Montevidéu: noite de tango e candombe no Baar Fun Fun

Gardel estuvo aquí

Com 119 anos, o Fun Fun (pronuncia-se funfum, mesmo) é um dos botecos mais antigos de Montevidéu. Atualmente (e até 2017, quando terminar a reforma de suas instalações anteriores) está localizado num casarão da calle Soriano, 922 (quase esquina Convención). É daqueles lugares superturísticos mas incontornáveis: uma noitada lá é sempre muito divertida.

Viu? Não foi erro de tipografia meu

Para garantir mesa — e mesa boa — é preciso reservar com antecedência (umas 48 horas tá bom). Dá pra ligar (598/2904-4859) ou preencher um formulário no site. Eles vão mandar você chegar até as 22h para honrarem a sua reserva. Muito bem. Chegando às 10 da noite, esteja preparado para não haver quase ninguém. No meu caso valeu, porque me deram uma mesa bem boa.

(Mas dá pra ir também sem reserva; você vai esperar até vagar uma mesa, o que não deve demorar muito, já que há renovação de público ao longo da noite.)

À espera do cantor

Enquanto a música não começa, você pode dar uma geral no mural de fotos e recortes de jornal. Se isso já é interessante em cantinas do Bexiga com 30 anos de existência, imagine como é num botequim centenário onde Gardel já cantou…

Uvita: amarga ya basta la bida

Por curiosidade, experimente a uvita, um drink da casa à base de vermute. Vou avisando: é dooooooooce….

A música começa depois das 22h30. Primeiro vem o tango, com um cantor acompanhado por um bandoneón e um violão. Na minha vez, uma sexta-feira, os dois primeiros sets foram com uma cantora. Muito boa.

Pedimos Cambalache, ele cantou!

O terceiro e o quarto set foram com um cantor que soava igualzinho aos clássicos. Dava praticamente para ouvir o chiado do 33 rotações. Adorei.

Há shows de 3a. a sábado. Mas eu recomendo ir sexta ou sábado porque, lá no meio da noite, tipo 1h30 da manhã, tocam uma música que só existe no Uruguai: o candombe.

Candombe: Tchá-tchá-tchá - Tchá-tchá

É a salsa uruguaia; uma das mais belas — e desconhecidas — músicas da América do Sul. Reserve uma sexta ou sábado — e agüente firme até as duas da manhã 🙂

Leia mais:

99 comentários

Estivemos em Montevidéo por duas vezes em 4 anos e sempre que vou, volto apaixonada pela cidade. Muito cultural e com belezas naturais! O Baar Fun Fun é uma maravilha e reúne o que há de melhor na noite: gente animada e música maravilhosa! Amei o candombe e os músicos, que atendendo a nossos pedidos, cantaram uma música do Gonzaguinha que toca nossos corações!

O Baar Fun Fun é excelente!!! Eu cheguei na madrugada de sábado e adorei o candombe, a salsa uruguaia. Além disso, percebi que a maioria da clientela era formada por uruguaios e todos, independente da idade, dançaram e se divertiram muito! O local é pequeno, mas não deixa nada a desejar e as paredes são cobertas por fotos e bandeiras e camisetas de times do mundo inteiro deixadas ali, provavelmente, por turistas. Quanto ao estacionamento, estávamos com um carro alugado no dia e estacionamos paralelo à calçada mesmo. Ah, tem um vigia para o carro na rua, igual ao Brasil.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.