Primeira viagem: roteiro dia a dia em Montevidéu

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Punta Carretas, Montevidéu

Bienvenido, bienvenida. A menos de 3 horas de vôo de São Paulo, Rio, Curitiba e Porto Alegre, Montevidéu é o destino internacional mais redondinho para um fim de semana. A cidade cabe inteira nessas 48 horas, sem deixar nada mega-blaster-essencial de fora. Caso você queira incluir Punta del Este e/ou Colonia del Sacramento no roteiro, venha com mais tempo: pelo menos quatro dias. Colonia, como veremos adiante, funciona melhor quando encaixada a caminho de Buenos Aires.

Conte em levar entre 20 e 30 minutos do aeroporto ao seu hotel, dependendo do local (Pocitos ou Centro) e do trânsito. No saguão do aeroporto você encontra o guichê do táxi oficial, onde pode pegar um táxi ou van ao seu hotel. Os preços são tabelados (em abril de 2014 -- táxi: Pocitos 1.080 pesos, Ciudad Vieja 1.300 pesos; van: 280 pesos por pessoa; 1 real = 9,50 pesos). Táxis e van funcionam 24 horas; mas as vans requerem um mínimo de passageiros para sair.

Do aeroporto também dá para ir direto a Punta del Este, de ônibus regular intermunicipal (pela COT; compre no guichê do lado externo do aeroporto para a próxima saída, 216 pesos), de táxi (200 dólares por carro) ou van (30 dólares por pessoa).

A casa de câmbio do aeroporto tem cotações fracas; o ideal é sacar pesos uruguaios no caixa eletrônico. Se levar reais, deixe para trocar nas casas de câmbio do Centro, Pocitos ou Punta Carretas, que têm boas cotações. Lembre-se também de que ao pagar restaurantes com cartão de crédito internacional, o governo uruguaio devolve 18,5% do IVA, o que compensa de longe o IOF brasileiro.

Leia mais: Chegando em Montevidéu: câmbio, táxi e van para o centro

Leia mais: Que moeda levo para o Uruguai?

Leia mais: Uruguai: como funciona o desconto de 18,5% no cartão em restaurantes

Leia mais: Para entender Punta del Este

Caso você ainda não tenha reservado hotel, saiba que os da Cidade Velha estão próximos às atrações turísticas, mas a vida noturna e gastronômica está na orla -- onde é possível se hospedar em Punta Carretas, Pocitos ou Buceo.

Leia mais: 27 hotéis selecionados em Montevidéu, no centro e na orla

Leia mais: Montevidéu e Punta del Este: os 10 hotéis mais reservados pelos leitores

Leia mais: Montevidéu: 40 restaurantes e bares em 5 bairros

SÁBADO: CIUDAD VIEJA + CITY-TOUR


View Cidade Velha + Estádio Centenário in a larger map

Teatro Solís

A Ciudad Vieja é o lerê fundamental de Montevidéu. É melhor visitada durante a semana ou no sábado de manhã. No sábado à tarde e no domingo as lojas fecham e as ruas ficam ermas (mas o Teatro Solís e o Mercado del Puerto continuam abertos, claro).

Planeje sua visita culminando com um almoço no Mercado del Puerto, onde você prova o legítimo churrasco uruguaio vendo as carnes (e miúdos) sendo assados em grelhas à sua frente. Antes do almoço, faça uma visita guiada ao Teatro Solís, e passe num dos simpáticos museus do centro, como o Museo Torres García, dedicado ao maior artista uruguaio, o Museo del Carnaval, que celebra a folia uruguaia, o no Museu Andes 1972, que relembra a queda do avião que carregava uruguaios para o Chile. O café (e o digestivo) devem ser tomados no charmoso Café Brasilero (Ituzaingó esquina 25 de Mayo).

A continuação perfeita para o passeio é pegar o Bus Turístico, que sai dos fundos do Mercado e leva a outros 8 pontos turisticos em pouco mais de duas horas; pergunte se o Estádio Centenário está aberto para visitas (se estiver, desça e retome a viagem no ônibus seguinte).

Leia mais: Churrasco ao vivo: Mercado del Puerto

Leia mais: O tour guiado ao Teatro Solís

DOMINGO: MANHÃ NA FEIRA, TARDE NA ORLA


View Domingo em Montevidéu in a larger map

Feria Tristán NarvajaÉ de lei uma passadinha na Feria Tristán Narvaja, o footing oficial de Montevidéu nas manhãs de domingo. Antigüidades, quinquilharias, frutas, verduras, bichinhos de estimação -- a feira tem de tudo, mas o mais engraçado é ver tanto uruguaio passeando com cuia de mate na mão e garrafa térmica debaixo do braço.

Depois do almoço, pense em passear pela Rambla de Pocitos (a dica para a sobremesa é o café Oro de Rhin, que fica anexo a uma livraria). Ou ir ao Parque Rodó.

Em janeiro e até uma semana antes do Carnaval, o melhor programa do início da noite é assistir às entradas, as batucadas de carnaval à moda uruguaia no bairro de Palermo.

Leia mais: De mala e cuia na Feria Tristán Narvaja

Leia mais: Onde comer em Montevidéu: 40 bares e restaurantes

Leia mais: Videoblog: ensaio de carnaval de rua em Montevidéu

MONTEVIDÉU À NOITE


View Montevidéu à noite in a larger map

Baar Fun FunEu disse que a melhor noite de Montevidéu está na orla, entre Pocitos e Buceo. Mas tem um programa noturno na Cidade Velha que acho imperdível: ir quinta, sexta ou sábado ao Baar Fun Fun. É que nesses dias, depois do tango, há uma sessão de candombe, a salsa uruguaia. O candombe só rola lá pelas duas da madrugada, então se você quiser ir depois do jantar, tá valendo (o público vai se renovando ao longo da noite e você logo terá mesa livre para sentar).

Querendo um lugar charmoso para o primeiro jantar da sua estada, aí vão meus favoritos: o Tabaré e o 62 Bar. A lista completa das minhas indicações está aqui.

A noite mais animada da cidade está no finzinho de Pocitos, junto ao Montevideo Shopping, já em Buceo. Nas duas quadras da avenida Luis Alberto de Herrera antes do cruzamento com o Boulevard 26 de Marzo há vários boliches, barzinhos para tomar um chopinho, comer uma pizza e azarar. O movimento é mais quente de quinta a sábado.

Leia mais: Uma noite no Baar Fun Fun

Leia mais: Onde comer em Montevidéu: 40 bares e restaurantes (com mapa!)

UMA MANHÃ OU TARDE NA VINÍCOLA


View Bodega Bouza in a larger map

Montevidéu tem muitas vinícolas nos arredores. A mais próxima é a Bodega Bouza, a 15 km. Abre para visitas diariamente -- e além das comuns a tudo quanto é vinícola, a Bouza ainda possui uma exposição de carros antigos colecionados pela família. O restaurante abre para almoço todos os dias (até as 15h30). Recomenda-se reservar a visita com antecedência. Dá para ir de táxi.

O município vizinho de Canelones tem várias outras vinícolas, entre 40 e 50 km do centro de Montevidéu. Um remise (carro com motorista) custará em torno de 200 dólares, e poderá ser reservado por meio do seu hotel. Entre as vinícolas mais interessantes da região estão a Juanicó e a H. Stagnari.

Leia mais: Visitando a Bodega Bouza de táxi e ônibus, no Dividindo a Bagagem

UMA ESCAPADA A PUNTA DEL ESTE


View Montevidéu a Punta del Este in a larger map

José Ignacio, Punta del EsteEu sei, você veio seco procurando este tópico.

Punta del Este está a 120 km do centro (90 km do aeroporto). Com o trânsito de saída da cidade e a velocidade controlada da autopista (duplicada), conte em levar pelo menos uma hora e meia para chegar.

O bate-volta é factível, mas cansativo, porque depois de chegar a Punta você ainda vai zanzar bastante. Se for até José Ignacio, que fica a 40 km do centro, rodará 80 km só dentro de Punta. E se voltar antes do entardecer vai perder o pôr do sol, que é um dos pontos altos do passeio.

O ideal é ir na temporada -- entre o Natal e o Carnaval -- e dormir uma ou duas noites, para visitar com calma, aproveitar o serviço de bordo das praias, jantar bem e ainda curtir a balada.

Um jeito esperto de fazer o bate-volta, aproveitando muito e sem se cansar, é ir cedinho de ônibus pela COT, pegar um carro alugado ao chegar, zanzar por tudo, ver o pôr do sol, devolver o carro, jantar na Península e voltar no último ônibus (das 23h30), sem se preocupar com cansaço ou polícia rodoviária.

Leia mais: Para entender Punta del Este

COMO ENCAIXAR COLONIA DEL SACRAMENTO


View Montevidéu, Colonia, Buenos Aires in a larger map

Colonia del SacramentoSe você está indo apenas ao Uruguai, trago uma notícia não muito boa: ir à linda cidadezinha histórica de Colonia del Sacaramento num esquema bate-volta é meio chatinho. São duas horas de carro ou duas horas e meia de ônibus em cada sentido.

Em compensação, Colonia cabe direitinho como pit stop ou pernoite numa viagem entre Montevidéu e Buenos Aires. O esquema é o seguinte: você precisa comprar passagem de ônibus com a COT (saindo do terminal Tres Cruces). Ao chegar a Colonia, vai para o hotel, se for pernoitar, ou deixa a bagagem no guarda-volumes da rodoviária (se estiver lotado, o pessoal do bar oferece esse serviço também). Mais tarde, ou no dia seguinte, segue viagem de barco, com Buquebus ou Seacat; a travessia leva apenas uma hora (em vez das duas horas e meia voltando pelo mesmo caminho a Montevidéu).

Leia mais: Colonia del Sacramento, a Paraty do Uruguai

Leia mais: 5 roteiros para combinar Argentina e Uruguai na mesma viagem

BATE-VOLTA A BUENOS AIRES NO MESMO DIA

Esqueça. São 3 horas para ir, 3 horas para voltar. Você se cansa, gasta dinheiro e não esgota o assunto Buenos Aires. Não vale a pena nem no sentido oposto.

COMBINANDO MONTEVIDÉU E BUENOS AIRES NA MESMA VIAGEM

Comece sempre por Montevidéu. Pegue o vôo de volta em Buenos Aires, sem precisar voltar. Passe pelo menos duas noites em Montevidéu e pelo menos quatro noites em Buenos Aires. Se fizer o roteiro via Colonia, aumente uma noite na viagem (pode ser em Colonia ou em Buenos Aires).

Leia mais: Montevidéu e Buenos Aires na mesma viagem: todas as possibilidades

Leia mais: 5 roteiros para combinar Argentina e Uruguai na mesma viagem

Leia também:

Montevidéu: 27 hotéis selecionados

Montevidéu e Punta del Este: os 10 hotéis mais reservados pelos leitores

Primeira viagem: roteiro de fim de semana em Buenos Aires

Primeira viagem: roteiro dia a dia em Santiago do Chile

Para entender Punta del Este

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email

791 comentários

Angela Camargo

olá! Eu comprei duas passagens para Montevideo para eu e meu marido , saindo de SP no dia 19/02 (logo após o Carnaval) e retornando 23/02/15, segunda-feira. É nossa primeira viagem juntos e de lazer. Por, favor, pode nos indicar Hotel bom, sem ser caro demais, opções de passeio, visita a Punta del Este e alguns cassinos pra visitar. Aguardo e agradeço muito sua atenção, ABraço, Angel a- 08/12/14

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Angela! Comece o seu planejamento por aqui: http://www.viajenaviagem.com/destino/montevideu/

Anderson Medeiros

Olá, sou de SP e estou em Montevideo desde o final de ano passeando. O Hotel Ibis é bom e não tão caro custa 81 dólares a diária ( não tem café incluso, reservei pelo Booking ) ele fica de frente a rambla republica argentina, local muito bom para caminhar, andar de bicicleta, uns 2 km do parque rodó, playa de ramirez, tem um parque muito legal enfrente a playa de ramirez, a 2km da playa ramires tem o shop punta carretas, muito bom pra passear, almoçar, pegar um cinema.

Fiquei hospedado também neste hotel http://www.orpheohotel.com/ não é caro e inclui café da manhã muito bom, fica próximo a praça independencia, tem um cassino a 1 quarteirão, uns 2 km do Mercadão porto, 1 quarteirão da av 18 julho ( avenida principal ).

Punta del este vc perde 1 dia pra ir, vale a pena ir com pacote pelo hotel que custa em torno de 2.500 pesos ou 310 reais, caro queira ir sem pacote a passagem custa 229 pesos no site http://www.cot.com.uy/site/ e´bom comprar antecipado pois nem sempre acha passagem na hora, a viagem é em torno de 2 horas pra ir e 2 pra voltar é bem cansativo, eu optei por pacote do hotel.

Troque pesos no centro, na av 18 de julho que esta em torno de R$ 1 - 8,3 a 8,5 pesos, traga somente o necessario para pagar o transporte até o hotel.

Espero ter ajudado

Daiane Regina Pezzotti

Oi Angela, olha que coinciência. estou indo para lá dia 20/02 e voltando o mesmo dia que você hahaha smile
Vamos ficar no Hotel Regency Way, em Buceo/Pocitos.
Compramos via booking, estava uma boa oferta.

http://pt.regencyway.com.uy/

Antonio William D. de Oliveira

visitei mais de 6 vezes o seu blog. Colhi boas informações. Viajei do dia 4 até dia 9 deste mês para Montevideo e Punta Del Leste. Viagem muito agradável, tudo muito limpo, arborizado, povo prestativo, bonito. A orla do rio da Prata é muito gratificante para passear. Fiquei hospedado no Hotel Pocitos em Punta Carrena, próximo a praia, shopping, bares, restaurantes. Punta é demais. Quero deixar registrado só algumas informações que julgo importante. Uruguay está muito caro. É mais vantagem levar dólares para o cambio do que real. 1 U$ vale UY 23,50 pesos. 1 R$ vale UY 8,40 pesos, mesmo pagando US$ 1 = R$ 2,65 = UY$ 22,26 pesos, parece pouca diferença, mas em um montante grande vale. Alugar um carro é muito bom, porém a gasolina comum custa R$ 4,93 / litro. Estacionar dias de semana também é complicado. Ficar seis dias, senti a falta do arroz, feijão, só fritura é complicado. Da próxima vez, vou preferir um apart hotel, que tem cozinha e micro ondas, comidas prontas nos super mercados é muito gostosa e muito mais barata do que nos restaurantes. No mercado onde almocei, cobraram-me UY$ 55,00 por pessoa a título de cobiertas, ou seja a mesa, toalha, talheres e pratos, achei absurdo, pois não se almoça sem estes apetrechos. Mas valeu muito as dicas que você passa. Minha decepção foi não ter lojas de couros como Canela, Gramado. Uma única na 18 de julho e preços estratosféricos. Abraço

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Antonio! Só complementando: ninguém consegue comprar dólar no Brasil pela cotação que sai no jornal. Se a cotação é 2,60, compra-se a 2,75... Inclua esse spread no seu cálculo.

E se você tivesse seguido nosso conselho de usar cartão de crédito em restaurantes, a conta de cada refeição sairia 18,5% menor. Boas viagens!

Antonio William D. de Oliveira

Valeu Ricardo! suas informações são confiáveis. Quanto ao valor do dólar, foi o preço que eu comprei no Brasil. Praticamente todos os preços no Uruguay são em dólares americanos, pagando nesta moeda, dá até para negociar e pechinchar. Quando pagamos em reais, o câmbio não é favorável nas lojas ou hotéis. Viva!!! isto ainda é América do Sul. Abraço

Renato Maia
Renato MaiaPermalinkResponder

Olá a todos,

Segui os conselhos da turma do VnV em minha viagem ao Uruguai. Rodei com carro alugado 1000 km indo de Montevidéu a José Ignácio (40 km depois de Punta) e depois Montevidéu à Carmelo (90km depois de Colônia de Sacramento). Almocei em duas Bodegas: Bouza e Narbona, sendo esta última meu motivo de ir à Carmelo (uma excelente surpresa).
Minha percepção dos lugares:
Montevidéu: nada demais, no máximo para 1 noite.
Imperdível: almoçar no mercado del puerto. Feira Tristán Narvaja(muito louco aquilo!)
Punta del'Este: Muito bacana!! Achei que ia ser meio xaropada pois não achei que o Uruguai teria alguma proposta nova pra mostrar pra nós brasileiros que temos praias lindíssimas (me dei mal! Acabaram com minha "arrogância" tupiniquim). O legal não é a praia, é o ambiente todo do lugar. Minha indicação para base no Uruguai.
Imperdível: Foto no monumento La mano, os restaurantes e bares.
Colônia del Sacramento: Meio Parati (Rio) mas mal conservada. Pra um bate-volta de Montevidéu fica muito corrido e o legal lá é a noite.
Imperdível: iluminação noturna da cidade é muito charmosa, principalmente para jantar.
Compre um chip da Antel e carregue por 5 dias (tudo por uns R$18,00) com 1GB de internet ultra-rápida (pegava muito bem em até na estrada).
Vinícolas:
Bouza - Profissional, com visita a toda vinícola e depois degusta-se ou almoço harmonizado (minha escolha).
Narbona - Se for dormir em Colônia não deixe de almoçar lá. Uma delícia o cordeiro e o baby beef. Os vinhos deles também são muito bons.
Compras: Doce de leite (delicioso), camisa do Penarol e vinhos (o free-shop de Montevidéu é o melhor lugar pois além dos bons rótulos e preços, a cada 4 vinhos uruguaios comprados, o de menor valor sai de graça.
Abs.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renato! Obrigada pelo relato!

Andréa Cunha
Andréa CunhaPermalinkResponder

Olá! Estou fazendo o roteiro de minha viagem com meu marido e minha filha de 9 anos. Chegaremos a Montevidéu dia 03 de janeiro e programei ir direto a Colonia e sair de lá dia 04 de janeiro (domingo) para ir a Buenos Aires, ficando 3 dias por lá. Logo depois voltar para Colonia, pegar o ônibus para Montevidéu e alugar um carro para passar 2 dias em Punta, voltando para Montevidéu, ficando 2 dias e voltando para casa. Qual é a minha dúvida?
Fui olhar a viagem de barco de Colônia para Buenos Aires e a volta após 3 dias e achei muito caro. Como falei acima, são 2 adultos e uma criança de 9 anos. Fiquei com medo de reservar, mas também tenho medo de não encontrar passagem na hora. Isso é possível? É tão caro mesmo? Como faço para baratear essa viagem?
Obrigada desde já.

Andrea Tavares

ja fomos para BAs com minha filha na epoca com 4 anos e digo que tb pensei em pegar o buquebus até colonia,mas além de caro e cansativo vai judiar muito da criança. Detalhe: fomos em janeiro e pegamos 40 graus de BAs , minha filha ficou com febre e ensolação. Não recomendaria vc fazer tudo isto. Faça ou só Montevideu ou só Bas. Planejamos agora ir para Montevidéu ficar 1 dia e Punta mais 2, 1 em colonia e retorno. Boa sorte!

Evlyn Sucaria
Evlyn SucariaPermalinkResponder

Viajarei para Montevidéu e Punta, passando ali o Natal. Achei muito interessantes as postagens! Pergunto: posso trazer doce de leite na volta, para o Brasil? Obrigada,
Evlyn

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Evlyn! O doce de leite pode ser confiscado se a sua mala passar pelo raio-x na volta.

Rodrigo de Fraia

ola, gostaria de saber como sacar dinheiro com cartão de credito nos caixas eletrônicos em Montevideo.
Obrigado Rodrigo

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rodrigo! Não faça saques com cartão de crédito, a não ser em situação de emergência. Prefira sacar da sua conta corrente.

Reais têm boa cotação nas casas de câmbio de Montevidéu. Vale a pena pagar restaurantes com cartão de crédito, pela devolução do IVA. Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2014/11/que-moeda-levar-dinheiro-vivo-x-cartao-pre-pago-x-saques-no-debito-x-cartao-de-credito
http://www.viajenaviagem.com/2014/11/uruguai-isencao-devolucao-impostos-cartao-credito

Erika Mota
Erika MotaPermalinkResponder

Olá! Estarei indo pra Montevideo onde ficarei três dias depois seguirei para Buenos Aires pela Colonia express. A minha dúvida é se eu pagar em dinheiro consigo o desconto do IVA? Tanto em Montevideo quanto em Buenos Aires?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Erika! Não há desconto de IVA na Argentina. Compre passagem de barco com antecedência na internet, na hora você pagará tarifa cheia e nem que consiga desconto valerá a pena.

Gil
GilPermalinkResponder

Olá,

Gostaria de saber por volta de qual horário o Mercado del Puerto fecha no sábado, no texto fala que é fechado à tarde, mas também indica almoçar no local. Meu vôo chega em MV por volta das 14:00 hrs e estava planejando ir direto para o Mercado, uma vez que domingo estará fechado e não pretendo ficar mais que 2 dias em MV.
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gil! O Mercado fica aberto até o fim da tarde todos os dias. Às segundas-feiras alguns restaurantes não funcionam, como o El Palenque.

Leandro
LeandroPermalinkResponder

Boa tarde!

Excelentes dicas smile

Vejam meu caso e por favor opinem:

Estarei indo para o Uruguai 1 semana DEPOIS do carnaval, exatamente no dia 25/02/15, para passar 1 semana.

Como o meu objetivo é aproveitar ao máximo a vida noturna, e vendo que a temporada de Punta del Este só vai até o carnaval, o que sugerem?

Qual dessas duas é a melhor opção?

1a - Quarta e quinta em Montevidéu, sexta, sábado e domingo em Punta, e segunda-feira em Montevidéu.

ou

2a - Quarta, quinta e sexta em Punta, e sábado, domingo e segunda-feira em Montevidéu.

E aí?

Agradeço a ajuda! smile

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leandro! Só há vida noturna animada em Montevidéu de quinta a sábado.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/o-que-fazer-montevideu

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Que post mais estranho. Roteiro dia-a-dia, par um fim de semana?

Antonio Carlos

Prezado. Estou com dúvida em alugar um carro ou não, já saindo do aeroporto. Vou ficar seis dias só em Montevidéu, porém em determinados lugares se aconselha ir e voltar de táxi. Todo esse seu planejamento fica mais barato indo de táxi para cima para baixo ? ou carro de aluguel ? Um abraço, obrigado.

Victor
VictorPermalinkResponder

Porque indica começar o roteiro pelo Montevideo?
Eu estava pensando em ir primeiro a Buenos Aires.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vitor! Buenos Aires é uma cidade mais grandiosa que Montevidéu. O roteiro inverso pode decepcionar.

Anderson Medeiros

Olá, Sou de SP e estou em montevideo desde o final do ano e fiz o seguinte roteiro.. Montevideo, colonia del sacramento, buenos aires, montevideo, punta del este e montevideo.

Odiei ir a buenos aires, pois parece muito com SP.. esta muito perigoso, roubos, transito, taxistas tb roubam, notas falsas.Não é recomendado andar com correntes de prata, a maioria querem ser malandro, ´geralmente quem te avisa de cuidado com roubo é o primeiro a te roubar, começando pelo taxista. Use apenas Radio Taxi.

Boa viagem

andreia
andreiaPermalinkResponder

Boa noite, sou de Fortaleza e gostaria d conhecer Montevideo, vc sabe onde compro as passagens mais barata? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andreia! Dê uma olhada em como funciona o Voopter - http://www.viajenaviagem.com/2014/10/voopter-como-funciona-dicas-passagens-aereas-baratas

Karoline Carvalho

Ola, Andreia, tambem sou de Fortaleza. Irei dia 01 de março.

Thiago Ponce
Thiago PoncePermalinkResponder

Olá ! Eu viajarei com 2 amigos para Montievideo dia 21/01/15 , gostaria de saber os melhores locais pra se hospedar de uma maneira segura e econômica . Vale apena alugar um carro para seguir roteiro até Punta ou existe algum ônibus que faz a parte turística das praias , e preços de hotel em média ? Meu maior problema Ta sendo levar pesos convertidos no Brasil ou levar reais para trocar nas casa de câmbio de Montievideo , além do cartão ???

Anderson Medeiros

Olá Thiago, sou de SP e estou em montevideo desde o final de ano fazendo varios tours, fiquei neste hotel http://www.orpheohotel.com/pt/montevideo-uruguay é muito bom e com café da manhã, proximo a praça independencia, hotel esta em media de 130,00, 160,00 varia muito, pois os hoteis a maioria é em dolar.

Comprando dolar pelo banco da sua conta sai em torno de 3,00 cada dolar no itau, não sei os outros bancos.

Comprar pesos no Brasil não vale a pena, mas também não é bom chegar sem nada caso for pegar taxi ou onibus até o hotel, o cambio esta R$ 1 - 8,30 a 8,50 em montevideo na av 18 de julho.

O custo para sacar pelo cartão é de 149 pesos, aproximadamente 15 reais, então é bom fazer um saque para usar por alguns dias.

Em relação a alugar carro eu não sei, pois eu usei onibus do aeroporto até o terminal tres cruces e depois peguei taxi pro hotel, e a maioria dos passeios foi andando e de bibicleta.

Boa viagem

maria cecilia
maria ceciliaPermalinkResponder

Oi, Ricardo.
Adorei suas dicas. Tenho ido bastante ao Uruguay e constato que todas as suas dicas são exatamente o que acontece por lá. Contudo, gostaria de saber mais a respeito do carnaval uruguayo, pois tenho poucas informações. Pelo q soubemos, ocorre no barrio Sur que não conheço e nao parece ser muito recomendavel. O que vc sugere e em q data ocorrerá? Att,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Cecilia! O carnaval ocorre até uma semana antes do carnaval. Todos os domingos de janeiro as murgas saem pelas ruas do bairro ao anoitecer. Não leve objetos de valor, há muitos mãos-leves em ação. Uma semana antes do carnaval acontecem os desfiles oficiais.

Neide Maria J. Zaninelli

Estarei em Montevideo por 9 dias....
primeiro roteiro será chegar e ficar em Punta del este de 25 a 28 fev. 2015... depois antes de voltar a Montevideo... gostaria de ir para Colonia del sacramento direto... tem como ir de Punta a Colonia? e depois voltaria a Montevideo, ficariamos mais uns dias antes de voltar ao Brasil... A questão é: chego e ficarei em Punta...depois queria ir 1 dia a Colonia e ficar os demais dias em Montevideo...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Neide! De Punta del Este a Colonia é uma viagem longa, de umas 5 horas, em dois ônibus. Um ônibus a Montevidéu, pela COT ou Copsa, e outro de Montevidéu a Colonia, por COT ou Turil.

Raquel
RaquelPermalinkResponder

Olá! Me assustei com o preço da corrida de taxi do aeroporto ao centro, o valor é mesmo em torno de 1.080 a 1.200 pesos?
Vc tem idéia do preço de um almoço no Mercado Del Puerto, onde vc mencionou que tem várias opções de carnes grelhadas... Onde fica "Pocitos"? É um bairro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Raquel! Os preços são esses. Pague em restaurantes com cartão de crédito para ter 18% de IVA de volta. Pocitos é um bairro. Leia o texto e veja os mapas, está tudo aí.

Anderson Medeiros

Raquel,

Estou em montevideo, e o taxi do centro de montevideo para o aeroporto ta 770 pesos.

Uma parrilla no mercado do porto custa 1250,00 pesos.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Anderson! O táxi tem tarifas diferentes no sentido aeroporto-centro e no sentido centro-aeroporto. No sentido centro-aeroporto pode ir pelo taxímetro ou com 30% de desconto com relação à tabela do aeroporto, se for a frota oficial. Para vir do aeroporto para o centro, só pegando mesmo o táxi oficial do aeroporto, tabelado.

Serbia
SerbiaPermalinkResponder

Oi! Estamos indo p Uruguai no dia 30/01. 02 dias em Motevideo, 02 dias em Sacramento, 02 dias em Punta... , vale a pena fazer o passeio de Sacramento a Buenos Aires em um Bete volta.? Qto tempo de viagem?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Serbia! Buenos Aires não se conhece em um dia. Deixe para ir a Buenos Aires quando tiver pelo menos três ou quatro dias inteiros.

Adriana
AdrianaPermalinkResponder

Olá Ricardo, fico cinco dias em Montevideo, vale apena alugar um carro? ou de táxi dá para se conhecer?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriana! Quem responde é A Bóia. Carro não é necessário em Montevidéu. Alugue apenas para o bate-volta a Punta.

Gian Borba Elias

Gente esse cara aki ele faz translado do aeroporto x hotel, e vice - versa espero te ajudado. https://www.facebook.com/andersonrodrigues.dossantos.9?fref=ufi

TIAGO ZANCANARO

Olá estarei fazendo uma viagem no cruzeiro da MSC e o navio faz uma escala em Montevidéu mas sera bem rapido em torno de 5 horas parado na cidade o que dá pra fazer de passeios nesse tempo? e tbm iremos passar em Punta Del Este o que fazer por la tbm em 5 horas parado?Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tiago! Em Punta compre o passeio do navio ou vocês não conseguirão ter uma idéia da cidade. Em Montevidéu dá para pegar o Bus Turístico, cujo ponto inicial fica na frente do terminal de cruzeiros.

Michele
MichelePermalinkResponder

Olá, eu e meu esposo estamos pensando em ir a Montevidéu em julho para aproveitar as férias de nossos filhos um de 3 e outro de 6 anos que já estão acostumados a viajar, o menor com 6 meses apenas foi para a Argentina. Gostaríamos de saber se é uma boa data e quantos dias no minimo temos que ficar lá? Qual cidade próxima podemos também visitar. Punta del Este é perto?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Michele! Estará bastante frio. Por favor: leia o post. É grande mas contém todas as informações que você pode querer perguntar.

Roberta
RobertaPermalinkResponder

Olá, passarei 9 dias em Montevideo e a minha grande dúvida é se gastarei tubos de dinheiro, tudo parece ser tão caro.
Quanto você acha que se gasta em média por dia comendo em restaurante legal, tomando uma cerveja, saindo na noite para um bar e tomando um vinho, andando de ônibus e bicicleta??
Sempre fico muito confusa quando faço os cálculos dos possíveis gastos!!!

Grata.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roberta! Um restuarante em Montevidéu custa o mesmo que um restaurante equivalente em São Paulo. Em Punta del Este, custa mais caro. Use cartão de crédito para obter 18% de devolução de IVA.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2014/11/uruguai-isencao-devolucao-impostos-cartao-credito

http://www.viajenaviagem.com/2013/07/como-estimar-gastos-viagem

Silvio Cesar Delgado

Ola boa tarde, gostaria que me explicasse como funciona essa devolução dos 18% de IVA,em pagto. com cartão serve só para gastos em restaurantes?

Daniela
DanielaPermalinkResponder

Olá!

Estou fechando um pacote de viagem, e estou super indecisa sobre Buenos Aires ou Montevideo? Qual você acha mais interessante para um casal e um filho de 10 anos? Já li inúmeros posts e não consigo chegar a nenhuma conclusão!!! O pacote é de 6 dias e os valores são quase iguais. Poderia me dar uma luz?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniela! Infelizmente não temos como decidir pelo leitor. Não há nada que tecnicamente desrecomende algum dos dois destinos.

Jonas
JonasPermalinkResponder

Olá! Tenho viagem marcada para Uruguai apenas em 06/15, e apesar de ler bastante no blog ainda fiquei com algumas dúvidas.

Posso levar dinheiro em R$ e deixar para trocar um pouco no aeroporto lá, e a maior parte no centro (para conseguir melhores taxas), ou obrigatoriamente tenho que trocar um pouco no Brasil para pagar pelo menos o táxi do aeroporto ao hotel?

É possível pagar taxi com real?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jonas! É possível pagar o táxi com real e com cartão.

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Ola, estamos programando uma viagem em julho com crianças de 4 e 8 anos. Primeira dúvida: Buenos Aires e Bariloche ou Buenoa aires e montevideo? Em montevideo tem o que se ver com crianças? Quanto tempo passariamos? A cidade é muito parada nesse período? Fazer a travessina de buque bus é interessante? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! Quanto mais tarde em julho você viajar, mais chance de encontrar neve em Bariloche. Dos três destinos, Montevidéu é o menos atrativo para crianças. Em Buenos Aires ainda há algumas atrações específicas.

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Olha obg pelas informações. Essatravessia de buque bus vale pena? Nesse periodo d ejulho é interessante para adultos? Ou so no verao seria legal?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! A travessia é para combinar Buenos Aires e Montevidéu na mesma viagem, não é um passeio.

Leia sobre estações:
http://www.viajenaviagem.com/quando-ir-montevideu

ERNANDES
ERNANDESPermalinkResponder

Boa tarde, farei um cruzeiro, Eu minha esposa e filha de 6 anos, do dia 01 a 08/02/15, passando por Buenos Aires e depois Montevidéu, a minha duvida é se consigo conhecer a ultima cidade, a pé ou é aconselhável comprar os pacotes de viagens interno do navio, quanto ao idioma ? desde já obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ernandes! Dá para comprar o passeio do navio ou usar o Bus Turístico, que faz o city-tour e tem ponto inicial em frente ao terminal de cruzeiros, atrás do Mercado del Puerto.

Sérbia
SérbiaPermalinkResponder

Oi!
Devo alugar um carro aqui do Brasil, ou deixo para faze-lo em Montevidéu?
Pretendemos ir de carro a Colonia de sacramento e Punta del este...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sérbia! Alugue daqui.

Ticiane Prado
Ticiane PradoPermalinkResponder

Olá, gostaria de saber se a estrada de Montevideo para Punta Del Leste é tranquila... É fácil chegar? Estou indo de carro..direto do aeroporto e gostaria de saber se é perigoso pegar a estrada de madrugada, por volta de uma hora da manhã..

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ticiane! O percurso, apesar de curto, é cansativo. São 120 km em pista duplicada (em bom estado) e paisagem monótona, com alterações frequentes de velocidade

Catiane
CatianePermalinkResponder

Olá, pessoal! Estamos planejando viajar p Uruguay, basicamente Montevideu e Punta no carnaval. alguém já esteve lá nessa época. sabem me dizer uma estimativa de gastos p este período (hospedagem e comida). Iremos em dois casais.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Catiane! Veja como estimar gastos em viagens aqui - http://www.viajenaviagem.com/2013/07/como-estimar-gastos-viagem

marco
marcoPermalinkResponder

Bom dia
Estive recentemente no Uruguai, primeiramente passei uns dias na fronteira do Brasil com o Uruguay, na cidade de Rio Branco (Uruguay) visitei as lojas que trabalham com produtos importado, não vale a pena comprar nada. Quando o dólar estava em baixa, os comerciantes aumentaram os preços, agora que o dólar está em alta os produtos ficaram mais caros que no Brasil.
Montevidéo : Ruas sem limpeza, fezes de cachorro e tudo o quanto mais de lixo espalhado pelo chão. Os ônibus que trafegam pela cidade estão caindo os pedaços. Restaurantes exageram na cobrança de seus serviços : couvert + 10% taxa de serviço + taxa de 10% ao garçon + valor da refeição, somando por pessoa, um pedaço de carne com batatas fritas, não sai por menos de R$ 90,00.
Toda despesa feita com cartão de crédito em restaurante, eles são obrigados a devolver 20% do IVA (imposto de valor agregado) ao cliente, tem restaurante que simplesmente não aceita cartão. A não ser que você solicita o uso do sal na comida, todos os pratos servidos são sem este tempero, sem gosto algum.Uma garrafinha pequena de água não sai por menos de R$ 4,50, uma coca-cola R$ 5,00, realmente preços nas alturas. Pontos positivos do Uruguay : estradas boas , poucos pedágios, rede hoteleira em sua maioria cara mas muito bem organizada, a cidade de Montevideo é bem arborizada, edifícios e casas antigas devidamente conservadas, uma belíssima rambla.

LUIS CARLOS
LUIS CARLOSPermalinkResponder

Estou em Montevideo desde 21/01/15. Fiz pacote pela Viagem Listo (www.viagemlisto.com.br) para 5 dias em Hotel de 1a. (After Hotel - www.afterhotel.com) - predio novo (3 anos construidos), proximo da praia (marina de Buceo) e da avenida costeira principal.
Aluguei um carro pela DOLAR RENT A CAR e paguei US$ 49,00 a diaria, com seguro e ainda um celular para ligacoes locais por US$ 12,00 carregado.
O que mais assustou foi abastecer o carro (um Hyundai I10 - pequeno mas valente e confortavel) com a gasolina a quase R$ 4,95 o litro...
Com o carro conseguimos conhecer muitos lugares com a vantagem de ir e voltar a hora que quiser.
Dia 23/01 vamos para Punta del Este cedo e tentaremos fazer o maximo em um dia.

Estevam
EstevamPermalinkResponder

Estarei indo para o Uruguai no final do próximo mês. Minha duvida é a seguinte. O Uruguai é conhecido como um país de ótimos vinhos e doces. Qual a probabilidade de eu ser taxado ou ter minha mala retida caso queira trazer uma garrafa de vinho ou de doces???

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Estevam! Você pode trazer até 12 garrafas de vinho, mas não pode trazer doce de leite (será confiscado por razões sanitárias).

Fabricio Junior lobo

Ola, estarei fazendo um cruzeiro com minha esposa para Argentina que ficaremos dois dias e um dia em Montevidéu com chegada dia 11/03/15 as 9:00 e saída as 17:00 o que poderia ser feito nesse dia e pouco tempo.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabricio! Faça o passeio indicado no post acima como "Ciudad Vieja + City Tour".

João Morais
João MoraisPermalinkResponder

Olá!
Pretendo fazer esse roteiro para minha primeira viagem internacional - que provavelmente será solo.
Tenho três perguntas:

1. Qual o melhor período para ir? Entre junho-julho ou entre outubro-novembro? (obs: frio não é um problema).

2. Quanto $$ vocês acham que eu gastaria com 3 dias no Uruguai (2 em Montevideu e 1 em Colonia) e 4 dias em Buenos Aires? Compensa trabalhar com dólares em algum destes lugares ou é melhor mesmo trocar pelas moedas de cada país?

3. Há algum cuidado especial que preciso ter com documentação ou o Mercosul realmente funciona?

Obrigado desde já!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, João! As temperaturas são mais agradáveis entre outubro e novembro. Veja mais dicas na seção "Quando ir" do guia de Montevidéu: http://www.viajenaviagem.com/destino/montevideu/quando-ir-montevideu

Veja como estimar gastos de viagem: http://www.viajenaviagem.com/2013/07/como-estimar-gastos-viagem

Levar reais e trocar ao chegar é mais prático. Pesquise a cotação do dólar na data e faça os cálculos para ver se vale a pena. No Uruguai, turistas têm benefícios ao fazer determinadas despesas no cartão de crédito: http://www.viajenaviagem.com/2014/08/uruguai-ao-que-parece-o-desconto-do-iva-no-cartao-de-credito-esta-mantido-ueba

Em Buenos Aires, troque no paralelo:
http://www.viajenaviagem.com/2014/11/esteve-em-buenos-aires-recentemente-onde-voce-fez-cambio-paralelo/comment-page-1#comments
A Boston Cash está operando:
http://www.viajenaviagem.com/2014/02/buenos-aires-cambio-paralelo-como-fazer

Você pode viajar com a sua carteira de identidade, mas a gente acha mais recomendável ir com passaporte: http://www.viajenaviagem.com/2011/01/america-do-sul-rg-ou-passaporte

Vitor
VitorPermalinkResponder

Moro em Brasília, estou indo com minha esposa a Montevideo agora no dia 13 de fevereiro, sexta-feira, fico até terça dia 17, alugo um carro e vou ate colonia de sacramento, fico so ate quarta e retorno, gostaria de algumas dicas e se ainda pagando as despesas no cartão o imposto é devolvido?

Pelcio Ricardo de Almeida

bom dia.

Devo viajar para montevideu nos dias 12/06 - 14/06. Seria um presente de aniversário. Vocês teriam alguma sugestão de passeio romantico?
Como o contexto economico atual, ainda consideram vantajoso o pagamento dos restaurantes com o cartão de crédito?

desde já muito grato.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Pelcio! Fique em Pocitos-Punta Carretas que são bairros mais charmosos. Para saber mais, veja:
http://www.viajenaviagem.com/destino/montevideu/onde-ficar-montevideu

Para dicas de passeios, leia:
http://www.viajenaviagem.com/destino/montevideu/o-que-fazer-montevideu

Sim, continua vantajoso pagar a conta dos restaurantes com o cartão de crédito. Para saber mais, veja:
http://www.viajenaviagem.com/2014/11/uruguai-isencao-devolucao-impostos-cartao-credito

Lucas
LucasPermalinkResponder

Olá!

Estamos indo à Buenos Aires em maio ficando 07 dias, com passeio em Colônia.
Mas, também, gostaríamos de conhecer Montevidéu nesse período, ficando uns dois dias. Como os voos para o Uruguai são bem mais caros que para Buenos Aires, pensamos em fazer o trajeto via Buenos e seguir para Montevidéu via Colonia e depois, voltar para Buenos Aires, via Colonia.

Vale a pena incluir Montevidéu nesse roteiro?

Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lucas! Tente na opção múltiplos destinos dos sites de Gol e TAM comprar com ida a Montevidéu e volta de Buenos Aires.

Erika
ErikaPermalinkResponder

Estou pensando em viajar em minhas férias para BA e depois ir para Montevidéu, por que vocês acham ideal fazer ao contrário? No final de março o clima nessa cidades está agradável ou está chuvoso? Quero agradecer antecipadamente pelas dicas que vierem.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Erika! Reconendamos Zmontevidéu antes de Buenos Aires.

Leia sobre o clima:
http://www.viajenaviagem.com/quando-ir-buenos-aires
http://www.viajenaviagem.com/quando-ir-montevideu

Mariane
MarianePermalinkResponder

Olá. Cheguei hj do Uruguai e quero agradecer imensamente pelas dicas. Foram muito úteis. Fui sozinha para Punta e Montevideu. 5 dias no total porque fui para descansar mesmo, mas 3 dias são suficientes. O Fun Fun é imperdivel. Me diverti bastante. Só uma dica : eles não aceitam cartão então melhor garantir os pesos ou reais no bolso. Viagem deliciosa que vale a pena. Obrigada mais uma vez. Abraços.

Gleice Siqueira

As dicas de cambio e pagamento de restaurante com cartão internacional ainda está valendo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gleice! Ainda está valendo sim. Para saber mais, veja:
http://www.viajenaviagem.com/2014/05/cartao-credito-uruguai-reembolso-dicas/

Gleice Siqueira

Mto obrigada! Vou conhecer Montevidéu em maio e amei esse blog! Mto bem explicadinho! Parabéns!!!

Johnniy
JohnniyPermalinkResponder

Olá!
Irei fazer uma viagem para a Argentina e o Uruguai entre os dias 11/08 e 19/08, estou pensando em passar 5 dias em Buenos Aires, partir pra Colonia e pernoitar 1 dia lá e passar os outros 2 dias em Montevidéu e retornar pra Buenos Aires neste último dia, pois meu vôo só sai a noite.. Acham que é um bom roteiro ? Iria comprar passagem de ida pra Montevidéu e volta por Buenos Aires mas os valores eram muito maiores do que a ida e volta por BsAs, mesmo incluindo o transporte Argentina-Uruguai, pois peguei uma promoção excelente pra BsAs pela Qatar Airways..

Obrigado. Abraços !

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Johnny! Então recomendamos inverter o roteiro, chegar e ir no dia seguinte a Colonia, seguir a Montevidéu, cruzar de volta e passar os 4 últimos dias em Buenos Aires.

Ana Beatriz
Ana BeatrizPermalinkResponder

ola, gostaria de saber se tem hotel dentro do aeroporto internacional de Montevideo.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Beatriz! Não tem não.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/onde-ficar-montevideu

renan
renanPermalinkResponder

Ola, gostaria de dar os parabens pelas otimas dicas!

gostaria de saber de montevideu é uma cidade perigosa? se tem perigo andar com camera na mão pelas ruas da cidade velha e se é perigoso circular pelas ruas da cidade a noite?

obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renan! Na Cidade Velha, evite ruas vazias, até mesmo de dia. Tire a câmera só na hora de fotografar.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Comentar novamente

Cancelar