Arcos de la Frontera

Guia de Andaluzia

Andaluzia

Andaluzia: roteiro de 7 dias, com mapas

10 dias entre Madri e Andaluzia em setembro 2015: bora? #ad

Mesquita de Córdoba como pit-stop de trem entre Madri e Sevilha

20 hotéis em Sevilha comentados por leitores (com mapa!)

Flamenco em Sevilha: dois ótimos shows

Alhambra, em Granada: como comprar ingressos e como visitar

Sierra Nevada: dicas de quem já foi

Andaluzia de carro: de Granada a Málaga, pelas Alpujarras

Trem na Espanha: como comprar passagem no site da Renfe

Como montar sua viagem à Europa

Europa: quantos dias em cada lugar?

Europa: roteiros de 9 dias

Europa: roteiros de 15 dias

Europa: avião, trem ou carro?

Trem na Europa: tudo o que você precisa saber

Como comprar a passagem aérea certa para a Europa

Dinheiro para viagem: euro x cartão pré-pago x cartão de crédito

Como estimar gastos de viagem

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Que moeda levar para 50 países

    Não perca dinheiro no câmbio

    125 comentários

    Vou a Espanha e ficarei na casa de um amigo. Meu voo vai fazer parada em Madri onde passarei pela imigração. Das 2 outras vezes fui por Roma e levei apenas uma carta convite simples. Meu amigo informou que a imigração na Espanha não aceita esta carta convite , somente uma expedida pela Extranjeria. E faltando apenas 6 dias para a minha viagem não teremos tempo de solicitar esta carta. Devo pelo menos levar o mesmo modelo simples que levei nas viagens anteriores (a imigração de Roma foi muito tranquila e so me perguntaram se era uma viagem de turismo e não me pediram nada). O que me aconselham? Obrigada

    Ola ,Boia
    Estarei fazendo um tour pela Espanha, e estou com dificuldade de achar algum receptivo em Gilbraltar para fazer um passeio de meio dia, e conhecer os pontos turisticos principais . Terei dia 30 de outubro a tarde ou 31 pela manhã. Teria alguma dica.
    Abs

      Olá, Pedro! É uma imigração complicadíssima na saída e na volta. Você vai gastar seu meio dia em trâmites de fronteira.

    Cadiz realmente vale o empenho de um bate e volta (de trem)?
    Ou será que um pernoite é melhor? Me aconselharam a ir mas não sei se há tanto o que fazer por lá, obrigada

      Olá, Paula! O Ricardo Freire tenta diminuir ao máximo as escalas de um pernoite só. No roteiro dele da Andaluzia, tem um pernoite em Vejer e um em Ronda que de alguma forma se justificam por estarem no caminho e não permitirem bate-voltas confortáveis. Quando a escolha é entre bate-volta e pernoite, o Ricardo Freire tende a recomendar o bate-volta. FAzer check-out, viajar com bagagens e fazer check-in tomam muito mais energia do que simplesmente embarcar num trem (leve, com a bagagem toda segura no hotel), passear e voltar (podendo descansar no trajeto de volta). Cádiz, além de estar a uma distância confortável para bate-volta, é uma variação de Sevilha à beira-mar (Vejer e Ronda são mais diferentes). Durma em Cádiz se você tem maior expectativa pela noite em Cádiz do que em Sevilha.

    Ola Ricardo! sou sua fã de carteirinha e toda viagem que faço leio e releio as suas dicas várias vezes! A única vez que inventei de mudar me dei mal rs!

    Bom, vou para Portugual no dia 01/08/2019 e volto dia 26/08/2019, a passagem ida e volta por Lisboa (promoção) e me encantei pela Andaluzia com os seus posts! Já li e estudei as suas dicas, mas a minha dúvida: pensei em chegar em Lisboa, pegar um voo para Madri, fazer a Andaluzia (sem carro) voltar a Madri e pegar um voo para Lisboa e fazer Portugal de carro! você acha muita perda de tempo ou devo fazer em outra ordem? help-me (1a vez na Europa). obrigada

      Olá, Denise! Quem responde é a Bóia. Voe de Lisboa a Sevilha, vá de trem a Córdoba, durma uma noite e siga de trem a Granada. volte de avião desde Málaga (tem ônibus de Granada ao aeroporto de Málaga). Se quiser visitar os Pueblos Blancos, encaixe-se num tour de dia inteiro saindo de Sevilha.

      Bóia! que emoção vc me responder! Seguinte: pensei em chegando em Lisboa pegar um voo a Madri (curtir lá uns 3 dias conforme seu roteiro) e pegar o trem a Córdoba (fazer o pit stop) e seguir o seu roteiro da Andaluzia sem carro. Pegar o ônibus de Málaga para Portugal e de lá alugar um carro e fazer o roteiro Portugal sugerido por vc!
      Acha viável?? ou seria melhor inverter e começar alugando carro em Portugal, faço os passeios e pego um voo ao final da viagem para a Espanha? muito obrigada por ajudar uma viajante perdida rs!

      Olá, Denise! Se alugar um carro em Portugal, você precisa devolver em Portugal, ou pagará sobretaxa absurda.

      Volte de avião a Portugal, de onde você quiser voltar, mas volte de avião. Há vôos diretos a Lisboa de Sevilha, Málaga, Madri e Barcelona. E de Madri e Barcelona ao Porto.

    Irei para Anfaluzia em maio… farei um stopover em Porto, depois Madri, Córdoba, Granada, Málada… até aqui tudo comprado, mas preciso comprar passagens de Málaga a Ronda e de Ronda a Sevilla… Qual a melhor forma trem ou ônibus??

    Olá,
    Meu marido e eu sempre usamos suas dicas quando viajamos. Como sou professora, só posso viajar nas férias de julho ou dezembro. No início de julho iremos visitar três regiões: Borgonha (amamos vinho e boa comida!) , Andaluzia, Lisboa e arredores. Já olhamos todos os posts de vocês destas regiões e decidimos nos trajetos mais distantes usar trem e avião. Entre a chegada por Paris e a volta por Lisboa, teremos 21 dias para percorrer tudo. Programamos 6 noites para Borgonha (Dijon e Beaune), 7 noites para Andaluzia ( selecionamos Córdoba, Sevilha, Jerez, Ronda e Pueblos Blancos), e 5 noites para Lisboa e arredores, descontando os dias de chegada e partida. Além do que vocês colocaram no site, há alguma dica importante para Andaluzia?
    Um abraço.

    Boia, gostaria da sua opiniao
    Pretendo passar 7 dias em maio na Andaluzia, o roteiro do VnV eh lindo, mas estou pensando em ficar:
    2 noites em Cordoba,
    2 noites em Granada, chegando de onibus de Cordoba
    3 noites em Sevilha, de carro alugado so por um dia para passar por Ronda e almocar la
    Voce acha viavel na vida real?

      Olá, Ana Claudia! Saia cedo no dia dos Pueblos Blancos (de preferência, alugue o carro na noite anterior e deixe num estacionamento, assim você economiza tempo e energia no dia seguinte com procedimentos burocráticos).

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito