Montevidéu: noite de tango e candombe no Baar Fun Fun

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Gardel estuvo aquí

Com 119 anos, o Fun Fun (pronuncia-se funfum, mesmo) é um dos botecos mais antigos de Montevidéu. Atualmente (e até 2017, quando terminar a reforma de suas instalações anteriores) está localizado num casarão da calle Soriano, 922 (quase esquina Convención). É daqueles lugares superturísticos mas incontornáveis: uma noitada lá é sempre muito divertida.

Viu? Não foi erro de tipografia meu

Para garantir mesa -- e mesa boa -- é preciso reservar com antecedência (umas 48 horas tá bom). Dá pra ligar (598/2904-4859) ou preencher um formulário no site. Eles vão mandar você chegar até as 22h para honrarem a sua reserva. Muito bem. Chegando às 10 da noite, esteja preparado para não haver quase ninguém. No meu caso valeu, porque me deram uma mesa bem boa.

(Mas dá pra ir também sem reserva; você vai esperar até vagar uma mesa, o que não deve demorar muito, já que há renovação de público ao longo da noite.)

À espera do cantor

Enquanto a música não começa, você pode dar uma geral no mural de fotos e recortes de jornal. Se isso já é interessante em cantinas do Bexiga com 30 anos de existência, imagine como é num botequim centenário onde Gardel já cantou...

Uvita: amarga ya basta la bida

Por curiosidade, experimente a uvita, um drink da casa à base de vermute. Vou avisando: é dooooooooce....

A música começa depois das 22h30. Primeiro vem o tango, com um cantor acompanhado por um bandoneón e um violão. Na minha vez, uma sexta-feira, os dois primeiros sets foram com uma cantora. Muito boa.

Pedimos Cambalache, ele cantou!

O terceiro e o quarto set foram com um cantor que soava igualzinho aos clássicos. Dava praticamente para ouvir o chiado do 33 rotações. Adorei.

Há shows de 3a. a sábado. Mas eu recomendo ir sexta ou sábado porque, lá no meio da noite, tipo 1h30 da manhã, tocam uma música que só existe no Uruguai: o candombe.

Candombe: Tchá-tchá-tchá - Tchá-tchá

É a salsa uruguaia; uma das mais belas -- e desconhecidas -- músicas da América do Sul. Reserve uma sexta ou sábado -- e agüente firme até as duas da manhã smile

Leia mais:

98 comentários

Claudia Liechavicius

Mudando radicalmente da América para o Oriente procurei informações sobre o Qatar - mais especificamente Doha - e não achei nos seus destinos...
Tem alguma informação que possa me ajudar numa aventura por lá???
Claudia

Claudia Liechavicius

Obrigada pelos links!!

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Uebaaa !! Vamos conferir o tango+jazz numa quinta grin

carine
carinePermalinkResponder

Oi Ricardo
Nada a ve com esse post, mas tu poderias me pasar por favor o contato da sua nutricionista, por email, tbm amoooo melancia e desconfio que ela tem me dado umas gorduras a mais!!! hhahahaha
abraços

Tweets that mention Montevidéu: uma noite no Baar Fun Fun « Viaje na Viagem -- Topsy.com

[...] This post was mentioned on Twitter by Ricardo Freire, Letícia Ferreira Vaz. Letícia Ferreira Vaz said: (eu ainda irei ^^) Montevidéu: uma noite no bar Fun Fun http://bit.ly/3F2jzt [...]

Guilherme Lopes

Tem um manifestação cultural em uma comunidade daqui da Serra do Cipó/MG que também chama Candombe.

É uma noite de festa na comunidade do Açude ao redor da fogueira.

Quem quiser saber mais é só jogar no google: Candombe, Serra do Cipó, dona Mercês, Milton Nascimento, Marina Machado, Açude, Tambor...

; )

douglas
douglasPermalinkResponder

claudia, a qatar airlines voa para 81 paises do mundo e é quarta compahia aerea melhor do mundo então vae ser facil

roberto duarte

Gostaria de saber se há locadoras de veículos em Colônia de Sacramento, pois estou viajando em fevereiro pra Buenos aires e depois para Uruguai. Obrigado

Ricardo Freire

Há locadoras em Colonia, claro, como a http://www.dollar.com.uy . Veja se as taxas de devolução em Montevidéu compensam. Se eu fosse você, ia de ônibus e alugava em Montevidéu -- mas só na saída, quando fosse para Punta. Táxi em Montevidéu é bem barato.

Murilo
MuriloPermalinkResponder

É isto mesmo Roberto, estou indo para lá agora em dezembro, e vou fazer exatamente como o Riq recomendou - a Carla do idasevindas tem esta mesma opinião e recomendou a mesma estratégia, de colonia para montevideu de onibus, passeia pela capital de taxi e continuo o trajeto para punta de carro alugado.

Aluguei pela dollar.uy (tb por indicação da Carla que já usou o serviço e aprovou e, agora, recomendada por Riq, resta dúvidas??).

Fiz umas cotações, em MVD a maioria cara, pois o período que vou - e você tb - é altíssima estação, isto significa que os preços praticados são absurdos.

Pela dollar consegui em três dias US$ 232,00. Uma penchincha frente aos outros.

O site da empresa não é muito "apresentável", porém a simpatia e educação do funcionário que te atende compensa muito e trasmite bastante confiança.

Eles ainda entregam o "coche" onde você estiver - pedi no hotel.

Ele ainda me alegrou dizendo que se o pgto for feito via cartão de credito o IVA pode ser recuperado, o que gera um desconto de 7% sobre o valor do aluguel. Nada mal wink

O nome dele é Jorge del Valle
e o e-mail para contato é
jdelvalle@dollar.com.uy
reservas@dollar.com.uy

Murilo
MuriloPermalinkResponder

Perdão,

o site era não muito bem apresentável, mas agora está muito bom. Recauchutaram, ficou ótimo. smile

Dionísio (www.espacovital.com.br)

ROBERTO, estive lá em dezembro, na mesma situação. Reforço as dicas do RIQ e do MURILO. Não vale a pena alugar carro para ir de Colónia a Montevideo.

Não sei se seguirás viagem de Montevideo a Punta del Este, mas lá eu deixei para alugar carro só em Punta. MVD-Punta fiz de ônibus, de muito boa qualidade, e barato (14 reais), e aluguel carro só em Punta.

Em Punta vale a pena pesquisar as pequenas locadoras que ficam na Av. Gorlero. São várias e em apenas três quadras de caminhada tu já dás uma boa pechinchada e consegues uma locação interessante. É que nem comprar televisor: pegas um cartãozinho com o preço e vais à loja seguinte, negociando valores menores. Eu aluguei um Chevrolet Spark na alta temporada por 55 dólares.

Murilo
MuriloPermalinkResponder

Dionísio, aproveitando suas dicas.

Minha dúvida é se vale a pena ir de carro para apreciar o trecho de ida de MVD até Punta??? Pelas minhas contas, minha diária sairá por US$ 77,00.

Meu planejamento é já sair de manhã rumo a Punta para passar três dias (duas noites) e depois viajar rumo ao aeroporto e entregar o carro lá.

Claro que não posso deixar de reforçar que estarei em lua-de-mel, com minha esposa, sem pressa e repleto de malas. O que achas??

Dionísio (www.espacovital.com.br)

MURILO, particularmente não acho muito interessante o trecho entre MVD e Punta, que, na minha humilde opinião, não tem nenhum atrativo capaz de te fazer querer passar o dia viajando, parando pelos lugares.

Acho que vais querer ir direto a Punta e, para isso, 77 dólares pode ser bastante dinheiro para fazer um trecho que podes fazer, de ônibus, a uns 17 dólares o casal.

Por outro lado, acho que é decisivo o local onde ficarás em Punta, porque, se for distante do centro da cidade, poderás ter dificuldades até para ir procurar locação lá. Por outro lado, se o hotel for perto da rodoviária (e, enfim, do centro), seguramente podes fazer tuas andanças urbanas a pé e pegar pouco táxi. Minha esposa e eu fazemos tudo a pé e de bicicleta em Punta, e só alugamos carro para durante o dia ir a um ponto mais distante, como Barra, José Ignacio, Punta Ballena...

Ma, se fores precisar usar muito táxi, aí um carro é essencial, porque as corridas são mais caras. Se bem que andar de Mercedes táxi em Punta é beeem legal...

Então, se tiveres a intenção de usar bastante o carro em Punta - seja para te deslocares na cidade, seja para visitar outros pontos -, aí pode ser vantagem ir de carro desde MVD, para não teres o incômodo de sair procurando locadoras. E a 77 dólares até que está bom o preço.

Acho que o perfil de viagem e o local de hospedagem são determinantes.

Dani S.
Dani S.PermalinkResponder

Murilo, eu já fui tanto de carro como sem a Punta. Pra uma viagem de lua de mel, eu alugaria o carro sem dúvida alguma, pelo conforto e pela despreocupação do pega-mala-carrega-mala-descobre-como-chama-táxi. Tem uma cidade legal antes de chegar em Punta (cujo nome me foge completamente, mas tem nos escritos da Carla), que vale uma paradinha pra esticar as pernas. Mas, de fato, não tem nada imperdível no caminho, não (o caminho é bobo). E, sinceramente, até que dá pra ficar em Punta sem carro (especialmente se vc ficar algo próximo da estação rodoviária deles, que é no comecinho da península, e nem é muito feia). Mas não sei se vale a pena (ainda mais numa viagem de núpcias). O legal de Punta, acho eu, é passear pela cidade, e ir parando nos mirantes. Vale MUUUUUUITO a pena ir em Punta Ballena, e brincar de descobrir qual a casa ou jardim mais bonito entrando em estradinhas pequeninas. Passar um por do sol na Casa Pueblo é inescapável. E ir em José Ignácio, podendo parar no caminho, é excelente. Eu achei que, de carro, Punta ficou mais charmosa - mais fácil de ir em restaurante legal, mais fácil de achar pores do sol românticos, etc (e, donde, vale a pena os dólares gastos).
Então, eu alugaria um carro em MVD e seguiria pra Punta - mesmo porque fica fácil de devolver o carro já no aeroporto, na volta, e são pelo menos quatro táxis a menos. Mas não ignoraria a hipótese de seguir de ônibus pra Punta, e alugar lá (só acho que, se bobear, o fato de alugar e devolver o carro em MVD, mesmo no aeroporto, compensa qualquer eventual taxa de devolução). Deu pra ajudar?
De todo jeito - ai, que inveja boa dessa sua lua-de-mel... wink

Murilo
MuriloPermalinkResponder

Dionísio,

o perfil da nossa viagem é lua-de-mel num ritmo master slow travel.

O nosso hotel em Punta será o Jean Clevers, distante do centro e da penísula, portanto, carro em Punta é necessidade.

http://www.jeanclevers.com/como_llegar.htm

Dani S. seu texto não deixa dúvidas: é melhor carro, desde MVD. E sobre o que vale a pena ver, a Carla já havia me orientado, é que a insegurança não me larga. Mas a razão é que será minha lua-de-mel, primeira viagem internacional e minha primeira experiência em organizar viagem via internet. A ansiedade é inevitável!

Aos dois, muito obrigado pelas dicas. Foi de muita utilidade smile...

Dani S. também tô super ansioso smile

Dionísio (www.espacovital.com.br)

Murilo, nesse padrão de viagem é melhor carro, sim, até porque o Jean Clevers é um pouco afastado da península e das praias, e vocês não vão ter o incômodo de providenciar carro em Punta.

Mas, de qualquer modo, se decidires deixar o carro de lado, tem ônibus de Punta para o aeroporto de MVD. Te larga na porta do aeroporto.

Duas sugestões de lugares em Punta: Parador l' Marangatú, que é um restaurante de praia num deck sobre a areia da Playa Mansa, onde comes com um visual sensacional e a preços razoáveis; e confeitaria Les Delices (ótima e linda, mas pergunta os preços antes, pois a facada é doída...)

Murilo
MuriloPermalinkResponder

Dionísio, dicas anotadas.

Murilo
MuriloPermalinkResponder

Dionísio, acabei de descobri no seu site profissional que você mora em Porto Alegre, e pensei que talvez pudesse me ajudar.

Após passar as 05 noites em Gramado/Canela, retono à POA para embarcar rumo a BsA (vôo sai às 15:00).

Diante desta programação, pensei em sair cedo de Gramado para, antes de entregar o carro à locadora (previsão para 12:00), aproveitar a oportunidade para desbravar a capital gaúcha, através de um city tour motorizado. Seria uma volta de carro nos principais pontos da cidade, com isso aproveito o tempo e ainda posso dizer que "conheci" POA wink

Minhas principais dúvidas são:
Vale a pena??
É viável?
Como é o trânsito em POA, numa manhã de sábado (dia 12/12/2009)??

Quanto tempo levaria um razoável city tour?
(Tenho que devolver o carro ao meio-dia)

E, por fim, qual seria sua sugestão para um roteiro viável-eficiente-bacana de POA?

Um roteiro montado como se você tivesse aproximadamente 02 horas para apresentar POA a um casal amigo, em lua-de-mel, aproveitando o tempo antes de embarcar rumo à Buenos Aires wink

Ricardo Freire

Metendo o bico onde não fui chamado: Murilo, "sair bem cedo", ainda mais em lua de mel, significa lá pelas 8h30 da manhã no mínimo. (Café da manhã, banheiro, check-out...) Você vai chegar em Porto Alegre lá pelas 10 e pouco. Sem GPS, vai se estressar com mapas e placas. Rodar uma hora e meia pela cidade? Bobagem.

Acorde e saia com calma. Devolva o carro no aeroporto. Faça o check-in para Buenos Aires. Pegue um táxi: em 15 minutos você estará na rua Padre Chagas, onde escolherá um lugarzinho para um almoço leve. Pegue o táxi de volta às 13h30, pronto para só jantar bem tarde (no horário dos portenhos) em Buenos Aires. A operação ida e volta de táxi não deve custar mais do que 40 reais (corrijam-me, porto-alegrenses).

Murilo
MuriloPermalinkResponder

Riq, por favore, você sempre é chamado. Ainda mais sendo natural de lá wink

Boa dica: simples, prática, com riscos e custos minimizados.

É a solução, para acordar devagar...

Dionísio (www.espacovital.com.br)

Por volta de 40 reais, sim.

Dionísio (www.espacovital.com.br)

É, essa dica do RIQ não tem risco nenhum. Sábado, de táxi, aeroporto- Padre Chagas dá no máximo 15 minutos.

Dionísio (www.espacovital.com.br)

Murilo, Porto Alegre é uma cidade grande e de trânsito complicado. No sábado de manhã é bem mais tranquilo, mas a circulação é meio complicada e "esquizofrênica". Se fores te aventurar de carro, tens que ter um mapa e deves te fixar em seguir as grandes avenidas, que te levam a qualquer lugar.

Em duas horas dá pra ver bastante coisa rodando, sem parar para curtir, claro.

Acho que o mais legal para vocês é fazer o passeio da Linha Turismo (ver http://www2.portoalegre.rs.gov.br/turismo/default.php?p_secao=285), que é bem legal. Eu já fiz. O ônibus com deck aberto em cima paseeia pelos pontos mais interessantes da cidade, com um guia que explica tudo. São 28 km em 80 minutos e custa 10 reais, passando por museus, prédios e monumentos históricos, bairros residenciais e comerciais, estádios, orla etc.

O local de saída é no bairro Cidade Baixa, coladinho ao Centro.

Se fores fazer o passeio por conta própria, sugiro que percorras a orla do lago Guaíba, bem extensa, do Centro até a Zona Sul e retornes ao centro pela orla. No próprio Centro, que também está na orla, podes conhecer Usina do gasômetro Museu de Arte do RS, Memorial do Rs, Centro Cultural Santander e a tradicional Rua da Praia (calçadão). Também é bem legal o bairro Moinhos de Vento (a Recoleta portoalegrense...), que fica pertinho do Centro (vai-se pela av. Independência). Ali é legal largar o carro e caminhar, para conhecer o Parcão (parque Moinhos), av. 24 de Outubro, Rua Padre Chagas, hidráulica (lugar lindo) e arredores, onde encontrarás muitos restaurantes, bares, cafés, lojas, boutiques, ateliers, tudo nas calçadas, e até um Shopping anexo ao Sheraton.

Em duas horas, sugiro isso: Linha Turismo ou, por conta própria, orla do Guaíba, Centro e Moinhos de Vento.

Mas o que eu considero essencial para aproveitares o tempo e não te perderes na cidade é o modo como chegarás em Porto Alegre. Virás de Gramado e chegarás em Porto Alegre pela BR-116. Depois de passar pelo centro da cidade de Canoas (cidade grande ao longo da própria BR), cuida as placas e segue à direita em direção ao Centro de Porto Alegre e Zona Sul, que te levará até bem próximo à Linha Turismo e às zonas de visitação que recomendei. Cuidado para não pegar em direção ao aeroporto ou Zona Norte, porque aí vai ser chatinho chegar à zona central.

Se desse eu te daria uma mão ao vivo, mas tenho aula no sábado. Qualquer coisa, escreve para o meu email.

Dionísio (www.espacovital.com.br)

Murilo, o link que passei da Linha Turismo não está entrando por causa do parêntese. É http://www2.portoalegre.rs.gov.br/turismo/default.php?p_secao=285

Murilo
MuriloPermalinkResponder

Dionísio, putz, roteiro completo, brigadão. Mais rápido do que imaginava, e menos trabalhoso caso fizesse por conta própria. Já salvei no PC. Gentileza sua se colocar à disposição!!

Gostei da idéia de ir por conta própria pela orla e voltar pelo centro passando pelos pontos turísticos, mas só confesso que dá medo de acabar me perdendo... E tb não percebi que precisava me acordar tão cedo sad

Agora, pensei numa combinação entre a sua dica e a do Riq. Pego um taxi rumo à rua Padre Chagas, e sair andando conhecendo os pontos turísticos da redondeza (claro que depois de ter feito check-in e me livrado das malas).

Acho que o ponto central será o local onde descerei do taxi, precisa ser uma região com bons restaurantes e pontos turísticos para serem vistos.
Poderiam dizer se esta rua tem estas características??

O que acham??
Riq, por favor...

Ricardo Freire

Hmmm, a pé não tem muito o que ver em termos de "atrações turísticas" não: essa parte é uma mini-Recoleta porto-alegrense. Tem um parque pequeno que se chama... Parcão, onde a gente-fina vai fazer jogging e caminhada, e onde um moinho de vento (o nome do bairro é Moinhos de Vento) é fotografável...

Caiu a ficha de um minipasseio turístico que de repente dá pra fazer. Só depende de você negociar duas horas de tolerância para entregar o carro. Você chega no aeroporto, estaciona, faz o check-in para Buenos Aires. Se livra das malas e da obrigação de estar à uma da tarde no aeroporto.

Daí vai direto ao museu Iberê Camargo. Isso vai te fazer passar pelo rio. O museu é pequeno, interessante e de lá se tem a melhor vista da cidade. Tem também um café onde dá pra comer alguma coisinha rápida. O caminho para ir e para voltar do aeroporto é fácil. Só não recomendo táxi porque ia te sair uma diária de carro...

Dionísio (www.espacovital.com.br)

Murilo, para ir ao Iberê - e assim também conhecer a orla - basta seguir costeando o lago Guaíba "toda vida" e vais dar de cara com o museu (http://www.iberecamargo.org.br/ ). E se fores um pouco mais adiante, vais ver as praias e enseadas de Porto Alegre, nos bairros Assunção, Tristeza e Ipanema. É muito bonito.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

E no caminho , vais passar pelo super-hiper-mega GIGANTE DO BEIRA RIO grin

Ricardo Freire

Invejo esse teu orgulho! (Eu ando completamente descornado com o Colorado...) mad

Dionísio (www.espacovital.com.br)

Pior eu, que sou gremista doente e tenho exatamente na janela da minha sala uma ampla e direta visão do Gigante da Beira Rio. É uma provocação permanente!

Mas, fora a brincadeira, é uma vista muito legal. Uma hora destas vou mandar uma foto, pra ver se os outros trips se interessam em vir conhecer a nossa cidade.

Dionísio (www.espacovital.com.br)

Murilo, neste domingo fiz Gramado-Porto Alegre em exata 1h30minutos, mas deves considerar por volta de duas horas, pois tem muita fiscalização eletrônica no caminho e vais querer andar devagar.

Se chegares cedo ao aeroporto e fores ágil no despacho das bagagens, vais ter um bom tempo para passear no bairro Moinhos de Vento (onde fica a Rua Padre Chagas). Pede para o taxista te deixar bem no começo da Padre Chagas, esquina com Fernando Gomes. A partir desse exato ponto vais ter muitas opções para almoçar, tanto na padre Chagas como na Fernando Gomes, com vários restaurantes e cafés charmosos e de boa cozinha. O bairro todo, ao redor, é muito bonito. Tem um casario antigo maravilhoso, de tradicionais famílias classe média-alta que lá se fixaram há décadas. Logo perto tem a Garagem de Arte de Xico Stockinger (rua Luciana de Abreu 450 - http://www.garagemdearte.com.br/ ), um dos maiores artistas gaúchos. caminhem por ali incluindo a Praça Maurício Cardoso e a Rua Hilário Ribeiro, além do Parcão. É um bairro para caminhar e curtir.

Ricardo Freire

É o que Porto Alegre tem de mais bacana smile

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Posso discordar , chefe ? O que POA tem de mais bacana são os trips :cool:

Ricardo Freire

Também acho que para quem vai voltar de avião desde Montevidéu e quer ficar de carro o tempo todo em Punta é melhor pegar e devolver o carro em MVD.

Carla
CarlaPermalinkResponder

A cidade é Piriápolis, Dani! wink

Murilo
MuriloPermalinkResponder

wink

roberto duarte

Põ valeu as dicas eu já tive neste lugares mais de carro própriio e como agora estou indo com a minha filha de 5 anos, aí que eu pensei em alugar o carro logo, pois quando vai só eu e minha esposa nós vamos se virando, mas com criança já complica, obrigado.

Dani S.
Dani S.PermalinkResponder

Ai, ainda me dando uma saudaaaaaaaaaade do Uruguai...
E olha aí uma ótima razão pra voltar: não fui nesse bar não. Acho que vou marcar com a Sylvia pra ir no dia de jazz + tango mrgreen

Ricardo Freire

Vocês não sabem o que estão perdendo, meninas...

http://www.youtube.com/watch?v=1OFo2ouAEoc

Arthur
ArthurPermalinkResponder

Convenção lá, já!

Carla
CarlaPermalinkResponder

Hahaha... Tou dentro!!! Ando com saudades do Uruguai desde que o Murilo começou a planejar a lua-de-mel! grin

Murilo
MuriloPermalinkResponder

Que bom, Carla smile

Murilo
MuriloPermalinkResponder

Então, em suma, tenho duas opções:

1. Caminhar a pé, e muito bem acompanhado, pela mini-Recoleta, antecipando a Recoleta que irei encontrar (e me hospedar);

ou

2. Fazer um minipasseio de carro pelo melhor de POA - mas para isto preciso garantir a dilação de horário de entrega do veículo junto a Locadora e me planejar muito bem ( em tempo e espaço) para evitar contratempos;

Vou avaliar e planajar e qualquer dúvida volto!

Minhas gratidões, Dionísio e Riq wink

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Neste site , tem as tarifas de taxi e combustivel para o Uruguai http://www.dgc-mef.gub.uy/tarifados/tarifas_2009_09.pdf
Se for um pen taylor , gostar de dirigir ,e fizer as contas , vai ver que vale a pena alugar um carro mrgreen

Rosa
RosaPermalinkResponder

Murilo, passando as minhas impressões: eu já estive em POA, em 2002, sem carro. Em outubro, agora, fomos a Bento Gonçalves. Alugamos um carro, chegamos meio dia e fomos almoçar para seguir a tarde para BG. Meu marido é um motorista excepcional, memória privilegiada para pessoas e lugares, estávamos com celular com GPS, e não foi fácil andar pela cidade não. Perdemos muito tempo, parando em postos de combustíveis pedindo informação. A saída para BG foi um sufoco. Tem muita fiscalização eletrônica. Na volta, antes de entregar o carro no aerporto, almoçamos no bairro Moinho de Vento, já estávamos familiarizados com as ruas, foi mais tranquilo. Se você tiver com tempo arrisque o roteiro com carro, mas com hora marcada pense melhor na opção do táxi, alomoce com calma e volte outra vez para conhecer POA. Dica recente do nosso comandante: "quem gosta de turismo deve também aderir ao espiritismo, ao budismo ou ao hinduísmo, já que uma vida só nunca é suficiente para ver tudo o que a gente quer."

Murilo
MuriloPermalinkResponder

Olá Rosa, que bacana, espero que tenha sido tudo bem na sua viagem.

Foi bem útil esta sua dica, pois estavamos em dúvida se conheciamos Bento Gonçalves de carro ou através de passeio coletivo.

Diante do que você falou conheceremos Bento Gonçalves através do passeio da Maria Fumaça (ele percorre, em duas horas, 23 km de paisagens entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa).

Em outra oportunidade, conheço BG com mais profundidade. Ou então - como não sei quando volto - em outra vida wink

Abraços,

Lali
LaliPermalinkResponder

Nada a ver com o bar, estou perdida em relação a onde postar as perguntas.

Alguém tem dica de hotel bom para criança em Montevidéu (se é que isso existe)?

Obrigada!

Ricardo Freire

No estilo resort, acho que não.

Mas o Punta Trouville Suites http://www.puntatrouville.com.uy/indexS.html tem minicozinha até nos quartos sem ante-sala, e está a uma quadra do calçadão da praia.

Lali
LaliPermalinkResponder

Riq, obrigada! Nem esperava resort mesmo. Acho que não é um destino para crianças, mas eu vou a trabalho e não poderei deixá-los, então levarei pai e filhos. Se tiver uma baby sitter já está ótimo. Terei que trabalhar no Centro, é muito contramão?

Ricardo Freire

"Centro" não necessariamente significa "cidade antiga". Mas nada fica muito longe de Pocitos, não. 10/15 minutos de táxi, 100 pesos, 9 reais.

Ótimos hotéis mais perto do centro velho: NH e Radisson.

Mas acho que Pocitos é mais agradável, e dá pra passear com as crianças no calçadão, levar na areia...

Dionísio (www.espacovital.com.br)

As piscinas do Sheraton e do Radisson parecem bem legais.

molina
molinaPermalinkResponder

Oi Ricardo. Tô precisando de umas dicas de lugares p ir em Montevideo. Fun Fun é uma certeza pq é exatamente o meu estilo: bebidas, boa música, impregnado cultura e, até mesmo, de feiçao/caráter artística. Enfim, ter rico material de estudo (sou um pequenino Cientista Social) e poder beber, viver e conhecer pessoas e lugares encantadores da boêmia da terrinha da minha mãe. Estarei lá do natal até dia primeiro. Serão dias excitantes e corridos, tenho certeza, só nao sei onde. Ajuda?? Grato =)

Ricardo Freire

Vou voltar ao assunto brevemente.

Enquanto isso você pode ler meu dossiê aqui http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,montevideu-na-medida-para-o-fim-de-semana,463807,0.htm

Há muitas dicas também que o povo postou na caixa de comentários deste post: https://www.viajenaviagem.com/2009/10/escondendo-o-jogo-montevideu/

molina
molinaPermalinkResponder

Obrigado =)

Dionísio (www.espacovital.com.br)

A quem interessar possa, levando em conta o assunto do aluguel de carro.

Acabei de checar: em 23 de dezembro passado aluguei um Chevrolet Spark novinho em Punta del Este na Brisas Rent a Car, por 55 dólares um dia, com 200 km livres. Gostei do atendimento (levam e buscam o carro no hotel). O telefone é 44969899 ou 099812325 e fica na Gorlero 838, loja 008.

Luanda
LuandaPermalinkResponder

Olá para todos!
Fiquei muito feliz em saber que tem varias pessoas empolgadas em conhecer ou voltar ao Uruguay.
Meu pai é uruguaio e frenquento esse país faz muitos e muitos anos, tenho tios, vó, pai vivendo em Montevideo.
A dica que nao vi por aqui e super acho que vale a pena seria ir para punta ballena (que fica a 15 minutos de punta ou menos...)ir num restaurante o melhor de todos os tempo chamado MEDIO Y MEDIO lá tem uma cozinha fantastica nao é tao caro e o melhor de tudo é que funciona assim do lado do restaurante tem uma casa de shows pequena como um piano bar (mais rola varios tipos de musica), entao o idealé curtir um bom show e depois jantar vou passar site do medio y medio esse lugar é imperdivel todas as vezes que vou pra Punta eu so vou comer lá e os shows que acontecem sao da melhor qualidade pode apostar!!!
http://www.medioymedio.com/
Bjs

Tâmara
TâmaraPermalinkResponder

Ricardo Freire, só uma detalhe, o link do bar está errado no post, o correto é http://www.barfunfun.com/ com só um "a".

Viviani
VivianiPermalinkResponder

Vcs acham que vale `a pena ir a Punta no final de agosto, ou ainda é muito frio?

Viviani
VivianiPermalinkResponder

Vcs acham que vale à pena ir a Punta no final de agosto ou ainda é muito frio?

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalinkResponder

Deve estar, sim, Viviani.
Acho que o problema não é o frio, mas o vazio. Fui em maio/2009 e estava frio, mas o pior era tudo estar deserto. Eu não fui atrás de agito e já esperava encontrar o lugar daquele jeito, mas sei que tem gente que se decepciona, porque visualiza Punta como um lugar badalado - no frio, pelo menos em maio, não é.

Viviani
VivianiPermalinkResponder

Obrigada, Carolina!!!

Helenice
HelenicePermalinkResponder

Caro Ricardo,
Gostaria de agradecer as dicas sobre Montevidéu.
Segui várias e a viagem foi maravilhosa. Montevidéu é linda e inacreditavelmente tranquila.Realmente o bar Fun Fun é imperdível. Música de qualidade num ambiente tipicamente uruguaio. Indico também o Radisson Victoria Plaza Hotel. A piscina é excelente (enorme e quentinha), a saúna (feminina)sempre vazia, mas muito bem cuidada. A cama é deliciosa e a vista do quarto e do restaurante magnífica.O passeio na Bodega Bouza também vale a pena.A vinícola fica perto de Montevidéu e é um brinco (pequena e charmosa). Também não se pode deixar de visitar o Museu do Torres Garcia. Infelizmente grande parte do acervo desse importante artista uruguaio se perdeu num incêndio no Rio de Janeiro, mas as obras que restaram são uma preciosidade e referência constante para outros artistas e artesãos uruguaios.

Renato Neto
Renato NetoPermalinkResponder

Riq, o link do Bar está errado... Está entrando em www.baarfunfun.com, enquanto o link correto é www.barfunfun.com
Abraços

Ricardo Freire

Corrigi, obrigado.

Carlos d'Andréa

Programa meio turista demais, mas é uma boa opção, recomendo.
Importante: a localização do bar no Google Maps está errada. O Fun Fun fica no centro, logo abaixo do Teatro Solis, e não nas proximidades do Estadio Centenario, como aponta o Google Maps.

Paula
PaulaPermalinkResponder

Eu concordo com o Carlos e vou além: achei completamente turista! Devo confessar, contudo, que não fiquei para ver o candombe. O tango, a comida e a bebida (tudo péssimo, na minha opinião), me afugentaram. O pior é que um local já tinha nos avisado que o bar não era grande coisa, mas, sabem como é... parecia um must! Não é, mas algumas coisas a gente só aprende depois de quebrar a cara, né? O pior foi ter que aguentar o ar de "eu-não-te-disse?" do meu marido...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paula! Desculpe, a recomendação do Ricardo Freire é EXATAMENTE pela oportunidade de ouvir candombe grin

Para tango já inventaram Buenos Aires grin

Paula
PaulaPermalinkResponder

Eu sei. Entendi. Meu ponto é: para mim foi difícil aguentar até que, finalmente, chegasse o candombe. Dei o fora antes... ; )

Cida L
Cida LPermalinkResponder

Oi Riq acabei de chegar de Montevidéu e conferi a noite no bar Fun FUn, foi inesquecível. Fomos na quarta-feira, que atualmente é dia de tango. Um cantor com uma voz maravilhosa acompanhado pelo mesmo violonista que está na sua foto animou a noite. Nos intervalos, um show de tango inacreditável com um casal que fez malabarismos no palco mínimo. obrigada pela dica. E como vc está indo para lá, não sei se conheceu o restaurante El Fogon, no centro. Valeu muito a pena. Abraços.

Cecilia
CeciliaPermalinkResponder

Meu marido está em dúvida se o Baar Funfun é caro como os shows de tango em Buenos Aires?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cecília! Cobra-se apenas um couvert artístico baratinho. O preço das bebidas é mais alto do que o normal. Mas o programa é bem mais barato do que um show de tango em Buenos Aires.

Aline Pitondo Monteiro

Olá!

Vou a BA agora dia 06/05, sozinha, minha intenção inicial era vltar de lá mesmo, atpe descobrir os buquebus que me pareceram um coisa diferente e divertida e que vejo nos sites poucas pessoas fazendo, como já tinha comprada a passagem de ida, volto para o Brasil de Montevideo.

Minha dúvida é se vale a pena passar por Colonia, se vale a pena dormir uma noite por lá e depois rumar a Montevideo ou se vale mais a pena ir direto a Montevideo. Lembrando que até o momento minha intenção é sair de BA dia 11/05 cedo e sair de Montevideo dia 14/05 após o almoço. Acredito que não valha a pena até Punta, visto que ficarei somente 3 noites, ou estou errada?

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline!
Leia sobre Montevidéu, Buquebus, Colônia e tudo mais a partir desta página:
https://www.viajenaviagem.com/americas/montevideu-ricardo-freire

Dacier
DacierPermalinkResponder

O Funfun foi um dos pontos altos da viagem que acabo de fazer com minha esposa para Montevideu.

E a dica de ficar até o final para assistir o show de "candombe" é valiosíssima! O quarteto que tocou no sábado era ótimo e a música é bem legal. Mais legal ainda foi ver a turistada debandando após o show de tango (que também é muito bacana), lá pela meia noite e meia, e, logo em seguida, a "uruguaiada" lotando o lugar para ver a música típica deles.

Voltaremos à Montevideu e seguramente também ao Funfun.

Luciane
LucianePermalinkResponder

Olá!
Alguém sabe se é possível alugar carro em POA e devolver em Montrvideo?
Eu já fiz isto há um tempão atras! Só que as últimas vezes que quis fazer o mesmo, as locadoras não permitiram alegando que a legislação havia mudado.
Será que não tem jeito mesmo? Nem se pague um pouco a mais pela taxa de retorno?

Obrigada!
Luciane

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciane! Por favor não triplique perguntas em posts diferentes!

Nòs lemos e respondemos a todas as perguntas.

Sua resposta está aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2011/01/locadoras-regionais-voce-tem-alguma-para-recomendar/comment-page-1/#comment-170037

Marcelo Gomes
Marcelo GomesPermalinkResponder

O Baar fun fun é muito bom !!! Mas contrariando o escritor o melhor dia é quinta. Vá na quinta, e verifique se vai ter show de um cara fantástico - Fabian Marquisio.... Show de bola o cara faz todo mundo levantar e dançar até umas 3 ou 4 da manhã.Toca desde candombe até MArtinho da Vila. Vale a viagem!!!

oliva
olivaPermalinkResponder

eu estive no bar fun fun no fim de agosto..um lugar muito interessante..mas prepare-se ....o bar fica num predito velho..o interior do bar é cheio de badulaques..camisa de times...meio baguncado..meio apertado..cardapio pequeno..mas a musica é boa..o astral é legal..eu gostei...vale a pena..o cantor de tango parece o sidney magal......

Milena
MilenaPermalinkResponder

Olá!
Estou indo para Montevideo no início de novembro, e resolvi passar umas duas noites lá. Contudo, vou chegar no domingo (vindo de Colonia) e vou embora na terça-feira à tarde. Gostaria de uma opinião sobre o que posso fazer à noite nesse dias... smile

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Milena! Nessas noites você poderá... jantar. Não espere noite animada em Montevidéu durante a semana.

SEduardo
SEduardoPermalinkResponder

Oi. Acabei de sair do Baar Fun Fun e tenho uma idéia bem diferente de tudo que li até agora. O lugar que o bar fica é completamente deserto a noite. Logo na porta do bar havia usuários de drogas deitados na escada, consumindo...o ambiente é pequeno, velho, sujo, feio e cheira a cigarro. A música tocada foi horrível, a sonorização estava péssima, o primeiro a apresentar-se foi um senhor cantando tango (mal) e a segunda banda , de candomba até que era escutável. Não aceitam cartões, se pagar em dólar o troco vem em pesos uruguaios. Os petiscos são todos fritos. Minha esposa ficou com medo de tudo. Não consigo entender como tantas pessoas acharam esse bar bom, ou agradável. Para mim é como se tivesse entrado num buteco da pior qualidade bem no meio da república, ou de qualquer outro lugar no centro de são Paulo. Conselho: não vá. Se mesmo assim quiser arriscar, vá sabendo o que vai encontrar.

A terra do dulce de leche | Viare Turismo Criativo

[...] conhecer o agito da cidade, uma boa pedida é o Baar Fun Fun, onde se apresentam bandas de candombe. No domingo, a melhor opção é dar uma passada na [...]

Ted
TedPermalinkResponder

Estive há pouco mais de 10 dias em Montevideo e fui numa quinta a noite no Fun fun. É um bar antigo, então pra quem gosta de requinte e sofisticação, não é uma boa pedida. Foi uma noite divertidíssima. Primeiro, Edid Ábalos cantando tango e depois Fabián Marquisio e Los Niños del Sur agitaram o pessoal. É um típico local de turistas. O ambiente é muito bacana pra quem gosta de butequim, para tomar uma cerveja (e umas uvitas), bater um bom papo com os amigos. O defeito grave é não aceitar cartões e não é uma saída baratinha, considerando a simplicidade do ambiente e do serviço. Mas no geral foi muito divertido. Vale a pena conhecer.

Geisa Schmidt
Geisa SchmidtPermalinkResponder

Oi Ricardo,
Sou apaixonada pelo Uruguai. Conheço vários lugares. Sempre vou de carro, pq gosto de visitar cidades que não são muito famosas. Mas nunca saio a noite, a não ser para o cassino. Desta vez, vou com a minha filha e queremos sair a noite. Gostei da indicação do bar funfun.
Aqui no Brasil, a gente tem um pouco de medo de sair a noite. Então, vc que já conhece o lugar pode me dizer se é tranquilo, duas mulheres sozinhas, ir até lá para jantar e assistir o show? Seria melhor ir de taxi?
Adorei suas dicas. Continue assim.
Abraços
Geisa

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Geisa! Quem responde é A Bóia. É melhor ir de táxi.

Guta Mello
Guta MelloPermalinkResponder

Acabei de chegar de Montevideo e a dica realmente valeu a pena. Estivemos no Bar Funfun no sábado. Fiz a reserva mas nos atrasamos e quando chegamos estava bem cheio. Garçon muito solicito e muito organizado já ia acomodando as pessoas que estavam de pé conforme as mesas iam vagando. Não tivemos nenhuma dificuldade para sentar. Você paga uma consumação na entrada de 150 pesos para entrar e ganha um copinho da Uvita (detestei muito doce, parece um licor). Comemos uma pizzinha bem gostosa. A musica é ótima. Cantores de tango muito bons. A salsa começou mais cedo por volta da 24:30 e para nossa surpresa cantaram varias musicas brasileiras no ritmo da salsa deles. É contagiante, as pessoas se levantam e começam a dança. Muito bom, valeu a dica !!!!

Paulo César Alves

Boa noite, gostaria de saber se sábado a noite é o melhor dia para ir ao Bar Fun-Fun em Montevidéu?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paulo! Sim! Sexta e sábado smile Reserve uma mesa.

Caroline
CarolinePermalinkResponder

No meu caso que vou viajar sozinha vou sofrer se ir lá desacompanhada ? Queria muito ir conhecer o bar, mas não sei né

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Caroline! Porque você iria sofrer por ir sozinha? Vá, sim. =)

Bianca Velasco

Fui ao Baar Fun Fun no último sábado, dia 15/11/2014, e achei o bar o maior programa de índio uruguaio. Ops, não existem índios no Uruguai! O bar até que é visualmente bonitinho, os petiscos nada de mais, eu e minha amiga comemos uma pizza, estava razoável. A tal da uvita, muito doce, ruim mesmo para um lugar que tem vinhos maravilhosos. De início começou um pocket show com cantor cantando Tango, que foi bom, mas nada demais, e depois um casal dançou tango, dançaram bem, mas até ai nada demais também, em Buenos Aires vemos shows melhores no Café Tortoni e nas ruas também. O pior veio depois com a tal da salsa candombe...era um conjunto tocando a tal salsa e cantando até pagode brasileiro. Era tudo muito cafona e definitivamente nada tipico. As pessoas pareciam animadas, e estavam dançando desengonçadamente, e o cantante cantava com sotaque "Mal acostumado, você me deixou mal acostumado com o seu amorrrrrr...".... Enfim, não rolou... mas se você tiver mais de 70 anos, e não estiver acostumado a sair para a night, vai achar muito maneiro e divertido o lugar. Detalhe, nada contra pagode, não curto música eletrônica e amo tango. Boa sorte. Bianca

Amanda Cunha
Amanda CunhaPermalinkResponder

Estarei de carro em Montevidéu. Há estacionamento próximo ao Baar Fun Fun? Ou é melhor ir de táxi?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Amanda! Ainda não visitamos a sede nova, mas não acreditamos que haja dificuldade de estacionar na rua. Esteja ciente que há blitze de álcool no Uruguai. Você pode ligar para o bar e perguntar sobre estacionamento fechado ("playa de estacionamiento").

Flávia Vasconcelos

Olá Boia! Irei para Montevideu em junho com meus filhos de 15 anos e meu marido. Sabe me dizer se há uma idade mínima permitida para entrada no Fun Fun? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Flávia! Não sabemos. Dê uma ligadinha.

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

O Baar Fun Fun é excelente!!! Eu cheguei na madrugada de sábado e adorei o candombe, a salsa uruguaia. Além disso, percebi que a maioria da clientela era formada por uruguaios e todos, independente da idade, dançaram e se divertiram muito! O local é pequeno, mas não deixa nada a desejar e as paredes são cobertas por fotos e bandeiras e camisetas de times do mundo inteiro deixadas ali, provavelmente, por turistas. Quanto ao estacionamento, estávamos com um carro alugado no dia e estacionamos paralelo à calçada mesmo. Ah, tem um vigia para o carro na rua, igual ao Brasil.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar