Guia de Santiago

Guia de Santiago

Santiago

Pode voltar a pôr Santiago do Chile nos seus planos de viagem.

As manifestações que perturbaram a região central de Santiago em 2019 já não acontecem mais. (Apenas uma micromanifestação toda sexta-feira no finzinho da tarde, reclamando a liberação de presos que os manifestantes chamam de presos políticos.)

Fora do Centro da cidade – para os lados de Providencia, El Bosque, El Golf, Vitacura e Las Condes – Santiago continua a cidade que temos na cabeça: moderna, organizada e, quando o fog dá uma trégua, uma lindeza, emoldurada pela Cordilheira.

Apenas ao caminhar pelo coração do Centro você vai estranhar: a região empobreceu a olhos vistos por causa da pandemia. Os calçadões foram tomados por ambulantes, muitos deles imigrantes.

Mas mesmo na região central de Santiago você vai reencontrar os núcleos boêmios do Barrio Lastarria, de Bellas Artes e do entorno do Patio Bellavista como eram antes das manifestações ou da pandemia.

No mais, a montanha continua onde sempre esteve, assim como as vinícolas e Valparaíso.

O Chile é um país que você acabará visitando várias vezes – para ir ao Atacama, aos Lagos Andinos, à Patagônia, ao Vale de Colchaga. E cada uma dessas viagens, vai passar por Santiago. Sempre haverá uma nova chance de explorar melhor ou repetir o melhor da cidade.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    1168 comentários

    Olá amigo, estarei viajando para Chile e Argentina seguidamente. Você indica comprar um chip telefônico local prepago? Fazer algum tipo de plano com a própria empresa de telefonia brasileira?

    O que você pode me dizer sobre. Provavelmente utilizarei muito a internet…

      Olá, Rafael! O Passaporte Américas da Claro é ótimo, mas dá apenas 30 dias de conexão por ano fora do Brasil. Se você for ficar mais do que 30 dias no período de um ano nesses países, o melhor é comprar um chip local em cada um dos países e fazer recargas freqüentes para não perder o número.

    boa noite! estarei viajando pro chile na primeira quinzena de novembro/2019. disponho de 6 dias/noites completos no chile. gostaria de saber se consigo conhecer/dormir em outra cidade além de santiago (por exemplo, Puerto Varas). é recomendável?

    Mesmo em novembro é possível pegar neve lá em cima, veja a previsão do tempo.

      Olá, Victor! Pode ser possível, mas não é nada recomendável planejar uma viagem a Santiago para ver neve em novembro… a probabilidade é ínfima. Este site é de planejamento de viagem. Nossa função é fazer o leitor tomar decisões bem-informadas. A internet está cheia de gente dando conselho no estilo “vai na fé que dá”. Não seja mais uma dessas pessoas.

      Peço perdão se soou equivocado, meu comentário se refere a pergunta do Fábio a respeito do Cristo Redentor de los Andes, que está tão alto que eventualmente tem neve em outras épocas do ano, por isso é bom estar atento as condições meteorológicas pra não dar de cara com a estrada fechada ou se arriscar subir uma estrada remota não pavimentada em condições meteorologicas adversas.

    Fábio, meio sem querer fui de Mendoza para lá.
    Subi pelo lado argentino e voltei pelo chileno com placa de carro argentino. Não havia controle no túnel, apenas depois. Se você for e voltar pelo lado chileno não encontrará nenhum perrengue. Fui meio na sorte (sem saber muito bem dessa questão fronteiriça) e não tivemos nenhum problema, apesar de supostamente ter trocado de país. O guarda argentino nem olhou na minha cara e me deu um papel que não serviu para nada após perguntar quantos éramos.
    As estradas são igualmente complicadas (lá em cima me disseram que o lado chileno estava melhor, mas já tinha subido pelo argentino e não vi grandes diferenças). É uma estrada com muitos caracóis, diferença de pressão e bem íngreme, mas não perigosa. Há alguns problemas de tração na subida, principalmente se o tempo estiver muito seco, como estava quando fomos (em abril/19).
    Lá em cima não tem muita coisa, só mesmo a estátua e umas lojas. O frio é de matar. Saímos de Mendoza de camiseta e, apesar de ter levado luvas e toucas, tava impossível ficar muito tempo lá por causa do vento.
    Uma belíssima vista, sem dúvida.
    Aconselho a visita.

    Antes de começar, Ricardo Freire, nunca é demais agradecer ao seus canais de informação. Sempre damos uma olhada neles durante o planejamento de nossas viagens. Tua linguagem é muito parecida com a nossa. Parabéns.

    A duvida que trazemos hoje (eu e minha esposa) é sobre um passeio que não foi comentado por ti no material sobre o Chile – o Cristo Redentor de Los Andes. Iremos a Santiago em novembro. Como chegaremos tarde da noite via Emirates e o Apart hotel que reservamos – Corva-Savini – tem estacionamento, reservamos carro alugado.

    Ficaremos 10 dias e penso em separar um dia para chegar ao monumento – a estrada não terá neve, fica mais perto de Santiago que de Mendonza, e em setembro o novo centro aduaneiro Los Libertadores deverá estar funcionando a pleno (no momento está em fase de testes).

    Encontro também pouca coisa escrita sobre isso para passeios partindo de Santiago, embora seja mais perto e o mais interessante a princípio, por causa da estrada. Você mesmo fez um comentário sobre a possibilidade, mas saindo de Mendonza. Parece que é necessário uma pegar autorização do controle aduaneiro chileno, na subida, para acessar o monumento pelo lado argentino, mais tranquilo de dirigir, e voltar no mesmo dia sem bagagem e sem aborrecimentos na aduana, porque não vamos entrar oficialmente em território argentino (o acesso ao monumento pelo lado argentino fica 1 Km depois do tunel e 10 Km antes do controle aduaneiro argentino)

    Podes nos dar alguma orientação sobre isso, por favor ??

    Um abraço

    Fabio Scatolini

      Olá, Fabio! Infelizmente não temos conteúdo sobre o Cristo Redentor de Los Andes. Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

      Oi Fabio! Você pode subir com carro alugado no Chile sim, mas só pelo lado chileno, que tem uma estradinha um pouco mais complicada, parecida aos “Caracoles” só que de terra e mais empinada. Ao passar por Los Libertadores, avise que não vai sair do país, acho que te dão um documento para apresentar na volta e evitar controles maiores (fiz esse passeio há muitos anos). Mas não entre no túnel Cristo Redentor de jeito nenhum, pois a fronteira está bem na metade e logo na saída há um posto de controle argentino, se cruzar sem a autorização e o seguro obrigatório você vai ter problemas, no mínimo uma “propina”. De qualquer modo confirme em Los Libertadores.
      Evite fins de semana ou feriados e fique de olho no tempo, pois apesar de não ser comum, pode nevar mesmo em Novembro. Nesse caso, ou se estiver chovendo ou muito nublado em Santiago, não suba! Leve agasalho. No caminho vale a parada em Portillo para admirar a Laguna del Inca. O monumento do Cristo em si não é grandioso, mas as paisagens são lindas. Em duas horas e meia você chega tranquilamente desde Santiago, metade do caminho em autopista a 120 km/h. E sempre com faróis acesos, mesmo de dia.
      Saludos!

    Boa tarde, Bóia!
    Como vai?

    Parabéns pelo site!!!

    Em novembro, qual a melhor opção: Santiago ou Montevideu?

      Olá, Guilherme! Não há contra-indicações para nenhuma das duas neste mês. Lembre-se, porém, que não haverá neve em Santiago nesta época.

    Boia, tudo bom?
    Estou com uma dúvida e gostaria de ver se consegue me ajudar.

    Estou indo para Santiago saindo de Porto Alegre.

    Minha passagem de volta é com destino final em Porto Alegre e tudo pela Tam com a mesma reserva.

    Saindo de Santiago faço conexão em Guarulhos e já queria ficar rm Sao Paulo com todas as malas.

    Chegando em Guarulhos obrigatoriamente terei que pegar as bagagens ou em Santiago ela é despachada para o destino final em Porto Alegre?

      Olá, Renato! Você terá que pegar as malas para passar pela alfândega. Se continuasse a viagem, teria que redespachar a bagagem num guichê específico para passageiros em conexão. Você perderá a passagem do vôo São Paulo-Porto Alegre (se reemitir, vai pagar multa e diferença tarifária).

    Boa tarde amigo,
    Vou com meu marido para Santiago em outubro e nosso voo chega as 3hs da madrugada. Estamos com bastante dificuldade de encontrar hospedagem com check-in tão cedo. Tem alguma dica pra nos ajudar? =)
    Obrigada

      Olá, Anna Luisa! Nenhum hotel do mundo oferecerá check-in tão cedo. O procedimento normal é reservar com a data da véspera e avisar o hotel que vocês chegarão de madrugada.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito