Giro pela Itália: comece (ou termine) em Veneza

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Canal Grande, visto da Ponte da Accademia

Boa parte dos problemas de montagem de roteiros pela Itália decorre do fato de muita gente chegar e sair por Milão, sem ter interesse em ficar na cidade.

Não é que Milão não valha a pena – mas para quem tem pouco tempo (e uma lista grande de lugares na mira), a capital econômica da Itália é uma boa candidata ao corte.

Poucos se dão conta, porém, de que não é necessário chegar nem sair por Milão para viajar à Itália. Qualquer companhia aérea que voe à Europa leva você do Brasil a Veneza com apenas uma conexão -- seja ela feita em Lisboa, Madri, Barcelona, Amsterdã, Alemanha... ou mesmo Milão.

Dorsoduro, Veneza

Para quem quer alugar carro na Itália, usar Veneza e Roma como início e fim do périplo (ou vice-versa) é o ideal: você aluga o carro ao sair da primeira e entrega ao chegar à última, evitando pagar diárias em cidades onde o carro vai estar parado na garagem.

Leia mais:

Veneza: como chegar e como se locomover

Passagens internacionais: como evitar o erro mais comum

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email

310 comentários

Atenção: perguntas que já estejam respondidas no texto e comentários ofensivos ou em maiúsculas serão deletados.

Cancelar
cristina
cristinaPermalinkResponder

olá bom dia, queria uma ajuda, saio de Madri pra Barcelona 26 de dezembro com partida para Itália dia 27 de dezembro, pensei em iniciar em Milan ás custas do preço da passagem de avião ser bem pequeno, e seguir de carro até Roma. Gostaríamos de conhecer Arco ( terra dos avós ), Veneza, Pádua , Roma, Nápoles , Pompéia. Ficaremos até 2 de janeiro, retorno pra Madri com saída pra Brasil em 3 de janeiro. Vou com família, todos adultos, 7 pessoas. seria melhor iniciar em Roma com o aluguel de carro a partir de Roma ? para Nápoles iremos de trem.

agradeço a ajuda.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristina! É muito pouco tempo para muito lugar. Não dá pra fazer a Itália toda em 5 dias, e sobretudo de carro, saindo e chegando pela Espanha.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla/

http://www.viajenaviagem.com/2012/03/roteiro-9-dias-europa/

http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

Leny
LenyPermalinkResponder

Olá,

Li no site do Palazzo Ducale em Veneza, que estudantes até 25 anos pagam tarifa reduzida. Serve também para brasileiros não residentes ?

Obrigada, Leny

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leny! Quando não se especifica a nacionalidade, vale para todos.

Thiago V
Thiago VPermalinkResponder

Ola! Fiquei em Veneza na semana passada e achei muito legal o tour entre os bar tradicionais, os "bacari".. este è ate em Portoguese

www.bacarotourvenice.com

conselho pra quem gosta de vinho!
um saludo

Eva Reis
Eva ReisPermalinkResponder

Olá, Vou fazer uma viagem de navio, de 2 a 9/8/2014, saindo de Veneza indo para Grécia, com duração de 7 noites. Quero passear pela Itália mais uns 8 dias de carro. Gostaria de uma sugestão de roteiro, principalmente, pelas cidades pequenas da Itália, que são lindas.
E não sei se divido esses 8 dias em 4 antes do cruzeiro e 4 depois. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eva! Melhor concentrar os dias, fica mais prático.

Temos roteiros de carro pela Toscana e pela Costa Amalfitana:
http://www.viajenaviagem.com/category/toscana
http://www.viajenaviagem.com/2009/05/vai-por-mim-costa-amalfitana-e-capri/

Ana Gameiro
Ana GameiroPermalinkResponder

Em abril chego em veneza e sigo de carro ate Sicilia.Devolvo o carro em Roma ( de 9/4 ate 26/4/14)
Onde parar, se pretendo ficar 2 dias em Amalfi e uma semana na sicila?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! No seu lugar, ficaria três dias em Veneza, iria de trem a Florença, ficaria quatro ou cinco dias, faria bate-voltas de trem e ônibus, então iria de trem a Roma, para mais quatro dias, e voaria a Palermo, onde alugaria o carro, devolvendo em Catania, voando a Roma para uma última noite antes de voltar ao Brasil.

Deixe a Costa Amalfitana para ir entre meados de maio e início de outubro. Não subestime as distâncias na Itália. É muito chato perder tempo precioso de viagem na auto-estrada.

Marcelo Freitas

Olá Bóia!
Chego 26/05/14 em Veneza, fico 2 dias, vou de trem rapido para Florença, alugo carro fico 4 dias, de Trem para Napoles e no mesmo dua barco para Capri 2 dias, barco pra Positano fico 3 dias e vou de carro para Otranto na Puglia e fico 3 dias. Pego vôo de Lecce para Veneza. Está bem montado?
Obs: Ja conheço Roma e Florença, e os 4 dias que vou ficar lá vou rodar pela Toscana.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! Florença não é uma boa base para passeios de carro; entrar e sair da cidade é complicado. Prefira Siena.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/category/toscana

Carolina
CarolinaPermalinkResponder

Oi, Bóia,

Vamos para a Itália em 2014 passar 23 dias entre os dias 18/04 e 10/05, mas estamos com dúvidas sobre quais trajetos da viagem fazer de carro e quais fazer de trem entre Veneza e Roma. A ideia é passar os 3 primeiros dias em Veneza e de lá seguir pra Florença. Vale fazer de carro ou de trem? Perdemos paradinhas interessantes indo de trem? Depois vamos passar 05 dias em Florença e alugar o carro na saída para montar base em Sienaou arredores ( de lá vamos fazer os roteiros de carro das suas sugestões por 07 dias). Para sair de Siena vale descer direto de carro para Roma ou é melhor voltar para Florença devolver o carro e seguir de trem para Roma?

Você sugere incluir outro lugar de pouso no período reservado para Siena?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carolina!

Recomendamos Florença como base para viagens de trem e ônibus:
http://www.viajenaviagem.com/2012/05/florenca-5-bate-voltas-de-trem-ou-onibus/

Recomendamos Siena e arredores como base para passeios de carro:
http://www.viajenaviagem.com/category/toscana

Leia sobre hospedagem na Toscana:
http://www.viajenaviagem.com/2013/05/hoteis-interior-toscana-recomendados/

Raphael Sarti
Raphael SartiPermalinkResponder

OLá,
eu e minha esposa pretendemos fazer uma travessia agora em março, sendo que o cruzeiro termina em Veneza no dia 05/abril. Gostariamos de aproveitar para conhecer Veneza, Verona e Pádua. Quantos dias inteiros vc recomenda em cada cidade? Há alguma outra cidade interessante pra se visitar na região?
Abraços!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Raphael! Garanta pelo menos três dias em Veneza. O Ricardo Freire não recomenda passar menos do que duas noites em nenhuma cidade. Se não puder passar duas noites, faça o esquema bate-volta, que garante um dia de passeio sem perda de energia em trocas de hotel.

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Olá, Estou indo com meu marido em maio para Itália, fico 3 dias em Roma e depois pensei em ficar 2 dias em Veneza depois alugar um carro e descer para Florença como cidade para dormir por mais 4 dias e passear por Pisa, Toscana e também por Florença. Qual o roteiro que vocês me indicam. Chego em Roma dia 06/05 de manha cedo e vou embora no dia 15/05 de manha cedo. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patricia! Florença não é uma boa base para andar de carro pela Toscana. Prefira montar base em Siena ou arredores.

Leia sobre a Toscana:
http://www.viajenaviagem.com/category/toscana

11 dias é pouco tempo para tudo o que você pretende fazer.

Cristina Gomes

Olá! Viajo com meu marido 11/3/2014, pretendo passar 3 dias em Veneza, vou de trem para Forença, passo 5 dias, de trem para Milão, 2 dias retornando ao Brasil dia 22. gostaria de dicas sobre o roteiro, passeios, que roupas vestir, se posso deixar para comprar roupas de frio lá ou é muito mais ato, que pontos turísticos estarão funcionando ou fechados, pois é frio?! Reservamos os hoteis sempre próximos às estaçoesobrigada

Cristina Gomes

ops! se é muito mais caro comprar roupa para frio lá!

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Xará, já fui a Veneza no início de Maio e fez muito frio, já fui em Novembro, fez menos frio. Eu não vi muitas lojas com roupa em conta para comprar lá que parece ser seu primeiro destino. Já em Florença, tem muitas lojas, mas eu não sairia daqui sem um bom impermeável pelo menos para você combinar com pulovers, de lã, a depender de onde você esteja. Eu sou carioca e me virei bem lá assim.

Cristina Gomes

Obrigada, minha Xará! kkk ótimas dicas! Valeu!

Cristina Gomes

Realmente, Veneza é
meu primeiro destino, sim!

Aline Dias
Aline DiasPermalinkResponder

Oi! Viajo no dia 27/05/14 e volto no dia 08/06/14, com meu futuro marido em lua de mel e gostaria de dicas de roteiro para os lugares: Roma, Florença e Veneza a incluir Assis e Pádua. Iremos chegar por Roma e gostaria de saber se é viável visitar os demais lugares de trem, e quantos dias seria o ideal passar em cada cidade?
Muito obrigada,
Aline.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline! Assis pode ser feita como um bate-volta de Florença; Pádua, como um bate-volta de Veneza.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla/

http://www.viajenaviagem.com/2012/05/florenca-5-bate-voltas-de-trem-ou-onibus/

Ana Ferrera
Ana FerreraPermalinkResponder

Boa Tarde!
Estava a planear viajar com uma amiga a Itália e percorrer várias cidades italiana de trem... Estavamos a pensar visitar Milão, Roma, Florença, Bolonha e Veneza, mas não sabemos por onde começar, nem o que visitar em cada cidade.Se me puderem ajudar...
Ficariamos em hostel, por ser mais barato... Vamos de Portugal, qualquer sugestão é bem-vinda
Obrigada

A.L.
A.L.PermalinkResponder

Vc pode começar a visita por Roma, depois ir, nessa ordem, a Firenze, Bologna, Milano e Venezia. Assim, vc permanece nas linhas principais de trem em uma ordem sequencial. Cada trecho precisa ser comprado separadamente, mas vc encontra passagens a partir de € 19 ou € 14 em alguns casos.

Verifique preços na Trenitalia (todos os trechos) e ItaloTreno (todos os trechos exceto Milano-Venezia).

sheyla Machado

Olá! Vou a Itália no fim do ano e gostaria de saber por onde começo,chegarei por Milão,mas só tenho 15 dias.Quais as melhores cidades para visitar em tão pouco tempo?Vale a pena alugar um carro ou usar trem?O que não posso deixar de ver ?

Rosana
RosanaPermalinkResponder

Estou com viagem programada para a Toscana para maio. Chegarei por Veneza pela Alitalia. Fui a Europa algumas vezes, mas nunca por esta companhia aérea.
Li na web alguns depoimentos de passageiros que tiveram restrição com relação ao embarque de vinhos nas bagagens despachadas. Sabe dizer algo a respeito?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rosana! Talvez não tenham deixado despachar caixas. Muitas cias. não deixam.

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Olá!! Estou indo à Itália do dia 14 à 24/04/14 e meu voo chega dia 15 em Milão. Primeiro gostaria de saber quais os dia serão feriado na Itália, por ser semana santa. Preciso ir à uma comuna em Nova Milanese, não sei eles lá emenda a semana santa toda. Você saberia me informar? Caso perca a sprimeira semana por isso, do dia 16 a 21, o que você me sugere fazer lá perto?? Pois voltaria a Milão dia 22 para ir à comuna.
Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patricia! Os feriados são domingo e segunda. A sexta-feira santa não é feriado.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2012/02/aviso-aos-viajantes-os-feriados-de-pascoa-no-exterior/

Clarisse Luz
Clarisse LuzPermalinkResponder

Olá!
Vou viajar em lua de mel para Itália e Amsterdam. Estou bastante insegura com o roteiro pela Itália por causa da logística. Pensei em chegar por Veneza, ficar 3 dias lá. Depois seguiria de trem para Florença, onde ficaria mais 3 dias. Em seguida, pegaria um ferry para Sardenha, para curtir 4 dias de praia. Nosso próximo destino seria Amsterdã. Vcs acham esse roteiro conveniente? E qual o melhor meio para ir da Sardenha para AMS? Obrigada!
Bjs
Clarisse

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Clarisse! Não há outra maneira de ir da Sardenha para Amsterdã senão de avião.

Veja saídas de Olbia e Cagliari em http://www.skyscanner.com.br .

A.L.
A.L.PermalinkResponder

Clarisse, o tempo está bem distribuído.

Eu só trocaria a viagem tediosa de ferry por avião. Da Sardegna até Amsterdam, use avião.

Marcus
MarcusPermalinkResponder

Olá!
Farei um cruzeiro de 7 noites a partir de Veneza até a Turquia e retornando à Veneza. Pensei em chegar 4/5 dias antes à Roma e seguir até Veneza para o embarque, passando por Firenze. A dúvida é: alugo um carro para esse roteiro ou é melhor ir de ônibus ou de trem?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcus! Você pode ir de trem, já que não precisaria de carro nem em Veneza e nem em Florença.

Thiago
ThiagoPermalinkResponder

Bom dia, vou viajar com minha esposa no dia 22 de setembro de 2014 iniciando a viagem por Paris. Planejei da seguinte forma: ficarei 6 dias em Paris, seguindo de trem para Zurique ficando 2 dias passando por Lucerna indo em direção a Milão onde ficarei 1 dia seguindo para padua, Veneza ficarei 2 dias passando por Pisa, indo para Florença 2 dias, passando por Siena e chegando em Roma 2 dias...ficarei 15 dias no total e voltando para o Brasil. Esse roteiro esta bom? gostaria de sugestões. Obrigado!

A.L.
A.L.PermalinkResponder

Eu tiraria ou o pit-stop de Pisa ou o de Siena desse roteiro, e acrescentaria uma dia a mais em Roma.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thiago! 6 dias em Paris está ótimo, mas o resto da viagem está bem corrido: http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

thiago
thiagoPermalinkResponder

Bom dia,

Das cidades que escolhi na Italia na mensagem acima, qual delas dá pra mim fazer o bate volta e qual instalar a base?
obrigado
Thiago.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thiago! Pisa e Siena podem ser bate-voltas desde Florença, e Pádua dá pra fazer como bate-volta a partir de Veneza. Você precisa de mais dias do que dispõe para esse roteiro.

thiago
thiagoPermalinkResponder

ok. vou tirar algumas cidades do roteiro.
Como em paris vou ficar 6 dias gostaria de ficar em um hotel melhor e proximo as principais atrações. Pensei a diaria em torno de 300 a 350 reais. Voce me indica algum hotel nessa faixa e proximo da torre ou outra atração da cidade?
obrigado.

Franciane
FrancianePermalinkResponder

Olá!
Gostaria de uma ajuda no meu roteiro, temos 8 noites. Estou indo com meu namorado para a Italia em agosto, chegaremos por Veneza e passaremos 2 noites. Depois seguiremos para Florença e gostaria de ir até La Spezia e fazer Le Cinque Terre. Pensei em 4 noites em Florença e 2 noites para La Spezia. E por fim voltar a Veneza para pegar nosso voo para o Brasil. Vi que Florença não é uma boa cidade para se hospedar e fazer a regiao da Toscana de carro. O que me aconselha? Ir de trem e fazer tudo de trem saindo de Florença?
Ou alugar um carro? E qual melhor opção para voltar de La Spezia para Veneza?
Muito Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Franciane!

Leia sobre passeios de carro na Toscana:
http://www.viajenaviagem.com/category/toscana

Leia sobre passeios de trem e ônibus a partir de Florença:
http://www.viajenaviagem.com/2012/05/florenca-5-bate-voltas-de-trem-ou-onibus/

Veja como ir a Cinque Terre:
http://www.viajenaviagem.com/2012/04/cinque-terre/

Alan Rodrigo de Almeia

Como vai, bóia? Adorei o post e calhou de você tratar de parte do roteiro que tenho em mente. Previ minha saída do Rio em um Domingo, chegando a Roma na segunda-feira. Depois disso planejei voar de Veneza a Paris no outro Domingo, para seguir por mais 10 dias de viagem até Amsterdã. Tenho duas dúvidas. A primeira é se dividi adequadamente os dias para esses dois trechos. Me parece que Paris, mais Bélgica, mais Amsterdã vão fazer meus 10 dias passarem voando, mas Roma, Toscana e Veneza em 6 noites me parece bem corrido também. Outro ponto é que inicialmente meu roteiro começava em Veneza, mas por algum motivo isso encareceu a passagem em mais ou menos 150 dólares. Faz alguma diferença essa inversão neste trecho? Brigadú.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alan! Roma-Florença-Veneza pedem pelo menos 10 dias. Veja quantos dias passar em cada lugar na Europa aqui: http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

Lucia
LuciaPermalinkResponder

Olá, como vai? Chego da Grecia em Roma dia 6 de setembro e viajo na noite de 12 de setembro para o Brasil. Pensei ficar em Roma e dia 8 ir para Bologna, como base, para fazer um bate e volta para Ravena e Florença. Dia 11 iria para Veneza, e de lá pegaria um voo para Roma dia 12. É viável? Seria melhor de carro, trem ou ônibus? Estamos um pouco perdidos com relação aos transportes. Obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lucia! De Veneza a Roma, vá de trem. Cinco cidades em seis dias é loucura.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

http://www.viajenaviagem.com/2012/03/roteiro-9-dias-europa/

Carolina Freire

Ajudinha!

Viajamo logo mais, faço Firenze para Veneza de carro, onde sugerem uma paradinha? Bolonha já conheço, mas continua na lista.

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carolina! Pare em Ferrara ou Pádua (Padova em italiano).

Carolina Freire

Obrigada Boia!

Ricardo
RicardoPermalinkResponder

Bóia, boa noite! Planejo viajar com minha esposa para o sul da Itália. Temos uns 13 dias (de 01 à 13 de setembro)e não gostamos de correria. Como já conhecemos Napoli, Capri e Costa Amalfi, pensamos desta vez visitar a Sicilia (Catania, Taormina) e a região da "bota" (Puglia), que dizem ser maravilhosa. É uma boa época? Qual sua sugestão de roteiro, chegadas/partidas e pernoites? É possível incluir a Sardenha ou fica muito corrido? Última coisa...vale a pena substituir Puglia ou Sicilia pela Sardenha? Obrigado. abs, Ricardo.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ricardo! Setembro é uma época perfeita; ainda vai estar quente, mas as multidões de agosto já terão ido.

Leia sobre roteiros pela Sicília nos comentários deste post:

http://www.viajenaviagem.com/2014/04/sicilia-dicas-roteiro/

Leia sobre a Puglia:
http://www.viajenaviagem.com/2009/05/vai-por-mim-costa-amalfitana-e-capri/comment-page-1/#comment-37173

Infelizmente não temos conteúdo sobre a Sardenha.

Certamente 13 dias não são suficientes para fazer três regiões com a devida calma.

Vívian
VívianPermalinkResponder

Boa noite Bóia, to adorando as dicas! Fiz uma reserva de passagens pra viajar a Itália nos dias 16/04 a 04/05...e agora estou preocupada, pois uma amiga me disse que esta época chove muito! Você sabe me dizer se e verdade, ou mesmo se o clima da época é favorável.?
Fico no aguardo, um abraço !

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vivian! Não sabemos exatamente para onde na Itália você vai. Mas pesquisando a média histórica de chuvas em Roma no mês de abril, você não precisa se preocupar. Se chover, não vai ser tanto assim. Para tirar suas dúvidas, veja: http://www.worldweatheronline.com/v2/weather-averages.aspx?q=Rome,%20Italy

francisco filho

Olá Bóia! Estarei chegando de férias na Itália (Roma) de 09/09/2014 e retornarei no dia 20/09/2014 para o Brasil. Gostaria de conhecer Roma, Florença e Veneza. Estou com dúvida de quantos dias eu passo em cada cidade, bem como os passeios (gosto bate-volta) que eu devo fazer utilizando como "base" as cidades citadas acima. Utilizei como guia de viagem esse excelente site quando viajei para Portugal e França, em 2012 e 2013, respectivamente, e não tive nenhuma dificuldade para montar o roteiro. Apesar de não ser "turista 36 horas", estou com dificuldade em montar esse tour para a Itália, vc pode me ajudar?

Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Francisco! 10 dias é pouco tempo para conhecer as 3 cidades, especialmente se na Toscana, você quiser passear além de Florença. Pior ainda se o seu vôo para o Brasil sair de Roma, pois significa mais um deslocamento.

Para ajudar a montar o seu roteiro, leia:
http://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa/
http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/
http://www.viajenaviagem.com/2012/03/roteiro-9-dias-europa/

francisco filho

Obrigado, Bóia!!!

Após verificarmos várias sugestões neste site, iremos ficar 04 dias inteiros em Roma, 04 dias em Florença e 02 dias em Veneza. Moro em Salvador, posso começar a viagem por Veneza e terminar em Roma ou vice-versa, pois o custo com o aéreo é praticamente o mesmo. Tem alguma sugestão por onde começar?

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Oi Francisco. Como você ficará menos dias em Veneza, acredito ser melhor começar por lá, já que é uma cidade que se caminha bastante e você estará com a energia ao 100%. Nos últimos 4 dias em Roma, onde também se anda muito, já dá pra diminuir um pouco mais o ritmo, e aproveitar bem esses vinhos e essa comida maravilhosa. Ciao!

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Ah, Francisco, só para complementar. A Tratoria Zazá em Florença é espetacular e o restaurante Carlo Menta no Trastevere em Roma é simples mas muito BBB (massas a 5 euros). E siga todas as dicas do VnV, elas são certas e foram fundamentais para o sucesso da minha viagem à Europa, é o melhor site de viagens do Brasil, disparado.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Francisco, acabo de chegar de uma semana na Italia, com 2 dias em Veneza, 1 em Florença, 2 com carro alugado em um agriturismo perto de San Gimignano, e 2 dias em Roma. Seu mesmo roteiro e com menos tempo. Foi corrido mas nem tanto assim, e conseguimos conhecer bastante. Com pouco tempo só fomos aos museus mais importantes, no caso o Museu do Vaticano e o Uffizi, comprando as entradas antecipadamente e estando no máximo 2 horas. Foi fantástico, os trens na Itália são os melhores e mais baratos da Europa, a comida é espetacular e achei mais barata que no Brasil, com exceção de Veneza. O interior da Toscana é lindo, adorei Siena, San Gimignano e Volterra e até conseguimos ir na Torre de Pisa, que é o único que vale na cidade. O melhor é Veneza, tem que dormir pelo menos 2 noites lá e se perder em seus laberintos. Roma é espetacular também, importante o Roma Pass para evitar a fila no Coliseu. Florença é linda, mas estava bem cheia e talvez foi o que menos adoramos, mas é visita obrigatória, e o atardecer na Piazzale Michelangelo é de tirar o fólego. Enfim, obviamente é melhor estar mais tempo, mas não nos arrependemos de nossa semana maravilhosa na Itália. Vá em frente!!

francisco filho

Neftalí, muito obrigado.
Relato com o seu só aumenta a nossa vontade de viajar.

Adriano
AdrianoPermalinkResponder

Olá, td bem?
Estarei em Veneza em Janeiro por 4 noites. Estou pensando em utilizar Veneza como cidade-base para visitar os seguintes locais nos 3 dias inteiros:
Dia 1 - Cortina D'Ampezzo
Dia 2 - Milão
Dia 3 - Veneza
Pelo que vi no Google Maps, as duas cidades ficam em torno de 2h - 2h30 de distância e acredito que seja possível fazer um bate-volta nelas, não?
Outra coisa, qual o melhor meio de ir a Cortina D'Ampezzo saindo de Veneza (ou arredores)? Será que se alugar carro para ir até lá eu corro risco de pegar estrada bloqueada por causa de gelo na pista ou neve? Ou será que nos hotéis há empresas que ofereçam excursão para ir até lá?
Desde já, agradeço a atenção!
Adriano.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriano! Bate-voltas possíveis: Pádua, Verona, Vicenza. Todos de trem.

Lilian Souto
Lilian SoutoPermalinkResponder

Oi Ricardo,
Estamos pensando em ir para Italia EM outubro, você acha que é uma boa época?
Temos vontade de ir a Veneza, Toscana , Roma e Costa Amalfitana, quantos dias você sugere EM cada cidade?
Por onde começar e qual o melhor meio de transporte para ir a esses lugares?
Parabéns pelas dicas, sempre estamos pesquisando o seu site para ter uma referência.
Um abraço.
Lilian - Rio de Janeiro

A.L.
A.L.PermalinkResponder

Para as cidades grandes, não há época ruim na Itália. Somente modos diferentes de aproveitar as cidades.

Para as áreas rurais da Toscana, é um um "hit-or-miss". Se o outono for brando, vc pega paisagens lindas com árvores perdendo folhas. Se for instável, pode pegar chuva.

Na Costa Amalfitana (que é uma região inteira, não apenas uma cidade), a primeira metade de outubro é o finzinho da temporada. A segunda metade de outubro tende a começar chuva e, se o objetivo for passear de barco, mar bravo.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lilian! Apenas para complementar o que o nosso caro tripulante A.L. disse, em outubro você não encontra a Costa Amalfitana tão "viva" como nos meses de verão. Se puder antecipar para setembro, melhor: http://www.viajenaviagem.com/2009/05/vai-por-mim-costa-amalfitana-e-capri/

Para saber quantos dias passar em cada lugar, veja: http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

A maioria dos deslocamentos você vai fazer de trem. Dentro da Toscana ou pela Costa Amalfitana é interessante estar de carro.

Dayane
DayanePermalinkResponder

Olá, tudo bem?
Eu e meu namorado estamos indo para Roma , agora dia 17/06 e voltamos dia 29/06 , compramos passagem de última hora e estamos correndo atrás de dicas para viajar, gostaríamos de ir para Milão, Roma, Veneza e fazer a Costa Amalfitana, quantos dias você indica ficarmos em cada lugar?
Muito obrigado

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Dayane, eu recomendaria 4 dias inteiros pra Roma, 2 Veneza...Milao e Costa Amalfitana nao conheci, mas pelo que ja li, uns 2 dias inteiros cada. Se tiver interesse, tenho um blog no qual tem varias dicas da Italia: www.ciaoviaggio.com

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Dayane! Se chegar em Roma no dia 18/06, você terá 10 dias inteiros de viagem. Para dicas de como montar o seu roteiro, veja:
http://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa/
http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/
http://www.viajenaviagem.com/2012/03/roteiro-9-dias-europa/

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Dayane, Milão é por algum assunto específico, ou você já foi para a Itália? É que eu não entendo você preferir Milão do que Florença (e a Toscana em geral), que logisticamente é muito mais fácil para conhecer, já que está entre Roma e Veneza, além de ser mais lindo. Com dez dias eu faria Roma, Toscana (parte) e Veneza. Só se tivesse mais tempo iria à Costa Amalfitana e Milão.

Cleonice Moreira

Vamos em novembro (06) p Milão um dia, daí p Veneza de trem à noite, onde ficaremos 3 dias e no dia 08 voltamos p Brasil no Navio fazendo a travessia de 19 noites.
Gostaria de saber onde ficar em Milão para facilitar o trem,qual estação e qual trem tomar para Veneza.Onde ficar em Veneza e como chegar ao porto de embarque do navio. Somos em 8 pessoas.
Agradeço e aguardo.

Jeorge
JeorgePermalinkResponder

Olá pessoal! Fiquei em Veneza no mês passado e achei muito legal o tour entre os bar tradicionais... o tour inclui 5 taças de vinho italiano,5 tapas tradicionais e um passeio de gôndola
Este é o sitio onde o encontrei: www.venicewinetour.com
Conselho pra quem gosta de vinho e tapas!

um saludo

Cássia Bufolin

Queridos Ricardo e Bóia, sei que estou meio atrasada mas viajei em março durante 28 pela Itália e Amsterdam TOTALMENTE guiada por vcs 1 queria agradecê-los. Absolutamente TODAS as dicas peguei aqui, desde os aptos que aluguei em todas as cidades (menos Veneza - onde bookei um hotel com os posts daqui) até as dicas como "burlar" as filas do Vaticano e Museus em Amsterdam (os passes de ambas cidades são incríveis !!!!).
Fiz SP-Roma, fiquei em Roma por 6 dias num apto pelo airbnb bárbaro super bem localizado 9dica do Ricardo), depois subi para Firenze de trem e fiquei num apto lá tb. Conheci a cidade, Pisa, Lucca, Siena e aluguei um carro para fazer a Toscana. Aí subi para Verona, onde fiquei 2 dias. Fui até o Trieste visitar a familia e depois fiz Veneza, mais uma vez com inúmeras dicas daqui...depois voei para Amsterdam para os últimos 5 dias.
Fora agradecer muito as dicas, queria deixar aqui meu email à disposição para quem quiser dicas desses roteiros pois foram super bem planejados e deram muito, muito certo, o que é bem legal e facilita a vida de outros viajantes.

Mais uma vez, obrigada Bóia e Ricardo, é sempre pouco dizer que vcs são o máximo!!!! Parabéns pelo novo formato do blog!!!

Keyzi
KeyziPermalinkResponder

Olá, irei fazer um cruzei, saindo de Santos e chegando em Abril em veneza, estava pensando em ficar 2 dias, e após alugas um carro fazendo um tour por Verona, Milão, Florença, Sienna e Roma, alguma dica de hotéis ou um palpite de alteração de roteiro? obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Keyzi! Nossa recomendação é usar trem para os deslocamentos. Você não vai precisar do carro nas cidades. Leia também: http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

Sonia Marinho
Sonia MarinhoPermalinkResponder

Olá, me indicaram este blog/ site e estou adorando, parabéns!! Peço uma dica, penso em ir pra Italia em outubro deste ano por 12 dias. Pensei em fazer um roteiro de carro iniciando em Roma continuando para Assis, Florença, Milao e Lago Di Como, teria algo mais que posso visitar neste período sem ficar muito cansativo, iremos eu, meu marido e filho de 20 anos, obrigada, aceitamos dicas em relação ao roteiro "de carro", grata, Sonia.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sonia! Com apenas 12 dias, essa viagem vai ser bem corrida. Para ajudar a montar o seu roteiro, veja:
http://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa/
http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

Outubro já não é a melhor época para ir ao Lago de Como, e o carro em Florença e Milão será um incômodo.

Leia sobre a Toscana, há sugestões de bases e de passeios de carro:
http://www.viajenaviagem.com/destino/toscana

Patricia Cerqueira

Vou para Itália por 14 dias... pensei em começar por Roma... Veneza.. Milão . Florença... Pisa... Siena e Roma ( Vôos ida e volta por roma).. dividiria meu tempo por essas cidades, deixando um tempo maior para Roma e Veneza... Qual seria a melhor alternativa para viajar por essas cidades? Trem ou avião? Att, Patricia

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patricia! Entre Roma e Veneza, vá de trem. Recomendamos começar ou terminar a viagem por Veneza, como você vê no post acima wink

Aline Affonso de Carvalho

Boa noite! Estou programando uma viagem a Itália na segunda quinzena de Maio. Só posso passar 13 noites lá... Pensei em começar por Roma, descer para Nápoles, Capri e Costa Almafitana. O problema é a minha enorme vontade de conhecer Veneza... Acha possível ? Se sim começo ou termino por ela???

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline! Nosso roteiro para 15 dias na Itália:
http://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla

Lucas
LucasPermalinkResponder

Olá!
Sei que vcs não são fãs de pacote de viagem, mas gostaria de viajar pela Italia durante o mês de fev-2015. Como vou sozinho, nunca fui antes para Italia, não falo Italiano e gostaria de conhecer várias cidades, gostaria de ir de excursão pronta... Entretanto, talvez por ser baixa temporada e inverno, não encontro nenhuma... Vcs por acaso teriam alguma sugestão de onde eu poderia encontrar um pacote assim? Pode mesmo ser de alguma empresa dos EUA ou UK, pq domino ingles bem... Vlw!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lucas! Procure um agente de viagem, ele encaixará você numa excursão.

Pérola
PérolaPermalinkResponder

Oi Bóia! Primeira vez aqui e estou encantada! Bom, vou em maio/15 conhecer a Europa com meu marido. Não queremos nenhum "pacote"/escrusão, pra ter a possibilidade de desbravar sozinhos. Nos indicaram nos sediarmos em Bologna, por ser estrategicamente fácil de locomover por trem, é verdade? Queremos sair do Brasil em direção a Lisboa, ficar lá 2 dias, de lá para Itália e terminar em Paris. Que ajustes vc sugere?? É mais em conta voltar pro Brasil saindo de qual desses países? Bjs e obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Pérola!

Antes de montar o seu roteiro, por favor leia este post:
http://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa

Ricardo Bittar

Como montar um roteiro pela costa italiana saindo de Genova?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ricardo! Gênova está na costa da Ligúria. Depois de uns dias na cidade, você pode montar base em Santa Margherita Ligure ou Rapallo para visitar Portofino e Cinqueterre. Prossiga então a Florença com pit stop em Pisa e adapte o roteiro deste post.

Você está pensando no ano que vem, certo? Este ano a temporada está terminando, não valerá a pena ir ao litoral depois da primeira dezena de outubro.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2012/04/cinque-terre

Amanda
AmandaPermalinkResponder

Olá! seu site é ótimo e me ajudou bastante! Vou para a Itália em Maio próximo e estou com uma grande dúvida: quando comprar as passagens aéreas para conseguir os melhores preços?? Alguns me falam para comprar com 6 meses de antecedência, outros dizem apenas 2 meses. O que vc me sugere??
E além disso, preciso decidir se é melhor descer primeiro em Veneza ou em Milão. Lembrando que eu pretendo conhecer ambas as cidades, além de Verona, Florença, San Giminiano, Pisa, Roma e talvez a Costa Amalfitana (antes de Roma).
Vc poderia me ajudar? Muito obrigada!

abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Amanda! O Ricardo Freire costuma sugerir que as passagens internacionais sejam compradas com 2 a 4 meses de antecedência (aumentando se a data da sua viagem cair em uma daquelas épocas em que todo mundo quer viajar, como Natal e Carnaval, por exemplo).
Alguns posts devem ajudar você com o roteiro. Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla
http://www.viajenaviagem.com/2007/06/7-dias-na-italia-chegando-e-saindo-por-milao

jurema loyolla

Gostaria de ir para Italia em 25/12/2014 e boltar dia 04/01/2014, começando por Roma, e conhecendo Firenze, outras cidades, qual roteiro vc sugere.
e qual é o tempo nessa época,
Obrigada

jurema

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jurema! Este post pode ajudar você a se inspirar: http://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla/
O Guia de Roma também: http://www.viajenaviagem.com/destino/roma
E você vai pegar o inverno na Europa.

Daricy Matos
Daricy MatosPermalinkResponder

Oi,bom dia!!!
Preciso de sua ajuda,viajarei em março 2015 de navio e chegarei em Gênova em 4 de abril de 2015.Gostaria de sugestões de roteiro pela Itália,penso em começar por Veneza e terminar em Roma no dia 18 de abril.Como você já sugeriu ficarei em cidades base (Veneza,Florença e Roma )e dessas cidades fazer alguns "bate e voltas,pois não quero carregar bagagens pesadas entre cidades. Surgiu uma dúvida quanto a ir a Milão,o que você me sugere ficar em Gênova e de lá para Milão ( bate e volta) ,pernoitar em Gênova e depois finalmente partir para Veneza?Qual o melhor trasporte para Milão?Quais cidades valem a pena visitar a partir das cidades que escolhi para base?
Pretendo ficar 1 dia em Gênova,algumas horas em Milão,4 dias em Veneza,5 dias em Florença e 5 dias em Roma.
Agradeço imensamente a sua ajuda,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daricy! Se pernoitar em Milão, fique duas noites. Caso não pernoite, faça um pit-stop: deixe as malas no guarda-volumes e siga viagem no fim da tarde. Para isso é preciso comprar duas passagens separadas.

Veja mais dicas nestes posts:
http://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla

http://www.viajenaviagem.com/2012/05/florenca-5-bate-voltas-de-trem-ou-onibus

Sandra Hagiwara

Olá!! Por favor, gostaria de uma ajuda com meu roteiro, se for possível.

Estou planejando ir para Holanda e Itália no começo de Janeiro de 2015. Meus principais pontos de interesse na Itália são Roma, Verona e Trento (ou Cortina d'Ampezzo). Pensando na logística e pesquisando preços de passagem de avião, cheguei à seguinte solução melhor custo-benefício:

SP-Amsterdam
Amsterdam - 2 dias (completos)
Amsterdam - Veneza
Veneza e região (4 dias completos)
Veneza - Roma
Roma (5 dias completos)
Roma - SP

Gostaria de saber se vale a pena fazer de Veneza a base, optando por passeios de um dia para Verona e Trento/Cortina ou se vale a pena fazer a base em Verona, deixando para visitar Veneza nos dias dos vôos que chegam/parte do Marco Polo.

Sei que Veneza deve ser maravilhosa, mas estou receosa de como será visitá-la no inverno. Por isso, acabei considerando Veneza apenas como base para os outros passeios, e daí a dúvida se vale a pena em termos de logística/custo.

Obrigada pela ajuda!

Sandra

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sandra! Recomendamos três dias inteiros para Amsterdã.

Veneza é uma base conveniente para ir a Pádua e Vicenza. Verona também é factível, mas é melhor como pit stop entre Milão e Veneza.

Cortina desde Veneza como bate-volta? Não dá.

Você está subestimando Veneza:
http://www.viajenaviagem.com/2014/02/10-dicas-veneza