"Vou para o Caribe, e me dei conta que é inverno. E agora?"

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Shoal Bay, Anguilla

Agora que a temporada de furacões está no fim (a deste ano foi fracota: entre os destinos freqüentados brasileiros, rolou um furacão em St. Maarten, uma tempestade tropical em Barbados, e só), começam as perguntas sobre como é o Caribe no inverno.

Muita gente fica interessada em viajar para lá nesta época, e ao cair a ficha que no hemisfério norte é inverno, acha que pode entrar numa fria, literalmente. Faz frio no Caribe nessa época? A água do mar é gelada?

Vamos lá.

O inverno é a alta temporada do Caribe. É a época mais seca, com umidade do ar mais baixa e menos chuva. Por causa disso também é a época mais cara. É a preferida dos americanos, que odeiam o calorão do verão. E é a época certa para todos os que têm medo de furacão, já que os furacões só ocorrem no verão e no outono caribenhos (agosto a novembro).

Você vai pegar frio? Não. A não ser que você seja como uma leitora que disse outro dia que "28°C pra mim não é calor". Espere pegar temperaturas diurnas abaixo dos 30°C. À noite pode refrescar um pouco, mas normalmente a rua está mais quente do que os ambientes fechados, que são mantidos permanentemente gélidos pelo ar condicionado.

Não dá para descartar a passagem de frentes frias, mas o tempo é normalmente firme. Já fui à região em dezembro, fevereiro e março e peguei tempo e temperaturas excelentes para ir à praia. (Só é bom lembrar que dezembro ainda é o finzinho da época de chuvas de Aruba, Curaçao e Los Roques, que vai de outubro até o fim do ano.)

E água do mar? Vai estar quente? Quente não vai estar não. Para pegar a água do mar morninha, vá no meio do ano. No fim do ano a água vai estar friazinha ao primeiro contato, mas muito gostosa assim que você se acostuma (mais ou menos como o Sul da Bahia em julho). Não dá para comparar com o Nordeste, que tem água morna sempre. Mas vai ser bem mais agradável do que a temperatura do mar do Rio ou de Santa Catarina no verão.

Veja o clima nos destinos de brasileiros no Caribe:

Temperatura e chuva mês a mês em Aruba

Temperatura e chuva mês a mês nas Bahamas

Temperatura e chuva mês a mês em Barbados

Temperatura e chuva mês a mês em Cancún

Temperatura e chuva mês a mês em Curaçao

Temperatura e chuva mês a mês em Havana

Temperatura e chuva mês a mês em Montego Bay, Jamaica

Temperatura e chuva mês a mês em Punta Cana

Temperatura e chuva mês a mês em St.-Barth

Temperatura e chuva mês a mês em St Maarten

Leia também:

Caribe para principiantes

Pequeno guia para descobrir sua ilha no Caribe

Furacões no Caribe: um balanço

206 comentários

Atenção: perguntas que já estejam respondidas no texto e comentários ofensivos ou em maiúsculas serão deletados.

Cancelar
ANGELICA
ANGELICAPermalinkResponder

Estou com 5 dias livres em Miami em dezembro e gostaria de ir ate Nassau Bahamas , vc sabe pela proximidade entre os dois lugares posso pegar frio ?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Angelica! É alta temporada no Caribe nesta época. Você deve pegar temperaturas amenas tanto em Nassau quanto em Miami. Consulte as médias no World Weather Online: http://worldweatheronline.com/