Barcelona

Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Barcelona: como se deslocar

Veja como organizar seus deslocamentos em Barcelona:

Barcelona a pé

Barcelona como se deslocar: a pé

Plaça Reial, no Bairro Gótico

Se você gosta de caminhar, só precisa torcer para ter tempo bom e não fazer calor demais. Assim como Paris, Barcelona parece ter sido feita para andar a pé.

Toda a zona histórica da cidade é perfeitamente caminhável: da Rambla você escapa ao Bairro Gótico e de lá chega ao Born sem esforço. Tem tanto detalhe para ver, que mesmo se você se perder no labirinto das ruas, terá feito um belo passeio. (Só tenha cuidado com os bolsos e a bolsa, veja aqui.)

Se você descer toda vida pela Rambla, chega ao Port Vell (porto). Estando no Born, você pode descer direto à Barceloneta (praia).

É possível caminhar entre o centro histórico e o Eixample -- mas na maioria dos casos, o melhor será usar o metrô para o deslocamento maior e deixar para bater perna só depois de chegar.

Veja:

Voltar: Topo

Metrô, ônibus e bonde

barcelona metrô

Metrô em Barcelona

Rodar de transporte público em Barcelona é bastante simples. A maioria das atrações turísticas tem estação de metrô por perto. Aonde o metrô não leva, dá para chegar de ônibus ou bonde (tram).

Metrô

Barcelona como se deslocar: metrô

O metrô de Barcelona tem 11 linhas. Mesmo operadas por empresas diferentes (a TMB tem 8 linhas e a FGC, de trens suburbanos, tem 3), as 11 linhas são totalmente integradas.

Até que horas vai o metrô?

Estes são os horários de funcionamento do metrô em Barcelona:

2ª a 5ª e feriado: 5h à meia-noite.

6ª e véspera de feriado: 5h às 2h da madrugada.

Fim de semana:ininterrupto das 5h de sábado à meia-noite de domingo.

A exemplo de Madri e Paris, as linhas do metrô de Barcelona se interlaçam a todo instante, formando uma teia na região central. Na maioria dos trajetos é provável que você precise fazer uma baldeação. Não tem problema: os trens são bastante freqüentes. Apenas atente para pegar o trem na direção certa (confira no mapa da estação ou use os aplicativos Google Maps ou Moovit).

A passagem avulsa custa 2,20 euros (março/2019). Mas o melhor é comprar um passe. Não importa o que você escolher, é preciso manter a passagem ou o passe até o fim da viagem, porque pode haver fiscalização.

No nosso guia de passeios em Barcelona sempre indicamos o metrô mais próximo de cada atração. Veja neste quadro quais são as estações que certamente vão estar nos seus itinerários por Barcelona:

Metrô de Barcelona: estações mais úteis

Plaça Catalunya (L1, L3, L6, L7): Rambla, Aerobús

Liceu (L3): Mercado da Boqueria, Bairro Gótico

Jaume I (L4) e Arc de Triomf (L1): Born

Diagonal (L2, L3): La Pedrera (Casa Milà)

Passeig de Gràcia (L2, L3, L4): Casa Battló, Casa Amatller, trens para Sitges e Tarragona

Sagrada Família (L2, L5): Sagrada Família

Paral·lel (L2, L3): Montjuïc, Poble-sec

Plaça Espanya (L1, L3, L8): trem para Montserrat

Palau Reial (L3): Camp Nou

Sants (L3, L5): trens a Girona, Figueres, Madri, Valencia e Paris

Voltar: Transporte público | Topo

Ônibus e bonde (tram) em Barcelona

Barcelona como se deslocar: ônibus

Park Güell: vá de ônibus

Aplicativos como Google Maps e Moovit mostram todas as alternativas de itinerário (e o tempo estimado de deslocamento) entre o lugar em que você está e o ponto desejado. Às vezes pode valer a pena ir de ônibus, se a rota for direta (de metrô normalmente tem baldeação).

A passagem avulsa custa 2,20 euros (março/2019) e pode ser comprada diretamente com o motorista. Mas o melhor é ter um passe no bolso. Não importa o que você escolher, é preciso manter a passagem ou o passe até o fim da viagem, porque pode haver fiscalização.

Há pelo menos uma atração aonde você vai precisar chegar de ônibus: o Park Güell. Vá de metrô até a estação Alfons X (L4). Lá você embarca no ônibus especial do parque (exclusivo para portadores de ingresso antecipado, e já incluído no preço do ingresso).

Também vale a pena ir de ônibus à Barceloneta. Pegue o ônibus 47 na via Laietana.

Voltar Transporte público | Topo

Táxi, Uber e Cabify em Barcelona

Spoiler: desde o fim de janeiro de 2019, Uber e Cabify não operam mais em Barcelona. As duas empresas se retiraram da cidade devido à implantação de regras duríssimas à sua atuação. Mas você não perdeu muita coisa: Uber e Cabify nunca chegaram a ter grande mercado em Barcelona.

Com isso, sobraram os bons e velhos táxis. Em Barcelona os táxis não são difíceis de pegar -- na rua, mesmo. Se você pretende usar bastante, pode baixar o aplicativo MyTaxi, semelhante ao nosso 99, que chama táxis de rua. Mas normalmente não é necessário.

Para os padrões brasileiros, os táxis de Barcelona são um pouco caros -- mas em termos europeus, têm tarifas razoáveis. Uma corrida da Casa Battló ao Park Güell deve sair 12 euros.

Voltar: Topo

Passes de transporte em Barcelona

Veja a seguir os diversos passes de trasporte de Barcelona. Nossa indicação: compre o T10.

T-10

barcelona passe transporte t-10

Passe T-10

O passe de transporte T-10 é vendido nas maquininhas de autoatendimento do metrô. Só tem vantagens:

  • pode ser usado por mais de um passageiro
  • é aceito no metrô, ônibus e nos trens regionais
  • permite baldeações gratuitas num período de 75 minutos
  • já vem carregado de créditos -- é só comprar e pronto

Cada passe T-10 dá direito a 10 viagens. O cartão de uma zona custa 10,20 euros (março/2019) e cobre toda a área turística da cidade.

Ou seja: com um T-10 no bolso, você pode decidir a cada trajeto se vai caminhar ou pegar o transporte público. Assim, não se preocupa em fazer valer o preço de um passe diário, que necessita de muitas viagens para compensar.

Pegadinha: com o T-10 você pode ir do aeroporto de Barcelona ao centro da cidade de trem, e vice-versa, mas não de metrô. Para fazer o trajeto de metrô, é preciso comprar de forma avulsa o 'bitllet aeroport'.

Voltar: Passes de transporte | Topo

Hola Barcelona

Barcelona como se deslocar: passe Hola

Tela de compra do Hola Barcelona

O Hola Barcelona Travel Card é um passe de transporte público ilimitado, para ser usado por 2, 3, 4 ou 5 dias em Barcelona.

É vendido nas maquininhas de autoatendimento do metrô e nos pontos de informação turística. Também dá para pagar antecipadamente pela internet, com desconto, e retirar nas maquininhas do metrô ao chegar.

Quanto custa o Hola Barcelona (março/2019):

  • 2 dias: 15,20 euros
  • 3 dias: 22,20 euros
  • 4 dias: 28,80 euros
  • 5 dias: 35,40 euros

Ao contrário do passe T-10, os Hola Barcelona não são compartilháveis. O uso é individual.

A vantagem é que pode ser usado para ir e voltar do aeroporto de Barcelona de metrô.

A maior vantagem do cartão é despreocupar você quanto ao transporte por toda a permanência na cidade. Mas é um passe que só se paga se você usar transporte público muitas vezes ao dia.

Voltar: Passes de transporte | Topo

Barcelona Card

O cartão de descontos Barcelona Card inclui transporte público e entrada livre para algumas atrações, e dá desconto em outras. Mas, como deixa de fora a Sagrada Família e o Park Güell, e oferece apenas pequenos descontos para as demais atrações de maior peso, é um cartão que acaba não se pagando.

Em vez de comprar um Barcelona Card, combine um passe de transporte comum (T10 ou Hola Barcelona) com ingressos comprados com antecedência (que inclusive são fura-fila).

Voltar: Passes de transporte | Topo

2 comentários

Delio
DelioPermalinkResponder

Uma dúvida: com o T-10 de uma zona, consigo ir até a estaçao de metrô El Maresme/Forum (que fica perto do Parc del Forum)???

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Delio! Dá sim.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar