“Na estação de chuvas chove sem parar ou só um pouquinho?”

Bayahibe, República Dominicana, numa semana de nuvens e chuva no início de junho

Nos trópicos, as praias não fecham na baixa temporada, e muitos hotéis, sobretudo no Caribe, oferecem preços excelentes.

Muita gente viaja conscientemente, para aproveitar as ofertas, e torcendo para que a chuva não estrague o programa. Já outros só se dão conta depois de tudo marcado.

O fato é que viajantes das duas categorias (a que vai viajar consciente e a que só descobriu depois) acabam aqui no site, à procura de apoio moral. Não chove sem parar não, né? Todo dia vai sair pelo menos um pouquinho de sol, certo?

Em viagens de uma semana é estatisticamente muito provável que você volte bronzeado. Mas o quanto vai chover nessa semana é impossível de prever.

Tudo pode acontecer:

  • chover um pouco sempre ao amanhecer
  • dar um pé d’água sempre no fim de tarde
  • chuvas intermitentes com aberturas de sol ao longo do dia
  • frente fria/depressão tropical estacionada por dias e dias a fio, sem sair sol
  • sol todos os dias e nem sombra (ops) de chuva

Moral da história: no Brasil, cacife um hotel/pousada á beira da praia, para aproveitar todas as aberturas de sol que houver. No Caribe, certifique-se de que o seu hotel é confortável, para que você possa aproveitar nos dias em que chover.

Leia mais:


Onde pegar praia, mês a mês


Guias de praias: Brasil


Guias de praias: caribe

17 comentários

Olá Ricardo

Li tudo sobre o tempo em Punta Cana e não consegui me decidir, estou fechando pacote para setembro de 10 à 18, porém ainda estou em dúvida, pois tem o mesmo roteiro por preço similar em 17 à 26 de junho. Qual das duas datas vc me recomendaria?
Resord Barcelo Bavaro Palace Deluxe é bom? Vale pelo custo-benefício.

Obrigada pela ajuda

Eliza

Fiquei em Aruba de 18 a 22/12/2011 e foi só chuva e vendaval. Foram raros “pontos” de sol. Ficamos no Divi Phoenix e a praia e piscina foram um fiasco. Aquele resort não oferece muito o que fazer como alternativa à praia ou piscina. No centro comercial de Palm Beach não há muito o que ver durante o dia. Em Orangestad há mais comércio, mas nada que seja “excepcional”. E a grande verdade é que Aruba NÃO tem shoppings centers, apesar de existir um montão de informações na Internet dizendo que há. O que existe de verdade são alguns “malls” (galerias) cuja melhor é a do Renascence (mas não espere grande coisa, não). Para os europeus e norte-americanos que estavam por lá fugindo da neve do hemisfério no norte devia valer à pena ficar na praia mesmo com vento e chuva. Para mim, fiquei com a impressão que temos coisas muitos melhores em nosso litoral com a grande vantagem de se pagar com “R$”.

No final do mês passado estive em St Martin, St Barth e Anguilla.
Nos 2 primeiros dias em que estive em St Martin choveu,mas o pior foi em Anguilla. Maravilhada com os post em relação ao Kú Hotel, resolvi passar apenas um dia hospedada lá, pois as diárias são muito caras. O meu grande azar foi que Shoal Bay se tornou uma péssima praia, choveu logo após eu chegar ao hotel dia 27 de novembro. A ilha ficou alagada,na volta o motorista me avisou que as escolas estvam fechadas e que não chovia assim desde 1999.
Quando voltei para St Martin, o sol voltou tb…………mas nunca esquecerei minha estadia frustrada no Kú, até pq fiquei sem o que fazer pq o Hotel não contava com nenhuma infra.
Aconselho que na temporada de chuvas os viajantes fiquem el algum lugar com o mínimo de infra para não morrer na praia…..

Falando no clima de modo geral, estou assustada (no bom sentido) com as temperaturas no RJ nessa época: já estamos quase no meio de dezembro e ainda não estamos fritando de calor! Tenho medo, muito medo, de que esse “atraso” no calor signifique uma friaca desgraçada em março no hemisfério norte, quando estarei na Europa com a filharada…

Será que isso faz sentido?

Estou agora em Havana e aqui, que mtos tb consideram Caribe, por conta tem chovido todos os dias e feito um pouquinho de frio. Como carioca acho que a temperatura está amena. Embora tenha chovido durante a madrugada o dia foi quente, com direito a céu azul e bastante sol.

Segundo os moradores o clima está igual em toda Cuba e nesta época a s praias não são a melhor escolha.

O clima anda tão maluco que acho difícil apostar se vai chover ou não em determinada época. O “vexame” que os meteorologistas passam diariamente está aí para comprovar. O aconselhável é que se escolha um destino onde existam opções de lazer/passeios para dias chuvosos, caso contrário, a frustração será grande.

Em Salvador há de tudo. Nos meses mais chuvosos ( abril e maio ) há períodos de chuva sem parar por dias e até semanas. Nos outros meses, inclusive os ainda muito chuvosos junho e julho, chove muito e pára, com pequenos “veranicos” entre as chuvas. Nos demais meses sempre chove ( nunca menos de 100mm/mes nos mais secos e em torno de 350-400mmm/mes no outono ) e pára. Em 2011, para contrariar a “escrita”, São Pedro resolver oferecer alguns veranicos em abril e maio e trazer muita chuva em outubro, por dias sem parar. Choveu mais de dez dias seguidos, sem parar, em outubro. Em um único dia choveu mais de 150mmm. É incomum, mas aconteceu.

Dizem que na Suiça, o mês de novembro chove muito, pois fiquei do dia 1/11 ao dia 30/11, entre os Alpes Suiços e Zurique, e não choveu um dia sequer pelos lugares por onde passei.

    Esse inverno está sendo excepcionalmente seco. Nem na Europa, nem no Brasil, se pode tirar conclusões sobre o clima baseados em uma única viagem.

Aviso aos navegantes: em Juqueí, litoral norte de São Paulo, chove sem parar. Já fiquei 10 dias por lá só na varanda. Mas isso rendeu uma boa história. Eu tinha um cachorro chamado Garçom – carente que só, o único garçom que nos dava atenção sem que eu precisasse chamar. Mas ele adorava ficar na chuva. Então era um tal de Garçom, vem pra cá,Garçom, sai dai. Como vizinhos, tínhamos algumas pessoas desconhecidas com uma criança que não parava de chorar. E era um tal de Marina,não chora. Marina, calma. Um amigo hospedado em casa anunciava todas as manhãs: são 9 horas, chove em Juqueí e a Marina chora. Muito bem. Dia 31 de dezembro, já quase meia noite, parou de chover. Fomos todos para a rua – a minha casa ficava bem ao lado da praia. O Garçom corre. Alguém chama: Garçom, vem pra cá. Os vizinhos, também na rua, caem na risada. Eles estavam pensando que nós eramos pessoas muito cruéis – essa gente traz um garçom para a praia e trata o pobre coitado dessa forma! A Marina chorava, coitadinha, porque estava sendo devorada pelos borrachudos. Acabou tudo bem. Mas, no dia primeiro, recomeçou a chover e só parou no dia 5.

    Quanto mais debruçada a Serra no oceano, mais o risco das tais “precipitações orográficas”, causadas principalmente pelo relevo. A isso se junta a área de turbulência típica dos trópicos, e o trecho entre Laguna (SC)e Rio de Janeiro é o que mais corre risco de chuva contínua por vários dias, sem parar.

estou agora, agorinha, em Aruba no Marriott Hotel : chequei na terça dia 06/12 e fico até o dia 13/12 : vim consciente que esta é a epoca das chuvas, mas os dias estão maravilhosos, há sol e algumas nuvens, choveu um pouco na madrugada, mas nada de chuva durante o dia.Tá dando pra aproveitar bastante a praia e as piscinas do resort que são maravilhosas.

    Olá, Wander! Aruba é um dos lugares em que dá para ser mais otimista com relação à época das chuvas, sim, porque é bastante seco. Mas ano passado deu zebra: choveu muito acima do esperado tanto em Aruba quanto em Curaçao. Que bom que está sequinho pra você!

    obrigado Boia! Acho que Aruba é um dos lugares mais garantidos de pouca chuva mesmo, se chover são chuvas passageiras, espero.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito