Guia de Lisboa

Lisboa: como ir do aeroporto à cidade

O aeroporto de Lisboa fica pertíssimo do centro: está a meros 7 km do Rossio. Um táxi só não valerá a pena se o motorista não for honesto. Veja todas as suas alternativas:

Elevador Santa Justa, Lisboa

Táxi

Aproveite que a corrida entre o aeroporto de Lisboa e o centro da cidade é barata e dê-se ao luxo de chegar ao hotel de táxi. Serão no máximo 15 euros muito bem aplicados, especialmente depois de um longo vôo transatlântico.

Os leitores portugueses do VnV dão a dica: prefira pegar o táxi na área de embarque do aeroporto, para evitar os tipos espertinhos que dão voltas com os turistas.

Existe também a opção de trânsfer reservado com antecedência, de/para Lisboa, Cascais, Estoril ou Costa da Caparica:

Metrô

A estação de metrô integrou o Aeroporto da Portela à linha vermelha, que passa pelo Parque das Nações e termina na Estação São Sebastião, onde está a Fundação Calouste Gulbenkian. O acesso fica próximo à área de embarque do aeroporto.

Ir de metrô do aeroporto ao hotel é interessante para quem viaja sozinho ou em dupla, com pouca bagagem, em modo econômico. A passagem é baratinha — 1,65 euro do bilhete unitário, mais 0,50 para emissão do passe de transporte (Viva Viagem ou 7 Colinas). O passe também pode ser carregado com um bilhete válido por 24 horas, que custa 6,60 euros e dá direito a transporte público ilimitado.

O Lisboa Card é aceito, mas habilitar na chegada não será vantajoso. Deixe para usar o cartão apenas no seu primeiro dia de turistagem pesada, para aproveitar ao máximo os descontos nas atrações.

O pedaço mais interessante para se hospedar em Lisboa, prático para os passeios e também para aproveitar a noite, vai do Chiado ao início da Avenida Liberdade e tem três estações de metrô à disposição. Nenhuma delas, porém, está na linha vermelha.

Para ir a um hotel perto das estações Rossio ou Baixa-Chiado, troque na estação Alameda para a linha verde (Cais do Sodré/Telheiras) no sentido Cais do Sodré. Se o seu hotel fica nas imediações da rótula do Marquês do Pombal, troque na estação Saldanha para a linha amarela (Alcântara/Odivelas) no sentido Alcântara.

Para ir a um hotel próximo à estação Restauradores, troque na estação São Sebastião para a linha azul (Santa Apolónia/Amadora Este) no sentido Santa Apolónia. Lembre-se que baldeações e sobe-e-desce de escada não combinam com malas grandes.

O metrô também pode ser interessante para quem tem algumas horas entre vôos e quer aproveitar para dar um pulinho no Parque das Nações, onde está o Oceanário de Lisboa. É só descer na estação Oriente, a três paradas do aeroporto.

Entenda a localização do seu hotel no Google Maps e conheça as linhas no site do metrô.

O serviço funciona de 6h30 até 1h.

Ônibus

Aerobus

O ônibus especial Aerobus liga o aeroporto ao Cais do Sodré, com 11 paradas no percurso (entre elas, Marquês de Pombal, Av. Liberdade, Restauradores e Rossio, que atendem ao pedaço mais bacana de se hospedar). O Aerobus faz saídas entre 7h e 23h20 do aeroporto, e 7h45 e 23h do Cais do Sodré (7h30 e 22h40 em finais de semana e feriados). Os ônibus partem de 20 em 20 minutos.

O bilhete pode ser comprado diretamente com o motorista e custa 3,15 euros, unitário, ou 4,95 euros para ida e volta. Os cartões Viva Viagem, 7 Colinas e Lisboa Card não são aceitos.

Pesquise pelo nome do seu hotel no site do Aerobus para saber onde saltar.

Se o endereço não estiver na lista, use o Google Maps para entender os arredores e escolher o ponto mais conveniente.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Ônibus de linha

    Alguns ônibus de linha também servem ao aeroporto. Os de número 744 e 783 param na rótula Marquês de Pombal. Apenas quem estiver com pouquíssima bagagem pode embarcar: a dimensão máxima de bagagem permitida nesses ônibus é de 50x40x20, menor do que uma mala tamanho M.

    O bilhete unitário custa 1,65 euros, mais 0,50 para emissão do passe de transporte (Viva Viagem ou 7 Colinas). O passe também pode ser carregado com um bilhete válido por 24 horas, que custa 6 euros e dá direito a transporte público ilimitado. O bilhete comprado a bordo, com o motorista, custa mais caro: 1,80 euros.

    Usar o Lisboa Card na chegada não é vantajoso. Habilite o cartão só no primeiro dia em que for visitar atrações, para aproveitar os descontos.

    Consulte a localização do seu hotel no Google Maps. Use o site da Carris para pesquisar sobre as linhas e o Transporlis para traçar o trajeto (a ferramenta da Carris não funciona bem).

    Leia mais:

    58 comentários

    Este post veio a calhar, estou saindo para Lisboa agora para participar da meia maratona. Vou fazer igual a Angelica quando chegar lá entäo “vou de taxi”. Obrigada 🙂

    Todo cuidado é pouco com taxistas em qualquer lugar do mundo incluso Lisboa. Em 2011 paguei cerca de 9 euros pra uma corrida aero- Av. Almirante Reis. Em 2012 resolvi pegar novamente taxi na área do desembarque, pois estava só e com 2 malas, mas fui premiada com um taxista safado que me cobrou 25 euros. Não havia taximetro no carro.Quando retornei a Lisboa 15 dias depois, apenas com uma mala tamanho médio, peguei o metro,beemm mais econômico, lógico. Acredito que o determinante na escolha do meio de transporte é o peso que vc carrega, distância do hotel e número de pessoas. Sozinho, bem localizado e leve prefira metro.

    Lisboa… bom demais… pegamos um taxista super gente boa: Manuel Barros. Ainda fechamos com ele para fazer passeios pela cidade… pessoa honesta, conhecedor da regiao e foi um dos pontos altos da viagem. Pena nao ter o telefone dele para indicar… mas o nome está ai. Ele nos cobrou 15 ou 17 euros, nao lembro ao certo… do aeroporto para um hotel na Marques de Pombal. Éramos 4 pessoas e sete malas… valeu muito à pena…

    Taí, Lisboa é um local onde não suporto pegar táxi. Já fui alvo de dois motoristas espertinhos, que queriam me extorquir, cobrando valores superiores aos praticados normalmente. Em ambas as situações, no momento de chegada ao país.
    Me lembram um pouquinho os taxistas não muito corretos aqui do Santos Dummond/RJ.

      Concordo em genero e numero Cristiana
      Os taxistas do Santos Dumont, do Aeroparque de Buenos Aires e os de Lisboa são imbativeis nessa arte..
      Tive experiencias terriveis nesses 3 aeroportos, sendo que em Lisboa acabou gerando bate boca com agressões por parte do taxista ( fiquei com medo ) , no rio, a arte de dar voltas sem fim e em buenos aires a ponto de descer do taxi a 2 quadras do aeroporto , tal a cara de pau do taxista ao avisar que seriam 150 pesos do aeroparque a um hotel da recoleta…

    Táxi é barato mesmo. Exemplo: Aerobus 3,50 euros/táxi até rótula Marquês do Pombal 11 euros. Exemplo 2: Praça do Comércio até rótula Marquês do Pombal 6 euros.

    Na chegada, o taxista me passou a perna. Não ligou taxímetro e me cobrou bem mais. Descobri isso só depois, quando, voltando para o aeroporto, o preço foi bem menor.

    Cris, é 1, 60 no total, independentemente do número de malas. O resto é delírio do condutor. Para além deste suplemento existe o suplemento de 0,80€ se o taxi for chamado pelo telefone. Nada mais…

      Pois então o condutor que eu peguei em março estava num surto delirante piscótico bem forte, hehe… 25,00 euros numa corrida que deveria sair no máximo uns 13 Euros (com o suplemento) é de matar! Quero dizer, não é 12 Euros que vão me fazer falta, mas acho que se trata de abuso e não gosto mesmo de ser financeiramente abusada por taxistas/comerciantes. Por isso eu sempre prefiro metrô/ônibus, mesmo moída de uma viajem transatlântica. Eu sei exatamente o que eu vou pagar! Ou vou aprender a falar o sotaque “português de Portugal” na minha próxima parada em Lisboa 😐

    Eu e meu marido estivemos lá há 4 meses. Eu sabia q a corrida de taxi nao era cara, mas mesmo assim preferimos pegar o ônibus que fica na porta do desembarque do aeroporto. Acho q pagamos uns 3 euros para cada e foi otimo. Nos deixaram na esquina da rua do hotel.
    Na hora de ir embora, pegamos metro, pagando mais barato ainda, acho q 1,20 euros de nao me engano…
    Recomendo!

    Só para esclarecer, tendo muitas ou poucas malas, o suplemento a pagar é sempre o mesmo: 1,60€. Não há lugar a mais nenhum suplemento

      JotaPê, seria 1,60 Euros por mala ou no total? Porque eu já paguei quase o dobro do que a atendente do balcão de informações do aeroporto disse que sairia a corrida (até a Av. Duque de Ávila, próximo ao Corte Inglês e à Fundação Calouste Goulbekian, que fica relativamente perto do aeroporto). Nós iríamos de metrô mesmo, estávamos apenas voltando de Paris, e não em viagem intercontinental, mas o problema é que eu estava indisposta (com “problemas intestinais”), e estava me sentido fraca, então optei por táxi, mas achei a cobrança super abusiva por parte do taxista: 25,00 Euros.

      Eu geralmente fico no Hotel Sana Reno, nessa avenida, e com uma mala por pessoa e mais uma mochilinha de mão, mesmo em família, eu prefiro o metrô (a estação São Sebastião, final da linha vermelha, é BEEEM na frente do hotel). Se tem coisa que eu não gosto é de táxi em cidade que não é a minha. Até hoje, a única cidade que eu não tive problemas com táxi do aeroporto para o hotel foi Paris, onde a cobrança foi exatamente a que eu havia pesquisado.

      Abs,

      Cris

    Sem dúvida, o táxi é a melhor opção pra tudo em Lisboa. É super barato, ainda mais se vc estiver dividindo com amigos na viagem!! Peguei o Aerobus e ainda saltei longe do hotel, a tarifa pra duas pessoas era o preço do Táxi…

      taxi. sem duvida. ainda mais se estiver com familia, como foi meu caso. somente fique atento a cobrança de extra por causa de ter muitas malas. se tiveres pouca mala ou estiver sozinho, opte pelo metro.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito