Giro pela Itália: comece (ou termine) em Veneza

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Canal Grande, visto da Ponte da Accademia

Boa parte dos problemas de montagem de roteiros pela Itália decorre do fato de muita gente chegar e sair por Milão, sem ter interesse em ficar na cidade.

Não é que Milão não valha a pena – mas para quem tem pouco tempo (e uma lista grande de lugares na mira), a capital econômica da Itália é uma boa candidata ao corte.

Poucos se dão conta, porém, de que não é necessário chegar nem sair por Milão para viajar à Itália. Qualquer companhia aérea que voe à Europa leva você do Brasil a Veneza com apenas uma conexão -- seja ela feita em Lisboa, Madri, Barcelona, Amsterdã, Alemanha... ou mesmo Milão.

Dorsoduro, Veneza

Para quem quer alugar carro na Itália, usar Veneza e Roma como início e fim do périplo (ou vice-versa) é o ideal: você aluga o carro ao sair da primeira e entrega ao chegar à última, evitando pagar diárias em cidades onde o carro vai estar parado na garagem.

Leia mais:

Veneza: como chegar e como se locomover

Passagens internacionais: como evitar o erro mais comum

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email

351 comentários

Larissa
LarissaPermalinkResponder

Olá bom dia.
Gostaria de saber se existe um trem que vá de Roma a Cortina D'Ampezzo e de lá para Veneza. Ou onde eu poderia descobrir. Não gostaria de ir de carro pois de Roma para lá está dando mais de sete horas....
Muito obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Larissa! Você precisará pegar um trem a Veneza, depois outro a Calalzo di Cadore, onde tomará um ônibus para o trecho final.

Larissa
LarissaPermalinkResponder

MUITO OBRIGADA PELA RESPOSTA. AJUDOU MUITO.

Claudia
ClaudiaPermalinkResponder

Olá
Em maio estarei indo com meu marido é um outro casal para a Itália e estamos pensando de começar por Veneza,alugar um carro e entregar em Roma.Gostaria de saber se vc tem um roteiro legal nesse percurso.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Claudia! Mesmo sendo de carro, comece a bolar um roteiro a partir deste post: http://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla

Glaimar
GlaimarPermalinkResponder

Oi. Estou adorando o blog. Estou planejando uma viagem pela Itália em maio. Gostaria de fazer de trem o trecho Roma-Assis-Veneza-Florença-Roma, mas não consegui descobrir as conexões dos trens. É possível fazer esse roteiro comprando passagem ida-e-volta? Grata.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Glaimar! As passagens são válidas para um horário específico (trens rápidos) ou para um dia inteiro (trens regionais).

Compre a partir de 90 dias de antecedência em http://www.trenitalia.com . Selecione "tutti i treni" para aparecerem tanto os trens rápidos, quando houver, quanto os regionais.

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Olá, estou planejando a minha primeira viagem a Europa e vou ficar 7 dias em Paris e depois quero ir para Italia.Tenho 12 dias para explorar a Itália. Por onde devo iniciar e qual o roteiro a seguir??Vou no incio de setembro 2015.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patricia! Este post deve ajudar você a montar seu roteiro: http://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla
E como você viu nesse post, a ideia é começar ou terminar a viagem por Veneza.

Livia
LiviaPermalinkResponder

Quero fazer um roteiro de 7 dias pela Itália, como vi que sete dias é pouco tempo para fazer tudo que gostaria, decidi fazer apenas Roma e Veneza desta vez. Quanto tempo seria o ideal em cada cidade dentro desses 7 dias?
Existe alguma cidade nesse meio do caminho que dá para fazer um bate e volta ou só uma passada para conhecer?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Livia! Pense em 4 dias inteiros em Roma e pelo menos 2 em Veneza.

Para mais dicas, incluindo bate-volta, veja:
http://www.viajenaviagem.com/destino/roma/
http://www.viajenaviagem.com/destino/veneza/

Daniel Pinheiro

Olá bóia,

Ficarei 7 em roma a partir do dia 30/12 quais cidades
Próximas você indica?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniel! Leia a seção "Daqui pra onde" do guia de Roma: http://www.viajenaviagem.com/destino/roma

lia ferraz
lia ferrazPermalinkResponder

vou de navio costa ,eu 58, e sandra 69 anos ,saindo de santos, em 29 de março, e chego em Savona,lá faremos mais 2 cruzeiros,chego em Roma 3 de maio, devo ficar 10 dias em roma,para voltar vc conhece algum navio , cargueiro ,que tem cabine pra turista..pra voltarmos, pois a passagem esta muito caro, no desembarque em savona vou ter problema em não ter passagem de volta..muito obrigada pelas dicas..vc tem nós ajudado muito..parabens

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lia! Sim, ao desembarcar na Itália podem requerer a passagem de volta.

Infelizmente não temos notícia de cargueiros que carregam passageiros. Esse cruzeiro que você está pegando é chamado "de reposicionamento"; quando acaba a temporada no Brasil, os navios são reposicionados na Europa. O movimento contrário só ocorrerá lá por novembro. Normalmente quem faz esse tipo de viagem compra a volta por milhas. Infelizmente, como você verá, a passagem só de ida custa quase o mesmo que uma ida e volta.

Amanda
AmandaPermalinkResponder

Olá, dona bóia!

Preciso de ajuda para minha viagem de 20 dias para a Itália (casal).

Iremos dia 16 de maio, com algumas horas em Lisboa, e depois Roma - o vôo chega às 10h do horário local.

Compramos as passagens na promoção de natal da Tap. Em troca de quase 50% de desconto, a ida e a volta tinham que ser pela mesma cidade (escolhemos Roma).

A volta será sábado, 6 de junho.

Não sei como dividir esse tempo da melhor forma possível. Gostaria de ficar uns 5 dias em Roma (não necessariamente todos de uma vez, considerando que tenho que voltar para pegar o vôo), uns 3 em Florença, uns 2 em Veneza, se possível incluir Milão (até porque em 2015 tem uma feira gigantesca lá), Pompéia, e Capri.

O meu foco é em arte, o do meu namorado é visitar o máximo de lugares possível.

Vale a pena ir a Verona e Siena?

Como poderia organizar a "volta" na Itália da maneira mais inteligente?

E qual o meio de transporte que mais compensa, no meu caso?

desde já agradeço smile

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Amanda!

Baseie-se neste roteiro:
http://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla

marco garbin
marco garbinPermalinkResponder

olá, vou em março de 2015 dia 1, vou ficar 15 dias, vou chegar por Roma onde fico 4 dias, pego trem vou até Milão, fico 3 dias, mas 1 dia bate-volta vou para Lecco de depois vou para Piani di Bobbio, não coloquei Verona no meu roteiro, saio de Milão dia 9 e vou para Veneza 2 dias, pego novamente o trem e vou para Florença, 4 dias, vou visitar a região da toscana em 2 dias(Lucca e Pisa) e Bolonha) e 2 dias para Florença, depois volto por Roma, já reservei os hotéis e ingressos para principais atrações, queria sua opinião sobre esse roteiro, uma dica de uma cidade que vale apena dar uma passada, o clima, se chove muito, ou faz muito frio, obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marco! Ainda estará bastante frio, esteja preparado para mínimas em torno ou inferiores a 10ºC. Não vale a pena inventar mais paradas não, está bom assim smile

Glauber Da Silva

Ola Tudo bem? Estou indo com minha familia para Italia no dia 16feb; Ficamos 2 dias em milao, 2 dias em firenze, 3 dias em Roma, 2 dias em Veneza, e dois dias em Verona; De Roma para Veneza achei trem na trenitalia saindo as 22:50 e chegando em Veneza de manha. Porem esse trem nao aqueles com camas para poder dormir. Sao apenas poltronas. Como posso encontrar trem para o trajeto Roma - Veneza com opcao de cabine os com camas? Seremos 4 pessoas;
Muito Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Glauber! Essa é uma viagem rápida de 3h45 que, nesse horrível trem noturno, é esticada para 6h45 com uma série de paradas estilo pinga-pinga. Você dorme mal e chega em Veneza às 5h20, cansado, amarrotado, sujo (saiu do seu hotel em Roma ao meio-dia, lembra?), e se depara com a cidade vazia, escura, fechada, no frio úmido e cortante do inverno veneziano. Quando chega ao seu hotel, descobre que só poderá subir para o quarto e tomar um merecido banho às 14h, e que se quiser tomar café, que vai começar às 7 ou 8, terá que pagar extra. Não existe pior viagem que a viagem noturna de trem. Elimine esses dois dias de Verona e redistribua nas outras viagens. Viaje de dia.

Glauber Da Silva

Muito Obrigado pelo seu retorno; Vou ficar a noite do dia 22 em Roma entao, e vou procurar viajar pela manha para veneza; Tem um trem que sai as 9:50am;
O problema eh que vou acabar perdendo uma manha e uma boa parte da tarde pois chegando em veneza 13:30 nao poderei fazer muita coisa mais; Voce me aconselha nao ir para Verona entao; Teria algum passeio perto de veneza que eu pudesse fazer ou perto de milao, pois meu voo sai de milao no dia 26; Nao posso reajustar os outros dias, pois ja marquei hoteis e comprei passagens de trem; O que posso fazer eh ficar um dia a mais em Roma, o qual ja ficarei 3 dias; Se tivesse algum bate-volta perto de roma; Ou entao ir pra veneza e fazer um bate-volta em alguma cidade por perto; Ou mesmo fazer isso em milao, que vai ser meu destino final. Alguma sugestao?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Glauber! Viaje mais devagar. Não estrague sua viagem com essa obrigação de bater ponto em tantos lugares.

Leia sobre Veneza:
http://www.viajenaviagem.com/2014/02/10-dicas-veneza

Rafael
RafaelPermalinkResponder

Olá!!

Estou indo à Itália agora em Março por 11 dias. Chego em Roma e volto por Veneza.
Inicialmente pensei no seguinte roteiro:
4 dias em Roma (com bate-e-volta em Napolis e Pompéia)
2 dias em Florença (com visita à Pisa)
e mais 2 dias em Veneza

Alguma sugestão de cidade entre Florença e Veneza? É melhor alugar carro ou ir de trem?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rafael! Você pode ficar dois dias em Siena, um deles com carro, para passear ao Val d'Orcia.

Aumente dois dias em Florença. No primeiro dia você vai chegar à tarde e devolver o carro, depois de ter feito a estrada Chiantigiana entre Siena e Florença.

No quarto dia de Florença, vá a San Gimignano.

Aumente mais um dia em Veneza.

Vá de ônibus de Roma a Siena e de trem de Florença a Veneza.

http://www.viajenaviagem.com/destino/toscana

http://www.viajenaviagem.com/destino/veneza

Rafael
RafaelPermalinkResponder

Obrigado pelas dicas!

Você não acha que vale a pena incluir verona e pádua?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rafael! Neste caso você vai ter eliminar dois dias de Siena; fique mais um dia em Florença e faça bate-volta de ônibus a Siena. Na minha opinião, você sairia perdendo, mas você é que sabe.

Rafael
RafaelPermalinkResponder

Ok.

Vou seguir suas orientações!!!

Obrigado pelas dicas!!!

Felipe Bassanello

Boa tarde, ótimas dicas,

Vou para Roma em setembro, e vou percorrer o trecho Roma à Veneza, gostaria de saber qual o melhor opção de viagem, em qual estrada, e como vou percorrer esse trecho em três dias, gostaria de saber qual cidade posso me hospedar, que seja um ótimo ponto de parada.

Muito Obrigado

Atenção: perguntas que já estejam respondidas no texto e comentários ofensivos ou em maiúsculas serão deletados.

Cancelar