Giro pela Itália: comece (ou termine) em Veneza

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Canal Grande, visto da Ponte da Accademia

Boa parte dos problemas de montagem de roteiros pela Itália decorre do fato de muita gente chegar e sair por Milão, sem ter interesse em ficar na cidade.

Não é que Milão não valha a pena – mas para quem tem pouco tempo (e uma lista grande de lugares na mira), a capital econômica da Itália é uma boa candidata ao corte.

Poucos se dão conta, porém, de que não é necessário chegar nem sair por Milão para viajar à Itália. Qualquer companhia aérea que voe à Europa leva você do Brasil a Veneza com apenas uma conexão -- seja ela feita em Lisboa, Madri, Barcelona, Amsterdã, Alemanha... ou mesmo Milão.

Dorsoduro, Veneza

Para quem quer alugar carro na Itália, usar Veneza e Roma como início e fim do périplo (ou vice-versa) é o ideal: você aluga o carro ao sair da primeira e entrega ao chegar à última, evitando pagar diárias em cidades onde o carro vai estar parado na garagem.

Leia mais:

Veneza: como chegar e como se locomover

Passagens internacionais: como evitar o erro mais comum

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email

331 comentários

Atenção: perguntas que já estejam respondidas no texto e comentários ofensivos ou em maiúsculas serão deletados.

Cancelar
Larissa
LarissaPermalinkResponder

Olá bom dia.
Gostaria de saber se existe um trem que vá de Roma a Cortina D'Ampezzo e de lá para Veneza. Ou onde eu poderia descobrir. Não gostaria de ir de carro pois de Roma para lá está dando mais de sete horas....
Muito obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Larissa! Você precisará pegar um trem a Veneza, depois outro a Calalzo di Cadore, onde tomará um ônibus para o trecho final.

Larissa
LarissaPermalinkResponder

MUITO OBRIGADA PELA RESPOSTA. AJUDOU MUITO.

Claudia
ClaudiaPermalinkResponder

Olá
Em maio estarei indo com meu marido é um outro casal para a Itália e estamos pensando de começar por Veneza,alugar um carro e entregar em Roma.Gostaria de saber se vc tem um roteiro legal nesse percurso.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Claudia! Mesmo sendo de carro, comece a bolar um roteiro a partir deste post: http://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla

Glaimar
GlaimarPermalinkResponder

Oi. Estou adorando o blog. Estou planejando uma viagem pela Itália em maio. Gostaria de fazer de trem o trecho Roma-Assis-Veneza-Florença-Roma, mas não consegui descobrir as conexões dos trens. É possível fazer esse roteiro comprando passagem ida-e-volta? Grata.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Glaimar! As passagens são válidas para um horário específico (trens rápidos) ou para um dia inteiro (trens regionais).

Compre a partir de 90 dias de antecedência em http://www.trenitalia.com . Selecione "tutti i treni" para aparecerem tanto os trens rápidos, quando houver, quanto os regionais.

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Olá, estou planejando a minha primeira viagem a Europa e vou ficar 7 dias em Paris e depois quero ir para Italia.Tenho 12 dias para explorar a Itália. Por onde devo iniciar e qual o roteiro a seguir??Vou no incio de setembro 2015.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patricia! Este post deve ajudar você a montar seu roteiro: http://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla
E como você viu nesse post, a ideia é começar ou terminar a viagem por Veneza.