Barcelona

Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Como se locomover em Barcelona | Metrô e outros transportes

Veja como se locomover em Barcelona, usando os transportes mais práticos: metrô, ônibus e táxi. Recomendamos os melhores passes de transporte, e respondemos: tem Uber em Barcelona?

A Bóia recomenda: como se locomover em Barcelona

Escolha o passe de transporte à medida para você

Explore a zona histórica caminhando

Aproveite a boa rede de metrô para ir do seu hotel às atrações

Lance mão do táxi quando quiser mais conforto

Voltar | Topo

Passes de transporte em Barcelona

passes de transporte em Barcelona

Passes na máquina do metrô

Para se locomover em Barcelona usando transporte público, é recomendável comprar um passe de transporte. Os passes barateiam os deslocamentos e são práticos de usar.

  • Os passes com melhor custo x benefício são o T-casual e o T-familiar.
  • O Hola Barcelona, desenhado para turistas, é o mais fácil de usar, mas sai um pouco mais caro.

Entenda como cada um dos passes funciona:

T-casual e T-familiar

O T-casual e o T-familiar são passes que você pode usar no metrô, ônibus e no trem regional, com baldeações gratuitas num período de 75 minutos.

São vendidos nas maquininhas do metrô, e já vêm com créditos. A modalidade '1 zona' cobre toda a área turística da cidade.

O T-casual

  • custa 11,35 euros para 1 zona
  • dá direito a 10 viagens
  • é individual
  • vale até que haja um reajuste de preço

O T-familiar

  • custa 10 euros para 1 zona
  • dá direito a 8 viagens
  • é compartilhável entre passageiros
  • vale por 30 dias desde o primeiro uso

Seguindo o nosso roteiro de Barcelona, e ficando num hotel bem localizado, você deve precisar de um ou dois passes T-casual ou T-familiar ao longo da sua estadia. Sai mais barato do que comprar um cartão Hola Barcelona.

Pegadinha: com o T-casual ou o T-familiar você pode ir do aeroporto de Barcelona ao centro da cidade de trem, e vice-versa, mas não de metrô. Para fazer o trajeto de metrô, é preciso comprar de forma avulsa o 'bitllet aeroport'.

Hola Barcelona

O Hola Barcelona Travel Card é um passe de transporte público que dá direito a viagens ilimitadas por 2, 3, 4 ou 5 dias.

É vendido nas maquininhas do metrô e nos pontos de informação turística. Você também pode comprar pela internet, com desconto, e retirar nas maquininhas do metrô ao chegar.

O cartão deve ser usado apenas pelo titular, e é aceito no metrô, ônibus e no trem regional.

Quanto custa o Hola Barcelona:

  • 2 dias: 16,30 euros
  • 3 dias: 23,70 euros
  • 4 dias: 30,80 euros
  • 5 dias: 38 euros

Diferente do T-casual ou do T-familiar, o Hola Barcelona pode ser usado para ir e voltar do aeroporto de Barcelona de metrô.

A maior vantagem do Hola Barcelona é despreocupar você quanto ao transporte por toda a permanência na cidade. Mas é um passe que só se paga se você usar transporte público muitas vezes ao dia.

Voltar | Topo

Metrô em Barcelona

Metrô em Barcelona

Metrô em Barcelona

Usar o metrô é uma forma bastante fácil de se locomover em Barcelona.

A rede é formada por 8 linhas de metrô e mais 3 linhas de trens urbanos. Veja o mapa aqui.

As atrações turísticas ficam dentro da zona 1, e a maioria tem uma estação de metrô por perto.

Também há metrô no aeroporto e nas estações de trem, facilitando a chegada e a partida de Barcelona.

Tarifas e horários do metrô

O metrô de Barcelona funciona diariamente de 5h à meia-noite.

O bilhete avulso (senzill, em catalão) custa 2,40 euros. Mas é mais econômico comprar um passe de transporte do que comprar bilhetes avulsos a cada viagem. Veja quais passes nós recomendamos.

Saiba também como chegar de metrô do aeroporto ao seu hotel em Barcelona, e quanto custa o bilhete.

Voltar | Topo

Ônibus

O ônibus é uma boa alternativa ao metrô para alguns trajetos em Barcelona -- como à praia da Barceloneta, ou ao Park Güell.

Nos demais, o metrô costuma ser mais rápido e conveniente. Mas se você gosta de se deslocar olhando a paisagem, pode sempre usar aplicativos como o Google Maps ou Moovit para encontrar a melhor rota de ônibus.

O bilhete avulso (senzill) custa 2,40 euros e pode ser comprado diretamente com o motorista. Mas é melhor ter um passe de transporte, que barateia a passagem.

Escolha o melhor passe pra você.

Voltar | Topo

Táxi em Barcelona

Não é difícil conseguir táxi em Barcelona. Você pode chamar um táxi na rua mesmo, ou pedir para o seu hotel agendar a corrida para você.

Se você pretende se deslocar bastante com táxi, vale baixar o aplicativo Free Now, que chama táxis de rua. Mas normalmente não é necessário.

Para os padrões brasileiros, os táxis de Barcelona são caros -- mas em termos europeus, têm tarifas razoáveis. Da avenida Passeig de Gràcia ao Park Güell, a corrida deve sair por uns 12 euros.

Saiba como ir do aeroporto de Barcelona ao seu hotel de táxi.

Tem Uber em Barcelona?

Desde o fim de janeiro de 2019, a Uber não opera mais em Barcelona. A Cabify também se retirou. Se quiser chamar carros por aplicativo, use o Free Now, que trabalha com táxis comuns.

Voltar | Topo

A pé

Barcelona é uma cidade perfeita para explorar a pé. O nosso roteiro de Barcelona organiza as atrações para que você possa se locomover a pé sempre que possível.

É caminhando que você vai descobrir os melhores cantinhos da zona histórica de Barcelona, onde estão o Bairro Gótico, o Born e a Rambla.

Também é gostoso caminhar pelo calçadão da Barceloneta e pela avenida Passeig de Gràcia.

Como Barcelona é uma cidade muito turística, alguns batedores de carteira se aproveitam da distração dos visitantes para fazer furtos. Não fique com receio de passear na rua, mas tenha atenção ao seus bolsos e à sua bolsa.

Voltar | Topo

Preços de novembro/2020.

Nenhum comentário, deixe o primeiro!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Atenção: Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 23 de novembro.
Cancelar