Montevidéu: uma visita ao Teatro Solís

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Gardel, sempre Gardel...

Lindamente restaurado, o Teatro Solís é um dos ícones de Montevidéu.

A fachada já rende boas fotos...

Construído em 1856 por ricos comerciantes que queriam incluir Montevidéu no circuito da ópera, o Solís não é monumental (no sentido de grandalhão). É quase aconchegante (maior, porém, que o Theatro São Pedro de Porto Alegre, que é a minha medida para teatros-municipais-fofinhos).

Lustre em uruguaxo é "araña"

As visitas duram 45 minutos e são conduzidas por moças simpaticíssimas. O preço é ridículo: 20 pesos (2 reais!). Visitas guiadas em português custam um pouco mais -- 50 pesos, ou 5 reais -- e precisam ser agendadas pelo telefone 1950-3323.

Por debaixo dos panos

Quando fiz o tour, consegui me encaixar na hora num grupo em português. O português da nossa guia era 97% perfeito. Era engraçado ver os momentos em que ela derrapava no vocabulário ou na gramática -- dava para entender como deve soar um brasileiro que fala castelhano 97% bem mrgreen

O outro grupo

Durante o ano as visitas acontecem 3ª às 16h; 4ª às 11h, 12h e 16h (entrada grátis nesse dia); 5ª às 16h; 6ª às 11h, 12h e 16h; sábado às 11h, 12h, 13h e 16h; domingo às 11h, 12h e 16h. O horário das 16h pode ser cancelado, dependendo do que estiver em cartaz no teatro. Confira os horários atualizados aqui. Sugiro combinar a visita com um almoço no Mercado del Puerto; se houver visitas matinais, é melhor ir antes do almoço.

Tem um café dentro, e outro em frente

Leia mais:

53 comentários

Carla
CarlaPermalinkResponder

Puxa, que frustração... Já tinha ficado toda animada pra fazer essa visita no dia em que o meu cruzeiro pára em Montevidéu, conjugando com um almoço no Porto e tudo - mas vai ser uma 2a.f., e acabo de descobrir que não há visitas às 2as. feiras... cry

Arthur
ArthurPermalinkResponder

Carla, inventa que você está fazendo uma pesquisa para uma revisão do seu doutorado e entra como pesquisadora wink

Carla
CarlaPermalinkResponder

Hahaha... Acho que vou apresentar as minhas "credenciais" do Idas & Vindas... lol

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

O teatro eh lindo mesmo; vale muito a visita. E o cafe em frente tambem eh otimo; fui varias vezes grin Alias, auando fui pra Montevideu em 2006, consegui tambem assistir uma opera no Solis - foi lindo e baratissimo (tinha lugares a partir de 10 reais, se nao me engano). Tomara que continue assim mrgreen

Natalie
NataliePermalinkResponder

Nossa! Que teatro lindo. Adorei.
E o teatro Colón ainda continua em restauro? A promessa é reabrir em 2010?

Camila Navarro

Acho que quando estive lá ele já estava em reforma (ou estava apenas fechado, não tenho certeza... eekops: ), mas mesmo só por fora achei o teatro lindo!

Carla
CarlaPermalinkResponder

Quando começaram as obras do Colón, a promessa era de reabrir em julho de 2008!!! Pois eu já estou duvidando até que reabra em 2010... Mas, quando reabrir, recomendo a visita guiada, com direito a ir até as oficinas de cenários - é show! wink

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Impressionante edifício é o Teatro Solís!!! Lindas fotos

Daniella
DaniellaPermalinkResponder

Ótima dica! Eu e meu marido vamos aproveitar o feriado de 25 de Janeiro para dar um pulinho em Montevideo, estou curtindo as sugestões!

Uma perguntinha: pra Buenos Aires não vale a pena levar dólar, é mais fácil levar Real mesmo e trocar no aeroporto. E no Uruguay, vale a pena levar Reais mesmo??

Ricardo Freire

Dá para levar reais e trocar em casas de câmbio.

Se você já tem dólares, pode levar, porque em muitos lugares é aceito direto. (Eu não compraria dólares para levar não).

PêEsse
PêEssePermalinkResponder

Povo, aproveitando que esse é o post mais recente sobre o Uruguai, alguém já fez algum tipo de passeio pelas vinícolas uruguaias? Tengo dudas acerca de cuales son las viñas imperdibles, si vale la pena irse en coche alquillado, se devo quedarme sólo em Montevideo o se devo dormir en otra cuidad, en fin, informaciones generales... smile

Ricardo Freire

O Nicolas Peluffo da Ponta dos GAnchos me sugeriu a Bodegas Souza, que fica perto de Montevidéu. Eu peguei um prospecto de visita guiada no meu hotel, mas ficou em casa.

Perto de Carmelo também há vinícolas (espumante famoso). O pessoal do hotel conduz visitas para lá.

Angela Bruno
Angela BrunoPermalinkResponder

Não seria Bouza, Riq?

Eu visitei essa: http://www.bodegabouza.com/

Ricardo Freire

Tipo claro mrgreen merci

PêEsse
PêEssePermalinkResponder

E aí, Angela, foi legal? Você usou como base Montevideo mesmo? Alugou carro? Havia outras vinícolas próximas?

Angela Bruno
Angela BrunoPermalinkResponder

PêEsse,

Estava hospedada em fevereiro deste ano na casa de uma amiga em Montevidéu e fui com ela de carro. Foi num dia de semana, chegamos para o almoço e depois fizemos a visita guiada. Achei bem legal! Não sei sobre outras vinícolas... Na época ela só sugeriu essa, talvez pela proximidade...

Claudia Liechavicius

Oi Ricardo.
Acabei de voltar do Uruguai. Fiz uma viagem muito maluca para meus padrões de sanidade. Fui de carro do RS até Buenos Aires. Primeira parada Punta, segunda Montevidéu, depois colônia do Sacramento e por último Buenos Aires. Mais de 10 horas de carro - uma loucura!!! Em Montividéu a única coisa que vale a pena é o Teatro Solis. Tirando ele, a cidade não tem mais nada que interesse por mais de algumas poucas horas, não é mesmo? Já Colonia é uma graça de cidade e Punta pura badalação.
Aí vão os posts da semana passada:

http://www.viajarpelomundo.com/2010/01/punta-poker-praias-e-paetes.html

http://www.viajarpelomundo.com/2010/01/colonia-do-sacramento.html

http://www.viajarpelomundo.com/2010/01/montevideo-sede-do-mercosul_20.html

Bj
Claudia

Miguel /ADM VIAGENS

Belíssimo esse teatro Solis, lembra o teatro de Areia.PB um dos mais antigos do Brasil, "como assim?" Só pela idade, mas não deixa de ser também um marco cultural. Operas por lá, não creio, mas o coral de meninas é comovente.

Beatriz Salvo
Beatriz SalvoPermalinkResponder

Gostaria de saber o nome e o contatos e nomes da direção da Cia profissional de ballet/dança do Tetro Solis.
Cristina Helena é diretora da Cia de Dança do Teatro Sesiminas/Federação da industria/MG e delegado do Conselho Brasileiro da Dança - CBDD em Minas Gerais.
Gostaria de um contato para assuntos artísticos.

ivanoka cheuiche ferreira

Sou guia de turismo e gostaria de saber se existe visita guia sextas-feiras, nesta proxima, no dia 2 de abril, aguardo retorno urgente, muito obrigada.

Adri Gomez
Adri GomezPermalinkResponder

Olá pessoal,
Vocês acham compensador viajar para Montevidéu na semana entre Natal/Ano Novo ou somente Ano Novo??

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalinkResponder

A escolha vai depender do seu ritmo de viagem e se pretende explorar os arredores, mas eu não ficaria uma semana inteira na cidade.
Na minha opinião, principalmente se comparada à vizinha Buenos Aires, Montevidéo não tem assim taaantos atrativos que justifiquem passar a semana entre Natal e Ano Novo - mesmo eu, que gosto de viajar 'devagar', achei demais ter passado 4 noites na cidade.

Ricardo Freire

Essa época é mais bacana pra Punta. Mas o que deve se evitar mesmo é Montevidéu no carnaval.

JORGE Alegre
JORGE AlegrePermalinkResponder

Oi, sou guia de turismo uruguaio. Recomendo em colonia visitar a garnja arenas com a maior coleccao de lapices e chaveiros do mundo, a praça de toros e bairro histórico. Em Punta casapueblo, monumento a mao, ponte da barra e tambo lapataia, o melhor doce de leite do mundo. Também recomendo Piriápolis que fica a 100 km de montevideu e 40 da punta, tem morros, mar, um castelo lindo e fontes de agua mineral. Barato e maravilhoso. Por último na capital, o teatro solis, o Palácio Legislativo com visitas guiadas, a praça da armada na beira mar, comer no mercado do porto e ir ao museu do carnaval e finalmente show de tango e candombe no legendário bar fun fun atrais do Teatro Solis. abraços¡¡¡¡

Paula
PaulaPermalinkResponder

Olá! A visita ao Teatro Solís é, de fato, bem interessante. Outra coisa que recomendo é jantar no Rara Avis, restaurante que fica em um anexo do teatro. Ambiente requintado, muito bom serviço e comida, preço justo.

Motuca
MotucaPermalinkResponder

Olá Paula! Pretendo ir em Novembro e um dos objetivos é uma visita pelo Solis. Você pode me dizer se o Rara Avis tem um belo balcão onde possa-se tomar somente um drinque?

Nelma Brito Pantoja

Um dica, se vc gosta de restaurante requitado, com boa comida, ambiente bonito, boa música, o Rara Avis é o lugar...o restaurante fica no Teatro Solís, o preço não é barato, mas tb não é nada absurdo, vale a pena pra comemorar uma ocasião especial.

Viviane
VivianePermalinkResponder

Olá...
Gostaria de saber se para adquirir ingressos para uma ópera no Teatro Sólis é preciso comprar ingressos muito antecipadamente ou se no dia do espetáculo consigo comprar. Muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Viviane! Como isso pode variar de acordo com a apresentação, entre em contato com o próprio teatro para checar se a casa está cheia na data que escolheu.

mariana
marianaPermalinkResponder

Olá,
Infelizmente só descobri que nada abre em Montevideu no Carnaval depois que já tinha comprado as passagens. E o pior que vamos 6 pessoas, incluindo sogra, sogro, minha mãe. Diante desse cenário vale a pena um bate e volta a Punta? Há outras opções de passeios por perto? Colônia já é mais distante né?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariana! Claro que vale um bate e volta a Punta. Fica a 1h15/1h30. Colonia está a 2h30.

Eduardo
EduardoPermalinkResponder

Vou viajar para o chile, porem o aviao faz escala em Montevidéu, chego em Montevidéu 21:10 e saio para o Chile no outro dia 13:00, poderia me dar algumas dicas de onde me hospedar e que posso aproveitar de Montevidéu, o dia em Montevidéu será de terça para quarta, 24 de julho. Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eduardo! Infelizmente não há muito o que curtir na cidade. A noite de Montevidéu é meio devagar no começo da semana, e no dia seguinte você vai precisar sair da região central da cidade às 10h15, para estar no aeroporto às 11h.

Talvez o melhor seja hospedar-se no Best Western em Carrasco, que é perto do aeroporto (15 minutos). Há restaurantes nas redondezas.

https://www.viajenaviagem.com/2012/01/montevideu-onde-comer/

https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-montevideu/

Eduardo
EduardoPermalinkResponder

Obrigado pelas dicas, sera que nao tem nenhum citytour que possa fazer bem cedo na manha de quarta feira?

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Eduardo,
Concordo com a sugestão da Bóia. Só acho que, se você estiver no centro, vai precisar sair às 10h do hotel sad
Acho bastante improvável que você consiga um city tour antes das 9h. O que você pode fazer, caso se hospede no centro, é tentar combinar com um taxista para dar uma volta contigo quando estiver te levando para o aeroporto. Na verdade, como o centro é bem compacto, você poderia dar uma olhada nas construções a pé mesmo. O Teatro Solis ainda estará fechado para visitas e não vale a pena caminhar até o Mercado del Puerto.
Um abraço

Samantha
SamanthaPermalinkResponder

Olá estou indo pra Montevideo via Buenos aires e estou na dúvida se acharei passagem de buque no dia,é meio da semana, dia 3 de maio. Será que encontro passagem? Outra coisa é a localização do baar fun fun, uns dizem atrás do teatro solis, mas no mapa google mostra perto do hotel Radison. Onde realmente fica? Alguém pode me ajudar? Agradeço demais!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Samantha! O bar Fun Fun fica na rua que desce da praça onde está o Radisson. De certa maneira é atrás do teatro. Não se preocupe que você vai achar.

Recomendamos comprar buque com antecedência para conseguir tarifas descontadas.

Samantha
SamanthaPermalinkResponder

Obrigada Bóiaaaa... Minha viagem está bem "guiada" graças aos "sinais" que vcs enviam aqui. Bjosssssssss

Cintia
CintiaPermalinkResponder

Fizemos o tour no Teatro Sollis no final de abril/12 e indicamos plenamente. Foi numa sexta-feira de manhã e a guia falava em português, com algumas derrapadas, mas que não desabonasse as explicações. Além do que, em várias etapas da explicação havia apresentações de atores, o que tornou a visita muito mais agradável. Gostamos e indicamos. Pena que não fazemos a mesma coisa aqui no Brasil. Quem sabe não aprendemos um pouco com eles!!

Diego / Meus Roteiros de Viagem

Meu tour no Teatro Solís foi muito rápido, durou apenas meia hora, não teve encenação de atores e não foi possível acessar a plateia principal, pois estava tendo um ensaio no palco. Mas mesmo assim gostei do passeio, o lugar é muito bonito!

As minhas fotos estão no blog:
http://www.meusroteirosdeviagem.com/2012/07/teatro-solis-montevideu-uruguai.html

abs
Diego

Nivia
NiviaPermalinkResponder

Pretendo fazer um cruzeiro no próximo verão com parada em Montevidéu de 7:00 às 13:00 horas numa sexta. Dá para fazer um tour rápido pelo centro e conhecer o Teatro e o Mercado nesse curto tempo?

Adriana
AdrianaPermalinkResponder

Eu fui no Teatro Solís com um grupo guiado. A guia falava português, o que foi importante para que todos entendessem.

Mariana
MarianaPermalinkResponder

Chegando em em Buenos Aires em Setembro,2ªf, às 13.00, pergunto qual a melhor maneira de irmos no mesmo instante para Montevideu. Barco ou avião? Não consigo abrir o site para vendas do barco e ignoro as Cias Aéreas que fazem o percurso.
Poderia me ajudar?
Desde já muito grata
Mariana

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariana! Não tente ir "no mesmo instante". Fazer conexão entre duas passagens desvinculadas é pedir para dar chabu. Fique pelo menos um dia em Buenos Aires antes de seguir viagem.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/01/de-montevideu-a-buenos-aires-todas-as-possibilidades/

Paula Brum
Paula BrumPermalinkResponder

A visita ao Sólis é encantadora, estivemos por lá há poucos dias. Fizemos o tour guiado das 11 horas e após saímos perambulando pela Cidad Vieja até o Mercado, conforme indicações. Valeu muito a pena, a caminhada foi gostosa, tranquila, com muitas paradas para fotografias e ao final, premiadas com uma refeição maravilhosa! Recomendo. Abraços!

Diva Pacheco
Diva PachecoPermalinkResponder

Olá Ricardo Freire!
Estarei em Montevideo na terça-feira de carnaval de 2015.
Sem chances do Teatro Solis estar aberto?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Diva! É provável que esteja fechado. Veja no site oficial os contatos para consulta: http://www.teatrosolis.org.uy/uc_1924_1.html

Monique Alves
Monique AlvesPermalinkResponder

Olá!

Gostaria de saber onde encontro as tarifas de pedágio de Montevidéu para Punta del Leste e Colônia do Sacramento

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Monique! Você pode ver os valores dos pedágios aqui: http://www.puntadeleste.com/pt/informacao/punta_del_este/como-llegar#

TAIANARA
TAIANARAPermalinkResponder

olá, estou indo a Montevideo amanhã, o site está incrivel, me ajudando bastante a montar o roteiro! parabéns!

Emy sato
Emy satoPermalinkResponder

Atualizando. Nov/2017
90 pesos Urug. Teatro Solís. ,somente em dinheiro. Não aceitam reais.
Gostei muito mais do Teatro Cólon em BAires. E do teatro municipal de São Paulo!

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

Olá! Terei muito pouco tempo em Montevidéu. O espaço que tenho para conhecer algo é de 19h de sábado até 12h30 de domingo. Dá pra ir à Ciudad Vieja (Teatro Solís e Mercado del Puerto)? Abs!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Guilherme! Você está fingindo que está passando por Montevidéu. Isso não é uma escala, é um auto-engano. A cidade velha praticamente inexiste à noite. O aeroporto fica a 45 minutos da cidade, não há tempo para uma visita ao Teatro Solís no domingo de manhã.

Da próxima vez que você for a Montevidéu, vá com tempo suficiente para ao menos chegar em Montevidéu.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar