#VnVBrasil | Vai começar o Rali da Bóia!

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Rali da Bóia

#VnVBrasilDepois de muito prometer e adiar mais ainda, finalmente vou retomar minhas viagens pelo Brasil. A idéia é passar os próximos 18 meses destrinchando destinos de norte a sul, leste a oeste do patropi. Tudo para construir, aqui dentro do Viaje na Viagem, um guia completo para quem quiser descobrir o Brasil.

(Quer dizer que o Viaje na Viagem vai parar de trazer conteúdo internacional novo? Claro que não! Só o material de campo que eu tenho para ser transformado em post já deve equilibrar o material nacional. E novas viagens vão ser feitas pela equipe e pelos enviados especiais.)

Chapada Diamantina

Se você é viúvo ou viúva do Freire's, vai gostar de saber que ele vai voltar, agora como #VnVBrasil. E se você freqüenta esse cantinho pioneiro da #viajosfera brazuca desde a época da Expedição Pé-na-areia, vai curtir acompanhar a blogagem ao vivo dos melhores momentos, que nem eu fiz daquela vez.

A diferença é que agora no começo eu vou estar longe da praia. O segundo semestre será dedicado a duas das minhas maiores lacunas: o Centro-Oeste e o Norte.

Começo na semana que vem (dia 14) por Goiás. Vou a Caldas Novas, Goiânia, Goiás, Pirenópolis e Chapada dos Veadeiros. Depois, Brasília. E na seqüência, Jalapão. Daí volto para para participar do Seminário #Viajosfera, dia 29 de setembro, no Rio.

Em outubro vou pra Belém, onde fico durante toda a semana do Círio. Daí Marajó e Alter do Chão. Chego a Manaus de barco, e daí vou visitar hotéis de selva.

Rio Amazonas

Espero estar inteiro para me dedicar do meio de novembro a meados dezembro aos Mato Grossos.

Neste semestre a expedição #VnVBrasil conta com o apoio local de associados da ABETA, Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, e do seu portal Viagem na Natureza. (Muito obrigado!)

Ao contrário do Freire's e da Expedição Pé-na-areia, que foram feitas num blogmóvel próprio, desta vez vou voar aos destinos e usar transporte público sempre que possível. É um tipo de informação valiosa para o viajante independente, sobretudo o gringo.

Vai ser uma fase especialmente rica e divertida na história da Bóia. Conto com a sua companhia -- e com as suas dicas!

Pacajuba, Sergipe

#vaiBóia!


Relembrar é viver:

Como era o Freire's (no Web Archive)

Como foi a Expedição Pé-na-Areia (no Zip.net; role a página)

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email


85 comentários

Lili-CE
Lili-CEPermalinkResponder

Melhor notícia dos últimos tempos, uma lacuna e tanto começa a ser preenchida! E que saudade do Freire's, que me acompanhou por tantas praias...

s.pessoa
s.pessoaPermalinkResponder

Riq
que Deus e "Nossa Sra. do Viajante Intrépido" te acompanhe!
Do lado de cá nós acompanharemos sequiosos teus posts.

Carla
CarlaPermalinkResponder

Que bacana! Eu cheguei ao VnV bem na época da Expedição Pé na Areia... Vai ser o máximo acompanhar essas novas andanças! wink

Ana Silvia
Ana SilviaPermalinkResponder

Muito bom!!! Boa viagem! Jalapão quero muito ir, mas vou aguardar a visita de nosso Comandante!!!

Érica França

Excelente. Acompanharei tudinho. Boa viagem.

Mirella (@mikix10)

Ai que delicia... vou ficar de olho em todos os posts!!!!

Francisca
FranciscaPermalinkResponder

Eu como boa goiana me sinto orgulhosa com sua visita. Voce vai adorar tenho certeza, e nós mais ainda...

Paulo Tannenbaum

Em Pirenópolis vc tem que ficar hospedado na Taman Baru! Além da pousada ser ótima, com um café da manhã sensacional, ela é comandada por um casal nota 10 (ele Brasileiro e ela gringa), que são importadores de objetos da Asia.

Recomendo!

Bruna Sampaio
Bruna SampaioPermalinkResponder

Nossa que alegria!
Moro em Goiânia, se precisar de uma ajudinha por aqui pode gritar...rs
Aqui tem muita coisa legal para conhecer, mas infelizmente o aeroporto não ajuda as pessoas a quererem vir.
Quem sabe vc não vem depois pras cavalhadas em Pirenópolis, pra procissão do fogareu em Goiás!
Há...aproveita e dá uma passadinha em Aruanã, essa época se formam as praias de água doce no Araguaia.
Boa viagem!

Lívia mochileira

ADOREI!!!! Que vontade de ter um trabalho assim

Luiz Carlos Tiago

Que bom que o Freire's vai voltar. Foi meu guia pelas praias do Nordeste durante estes nove anos que estou em Aracaju.

Esgotei o Nordeste e agora também vou para o centro-oeste mas só que em setembro.veja o roteiro.Aracaju - Caeté-Açu (chap, Diamantina)-Caldas Novas - Rio Quente - Goiás - Pirenópolis - São Jorge (Chap. dos veadeiros)- Jalapão com a Korubo

Vai de navio regular para Alter-do-chão? Vai na cabine? Leve um lençol para se cobrir. O ar-condicionado é forte e eles só fornecem o lençol de baixo e uma cobertura de material sintético. Ou você congela ou fica se coçando com alergia. Leve comida também pois o rango no barco é um horror, principalmente para quem vai nas cabines que come por último. Leve biscoitos e brinquedinhos para jogar para os ribeirinhos quando estiver atravessando o estreito de Breves. Alter do chão é legal em setembro quando tem a festa do Sairé. É espetacular. Feita pelo povo e para o povo. Tipo o nosso carnaval do Rio antes da TV Globo tomar conta.

Verifique a vazante do Rio Tapajós pois a Ilha do Amor só aparece aí.

Em alter do chão fiquei no Htl Mirante da Ilha, simples mas muito bem localizado e com um café da manhã sui generis. Tem também o Beloalter a dois km da cidade. Parece ser melhor mas não conheci e dizem que tem guias e passeios.
Não deixe de comer o Pirarucu recheado (não sei se é esse mesmo o nome mas é parecido) num restaurante na beira do rio no extremo oposto do Htl Mirante e das praia dos cajueiros
Fiz um passeio de dia inteiro com a Vento em popa que foi massa .O contato é :
"daiichii.taketomi taketomi"

O pessoal da Conexão Oeste pode te dar informações sobre a vazante e outras:
O contato é:"Emanuel Júlio"

Boa viagem e saudações de um carioca na tua terra

Luiz Carlos Tiago

Ué? Ô xente ? .não apareceu os e-mails do taketomi nem dqa conexão oeste .Lá vai de novo
"Emanuel Júlio"
emanueljulio@conexaooeste.com.br

"daiichii.taketomi taketomi"

daiichii.taketomi@gmail.com

Andrea Battoni

Ueeeba! Muitas dicas e grandes novidades estão por aí! Vou ficar aguardando...
Boas viagens, Riq!

Rafael
RafaelPermalinkResponder

Bem legal a ideia. Já passei alguns dias turistando por Manaus e volto de vez em quando nas férias (minha sogra mora lá). A sensação é de que tem muita coisa pra ver por lá ainda. Aguardarei as suas histórias e guias!

Abs.,

Hugo Deleon
Hugo DeleonPermalinkResponder

Sou de Santarém e recomendo uma visita ao Bosque Santa Lúcia, muito visitado por estrangeiros que chegam nos navios transatlânticos, fica em plena floresta amazônica lá em Santarém-PA, caso precise de contato eu sou amigo do responsável pelo bosque posso auxiliar no contato para a visita.
Lá em Alter do chão não deixe de visitar algumas praias nao muito conhecidas mas tão lindas quanto Alter, por ex. Ponta de Pedras, Carapanari( e visitar a "Casa do Saulo" uma espécie de casa-restaurante). Se puder esticar até o rio Arapiuns (afluente do rio Tapajós para conhecer a Ponta Grande que é a praia que surge no encontro desses dois rios, é um espetáculo.
Lá em Belém vc vai chegar numa época que é conhecida como o natal dos paraenses, o Círio de Nazaré. Nao deixe de experimentar o almoço do círio que é a maniçoba e o pato no tucupi.
"Quem vai ao Pará parou, tomou açaí ficou."
Abraço

Jussara
JussaraPermalinkResponder

Confesso que fiquei com dor-de-cotovelo quando li que você vai a Goiás e Brasília e não vi nenhuma referência aos Mato Grossos (ainda não tinha chegado ao parágrafo que fala sobre eles).
Ueba! Ótima viagem por esse Brasilzão velho sem porteira! "Minha vida é andar por esse país pra ver se um dia eu descanso feliz."

Lucia Malla
Lucia MallaPermalinkResponder

Riq, vai ser inesquecível pra história do VnV, tenho absoluta certeza! E infinitamente maravilhoso, porque os recantos do Brasil são parte indispensável da beleza da nossa terrinha. Acompanharei e torcerei muito pra cada linha de história e estória que virá daí... smile

Beijos inspiradores!

Alexandre
AlexandrePermalinkResponder

Acho que a grande lacuna desse fantástico site são os destinos, digamos, mais exóticos - quase que totalmente dependentes de links para outros blogs...

Estados Unidos, Oeste Europeu, Caribe, Argentina, entre outros, já deram o que tinham de dar em termos de conteúdo - excelente, por sinal.

Já a gigantesca Ásia está meio esquecida, com uns posts sobre Japão e Singapura de nada menos que 7 anos atrás...

África, Oceania, Leste Europeu? Igualmente desprestigiados...

Espero que essa aventura por esse "lado B" do Brasil seja um começo e se extenda por além das nossas fronteiras.

É apenas uma pequena crítica, espero que construtiva, de um grande fã desse espaço!

Érika Marques - Outros Ares

NOSSA!!!! Você não sabe o quanto fiquei radiante!!!!! O Brasil é imenso e bem diversificado, merece e MUITO este olhar mais apurado no qual o Riq é especialista!!! Já estou vendo o turismo nacional BOMBAR!!

Você citou um lugar que está na minha lista para este ano ainda.. Alter Chão! Quando li em uma revista de turismo recentemente fiquei super curiosa, e agora no segundo semestre é a melhor época!!! Espero que você chegue lá primeiro que eu..rsrsrs... Preciso de dicas, pois na net não tem quase nada!!! Ou quem sabe a gente se encontre por lá??? smile

Boa viagem, muita saúde e paz!!!!

Estarei aqui vibrando e acompanhando tudo!!!

Estela
EstelaPermalinkResponder

Freire! Que ótimo! Sinto muita falta de você no blog.
Desejo boa viagem e muita informação.
Grande abraço,
Estela

Estela
EstelaPermalinkResponder

Recebi! Recebi! Cheguei em casa e lá estava o pacote amarelo!
Obrigada, Ricardo!!
E não "suma", o blog sem você, sem sua simpatia e bom humor não é o mesmo!
Obrigada e um abraço,
Estela

zuzu
zuzuPermalinkResponder

Coragem Riq! Que bom, estava ansiosa por este tema Brasil de volta aqui! Suerte!

Rafael Victor
Rafael VictorPermalinkResponder

Obrigado Ricardo.

Edson Rocha
Edson RochaPermalinkResponder

Boa tarde Ricardo!!

Por gentileza, estou indo para Maceió (já tenho passagem)dia 05/12/2012 a passeio (07 dias), mas gostaria de conhecer Maceió; João Pessoa; Recife e Natal, ou seja, ver Praias e outros pontos turísticos.
- Vc poderia me ajudar num roteiro (de carro??)
- O quê Eu não posso deixar de conhecer tendo em vista os dias que tenho?
- Pensei em me hospedar em Maragogi e depois Porto de Galinas, porém também pensei em ficar num lugar só e me deslocar de carro, o que Vc acha??
- Sou de São Paulo e sempre te acompanho em suas dicas, são excelentes.

Obrigado, se puder me ajudar ficarei grato.

Edson Rocha

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Edson! Com sete dias em Maceió, fique por Maceió mesmo; alugando um carro, você pode dividir a estada entre Maceió e Maragogi.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/brasil/maceio-ricardo-freire

Greice
GreicePermalinkResponder

Muuuuuuuuuuuuuito boa noticia !!!!Quase interceptei o Ricardo Freire no aeroporto de Goiania no dia 26 de agosto a noite para dizer o quanto fiquei feliz com a noticia de suas andancas pelo interior do Brasil.(mas jah chamaram para o meu embarque...).Nao sou viuva do FREIRE's ,sou orfa mesmo...(filhos sabem bem menos e sentem mais falta...)e nas minhas andancas tenho o VnV como guia sempre!!!Senti falta da Chapada das Mesas no Maranhao mas estou esperando ansiosa o roteiro Alter do Chao .Moro em Palmas .Estando em Tocantins,nao deixe de visitar Taquarussu e as praias do rio Tocantins e Araguaia!!

carmem_apda@hotmail.com

Olá Ricardo

estarei em Manaus do dia 24 a 31/11 e gostaria de saber se vc já
tera passado por lá antes pois estou esperando suas preciosas dicas.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carmem! O Ricardo Freire deve passar por Manaus em novembro mas as dicas demoram bastante a ser organizadas, infelizmente não dá para contar com elas.

Há bastante material sobre Manaus aqui:
https://www.viajenaviagem.com/brasil/manaus-ricardo-freire

PATRICIA SIMOES

Estou emocionada ao ler "Se você é viúvo ou viúva do Freire’s, vai gostar de saber que ele vai voltar, agora como #VnVBrasil. E se você freqüenta esse cantinho pioneiro da #viajosfera brazuca desde a época da Expedição Pé-na-areia, vai curtir acompanhar a blogagem ao vivo dos melhores momentos, que nem eu fiz daquela vez. '. Eu sou viúva do Freire`s e eu frequento o blog desde então. Não entro aqui faz tempo, tempo, pois não gosto do formato profisa atual e estou muito feliz em saber que vai voltar algo parecido como Freire`s. E olha só, estou preparando uma viagem à Chapada, vou em outubro e o Rali veio a acalhar. Boa sorte Ricardo e espero que as viagens rendam textos maravilhosos. Vou acompanhar.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar