Guia de Santiago

Guia de Santiago

Santiago

Pode voltar a pôr Santiago do Chile nos seus planos de viagem.

As manifestações que perturbaram a região central de Santiago em 2019 já não acontecem mais. (Apenas uma micromanifestação toda sexta-feira no finzinho da tarde, reclamando a liberação de presos que os manifestantes chamam de presos políticos.)

Fora do Centro da cidade – para os lados de Providencia, El Bosque, El Golf, Vitacura e Las Condes – Santiago continua a cidade que temos na cabeça: moderna, organizada e, quando o fog dá uma trégua, uma lindeza, emoldurada pela Cordilheira.

Apenas ao caminhar pelo coração do Centro você vai estranhar: a região empobreceu a olhos vistos por causa da pandemia. Os calçadões foram tomados por ambulantes, muitos deles imigrantes.

Mas mesmo na região central de Santiago você vai reencontrar os núcleos boêmios do Barrio Lastarria, de Bellas Artes e do entorno do Patio Bellavista como eram antes das manifestações ou da pandemia.

No mais, a montanha continua onde sempre esteve, assim como as vinícolas e Valparaíso.

O Chile é um país que você acabará visitando várias vezes – para ir ao Atacama, aos Lagos Andinos, à Patagônia, ao Vale de Colchaga. E cada uma dessas viagens, vai passar por Santiago. Sempre haverá uma nova chance de explorar melhor ou repetir o melhor da cidade.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    1163 comentários

    Ainda continua valendo a orientação de não se hospedar no centro e na Praça Itália? Ou agora, em 2022, as manifestações acabaram?

      Olá, Paulo! Sim, as manifestações acabaram. O Ricardo Freire está indo agora em julho, estamos esperando a viagem para fazer as atualizações.

      Toda 6a na Plaza Italia (Baquedano) costumam haver manifestações, mas são bem menores e não causam grande impacto.
      Porém o Centro de Santiago definitivamente está mais deteriorado e menos seguro, similar a outras capitais latino-americanas. Pessoalmente eu não me hospedaria por lá.
      Já o transporte público melhorou nos últimos anos, com a renovação de toda a frota de ônibus, que ganharam ar condicionado/aquecimento, wifi e portos USB, além de GPS. O metrô continua muito bom, com novas linhas sendo construídas.

    Bom dia! Tudo bem? Sabem me dizer se consigo embarcar apenas com RG de Buenos Aires para Santiago (e também a volta: Santiago- Buenos Aires)? Comprei as passagens separadas, Rio-Buenos Aires( fico dois dias em BUE) e depois faço Buenos-Santiago! Mas meu passaporte tá vencido e tô sem tempo de agendar para renovar! rsrs

      Olá, Maria! Sim, pode – desde que seu RG tenha no máximo 10 anos de emissão, senão a Argentina não aceita. Mas olhe: não deixe mais o passaporte vencer não! Dá para renovar com 8 meses de antecedência do vencimento.

    Olá pessoal, eu acabei de voltar de Santiago no Chile e gostaria de avisar a todos para terem sempre em mãos a carteira de vacinação. Para os que tiverem tempo, podem entrar no site onde deverá ser preenchido o tal formulario C19 (exigido para entrar no pais) e preencher a parte de vacinação. Como resolvi viajar de ultima hora, nao fiz isso, apenas o C19. Em todos os locais que fomos comer em Santiago nos foi pedida a tal “carteirinha”. Com exceção do restaurante japonês Japon na av Vitacura que nao aceitou nossa carteira do brasil e nos acomodou numa mesa do lado de fora, todos os outros aceitaram a carteira de vacinação do Brasil (Bocanariz, Rubaiyat, Mestizo, De la Ostia, Patio Bellavista.
    —————-
    Minha outra observaçao, nas 2x que pegamos taxi fomos trapaceados pelos taxisitas. O primeiro nos levou para um hotel diferente do indicado, apesar de confirmarmos o endereço e tudo mais e tivemos que pagar o dobro da corrida e na segunda vez foi o velho truque de trocar a nota do dinheiro (dávamos uma nota de 10mil e ele trocava a nota e falava que era de 1mil) – tive um pequeno déjà-vu de Buenos Aires- acho que é por isso que nenhum deles aceita que a corrida seja paga com cartão de credito.
    A partir dai só usamos Uber e nada de problemas.

    Boa tarde!
    Viajarei ao Chile, para participar da Corrida da Maratona que ocorre no próximo dia 08 de maio de 2022. Vou no dia 04 e volto dia 14 de maio. Já adquiri as passagens e o hotel já está reservado e pago.

    Qual sugestão de valor devo levar para esse período? Obrigado!

      Olá, Itamar! Comer no Chile é mais caro que no Brasil. Leve o que você gastaria numa viagem a uma grande cidade brasileira + 50% (ou cartão de crédito caso precise).

      Que legal, Itamar! Vou correr também, só que a meia maratona.
      Boa prova para nós!!!!

    Olá

    estou planejando ir de carro de passeio, de Curitiba para Santiago, argentina, uruguai e retornar pelo litoral, em maio de 2022.
    Estou montando um roteiro de cidades, vi que tem postagens para cuidar com policiamentos rodoviario na argentina. Isso je preocupou.
    vc me sugere algum roteito??
    é uma viagem tranquila?

    grata
    rossana

      Olá, Rossana! Este tipo de viagem não é a nossa espcialidade. O melhor é fazer o que você já está fazendo, que é buscar relatos de quem tenha feito esse tipo de viagem.

    Olá. Estou em Santiago agora em jan/22 e no dia de voltar ao Brasil, fui fazer PCR e positivei assintomática. Meu marido e filhos não. Eles negativaram. Ao avisar o hotel, fiquei trancada no quarto e no dia seguinte fomos os 4 levados para um hotel sanitário em Santiago, num camburão covidario. Estou presa aqui há 4 dias neste hospital covidario e vou ficar mais 4. E uma verdadeira prisão. As janelas são lacradas. Não há Wi-Fi. Não liberam a gente após o 5 dia se testar negativo. Não fazem teste de PCR. Tem q ficar 10 dias. A lei mudou essa semana pra 7 dias mas como entrei antes de mudar preciso ficar 10. A comida e sofrível. Não da pra comer nada. Não da pra se exercitar. A água e fria. Enfermeiros entram no quarto 2x dia pra medir temperatura e pulmão e saem sem dar resposta alguma. As infos são desencontradas. Um horror. Já falei c vários chilenos amigos de amigos. Com o consulado. Com pessoas ligadas à área médica. Não há o que fazer. Tem q se render a burocracia do Governo. Um horror. Um trauma. Então se alguém pensar em vir pro Chile agora em tempos de covid NÃO VENHA. E um horror. Mais restrito que China.

      Estou pensando em ir para o chile em março. Fiquei muito impressionada com seu relato.

      Nossa, eu também me apavorei com seu relato. Tinha planos para ir a Santiago com a família em janeiro de 2023 mas acho que vou cancelar essa ida para terras chilenas. Com tantos lugares lindos no mundo para visitar não vale correr um risco num país que trata dessa forma o turista, mesmo em tempos de pandemia. Que situação lamentável você passou. Espero que já estejas bem e procure esquecer esse enorme trauma que viveu.

    Bom dia . Preciso de uma informação, estou com passagem comprada para viajar a Chile de 24 /01/2022 . Quero saber como está a situação em chile atualmente. Já tomei as 3 vacinas , já tenho minha certidão de vacinação e já tenho meu passe de mobilidade. Só me falta a Declaração jurada e faço dia 23/01/2022 ou PCR onde recebo resultado dia 24/01/2022, será preciso ficar em quarentena em Santiago pois sou Chileno e residente no Brasil. ATT Aguardo uma resposta.

    Ricardo e Boia:
    Somos um grupo de 4 adultos (com vacinação completa) e 1 criança de 5 anos. Pretendemos ir ao Chile em janeiro/2022.
    As notícias dizem que adultos vacinados são liberados de quarentena no Chile assim que sai o resultado do PCR local (feito no Chile).
    Entretanto, as regras não são claras quanto a liberação da quarentena da criança (não vacinada pela baixa idade).

    Saberiam dizer se a criança, com PCR chileno negativo, estaria liberada da quarentena assim que sair o resultado?

    Grande abraço,

      Obrigado Boia.
      Estou tentando obter mais informações. E te explico porquê:
      Existe certa contradição, pois algumas fontes dizem que somente podem ingressar no Chile pessoas com o “passe de mobilidade” o qual somente é emitido para pessoas vacinadas (portanto a criança não teria direito).
      Outros dizem que a criança é admitida sem o passe de mobilidade, mas que nesse caso TODO O GRUPO teria que fazer quarentena de 5 ou 7 dias na chegada e que essa quarentena não pode ser reduzida.
      Outros dizem que existe sim a necessidade da quarentena para a criança admitida, mas que o RT-PCR (feito na chegada em Santiago) libera o grupo assim que sai o resultado negativo de todos (em 24 ou 48 horas).
      Caso tenham fontes no Chile que possam verificar qual é a situação real, após 1º de novembro, ou caso algum leitor queira compartilhar a experiência real, agradeço.
      Creio que tem muita família, com crianças, que quer ir ao Chile mas que está com o mesmo problema.
      abraços,

      Olá, Eduardo! Você já tentou com um agente de viagem?

      O meu conselho seria não planejar viagens ao Chile, com ou sem família, até não haver mais necessidade de nenhuma quarentena. Essa situação não serve a uma viagem tranquila.

      O Chile é o país mais rígido em termos de controles e quarentenas das Américas. O turismo internacional ainda não está regularizado e segue incerto.

      Quem compra passagem ou viagem na pandemia e precisa mudar depois só tem dor de cabeça e prejuízo.

    Ricardo tudo bem? Escuto você toda manhã indo para o hospital, tenho uma duvida muuito grande!
    Tenho uma viagem toda paga (hotel+passagem) para Argentina e Chile que era para ter ido com minha noiva desde março/21, e agora estamos querendo remarcar para janeiro/22, queria saber se ja é possível irmos para la e se compensa??
    Se não, de uma dica para viajarmos dentro do Brasi nesta data, viagem de casal.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito