Desconto de IVA no Uruguai

Guia de Montevidéu

Uruguai com desconto de IVA: ganhe 9% em restaurantes e locadoras

Para estimular o turismo estrangeiro, o Uruguai oferece desconto de IVA no pagamento de restaurantes e locadoras com cartão internacional (seja crédito ou débito).

Os descontos atuais estão programados para vigorar até 30 de setembro de 2024.

Nesse período, contas de restaurante e locação de carros pagas com cartão internacional (de crédito, débito ou pré-pago) têm um desconto de 9%, relativos ao estorno de IVA (o ICMS deles).

9% de desconto em restaurantes e locadoras

A devolução de 9% de IVA no Uruguai em restaurantes e locadoras de carro é válida apenas para pagamentos com cartão internacional (crédito, débito ou pré-pago).

Esse desconto compensa os 5,38% de IOF cobrados pelo Brasil sobre gastos internacionais no cartão de crédito ou os 1,1% do IOF dos novos cartões de débito internacionais.

Como é feita a devolução do IVA no Uruguai

Restaurantes e locadoras informam a conta pelo valor total. Ao pagar com cartão internacional, o sistema efetua a devolução dos 9% de IVA.

Se o desconto é de 9%, por que a devolução é de apenas 7,4%?

Na verdade o que você ganha é a isenção de 9% de IVA no Uruguai. O cálculo precisa ser feito em cima do valor da conta antes do imposto.

Quando a conta do restaurante vem, o IVA total (de 22%) já está acrescido à conta. Uma conta de 100 pesos vira 122 pesos. Pagando com cartão, 9 pesos (9% sobre a conta de 100 pesos) vão ser estornados na hora.

Só que, no momento do estorno, esses 9 pesos não serão mais 9% de 122 pesos. Serão 7,4% de 122 pesos. Mas a isenção foi de 9% sobre 100 pesos.

Use cartão de débito de conta internacional para fugir do IOF brasileiro

Não é mais preciso perder tempo e passeios procurando uma boa cotação em casas de câmbio.

Os novos cartões de débito de contas internacionais (como Wise, Nomad, C6, BS2 Go) têm o mesmo IOF de dinheiro vivo (1,1%) e oferecem um câmbio melhor do que o das casas de câmbio no Brasil ou mesmo no Uruguai.

E no caso dos restaurantes e locadoras, permitem que você ganhe o desconto de 22% sem morrer com os 6,38% dos cartões de crédito ou pré-pagos convencionais.

Leia sobre os novos cartões de crédito vinculados a contas internacionais e veja por que você deve mudar o seu jeito de fazer pagamentos durante suas viagens. (Atenção: não é merchã, não ganhamos nada com isso, não tem cupom nem promoção.)

Isenção de IVA em hotéis

Nos hotéis não há devolução: há isenção.

Isso significa que, ao contrário do que acontece nos restaurantes, a sua conta não vem com IVA incluído. O valor que aparece em sites como o Booking, por exemplo, é o valor que você vai pagar, sem IVA.

Para ter direito a essa isenção, basta ser estrangeiro. Não é mais preciso mostrar a papeleta de entrada no Uruguai.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Outros descontos de IVA na América do Sul

    Dos grandes destinos turísticos da América do Sul, só o Brasil não oferece desconto de imposto de hospedagem a visitantes estrangeiros.

    Veja o quanto você economiza na hospedagem em países da América do Sul:

    Uruguai: 10% (qualquer meio de pagamento)

    Argentina: 21% (apenas para pagamento com cartão internacional)

    Chile: 19% (pagamento em cartão internacional ou dólar vivo)

    Peru: 18% (qualquer meio de pagamento)

    Colômbia: 19% (válido apenas para viajantes a lazer; qualquer meio de pagamento

    Mas note que, de todos esses países, só o Uruguai devolve o IVA também em restaurantes e locadoras de carros.

    222 comentários

    Pessoal estou em Punta Del Este e fui jantar no restaurante Muelle 3, na orla. Após pagar, vi que não houve o estorno do IVA. Questionei o garçom e me informaram que EM ZONA PORTUÁRIA NÃO TEM O BENEFÍCIO. Procurei rapidamente no google e não encontrei nada sobre isto. Será que fui enganado? Obs: foi o único restaurante que ocorreu isto, mas tbm nao fui em nenhum outro na região do Porto.

      Olá, Gabriel! Nunca soubemos disso. Mas pode ser que na zona portuária haja isenção de IVA. Havendo isenção, não daria para haver devolução. (É um chute, não consegui encontrar nada.)

      Se for isto, fico ainda com mais raiva pois eles estariam embolsando o suposto imposto. Restaurante caro, acima da média, e ainda cobram “couverts” (acho que chamam de “cobiertos”), sem ter avisado. Na saída, pedi pra me devolverem a gorjeta 🤣.

      Olá, Gabriel! Se a minha explicação estiver correta, os preços não continham IVA pelo restaurante estar em zona internacional livre de impostos locais. Se for assim, não embolsaram nada, apenas cobraram caro por estarem no porto e estarem voltados a clientes que chegam em cruzeiros.

    Olá! Irei em maio. Pelo visto as isenções de IVA estão confirmadas até 30 de abril, vamos torcer para prorrogar.
    Neste caso de não ter o benefício da isenção de IVA, qual seria a melhor forma de levar dinheiro para o Uruguai?

      Olá, GAbriel! Os novos cartões de débito (Wise e Nomad) são mais baratos que comprar dólar no Brasil e estão pau a pau com levar reais e trocar em casa de câmbio.

      No Wise você pode carregar pesos uruguaios a bom câmbio. Lembre-se que muitos hotéis cobram em dólar no Uruguai.

      Obrigado por responder!
      Tenho mais uma dúvida quanto ao funcionamento do Wise, no caso eu vou para Buenos Aires e depois Uruguai. O recomendado seria fazer um carregamento todo em dolares para usar nos 2 países? Ou carregar dolares e pesos URU, (vi que nao tem pesos ARG). Ou se fizer carregamento em reais mesmo a conversão é feita automaticamente no momento da transação ?

      Olá, Gabriel! A conta em reais só funciona no Brasil. A conta em dólar funciona nos dois países. Algumas contas no Uruguai (hotéis, vinícolas, passeios) podem ser cobradas em dólar.

    Olá!
    Estou indo para o Uruguai agora em Maio e estou buscando todas as informações aqui no site. Sobre o desconto em hotéis ficou uma dúvida, os preços mostrados pelos sites de busca tipo Booking.com exibem a opção com a isenção? Ou só descobrirei isto, no local, na hora de pagar? Obrigado!

      Olá, Pedro! Não há devolução de IVA em hotéis. Hà isenção. O preço já é o final. Se você não for estrangeiro eles vão ACRESCENTAR 10%, que é o IVA de hotéis.

    Bom dia! Li vários comentários que o cartão wise funciona muito bem no Uruguai, mas mesmo com o cartão carregado é bom levar algum dinheiro em espécie em pesos ou só o cartão já é o suficiente?

    Muito Obrigada!

      Olá, Sabrina! Leve 200 reais e troque na primeira casa de câmbio que aparecer na sua frente, você não vai precisar mais do que isso.

    Bom dia.
    Estou no Uruguai a 4 dias pagando com o cartão Wise, porém, pouquíssimos estabelecimentos cobraram pelo valor sem o IVA. Maioria, aparece o valor do IVA descontado na fatura mas cobram o valor cheio. Desta forma, como receber o IVA?

      Olá, Gisele! Leia direitinho o recibo. Aparece o valor cheio, daí aparece o desconto da lei, e o valor líquido é o que você paga. Inclusive se você conferir a diferença entre a nota fiscal (com valor cheio) e o recibo do cartão (com valor já descontado) você vai entender direitinho.

      Lembre-se que o desconto é em restaurantes. Não vale em lojas ou hotéis.

    Olá pessoal, tudo certo ?
    Então, quando eu estava em dúvidas sobre ir para o uruguai, este canal me ajudou bastante, então vim aqui trazer atualizações para vocês!

    O Cartão da wise foi plenamente aceito em todos os restaurantes e todos eles deram desconto automático. Funciona tanto por aproximação quanto com senha. No momento do pagamento a maquininha vai mostrar o valor total da compra, mas quando o comprovante for impresso, vai mostrar o valor com o desconto aplicado.

    Tudo o que eu disse acima funcionou tanto em Punta del este, Montevideo e Punta del Diablo.
    Estive em punta del este e em motevideo em janeiro, e agora no feriadão do carnaval eu passei em punta del diablo.

    Para entrar as regras são as mesmas, eles sempre verificam se as pessoas estão vacinadas, pedem o documento do carro e a carta verde. Nas duas ocasiões eu utilizei o passaporte. Se tiverem alguma dúvida, podem responder esta mensagem que eu tento ajudar.

    Obrigado ao site por ter me ajudado a realizar este sonho de ir ao uruguai de carro!

      Cássio, uma dúvida…
      O cartão da wise se eu pagar em pesos tb tem desconto ou preciso ter o valor em reais/usd?
      Obrigada!
      Marina

      Olá, Marina! Seu cartão Wise não funciona em reais fora do Brasil. Você precisa carregar dólares ou pesos uruguaios para funcionar no Uruguai. Os restaurantes cobram em pesos uruguaios. Hotéis, locadoras, vinícolas e algumas agÊncias de passeios podem eventualmente cobrar diretamente em dólar.

      Para efeito do desconto de 22% em restaruantes e locadoras de automóveis, tanto faz se o seu cartão estiver carregado em dólares ou em pesos.

      Olá Marina! outro ponto que gostaria de trazer além do que foi trazido é que se você estiver com a moeda diferente da que será cobrada na maquina em seu cartão, (por ex. você vai pagar em pesos, e só tem dólares no seu cartão) ele irá realizar uma conversão e esse processo é cobrado também. Então o ideal é deixar no seu cartão a moeda correta que irá utilizar.

      Olá, Cassio! Não há muita diferença entre ter dólares ou pesos uruguaios na sua viagem ao Uruguai. A diferença entre o câmbio de real para pesos uruguaios e de real para dólar para peso uruguaio da Wise é muito pequena. Ter a moeda local, na maioria dos casos, ajuda apenas na sua contabilidade: você sabe exatamente quanto está sendo debitado, sem fazer conta de conversão.

    Estive no Uruguai neste mês de novembro e utilizei cartão Wise (Visa com saldo em pesos uruguaios). Na quase totalidade dos bares e restaurantes, houve o desconto automático do IVA. Apenas em um bar e em uma cafeteria em Punta del Este o desconto não ocorreu por motivo desconhecido.
    Até mesmo em alguns supermercados, ao pagar com cartão houve algum tipo de dedução automática de IVA, porém não igual ao porcentual dos restaurantes.
    Aluguei um carro e ao devolver, tive que pagar os pedágios em dólares. Para isso, usei cartão da Avenue (Master com saldo em dólares) e também houve dedução automática do IVA.
    Fora do mundo de bares e restaurantes, algumas lojas são aderentes ao programa Tax Free do governo Uruguaio. Nestes casos, há algum adesivo na frente da loja. Não há dedução automática. Deve-se informar dados de passaporte ou RG e pedir que o estabelecimento preencha um formulário. No aeroporto, ao informar o seu documento, uma máquina já recupera seus dados, informa quanto você tem a receber e pede um cartão de crédito (a devolução do IVA ocorrerá como crédito em seu cartão).
    As lojas que são aderentes ao Tax Free realizam a cobrança dos valores em dólares! Portanto, para estes casos o melhor é ter saldo em dólar.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito