A Lapa não dorme. Ou, pelo menos, não no horário em que eu ou você costumamos dormir. No bairro mais boêmio do Rio de Janeiro, casas de samba funcionam de segunda a segunda, e quando um bar fecha, é só pular para o seguinte.
Casas de show na avenida Mem de Sá
A tradição notívaga da Lapa vem de longa data. É, mais exatamente, centenária. O conjunto de cabarés, cassinos e rendez-vous, malandros, artistas, prostitutas e intelectuais fizeram o bairro ficar conhecido no início do século passado como a "Montmartre brasileira". Depois de algumas décadas de abandono, é pela música e pelo turismo que a Lapa tem conseguido se renovar.
Lapa à noite
Na rua
Rua dos Arcos
Os Arcos da Lapa, além de serem o ponto turístico mais conhecido do bairro, são também a melhor referência para saber onde está a diversão. A maior parte das principais atrações da Lapa fica neste entorno, e é também por ali que as pessoas mais tomam as ruas. Porque a noite na Lapa não acontece apenas dentro dos restaurantes, bares ou casas de show -- a noite na Lapa também acontece na rua, ao ar livre.
Cruzamento da Mem de Sá com Lavradio
A avenida Mem de Sá é a principal do bairro. Atravessa os Arcos e em seguida corta a rua dos Arcos, a rua do Lavradio, a avenida Gomes Freire, a rua do Rezende e a rua dos Inválidos -- em bom carioquês, esse é o trecho mais "bombado" da "night" da Lapa.
Distribuidora na avenida Gomes Freire
Por ali, se não quiser se sentar em um bar, nem precisa: tem comida de rua, ambulantes e distribuidoras de bebida que vendem de tudo, de Chandon a Xiboquinha.
Nos bares
Booze Bar
Prefere beber um pouco melhor acomodado? Então chegue cedo para experimentar umas cervejinhas alemãs no happy hour do simpático Il Piccolo Caffè Biergarten (R. dos Inválidos 135, tel. 21/2509-0682; aberto de 2ª a 6ª), ou para garantir uma mesa no bonitão e recém-inaugurado Booze Bar (Av. Mem de Sá 63, tel. 21/2252-1588; aberto todos os dias), que tem 16 torneiras de chope, a maioria com cervejas artesanais cariocas.
Contemporâneo | Lapa Café
O pequenino Contemporâneo (Av. Gomes Freire 625, tel. 21/2507-1758; aberto todos os dias) tem ambiente acolhedor e bons preços na carta de bebidas. No Lapa Café (Av. Gomes Freire 453, tel. 21/3971-6812; aberto de 2ª a 6ª), o barato é experimentar a cerveja puro malte de fabricação própria, que leva o nome do bairro.
Nas casas de show
Todo dia é dia de música ao vivo na Lapa, e você não precisa ir a nenhum lugar específico para ouvir samba ou MPB. A cada esquina você encontra um banquinho e um violão, ou uma roda inteira de samba; às vezes, não se cobra nem couvert artístico pela apresentação. Mesmo assim, vale muitíssimo a pena dar uma olhada com antecedência na programação das principais casas de show, e bancar o ingresso.
Baile do Almeidinha no Circo Voador
Também só existe na Lapa um lugar como o Circo Voador (R. dos Arcos, s/n, tel. 21/2533-0354), a lona cultural que desde os anos 80 abriga os maiores nomes da música brasileira. Elza Soares, Gal Costa, Paulinho da Viola, Geraldo Azevedo, Jorge Ben e Elba Ramalho são alguns dos artistas que estiveram na programação do Circo nos últimos tempos, além de muitas bandas gringas, de estilos variados. O Baile do Almeidinha, com o bandolinista Hamilton de Holanda e orquestra, tem edições mensais no Circo e música para dançar de parzinho. O público caloroso e a vista para os Arcos da Lapa completam a experiência. Comprar entrada antecipada é fundamental.
(A vizinha Fundição Progresso também tem programação diversa, com artistas do rock ao forró, mas num ambiente que não é tão agradável quanto o Circo.)
Toninho Geraes no Carioca da Gema
Para cair no samba, as opções são inúmeras, mas alguns lugares tem algo de especial. Como o pequeno Carioca da Gema (Av. Mem de Sá 79, tel. 21/2221-0043), onde o que falta em espaço sobra em animação. A agenda costuma ser cheia de novos bambas, do naipe de Ana Costa e Moyseis Marques, com shows principais começando em horário de balada.
Rio Scenarium
Já no gigantesco Rio Scenarium (R. do Lavradio 20, tel. 21/3147-9000), o impressionante ambiente decorado com antigüidades faz parte do espetáculo. Costuma haver ali menos cariocas por metro quadrado do que em qualquer outro lugar da Lapa, mas ter ambientes para acomodar toda a família (com reserva prévia!), e também música ao vivo desde cedo, são grandes vantagens da casa.
Por último, mas não menos importante, a Lapa também tem uma sala de concerto: a Sala Cecília Meireles (Largo da Lapa 47, tel. 21/2332-9223), reformada recentemente, tem em seu calendário apresentações de orquestras, bandas sinfônicas e espetáculos de música de câmara a ótimos preços.
Lapa de dia
Debaixo dos Arcos
Quem visita a Lapa durante o dia pode fotografar os Arcos, fazer uma visita à escadaria Selarón e almoçar no tradicional Nova Capela (Av. Mem de Sá 96, tel. 21/2252-6228).
A escadaria, trabalho feito ao longo de muitos anos pelo artista chileno Jorge Selarón, é um gigantesco mosaico com ladrilhos vindos do mundo todo. Acabou virando um dos símbolos do Rio.
Nova Capela
O Nova Capela é uma instituição do bairro. Tem como carro-chefe o cabrito com arroz de brócolis, mas o pastel de cabrito mata a vontade por um precinho bem mais camarada. E tanto faz o prato principal: importante mesmo é pedir uma porção de feijão para acompanhar, que vem com um caldo delicioso, carregadíssimo no alho.
Pertinho do Nova Capela, a rua do Lavradio também vale uma visita diurna: suas quadras da Mem de Sá até o Rio Scenarium são pontilhadas de antiquários (muitos deles mais com cara de 'modernários', especializados em mobília dos anos 50 e 60).
Feira Rio Antigo
No primeiro sábado do mês, acontece a Feira Rio Antigo, quando a rua se enche de barraquinhas de quinquilharias e artesanato, e alguns antiquários põem móveis na rua.
Casa Momus
O finzinho da rua, já junto ao Rio Scenarium, guarda dois bons endereços para petiscar, bebericar ou almoçar: a Casa Momus (r. do Lavradio, 11, tel. 21/3852-8250), que tem cardápio mediterrâneo, e o Santo Scenarium (r. do Lavradio, 36, tel. 21/3147-9007), para caipirinhas e comida brasileira.
Combine o passeio pela Lapa com uma visita aos museus do centro do Rio ou a Santa Teresa.
Onde ficar na Lapa
Da Lapa Design Hotel
Se hospedar na Lapa... por que não? Tudo bem: não dá para glamurizar o bairro, e nem dizer que para uma primeira vez no Rio de Janeiro eleger ficar na Lapa seja exatamente mais recomendável do que em Ipanema ou Copacabana. Mas, para dois tipos de turista -- o baladeiro e o viajante de negócios -- ficar na Lapa pode funcionar muito bem, especialmente se for em algum dos hotéis inaugurados nos últimos anos.
Hotel 55 Rio
Hotel 55 Rio
Dentre os novos hotéis da Lapa, o que leva nota 10 nos quesitos bom, bonito e bem-localizado é o 55 Rio. Os apartamentos mais charmosos ficam no prédio da frente, que é um antigo hotel de luxo restaurado. Nos fundos há a ala moderna, com os apartamentos mais econômicos -- mas olhe, são espaçosos, funcionais e com ótimo astral (e banheiros inusitadamente grandes para um hotel novo). O 55 Rio é praticamente vizinho da Sala Cecília Meirelles e está a uma quadra e meia da Escadaria Selarón . Como está antes dos Arcos, não sofre com o movimento nem com o barulho (sobretudo se você ficar na ala moderna, nos fundos). É bastante conveniente também para ir a shows no Circo Voador. E veja que interessante: é o único hotel da Lapa próximo do metrô: a estação Cinelândia (acesso D Passeio) está a duas (longas) quadras. À noite será melhor chegar e sair de táxi ou Uber.
O 55 Rio...
- É para você: que quer um hotel charmoso na Lapa com acesso ao metrô.
- Não é para você: que quer se hospedar no meio da muvuca.
Da Lapa Design Hotel
Da Lapa Design Hotel
Misto de hotel e albergue, o Da Lapa Design Hotel foi inaugurado em 2015 e não se intitula “Design” assim a toa, não. O projeto tem a assinatura do arquiteto bambambã Hélio Pellegrino, e mesmo quem não é lá muito ligado nessas coisas não vai segurar o “uau” ao entrar no pequeno prédio em que o hotel/hostel está instalado (quase na esquina da rua do Lavradio com a avenida Mem de Sá, o epicentro da vida noturna do bairro). Os quartos circundam um vão livre de pé direito altíssimo, e lá em cima uma clarabóia enche tudo de luz natural. Painéis de tijolo com mosaicos de ladrilho, esculturas pendentes e um jardim vertical são alguns detalhes da decoração, que é toda trabalhada no hi-lo. No térreo, a área usada para café da manhã tem cadeiras super coloridas, e o espaço também fica liberado ao longo do dia para quem quiser tomar uma cervejinha ou um picolé, vendidos ali mesmo.
Quarto e banheiro compartilhados
Pessoas de espírito jovem e desprendido, que não ligam de usar banheiro compartilhado fora do quarto, economizam uma boa grana em hospedagem para gastar depois na infinidade de bares e casas de show do entorno. Os dormitórios coletivos no Da Lapa, divididos entre femininos e masculinos, podem ter 4, 8 ou 10 camas, e os preços começam em pouco mais de R$ 50 por dia, no quarto para 10 pessoas (preço de junho de 2016). A roupa de cama é cedida, e há toalhas para alugar; cada cama tem um pequeno armário correspondente, que pode ser trancado a cadeado.
Quarto duplo
Os quartos duplos são amplos e têm banheiro privativo, mas é preciso saber que toalhas, oferta de canais de TV e o café da manhã são condizentes com as tarifas de hotel econômico. Faz falta um cofre.
O Da Lapa Design Hotel...
- É para você: que quer se hospedar na Lapa para aproveitar a noite do bairro, ficando na melhor localização possível para isso.
- Não é para você: que topa pagar um pouco além em troca de mais conforto e serviços.
Slaviero Lifestyle
Slaviero Lifestyle
Inaugurado em abril de 2016, o Slaviero Lifestyle é o primeiro empreendimento da rede paranaense Slaviero no Rio de Janeiro, e representa uma muito bem-vinda alternativa de hospedagem para quem viaja à cidade a negócios.
E por que um hotel business vai se instalar justo no mais boêmio dos bairros cariocas? Fácil: primeiro, porque a Lapa está a apenas 15 minutos de carro do aeroporto Santos Dumont, e coladinha no centro do Rio. Segundo, porque, ao exato contrário do centro, a Lapa é um bairro tranqüilo de dia e movimentado à noite. Quem se hospeda no centro encontra ruas ermas quando termina o happy hour. E, nesse horário, a noite na Lapa está apenas começando. Só fica preso ao menu do serviço de quarto do hotel quem quiser.
Lobby
O Slaviero Lifestyle fica na rua do Rezende, que é transversal à avenida Mem de Sá, a principal da Lapa. Com um jeitão elegante desde o lobby, o hotel tem como maior trunfo os seus quartos. Apesar de compactos, são muito bem equipados e confortáveis, com ótimo aproveitamento de espaço.
Quarto deluxe
Todas as camas, desde a categoria mais básica (a deluxe), são king size (a não ser, obviamente, que se prefira um quarto com duas camas de solteiro), e todos os quartos têm cadeira e bancada de trabalho.
Para o banho há toalhas grandes e roupão, além de um box generoso. E, para ninguém deixar de checar o look antes da reunião, o quarto dispõe de algo que não devia ser tão incomum nos quartos dos hotéis, mas é -- um espelho de corpo inteiro.
Café da manhã
O café da manhã no Slaviero Lifestyle começa a ser servido bem cedinho, às 6h, e merece ser bem aproveitado. No bufê, apresentado com capricho, há uma boa variedade de frutas frescas e também de guloseimas como Nutella e mini panquecas. Cada mesa recebe o seu próprio conjunto de mini geléias. (Uma fofura!)
O mesmo restaurante também serve pratos a la carte para almoço e jantar, e tem um bar anexo para aquele último drink antes de dar o dia por encerrado.
O Slaviero Lifestyle conta com academia, e seria tão bom se tivesse piscina...
O Slaviero Lifestyle...
- É para você: que vai fazer bom uso do quarto, para trabalho ou descanso, entre a reunião e a balada.
- Não é para você: que pela mesma tarifa, prefere descolar um hotel menos executivo, com mais espaços de lazer.
Vila Galé Rio de Janeiro
Vila Galé Rio de Janeiro
Um dos lugares mais bonitos para se hospedar no Rio fica na Lapa. O Vila Galé Rio de Janeiro, inaugurado no finzinho de 2014, ocupa um lindíssimo palacete centenário, tombado e, hoje, todo cor-de-rosa.
Fachada e detalhe do hotel
A fachada do hotel é inconfundível, e ajuda a enfeitar a movimentada rua do Riachuelo, uma das mais importantes vias do bairro.
Piscina
Primeiro hotel da rede portuguesa na cidade, o Vila Galé Rio de Janeiro tem um luxo despojado, bem carioca: durante o dia, na beira da (deliciosa!) piscina, a música ambiente é MPB, bossa nova e samba, e sair para bater perna pela cidade vai ficando para depois a cada Marisa Monte ou Tom Jobim.
Café da manhã
O café da manhã, bastante variado, tem omelete e tapioca preparados na hora, e, para brindar ao Rio de Janeiro, espumante geladinho.
Spa
(Se a preguiça for irremediável, sem problemas: o hotel tem almoço em esquema bufê, jantar em bufê ou a la carte, bar, um pequeno spa e uma pequena academia.)
Quarto standard, no palacete
Alguns quartos do Vila Galé Rio de Janeiro ficam no palacete; outros, em um prédio anexo, erguido para somar mais habitações à construção original. Os quartos standard têm o mesmo preço e a mesma decoração em ambas as alas. Para quem prefere mais sossego, é melhor se hospedar no anexo, que é mais protegido do vai-e-vem dos hóspedes e da trilha sonora da piscina. Ficar na parte tombada do hotel dá um charme a mais à estadia, embora seja impossível não sentir uma pena danada de não haver nos quartos mais básicos um mobiliário mais de acordo com a idade do palacete, que combinasse com as portas e janelas originais.
Suíte
A decoração mais bem cuidada está nas suítes; em uma área exclusiva do palacete, as mais bacanas têm uma varandinha compartilhada, e um visual com personalidade e a dose certa de drama.
- É para você: que gosta de reservar tempo para aproveitar o hotel em que se hospeda, e procura uma boa relação charme x benefício.
- Não é para você: que viaja para se cansar, e não para descansar.
Leia mais:
Resolva sua viagem:
Passagens mais baratas para o Rio de Janeiro no nosso parceiro Kayak
Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel
Aluguel de carro no Rio de Janeiro na Rentcars em até 10
Garanta seus passeios no Rio de Janeiro com a Desbravo
17 comentários