Desde agosto de 2015 (depois de quatro anos parado), o bondinho de Santa Teresa vem sendo reativado, um trecho por vez. Desde o fim de dezembro, quando a operação foi estendida até o Largo dos Guimarães, no coração do bairro, o bondinho voltou a ser útil para um roteiro por Santa Teresa.
O ponto de partida é o mesmo de antes: atrás da sede da Petrobrás, nos fundos do Largo da Carioca (ponha no Google Maps: rua Lélio Gama), a 3 minutos de caminhada do metrô Carioca (saída B: República do Chile; fechada domingo). Mas atenção para as pegadinhas: o horário de funcionamento é limitado -- apenas das 11h às 16h -- e como a passagem, nesta fase de testes, é grátis, a fila costuma ser considerável.
(E atenção: a melhor alternativa ao bondinho não é o táxi. Os taxistas cariocas acreditam que subir a Santa Teresa vai acabar de desmanchar os seus possantes -- no que não estão totalmente desprovidos de razão -- e, quando aceitam levar ao bairro, vão resmungando do início ao fim da corrida. Chame um Uber. Aliás, chame um Uber sempre no Rio de Janeiro. Os táxis aqui são um caso perdido.)
Um roteiro por Santa Teresa no Sundaycooks
Depois de descer do bondinho (ou do Uber), use este ótimo roteiro por Santa Teresa que a Nat e o Fred acabam de publicar no Sundaycooks.
O roteiro combina as atrações culturais com os barzinhos que tornaram o bairro uma referência boêmia no Rio de Janeiro (sobretudo entre os gringos). A caminhada pelas ladeiras de Santa fica mais fácil quando intercalada com os bolinhos, pastéis, drinks e docinhos recomendados pelos Sundays.
(Aproveite e conheça as duas novidades do blog: a planilha de planejamento financeiro de viagem e a consultoria de viagem online.)
Foto | Sundaycooks
25 comentários