O que fazer em Montevidéu

Guia de Montevidéu

O que fazer em Montevidéu

Se você é do tipo de viajante que se orienta apenas pelas chamadas atrações turísticas, talvez ache que não exista muito o que fazer em Montevidéu.

Mas veja pelo outro lado: dá para esquadrinhar o essencial de Montevidéu em dois dias. Pá pum.

Com mais tempo, você já pode passear em Punta del Este (com ou sem pernoite) e visitar vinícolas (bodegas) nos arredores da capital.

Para Colonia del Sacramento, recomendamos ou pernoitar, ou fazer um pit stop a caminho de Buenos Aires.

Consulte nossa página de Roteiros práticos para organizar seus dias em Montevidéu, e veja os detalhes de todas as atrações nesta página.

A Bóia recomenda:

Atrações da Ciudad Vieja

Ciudad Vieja concentra as principais atrações turísticas. Vá de Uber até a Plaza Independencia e passeie a pé pela região.

Veja a seguir um roteiro para um passeio completo pela Ciudad Vieja e, em seguida, os detalhes de cada uma das atrações.

Roteiro completo pela Ciudad Vieja

Venha entre terça e sábado para pegar museus e comércio abertos. No domingo o bairro é ermo.

  • Pegue um Uber para chegar às 10h na Plaza Independencia
  • Siga pela peatonal Sarandi e visite o Museu Torres García
  • Continue até a Plaza Constitución – passeie pelas barraquinhas de antiguidades
  • Pausa para um café: siga pela Ituzaingó até a esquina da Cerrito, onde está o La Farmacia Café
  • Desça pela Cerrito, vire à direita na Colón e à esquerda na Piedras – você vai chegar ao Mercado del Puerto
  • Visite o Museu do Carnaval, do lado do mercado
  • Hora do almoço: escolha entre comer no Mercado (no balcão do El Palenque, por exemplo) ou num dos restaurantinhos bacanas da peatonal Pérez Castellano
  • Suba a Pérez Castellano, vire à esquerda na Sarandí e à esquerda novamente na Alzáibar – você vai dar na linda Plaza Zabala
  • Suba pela Rincón, atravesse transversalmente a Plaza Constitución, vire à esquerda na Sarandí e à direita na Mitre: tente chegar ao Teatro Solís a tempo da visita guiada das 16h

Plaza Independencia e Palacio Salvo

A Plaza Independencia o melhor ponto de partida para um passeio pela Ciudad Vieja: é a divisa entre a Montevidéu antiga e a moderna.

No coração da praça há uma estátua equestre do general Artigas, precursor da independência uruguaia. (Embaixo dela funciona um Mausoléu General Artigas, que repassa o nascimento do Uruguai.)

À frente da estátua começa a Avenida 18 de Julio, principal avenida do centro moderno de Montevidéu.

Do lado direito sobressai o imponente Palacio Salvo. Arranha-céu de 27 andares inaugurado em 1928, o Palacio Salvo chegou a ser o edifício mais alto da América Latina. Ainda hoje é o maior cartão-postal da cidade.

Mas o que nos interessa está atrás do cavalo de Artigas: a Ciudad Vieja. Vire de costas para a estátua, e você verá a Puerta de la Ciudadela – uma réplica da porta da fortaleza militar que protegia Montevidéu nos tempos coloniais.

Teatro Solís

Escondidinho de esgelha numa das quinas da Plaza Independencia, o Teatro Solís é o maior tesouro da Ciudad Vieja. Foi inaugurado em 1856, apenas 31 anos depois da emancipação do Uruguai – e 52 anos antes do Teatro Colón de Buenos Aires.

Sua imponente fachada neoclássica já justifica a parada numa caminhada pelo centro histórico.

O interior do teatro, porém, é ainda mais belo – a sala de concertos, em formato de ferradura, emula teatros líricos italianos.

A visita guiada, que depois da pandemia acontece em poucos dias e horários (veja abaixo, na caixa Informações Práticas), passa pela principal, foyer, palco e bastidores. Os guias contam – em português – a história do teatro e explicam o estilo arquitetônico, os afrescos e obras de arte.

Informações práticas – Teatro Solís

Museu Torres García

Maior nome das artes plásticas uruguaias, Joaquín Torres Garcia conviveu com grandes mestres europeus e americanos na sua juventude, e ao voltar a Montevidéu criou seu próprio movimento artístico, o Universalismo Construtivo.

O Museu Torres García foi criado em 1955, sete anos depois da sua morte, passando em revista todas as fases da carreira do artista. Já teve diversos endereços – chegou a ser desalojado durante a ditadura militar. Hoje ocupa o predinho art-nouveau onde funcionava originalmente o magazine Broqua & Sholbert.

Dos quatro andares do museu, dois são dedicados à obra de Torres. O terceiro e o quarto andar recebem exposições temporárias. Pegue o elevador para o quarto andar e vá descendo pelas escadas.

Informações práticas – Museu Torres GarcÍa

Museu Andes 1972

Em 1972, um avião com 45 passageiros (jogadores uruguaios de rugby, familiares e amigos) caiu nos Andes. Foram dados por mortos, mas 16 conseguiram sobreviver a 72 dias de frio, fome e penúria, alimentando-se… dos companheiros mortos.

Esta história cinematográfica já rendeu dois filmes – “Os Sobreviventes dos Andes”, de 1976, e “Vivos”, de 1993.

O Museu Andes 1972 conta essa história com documentos da época e depoimentos reais.

Informações práticas – Museu Andes 1972

Plaza Constitución

Principal praça do interior da Ciudad Vieja, a Plaza Constitución serve de jardim para a Catedral Metropolitana de Montevidéu. A catedral está aqui desde 1720, mas seu edifício atual foi inaugurado em 1804 e vale dar uma entradinha.

Uma curiosidade: a Plaza Constitución antigamente se chamava Plaza de la Matríz (Praça da Matriz). A mudança de nome é mais uma prova da importância que o Uruguai dá ao caráter laico do estado. A Semana Santa, por exemplo, é chamada aqui de ‘Semana do Turismo’.

Todo sábado a Plaza Constitución recebe uma feirinha de antiguidades – uma mini-micro feira de San Telmo à uruguaia.

Plaza Zabala

Em forma de losango, a Plaza Zabala é o cantinho mais elegante da Ciudad Vieja. É Montevidéu fazendo cosplay de Paris.

Como está escondinha da peatonal Sarandí (o calçadão que serve de rua de passagem pelo bairro), pode acabar passando despercebida. Não deixe de incluir a Plaza Zabala na sua caminhada!

Cafés históricos: Brasilero e La Farmacia

Querendo fazer uma pausa para o café durante sua caminhada – ou comer a sobremesa depois do almoço -, escolha entre dois cafés com charme histórico.

O Café Brasilero é antigo de verdade: funciona no mesmo local desde 1887.

Já o La Farmacia Café é antigo como farmácia (a Botica Demarchi, de 1890), mas relativamente novo como café: funciona desde 2017, mantendo os belos armários e prateleiras originais da botica.

O Café Brasilero tem serviço de mesa, mas no La Farmacia você precisa fazer seu pedido no caixa (depois levam até a mesa).

  • Café Brasilero | Ituzaingó 1447, entre 25 de Mayo e Rincón | Fecha dom | Tel.: +598 9230-0021 | Instagram
  • La Farmacia Café | Cerrito 500, esquina Rincón | Fecha dom | Instagram

Peatonal Pérez Castellano

‘Peatonal’ é como se diz ‘rua de pedestres’ em espanhol. A rua mais comercial da Ciudad Vieja, a Sarandí, é peatonal. Mas a peatonal mais importante para quem está a passeio é a Pérez Castellano.

A rua começa na Rambla Francia e atravessa transversalmente a península da Ciudad Vieja, tornando-se peatonal a meia quadra da Sarandí e continuando até desembocar no Mercado del Puerto e na Rambla 25 de Agosto de 1825.

O trecho que nos interessa é o que vai da Sarandí até o Mercado. São quatro quadras que funcionam como o centro gastronômico da Ciudad Vieja, com vários pequenos restaurantes, bares e cafés para você escolher.

Caso você não almoce no Mercado del Puerto durante o seu dia na Ciudad Vieja, é na Pérez Castellano que vai encontrar seu restaurante.

Museu do Carnaval

Sabia que o Carnaval é uma tradição de Montevidéu? A cultura carnavalesca é celebrada no pitoresco Museu do Carnaval, do ladinho do Mercado del Puerto (com entrada pela Rambla).

Há três exposições permanentes: Carnaval do Uruguai, Candombe (o batuque afro-uruguaio) e Os Velhos Tablados (que documenta a época de ouro dos tablados de rua que eram montados no centro de Montevidéu durante o carnaval).

Mostras temporárias complementam a visita, sempre revelando um novo aspecto do surpreendente carnaval uruguaio.

Informações práticas – Museu do Carnaval

Mercado del Puerto (Mercado do Porto)

O Mercado del Puerto é “a” atração turística mais importante de Montevidéu. Nenhum visitante sai da cidade sem dar um pulinho aqui.

Aberto em 1868 para ser exatamente o que o seu nome implica – um mercado de produtos que chegam a Montevidéu pelo porto, que fica em frente -, com o tempo o Mercado del Puerto se converteu num complexo de bares e restaurantes, com lojas de artesanato e, vá lá, produtos alimentícios.

Alguns restaurantes, como o El Palenque, mantêm um balcão em torno da tradicional grelha inclinada uruguaia, onde você vê o churrasco sendo preparado ao vivo.

Outra marca registrada do Mercado é o medio y medio – uma bebida engarrafada que é um blend de vinho branco seco e espumante branco doce.

Ainda que seja bastante turístico, o Mercado permanece como um ponto de encontro dos montevideanos. Durante a tarde de 31 de dezembro, a pracinha em frente é palco de uma pitoresca tradição de ano novo: vem gente de toda a cidade para fazer uma batalha de medio y medio – todo mundo esguicha todo mundo de espumante para dar sorte para o ano que entra.

Informações práticas – Mercado del Puerto

Atrações fora do Centro Histórico

Mercado Agrícola

O Mercado Agrícola de Montevidéu é um galpão centenário repaginado em 2013.

Aqui você encontra bancas de frutas e verduras, açougues e peixarias, lojas de comida, de produtos típicos e de souvenirs, além de lugares para comer, beber e tomar café. Tudo num ambiente com mais cara de shopping do que de feira.

O Mercado Agrícola de Montevidéu está localizado um pouquinho fora do centro – mas bem no caminho quem volta de algum passeio a vinícola, como Bouza ou Carrau.

Informações práticas – Mercado Agrícola

Mercado Ferrando

Aberto em 2017 num galpão art-déco abandonado que abrigou originalmente como fábrica de móveis, o Mercado Ferrando foi o precursor da modinha de mercados gastronômicos da cidade.

De todos, é o que tem mais borogodó. O elenco de restaurantes é descolado, a léguas de distância daquele padrão praça-de-alimentação-de-shopping.

O Mercado Ferrando está fora das zonas hoteleiras de Montevidéu, mas é a melhor pedida para um trago, um lanche ou um almocinho depois de passear pela Feria de Tristán Narvaja, que não fica longe.

Informações práticas – Mercado Ferrando

Feria de Tristán Narvaja

Realizada todo domingo de manhã, a Feria de Tristán Narvaja se estende por quarteirões e mais quarteirões a partir da avenida 18 de Julio.

Apesar de famosa pelas bancas de antiguidades e artigos de brechó, boa parte da feira de Tristán Narvaja é ocupada por vendedores de plantas, frutas, legumes, filhotes e quinquilharias.

O filé das antiguidades se encontra em apenas duas quadras, entre a Uruguay e a Paysandú. É quando a rúcula e os coelhinhos vivos dão lugar às banquinhas de especialistas neste ou naquele item de coleção.

Na quadra entre Cerro Largo e Paysandú, do lado esquerdo de quem desce, três ou quatro antiquários funcionam em porões abarrotados. São grandes fornecedores de artigos vendidos em feirinhas América do Sul afora. Um pouco antes dos antiquários ficam os sebos, também um ao lado do outro.

A Feria de Tristán Narvaja é um dos programas favoritos da cidade para uma manhã de domingo. É o melhor lugar para encontrar os montevideanos a passeio empunhando uma cuia de mate e carregando uma garrafa a térmica a tiracolo. (Quando a garrafa se esvazia, pode reabastecer num dos trailers de comida que, entre outras coisas, vendem… água quente para garrafas térmicas.)

Um bom lugar para comer e beber depois da feira é o Mercado Ferrando.

Informações práticas – Tristán Narvaja

Estádio Centenário e Museu do Futebol

Palco da Copa do Mundo de 1930 – a primeira das Copas – o velhusco Estádio Centenário é um clássico que está no radar de todo fanático por futebol que passe por Montevidéu.

O estádio recentemente passou por discretas reformas, mas para alegria dos torcedores-raiz não foi adaptado ao padrão Fifa.

O mesmo ingresso dá direito a entrar no estádio e visitar o Museu del Fútbol, que conta histórias dos títulos da Seleção Uruguaia (incluindo o Maracanazo de 1950, quando a Celeste foi campeã em cima do Brasil no Maracanã) e dos triunfos dos clubes uruguaios.

O Centenário está localizado no parque Battle, ligeiramente do eixo turístico.

Informações práticas

Parque Rodó

Localizado ao lado de Punta Carretas, o Parque Rodó se estende da Playa Ramírez até o limite norte de Pocitos. É o parque mais concorrido de Montevidéu.

Junto à praia, na Rambla Presidente Wilson, há um parque de diversões com roda gigante e trem frantasma.

Na outra extremidade do parque, com acesso direto pela avenida General Artigas, funciona um parquinho de diversões infantil com diversos carrosséis (de carrinhos, aviõezinhos, cavalinhos, xícaras), balanços e escorregas.

O Parque Rodó também abriga um museu (o Museu de Artes Visuais), quadras de esporte (incluindo uma cancha de bocha), um lago com pedalinhos e vários nichos interessantes.

Nos arredores do parque há também bares e restaurantes movimentados.

Informações práticas – Parque Rodó

Letreiro Montevidéu

Instalado em 2012 para um simpósio bancário mundial, o Letreiro Montevidéu (‘Letras de Montevideo’) caiu no gosto da população.

A primeira versão era suscetível a vandalismos, então foi substituída pela atual, pintada com tinta resistente a pichações.

Fica na ponta leste da praia de Pocitos, em frente ao hotel Hyatt Centric, oferecendo um belo panorama da enseada.

Orla de Pocitos

Montevidéu tem quase 20 km de orla fluvial – ainda que muitos montevideanos chamam o rio da Prata de mar.

O trecho mais movimentado da orla é a enseada de Pocitos, que margeia o mais elegante dos bairros verticalizados de Montevidéu.

A orla de Pocitos frequentada por corredores, ciclistas e moradores que vêm esticar as pernas com uma garrafa térmica na mão e uma cuia de chimarrão na outra.

No verão, a praia é uma das mais movimentadas da cidade, ocupada por banhistas e também wind e kitesurfistas.

Você vai reconhecer o mesmo molde dos bairros à beira-mar de nossas capitais litorâneas – acrescido de um charme meridional.

Parque Villa Biarritz

Bela área verde na divisa dos bairros Pocitos e Punta Carretas, o Parque Villa Biarritz torna mais agradável um passeio a pé até o Punta Carretas Shopping.

Aos sábados, o parque recebe uma feira de artesanatos e comidas, das 9h às 15h30.

Medialunas Calentitas

OK: a Medialunas Calentitas é uma atração turística, sim, mas em Punta del Este – sua loja perto da Ponte Ondulada, que une a Península à Barra, é ponto obrigatório de parada. As medialunas calentitas estão para as medialunas uruguaias assim como os Pastéis de Belém estão para os pastéis de nata portugueses.

É bom saber que essa tradição de Punta agora tem uma filial bem à mão, na 21 de Setiembre, onde Pocitos termina e Punta Carretas começa.

Apareça com a quela fominha do meio da tarde (do meio da manhã também vale!) para pedir essas pequenas joias que os moradores compram por dúzia (‘docena’). Mas dá para comprar avulsas também, viu?

Acompanhe com um café, um cortado ou um chocolate quente.

  • Medialunas Calentitas | 21 de Setiembre 2983 esquina Graseras | Tel. +598 2710-3487 | Abre diariamente 8h-20h | Instagram

Cassino Carrasco

Aberto em 1921, o Cassino Carrasco fica em edifício tombado pelo patrimônio histórico uruguaio. Funciona nos fundos do luxuoso Sofitel Carrasco, inteiramente reformado em 2013.

Depois da pandemia, o cassino deixou de funcionar 24 horas, mas seus horários continuam bastante largos: do meio-dia à alta madrugada (veja detalhes na caixa Informações Práticas).

Menores de 18 anos não entram (nem mesmo acompanhados pelos pais).

No sábado há shows no bar.

Informações práticas – Cassino Carrasco

Vinícolas perto de Montevidéu

Procurando algo que tem em Montevidéu mas não existe em Buenos Aires? Achou: vinícolas.

Há várias vinícolas (bodegas, em espanhol) nos arredores da cidade. Dá para fazer enoturismo hospedado em Montevidéu!

Você pode visitar algumas vinícolas de Uber ou Cabify. Querendo visitar uma vinícola fora da área de cobertura dos aplicativos, pode usar o Cabify Winery, que inclui espera. Dá também para fazer tours em grupo ou arranjar um carro privativo.

Nossa página Vinícolas em Montevidéu traz todos os detalhes de acesso e visita a 6 vinícolas nos arredores da capital:

Tango, candombe, folclore e Carnaval

Sim, é possível ouvir e ver tango deste lado do Rio da Prata. Há duas casas de espetáculo voltadas para turistas – Primuseum e El Milongón – e um bar também frequentado por montevideanos, o Baar Fun Fun.

No El Milongón e em algumas noites do Baar Fun Fun você vai conhecer o candombe, o ritmo afro-uruguaio que tem um balanço irresistível e ricas melodias.

E se estiver em Montevidéu em janeiro e fevereiro, aproveite para conhecer o carnaval à moda uruguaia.

Baar Fun Fun

Em seu quinto endereço em mais de 120 anos de história, o Baar Fun Fun é o mais tradicional bar com música ao vivo de Montevidéu. (A pronúncia é “fum fum” mesmo – não é fã fã, não.)

A marca registrada do Baar Fun Fun é o seu drink uvita, à base de vermute doce. Tem que experimentar para poder criticar…

Você pode conferir a programação no site ou no Instagram do bar, mas normalmente a agenda musical é esta:

  • 3ª – ‘música urbana’
  • 4ª – ‘música urbana’
  • 5ª – tango e depois ‘música urbana’ (incluindo candombe)
  • 6ª – tango e depois ‘música urbana’
  • sáb – tango e depois ‘música urbana’ (incuindo candombe)

Se você pode dormir mais tarde na quinta ou no sábado, vale a pena ficar até depois do tango para ouvir o candombe (mas confirme antes no Instagram se vai ter candombe mesmo).

Para garantir uma mesa, faça sua reserva – preecha o formulário no site. Na hora você até consegue entrar, mas vai ficar em pé. (Veja abaixo em Informações Práticas.)

Informações práticas – Baar Fun Fun

Primuseum

Ocupando um casarão restaurado na Ciudad Vieja, o Primuseum é um misto de museu (suas salas são repletas de antiguidades e coleções), restaurante e casa de espetáculos.

Abre quinta a domingo para a cena-show: jantar com espetáculo intimista de tango, ao estilo do Bar Sur de Buenos Aires – só que bem mais chic.

O jantar tem 5 passos – três entradinhas, prato principal e sobremesa, com licor de boas-vindas e vinho, cerveja ou refrigerante durante o jantar. Custa US$ 75 em dinheiro vivo ou US$ 85 no cartão (no cartão, com devolução de 22% de IVA).

O show começa às 22h. A casa abre às 20h30. É necessário fazer reserva.

Informações práticas – Primuseum

El Milongón Cena Show

O mais abrangente show de música e dança para turistas de Montevidéu é o El Milongón.

O show tem três partes – tango, candombe e ‘folklore’ (música e danças ‘gauchas’).

Funciona de 2ª a sábado, e oferece dois tipos de ingresso:

  • Copa Show: US$ 40 – inclui uma taça de boas-vindas (demais bebidas ou petiscos pagos à parte)
  • Cena Show: US$ 70 – inclui entrada, prato, sobremesa e bebidas (vinho, água, refrigerante) à vontade

O show começa às 21h e vai até 22h30. Para quem vai jantar, recomenda-se chegar às 20h. Para quem só vai beber, às 20h30.

Reserve antes de ir.

Informações práticas – El Milongón

Carnaval

Pasme: o carnaval em Montevidéu dura mais que o de Salvador. A festa de rua se estende entre os meses de janeiro e fevereiro – e termina uma semana antes do carnaval de fato, para que todo mundo possa aproveitar a semana do feriado para viajar.

Há dois tipos de eventos no carnaval de Montevidéu:

  • Os tablados e desfiles com ingresso cobrado
  • Os desfiles de murgas pelas ruas dos bairros

Tablados de Carnaval

Tablados são palcos onde se apresentam grupos carnavalescos de diferentes estilos. Você pode ter uma ideia de como são esses grupos na exposição permanente do Museu do Carnaval.

Os tablados são organizados em clubes ou lugares onde a entrada possa ser controlada.

Você pode ver a programação no site CarnavalUruguay.com. Compre ingressos em qualquer loja da onipresente rede Abitab (misto de lotérica, casa de câmbio, financeira e loja de conveniência).

Murgas

As murgas são os nossos ‘blocos’, que desfilam pelas ruas de seus bairros com integrantes fantasiados e acompanhados por uma bateria de percussão.

Em janeiro e fevereiro, o momento e o local mais convenientes para você ver uma murga passar é o final da tarde de domingo, no bairro Sur. Poste-se na calle Isla de Flores, à altura de Gaboto ou Yaro, e você deve ver alguma murga passar.

Vá a uma passagem de murga como você vai a um bloco no Brasil: sem nada no bolso, com dinheiro e celular na doleira.

Bate-volta a Punta del Este

A 1 hora e meia de Montevidéu, Punta del Este é um bate-volta totalmente factível.

Bate-volta a Punta del Este em tour organizado

O melhor jeito de fazer um bate-volta a Punta del Este é em tour organizado. Você garante a passagem por todos os pontos turísticos e vem descansando na volta.

Os tours duram o dia inteiro e custam a partir de US$ 50 por pessoa. Um tour privativo em carro de luxo vai custar a partir de US$ 350.

A recepção do seu hotel tem o contato de agências de confiança. Nossa parceira Easy Travel Shop vende passeio de dia inteiro a Punta del Este com saída de vários hotéis em Montevidéu.

Bate-volta a Punta del Este em carro alugado

Para quem não curte o esquema de passeio em grupo, ir de Montevidéu para Punta del Este de carro alugado é a melhor alternativa.

Alugue o carro na véspera da viagem, para não perder um tempo precioso do dia do passeio.

  • Saia cedo
  • Pare no Porto para ver os leões-marinhos que batem ponto ali
  • Ponha no Google Maps o monumento dos Dedos
  • Siga pela Praia Brava e atravesse a ponte ondulada para La Barra – almoce por lá
  • Volte e zanze de carro pelo bairro Beverly Hills, das mansões
  • Dê uma entradinha no cassino Enjoy ou estacione no centro para bater perna na avenida Gorlero
  • Dirija-se à Casa Pueblo para ver o pôr do sol
  • Volte a Montevidéu

No modo bate-volta de carro alugado, a volta é cruel, porque você estará bastante cansado pelo dia intenso que teve. Considere dormir uma noite em Punta del Este – se for a última noite da sua viagem, você já sai de Punta direto para o aeroporto de Montevidéu.

Bate-volta a Colonia del Sacramento

Colonia del Sacramento está a duas hora e meia de carro ou 3 horas de ônibus.

Não recomendamos o bate-volta: é longe demais.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Na verdade, Colonia del Sacramento é um excelente bate-volta para quem está em Buenos Aires, porque a travessia leva apenas 1 hora.

    Deixe para visitar Colonia quando você viajar a Buenos Aires – ou, se fizer questão de incluir Colonia na sua viagem ao Uruguai, programe um ou dois pernoites por lá.

    O básico do que fazer em Montevidéu cabe num fim de semana. A partir do terceiro dia, já dá para dar um pulinho (ou esticadinha) a Punta del Este ou visitar uma das bodegas (vinícolas) dos arredores.

    Para Colonia del Sacramento, recomendo ou pernoitar, ou fazer um pit stop a caminho de Buenos Aires. Ficando mais dias, fique de olho na programação cultural, que é intensa.

    86 comentários

    Boa noite, primeiramente parabens pelo site e pela rapida resposta.

    Queria saber dicas de restaurantes e bares bons, sem ser na rota de turismo. Sem ser as cartas marcadas que geralmente são mais caros e nem sempre os melhores. Geralmente eu gosto d pesquisar a segunda ou terceira viagem dos turistas no local.. Mas pro uruguai praticamente não tem nada na busca do googgle. grato Cassio

    Ola, estamos pensando em fazer Brasil – Montevideo (2 dias) – Colonia (1 dia) – Buenos aires (4 dias) –brasil, o que acha?
    queremos conhecer vinícola no Uruguai – BUE já conhecemos e amamos, o que acha?
    Pelo preço do Uber, estava vendo se nao compensa alugar carro em Montevideo e entregar em Colônia, antes de atravessar para Bue.
    acha que compensa?

    Olá, pessoal. Parabéns pelo conteúdo.
    Estou olhando Uruguai como segunda alternativa dado os acontecimentos em Buenos Aires. Vocês sabem dizer se está complicado mesmo planejar uma viagem pra BA?

    Olá a todos, especialmente ao A Bóia que tenho notado a assiduidade e empenho em responder à todos.
    Estou indo para o Uruguai no início de Abril, e retorno 10 dias depois. Penso em distribuir os dias sendo 2 ou 3 no Uruguai e 8 ou 7 na Argentina. Ainda não tenho programação certa e nem hotéis reservados, somente a passagem mesmo.
    Gostaria de dicas de roteiros, tempo em cada local e locais a serem visitados.
    Algum de vocês teria recomendações nesse sentido?
    Desde já, muito obrigado!

    Olá! Estou pensando em ir no feriado de carnaval, vale a pena? Ou fecha tudo?

      Olá, Debora! Muitos restaurantes fecham e boa parte da população debanda, mas o Mercado do Porto funciona.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito