipal Café Pequeno
  • Endereço: Av. Ataulfo de Paiva, 269 - Leblon
  • Telefone: (21) 2294-4480
  • Metrô Jardim de Alah, saída B Almirante Pereira Guimarães
  • Agenda de espetáculos
Shopping da Gávea

Muito antes de inventarem os multiplex de cinemas, o Rio já tinha seu multiplex de teatros. O Shopping da Gávea tem nada menos que quatro teatros espalhados em dois andares: o Teatro dos Quatro, o Teatro das Artes, o Teatro Clara Nunes e o Teatro Vanucci. Comédias leves predominam na programação. As peças em cartaz no meio da semana são especialmente interessantes, por serem mais alternativas.

Shopping da Gávea
Teatro XP Investimentos (Gávea)

Localizado dentro do Jockey Club, o Teatro XP Investimentos marcou a primeira investida de uma empresa do mercado financeiro no patrocínio de teatros cariocas. Superconfortável e muito bem montado, tem programação ousada, com produções de peso que fogem da fórmula do sucesso óbvio.

Teatro XP Investimentos

Voltar | Teatro no Rio | Topo

Teatros em Copacabana e Ipanema

Sesc Copacabana

O Sesc apóia produções que provavelmente não teriam chance no circuito comercial. A unidade de Copacabana tem dois espaços -- um teatro de arena e uma sala menor. Os ingressos são superbaratos. O único inconveniente é que não há venda online nem reserva por telefone: é preciso ir até a bilheteria comprar o ingresso físico. Passe alguns dias antes para garantir seu lugar.

Sesc Copacabana
  • Endereço: R. Domingos Ferreira, 160 - Copacabana
  • Telefone: (21) 4020-2101
  • Horário da bilheteria:
    • 3ª a 6ª: 9h-20h30
    • sáb, dom e feriado: 12h30-20h30
  • Agenda de espetáculos
Theatro Net Rio (Copacabana)

Ocupando as instalações (reformadas) do histórico Teatro Tereza Rachel, o Theatro Net Rio se caracteriza por produções bem-feitas e fáceis de agradar.

Theatro Net Rio
  • Endereço: R. Siqueira Campos, 143, sobreloja
  • Telefone: (21) 2147-8060
  • Metrô Siqueira Campos, saída A Siqueira Campos
  • Agenda de espetáculos
Casa de Cultura Laura Alvim (Ipanema)

Este simpaticíssimo centro cultural, instalado numa casa na beira-mar de Ipanema, recebe bons espetáculos off-circuitão em suas duas salas. Normalmente, monólogos ou peças de produção simples.

Casa de Cultura Laura Alvim
  • Endereço: Av. Vieira Souto, 186 - Ipanema
  • Telefone: (21) 2332-2016
  • Metrô: General Osório, saída A Praça General Osório
  • Agenda de espetáculos
Teatro Ipanema

O pequeno Teatro Ipanema tem longa tradição em espetáculos 'cult'. As peças costumam ser encenadas de 6ª a 2ª. O descolado Zazá Bistrô fica praticamente em frente.

Teatro Ipanema (Prudente de Morais, 824, tel. 21 2267-3750, metrô N. Srª da Paz, saída A Joana Angélica) é o espaço de produções (e shows) cult. As peças costumam ser encenadas de 6ª a 2ª.

Casa de Cultura Laura Alvim
  • Endereço: R. Prudente de Morais, 824 - Ipanema
  • Telefone: (21) 2267-3750
  • Metrô: N. Srª. da Paz, saída A Joana Angélica
  • Agenda de espetáculos

Voltar | Teatro no Rio | Topo

Teatros em Botafogo e na Glória

Teatro Poeira (Botafogo)

Fundado e dirigido por Andréa Beltrão e Marieta Severo, o Teatro Poeira é 'o' lugar para ver produções independentes, com textos instigantes que não subestimam o espectador. Não há o que se apresente no palco do Poeira (e de seu anexo, o Poeirinha) que não esteja entre as melhores peças em cartaz na cidade. Único defeito: fica longe do metrô.

Teatro Poeira e Teatro Poeirinha
Teatro Prudential

Reaberto em 2018, o excelente teatro do edifício Manchete foi adotado pela seguradora Prudential. É dos mais confortáveis da cidade, e tem programação a cargo do grupo Aventura, de Luiz Calainho.

Teatro Prudential
  • Endereço: R. do Russel, 804 - Glória
  • Telefone: (21) 3554-2934
  • Metrô: Catete, saída B Palácio do Catete
  • Agenda de espetáculos

Voltar | Teatro no Rio | Topo

Teatros no Centro

Teatro Maison de France (Centro)

Mantido pelo consulado francês, o Maison de France é um dos teatros mais gostosos do Rio. A programação tem ênfase em comédias, muitas vezes francesas, valorizadas com algum nome conhecido da TV. Se você curte teatro leve e bem-feito, nunca vai perder a viagem.

Teatro Maison de France
  • Endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 58 - Centro
  • Telefone: (21) 2544-2533
  • VLT: Antônio Carlos
  • Agenda de espetáculos
Teatro Riachuelo

Funcionando num lindo cinema restaurado na Cinelândia, o Teatro Riachuelo é a vitrine das produções do grupo Aventura, focado em musicais brasileiros, com um pegada jovem. No meio da semana costuma ter shows.

Teatro Riachuelo
  • Endereço: R. do Passeio, 38 - Cinelândia
  • Telefone: (21) 2533-8799
  • Metrô: Cinelândia, saída D Passeio
  • Agenda de espetáculos
Carlos Gomes e João Caetano (Centro)

A Praça Tiradentes tem dois teatrões vintage, que recebem grandes produções a preços populares. O Carlos Gomes é municipal, enquanto o João Caetano, estadual. Os preços são sempre populares.

Teatro Carlos Gomes
  • Endereço: Praça Tiradentes, s/n - Centro
  • Telefone: (21) 2224-3602
  • Metrô: Carioca + VLT: Praça Tiradentes
  • Agenda de espetáculos
Teatro João Caetano
  • Endereço: Praça Tiradentes, s/n - Centro
  • Telefone: (21) 2332-9257
  • VLT: Praça Tiradentes
  • Agenda de espetáculos
Teatros do CCBB (Centro)

O Centro Cultural Banco do Brasil é um dos portos seguros para apreciadores do teatro-cabeça. Compre ingressos com antecedência: os preços são populares, as salas não são grandes, e o resultado é que esgotam rápido.

Teatros do CCBB
  • Endereço: R. Primeiro de Março, 66 - Centro
  • Telefone: (21) 3808-2020
  • VLT: Candelária
  • Agenda de espetáculos
Teatro Firjan Sesi (Centro)

Este grande teatro no Centro privilegia peças com temática de diversidade sexual e racial, em ótimas produções.

Teatro Firjan Sesi
Teatro Sesc Ginástico (Centro)

O teatro do Sesc no Centro é outro que abre espaço a produções pouco comerciais. É preciso comprar ingresso na bilheteria -- passe alguns dias antes para garantir lugar.

Teatro Sesc Ginástico
  • Endereço: R. Graça Aranha, 187 - Centro
  • Telefone: (21) 4020-2101
  • Horário da bilheteria: 3ª a dom 13h-20h
  • Metrô: Carioca
  • Agenda de espetáculos>/a>

Voltar | Teatro no Rio | Topo

Teatros na Barra da Tijuca e São Conrado

Teatro Bradesco (Barra)

Confortavelmente instalado no shopping chic Village Mall, o Teatro Bradesco alterna shows, musicais e peças blockbuster. Aproveite os bons restaurantes do shopping.

Teatro Bradesco
Cidade das Artes (Barra)

Obra faraônica, a Cidade das Artes tem uma programação eclética, normalmente com grandes produções. Há uma passagem subterrânea que conecta com o Terminal Alvorada, onde param os BRTs.

Cidade das Artes
Teatro dos Grandes Atores (Barra)

No shopping Barra Square, o Teatro dos Grandes Atores é especializado em comédias, quase sempre estreladas por atores da Globo.

Teatro dos Grandes Atores
Teatro Fashion Mall (São Conrado)

Peças leves, bem de shopping, são a tônica deste confortável teatro no shopping Fashion Mall. Os restaurantes do shopping proporcionam um bom programa duplo.

Teatro Fashion Mall

Voltar | Teatro no Rio | Topo

Nenhum comentário, deixe o primeiro!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar