Giro pela Itália: comece (ou termine) em Veneza

Canal Grande, visto da Ponte da Accademia

Boa parte dos problemas de montagem de roteiros pela Itália decorre do fato de muita gente chegar e sair por Milão, sem ter interesse em ficar na cidade.

Não é que Milão não valha a pena – mas para quem tem pouco tempo (e uma lista grande de lugares na mira), a capital econômica da Itália é uma boa candidata ao corte.

Poucos se dão conta, porém, de que não é necessário chegar nem sair por Milão para viajar à Itália. Qualquer companhia aérea que voe à Europa leva você do Brasil a Veneza com apenas uma conexão — seja ela feita em Lisboa, Madri, Barcelona, Amsterdã, Alemanha… ou mesmo Milão.

Dorsoduro, Veneza

Para quem quer alugar carro na Itália, usar Veneza e Roma como início e fim do périplo (ou vice-versa) é o ideal: você aluga o carro ao sair da primeira e entrega ao chegar à última, evitando pagar diárias em cidades onde o carro vai estar parado na garagem.

Originalmente publicada na minha coluna Turista Profissional, que sai às terças-feiras no caderno Viagem do Estadão.

Leia mais:

Veneza: como chegar e como se locomover

Passagens internacionais: como evitar o erro mais comum

Todas de Milão no Viaje na Viagem

Todas da Tocana no Viaje na Viagem

Os carros desta viagem são alugados com todos os seguros pela Mobility Cars.

O grupo Pestana e as Pousadas de Portugal apoiam esta viagem.

O Mondial Travel é a assistência viagem oficial do #viajenaviagem no projeto Europa de carro.

Pesquise:

Passagens para Veneza no Mundi

Passagens para Roma no Mundi

Hotéis de Veneza no Hoteis.com favicon-hoteispontocom

Apartamentos em Veneza no AirBnB

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


255 comentários para “Giro pela Itália: comece (ou termine) em Veneza”

  1. olá bom dia, queria uma ajuda, saio de Madri pra Barcelona 26 de dezembro com partida para Itália dia 27 de dezembro, pensei em iniciar em Milan ás custas do preço da passagem de avião ser bem pequeno, e seguir de carro até Roma. Gostaríamos de conhecer Arco ( terra dos avós ), Veneza, Pádua , Roma, Nápoles , Pompéia. Ficaremos até 2 de janeiro, retorno pra Madri com saída pra Brasil em 3 de janeiro. Vou com família, todos adultos, 7 pessoas. seria melhor iniciar em Roma com o aluguel de carro a partir de Roma ? para Nápoles iremos de trem.

    agradeço a ajuda.

    1. Olá, Cristina! É muito pouco tempo para muito lugar. Não dá pra fazer a Itália toda em 5 dias, e sobretudo de carro, saindo e chegando pela Espanha.

      Leia:
      http://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla/

      http://www.viajenaviagem.com/2012/03/roteiro-9-dias-europa/

      http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

  2. Olá,

    Li no site do Palazzo Ducale em Veneza, que estudantes até 25 anos pagam tarifa reduzida. Serve também para brasileiros não residentes ?

    Obrigada, Leny

    1. Olá, Leny! Quando não se especifica a nacionalidade, vale para todos.

  3. Ola! Fiquei em Veneza na semana passada e achei muito legal o tour entre os bar tradicionais, os “bacari”.. este è ate em Portoguese

    http://www.bacarotourvenice.com

    conselho pra quem gosta de vinho!
    um saludo

  4. Olá, Vou fazer uma viagem de navio, de 2 a 9/8/2014, saindo de Veneza indo para Grécia, com duração de 7 noites. Quero passear pela Itália mais uns 8 dias de carro. Gostaria de uma sugestão de roteiro, principalmente, pelas cidades pequenas da Itália, que são lindas.
    E não sei se divido esses 8 dias em 4 antes do cruzeiro e 4 depois. Obrigada.

    1. Olá, Eva! Melhor concentrar os dias, fica mais prático.

      Temos roteiros de carro pela Toscana e pela Costa Amalfitana:
      http://www.viajenaviagem.com/category/toscana
      http://www.viajenaviagem.com/2009/05/vai-por-mim-costa-amalfitana-e-capri/

  5. Em abril chego em veneza e sigo de carro ate Sicilia.Devolvo o carro em Roma ( de 9/4 ate 26/4/14)
    Onde parar, se pretendo ficar 2 dias em Amalfi e uma semana na sicila?

    1. Olá, Ana! No seu lugar, ficaria três dias em Veneza, iria de trem a Florença, ficaria quatro ou cinco dias, faria bate-voltas de trem e ônibus, então iria de trem a Roma, para mais quatro dias, e voaria a Palermo, onde alugaria o carro, devolvendo em Catania, voando a Roma para uma última noite antes de voltar ao Brasil.

      Deixe a Costa Amalfitana para ir entre meados de maio e início de outubro. Não subestime as distâncias na Itália. É muito chato perder tempo precioso de viagem na auto-estrada.

  6. Olá Bóia!
    Chego 26/05/14 em Veneza, fico 2 dias, vou de trem rapido para Florença, alugo carro fico 4 dias, de Trem para Napoles e no mesmo dua barco para Capri 2 dias, barco pra Positano fico 3 dias e vou de carro para Otranto na Puglia e fico 3 dias. Pego vôo de Lecce para Veneza. Está bem montado?
    Obs: Ja conheço Roma e Florença, e os 4 dias que vou ficar lá vou rodar pela Toscana.

    1. Olá, Marcelo! Florença não é uma boa base para passeios de carro; entrar e sair da cidade é complicado. Prefira Siena.

      Leia:
      http://www.viajenaviagem.com/category/toscana

  7. Oi, Bóia,

    Vamos para a Itália em 2014 passar 23 dias entre os dias 18/04 e 10/05, mas estamos com dúvidas sobre quais trajetos da viagem fazer de carro e quais fazer de trem entre Veneza e Roma. A ideia é passar os 3 primeiros dias em Veneza e de lá seguir pra Florença. Vale fazer de carro ou de trem? Perdemos paradinhas interessantes indo de trem? Depois vamos passar 05 dias em Florença e alugar o carro na saída para montar base em Sienaou arredores ( de lá vamos fazer os roteiros de carro das suas sugestões por 07 dias). Para sair de Siena vale descer direto de carro para Roma ou é melhor voltar para Florença devolver o carro e seguir de trem para Roma?

    Você sugere incluir outro lugar de pouso no período reservado para Siena?

    1. Olá, Carolina!

      Recomendamos Florença como base para viagens de trem e ônibus:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/05/florenca-5-bate-voltas-de-trem-ou-onibus/

      Recomendamos Siena e arredores como base para passeios de carro:
      http://www.viajenaviagem.com/category/toscana

      Leia sobre hospedagem na Toscana:
      http://www.viajenaviagem.com/2013/05/hoteis-interior-toscana-recomendados/

  8. OLá,
    eu e minha esposa pretendemos fazer uma travessia agora em março, sendo que o cruzeiro termina em Veneza no dia 05/abril. Gostariamos de aproveitar para conhecer Veneza, Verona e Pádua. Quantos dias inteiros vc recomenda em cada cidade? Há alguma outra cidade interessante pra se visitar na região?
    Abraços!

    1. Olá, Raphael! Garanta pelo menos três dias em Veneza. O Ricardo Freire não recomenda passar menos do que duas noites em nenhuma cidade. Se não puder passar duas noites, faça o esquema bate-volta, que garante um dia de passeio sem perda de energia em trocas de hotel.

  9. Olá, Estou indo com meu marido em maio para Itália, fico 3 dias em Roma e depois pensei em ficar 2 dias em Veneza depois alugar um carro e descer para Florença como cidade para dormir por mais 4 dias e passear por Pisa, Toscana e também por Florença. Qual o roteiro que vocês me indicam. Chego em Roma dia 06/05 de manha cedo e vou embora no dia 15/05 de manha cedo. Obrigada.

    1. Olá, Patricia! Florença não é uma boa base para andar de carro pela Toscana. Prefira montar base em Siena ou arredores.

      Leia sobre a Toscana:
      http://www.viajenaviagem.com/category/toscana

      11 dias é pouco tempo para tudo o que você pretende fazer.

  10. Olá! Viajo com meu marido 11/3/2014, pretendo passar 3 dias em Veneza, vou de trem para Forença, passo 5 dias, de trem para Milão, 2 dias retornando ao Brasil dia 22. gostaria de dicas sobre o roteiro, passeios, que roupas vestir, se posso deixar para comprar roupas de frio lá ou é muito mais ato, que pontos turísticos estarão funcionando ou fechados, pois é frio?! Reservamos os hoteis sempre próximos às estaçoesobrigada

  11. ops! se é muito mais caro comprar roupa para frio lá!

  12. Xará, já fui a Veneza no início de Maio e fez muito frio, já fui em Novembro, fez menos frio. Eu não vi muitas lojas com roupa em conta para comprar lá que parece ser seu primeiro destino. Já em Florença, tem muitas lojas, mas eu não sairia daqui sem um bom impermeável pelo menos para você combinar com pulovers, de lã, a depender de onde você esteja. Eu sou carioca e me virei bem lá assim.

    1. Obrigada, minha Xará! kkk ótimas dicas! Valeu!

  13. Realmente, Veneza é
    meu primeiro destino, sim!

  14. Oi! Viajo no dia 27/05/14 e volto no dia 08/06/14, com meu futuro marido em lua de mel e gostaria de dicas de roteiro para os lugares: Roma, Florença e Veneza a incluir Assis e Pádua. Iremos chegar por Roma e gostaria de saber se é viável visitar os demais lugares de trem, e quantos dias seria o ideal passar em cada cidade?
    Muito obrigada,
    Aline.

    1. Olá, Aline! Assis pode ser feita como um bate-volta de Florença; Pádua, como um bate-volta de Veneza.

      Leia:
      http://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla/

      http://www.viajenaviagem.com/2012/05/florenca-5-bate-voltas-de-trem-ou-onibus/

  15. Boa Tarde!
    Estava a planear viajar com uma amiga a Itália e percorrer várias cidades italiana de trem… Estavamos a pensar visitar Milão, Roma, Florença, Bolonha e Veneza, mas não sabemos por onde começar, nem o que visitar em cada cidade.Se me puderem ajudar…
    Ficariamos em hostel, por ser mais barato… Vamos de Portugal, qualquer sugestão é bem-vinda
    Obrigada

    1. Vc pode começar a visita por Roma, depois ir, nessa ordem, a Firenze, Bologna, Milano e Venezia. Assim, vc permanece nas linhas principais de trem em uma ordem sequencial. Cada trecho precisa ser comprado separadamente, mas vc encontra passagens a partir de € 19 ou € 14 em alguns casos.

      Verifique preços na Trenitalia (todos os trechos) e ItaloTreno (todos os trechos exceto Milano-Venezia).

  16. Estou com viagem programada para a Toscana para maio. Chegarei por Veneza pela Alitalia. Fui a Europa algumas vezes, mas nunca por esta companhia aérea.
    Li na web alguns depoimentos de passageiros que tiveram restrição com relação ao embarque de vinhos nas bagagens despachadas. Sabe dizer algo a respeito?

    1. Olá, Rosana! Talvez não tenham deixado despachar caixas. Muitas cias. não deixam.

  17. Olá!! Estou indo à Itália do dia 14 à 24/04/14 e meu voo chega dia 15 em Milão. Primeiro gostaria de saber quais os dia serão feriado na Itália, por ser semana santa. Preciso ir à uma comuna em Nova Milanese, não sei eles lá emenda a semana santa toda. Você saberia me informar? Caso perca a sprimeira semana por isso, do dia 16 a 21, o que você me sugere fazer lá perto?? Pois voltaria a Milão dia 22 para ir à comuna.
    Obrigada!!

    1. Olá, Patricia! Os feriados são domingo e segunda. A sexta-feira santa não é feriado.

      Leia:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/02/aviso-aos-viajantes-os-feriados-de-pascoa-no-exterior/

  18. Olá!
    Vou viajar em lua de mel para Itália e Amsterdam. Estou bastante insegura com o roteiro pela Itália por causa da logística. Pensei em chegar por Veneza, ficar 3 dias lá. Depois seguiria de trem para Florença, onde ficaria mais 3 dias. Em seguida, pegaria um ferry para Sardenha, para curtir 4 dias de praia. Nosso próximo destino seria Amsterdã. Vcs acham esse roteiro conveniente? E qual o melhor meio para ir da Sardenha para AMS? Obrigada!
    Bjs
    Clarisse

    1. Olá, Clarisse! Não há outra maneira de ir da Sardenha para Amsterdã senão de avião.

      Veja saídas de Olbia e Cagliari em http://www.skyscanner.com.br .

    2. Clarisse, o tempo está bem distribuído.

      Eu só trocaria a viagem tediosa de ferry por avião. Da Sardegna até Amsterdam, use avião.

  19. Olá!
    Farei um cruzeiro de 7 noites a partir de Veneza até a Turquia e retornando à Veneza. Pensei em chegar 4/5 dias antes à Roma e seguir até Veneza para o embarque, passando por Firenze. A dúvida é: alugo um carro para esse roteiro ou é melhor ir de ônibus ou de trem?

    1. Olá, Marcus! Você pode ir de trem, já que não precisaria de carro nem em Veneza e nem em Florença.

  20. Bom dia, vou viajar com minha esposa no dia 22 de setembro de 2014 iniciando a viagem por Paris. Planejei da seguinte forma: ficarei 6 dias em Paris, seguindo de trem para Zurique ficando 2 dias passando por Lucerna indo em direção a Milão onde ficarei 1 dia seguindo para padua, Veneza ficarei 2 dias passando por Pisa, indo para Florença 2 dias, passando por Siena e chegando em Roma 2 dias…ficarei 15 dias no total e voltando para o Brasil. Esse roteiro esta bom? gostaria de sugestões. Obrigado!

    1. Eu tiraria ou o pit-stop de Pisa ou o de Siena desse roteiro, e acrescentaria uma dia a mais em Roma.

    2. Olá, Thiago! 6 dias em Paris está ótimo, mas o resto da viagem está bem corrido: http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

      1. Bom dia,

        Das cidades que escolhi na Italia na mensagem acima, qual delas dá pra mim fazer o bate volta e qual instalar a base?
        obrigado
        Thiago.

        1. Olá, Thiago! Pisa e Siena podem ser bate-voltas desde Florença, e Pádua dá pra fazer como bate-volta a partir de Veneza. Você precisa de mais dias do que dispõe para esse roteiro.

          1. ok. vou tirar algumas cidades do roteiro.
            Como em paris vou ficar 6 dias gostaria de ficar em um hotel melhor e proximo as principais atrações. Pensei a diaria em torno de 300 a 350 reais. Voce me indica algum hotel nessa faixa e proximo da torre ou outra atração da cidade?
            obrigado.

  21. Olá!
    Gostaria de uma ajuda no meu roteiro, temos 8 noites. Estou indo com meu namorado para a Italia em agosto, chegaremos por Veneza e passaremos 2 noites. Depois seguiremos para Florença e gostaria de ir até La Spezia e fazer Le Cinque Terre. Pensei em 4 noites em Florença e 2 noites para La Spezia. E por fim voltar a Veneza para pegar nosso voo para o Brasil. Vi que Florença não é uma boa cidade para se hospedar e fazer a regiao da Toscana de carro. O que me aconselha? Ir de trem e fazer tudo de trem saindo de Florença?
    Ou alugar um carro? E qual melhor opção para voltar de La Spezia para Veneza?
    Muito Obrigada

    1. Olá, Franciane!

      Leia sobre passeios de carro na Toscana:
      http://www.viajenaviagem.com/category/toscana

      Leia sobre passeios de trem e ônibus a partir de Florença:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/05/florenca-5-bate-voltas-de-trem-ou-onibus/

      Veja como ir a Cinque Terre:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/04/cinque-terre/

ATENÇÃO:
Antes de perguntar, veja se a dúvida já não está respondida no texto. Perguntas redundantes e comentários em maiúsculas serão apagados. Obrigado!