Portão de Brandenburgo

Guia de Berlim

Berlim

Que fim da história que nada. No caso de Berlim, a queda do Muro apenas fez com que a história recomeçasse. 25 anos depois da reunificação, Berlim está 25 anos mais jovem.

A Berlim que emergiu da poeira do Muro não é a metrópole high-tech que os burocratas imaginaram, nem a celebração desavergonhada do triunfo do capitalismo sobre o comunismo.

A cidade se mudou para o lado oriental – mas não apenas no sentido geográfico: a nova Berlim é igualitária e nada ostentatória.

O visitante tem o privilégio de ver uma das capitais do mundo se reinventando à sua frente. E o que é melhor: paga pouco por isso. Berlim é um dos lugares mais em conta da Europa – com preços que não assustariam no Brasil.

Quando ir

Berlim está numa latitude praticamente nórdica: prepare-se para passar frio. Mesmo no verão você vai precisar de um casaquinho de vez em quando.

Não se detenha por isso: a cidade tem museus, palácio, bares e restaurantes suficientes para entreter você nos dias gélidos. O frio mais gostoso é o de dezembro, quando é compensado pelas feiras de Natal típicas da Alemanha (a mais bonita é montada na praça Gendamenmarkt).

Mas se puder vir em julho ou agosto, venha. No verão Berlim vai toda a para a rua. Brotam cervejarias (Biergärten) ao ar livre e até praias em trechos do rio Spree. Nos dias de calor, Berlim vive seus dias de Barcelona, e fica ainda mais alegre e desencanada.

Como chegar a berlim

Como chegar

De avião

Todas as companhias aéreas européias levam do Brasil a Berlim com apenas uma conexão.

Veja como chegar pelos aeroportos Tegel e Schönefeld.

Trânsfers privados com nosso parceiro Viator 

De trem

Hamburgo está a 1h40, Dresden a 2h, Frankfurt a 4h10, Praga a 4h45.

Um pouco mais cansativos são os trajetos de/para Varsóvia (5h30), Munique (5h50) e Amsterdã (6h20).

Não valem a pena de trem: Viena, a 9h30, Cracóvia, a 8h10, e Budapeste, a 12h.

De outros lugares, inclua o vôo a Berlim na passagem transatlântica, ou voe low-cost.

De carro

Berlim não se encaixa muito bem em roteiros de carro, pela escassez de lugares pitorescos na antiga Alemanha Oriental. Baviera, Reno & Mosel, Floresta Negra e Rota Romântica são mais interessantes.

Onde ficar

A maioria dos monumentos e museus que você quer visitar está no antigo lado oriental de Berlim. O lugar mais conveniente para se hospedar é o bairro central de Mitte (procure nos arredores das estações Rosenthaler Strasse e Rosa Luxembourg Platz).

De Mitte você pode ir a pé à Museuminseln (Ilha dos Museus) e aproveitar a noite à sua porta. A estação Alexanderplatz é o maior entrocamento de linhas de metrô (U-Bahn) e trem urbano (S-Bahn) da cidade – você chega rapidinho aos outros pontos dos dois lados da cidade.

Atualmente o point mais descolado da cidade é Kreuzkölln, na intersecção dos bairros de Kreuzberg e Neukölln. Fique ligado, que estou neste momento (agosto de 2014) em Berlim e logo atualizarei este guia.

Hotel 25 Hours Berlim

Destinos para combinar com Berlim

Quantos dias em Berlim

Antes de programar a continuação da viagem, certifique-se de que vai ficar tempo suficiente na cidade. Para entender Berlim você precisa de no mínimo 3 dias inteiros. Com 5 dias dá para ir visitar o palácio e os jardins de Potsdam em um bate-volta (26 min. de trem urbano (S-Bahn). Veja como fazer por conta própria um bate-volta a Dresden saindo de Berlim.

Combinar Berlim com Europa Central

Considero Berlim um ótimo fecho para um tour pela Europa Central. Comece em Budapeste, continue de barco (6h) ou trem (3h) a Viena, prossiga de trem a Praga (4h30) e termine em Berlim (4h45 de trem). Dá para fazer no sentido oposto, mas acho que esta é a melhor seqüência.

Uma continuação original é a Copenhagen: a viagem de trem dura 6h44, via Hamburgo, e tem um trecho em que o vagão embarca num ferry-boat.

Passeios de 1 dia e tour privados com nosso parceiro Viator

Berlim no Viaje na Viagem

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    414 comentários

    Olá Ric e Boia!
    Berlim é uma boa porta de entrada da Alemanha em termos de preços de vôos? Pretendo passar uma semana na Alemanha com o objetivo de visitar uma feira (evento grande profissional), seria melhor comprar o vôo para outra cidade da Alemanha e seguir pra Berlim de trem? Qualquer sugestão é bem vinda. Obrigada!!

      Olá, Maisa! O melhor sempre é comprar passagem aérea até o destino final. Qualquer outra solução vai trazer perrengues para a sua viagem e terá um custo.

    olá Renato! Tudo bem? Preciso de uma dica? Hoje levamos 2 multas por estarmos com o ticket do trem regional de 9 euros o qual fomos informado na hora pelo agente que o trem da cia db não faz parte desse ticket promocional, como era regional pensamos que era todos os trens e não segundo o agente, e nós multou. Existe recurso? Caso não tenha recurso onde podemos pagar. Muito obrigada pela atenção.

    Oi Boia! Não achei no Guia de Berlim “o que fazer?”
    Não tem?

      Olá, Ligianne! Infelizmente não temos esse guia completo e organizado. Os posts (soltos) sobre a cidade estão todos listados nesta página.

    Estou programando uma viagem de 8 dias livres na Alemanha em junho.
    Já estive em Berlim 2 vezes. Desta vez, pensei em visitar Dresden, q n conheço. Minha dúvida é se vale mto a pena dormir lá (já q estou vindo de Munique), ou melhor um bate e volta de Berlim (bem mais prático, apesar de um pouco cansativo já q fica a 2 hrs de trem).
    Mesma dúvida p/Nuremberg, q posso fazer como bate e volta de Munique (2hrs de trem).
    Poderia tb ir de carro de Munique a Berlim, dormindo em Nuremberg e em Dresden, e devolvendo o carro na chegada a Berlim.
    Qdo fui pesquisar aqui, li q Hamburgo tb é interessante, e fica mais perto de Berlim (1:40 de trem), mas fiquei na dúvida se vale a pena só passar o dia, já q a noite e tão animada. Caso fizesse um bate e volta a Hamburgo, cortaria Nuremberg.
    Será q a Boia pode me dar uma luz?
    Outra pergunta, de ordem prática: os trens na Alemanha costumam ter atrasos? No nono dia, saio de Berlim p/Munique no trem expresso (4hrs), p/pegar um vôo dentro da Europa, às 17hrs. Sera q corro o risco de perder o voo?

      Olá, Lu! Se você for bem prática, reservando hotéis funcionais junto à estação de trem, pode dormir uma noite em Nuremberg, sair cedinho na direção de Dresden com pit-stop em Leipzig (onde teria que fazer uma baldeação de todo jeito). Segue viagem no fim do dia, no outro dia visita as atrações de Dresden e segue a Berlim.

      Os trens na Alemanha não costumam atrasar, mas atrasos não são impossíveis.

      Obrigada, Boia! Vc ainda me arrumou mais um lugar pra visitar… Rsrsrs.

    Olá Ricardo! Comprei euros, e vi que uma cédula de 100 euros que ainda tinha estava diferente e assim consta confeccionada 2002, comprei em 2019, e tenho o recibo que consta os número da cédula, essa cédula é aceita no comércio hoje normal. Obrigada!

    Precisa preencher algum formulário para entrar na Alemanha , franca ou Áustria ? Alguns falam que sim e outros não. Vou pela latam agora em Maio. Ou basta apenas o certificado de vacinação do SUS?

      A Alemanha aceita Coronavac caso a pessoa tenha tomado o reforço da Pfizer?

      Olá, Rodrigo! INfelizmente, não. A Alemanha exige duas doses de vacinas referendadas pela EMA. As Coronavacs não contam. Se você tomar uma segunda dose de reforço de qualquer vacina aprovada pela Europa (AstraZeneca, Pfizer ou Janssen) você pode viajar para a Alemanha.

      Olá Bóia!
      Estaremos indo para Berlim em setembro para a maratona e depois vamos viajar por 10 dias . Já conheço bem Berlim e quais países você sugere irmos, até por conta do conflito na Ucrânia.

    Olá! Ricardo! E o uso da máscara esta sendo obrigatório em algum lugar? E pode ser qualquer tipo em caso positivo?

      Olá, Cristina! Quem responde é a Bóia. A máscara continua obrigatória em transportes coletivos. Precisa ser do tipo PFF2.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito