Rio | Guia Lapa: onde se hospedar e se divertir no bairro boêmio do Rio

Mariana Amaral
por Mariana Amaral

lapa rio de janeiro

A Lapa não dorme. Ou, pelo menos, não no horário em que eu ou você costumamos dormir. No bairro mais boêmio do Rio de Janeiro, casas de samba funcionam de segunda a segunda, e quando um bar fecha, é só pular para o seguinte.

lapa rio de janeiro

Casas de show na avenida Mem de Sá

A tradição notívaga da Lapa vem de longa data. É, mais exatamente, centenária. O conjunto de cabarés, cassinos e rendez-vous, malandros, artistas, prostitutas e intelectuais fizeram o bairro ficar conhecido no início do século passado como a "Montmartre brasileira". Depois de algumas décadas de abandono, é pela música e pelo turismo que a Lapa tem conseguido se renovar.

Lapa à noite

Na rua

lapa rio de janeiro

Rua dos Arcos

Os Arcos da Lapa, além de serem o ponto turístico mais conhecido do bairro, são também a melhor referência para saber onde está a diversão. A maior parte das principais atrações da Lapa fica neste entorno, e é também por ali que as pessoas mais tomam as ruas. Porque a noite na Lapa não acontece apenas dentro dos restaurantes, bares ou casas de show -- a noite na Lapa também acontece na rua, ao ar livre.

lapa rio de janeiro

Cruzamento da Mem de Sá com Lavradio

A avenida Mem de Sá é a principal do bairro. Atravessa os Arcos e em seguida corta a rua dos Arcos, a rua do Lavradio, a avenida Gomes Freire, a rua do Rezende e a rua dos Inválidos -- em bom carioquês, esse é o trecho mais "bombado" da "night" da Lapa.

lapa rio de janeiro

Distribuidora na avenida Gomes Freire

Por ali, se não quiser se sentar em um bar, nem precisa: tem comida de rua, ambulantes e distribuidoras de bebida que vendem de tudo, de Chandon a Xiboquinha.

Nos bares

lapa rio de janeiro

Booze Bar

Prefere beber um pouco melhor acomodado? Então chegue cedo para experimentar umas cervejinhas alemãs no happy hour do simpático Il Piccolo Caffè Biergarten (R. dos Inválidos 135, tel. 21/2509-0682; aberto de 2ª a 6ª), ou para garantir uma mesa no bonitão e recém-inaugurado Booze Bar (Av. Mem de Sá 63, tel. 21/2252-1588; aberto todos os dias), que tem 16 torneiras de chope, a maioria com cervejas artesanais cariocas.

lapa rio de janeiro

Contemporâneo | Lapa Café

O pequenino Contemporâneo (Av. Gomes Freire 625, tel. 21/2507-1758; aberto todos os dias) tem ambiente acolhedor e bons preços na carta de bebidas. No Lapa Café (Av. Gomes Freire 453, tel. 21/3971-6812; aberto de 2ª a 6ª), o barato é experimentar a cerveja puro malte de fabricação própria, que leva o nome do bairro.

Nas casas de show

Todo dia é dia de música ao vivo na Lapa, e você não precisa ir a nenhum lugar específico para ouvir samba ou MPB. A cada esquina você encontra um banquinho e um violão, ou uma roda inteira de samba; às vezes, não se cobra nem couvert artístico pela apresentação. Mesmo assim, vale muitíssimo a pena dar uma olhada com antecedência na programação das principais casas de show, e bancar o ingresso.

lapa rio de janeiro

lapa rio de janeiro

Baile do Almeidinha no Circo Voador

Também só existe na Lapa um lugar como o Circo Voador (R. dos Arcos, s/n, tel. 21/2533-0354), a lona cultural que desde os anos 80 abriga os maiores nomes da música brasileira. Elza Soares, Gal Costa, Paulinho da Viola, Geraldo Azevedo, Jorge Ben e Elba Ramalho são alguns dos artistas que estiveram na programação do Circo nos últimos tempos, além de muitas bandas gringas, de estilos variados. O Baile do Almeidinha, com o bandolinista Hamilton de Holanda e orquestra, tem edições mensais no Circo e música para dançar de parzinho. O público caloroso e a vista para os Arcos da Lapa completam a experiência. Comprar entrada antecipada é fundamental.

(A vizinha Fundição Progresso também tem programação diversa, com artistas do rock ao forró, mas num ambiente que não é tão agradável quanto o Circo.)

Carioca da Gema

Toninho Geraes no Carioca da Gema

Para cair no samba, as opções são inúmeras, mas alguns lugares tem algo de especial. Como o pequeno Carioca da Gema (Av. Mem de Sá 79, tel. 21/2221-0043), onde o que falta em espaço sobra em animação. A agenda costuma ser cheia de novos bambas, do naipe de Ana Costa e Moyseis Marques, com shows principais começando em horário de balada.

lapa rio de janeiro

lapa rio de janeiro

Rio Scenarium

Já no gigantesco Rio Scenarium (R. do Lavradio 20, tel. 21/3147-9000), o impressionante ambiente decorado com antigüidades faz parte do espetáculo. Costuma haver ali menos cariocas por metro quadrado do que em qualquer outro lugar da Lapa, mas ter ambientes para acomodar toda a família (com reserva prévia!), e também música ao vivo desde cedo, são grandes vantagens da casa.

Por último, mas não menos importante, a Lapa também tem uma sala de concerto: a Sala Cecília Meireles (Largo da Lapa 47, tel. 21/2332-9223), reformada recentemente, tem em seu calendário apresentações de orquestras, bandas sinfônicas e espetáculos de música de câmara a ótimos preços.

Lapa de dia

lapa rio de janeiro

Debaixo dos Arcos

Quem visita a Lapa durante o dia pode fotografar os Arcos, fazer uma visita à escadaria Selarón e almoçar no tradicional Nova Capela (Av. Mem de Sá 96, tel. 21/2252-6228).

escadaria selarón lapa rio de janeiro

A escadaria, trabalho feito ao longo de muitos anos pelo artista chileno Jorge Selarón, é um gigantesco mosaico com ladrilhos vindos do mundo todo. Acabou virando um dos símbolos do Rio.

lapa rio de janeiro

Nova Capela

O Nova Capela é uma instituição do bairro. Tem como carro-chefe o cabrito com arroz de brócolis, mas o pastel de cabrito mata a vontade por um precinho bem mais camarada. E tanto faz o prato principal: importante mesmo é pedir uma porção de feijão para acompanhar, que vem com um caldo delicioso, carregadíssimo no alho.

Pertinho do Nova Capela, a rua do Lavradio também vale uma visita diurna: suas quadras da Mem de Sá até o Rio Scenarium são pontilhadas de antiquários (muitos deles mais com cara de 'modernários', especializados em mobília dos anos 50 e 60).

Lapa: Feira Rio Antigo, rua do Lavradio

Feira Rio Antigo

No primeiro sábado do mês, acontece a Feira Rio Antigo, quando a rua se enche de barraquinhas de quinquilharias e artesanato, e alguns antiquários põem móveis na rua.

Lapa: Casa Momus

Casa Momus

O finzinho da rua, já junto ao Rio Scenarium, guarda dois bons endereços para petiscar, bebericar ou almoçar: a Casa Momus (r. do Lavradio, 11, tel. 21/3852-8250), que tem cardápio mediterrâneo, e o Santo Scenarium (r. do Lavradio, 36, tel. 21/3147-9007), para caipirinhas e comida brasileira.

Combine o passeio pela Lapa com uma visita aos museus do centro do Rio ou a Santa Teresa.

Onde ficar na Lapa

lapa rio de janeiro

Da Lapa Design Hotel

Se hospedar na Lapa... por que não? Tudo bem: não dá para glamurizar o bairro, e nem dizer que para uma primeira vez no Rio de Janeiro eleger ficar na Lapa seja exatamente mais recomendável do que em Ipanema ou Copacabana. Mas, para dois tipos de turista -- o baladeiro e o viajante de negócios -- ficar na Lapa pode funcionar muito bem, especialmente se for em algum dos hotéis inaugurados nos últimos anos.

Hotel 55 Rio

Onde ficar na Lapa: Hotel 55 Rio

Hotel 55 Rio

Dentre os novos hotéis da Lapa, o que leva nota 10 nos quesitos bom, bonito e bem-localizado é o 55 Rio. Os apartamentos mais charmosos ficam no prédio da frente, que é um antigo hotel de luxo restaurado. Nos fundos há a ala moderna, com os apartamentos mais econômicos -- mas olhe, são espaçosos, funcionais e com ótimo astral (e banheiros inusitadamente grandes para um hotel novo). O 55 Rio é praticamente vizinho da Sala Cecília Meirelles e está a uma quadra e meia da Escadaria Selarón . Como está antes dos Arcos, não sofre com o movimento nem com o barulho (sobretudo se você ficar na ala moderna, nos fundos). É bastante conveniente também para ir a shows no Circo Voador. E veja que interessante: é o único hotel da Lapa próximo do metrô: a estação Cinelândia (acesso D Passeio) está a duas (longas) quadras. À noite será melhor chegar e sair de táxi ou Uber.

O 55 Rio...

  • É para você: que quer um hotel charmoso na Lapa com acesso ao metrô.
  • Não é para você: que quer se hospedar no meio da muvuca.

Da Lapa Design Hotel

lapa rio de janeiro

Da Lapa Design Hotel

Misto de hotel e albergue, o Da Lapa Design Hotel foi inaugurado em 2015 e não se intitula “Design” assim a toa, não. O projeto tem a assinatura do arquiteto bambambã Hélio Pellegrino, e mesmo quem não é lá muito ligado nessas coisas não vai segurar o “uau” ao entrar no pequeno prédio em que o hotel/hostel está instalado (quase na esquina da rua do Lavradio com a avenida Mem de Sá, o epicentro da vida noturna do bairro). Os quartos circundam um vão livre de pé direito altíssimo, e lá em cima uma clarabóia enche tudo de luz natural. Painéis de tijolo com mosaicos de ladrilho, esculturas pendentes e um jardim vertical são alguns detalhes da decoração, que é toda trabalhada no hi-lo. No térreo, a área usada para café da manhã tem cadeiras super coloridas, e o espaço também fica liberado ao longo do dia para quem quiser tomar uma cervejinha ou um picolé, vendidos ali mesmo.

lapa rio de janeiro

lapa rio de janeiro

Quarto e banheiro compartilhados

Pessoas de espírito jovem e desprendido, que não ligam de usar banheiro compartilhado fora do quarto, economizam uma boa grana em hospedagem para gastar depois na infinidade de bares e casas de show do entorno. Os dormitórios coletivos no Da Lapa, divididos entre femininos e masculinos, podem ter 4, 8 ou 10 camas, e os preços começam em pouco mais de R$ 50 por dia, no quarto para 10 pessoas (preço de junho de 2016). A roupa de cama é cedida, e há toalhas para alugar; cada cama tem um pequeno armário correspondente, que pode ser trancado a cadeado.

lapa rio de janeiro

Quarto duplo

Os quartos duplos são amplos e têm banheiro privativo, mas é preciso saber que toalhas, oferta de canais de TV e o café da manhã são condizentes com as tarifas de hotel econômico. Faz falta um cofre.

O Da Lapa Design Hotel...

  • É para você: que quer se hospedar na Lapa para aproveitar a noite do bairro, ficando na melhor localização possível para isso.
  • Não é para você: que topa pagar um pouco além em troca de mais conforto e serviços.

Slaviero Lifestyle

lapa rio de janeiro

Slaviero Lifestyle

Inaugurado em abril de 2016, o Slaviero Lifestyle é o primeiro empreendimento da rede paranaense Slaviero no Rio de Janeiro, e representa uma muito bem-vinda alternativa de hospedagem para quem viaja à cidade a negócios.

E por que um hotel business vai se instalar justo no mais boêmio dos bairros cariocas? Fácil: primeiro, porque a Lapa está a apenas 15 minutos de carro do aeroporto Santos Dumont, e coladinha no centro do Rio. Segundo, porque, ao exato contrário do centro, a Lapa é um bairro tranqüilo de dia e movimentado à noite. Quem se hospeda no centro encontra ruas ermas quando termina o happy hour. E, nesse horário, a noite na Lapa está apenas começando. Só fica preso ao menu do serviço de quarto do hotel quem quiser.

lapa rio de janeiro

Lobby

O Slaviero Lifestyle fica na rua do Rezende, que é transversal à avenida Mem de Sá, a principal da Lapa. Com um jeitão elegante desde o lobby, o hotel tem como maior trunfo os seus quartos. Apesar de compactos, são muito bem equipados e confortáveis, com ótimo aproveitamento de espaço.

lapa rio de janeiro

lapa rio de janeiro

Quarto deluxe

Todas as camas, desde a categoria mais básica (a deluxe), são king size (a não ser, obviamente, que se prefira um quarto com duas camas de solteiro), e todos os quartos têm cadeira e bancada de trabalho.

Para o banho há toalhas grandes e roupão, além de um box generoso. E, para ninguém deixar de checar o look antes da reunião, o quarto dispõe de algo que não devia ser tão incomum nos quartos dos hotéis, mas é -- um espelho de corpo inteiro.

lapa rio de janeiro

lapa rio de janeiro

Café da manhã

O café da manhã no Slaviero Lifestyle começa a ser servido bem cedinho, às 6h, e merece ser bem aproveitado. No bufê, apresentado com capricho, há uma boa variedade de frutas frescas e também de guloseimas como Nutella e mini panquecas. Cada mesa recebe o seu próprio conjunto de mini geléias. (Uma fofura!)

O mesmo restaurante também serve pratos a la carte para almoço e jantar, e tem um bar anexo para aquele último drink antes de dar o dia por encerrado.

lapa rio de janeiro

O Slaviero Lifestyle conta com academia, e seria tão bom se tivesse piscina...

O Slaviero Lifestyle...

  • É para você: que vai fazer bom uso do quarto, para trabalho ou descanso, entre a reunião e a balada.
  • Não é para você: que pela mesma tarifa, prefere descolar um hotel menos executivo, com mais espaços de lazer.

Vila Galé Rio de Janeiro

lapa rio de janeiro

Vila Galé Rio de Janeiro

Um dos lugares mais bonitos para se hospedar no Rio fica na Lapa. O Vila Galé Rio de Janeiro, inaugurado no finzinho de 2014, ocupa um lindíssimo palacete centenário, tombado e, hoje, todo cor-de-rosa.

lapa rio de janeiro

Fachada e detalhe do hotel

A fachada do hotel é inconfundível, e ajuda a enfeitar a movimentada rua do Riachuelo, uma das mais importantes vias do bairro.

lapa rio de janeiro

Piscina

Primeiro hotel da rede portuguesa na cidade, o Vila Galé Rio de Janeiro tem um luxo despojado, bem carioca: durante o dia, na beira da (deliciosa!) piscina, a música ambiente é MPB, bossa nova e samba, e sair para bater perna pela cidade vai ficando para depois a cada Marisa Monte ou Tom Jobim.

lapa rio de janeiro

Café da manhã

O café da manhã, bastante variado, tem omelete e tapioca preparados na hora, e, para brindar ao Rio de Janeiro, espumante geladinho.

lapa rio de janeiro

Spa

(Se a preguiça for irremediável, sem problemas: o hotel tem almoço em esquema bufê, jantar em bufê ou a la carte, bar, um pequeno spa e uma pequena academia.)

lapa rio de janeiro

lapa rio de janeiro

Quarto standard, no palacete

Alguns quartos do Vila Galé Rio de Janeiro ficam no palacete; outros, em um prédio anexo, erguido para somar mais habitações à construção original. Os quartos standard têm o mesmo preço e a mesma decoração em ambas as alas. Para quem prefere mais sossego, é melhor se hospedar no anexo, que é mais protegido do vai-e-vem dos hóspedes e da trilha sonora da piscina. Ficar na parte tombada do hotel dá um charme a mais à estadia, embora seja impossível não sentir uma pena danada de não haver nos quartos mais básicos um mobiliário mais de acordo com a idade do palacete, que combinasse com as portas e janelas originais.

lapa rio de janeiro

Suíte

A decoração mais bem cuidada está nas suítes; em uma área exclusiva do palacete, as mais bacanas têm uma varandinha compartilhada, e um visual com personalidade e a dose certa de drama.

O Vila Galé Rio de Janeiro...

  • É para você: que gosta de reservar tempo para aproveitar o hotel em que se hospeda, e procura uma boa relação charme x benefício.
  • Não é para você: que viaja para se cansar, e não para descansar.

Leia mais:

16 comentários

Túlio
TúlioPermalinkResponder

Perfeita essa distinção entre viajantes que viajam para descansar e outros para cansar! É assim mesmo!

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Arrasou nas dicas da Lapa!

Adriana Barboza da Cruz

Super interessante as dicas da Lapa!

Juliana Silveira

Tem o recém-inaugurado Soft Inn Rio Lapa da rede BHG, hotel econômico, prático e super confortável. Excelente custo x benefício nessa região! Vale a pena experimentar! wink

Roberta
RobertaPermalinkResponder

Amo o vila gale! Sou do rio e msm assim já me hospedei lá! Pretendo repetir! Mas a lapa n eh um bairro bom para freqüentar, pode reparar que, com exceção das fotos dos hotéis (q soh possuem fotos internas), o post soh contém fotos fechadas, para disfarçar a sujeira e a péssima freqüência do lugar (q eh caro e sempre cheio). Se hospedar na lapa soh msm para quem vai curtir o hotel ou pegar um taxi (ou uber) para santa Teresa, que possui bons restaurantes e samba tb (como o do mercado das pulgas, por exemplo). Para quem vai ao rio (a trabalho ou lazer) eu indico o bairro de botafogo para hospedagem, pois eh próximo do centro, próximo das atrações turísticas e mais em conta que Ipanema ou copa! Além disso possui excelentes restaurantes com os melhores custo-benefício da cidade! Fica a dica!

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Fiquei hospedada no Vila Fale da Lapa. Conhecia outros hotéis da Rede mas mesmo assim fiquei resistente por ser numa rua de muito agito no Rio.
Fui surpreendida Amei o hotel, as instalações, a arquitetura! Muito bom!

Ive Andrade
Ive AndradePermalinkResponder

Uma dica adicional para quem vai visitar a escadaria Seleron e quer continuar a caminhada: o parque das ruínas é lindo, gratuito e o caminho dá de presente uma vista linda para a Guanabara! super recomendo!

Kamila
KamilaPermalinkResponder

Qual é o melhor local da Lapa para dançar bolero?!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Kamila! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

Solange Araujo

Estudantina Musical: foco no samba de gafieira, mas com outros ritmos, dependendo do dia. Clube dos democráticos: forró e ritmos diversos. Tente também a gafieira Elite e o Centro Cultural Carioca.

Solange Araujo

Para quem não sabe lá funcionava umas das melhores escolas do... Bairro de Fátima! Ninguém chamava de Lapa nos anos 70 e 80!

Kamila
KamilaPermalinkResponder

Obrigada pela resposta!!!

Sergio Guilherme Moraes de Souza

Como sempre você dando um show, Ricardo e colaboradores. Parabéns.

Claudia
ClaudiaPermalinkResponder

Que legal.

Lisiana
LisianaPermalinkResponder

Oi pessoal sou do Sul, e estou pensando em levar minha sogra e mãe para conhecer o Rio, como moramos em praia, claro que iremos conhecer algumas mais famosas do RJ, mas o foco será mais amplo, tipo o MAC,Museu do Amanhã, Aquário etc...além claro dos pontos turísticos certos : Corcovado e Pão de Açúcar. Estou quase fechando com Hotel na Lapa, achei pontos positivos sobre ele, e gostei das fotos e claro R$. Mesmo me hospedando na Mendes Sá, na opinião de vocês,irei me arrepender de ficar tão longe do que quero visitar? Meu interesse no Hotel na verdade é dormir , pois pretendemos passear o dia todo, e de noite quem sabe um showzinho com música boêmia claro. Que me dão de dica pessoal?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lisiana! O hotel 55 Rio, que não estava pronto quando fizemos o guia (vamos atualizar em breve), é o mais próximo da estação Cinelândia (de metrô e VLT) e não está no meio do barulho da Lapa. A escadaria Selarón fica na quadra de trás.

Esses guias vão ser úteis para você:

https://www.viajenaviagem.com/2016/08/boulevard-olimpico-rio-de-janeiro

https://www.viajenaviagem.com/2017/02/rio-como-escala-de-cruzeiro-roteiro

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar